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sábado, 10 de outubro de 2015

DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO


Seja Bem vindo, não esqueça de comentar no final.
O diagnóstico psicopedagógico passo a passo

Chamamos de diagnóstico psicopedagógico o processo de investigação de distúrbios, transtornos ou patologias referente a aprendizagem humana, ou seja tem como objetivo descobrir o que pode estar influenciando e prejudicando a bom desenvolvimento humano.
A lei 3512/10 em seu 4º artigo estabelece que o  psicopedagogo(a) deve usar seus próprios instrumentos. Desta forma quais são os instrumentos que o psicopedagogo pode usar?
Os instrumentos psicopedagógicos são:
1. EFES - Entrevista Familiar Exploratória Situacional - Elaborado pela Weiss, 2004.
2. DIFAJ - Sara Pain
3. Anamnese
4. Hora do Jogo- uso da Caixa Lúdica.
5. Eoca - Entrevista Operativa centrada na aprendizagem - Elaborada por Jorge Visca.
6. Provas Projetivas - vinda do uso da psicologia mas com objetivos de investigação de aprendizagem e não de comportamento.
7. Provas Operativas - Também de uso da psicologia  elaborados por Jean Piaget.
8. Provas Pedagógicas

Estes são instrumentos específicos para o psicopedagogo usar, não são muitos mas são importantes que o psicopedagogo conheça profundamente estes instrumentos. Recebo muitas perguntas sobre estes instrumentos, de forma que mostram que os psicopedagogos estão saindo de sua formação sem o conhecimento necessário para a avaliação psicopedagógica e acabam recorrendo a compra de muitos testes caros e sem cursos que ensine sua utilização, tornando ineficazes seus uso.
Desta forma acredito que o uso de testes extras só devem ser usado após o uso dos instrumentos acima citados. Estarei aqui refazendo toda esta página do nosso site. Agora com mais conhecimento , bibliografias e orientações corretas. Veja como serão feitas as postagens.

  • Será mostrado cada instrumento com modelos, bibliografia e vídeo;
  • Discutiremos onde e quando o psicopedagogo usar;
  • Também discutiremos o público, como adaptar cada instrumento para faixas etárias diferentes.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

ATIVIDADES PARA COORDENAÇÃO MOTORA

ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO MOTORA

    Olá, professoras!!! Hoje eu trouxe  atividades com coordenação motora, que são grandes aliadas no desenvolvimento da escrita de nossos alunos. Eu sempre começo o ano letivo com algumas destas atividades. Eu retirei da coleção pedagógica Pedagoarte.

   A coordenação motora é a capacidade do cérebro de equilibrar os movimentos do corpo, mais especificamente dos músculos e das articulações. Pode-se verificar o desempenho motor de uma pessoa através de sua agilidade, velocidade e energia.
A coordenação motora é dividida em: 

Coordenação motora grossa ou geral que visa utilizar os grandes músculos (esqueléticos) de forma mais eficaz tornando o espaço mais tolerável à dominação do corpo. Como pular, agachar, correr, escorregar, engatinhar levantar, etc.

Coordenação motora fina que visa utilizar os pequenos músculos de forma mais eficaz tornando o ambiente controlável pelo corpo para o manuseio de objetos. Como picar, recortar, amassar, pintar, desenhar, modelar, etc

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