Páginas

domingo, 1 de março de 2015

ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO PARA O INÍCIO DO ANO LETIVO

Gif de amor
Atividade: MEUS COLEGAS E EU
Para conversar, fazer amizade, realizar atividades e tarefas é preciso 
saber os nomes das pessoas.

PROCEDIMENTO:
Em círculo, estabeleça uma conversa sobre a necessidade de iniciar o 
trabalho com os nomes dos alunos. (Ponto de partida para o trabalho sistemático de alfabetização).
Vocês já se conhecem?
Quais já se conhecem?
Quem sabe o nome de algum colega?
Para podermos conversar, fazer amizade, realizar atividades e 
tarefa, é preciso saber os nomes das pessoas.
Apresentação:
Todos se apresentam.
Após a apresentação indagar: como podemos fazer para nos lembrarmos 
dos nomes dos colegas?
-registro escrito (crachás).
A) Distribuir os cartões.
b) Cada um escreverá(do modo que souber) seu nome bem grande na 
parte superior.
c) Naquele  escrito de maneira incorreta, escrever  abaixo da escrita do 
aluno (letra de imprensa maiúscula). Não apague a escrita feita pelo 
aluno.
d)Prender o crachá com fita adesiva (uso diário.
f)Entregar tiras de cartolina com nome escrito em  letra de imprensa maiúscula (colocar na carteira todos os dias, até que memorizem).
Gif de amor
Atividade:Memória de nomes
Cada aluno irá à lousa e fará um círculo com giz de cor em torno de 
seu nome.
Os que têm dificuldades, receberão ajuda através de pistas: letra inicial,
final, tem tantas letras, etc.
Gif de amor
Atividade: Descubra o que falta
Escrever o nome de seis alunos na lousa. Ler apontando um a um.
Pedir que fechem os olhos e apaguem um dos nomes.
As crianças deverão dizer qual dos nomes foi apagado.

