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quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Atividades Permanentes - ATIVIDADE COM O NOME ATIVIDADE COM O NOME: “CHAMADA” O desenvolvimento de um trabalho sistemático e frequente com o nome próprio representa importante estratégia didática na alfabetização. O nome próprio traz uma carga emocional maior do que outras palavras, que muitas vezes não têm significado para o aluno. O nome próprio é um modelo de escrita estável (palavra estável é aquela que o aluno tem certeza de que se retirarmos uma letra, trocá-la de posição, invertê-la, deixa de ter o mesmo significado). O TRABALHO COM OS NOMES DOS ALUNOS “CHAMADA” TEM COMO FINALIDADES: Ø Propor aos alunos uma oportunidade privilegiada de reflexão sobre a língua escrita por se tratar de uma palavra estável. Ø Proporcionar aos alunos momentos de reflexão sobre a leitura e escrita do seu nome e dos colegas de classe em contextos reais informando-lhes sobre as letras: a quantidade, a posição e a ordem delas no nome. Ø Desafiar os alunos a lerem os próprios nomes e os dos colegas acionando estratégias de antecipação, o que possibilita descobrir o que está escrito. Ø Fazer com que os alunos reflitam sobre as letras e seus sons comparando nomes parecidos, reconhecendo as letras iniciais e finais dos nomes e permitindo o contato com diferentes sílabas e diferentes tamanhos de palavras. DESENVOLVER ATIVIDADES DIVERSIFICADAS, COMO: Ø Disponibilizar a cada aluno o crachá com a escrita do seu nome (letra de forma de um lado e cursiva do outro). Ensinar aos alunos onde termina e onde começa a escrita do nome, destacando o som da letra inicial, final... Ø Fazer a chamada dos alunos utilizando material escrito como apoio (no caso, os crachás dos alunos). O encaminhamento pode e deve variar: Exemplo: Você lê e mostra os crachás procurando destacar alguma informação sobre a escrita dos nomes. Você mostra o crachá e desafia a turma (ou um aluno) a ler o nome nele registrado (dê dicas que destaquem elementos da escrita dos nomes e/ou forneça informações sobre a mesma). Ø Pedir que os alunos escrevam o nome no caderno ou em outro material, de acordo com o planejamento. O encaminhamento pode variar: sem consulta, ou seja, conforme as suas hipóteses, com consulta ao colega (favorecendo a troca de ideias), com consulta a algum material. Ao perceber que algum aluno fez o registro do nome de forma incorreta, pegar o crachá e desafiá-lo a compreender que para escrever o seu nome ele precisa de determinadas letras que são organizadas de uma única forma. Ø Escrever os nomes dos alunos no quadro construindo uma LISTA (se preferir esta lista pode ser escrita no quadro com antecedência). desafiar os alunos a identificarem alguns nomes na lista (contar as letras, verificar se há repetição de letras, identificar nomes que começam com a mesma letra, procurar nomes que possuam a mesma quantidade de letras). entregar letras soltas para que os alunos possam reconstruir alguns dos nomes da lista; pode ser os nomes dos alunos que faltaram, os nomes começados ou terminados com determinada letra escolhida pelo professor (ditar os nomes). fazer a revisão coletiva tendo o cuidado de refletir com os alunos, como por exemplo: que F de Fátima tem o mesmo som de F de Felipe, que letras iguais podem ter sons diferentes, como C de Carla e C de Cíntia etc. As atividades acima relacionadas não serão realizadas num único momento. Escolher apenas uma para cada vez. Ø Entregar aos alunos a lista mimeografada, estimulando a realização de antecipações sobre o conteúdo da lista, assim: temos aí uma lista; será lista de quê? Alguém já descobriu o seu nome? Descobriu o nome de algum colega? Vamos ver quem consegue encontrar onde está escrito o nome do(a)... etc. Propor