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domingo, 6 de março de 2016

PLANO ANUAL DO 5ºANO

PLANO ANUAL DE 4ªSÉRIE / 5º ANO
Português
Objetivo Geral
Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e escuta), da linguagem escrita (leitura e produção escrita de textos), considerando a análise e reflexão sobre a língua e linguagem no processo ensino-aprendizagem.
Desenvolver a capacidade de:
 Participar de situações de intercâmbio oral;
 Planejar e participar de situações de uso da linguagem oral;
 Apreciar textos literários;
 Selecionar textos de acordo com o propósito de sua leitura;
 Utilizar recursos para compreender ou separar dificuldades de compreensão durante a leitura;
 Reescrever ou produzir textos de autoria utilizando procedimentos de escritor;
 Revisar textos em parceria com os colegas;
 Revisar textos do ponto de vista ortográfico.
Conteúdo
 Texto instrucional
 Texto jornalístico
 Texto científico
 Contos de fada, fábulas, poesias, lendas, mitos, crônicas, artigo de opinião, paródias, história em quadrinhos, anúncios e propagandas, carta/bilhetes/e-mail, trava língua, adivinhas e parlendas.
Produção de texto
 História (criada, reproduzida, fábula, em quadrinhos, partindo de gravuras, continuada...), Quadrinhas, Poesias (com rima e sem rima), Receita, Dissertações, Slogan, Livros, Descrições, Biografias, Bula, Narração, Propaganda, Música, Lista de compras;
 Carta, bilhete, telegrama, convite, anúncio, pesquisa, entrevista, diálogos, narração de filmes.
 Uso da vírgula, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação.
 Leitura silenciosa, oral, em grupos.
 Ficha de leitura: oral e escrita.
 Interpretação oral, escrita e com desenhos.
 Alfabeto, encontro vocálico, ditongo, tritongo, hiato, classificação quanto ao número de sílabas, sílaba tônica, substantivos, artigos, flexão dos substantivos (número, gênero e grau, singular e plural, masculino e feminino, aumentativo e diminutivo), adjetivo, numeral, pronomes, verbos, advérbios.
 Acento agudo e circunflexo, acentuação de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, encontro consonantal, dígrafos, hífem, uso do cedilha.
Uso do dicionário para pesquisar palavras com letras: g ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ni, ga, gue, gui, go, gu, ce, ci, se, si, ca, que, qui, co, cu, ar, er, ir, or, ur, xz, xs, l/u, ã, ão, am, na, m antes de p e b, s, ss, ç.
 Pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, educação sexual, ética,
Metodologia
 Contar história aos alunos para que façam a reprodução da mesma.
 Ouvir histórias em Cds.
 Apresentar histórias em quadrinhos no retro-projetor e depois sugerir que criem a sua história.
 Apresentar em folha fotocopiada um desenho que dê uma idéia de história com início, meio e fim.
 Fornecer material para o aluno com o início da história, o meio e o fim e ele deverá continuar estas partes.
 Escrever palavras para que delas o aluno crie uma história.
 Um grupo faz as palavras e outro faz as rimas. Depois da volta ao’ grupo inicial, criar um texto poesia com rimas.
 Apresentar vários exemplos de poesias sem rimas para que o aluno leia e possa criar.
 Criar quadrinhas e versinhos em datas comemorativas, como dias das mães, pais, criança, etc.
 Explicar como se faz uma dissertação usando argumentos corretos, dando sua opinião.
 Fazer comentários partindo de gravuras.
 Estatuto da criança e do adolescente.
 Produzir receitas de comida, chá... contendo “ingredientes” e modo de preparo, também para melhorar o Brasil.
 Trabalhos em grupo.
 Experiência.
 Entrevista.
 Apresentar bulas de remédios e pedir para que os alunos criem bulas: com indicações, modo de usar, precauções...
 Criação de livros com ilustrações.
 Gincana das melhores produções.
 Aula na biblioteca e depois fazer a ficha de leitura escrita do livro que leu.
Descrever: objetos, animais, pessoas, bairro, município, estado (todos com ilustrações).
 Apresentar biografias: do próprio aluno, do pai, da mãe, de autores de livros...
Narrar histórias e escrevê-las, filmes, jogos de futebol, novela, programas de TV...
 Música: cantar, trocar a letra, criar novas músicas; Karaoquê; Cantos didáticos.
 Fazer propagandas de comércio, da escola, de produtos, outdoors.
 Criar slogans que tenham mensagens para conscientizar o povo brasileiro.
 Fazer lista de compras dos alimentos que a família consome durante um mês, pesquisar os preços e comparar com o salário mínimo.
 Partes de uma carta, bilhete, telegrama, convite, etc.
 Escrever carta ao amigo, e-mail.
 Carta cifrada.
 Escrever carta para empresas elogiando a criação de algum produto.
 Levar as cartas até o correio para que possam ser enviadas.
 Criar bilhete para um vizinho, professora, amigo, mãe...
 Correio na escola.
 Escrever convites para festa de aniversário, páscoa, criança, etc.
 Criar anúncios: observar os anúncio em jornais e criar anúncios de vendas, compra, aluguel.
 Pesquisa sobre o animais em geral: onde vivem, como se alimentam...
 Elaborar perguntas e entrevistar colegas, pessoas idosas do bairro, etc.
 Diálogos com pessoas.
 Partindo dos textos criados, escolher os melhores para fazer parte de um livro.
 Uso da sala de informatica.
 Dramatizações.
 Leitura silenciosa, crítica, argumentativa, em duplas, em grupos, gincana de leitura, leitura de jornais, revistas, dos textos criados pelos alunos, de textos informativos de livros, cartazes, pesquisas, ficha de leitura oral, leitura cantada de frases (em voz baixa, média e alta), com pontuação. Jogral, análise dos textos.
 Discussões orais dos textos, compreensão dos textos lidos, interpretação oral e escrita, leitura e interpretação das entrelinhas do texto, argumentação, entendimento e extrapolação dos textos.
 Uso do dicionário, retirar do texto as palavras como: substantivos, verbos...
Exposição de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc.
 Cartazes com regras de ortografia, ditados de palavras, pesquisa nos textos das palavras estudadas, exercícios de fixação, gincana no quadro, batata quente.
 Fazer a correção dos textos criados no quadro coletivamente e no caderno.
Recursos
 Livros didáticos e paradidáticos.
 Meios de comunicação audiovisuais.
 Revistas, jornais, folhetos e propagandas.
 Biblioteca
 Sala de informática
 Estudo do meio
Avaliação
 Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto incial, quanto processual e final.
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.


