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quinta-feira, 28 de julho de 2016

APRENDENDO LIBRAS COM JOGOS EDUCATIVOS


JOGO DOS SINAIS
O  tabuleiro é parecido com o do tradicional jogo “ludo”, mas as regras são originais !

 Conversas, Reflexões e Prática Educativa de uma Educadora.

Diante da necessidade de novas formas de aprender e ensinar, procurei pesquisar jogos que pudessem ser adaptados ao trabalho pedagógico que facilitasse a aplicação e entendimento da linguagem de sinais. Achei interessante o tradicional jogo de Ludo e adaptei a proposta para Libras. Foi um sucesso em sala de aula. Apresentei o jogo aos alunos e espontaneamente foram elaborando comigo as regras necessárias. Gratificante o resultado obtido com o recurso pedagógico elaborado; percebi o quanto as crianças estão utilizando com competência  acertadamente libras, tudo em meio, a ludicidade do jogo educativo.
                         Professora de Libras - Gilciane Paixão do Nascimento


RECURSOS MATERIAIS UTILIZADOS
 
Papel-cartão branco
Cenetas hidrocor
Régua
Cola
Tampas de garrafa pet
Papel colorido
Papel contact


 
                            REGRAS DO JOGO DE SINAIS
Como jogar
  • Número de participantes : 2 a 4 
  • A primeira criança joga o dado, anda o número de casas indicadas , observa o sinal em libras na figura do tabuleiro; reproduz  em gestos e oralmente o significado. Caso acerte, fica no lugar aonde estar, se errar volta ao lugar onde estava.
  • Se cair em uma casinha preta, fica uma rodada sem jogar.
  • Se cair na casinha azul, fica duas rodas sem jogar.
  • Vence quem levar primeiro seus quatro pininhos até o centro do tabuleiro.


Jogo educativo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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Jogos educativos para além da parte lúdica, os jogos educacionais facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação. Incitam á resolução dos problemas propostos permitindo ao utilizador raciocinar e estimular as suas capacidades cognitivas, literária, assim como desenvolver a sua coordenação motora e reflexiva.
Jogos educativos são aqueles que estimulam e favorecem o aprendizado de crianças e adultos, através de um processo socialização que contribui para a formação de sua personalidade. Eles visam estimular o impulso natural da criança (e adulto) a aprender. Para isso, os jogos educativos mobilizam esquemas mentais, estimulam o pensamento, a ordenação de tempo e de espaço, ao mesmo tempo em que abrangem dimensões da personalidade como a afetiva, a social, a motora e a cognitiva. Eles também favorecem a aquisição de condutas cognitivas e desenvolvimento de habilidades como coordenação, destreza, rapidez, força e concentração.
A palavra jogo é originária do latimiocusiocare e significa brinquedo, divertimento, passatempo sujeito a regras, entre outros. De acordo com Leal (2005), o jogo é uma atividade lúdica em que crianças e/ou adultos participam de uma situação de engajamento social num tempo e espaços determinados, como características próprias delimitadas pelas próprias regras de participação na situação “imaginária”.
A maior parte dos jogos educativos é voltada para o público infantil. Existem dois grupos principais de jogos infantis: os de enredo e os de regras. Os jogos de enredo também são chamados de jogo imaginativo, de faz-de-conta, de papéis, simbólico ou sócio-dramático. Os jogos de enredo visam promover o desenvolvimento cognitivo e afetivo-social do jogador. Neles, as crianças se imaginam nos papéis dos adultos, representando a realidade que vivem, ou que gostariam de vivenciar. Um bom exemplo de jogo de regras é o xadrez. Nele, a situação imaginária está subentendida e as normas orientam a brincadeira. Os participantes ficam atentos a finalidade do jogo e no atendimento aos códigos por eles compartilhados.

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