as seguintes atividades utilizando a lista de nomes: Leitura coletiva e apontada dos nomes escrito observando se há repetição de letras no próprio nome e pintá-las Marcar os nomes que começam com a mesma letra ou a mesma sílaba. Cobrir com lápis de cor os nomes iniciados com a letra C (aproveite para explorar os nomes encontrados: quantidade de letras, letra inicial, final, nomes e sons dessas letras). Pintar os nomes que possuem uma quantidade determinada de letras, como por exemplo: pintar os nomes que têm 4 letras. Marcar os nomes que terminam com a letra A Riscar os nomes que terminam com a letra I e circular os nomes que terminam com a letra O. Perguntar: São nomes de meninas ou de meninos? Identificar os nomes que têm mais letras e os que têm menos letras. Identificar a letra que mais aparece ao final dos nomes dos alunos da turma. As atividades acima relacionadas não serão realizadas num único momento. Escolher apenas uma para cada vez. Ø Organizar com a turma um mural com o alfabeto dos nomes dos alunos. Durante a atividade, chamar a atenção para a letra inicial de cada nome e o seu respectivo som. Pode-se também chamar atenção para a sílaba inicial dos nomes. Ø ENCONTRE O SEU NOME: Organizar as carteiras da sala de aula enfileiradas. Separar os crachás da turma de acordo com os nomes os alunos de cada fileira, colocando-os em caixas. Colocar uma caixa na primeira carteira de cada fileira. A um sinal, dado pelo professor, o primeiro aluno da fileira pegará o seu nome e passará a caixa para o aluno de trás, e assim sucessivamente até chegar ao último aluno da fileira. Os alunos de cada fileira, juntos, deverão organizar os crachás em ordem alfabética, afixando-os no quadro de pregas. Essa atividade será orientada pelo professor com a participação de toda a turma. Durante a atividade, o professor deverá fazer as intervenções necessárias, pois nem todos os alunos conseguirão identificar corretamente o seu próprio nome. Caso isso aconteça, pergunte: - O seu nome começa com essa letra? - Onde está o começo deste nome? - Que letra é esta? - O seu nome é ALINE. ALINE começa com a letra A. Esse nome que você pegou tem a letra A? Essa letra (aponte para a 1ª letra do crachá) é a letra A? - Vamos procurar qual o nome que começa com a letra A? - Se necessário, continue fazendo as intervenções, até que o aluno consiga encontrar o seu nome. Ø Elaborar fichas com os nomes dos alunos. Cada aluno receberá o seu nome e deverá recortar as letras, misturá-las sobre a carteira e, em seguida, recompor o nome, colando no caderno ou em outro material. Orientar os alunos a dobrar os crachás marcando cada letra (o professor deverá observar cada aluno e fazer as intervenções necessárias; se for o caso, mostrar o nome do aluno para que ele faça a revisão e as alterações antes de colar no caderno). Ø Entregar aos alunos fichas com os seus nomes, eles deverão recortar as sílabas que compõem os seus respectivos nomes, misturá-las sobre a carteira e recompor os nomes, colando no caderno ou em outro material. Se for necessário, mostrar o nome do aluno para que ele faça a revisão e as alterações necessárias antes de colar no caderno. Orientar os alunos a falarem seus respectivos nomes, pausadamente, contando cada sílaba pronunciada. Todos deverão dobrar seus crachás, de acordo com o número de sílabas (o professor deverá observar cada aluno e fazer as intervenções necessárias). Os alunos deverão cortar e misturar as sílabas reorganizando-as, formando o seu nome e colando-o no caderno ou em outro material. O professor deverá registrar no quadro, com a participação dos alunos, os nomes que têm sílabas iguais destacando-as. Após destacar as sílabas, chamar atenção para as letras necessárias à escrita das mesmas. Ø Preparar um cartaz com a