MatemáticaObjetivo geral
Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal considere os cinco blocos temáticos: números, operações, espaço e forma, grandeza e medidas e tratamento da informação.
Desenvolver nos alunos a capacidade de:
 Empenhar-se na realização das atividades propostas, utilizando todo o conhecimento construído quando se requer a resolução de situações problema;
 Expor suas dúvidas e reconhecer a necessidade de rever o que ainda não aprendeu;
 Utilizar-se de estratégias pessoais para resolver determinado problema, dispondo-se a expor suas idéias;
 Interagir, estabelecendo uma postura de escuta atenta para entender as explicações do professor e/ou colega;
 Formular argumentos, expondo-os a fim de que sejam validados ou refutados pelos colegas, avançando cada vez mais na linguagem matemática;
 Reconhecer tanto os seus avanços quanto a necessidade de continuar aprendendo.
Conteúdo
 Origem dos números;
 Numeração egípcia;
 Numeração romana;
 Sistema de numeração decimal (comparar com outros sistemas);
 Números pares e ímpares;
 Ordem crescente e decrescente;
 Antecessor e sucessor;
 Valor posicional;
 Idéia de número e numeral;
 Leitura e escrita de numerais;
 Composição e decomposição de números;
 Números ordinais;
 Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
 Prova real;
 Expressões numéricas;
 Sentenças matemáticas;
 Situações problema envolvendo as 4 operações;
 Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, sêxtuplo;
 Múltiplos e divisores;
 Sistema monetário brasileiro - Real e centavos de real;
 Formas de uso do dinheiro;
 Números irracionais;
 Frações - noção, problemas, adição, subtração, multiplicação e divisão;
 Porcentagem;
 Sistema de medidas:
 medidas de tempo, de comprimento, de massa, de capacidade, de superfície, de áreas;
 Geometria: noções fundamentais – retas, semi-retas, linhas abertas e fechadas, tipos de triângulo, quadrilátero, circunferência, o círculo, sólidos geométricos, gráficos e interpretação de dados.
Metodologia
 Trabalhos em grupo e individual;
 Leitura
 Pesquisa
 Dramatização
 textos informativos
 contagem em grupos
 Exercícios e atividades de fixação
 Jogos
 escrita de números
 exercícios com situações problema
 trabalho com fotocópia do dinheiro (Real)
 Entrevistas
 Preenchimento de cheques
 Leitura e escrita dos valores
 Gincanas
 Uso de instrumentos de medida (uso de litro, réguas calendário, relógio, balança para trabalhar medidas)
 Construir retas e semi-retas
 Calcular a superfície (escola, casa, etc)
 Criar situações problema com os assuntos estudados
 levantamento de informações
 Registro de dados
 Riscussões
 Troca de idéias
 Produções de texto
 Interpretar dados partindo da realidade (tabelas, gráficos, etc)
Avaliação
 Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.