Atividade: Escrevendo com letras móveis
Usando letras móveis, montem e leiam seu nome e o de alguns colegas.
Gif de amor
Atividade: Encontre seu nome
Distribuir tiras em branco. Cada um escreve seu nome e entrega para 
a pessoa-comando.
Ela irá embaralhar e entregar uma tira para cada.
A um sinal, deverão movimentar-se pela sala e encontrar o colega que 
está com seu nome.
Gif de amor
Atividade: Temos algo em comum
Escreva 4 nomes na lousa. Sublinhe a primeira letra, a última letra, a 
primeira sílaba e a última sílaba.
Peça que venham alguns alunos e que escrevam seu nome embaixo, observando os critérios.
EX: PAULO, FÁBIO, MÁRCIA, CARINA
Gif de amor
Atividade: Bingo das letras do nome
Usando letras móveis ou cartões, escreva seu nome (deixar espaço entre 
uma letra e outra). De dentro de um saquinho vá sorteando e falando o
nome de cada letra. Os alunos irão marcando as letras sorteadas que estiverem no seu nome.
Ganha quem marcar todas as letras primeiro.
Gif de amor
Atividade: Quebra - cabeças de nomes
Confeccionar tiras de cartolinas com seus nomes.
Separar as letras com traços diferenciados.
Recortar ,separando as letras.
Ex.: G>E)R(S/O/N
Trocar com os colegas e montar os quebra-cabeças.
Gif de amor
Atividade: Bingo de nomes
Dobrar a folha de sulfite em três partes: na horizontal e na vertical, 
formando nove divisões.
Em cada divisão escreva o nome de um amigo do cartaz .(Para jogar, 
escolha  um  nome do cartaz de cada vez e leia-o alto). Quem tiver o 
nome em sua cartela , marca com um marcador. Ganha o jogo quem 
primeiro fizer uma trinca na horizontal, vertical ou diagonal.
Gif de amor
Atividade: Adivinhe meu número
Um aluno escolhe um cartão do monte sem que os outros vejam.
Os outros devem adivinhar o número do cartão.
Poderá dar pistas: é maior, é menor, está entre, é maior que, é menor 
que.
O aluno que adivinhar qual é o número fica com o cartão.
Gif de amor
Atividade: Procurando Números
Procurar no jornal ou revistas tudo que eles acham que é número.
Quando encontrarem um número, devem recortá-lo e colá-lo na folha. 
Ex:
  • Figuras que mostrem onde usamos, ou para que usamos os números (placas de carros, números de casas, fotos de embalagens,...) o que muito auxilia na diferenciação de números e letras.
  • O número que mostre a idade deles, o número de irmãos que têm, o número de dedos do pé, etc.
  • Números de parlendas e trava-línguas.
  • Brincadeiras de corda
Gif de amor
Atividade: Inventando Cumprimentos
- Caminhar na sala ao ritmo da música. Ao sinal de palmas, cumprimentar 
o colega mais próximo. A cada sinal dado, o cumprimento será modificado.
- Observar nas próprias mãos: se são ásperas ou macias, quentes ou 
frias, se os dedos são finos ou gordinhos, como são as linhas das mãos, 
se têm machucados, marcas, etc.
Em duplas, observar os itens anteriores.
Trocar de parceiros para que possam observar o maior número de 
semelhanças e diferenças.
Propor a brincadeira “cabra cega” para que os de olhos vendados 
descubram quem é o dono das mãos que irá tocar.
Ao descobrir troca-se de lugar com o colega até que todos tenham 
participado.
Gif de amor
Atividade: Entrando no círculo
Faça com giz no chão tantos círculos quantos forem as letras iniciais 
dos nomes dos alunos. Escreva as letras no centro dos círculos.
Aponte um círculo e solicite: “Quem tiver essa letra no início de seu 
nome, por favor, venha para dentro do círculo.” e ainda: "Diga outros nomes(de pessoas, frutas, objetos, etc.) iniciadas com essa letra."
Gif de amor
Atividade: Com quem eu me pareço
-Organizar uma roda (todos em pé). 
Um aluno jogará a bola a outro aluno que, ao pegá-la, deverá falar 
uma característica sua, que esteja presente no aluno para o qual a 
bola foi atirada, que jogará a outro que também falará uma  
característica sua e assim sucessivamente. 
 Atenção: Não repetir o critério de escolha.
Gif de amor
Atividade: Meu nome é...
Distribuir o encarte e preencher dando dicas...
-Quem sabe meu nome?/ - Meu nome começa com.../ Meu nome 
termina com.../É grande, tem muitas letras; é pequeno, tem poucas 
letras, é um nome que tem...letras,etc.
Gif de amor
Atividade: A letra final
Pintar a letra final de seu nome.
Reunir em grupos todos aos colegas que tenham a mesma letra final 
de seu nome.
Devem falar seus nomes para perceber a relação som/ letra.
Gif de amor
Atividade: Comida Preferida
Pergunte a cada um qual a comida preferida e vá registrando no papel 
pardo.
Quando a comida escolhida já estiver registrada, faça apenas uma marca
 ao lado. Depois que todos tiverem indicado sua preferência faça a 
leitura e pergunte:
•  Qual é a comida preferida da classe?
• E a menos escolhida pela classe?
Ilustre os ítens para que se lembrem do que está escrito
Obs: não-alfabetizados- apoio à escrita
       Alfabetizados-ampliar o vocabulário e modelo de ortografia.
Gif de amor
Atividade: Jogando o nunca dez
Este é um jogo para quatro jogadores.
Para jogar vão precisar de dois dados e do material dourado.
1.     Como jogar: Cada aluno do grupo, na sua vez de jogar, lança os 
dados, conta quantos pontos fez e retira para si a quantidade  do 
material dourado.
 Gif de amor
Atividade: Dominó
Uma pessoa inicia o jogo  colocando-se em pé no centro da sala  
dizendo: “tenho os olhos verdes como a fulana”, que deverá se colocar 
ao seu lado. A seguir, alguém que possuir algum atributo igual ao de 
uma das duas, coloca-se  ao lado dela, dizendo qual é o atributo comum.
Gif de amor
Atividade: Meu prato predileto
Inicie o trabalho escrevendo na lousa três ou quatro nomes de comidas 
que tenham aparecido na pesquisa feita em Português. Diga então aos 
alunos que devem escolher um daqueles pratos e desenhá-lo no cartão 
que receberam.
 Após terem concluído esta tarefa, diga-lhes que irão construir um 
gráfico para saber a comida preferida pela maioria dos alunos da classe. Pergunte se lembram do outro gráfico que fizeram e de como o fizeram.
Você pode usar cores diferentes de cartões para mostrar a escolha de 
cada um. No caso da comida, por exemplo, vocês podem combinar 
em vez de desenhar o prato, associar uma cor a cada um: arroz 
(amarelo), feijão (marrom), macarrão (laranja), batata-frita (pele), 
etc. Cada aluno pintará seu cartão com a cor do alimento preferido 
e, no gráfico você apresentará a legenda.
Gif de amor
Atividade: Procurando 15
Como jogar: Embaralhar as cartas e colocar sobre a carteira,como no 
jogo da memória(com as faces viradas para baixo): os jogadores 
decidem quem começa.Na sua vez de jogar; o jogador vira três cartas 
e soma os números que aparecem.Se o total for 15, fica com elas, caso contrário,devolve as três para o lugar onde estavam antes e passa a 
vez para o seguinte.
O vencedor será aquele que ficar com o maior número de cartas quando 
o jogo acabar. O jogo acaba quando acabarem as cartas ou quando não 
for mais possível formar um jogo de 15 com três cartas.
Gif de amor
Retirado do blogger Sabidinhos do Ioio

Como fazer da rotina uma aliada

Gif de balãoGif de balãoGif de balãoGif de balão
Prever, passo a passo, as tarefas a desempenhar dentro e fora da 
classe ajuda a obter os resultados esperados.  Seus alunos agradecem.