escrita da música A CANOA VIROU. Apresentar o texto desafiando os alunos a anteciparem o conteúdo escrito no cartaz. Explicar para os alunos sobre a atividade a ser realizada. Desenhar no chão uma grande canoa, pode ser com giz. Conforme a música vai sendo cantada, o professor mostra um crachá e os alunos leem este nome e o dono dele entra na canoa. Para esta atividade, escolher alguns nomes que possibilitem reflexões sobre o sistema de escrita alfabético. Ø Preparar fichas com a escrita dos nomes dos alunos faltando a 1ª letra ou a 1ª sílaba: Organizar os alunos em roda. Espalhar as fichas e desafiar os alunos a anteciparem o conteúdo das fichas questionando-os: o que está escrito nestas fichas? Mas será que aqui está escrito o nome da Juliana? Para ser o nome dela, o que está faltando? Entregar a cada aluno a ficha correspondente ao seu nome. O que fazer para ser o seu nome? O professor deve estar atento às dificuldades dos alunos, fazendo as intervenções necessárias. Talvez seja preciso ensinar o traçado da letra a alguns alunos; esteja atento. Ø Preparar fichas com os nomes dos alunos, tendo o cuidado de não escrevê-los com letras de tamanho pequeno: Organizar os alunos dispostos em roda. Espalhar as fichas no centro da roda e desafiar os alunos a anteciparem o conteúdo escrito nelas. Solicitar que cada aluno pegue a ficha em que está escrito o seu nome. Colocar um quadro de pregas no centro da roda e orientar os alunos a organizarem os seus nomes em ordem alfabética. Indagar: Como podemos fazer isto? Organizar esses nomes tendo o cuidado de refletir, junto com os alunos, sobre as letras iniciais dos nomes. Solicitar que os alunos registrem o seu nome no caderno ou em outro material, destacando com lápis de cor a letra inicial. Ø Leitura do nome do colega: Colocar numa caixa (de tato) os nomes dos alunos. Explicar para os alunos como será o desenvolvimento da atividade. Passar a caixa de mão em mão e solicitar que cada aluno pegue uma ficha, tente ler o que está escrito nela. Pedir que cada aluno leia o nome em voz alta. Se houver dificuldade para identificar o nome escrito, o professor deve fazer as intervenções necessárias ajudando o aluno a realizar a atividade. Pedir que os alunos registrem no caderno o seu nome e o nome do colega (o nome tirado da caixa). Ø Ditado: Entregar aos alunos uma lista com os seus nomes. Desafiar os alunos a anteciparem o conteúdo desta lista (O que temos escrito aí? Por que vocês acham que trata disto? Todos os nomes começam iguais? Todos os nomes têm o mesmo número de letras? etc.) Ditar três nomes da lista. O aluno deverá encontrá-los na lista que tem em mãos e circulá-lo. A seguir, escrever o nome no quadro e orientar os alunos para a revisão. Para que essa atividade seja possível a todos os alunos, é importante fornecer algumas dicas, como: o nome começa com a letra L; termina com a letra A; tem 5 letras; começa com a sílaba LU; o nome é LUCIA. Ø Fazendo a chamada: Entregar aos alunos uma lista com os seus nomes. Desafiar os alunos a anteciparem o conteúdo desta lista (O que temos escrito aí? Por que vocês acham que trata disto? Todos os nomes começam iguais? Todos os nomes têm o mesmo número de letras? etc.) Pedir aos alunos para dizerem os nomes dos ausentes, procurarem esses nomes e circular. Registrar estes nomes no quadro e refletir com alunos sobre a escrita deles. Ø Escrita espelhada: Escrever os nomes dos alunos em fichas de plástico transparente (usar caneta para retroprojetor). Organizar os alunos dispostos em roda e espalhar estas fichas no centro (viradas). Desafiar os alunos a anteciparem o conteúdo desta ficha (O que temos escrito aí? Por que vocês acham que trata disto? Tem algo estranho nesses nomes? Quando mudamos as letras de posição o nome continua o mesmo? etc.) Desvirar as fichas e questionar os alunos sobre o que perceberam. Entregar a cada aluno a fichas com o seu nome e solicitar que o registre em seu caderno. Ø Nomes partidos: Preparar envelopes feitos com folhas de revistas ou outro material reaproveitado. Colocar fichas com as sílabas que compõem os nomes dos alunos dentro dos envelopes. Entregar a cada aluno o envelope com as fichas do seu nome. Solicitar que abram o envelope e descubram o que está escrito nas fichas. Pedir que cada um forme o seu nome, chamando atenção para a sílaba inicial. Desafiar os alunos a retirarem a ficha que tem a sílaba final e verem o que aconteceu. Escrever um dos nomes no quadro e destacar a sílaba inicial. Propor que os alunos falem outras duas palavras que têm esta mesma sílaba no início. Pedir que colem no caderno as sílabas formando o nome. Destacar a sílaba inicial com lápis de cor e escrever ao lado o número que representa a quantidade de sílabas que compõem o nome. Ø Chamada pela sílaba inicial: Preparar fichas com as sílabas iniciais dos nomes dos alunos e colocá-las num “saquinho”. Combinar com os alunos como será a chamada – feita pela sílaba inicial dos nomes, assim: Sortear uma sílaba, mostrar e ler. O aluno cujo nome inicia com esta sílaba deverá ficar de pé. As sílabas vão sendo colocadas num quadro de pregas. Ø Pedir que os alunos registrem no caderno a 1ª sílaba dos seus nomes e desenhem ao lado um objeto cujo nome inicie com a mesma letra. Apresentamos aqui apenas algumas sugestões de atividades que podem ser realizadas no momento da “chamada”. Cabe ao professor fazer as adaptações necessárias de acordo com a sua turma. Se os alunos já consolidaram a escrita do 1º nome, o professor poderá planejar atividades para esse momento diário da aula ensinando a escrita do nome completo. Retirado do Blogger PROALFA Postado por Andrea Perez Leinat às 13:16 Nenhum comentário: Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar com o Pinterest Marcadores: Sugestão de Atividades Permanentes Sequência Didática - As cores de Mateus O Livro base para a Sequencia chama as Cores de Matheus Conto de: Marisa Lópes Soria Ilustrações de: Kataryna Rogowicz As cores de mateus SEGUNDA- feira Linguagem oral - Iniciar a contar a História: As Cores de Mateus em capítulos, cada dia uma página. Artes Visuais : Explorar a cor vermelha, colar bolinhas de crepom em uma fruta, ou coração. Nomear objetos de cor vermelha, na sala, nas roupas, nos brinquedos. 3ª FEIRA Linguagem oral - Continuar a história Natureza e Sociedade: Explorar a cor verde.Observar o ambiente, e a diversidade de folhas. Coletar folhas e na sala decorar o tronco de uma árvore Artes Visuais :Elaborar uma árvore coletiva e expor na sala, conversar sobre outono (folhas) TERÇA- FEIRA Matemática: fazer a contagem das folhas Linguagem oral - Continuar a história Artes Visuais : Explorar a cor azul. Pintar uma Folha com guache e associar a observação do céu, que nem sempre está totalmente azul. Ver diariamente a diversidade de cores do céu. QUINTA-FEIRA Linguagem oral - Mais uma página da história Artes Visuais : Explorar a cor Amarela. Música: Meu pintinho amarelinho. Ilustrar o pintinho e colar bolinhas de crepom SEXTA- FEIRA Movimento: Brincar com as cores, todos sentado no tapete , distribuir tarjetas com cores diversas, no momento em que a fada chamar, só correm as crianças com a cor verde. Ir até um devido espaço, tocar na árvore e voltar sentar. Matemática: Seriação das cores com peças de lego ou blocos lógicos OBSERVAÇOES Atividade de terça-feira. Atividades de Rotina: Cantar, Brincar na areia Brincadeiras livres e dirigidas. OBJETIVOS: * Sentir prazer em ouvir história * Reconhecer a diversidade das cores. * Observar onde as cores se apresentam na sala e na natureza. * Estabelecer