Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2016

PLANO ANUAL 2º E 3º ANO 2016


Objetivos de Linguagem



Conteúdos

Estratégias:

Avaliação
·         Ler e reconhecer diversos tipos e gêneros de textos;
·         Valorizar a leitura literária como fonte de apreciação e prazer;
·         Utilizar a linguagem oral com fluência, expressando e defendendo seu ponto de vista;
·         Utilizar os conhecimentos gramaticais no aperfeiçoamento da linguagem escrita;
·         Utilizar e adequar os conhecimentos ortográficos no aperfeiçoamento da linguagem escrita;
·         Desenvolver a capacidade de aproveitar a leitura como fonte de informação e recreação;
·         Ler e fazer antecipação e inferência no texto;
·         Desenvolver a capacidade de desenvolver mentalmente o pensamento e exprimi-lo por escrito; 
·         Produzir textos com coerência utilizando os recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e por outros organizadores textuais;
·         Utilizar o dicionário para superar as dúvidas relacionadas ás demais questões gramaticais e ortográficas na produção e revisão de textos.
*       Leitura: regras de instrução, receita, bilhetes, cartas, informativos, propaganda, anúncios, poesias, biografias, quadrinhos e letras de música;
Interpretação dos diversos textos;
*       Escrita: Produção de textos: individualmente, em dupla e coletivamente;
Ortografia: f e v, p e b, t e d, r inicial, r brando e r dobrado, s inicial e depois de consoante, z e s com som de z, s e z finais, ç e s dobrado, ce-ci e ç, ch, lh, nh, h inicial, ge e gi, je e ji, l e u, m antes de p e b, n antes de consoantes,  e i ou o e u, gu e qu, gua e guo e guão, qua e quo e quão, ns, lh e li, til, mal x e ch, am e ao, x com som de s, cs e z, xc, sc.
*       Gramática: alfabeto maiúsculo e minúsculo, classificação das sílabas, encontro vocálico, encontro consonantal, dígrafo, classificação quanto a posição da sílaba tônica, acento agudo e circunflexo, sinais auxiliares (hífen, til, e cedilha), pontuação (vírgula, ponto, e travessão), artigo, substantivo: próprio, comum e coletivo, número de substantivo, palavras simples e compostas, adjetivo, numeral, verbo:
*       Frases: interrogativa, exclamativa, declarativa, afirmativa, negativa.
*       Leitura individual e coletiva;
*       Atividades diversificadas;
*       Reescrita de textos;
*       Recortes e colagens;
*       Produção de textos coletivos, em duplas e individuais;
*       Revisão de texto;
*       Uso de dicionário.
ü  A avaliação ocorrerá continuamente, vinculada as atividades do dia-a-dia da sala de aula, possibilitando reflexão continua sobre o processo de aprendizagem.
ü  Serão utilizados registros escritos, periodicamente, para uma ampla observação do desenvolvimento dos alunos.

Objetivos de Matemática

Conteúdos

Estratégias:

Avaliação

·         Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta;
·         Compreender e aplicar técnicas de resolução de adição sem reserva e com reserva e de subtração com recurso, multiplicação simples e divisão;
·         Aplicar os conhecimentos de adição, subtração, multiplicação e divisão na resolução de situações-problemas;
·         Identificar e interpretar situações-problemas;
Interpretar e construir tabelas e gráficos;
·         Compreender e resolver situações-problemas que envolva gráficos e tabelas;
·         Identificar o sistema monetário brasileiro;
·         Comparar figuras geométricas identificando suas características e estabelecendo relações de semelhanças e diferenças entre elas;
·         Reconhecer os sistemas de medida e utilizar as unidades convencionais em contextos matemáticos, domésticos;
·         Reconhecer números fracionários no dia-a-dia.

§  Sequencia numérica;
§  Sistema de numeração decimal;
§  Técnicas operatórias: adição sem reserva e com reserva, subtração com recurso, multiplicação simples e divisão;
§  Sistema monetário;
§  Sistema de medidas: tempo, comprimento,
       capacidade/volume e massa;
§   Fração;
§  Formas geométricas e sólidos geométricos;
§  Numeração romana;
§   Números primos;

*       Material dourado;
*       Atividades xerocadas;
*       Atividades mimeografadas;
*       Livro didático;
*       Experiências;
*       Atividades em grupo;
*       Construção de sólidos.
ü  A avaliação ocorrerá continuamente, vinculada as atividades do dia-a-dia da sala de aula, possibilitando reflexão continua sobre o processo de aprendizagem.
ü  Serão utilizados registros escritos, periodicamente, para uma ampla observação do desenvolvimento dos alunos.