Geografia
Objetivos
 Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza, na construção d diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras;
 Reconhecer e compreender algumas das consequências das transformações causadas pela ação do homem;
 Reconhecer, refletir e utilizar as tecnologias da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens e na contrução da vida em sociedade;
 Utilizar a linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicação de direção e distância, orientação e proporção para garantir a legitimidade;
 Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente reinvindicando o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
 Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.
Conteúdos
 O espaço urbano e o espaço rural;
 Os transportes e as comunicações;
 A dinâmica da natureza;
 A população e as regiões do Brasil.
 Mapas
Metodologia
 Uso do quadro;
 Criar conceitos coletivamente, textos informativos, debates, questionamentos;
 Desenhos da casa, do caminho de casa à escola;
 Entrevista, fotografias antigas e atuais;
 Linha do tempo;
 Criação de mapas do município e do estado com legendas;
 Localização da cidade, Estado, regiões e país;
 Mapas ;
 Confecção de mapas;
 Anotações, atividades, jogos;
 Pesquisas;
 Localizar no mapa as principais atividades produtivas agrárias e pecuária;
 Relacionar as principais atividades econômicas;
 Estudos em grupos, diálogos, exercícios, leitura, cartazes em grupos, brincadeiras.
Avaliação
 Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.


História
Objetivos
 Reconhecer relações sociais
 Reconhecer a existencia de diversas fontes históricas e necessidades de marcar a passagem no tempo e espaço
 Reconhecer a importania da participação das pessoas em movimentos populares, sociais, políticos e ambientais

Conteúdo
 A formação do povo brasileiro: indígenas, africanos, europeus e asiáticos. A importância da biografia e da narrativa histórica;
 A história da vida pública no Brasil, sob uma perspectiva cronológica, do Brasil colonial aos dias de hoje;
 Descobrimento;
 Colonização;
 Mineração;
 Trabalho escravo;
 Café;
 Independência
 República;

Metodologia

 Exploração oral;
 Pesquisas dirigidas sobre os temas, levantamento de questões, relatos e registros de informações;
 Desenhos, recortes e colagens;
 Propor questionamentos, informar sobre dados desconhecidos e organizar pesquisas e investigações;
 Criar conceitos coletivamente, textos informativos, debates, questionamentos;
 Relacionar as principais atividades econômicas com o desenvolvimento social e cultural de cada período histórico;
 Estudos em grupos, diálogos, exercícios, leitura, cartazes em grupos, brincadeiras.
 Linha do tempo;
 Uso de recursos midiáticos

Avaliação
 Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.




Ciências
Objetivos
 Compreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra;
 Reconhecer e identificar os componentes: ar, água e solo no Planeta Terra;
 Reconhecer a necessidade de preservarem ambientes e de recuperar os que já foram destruídos;
 Compreender as necessidades vitais dos seres humanos, relacionando a necessidade de alimentos para o sustento, desenvolvimento, manutenção e obtenção de energia para o corpo;
 Identificar comportamentos de higiene física, mental e social, fundamental para o estado de saúde.
Conteúdo
 Universo e Sistema Solar;
 Planeta Terra;
 Solo, ar e água;
 Meio ambiente e preservação ambiental;
 Poluição;
 Corpo humano e seus sistemas.

Metodologia
• Exploração oral;
• Discussão de pesquisas;
• Levantamento de questões;
• Reflexão e discussão em grupo;
 Relatos de experiências pessoais;
 Projetos de estudos;
 Seqüências de atividades;
 Estudo de textos;
 Experimentos ;
 Uso de recursos midiáticos.

Avaliação
 Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.

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