Páginas

quinta-feira, 12 de março de 2015

Páscoa - Atividade de escrita













Atividade de escrita com a música COELHINHO DA PÁSCOA. 

Formar os alunos em duplas e colocar os alunos pré-silábicos com os silábicos e os silábicos-alfabéticos com os alfabéticos. 
Combinar que um aluno vai ditar e o outro escrever a música, mas juntos devem chegar a um acordo sobre a escrita do texto. 
O professor deve circular pela sala e desafiá-los a pensar sobre a escrita.
Garantir a socialização das escritas da música.

AGORA É A SUA VEZ! ESCREVA COMO SOUBER A MÚSICA DO COELHINHO:
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________

SEGUNDA-FEIRA, 9 DE MARÇO DE 2015

Páscoa - Atividade de leitura

Para iniciar o trabalho de alfabetização com o tema da Páscoa você pode utilizar de cantigas conhecidas pelas crianças que elas adoram.
Exemplo:







COELHINHO DA PÁSCOA

COELHINHO DA PÁSCOA
QUE TRAZES PRA MIM?
UM OVO, DOIS OVOS, TRÊS OVOS ASSIM.

COELHINHO DA PÁSCOA
QUE COR ELES SÃO?
AMARELO AZUL E VERMELHO TAMBÉM.

Como trabalhar a leitura:
Faça um cartaz com a cantiga com letras em bastão. Peça para as crianças cantarem enquanto você vai apontando no cartaz as palavras.
Dê uma cópia da música e peça que elas acompanhem a música com o dedo.
Dite algumas palavras para a criança procurar na música e pintar.
Depois elas poderão fazer uma ilustração da música ao lado da música.
Com o uso de cantigas o aluno estará "lendo" antes de saber ler convencionalmente, além de estabelecer correspondência entre partes do oral e escrito, ajustando o que sabe de cor à escrita convencional.

DOMINGO, 8 DE MARÇO DE 2015

Trabalhando com o tema da Páscoa

Para iniciar o trabalho sobre a páscoa você pode fazer um levantamento dos conhecimentos prévios de seus alunos.
Converse com eles o que eles entendem sobre a Páscoa e se eles conhecem os símbolos da Páscoa. Não se esqueça de que alguns alunos não comemoram a Páscoa por questões religiosas. No entanto, você pode trabalhar este tema, sem grandes aprofundamentos, mas mostrando o verdadeiro significado dessa data.
As atividades de alfabetização (músicas, caça-palavras, cruzadinhas, produção de texto e outras), você deve aplicá-las, adequando-as de acordo as fases de escrita de seus alunos. Procure fazer as intervenções necessárias, considerando as fases de aquisição da escrita em que seus alunos se encontram.


















Solicite seu kit pelo site:

SEGUNDA-FEIRA, 2 DE MARÇO DE 2015

O que é letramento?


LETRAMENTO NÃO É UM GANCHO
EM QUE PENDURA CADA SOM ENUNCIADO,
NÃO É TREINAMENTO REPETITIVO
DE UMA HABILIDADE,
NEM UM MARTELO
QUEBRANDO BLOCOS DE GRAMÁTICA.


LETRAMENTO É DIVERSÃO
É LEITURA À LUZ DA VELA
OU LÁ FORA, À LUZ DO SOL.

SÃO NOTÍCIAS SOBRE O PRESIDENTE
O TEMPO, OS ARTISTAS DA TV
E MESMO MÔNICA E CEBOLINHA
NOS JORNAIS DE DOMINGO.


É UMA RECEITA DE BISCOITO,
UMA LISTA DE COMPRAS,
RECADOS COLADOS NA GELADEIRA,
UM BILHETE DE AMOR,
TELEGRAMAS DE PARABÉNS E CARTAS DE VELHOS AMIGOS.


É VIAJAR PARA PAÍSES DESCONHECIDOS
SEM DEIXAR SUA CAMA,
É RIR E CHORAR
COM PERSONAGENS, HERÓIS E GRANDES AMIGOS.


É UM ATLAS DO MUNDO,
SINAIS DE TRÂNSITO, CAÇAS AO TESOURO,
MANUAIS, INSTRUÇÕES, GUIAS,
E ORIENTAÇÕES EM BULAS DE REMÉDIOS,
PARA QUE VOCÊ NÃO FIQUE PERDIDO.


LETRAMENTO É, SOBRETUDO,
UM MAPA DO CORAÇÃO DO HOMEM,
UM MAPA DE QUEM VOCÊ É,
E DE TUDO QUE VOCÊ PODE SER.


CHONG, Kate M. O que é letramento. In Sores, Magda Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. (p.410









Nenhum comentário:

Postar um comentário