Objetivos de Ciências

Conteúdos

Estratégias

Avaliação
·         Compreender a natureza como um conjunto dinâmico;
·         Identificar as relações entre ciência, tecnologia e mudanças nas condições de vida;
·         Compreender a tecnologia como meio para suprir as necessidades humanas;
·         Utilizar conceitos científicos básicos associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;
·         Entender a saúde como um bem individual que deve ser garantido pela sociedade;
·         Compreender o corpo humano como um conjunto integrado e a saúde como bem-estar físico e psíquico;
·         Relacionar a falta de asseio e higiene com a ocorrência de doenças;
·         Compreender a importância da coleta e do tratamento de água e de esgoto para a promoção e manutenção da saúde.
·         Caracterizar materiais recicláveis e processos de tratamento de alguns componentes do lixo (orgânico e inorgânico).
·         Confrontar as suposições individuais e coletivas com as informações obtidas;
·         Valorizar a vida em sua diversidade e também a preservação do meio ambiente.


§  Saneamento básico;

§  Higiene alimentar;

§  Higiene pessoal;

§  Recursos naturais, meio ambientes;

§  Ecologia;

§  Recursos tecnológicos;

§  Sol, Lua e Terra;

§  Três RS: reciclar, reutilizar e reaproveitar;

§  Corpo humano;

§  Saúde.
*       Buscar informações por meio da observação direta e indireta, da experimentação, de entrevistas e visitas;
*       Organizar e registrar as informações por meio de desenhos, quadros, tabelas, esquemas, gráficos, listas, textos e maquetes.
*       Atividades diversificadas;
*       Vídeo;
*       Leitura de textos informativos, jornalísticos;
*       Confecção de cartazes;
*       Pesquisas;
*       Trabalho em grupo;
*       Experiências.
ü  A avaliação ocorrerá continuamente, vinculada as atividades do dia-a-dia da sala de aula, possibilitando reflexão continua sobre o processo de aprendizagem.
ü  Serão utilizados registros escritos, periodicamente, para uma ampla observação do desenvolvimento dos alunos.
Objetivos de História
Conteúdos
Estratégias
Avaliação
·         Entender a noção de tempo histórico, no qual os acontecimentos se sucedem;
·         Reconhecer e compreender diferentes formas de medir o tempo;
·         Conhecer e compreender a colonização brasileira;
·         Conhecer alguns aspectos econômicos, políticos e culturais relacionados ao comércio (pau-brasil, açúcar, ouro, café);
·         Compreender a formação territorial brasileira;
·         Conhecer aspectos da cultura brasileira originada pela cultura indígena;
·         Desenvolver respeito e tolerância, rejeitando atitudes de preconceitos, discriminação e racismo de qualquer forma;
·         Reconhecer a formação da população brasileira como resultante da mistura de povos;
·         Reconhecer a pluralidade, a diversidade histórica e cultural na sociedade brasileira;
§  O homem e o tempo;
§  Conhecimento histórico sobre você;
§  Memória de outros tempos;
§  Linha do tempo;
§  Os povos indígenas e a ocupação territorial;
§  Escravidão;
§  Imigrantes.
*       Leitura de textos;
Pesquisa;
*       Registros por escrito, cartazes e desenhos;
*       Filmes;
*       Dramatização;
*       Atividades extraclasses (passeio).
ü  A avaliação ocorrerá continuamente, vinculada as atividades do dia-a-dia da sala de aula, possibilitando reflexão continua sobre o processo de aprendizagem.
ü  Serão utilizados registros escritos, periodicamente, para uma ampla observação do desenvolvimento dos alunos.
Objetivos de geografia
Conteúdos
Estratégias
Avaliação

·         Conhecer aspectos gerais do modo de ser e de viver de povos que vivem no Brasil;
·         Reconhecer a presença de outros povos (indígenas, europeus, africanos e asiáticos) na formação do povo brasileiro e suas influencias na cultura brasileira de uma foram geral;
·         Reconhecer que as pessoas se deslocam pelo território e que esse deslocamento é chamado fluxo migratório;
·         Conhecer dados numéricos da população brasileira da atualidade e do passado;
·         Conhecer e identificar as paisagens urbanas e suas transformações ao longo do tempo;
·         Identificar as regiões do Brasil;
·         Ler e interpretar mapas;

§  Influencias culturais;
§  Formação étnica e cultural do povo brasileiro;
§  Migração e imigração;
§  Dados numéricos da população brasileira no presente e no passado;
§  Processo de urbanização do território brasileiro;
§  Paisagens urbanas e suas transformações;
§  Divisão regional do Brasil;
§  Mapa como representação do espaço, uma construção humana ao longo dos tempos.

*       Leituras de diversos textos;
*       Mapa Mundi, do Brasil,do Nordeste e do Ceará.
*       Pesquisa;
*       Confecção de cartazes;
*       Filmes ou desenhos;
*       Registro por escrito ou oral;
*       Recursos tecnológicos.
*      Atividades extraclasses (passeios).
ü  A avaliação ocorrerá continuamente, vinculada às atividades do dia-a-dia da sala de aula, possibilitando reflexão continua sobre o processo de aprendizagem.
ü  Serão utilizados registros escritos, periodicamente, para uma ampla observação do desenvolvimento dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário