Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

http://revistaguiafundamental.uol.com.br/imagens/lado3.gif
http://revistaguiafundamental.uol.com.br/imagens/lado1.gif
http://revistaguiafundamental.uol.com.br/imagens/transp.gif
Objetivos:

 Promover a integração e adaptação dos alunos
Estabelecer regras que deverão ser seguidas ao longo do ano letivo
Resgatar valores importantes, como respeito e solidariedade
Abordar a ética no cotidiano escolar
Reforçar a importância da cooperação e da amizade

Faixa etária:1º a 5º ano
http://revistaguiafundamental.uol.com.br/imagens/transp.gif
http://revistaguiafundamental.uol.com.br/imagens/lado4.gif
http://revistaguiafundamental.uol.com.br/imagens/lado2.gif

http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/82/imagens/i255259.jpg
Os primeiro dia de aula tem um significado especial para educadores, alunos e pais. Não é apenas mais um ano letivo que se inicia, mas a oportunidade de rever os amigos, conhecer novos colegas, compartilhar experiências, resgatar valores e estabelecer regras de boa convivência. Acolher bem é essencial para conquistar a confiança dos pequenos. "Receba os alunos calorosamente, de preferência fora da sala de aula, no portão de entrada, no pátio ou em alguma área livre. Converse um pouco com cada um e convide os pais para conhecer a sala de aula", sugere Débora Cristina Pinheiro da Silva, coordenadora pedagógica do Colégio Escrevivendo, de São Paulo (SP).
Cada atividade deve ser planejada com antecedência e visar não só a integração, mas a adaptação e o resgate de valores. "Prepare o ambiente com materiais pedagógicos, organize uma roda para que todos possam se olhar e sugira brincadeiras de socialização. Ressalte o valor do reencontro por meio de histórias que abordem a amizade", recomenda Maria Beatriz Ortiz Solera, coordenadora pedagógica e educacional do Colégio Augusto Laranja, da capital paulista.
Enquanto o pessoal se "enturma", o professor pode mencionar a importância do respeito e da cooperação. "Não é aconselhável impor as regras, o melhor é explicá-las. Seja claro e objetivo para que todos entendam, lembrem e cumpram ao longo do ano", alerta Débora.
De acordo com Vanessa Santos, coordenadora pedagógica do Colégio Novo Alicerce, de São Paulo (SP), o educador deve ser o exemplo. "Nesta faixa etária, as crianças aprendem mais por observação. O professor deve estar atento a sua postura em sala de aula e rever atitudes que, aos olhos de uma criança, podem parecer injustiça, protecionismo, caracterizar falta de respeito e de ética", comenta.
Em 2011, o Colégio Alfa Centro de Educação Moderna Bilíngue, do Rio de Janeiro (RJ), iniciou o seu trabalho de integração na última semana de janeiro. A tarde feliz proporcionou banhos de piscina, recreação, sessões de filmes e lanches.
"A ideia é que as crianças tenham referências em suas turmas e não se sintam perdidas no primeiro dia de aula", explica a supervisora pedagógica Maria Aparecida Jatobá, para quem é preciso trabalhar valores como justiça, respeito e solidariedade desde o primeiro dia de aula.

Primeiro dia de aula
Essas atividades foram preparadas pelo Colégio Augusto Laranja e visam reforçar a integração:
Vamos brincar de massinha? (1º e 2º ano)
http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/82/imagens/i255277.jpg

1
. Divida os alunos em duplas e distribua massas de modelar.
2. Peça que criem objetos que serão usados ao longo do ano. Exemplo: lápis, caneta, caderno.
3Promova a apresentação dos trabalhos e a troca de ideias.


Troca de presentes (1º ao 3º ano)
http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/82/imagens/i255278.jpg

1. Distribua papel, lápis de cor e canetinhas aos alunos.
2. Solicite que façam um desenho para retratar a importância da amizade.
3. Explique que cada desenho se transformará em um presente para o colega que acabou de conhecer.
4. Promova a troca de desenhos e aborde a importância de fazer novas amizades.



