Páginas

domingo, 6 de março de 2016

Planejamento Anual - 3º Ano

Oi amigas... aos poucos vou atualizando meu blog.
Este é o Planejamento Anual da minha turminha de 3º Ano.


Educar é, em essência, ensinar o encanto pela possibilidade. Logo, educação é a arte de ensinar o exercício da liberdade. Só é “livre quem é capaz de optar entre as diferentes possibilidades”.
Gilberto Dimenstein.
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
I e II Semestre
Apresentação
O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo e produz conhecimentos, sendo assim temos a responsabilidade de garantir a todos os alunos o acesso aos saberes lingüísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos.
Objetivo Geral
Utilizar a língua oral e escrita para expressar sentimentos, experiências e idéias, acolhendo, interpretando, considerando e respeitando os diferentes níveis de expressão veiculada no sistema de comunicação, escrevendo·textos com coesão e coerência, respeitando o sistema de pontuação e ortografia convencional, buscando as informações necessárias para
a compreensão da língua na elaboração e produção de textos (orais e escritos), considerando características dos gêneros literários, revisando os próprios textos e valorizando a leitura como fonte de fruição estética, entretenimento e cultura, e a escrita, como registro da oralidade.
Objetivos Específicos
  • Ler, considerando as estratégias de leitura;
  • Reconhecer os diferentes gêneros textuais a partir da organização do texto;
  • Perceber diferenças entre a língua oral e a língua escrita;
  • Estabelecer as regularidades ortográficas (inferir as regras) e constatar as irregularidades (ausência de regras) de g,ga,gu,Ge,gi,gua,gui ; j,q; m e n em final de silabas; l o e u em final de palavras as letras s e z em final de palavras
  • Inserir as principais novas regras gramaticais: EM ANEXO.
Conteúdo Programático de Língua Portuguesa – I Semestre
I Bimestre
  • 01 – João Preguiçoso
- Estudo do Texto
- Produção de palavras
- Gramática – O Alfabeto
- Ortografia – Sílabas com r inicial e dobrado
  • 02 – Amigos do Peito
- Estudo do Texto
- Atividade com palavras
- Gramática – O emprego das letras maiúsculas e minúsculas
- Ortografia – Silabas com r brando
  • 03 – O Elefante Basílio
- Estudo do Texto
- Produção de palavras e frases
- Gramática – Antônimo e Sinônimo
- Ortografia – Sílabas com r pós-vocálico
  • 04 – A festa no Céu
- Estudo do Texto
- Produção de texto
- Gramática – Encontro Vocálico
- Ortografia – O emprego do til
  • 05 – Em boca fechada não entra estrela
- Estudo do Texto
- Produção de texto
- Gramática – Encontro Consonantal
- Ortografia – Sílabas com r intercalado
II Bimestre
  • 06 – O Menino Maluquinho em “O Jiló”
- Estudo do Texto
- Produção de texto
- Gramática – Dígrafo
- Ortografia – Sílabas com ch e x
  • 07 – A Bruxa Onilda
- Estudo do Texto
- Produção de texto
- Gramática – Sílaba
- Ortografia – Sílabas com j e g
  • 08 – O Coelhinho Sinézio
-Estudo do Texto
- Produção de texto – história em quadrinho
- Gramática – Acento agudo e circunflexo
- Ortografia – Sílabas com lh
  • 09 – A velha Misteriosa
- Estudo do Texto
- Produção de texto
- Gramática – Sinais de Pontuação (I)
- Ortografia - Sílabas com intercalado
  • 10 – A Casa Pequena
- Estudo do Texto
- Produção de texto – Narração a partir de uma seqüência de cenas
- Gramática – Sinais de Pontuação (II)
- Ortografia – Sílabas com L pós-vocálico
Língua Portuguesa - II Semestre
III Bimestre
  • 01 – A Maior das Aves Vivas
- Estudo do Texto
- Produção de texto – Texto Informativo
- Gramática – Substantivo Próprio e comum
- Ortografia – Sílabas com s inicial e s dobrado
  • 02 – Ed Camaleão
- Estudo do Texto
- Produção de texto – Narração a partir da leitura de um texto
- Gramática – Substantivo Coletivo
- Ortografia – Sílabas com pós-vocálico
  • 03 – Aldo, o Peixe – boi
- Estudo do Texto
- Produção de texto – Anúncio
- Gramática – Artigo
- Ortografia – Sílabas com s (som de z) e z
  • 04 – A origem do Sol e da Lua
- Estudo do Texto
- Produção de texto – Resumo de uma história
- Gramática – Gênero do Substantivo
- Ortografia – Sílabas com z pós-vocálico
  • 05 – Os três porquinhos
- Estudo do Texto
- Produção de texto – Resumo e finalização de uma história
- Gramática – Número do substantivo
- Ortografia – Silabas com m pós-vocálico
IV Bimestre
  • 06 – Os gansos e a tartaruguinha
- Estudo do Texto
- Produção de Texto – Carta
- Gramática – Grau do Substantivo
- Ortografia – Sílabas com nh
  • 07 – Abu Ali conta seus burros
- Estudo do Texto
- Produção de texto – Bilhete
- Gramática – Adjetivo
- Ortografia – Sílabas com qu
  • 08 – O Grande Cão – Curso
- Estudo do Texto
- Produção de texto – Descrição animal
- Gramática – Pronome
- Ortografia – Sílabas com pós-vocálico
  • 09 – A Panela Mágica
- Estudo do Texto
- Produção de texto – Descrição de uma personagem
- Gramática – Verbo – Presente do Indicativo
- Ortografia – Sílabas com c e ç
  • 10 – João, o menino que prendia a imaginação
- Estudo do Texto
- Produção de texto – Cartão de Natal
- Gramática – Verbo – Pretérito do Indicativo
- Ortografia – Sílabas com gu
DISCIPLINA: Matemática
I e II Semestre
Apresentação
O ensino de Matemática costuma provocar duas sensações contraditórias, tanto por parte de quem ensina como por parte de quem aprende.
