Páginas

domingo, 6 de março de 2016

PLANO ANUAL 4º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

LÍNGUA PORTUGUESA (4° Ano )

OBJETIVOS

• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;

• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;

• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;

• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

· Participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;
· Apreciar textos literários;
· Recontar historias conhecidas, recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;
· Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;
· Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;
· Reescrever, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;
· Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;
· Revisar textos coletivamente com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.
EIXOS

HABILIDADES

Linguagem oral

 Leitura de imagens,

 Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,

 Roda de conversa,

 Declamar poesias,

 Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,

 Relatar experiências vividas,

 Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,

 Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal,

 Falar trava-línguas,

 Defender suas ideias com argumentação

Prática de leitura

 Leitura compartilhada diária,

 Roda de leitores,

 Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,

 Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,

 Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,

 Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,

 Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,

 Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida.

 Identificar e descrever personagens,

 Distinguir fala do narrador dos outros personagens,

 Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,

 Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual

 Consulta ao dicionário.




Prática Escrita e produção de texto

 Empregar letra maiúscula corretamente,

 Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,

 Utilização correta da pontuação,

 Grafia correta das palavras,

 Segmentação correta de frases e textos,

 Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância,

 Produzir texto e revisá-lo.


Conteúdos

1º BIMESTRE

 Produção de texto: conto

 Leitura, produção e interpretação

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

- Ortografia – gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.

- Acentuação Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

- Divisão silábica dos dígrafos

- Gramática

- Fonema e letra

- Encontro vocálico

- Dígrafo

- Silaba tônica

2º BIMESTRE

 Textos Lúdicos ou Reflexivos: trava-língua, parlendas, cantigas e textos descritivos

 Leitura, produção e interpretação

 Estrutura do texto

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

 Ortografia:palavras com som de x

 Gramática: substantivo e preposição,

- Revisão das acentuações

3º BIMESTRE

 Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas

- Leitura, produção e interpretação

- Estrutura do texto

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

 Ortografia: letras com c e s com o mesmo som, terminações com OSO e OSA.

 Gramática

- Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo

- Adjetivo e locução adjetiva

4º BIMESTRE

 Textos informativos e expositivos

- Leitura, produção e interpretação

- Estrutura do texto

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

 Ortografia: palavras com sc, sç,xc, s. z e x com som de z e terminações em EZ e EZA

 Gramática

 Verbo- conjugação, pessoa e número e tempos verbais

 Numeral

MATEMATICA

OBJETIVOS

• Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.

• Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.

• Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.

• Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.

• Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas.

• Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.

• Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprender com eles.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
· Ler,escrever,comparar e ordenar números pela compreensão das característica dos sistema de numeração;
· Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.
EIXOS

HABILIDADES

Operações com números

 Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações,

 Campo aditivo e multiplicativo,

 Compor e decompor números,

 Reconhecer ordens e classes,

 Citar o antecessor e sucessor dos números,

 Sistema monetário,

 Expressões numéricas,

 Cálculo mental,

 Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem.

 Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem

Espaço e forma

 Compor de decompor figuras geométricas planas,

 Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos,

 Associar sólidos ao seu molde.

 Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc).

Grandezas e medidas

 Estudo das medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície,

 Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro.

Tratamento da informação

Construir e interpretar tabelas e gráficos.


CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

 Números

- S.N.D até 1.000

- Leitura

- Escrita

- Composição e decomposição

- Ordem crescente e decrescente

- Sucessor e antecessor

- Algarismos romanos

- Números – ordens e classes

- Situações problemas

- Adição e subtração simples e com reserva

 Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas

 Espaços e formas: figuras planas e não-planas

2º BIMESTRE

 Números

 Adição e subtração com reserva

- Multiplicação com até 3 algarismos

- Situações problemas com as operações de: adição, subtração e multiplicação.

 Grandezas e medidas: medidas e Sistema monetário – em situações problemas

 Espaços e formas: paralelepípedo

 Tratamento de informação: Noções de gráficos


3º BIMESTRE

 Números

- Adição, subtração e multiplicação

- Divisão com 2 algarismos

- Situações problemas com as quatro operações

 Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração

 Grandezas e medidas: perímetros

 Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos

 Espaços e formas: Ângulos

4º BIMESTRE

 Números

- Multiplicação e divisão com 3 algarismos

- Situações problemas com as quatro operações

 Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração

 Grandezas e medidas: áreas de figuras planas

 Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos

 Espaços e formas: polígonos

CIÊNCIAS

OBJETIVOS

 Identificar e compreender as relações entre solo, água e os seres vivos,

 Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do individuo,

 Considerar o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo,

 Caracterizar os aparelhos existentes no nosso corpo.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:

 Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;

 Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;

 Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;

EIXOS

CONTEÚDOS

Ambiente

 Relação entre os seres vivos e o ambiente,

 Características da água, do ar e da atmosfera.

Ser humano e saúde

 Compreender as questões alimentares nos aspectos da higiene e propriedades alimentares e prevenção contra doenças,

 Estudar o corpo humano com seus sistemas e funções.