Gif de balãoGif de balãoGif de balãoGif de balão

Preparar cada aula, organizar o material didático, levantar diferentes 
recursos para ensinar um conteúdo e cuidar da ambientação da sala - 
sem abrir mão da formação continuada. São muitas as atividades que constroem o dia-adia do professor.

Por Exemplo:

Ter um jeito próprio de se organizar 
Não existe certo ou errado quando se fala em rotina profissional. 
Cada professor precisa descobrir as ferramentas que melhor se encaixam 
ao seu estilo de trabalho. Pode ser um bloco do tipo agenda, um caderno tradicional ou um arquivo de computador. 

Planejar com antecedência 
Separar o material didático previsto para ser usado na semana seguinte 
e reservar um dia para rever o roteiro de atividades é sempre bom para garantir que nenhum detalhe seja esquecido. 

Reservar espaço para estudar 
Manter-se atualizado, tanto em relação aos conteúdos quanto à prática 
de sala de aula, é fundamental. Você pode fazer um mestrado, uma especialização ou apenas estabelecer uma rotina de estudos em casa
 (com muitos livros e pesquisa via internet). O que vale é crescer 
sempre. 

Organizar o espaço As atividades previstas para o dia serão desenvolvidas individualmente 
ou em grupos? Prever a melhor maneira de ambientar a sala de aula é o primeiro passo. 

Compartilhar o planejamento 
"Contar aos alunos o que será feito ao longo do dia é importante por 
dois motivos. Em primeiro lugar, porque eles ficam mais confortáveis, 
sem aquela euforia de 'o que será que vem agora?'. Depois, porque faz 
com que saiam da postura passiva de quem está sempre aguardando um comando", explica Karen Elizabete Nodari, coordenadora do núcleo de Orientação e Psicologia Educacional do Colégio de Aplicação da 
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Definir as tarefas Cada conteúdo exige um tipo de atividade (leia mais nesta reportagem). Enquanto os alunos produzem textos ou resolvem problemas, uma boa 
dica é circular pela sala, acompanhando a evolução de cada um. "Se 
você decide passar um filme, por exemplo, é essencial preparar um 
pequeno roteiro para a turma, com pontos a ser observados", diz 
Valéria Roque. 

Prever atividades extras 
Nem tudo sai conforme o previsto, certo? Portanto, ter na manga 
algumas tarefas capazes de envolver a turma é sempre bom. No dia-a-
dia, isso vale também para aqueles alunos que sempre terminam tudo 
antes dos outros - mas não podem ser deixados de lado. 

Antecipar a aula seguinte 
Encerrar o dia informando o que será realizado no dia seguinte é uma 
ótima estratégia porque gera uma expectativa positiva e permite que 
os alunos se preparem melhor ao compreender que há continuidade no processo educativo. 

Trocar idéias na escola 
Reuniões com os colegas, a coordenação pedagógica e a direção são fundamentais para revisar o planejamento e encaminhar as questões 
mais relevantes. 

Pensar grande 
"É preciso ter uma visão de conjunto para poder planejar a rotina diária", resume a professora Lúcia, de Porto Alegre. "Mecanismos de registro 
ajudam muito nesse sentido. Alguns preferem escrever, outros preferem 
fazer esquemas. Só não pode mesmo é fazer tudo de cabeça.
Gif de balãoGif de balãoGif de balãoGif de balão
Exemplo de um depoimento de uma Rotina

A professora Lúcia Ferreira, que leciona para o 2º ano na EMEF Chico 
Mendes, em Porto Alegre, sobre a importância da rotina para suas 
atividades diárias. "Chego todo dia às 7h20 na escola. Pego o caderno 
de chamada e vou para a sala de aula, conferir se o espaço está 
organizado da forma que eu preciso. Quando toca o sinal, às 7h45, 
vou ao pátio buscar a turma. Pergunto como passaram o dia anterior, 
faço a chamada e apresento como será o dia. Todos escrevem a data 
no caderno e anotam a sequência de atividades previstas. Só então 
dou início às tarefas: leitura, escrita, desenho etc. Como em qualquer 
turma, cada aluno trabalha num ritmo próprio. Alguns não conseguem acompanhar o andamento, precisam de incentivo e auxílio constantes. 
Outros terminam tudo rapidamente. Esses, eu uso como monitores, 
para auxiliar os colegas. Logo após o recreio, costumo propor tarefas 
mais lúdicas e calmas porque a gurizada volta do pátio sempre agitada. 
Às 11h30, meia hora antes do fim da aula, todos recolhem os materiais usados. Faço uma avaliação do que fizemos e aponto como será o dia seguinte. Se algum trabalho não foi concluído, gosto de lembrar o que 
falta fazer. E é importante lembrar se haverá aula de Informática ou 
Educação Física, por exemplo. Em casa, começa o que eu chamo de 
segundo tempo. Registrar os eventos mais importantes, ajustar o planejamento, criar atividades para os mais adiantados. No meu 
caderno, tenho a semana inteira prevista porque é preciso deixar 
tudo organizado para que a turma toda avance.
Gif de balãoGif de balãoGif de balãoGif de balão
Retirado da Revista Nova Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário