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Brincadeiras para experimentar com as turmas da creche e da pré-escola


Cauda do Dragão
Material necessário 
Nenhum.
Desenvolvimento
Todos os participantes ficam em pé, em uma fila indiana com as mãos na cintura um do outro, formando um dragão. O primeiro integrante da fila, representando a cabeça do dragão, terá como objetivo pegar o último da fila, que representará a cauda. Ao sinal do educador, o “dragão” passará a se movimentar, correndo moderadamente, sob o comando da cabeça que tentará pegar a cauda. Esta, por sua vez, fará movimentos no sentido de evitar que isso aconteça. A brincadeira continuará enquanto durar o interesse das crianças

O feiticeiro e as estátuas
Material necessário
Nenhum.
Desenvolvimento
Os participantes ficam de pé, dispersos em uma área delimitada para a brincadeira. Um voluntário será o “feiticeiro” que perseguirá os demais. Ao sinal do educador, inicia-se a perseguição, e aquele que for tocado ficará “enfeitiçado”: imóvel com as pernas afastadas, representando uma “estátua”. Os outros companheiros poderão passar por baixo das pernas das “estátuas”, salvando-as do “feitiço”. Depois de algum tempo, o “feiticeiro” deverá ser substituído. O jogo prosseguirá enquanto houver interesse do grupo.

Biscoitinho queimado
Material necessário
Um brinquedo.
Desenvolvimento
O educador esconde um brinquedo qualquer (o “biscoitinho queimado”), enquanto os participantes estão de olhos fechados. Depois grita: “Biscoitinho queimado!”, e os outros têm que tentar encontrá-lo. Quando uma criança chega perto do “biscoitinho queimado”, o educador grita seu nome e fala: “Está quente!”. Se estiver longe, ele grita “Está frio!”. Quem encontrar o brinquedo primeiro ganha.

O carteiro
Material necessário
Nenhum.
Desenvolvimento
Os participantes ficam sentados em círculo. O educador inicia falando: “O carteiro mandou uma carta... (suspense) só pra quem está usando camiseta branca!”. Todos que estiverem de camiseta branca trocam de lugar, mas não podem ir para o lugar ao lado. Quem não consegue trocar rapidamente de lugar, fica fora da brincadeira. A brincadeira prossegue com comandos variados: só pra quem estiver de cabelo solto, de cabelo preso, de anel, de relógio, de rosa, de azul... A brincadeira prossegue com a mudança do carteiro.

Colher corrente
Material necessário
Colheres de sobremesa e caramelos.
Desenvolvimento
As crianças formam duas filas com número igual de pessoas. Elas ficam sentadas frente a frente, cada uma com uma colher de sobremesa. O primeiro da fila recebe na sua colher, presa com o cabo na boca, um caramelo, que deverá passar para a colher do vizinho. A brincadeira começa e, sob uma ordem dada pelo educador, cada um deverá passar o caramelo, com a colher na boca, para a colher do vizinho, sem ajuda das mãos, que devem ficar cruzadas nas costas. Toda vez que o caramelo cair, a criança pode recolhê-lo com a mão e continuar a brincadeira. Ganha a fileira que primeiro conseguir passar o seu caramelo de colher para colher até o final.

Boizinho
Material necessário
Nenhum.
Desenvolvimento
As crianças formam uma roda, segurando com bastante força as mãos umas das outras. No meio da roda deve ficar uma das crianças, que vai ser o “boizinho”. O “boizinho” deve pegar o braço das crianças da roda e ir perguntando: “De quem é essa mão?” A criança deve responder falando o nome de uma fruta ou um objeto, tentando distrair os participantes. Depois de fazer a pergunta a todos, o “boizinho” deve tentar romper a roda em algum ponto e fugir. Quando foge, os outros devem tentar capturá-lo. Quem conseguir é o próximo “boizinho”.

Tesouro perdido
Material necessário
Saquinho com balas.
Desenvolvimento
Uma criança deve ser o pirata, que vai esconder o tesouro. O tesouro é um brinde (balas, por exemplo), colocado dentro de um saquinho. Depois que o pirata esconde o tesouro, ele diz: “Vamos ajudar o pirata trapalhão?”. É a senha para que as outras crianças comecem a procurar. Elas têm cinco minutos para encontrá-lo. Se não conseguirem, o pirata dá algumas pistas de onde o escondeu. Quando o tesouro é encontrado, a criança que o achou deve escondê-lo novamente. A cada rodada, novos objetos podem ser colocados no saquinho. Quem acha o tesouro pode ficar com ele ou dividir com o pirata e os outros participantes.