A constatação da sua importância apóia – se no fato de que a Matemática desempenha papel decisivo, pois permite resolver problemas da vida cotidiana, tem muitas aplicações no mundo do trabalho e funciona como instrumento essencial para a construção de conhecimento em outras áreas curriculares. Do mesmo modo, interfere fortemente na formação de capacidade intelectuais, na estruturação do pensamento e na agilização do raciocínio dedutivo do aluno.
Objetivo Geral
Questionar a realidade formulando – se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise critica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
Objetivos Específicos
  • Resolver situações-problemas que envolvam contagem e medida, significados das operações e seleção de procedimentos de cálculo;
  • Comparar e ordenar quantidades que expressem grandezas familiares aos alunos, interpretar e expressar os resultados da comparação e da ordenação
Conteúdo Programático de Matemática – I Semestre
I Bimestre
· 01 – O Sistema de Numeração Decimal
- A formação de dezenas
- O valor posicional
- A formação das centenas
- Centenas Exatas
- Unidades, dezenas e centenas – Números até 999
· 02 – Os Números Naturais
- A sucessão de números naturais
- Números pares e números ímpares
- Comparando números naturais
- Comparando números com dois algarismos
- Comparando números com três algarismos
- Números o ordinais
II Bimestre
· 03 – Adição
- Adição: a idéia de juntar quantidades
- Adição com reagrupamento: unidades e dezenas
- Adição com reagrupamento: unidades, dezenas e centenas
· 04 – Subtração
- Subtração com recurso
- Subtração com dois recursos
Matemática - II Semestre
III Bimestre
· 01 – Multiplicação: fatos fundamentais
- Multiplicação: adicionando quantidades iguais
- Construindo as tabuadas
- Multiplicação: aprenda um pouco mais
· 02 – Multiplicação com Reserva
- O dobro, o triplo e o quádruplo
- Adição, subtração e multiplicação
· 03 – Divisão
- Repartindo em partes iguais
- Divisão exata e divisão inexata ( não-exata)
- Quantas vezes cabe?
IV Bimestre
· 04 – Dividindo de um modo mais fácil
- Aprendendo um pouco mais
- A metade, a terça parte e a quarta parte
· 05 – Medidas
- O centímetro
- O metro
- O litro
- O quilograma
- O ano
- A hora
· 06 – Geometria
- Linhas
- Linhas simples
- Linhas poligonais
- Polígonos
DISCIPLINA: Ciências Naturais
I e II Semestre
Apresentação
A formação de um cidadão critico exige sua inserção numa sociedade em que o conhecimento cientifico é cada vez mais valorizado.
Neste contexto, o papel das Ciências Naturais é o de colaborador para a compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como individuo participativo e parte integrante do universo.
Objetivo Geral
Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.
Objetivos Específicos
  • Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive;
  • Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.
Conteúdo Programático de Ciências Naturais – I Semestre
I Bimestre
  • 01 – Nosso Ambiente
  • 02 – Ambiente Escolar
  • 03 – Conservação do Ambiente
  • 04 – A água no ambiente escolar
  • 05 – Ainda a água
II Bimestre
  • 06 – Estados físicos da água
  • 07 – A chuva
  • 08 – O Jardim e a horta
  • 09 – Outros tipos de solo
  • 10 – A importância do ar
Ciências Naturais - II Semestre
III Bimestre
  • 01 – Ar em movimento
  • 02 – Hora da merenda
  • 03 – Os alimentos
  • 04 – Nosso corpo
  • 05 – Outros animais vertebrados
IV Bimestre
  • 06 – Animais que não têm coluna
  • 07 – Fungos e bactérias
  • 08 – Duas doenças: Malaria e doenças de Chagas
  • 09 – Saneamento básico
  • 10 – Fim do ano
DISCIPLINA: História
Apresentação
A formação cidadã se fundamenta no objetivo de fortalecer nos alunos o valor da democracia e da justiça social, levando os a adquirir gradualmente capacidade que lhes permitirão participar da vida coletiva. Os alunos serão mobilizados a discutir problemas da realidade em que vive refletindo sobre eles e formulando propostas possíveis de intervenção nessa realidade. Considerando que o estudo de História , pode ser uma ferramenta importante para o aluno compreender o mundo em que vive, respeitando as diferenças e atuando de forma consciente e responsável.