Recursos Tecnológicos

 Comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões , respeitando diferentes opiniões,

 Doenças de veiculação hídrica

 Meios de proliferação e transmissão de doenças

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

 Investigando a matéria

- Estados físicos

- Propriedades e transformações da matéria

 A água na terra

- Preservando a água no nosso planeta

- Estados físicos

- O ciclo da água

- A água e as misturas

 O ar e a atmosfera

2º BIMESTRE

 O alimento e os seres vivos

- Cadeias alimentares

- As relações ecológicas

- Os ecossistemas

 Nutrição do corpo humano

- Para que servem os alimentos

- Bons alimentares

- A digestão dos alimentos

3º BIMESTRE

 Atividades do corpo humano

- Atividades de: respiração, circulação e excreção

4º BIMESTRE

 A tecnologia e os alimentos

- Conservação e industrialização dos alimentos

- Movimentos do corpo humano: ossos, músculos e movimentos


HISTÓRIA

OBJETIVOS

 ·Sua identidade e origem na história;

 Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação do estado;

 Conhecer a os fatos históricos do estado

 Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade Escolar;

 Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:

 Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;

 Registrar informações pessoais;

 Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas


EIXOS

CONTEÚDOS

História das organizações populacionais

 Origem do Estado.

 Populações locais (indígenas)

 Organização do espaço,

 Os indígenas no RN,

 Colonização do RN.

Organização e lutas de Grupos Sociais e Étnicos.

 Movimentos que aconteceram no RN,

 Imposições culturais e religiosas no RN,

 Manifestações Culturais.

Organizações Políticas e Administrativas

 Ocupação do espaço do RN,

 Confederação dos Índios Cariris,

 Revoltas pela Independência

 Abolição dos escravos Brasil e RN,

 Governos do estado do RN,

 Poderes( executivo, legislativo e judiciário).

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

 Os povos indígenas do Brasil

 Descobrimento

 Os povos africanos

 Origem do RN: população e colonização

 Organização do espaço do RN.

2º BIMESTRE

 Movimentos que aconteceram no RN,

 Imposições culturais e religiosas no RN,

 Manifestações Culturais

3º BIMESTRE

 Movimentos que aconteceram no RN,

 Imposições culturais e religiosas no RN,

 Manifestações Culturais

4º BIMESTRE

 Abolição dos escravos Brasil e RN,

 Governos do estado do RN,

 Poderes( executivo, legislativo e judiciário).

Observação: Trabalhar as datas comemorativas em todos os bimestres

GEOGRAFIA
OBJETIVOS

 Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo;

 Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;

 Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

 Conhecer o Estado – lugares e sociedade;

 Identificar os limites e governo do Estado;

 Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do nosso Estado;

EIXOS

CONTEÚDOS

Paisagens urbanas e rurais

 A construção do espaço do RN

Espaço geográfico do RN

 Natureza, economia do RN

Cartografia

 Estudo do mapa do RN e sua localização em relação ao pais.



1º BIMESTRE

· A Terra ( livro)
- Conhecendo o nosso planeta
- A forma e os movimentos

- Oceanos e continentes

· A representação da Terra
- Mapas
- A representação do espaço no papel

· A localização no planeta Terra
- Paralelos e meridianos
- Os lugares e a sua localização

2º BIMESTRE

· A geografia e o Rio Grande do Norte
- O RN e a região nordeste
- O RN na América do sul e no mundo

3º BIMESTRE

· A construção do espaço do RN
- As nações indígenas
- Ocupação e colonização do espaço do RN.

4º BIMESTRE

 O RN: natureza e economia

ARTES

OBJETIVO

· Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.
OBJETIVO COMPORTAMENTAL

· Que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas.
· Música
· Dança
· Teatro
· Linguagem visual: desenhos, criação de livrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
· Linguagem de representação: máscaras, caracterização do aluno, teatro, dança.
· Linguagem sonora: músicas, danças, coreografias, paródias.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)

O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.

Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações.

EDUCAÇÃO FÍSICA.

OBJETIVO

· Proporcionar aos alunos atividades de recreação, desenvolvendo a coordenação, cooperação, respeito e várias outras habilidades, estimulando a sua participação, independente do resultado.
OBJETIVO COMPORTAMENTAL

· Que o aluno participe de forma criativa e dinâmica de todas as atividades propostas.
CONTEÚDOS

· Ginástica
· Danças
· Jogos
· Brinquedos cantados e cantigas de roda
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS (ANUAL)

As atividades físicas serão desenvolvidas através de ginásticas, envolvendo a flexibilidade do corpo em brincadeiras com: alongamento, aquecimento, equilíbrio, arremesso utilizando bolas, colchões e cordas.

- Coreografias diversas envolvendo ritmos variados;

- Iniciação aos jogos esportivos;

- Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização

ENSINO RELIGIOSO

As aulas de Ensino Religioso serão ministradas de acordo com a Lei nº 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Os temas das aulas serão partindo da busca de construção de valores sólidos para o aluno enquanto cidadão,utilizando-se de textos e atividades interdisciplinares, embasadas nos Parâmetros Curriculares ( Temas Transversais) e Valores definidos na Proposta Pedagógica da Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário