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domingo, 1 de março de 2015

O USO DO JOGO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM DIRECIONAMENTO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL


AUTORES: SANTOS, L.R. (IFPA) ; BARBOSA, W.R (IFPA) ; JUNIOR, J.A.S (IFPA) ; JUNIOR, J.R.S (IFPA) ; FARIAS, M. S (IFPA)

RESUMO: É importante aos acadêmicos que pretendem desenvolver uma metodologia de ensino em suas aulas com temas voltados para a educação ambiental proporcionarem o resgate ao prazer de aprender. O trabalho trata-se de um “aplicativo” ou necessariamente um jogo pedagógico que estimula o aprendizado e o conhecimento do aluno na área voltada ao meio ambiente. O objetivo dessa idéia é demonstrar a importância da temática ambiental nas mais diversas áreas do conhecimento. Esse jogo vem com intuito promover uma educação ambiental de forma prazerosa e significativa, que promova mudanças na sociedade. Além de se tratar de uma metodologia educativa esse jogo também proporciona aos alunos, o desenvolvimento do raciocínio lógico e outras habilidades importantes para o ato de aprender.

PALAVRAS CHAVES: metodologia de ensino, jogo pedagógico, educação ambiental.

INTRODUÇÃO: O homem durante muitos anos vem utilizando os recursos naturais oferecidos pela 
natureza de forma excessiva e desgastante, para que isso não ocorra é preciso intervir nos centros educacionais e junto à sociedade no sentido de mudar o comportamento destrutivo criando uma mentalidade de conservação e preservação do meio ambiente. Deste modo procurou-se desenvolver através do lúdico nas escolas, uma alternativa para resgatar nos alunos o sentimento de preservação. A utilização do 
lúdico em sala de aula auxilia a aprendizagem, facilitando na aquisição do conceito e incentiva a participação dos alunos (SOARES & CAVALHEIRO, 2006). Convém mencionar o uso gradual de jogos pedagógicos voltados para educação ambiental no espaço educativo, a fim de explorar as atitudes cooperativas dos alunos, e suas habilidades em esclarecer problemas de competência ambiental. Segundo a política nacional de meio ambiente a educação ambiental deve estar presente nos níveis e modalidades do processo educativo (BRASIL, 1999). Desta maneira os jogos e brincadeiras relacionados à preservação ambiental aparecem complementando o ato educacional nas escolas de forma a proporcionar uma enorme interação entre alunos e docentes. O objetivo deste trabalho foi utilizar o jogo como um processo auxiliador no ensino aprendizagem da disciplina de química com um direcionamento para a educação ambiental.

MATERIAL E MÉTODOS: Esta prática foi aplicada pelos discentes do curso de química do O Instituto Federal 
de Educação Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, na aula de química metodologia e prática, ministrada no primeiro semestre de 2011. Inicialmente foram realizadas aulas expositivas a cerca dos problemas ambientais e como as emissões de gases poluentes tem contribuído para agravar esses problemas. Em seguida foi aplicado como metodologia de ensino a atividade lúdica relacionando com o tema abordado. Na metodologia foi utilizado um jogo de tabuleiro confeccionado com materiais de custo acessíveis como: cartolina papéis cartões de variadas cores, papel comum, cola, canetinhas, tesoura e régua. O jogo foi baseado em assuntos como: meio ambiente e alternativas sustentáveis que fossem não poluidoras ou menos agressivas ao meio ambiente, sendo que o mesmo consiste em perguntas a cerca desses temas com alternativas de múltipla escolha (a, b e c) Os jogadores são representados por cones coloridos, sendo que o dado e as perguntas são elementos que influenciam no número de casas a ser percorridas. Vence o jogo aquele que chegar primeiro ao ponto de chegada do tabuleiro. O envolvimento dos alunos foi acompanhado durante toda a atividade, a qual foi finalizada por meio de discussões a cerca dos benefícios que a utilização do jogo proporcionou.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados apresentados nesta prática mostraram que os jogos e brincadeiras ambientais possibilitam o exercício de habilidades e desenvolvem a cooperação mútua entre os alunos. Durante a aplicação do jogo, os alunos mostraram-se bastante atentos a atividade, observando-se uma maior participação e interesse de todos. Esta metodologia propiciou uma grande interação dos alunos e discussões a cerca dos temas abordados na atividade lúdica. Os resultados mostraram que o jogo serviu de estimulo para os estudantes contribuindo para o ensino e aprendizagem e também para a criação de sentimentos preservacionistas em relação ao meio ambiente.

CONCLUSÕES: O ensino voltado ao meio ambiente de uma forma geral desenvolve a responsabilidade social e propicia a formação de agentes multiplicadores. Pôde se observar que a utilização do lúdico como ferramenta de educação ambiental motivou os estudantes na relação homem/meio-ambiente, ou seja, resgataram-se valores sociais para a preservação e sustentabilidade do meio ambiente.

AGRADECIMENTOS: A Deus e aos professores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA pelo apoio e total cumplicidade no decorrer do trabalho. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: BRASIL. 1999. Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente/ MEC. 
.SOARES, M. H. F. B. & CAVALHEIRO, E. T. G. 2006. “O Ludo Como Um Jogo Para Discutir Conceitos em Termoquímica”. Química Nova na Escola. 23: 27-31.

FONTE: http://www.abq.org.br/cbq/2011/trabalhos/6/6-550-11023.htm

SEXTA-FEIRA, 7 DE FEVEREIRO DE 2014

Biotecnologia a serviço da Saúde Pública

Fotos: Agência Saúde

Instituto Butantan é internacionalmente conhecido pelas suas cobras e pelos soros antipeçonhentos. Nos últimos anos o instituto transformou-se no maior produtor nacional de vacinas, que se tornou publicamente visível, quando vacinas tríplices importadas foram recusadas pelo INCQS por ter nível de toxicidade acima do permitido. Só as vacinas do Butantan foram aprovadas. A produção de vacina tríplice foi inspecionada em 1997 e aprovada pela Organização Mundial de Saúde.

FONTE: http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio03/3hp_4.pdf

QUINTA-FEIRA, 6 DE FEVEREIRO DE 2014

ÊNFASE À INSERSÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA

Periodic-Table-Building-Blocks-01
Valeria Carpes Sauer, Denis da Silva Garcia
Resumo

O PRESENTE TEXTO TRATA-SE SOBRE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REFERENTE A APLICAÇÃO DEJOGOS LÚDICOS/EDUCATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA. FORAM DESENVOLVIDAS TRÊS ATIVIDADES “JOGANDOCOM CAIXINHAS DE FÓSFORO”, “DOMINÓ DE QUÍMICA” E “JOGO DO L INVERTIDO”. A ATIVIDADE LÚDICA É UMA METODOLOGIA ATRAENTE E PRAZEROSA PARA ENSINAR OS CONCEITOS DE QUÍMICA, COM O OBJETIVO DE DESPERTAR O INTERESSE DO ALUNO, TORNAR AS AULAS MAIS DINÂMICAS E ATRAENTES, MELHORANDO ASSIM O RENDIMENTO ESCOLAR, A POSTURA CRÍTICA VISANDO O DESENVOLVIMENTO PESSOAL. DESTA FORMA,SIGNIFICANDO OS CONTEÚDOS TRABALHADOS, RESGATANDO NO ESTUDANTE O ENTUSIASMO PELAAPRENDIZAGEM, APROXIMANDO O MÁXIMO POSSÍVEL DO COTIDIANO.

Texto completo aqui: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/edeq/article/view/2676/2253

Tabela Periódica dos Elementos - em figuras

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