I e II Semestre
Objetivo Geral
Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia – a – dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
Objetivos Específicos
· Resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado também é importante para a compreensão do presente;
· Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço.
· Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo – a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia.
Conteúdo Programático de História – I Semestre
I Bimestre
· 01 – Você, criança
- Você tem uma identidade
- Você sozinho
- Você e os outros
- As pessoas contam como você
· 02 – O tempo passa
- Um dia na vida de uma criança
- Todos nós temos uma história
- Vivenciando as etapas da vida
II Bimestre
· 03 – Quantas famílias no mundo!
- A família
- Uma foto para o álbum da família
- Colaboração em família: ela começa com as pequenas coisas
- Enquanto isso, numa casa
- Vivenciando um costume de família
- Vivenciando regras de convívio social
· 04 – História da construção das casas
- Cabanas e tendas: as primeiras casas construídas (Projeto Oscar Niemayer)
- Das cabanas e tendas aos arranha – céus
- Quando as pessoas não têm um bom lugar onde morar
- Coisas que contam a historia da casa e da vida das pessoas.
História - II Semestre
III Bimestre
· 01 – O município se transforma
- O município tem história
- O governo do município
- O lazer no município de Vale Verde
· 02 - O cidadão consciente
- A união faz a força
- Saber escolher para melhor consumir
· 03 – A Escola
- Escola é sempre escola
- Estudar é uma grande oportunidade
· 04 – Trabalho em grupo
- Um projeto para trabalho em grupo
- As páginas do minilivro
DISCIPLINA: Geografia
I e II Semestre
Apresentação
O ensino de Geografia pode levar os alunos a compreenderem de forma mais ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente e propositiva. Para tanto, porém, é preciso que eles adquiram conhecimentos, dominem categorias conceitos e procedimentos básicos com os quais este campo do conhecimento opera e constitui suas teorias e explicações, de modo a poder não apenas compreender as relações socioculturais e o funcionamento da natureza às quais historicamente pertence, mas também conhecer e saber utilizar uma forma singular de pensar sobre a realidade: o conhecimento geográfico.
Objetivo Geral
Compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos , os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e acordos, que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de suas possibilidades, empenhar – se em democratizá – las.
Objetivos Específicos
· Desenvolver a capacidade de expressar - se de forma critica diante dos problemas sociais;
· Conhecer o meio social em que vive possibilitando-o descobrir a existência de realidades diferentes;
· Entender a evolução dos fatos históricos e geográficos do seu bairro, de seu município, do seu estado e de seu país como resultantes de um longo processo de transformação.
Conteúdo Programático de Geografia – I Semestre
I Bimestre
· 01 – Quantas crianças no mundo!
· 02 – Direito de ser feliz
II Bimestre
· 03 – Casas e mais casas ( Projeto Oscar Niemayer)
· 04 – Trabalhando com plantas
Geografia - II Semestre
III Bimestre
· 01 – Onde vivemos?
· 02 – Os sinais de trânsito
IV Bimestre
· 03 – Representando a sala de aula
· 04 – A Terra e o Sol
· 05 – Estudando a natureza
Metodologias Gerais
* As aulas serão desenvolvidas numa interação/ teria/ação, utilizando – se dos recursos abaixo:
- Dinâmicas de grupo;
- Aula dialogada e expositiva;
- Construção de mini – projetos e peças teatrais
- Utilização de recursos audiovisuais
- Trabalho individual e de grupo
Recursos Didáticos
- Filmes:
- Músicas;
- Quadro –giz;
- Fichas de Leitura;
- Fichas de produção de texto
- Jornais e revistas
- Jogos
Avaliação
“Melhor que ensinar é levar o outro a aprender” – Anísio Teixeira
A avaliação será processual e continua observando – se a evolução e a apropriação do conhecimento. Serão utilizados como procedimentos avaliativos os itens abaixo.
- Observação do crescimento individual e coletivo dos alunos;
- Trabalhos individuais e de grupo;
- Síntese de textos;
- Provas escritas;
- Produção de textos;
- Elaboração de mini – projetos;
Também será considerado o desenvolvimento de capacidade e atitudes inerentes ao exercício das atividades, como:
- Pontualidade;
- Assiduidade;
- Envolvimento com colegas e disciplina;
- Participação nas aulas;
- Capacidade de análise e síntese;
- Autonomia nos estudos.
Referência Bibliográfica
- PCN’s
- Um Jeito de Aprender 1º e 2º Semestre – Livro Adotado
- Novo - Aquarela do Saber (Apoio – Livro da Escola)
- Assim eu Aprendo (Apoio – Livro da Escola)
- Eu Gosto ( exemplar próprio)
- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)
- Revista Guia Prático para professores – Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio)
- Internet - Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário