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sábado, 4 de junho de 2016

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ampliar o repertório de jogos presentes no universo das tradições culturais.
Conhecer diferentes tipos de jogos. Respeitar as regras do jogo estudado.
Desenvolver a percepção, atenção e concentração.
Produzir textos e desenhos.
Vivenciar jogos.
Duração das atividades
1 semana
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
 jogos tradicionais.
Regras do jogo estudado.
Percepção, atenção e concentração.
Produção de textos e desenhos.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1


Converse com as crianças sobre os tipos de jogos que elas conhecem e estão presentes no universo das tradições culturais. Depois as crianças poderão fazer uma lista dos jogos citados. Para ampliar o repertório de jogos, mostre alguns jogos que tenha disponível na escola, leia as regras de como se joga ( pode ser jogos de perseguição, jogos de advinha, jogos de mesa, jogos online).
  
Fonte:
http://www.google.com.br/images?q=jogos+matematicos&hl=pt-BR&biw=1333&bih=525&prmd=iv&source=lnms&tbs=isch:1&ei=ZZIKTcbpIcWt8Aam5PChAQ&sa=X&oi=mode_link&ct=mode&ved=0CBcQ_AU

ATIVIDADE 2

Para que as crianças conheçam outros jogos realize uma pesquisa na internet, no laboratório de informática da escola. As crianças irão pesquisar alguns tipos de jogos e escolher aqueles que ainda não conhecem ou brincaram. Cada dupla deve escolher um jogo para apresentar ao grupo, eles irão escrever as regras dos jogos e explicarão as jogadas.
Sites para pesquisa:
http://www.somatematica.com.br/matkids.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Jogos
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/
http://www.somatematica.com.br/jogos.php

 ATIVIDADE 3

Sugerimos o jogo do sudoku. Leia as regras do jogo. Depois que as crianças aprenderem esse jogo peça para elas, em duplas, criarem um jogo de sudoku. Promova momentos para as duplas jogarem, trocarem entre si os jogos que inventaram.
SUDOKU

Regras do Sudoku



Sudoku e jogado numa malha de 9x9 quadrados, dividida em submalhas de 3x3 quadrados, chamada "quadrantes":   - Sudoku inicia com alguns dos quadrados ja preenchidos com números: - O objetivo do Sudoku e preencher os quadrados vazios com números entre 1 e 9 (apenas um número em cada quadrado) de acordo com o seguinte:
1. Número pode aparecer apenas uma vez em cada linha:
2. Número pode aparecer apenas uma vez em cada coluna:
3. Número pode aparecer apenas uma vez em cada quadrante:
- Resumindo: um número pode aparecer apenas uma vez na linha, na coluna.
Fonte:http://www.sudoku.name/rules/pt

 

ATIVIDADE 4

Com os jogos pesquisados organize um inventário de jogos. As crianças irão organizar fichas com as informações sobre os jogos, registrando as regras, modelo, desenhos. Pode-se organizar as fichas em pasta colecionador ou em caixas. Organize um momento para que as crianças possam ensinar a outras crianças da escola os jogos que elas aprenderam.
 
Fonte:
http://www.google.com.br/images?q=jogos+matematicos&hl=pt-BR&biw=1333&bih=525&prmd=iv&source=lnms&tbs=isch:1&ei=ZZIKTcbpIcWt8Aam5PChAQ&sa=X&oi=mode_link&ct=mode&ved=0CBcQ_A
Recursos Complementares
LINK
http://criancas.terra.com.br/
http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/
TIPOS DE JOGOS
JOGOS DE FAZ-DE-CONTA
Envolvem a representação e a elaboração de papéis (como, por exemplo, médico, feirante, manicure...); brincadeiras de escolinha ou de casinha quando a criança pode assumir diversos papéis; brincadeiras de teatro, mímica, fantoches.
CONSIDERAR: Que este é o espaço para imitar, fantasiar e simular acontecimentos. DICAS: Estas brincadeiras são muito ricas e o adulto deve evitar intervenções. Uma conversa com o grupo após a brincadeira, deixando-os à vontade para descrever (ou não) os papéis e as situações representados, tendem a ser experiências muito ricas.
JOGOS DE CONSTRUÇÃO
 Acontecem quando as crianças usam, transformam objetos e materiais variados (blocos ou sucatas, por exemplo) e criam novos produtos (parque de diversões, fazenda, engenhocas...)
CONSIDERAR: Nestes jogos as crianças começam a entrar em contato com o mundo social e a desenvolver níveis mais complexos de inteligência através do desenvolvimento de suas capacidades de antecipar situações, movimentos e elaborar propostas e possibilidades que podem ou não se concretizar. Estes jogos também possibilitam maiores oportunidades de cooperação entre as crianças.
DICAS: Para estes jogos devemos considerar a faixa etária aproximada da criança e observar se ela consegue, a seu modo, participar da brincadeira. É necessário que haja uma relação saudável entre o erro e o acerto, sem que a criança se sinta desestimulada a brincar. Não devemos esperar que ela brinque por horas a fio com estes materiais. Ela determina seu tempo. Fique atento para auxiliá-la com a solução de problemas, mas não tenha expectativas pautadas no modelo adulto.
JOGOS DE REGRAS
São aquelas brincadeiras que combinam aspectos motores-exploratórios (movimento corporal e sensações) e/ou aspectos intelectuais, com competição dos jogadores e regras pré-estabelecidas.
CONSIDERAR: Os jogos de regras começam a ser explorados pelas crianças, geralmente, entre os 4 e 7 anos. Pega-pega, futebol, jogo do lenço-atrás são alguns exemplos. O xadrez, dama, dominó e jogos de percurso são exemplos da outra forma de combinação. Esses jogos também auxiliam no desenvolvimento das regras sociais. Quando as crianças são submetidas às regras do jogo, elas vivenciam tais regras transpondo-as para outras situações e brincadeiras.
DICAS: É importante que as regras sejam apresentadas aos participantes antes do início do jogo de forma clara. Elas devem ser mantidas, tornando-se um desafio aos jogadores. Observar se todos entenderam as regras, se sugerem variações deste mesmo jogo com novas regras e se desejam batizar este novo jogo com nomes escolhidos pelo grupo.
JOGOS COOPERATIVOSO
 importante é... que todos participem, aproveitem , aprendam, deleitem-se.
CONSIDERAR: O individualismo e a riqueza material tornaram-se mais importantes para o homem pós-moderno que valores como a união, a cooperação, a paz, a responsabilidade e a organização. A cultura da sociedade ocidental é baseada no consumo e orientada para a produtividade, portanto dentro deste contexto, muitas vezes o único caminho que vemos é o da competição. Se acreditarmos que a competição é o único e natural caminho, caímos numa grande armadilha, afinal aquilo em que acreditamos é aquilo o que construiremos. Com relação ao desempenho acadêmico, uma série de estudos demonstra que crianças de várias classes socioeconômicas têm maior sucesso em áreas como matemática,  desenvolvimento vocacional e leitura quando estão trabalhando junto com seus colegas sob uma estrutura de objetivos cooperativos em vez de individualistas ou competitivos.
DICAS: A competição muito presente promove a comparação entre as pessoas e acaba por favorecer a exclusão baseada em critérios não discutidos mas apropriados por todos. Um ambiente competitivo aumenta a tensão e a frustração e pode desencadear comportamentos agressivos.
 *FONTE: São Paulo (SP), Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. São Paulo é uma escola - Manual de Brincadeiras/ Secretaria Municipal de Educação. - São Paulo : SME / DOT, 2006.
FONTE:http://falandodaeducacao.blogspot.com/2009/09/quais-sao-os-diferentes-tipos-de-jogos.html
Avaliação
Professor (a) organize uma planilha com o nome dos jogos.  Por meio de observações, registre na planilha como as crianças participaram dos momentos com  jogos; se conseguiram compreender e respeitar as regras dos jogos estudados.

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