relação entre número e numeral 2ª FEIRA Linguagem oral - Contar toda a história, sem o livro Explorar a cor Preta. Conversar sobre cor e raça. Cor preta Raça – negra Pintar com giz de cera um gato preto. Música: Não atire o pau no gato... 3ª FEIRA Linguagem oral - Contar toda a história, sem o livro Artes Visuais : Confeccionar com as crianças o boneco Mateus. Utilizar malha preta ou meia fina. Vesti-lo, observá-lo Elaborar um cronograma para que Mateus visite as famílias e um caderno de registro para que as mães escrevam o que o Mateus fez na visita. Socializar todos os dias com as crianças 3ª FEIRA Linguagem oral - Recontar a história utilizando o livro Ciências Sociais: Com um espelho as crianças se observam e ressalta-se as diferenças de cores dos olhos, dos cabelos, etc. Trabalhar as expressões e sentimentos: Alegre, triste, bravo, etc Confeccionar cartaz para explorar Roda de conversa: O que me deixa feliz? O que me deixa triste? 4ª FEIRA Enviar a pesquisa para casa. 1- Porque Papai e Mamãe me deram este nome? 2- Onde eu nasci? 3- Como foi a minha chegada a nossa casa? Matemática: fazer um gráfico da cor dos olhos das crianças, observar as diferenças, fazer contagem. 5ª FEIRA Movimento e Ciências naturais: Fazer um passeio nos arredores do CEI,observar a diversidade de pedras, flores, pássaros, árvores, animais , etc. Associar a parte do livro em que Mateus gostaria de voltar e ver a sua terra. Linguagem Escrita e Artes : Na volta do passeio registrar o que viram, fazer listagens , escrever e expor, desenhar livremente o que mais gostaram. OBSERVAÇOES Atividades de Rotina: Cantar, Brincar na areia Brincadeiras livres e dirigidas. Contar e recontar a história várias vezes com materiais diversos, (livro, fantoches, dedoches etc) Convidar uma pessoa da comunidade para contar história. OBJETIVOS: * Sentir prazer em ouvir história . * Observa a diversidade da natureza. * Despertar carinho e respeito para com o boneco Mateus * Estimular as famílias a participarem das atividades do CEI. * Reconhecer as várias possibilidades de expressar sentimentos. 2ª FEIRA Linguagem Oral e Escrita: Receber a visitante convidada para contar histórias Registrar como foi a visita e agradecer. 3ª FEIRA Recontar a História com fantoches. Explorar a parte em que Mateus bate num colega que o chamou de preto. Ciências sociais: Construir as regras de Convivência do CEI. Colorir e fixar na parede. Reforçar diariamente e a cada situação em que forem desrespeitadas. 4ª FEIRA Conversar sobre a entrevista, falar sobre os significados dos nomes e desenhar com as crianças “Eu sou Assim” Se possível, organizar uma visita ao orfanato. (agendar data, autorização etc) Explorar a parte da História em que Mateus é adotivo. 5ª FEIRA Linguagem Oral: Solicitar as crianças para que recontem o que compreenderam da História. Oferecer um boneco, para ser completado por eles, que será o Mateus. Rosto e a perna. 6ª FEIRA Artes Visuais e Ciências Sociais: Ilustrar com guache um belíssimo arco íris que representa todas as cores juntas , e também a beleza do colorido e da diversidade OBSERVAÇOES Música, partes do corpo: Põe a mão na cabeça, põe a mão no umbigo... da um remelexo no corpo e dá um abraço no amigo OBJETIVOS: * Coordenação motora fina, * Prazer em ouvir histórias * Compreender e colocar em prática as regras de convivência. * Desenvolver noções de respeito aos colegas e as pessoas * Interesse pela musicalidade * Perceber-se diferente dos amigos. Fonte Idéia Criativa Postado por Andrea Perez Leinat às 12:57 2 comentários: Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar com o Pinterest Marcadores: Rotina, Sequências Didática, Sugestão de Atividades Permanentes Sugestões de Atividades Permanetes

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