A queda do chapéu
Material necessário
Um chapéu.
Desenvolvimento
Os participantes são organizados em círculo. Cada um recebe um número. O educador se coloca no centro do círculo, segurando um chapéu. Inicia a brincadeira atirando o chapéu para o alto e chamando um número. O participante chamado deve correr e pegar o chapéu antes que ele caia no chão. Se o chapéu cair no chão, o jogador sai da brincadeira e o educador continua no centro. Se o jogador conseguir pegar o chapéu, vai para o centro do círculo e continua a brincadeira.

Apanhador de batatas
Material
Jornais e revistas, dois cestos de boca larga.
Desenvolvimento
Os participantes devem amassar várias folhas de jornal e revistas (serão as “batatas”). O educador deve distribuir as “batatas” em vários lugares. A um sinal do educador, os participantes, divididos em duas equipes, devem apanhar as “batatas” e colocá-las no cesto destinado ao seu grupo. Vence a equipe que apanhar o maior número de “batatas”.

Patins engraçados
Material necessário
Várias caixas de sapato sem a tampa, fita adesiva colorida.
Desenvolvimento
As crianças ficam uma ao lado da outra na sala ou no pátio. Demarque com a fita adesiva a saída e a chegada. Distribua duas caixas de sapato para cada criança (serão os patins). Ao sinal do educador, as crianças deverão escorregar até a linha de chegada.
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publicado por Lara Marques às 10:00
QUARTA-FEIRA, 29 / 05 / 13

Jogo o Que é o Que é?

Deixo aqui um jogo que encontrei na internet que parece ser muito divertido,espero que gostem.





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publicado por Lara Marques às 10:00
SEGUNDA-FEIRA, 06 / 05 / 13

Jogos Educativos - Nova Escola

Mais uma selecção muito interessante de jogos educativos online!
Estão relacionados com diversas áreas, como a Matemática, a Língua Portuguesa ou as Ciências.
Nova Escola é um site de uma revista brasileira sobre educação que por vezes apresenta boas sugestões.
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publicado por Lara Marques às 17:21
SEXTA-FEIRA, 14 / 12 / 12

Passatempos-Jogo dos 7 erros da Turma da Mónica

Contém vários joguinhos dos Sete Erros e a outra um livrinho com imagens da turma para imprimir e colorir.Espero que se divirtam.


Atividades Ciências-1º Ano

Mais algumas fichas de ciências para alunos do 1º ano,espero que gostem.




 


Atividades de ciências 2° ano com animais, plantas e corpo humano

Atividades para imprimir de ciências desenvolvidas com o proposito de aplicar em alunos do 2° ano do ensino fundamental que fala sobre corpo humano, animais, seres vivos, seres não-vivos e plantas, veja que as atividades podem ser aplicadas em alunos do 3° ano do ensino fundamental já que algumas utiliza métodos para alunos mais esforçados.

Encaixe na cruzadinha o nome dos animais vertebrados
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Escreva o nome dos sentidos de cada órgão
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Observe a cena e marque com x o sentido que ela representa
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Leia e complete os pontilhados, formando rimas
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O nosso corpo é formado por três partes: Cabeça, tronco e membros
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Conte o que aconteceu com os pezinhos de feijão depois de 10 anos
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Nomeie as partes da planta
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Pinte o objeto que produz som
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Os mamíferos são animais que mamam quando pequenos, respiram pelos pulmões
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Pinte os animais que convivem bem com o homem
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Circule no diagrama o nome de cada parte de uma planta
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Qual destes sentidos você usa quando ouve musica
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Atividades de ciências para o 2° ano do ensino fundamental

São atividades de ciências para o 2° ano, 3° ano e 4° ano do ensino fundamental que fala sobre partes da planta e suas funções, para que eu posso usar os órgãos dos sentidos ( tato, visão, audição, olfato e paladar ), escreva o nome dos objetos que podem ser reciclados, veja o desenho e escreva o nome dos sentidos associados a cada parte do corpo.

Encaixe as peças iguais e descubra nomes de frutas
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Sentido dos órgãos
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As plantas são importantes em nossa alimentação
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Escreva o nome de objetos que podem ser reciclados
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Fazendo observações
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Atividades sobre partes do corpo
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As plantas são seres vivos. Elas nascem, crescem, reproduzem-se e morrem
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Desenhe cada órgão no espaço correto
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Escreva o nome do sentido que cada criança está usando
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Complete as frases com os sentidos correspondentes
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