Atividades para o primeiro dia de aula

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJvf1g2Qx0ugs-6heFk6aE9v3LVBod3m6Oy0euG52dG_eRBF1IgUvdUveY4LF9-Sg1dcmugnp6Dd43WVDL1LkfKWzeUO2r0gWy-wfmC1SZeRpVJHNcpzGYmmp3-C1zwM_HD8jBHMA-RHs/s1600/kid_recortes2a.gif


No primeiro dia de volta às aulas é importante que os alunos sejam recebidos de forma acolhedora. As crianças estão vindo de um período em que ficaram algum tempo longe da escola, elas tem expectativa em saber como serão seus novos colegas e sua professora.
Para que sintam alegria e vontade de estar na escola, é necessário que os primeiros dias de aula(e todo ano letivo) sejam motivadores.
Eu costumo começar a aula contando uma história, depois faço uma dinâmica para que todos possam se conhecer, em seguida proponho algumas brincadeiras. É muito importante ouvir os alunos acerca do que eles esperam do ano letivo, pode ser feito um painel coletivo onde escreverão sobre as suas expectativas.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgW6IgxAJya8PVI3QNIZaISOdFUFIcIxpsJ53F2dsydf4YjV4iGZ8NshX-FBHPt2JvFJuBAFpybMlwl7kdhkpP1qMiPuqX0cJVDdWvlXMm9D3ZDLeozYTXEAv1QYLAkHOGnucltiDf4KVY/s320/Din%25C3%25A2micas+Esp%25C3%25ADritos+Protetores.JPG

·                        Dinâmicas
Garrafa dos elogios

Material: Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante). O grupo deve sentar formando um círculo.
O Professor coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando o gargalo para alguém. O Professor dirá uma palavra de boas vindas, estímulo ou elogio à essa pessoa.
A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar para quem ela apontar e assim sucessivamente.

A construção coletiva do rosto
Objetivos: Fazer com que os alunos sintam-se à vontade uns com os outros.

Aplicação:

a) Orientar os participantes para sentarem em círculo;
b) O professor distribui para cada participante uma folha de papel sulfite e um giz de cera;
c) Em seguida orienta para desenhar o seguinte:
- uma sobrancelha somente;
- passar a folha de papel para as pessoas da direita e pegar a folha da esquerda;
- passar novamente;
- desenhar um olho;- passar novamente;
- desenhar o outro olho;
- passar a direita e... completar todo o rosto com cada pessoa colocando uma parte (boca, nariz, queixo, orelhas, cabelos).
d) Quando terminar o rosto pedir à pessoa para contemplar o desenho;
e) Orientar para dar personalidade ao desenho final colocando nele seus traços pessoais;
f) Pedir ao grupo para dizer que sentimentos vieram em mente.


·                        Brincadeiras
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeAupg0yfka_qOPRzFbnP6ACHaPM0arR6nxg1CGZhX7mBJ0rkGIwU4OsR3UnApqpOoxvmiNOMPwp8brJwD-tKVH1_bRuh3hEolQWJbxrSf_g4Ha_GTryrbS0mtGFDse2gG-tghslmeD2c/s1600/ImgBrincadeiraECoisaSeria.gif

Fui à feira

Regra:
Um jogador diz em voz alta: Fui a feira e comprei.. por exemplo ”maçã”. O jogador seguinte repete a frase do primeiro acrescentando outra mercadoria comprada por exemplo:” batata”, o terceiro jogador repete as mercadorias que os jogadores anteriores disseram e acrescenta mais uma, ganha quem não repetir mercadoria e lembrar todas que foram faladas.

Mímica

Regra:Dividir o time em dois.
Cada time vai pensar em um nome de uma categoria, exemplo: filme, música e outros; e chamar uma pessoa da outra equipe.
A pessoa escolhida vai tentar representar o nome sem dizer uma palavra, para a sua própria turma.
Se o time de quem estiver representando acertar em menos de 1 minuto ganha um ponto.
Se não acertar, ganha a equipe adversária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário