Páginas

domingo, 28 de agosto de 2016

Era uma vez um gato xadrez / Ecocores

Literatura Infantil – “Era uma vez um gato xadrez” (Bia Villela)
 
A escola representa a única oportunidade de ler que muitas crianças têm. É necessário, portanto, propiciar, nas salas de aula e salas de leitura, a dinamização da cultura viva, diversificada e criativa, que representa o conjunto de formas de pensar, agir e sentir da nossa gente, nossas crenças, expectativas e esperanças. É também estar aberto para outras culturas.
A leitura é um processo amplo, que envolve a produção do sentido. De nada adianta ler sem compreender, ouvir sem gostar. É no encontro com qualquer forma de Literatura que os homens têm a oportunidade de ampliar, transformar, ou enriquecer sua própria experiência de vida.
"O primeiro contato da criança com um texto é feito oralmente, através da voz da mãe, do pai, ou dos avós, contando contos de fada, trechos da Bíblia, histórias inventadas (tendo a criança ou os pais como personagem), livros atuais ou curtinhos, poemas sonoros e outros mais.. contados durante o dia , numa tarde de chuva, ou estando todos soltos na grama, num feriado ou domingo – ou num momento de aconchego, à noite , antes de dormir, a criança se preparando para um sono gostoso e reparador, e para um sonho rico, embalado por uma voz amada." ( ABRAMOVICH, Fanny)
Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação, conhecimento e valores. Se aliado à leitura a criança confeccionar os personagens (artes plásticas), representar a história (teatro) e reescrever a história (alfabetização / português), o conhecimento será ampliado e melhor assimilado.
Bia Villela
Bia Villela cursou veterinária na USP, e depois, design gráfico no Rocky Mountain College of Art and Design, em Denver, EUA.
Ela elabora os textos, as ilustrações e todo o projeto gráfico de seus livros. Eles tem um design delicioso que encanta crianças e adultos. São traços delicados e simples, muitas formas geométricas e o colorido chama a atenção de qualquer pessoa. 
Livros de sua autoria:
- Era uma vez um gato xadrez
- A galinha do vizinho bota ovo amarelinho
- Era uma vez um lobo mau
- Era uma vez um menino travesso
- Era uma vez um caracol furado
- Quem pegou o pão na casa do João?
- Dia de sol na fazenda
- O Chapeuzinho Vermelho
- João e o Pé de Feijão
- Os três porquinhos, entre outros
A sugestão nesse projeto é trabalhar o livro “Era uma vez um gato xadrez” abordando a leitura e a escrita nos seus versos e rimas. Em seguida, a proposta é refazer a história num livrinho sanfonado onde os personagens são feitos com tangram.
Atividade: Reescrever a história “Era uma vez um gato xadrez” através de quadros de tangram.
Objetivos:
a)    Conhecer a história, refletir sobre os valores que ela traz, trabalhar a leitura e escrita e, utilizando o tangram, refazer a história.
b)    Trabalhar a leitura, a escrita, valores e arte.
c)    Montar um livrinho de história.


Era uma vez um gato xadrez
Bia Villela

 
Material: cartolina branca, Bloco Ecocores 21 cores, giz de cera, lápis de cor, canetinhas hidrográficas, cola branca, olhos móveis, tesoura e régua.
 
Modo de fazer:
a)    Faça um quadrado de cada cor com o papel Ecocores 21 cores na medida 10x10cm. Recorte em sete partes (Tangram).
b)    Crie um gato com cada tangram. Cole-o sobre um retângulo de papel Ecocores 21 cores (escolha uma cor que tenha contraste com a cor do gato).
c)    Faça acabamentos com giz de cera, lápis de cor ou canetinhas hidrográficas. Cole os olhos móveis.
d)    Escreva o verso relativo ao gato que foi montado em cada quadro.
e)    Corte a cartolina ao meio (horizontal). Cole várias partes (meias cartolinas) para fazer uma grande (base do livrinho sanfonado). 
f)    Cole os quadros com os gatos para montar a história. Dobre como uma sanfona para que o “livro” fique sanfonado.
Conteúdos trabalhados: cores, linhas, formas, bidimensão, divisão de figura geométrica, composição, ângulos, sobreposição, contraste e equilíbrio.  
Técnicas trabalhadas: Recorte e colagem

Possibilidades de trabalho:
-    Peça aos alunos que leiam o livrinho “Era uma vez um gato xadrez” de Bia Villela.
-    Converse sobre as cores dos gatos, sobre as rimas da história, sobre os sentimentos e atitudes que a trama mostra e a leveza apresentada pela autora na apresentação de cada gato.
-    Observem os traços utilizados pela autora no decorrer da história.
-    Fale sobre o Tangram (quadrado que dividido em 7 partes possibilita criar inúmeras figuras, inclusive gatos).
-    Ensine seus alunos a fazerem um tangram. Recortadas as partes, peça que montem um gato que você propuser.
-    Diga para cada criança que crie o seu gato em uma posição diferente daquela que aprenderam inicialmente. A cabeça é sempre o quadrado, os dois triângulos menores são as orelhas. As outras peças servirão para montar o corpo, patas e rabo.
-    Se forem alunos do Ensino Fundamental I, peça que criem versos diferentes daqueles que a história apresenta.
-    Com todos os trabalhos prontos, monte um livro sanfonado com versos inéditos e gatos feitos com tangram de todas as cores.
-    Sente com os alunos e peça que relatem o que aprenderam durante a atividade desde a leitura inicial do livro até a montagem do livro sanfonado.
-    Sugira que leiam outros livros dessa autora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário