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segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

INCLUSÃO: TRANSTORNOS DE MEMÓRIA

IMAGEM DE UM CÉREBRO DE PERFIL COM UM LÁPIS APAGANDO ALGUMAS PARTES

TRANSTORNOS DE MEMÓRIA

O trabalho prioritário do nosso cérebro é mantermos vivos. Qualquer ameaça ativa o sistema de memória. Algumas informações são acionadas na nossa memória sem que a gente perceba. Ex: dirigir um carro. Para a aprendizagem temos que usar a nossa memória de curto prazo e a nossa memória de longo prazo.
Na verdade temos vários tipos de memória.
A memória visual imediata permite a criança reconhecer imediatamente os estímulos apresentados. Quando ele é pobre, a criança não consegue reter as informações. Ela se torna necessária para a ortografia.
Quando a memória auditiva é deficitária as crianças não conseguem seguir instruções longas, onde as instruções devem ser dadas em partes. Estas crianças acabam tendo dificuldades para recordar certas palavras , usualmente dizem “essa coisa” no lugar da palavra.
A memória auditiva imediata para letras e números é uma destreza do hemisfério esquerdo e, memorizar ritmos, melodias, tom e inflexão de voz são destrezas do lado direito. Para memorizar as combinações de letras com os sons é uma destreza que exige ação de ambos os hemisférios.
Existe também a memória cinestésica ande a criança necessita tocar para aprender e poder reter a informação.
O processo de memorização passa por quatro fases:
  • Fixação ou registro das lembranças – apreensão perceptiva do fato onde a motivação, a atenção e a afetividade fazem toda a diferença.
  • Armazenamento – o que é percebido é comparado com outras informações e armazenado.
  • Evocação – se faz uso das lembranças de forma espontânea e voluntária quando se torna consciente com uma determinada finalidade.
  • Reconhecimento – que é a identificação da lembrança evocada.
O nosso cérebro é inimigo da incoerência. O que não tem significado não fica armazenado.
A memória visual é básica para a aprendizagem da leitura e da escrita. Quando a memória visual imediata é deficitária, temos que buscar outras estratégias para compensar este déficit.
Quando a memória auditiva é deficitária, o aluno tem dificuldades em seguir as instruções.
TIPOS DE MEMÓRIA:
  • Memória de curto prazo (memória imediata ou memória de trabalho).
  • Memória de longo prazo que é dividida em:
  • Memória sensorial: (auditiva e visual);
  • Memória declarativa:  (memória explícita que é o que a gente recorda);
  • Memória episódica: (memória biográfica que guarda dados do acontecido em um determinado espaço e tempo);
  • Memória semântica: (memória geral para fatos do mundo, regras e tabuadas);
  • Memória processual: ( memória para habilidades e hábitos).
PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO:
  • Registro ou memória sensorial – a informação é captada pelos sentidos e são selecionadas com base na importância. Se não fosse assim, nós teríamos um curto circuito no nosso cérebro.
  • Memória de curto prazo – a informação que não foi descartada fica para ser usada na memória de trabalho. A memória imediata é acionada por cerca de 30 segundos para que possamos determinar a sua importância.
Depois que a memória de trabalho reuniu, separou e trabalhou as informações, ela vai ser armazenada em outro local.
ESTRATÉGIAS PARA AS DIFICULDADES DE MEMÓRIA:
A memória depende da retenção. Esta se refere ao processo pela qual a memória a longo prazo preserva uma aprendizagem de maneira que possa ser localizada, identificada e relembrada de forma precisa no futuro.
O grau de atenção do indivíduo, a duração desta, o tipo de prática que teve e a influência das atividades passadas vão influenciar diretamente na memória.
Para ajudar o aluno podemos usar técnicas de memorização, organizar a informação por categorias, memorizar listas, utilizar música e ritmo para ensinar a tabuada, usar sinais de trânsito para ensinar pontuação, ressaltar aspectos importantes em um texto ou exercício com cores diferentes, usar estratégias orais, auditivas e cinestésicas para introduzir um conteúdo, realizar repetição de exercícios, realizar conexões e associações  a alguma palavra conhecida, reduzir a quantidade de informação apresentar as informações de várias maneiras.
ESTRATÉGIAS PARA AS DIFICULDADES DE MEMÓRIA VISUAL:
  • Apresentar objetos com figuras, concretos e manuseáveis.
  • Dar cartões com formas para copia.
  • Dar cartões com seqüência de letras e números para cópia.
  • Mostrar figuras, pedir que identifique e organize por categorias.
  • Jogos de esconder pessoas e objetos para relembrar o que foi retirado.
  • Jogos de encontrar semelhanças entre palavras, comparar palavras pequenas e grandes, associar palavras a desenhos, formar outras palavras usando letras da palavra anterior.
  • Devemos tomar cuidado pois, se a memória visual é pobre, todos os tipos de memória estão comprometidos.
ESTRATÉGIAS PARA AS DIFICULDADES DE MEMÓRIA AUDITIVA:
  • Atraia a atenção da criança chamando-a pelo nome;
  • Mantenha contato visual;
  • Encurte as frases e limite-se a elementos mais importantes;
  • Coloque ênfase nas palavras chaves;
  • Não dê muita informação de uma vez só;
  • Peça para ela uma curta repetição da instrução;
  • Ensine a criança a verbalizar o que ela vai fazer (primeiro, depois, por último);
  • Evite falar em um só tom e varie o tom, volume e ritmo da fala e ajude o aluno usando a instrução também pela via visual e cinestésica.
ESTRATÉGIAS PARA AS DIFICULDADES DE MEMÓRIA AUDITIVA:
  • Brincar de eco com três tons;
  • Repetição de seqüência com palmas e batidas;
  • Dar duas a três instruções para que a criança execute;
  • Brincar com frases aumentando o tamanho;
  • Brincar de restaurante servindo as sobremesas na ordem certa;
  • Memorizar poesias, canções e rimas;
  • Dizer uma série de palavras, ler uma história ou mostrar um desenho descrevendo-a em detalhes e, após, pedir para o aluno desenhar;
  • Brincar de mensageiro, telefone sem fio, lista de cores para a criança repetir, usar gráficos de palavras, brincar de meu tio foi viajar.
  • Estratégias para melhorar a atenção auditiva e visual:
  • Jogo do despertador (procurar o relógio), jogo da corrente com a letra inicial e final e telefone sem fio;
  • Colocar objetos e pedir que a criança descreva este. Ir aumentando o número de objetos, colocar e tirar objetos pedindo que a criança diga o que falta e o que foi colocado, dar letras móveis e pedir que escreva coisas que estão presentes na sala, trocar as crianças de posição e pedir que ela diga quem trocou de lugar;
  • Marcar as figura iguais a do modelo e procurar usar letra como: p,b,d,q,u,n,m,e,a,f,j,g e figuras geométricas com posições diferenciadas;

INCLUSÃO: O TDAH E O TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITANTE

IMAGEM DE UMA MENINA APONTANDO COM CARA DE QUEM ESTÁ DANDO  UMA ORDEM

O TDAH E O TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITANTE

As crianças que apresentam TDAH, além dos sinais relativos à desatenção, hiperatividade e de impulsividade, podem apresentar traços de reiterada oposição, teimosia acentuada, afronta as figuras de autoridade, negativismo, provocação mostrando, desta forma, uma conduta desafiante.
Estas crianças necessitam de acompanhamento psicológico que ajudem a criança a lidar com os sentimentos de frustração e, desta forma, buscar formas saudáveis de colocar para fora os sentimentos de hostilidade.
Segundo Russell Barkley, este transtorno aparece, pois a criança não aprende a modular seus sentimentos de raiva devido à dificuldade de regular os afetos e sentimentos enquanto os pais, por falta de orientação e por, muitas vezes, apresentarem TDAH, não conseguem exercer adequadamente a função de moduladores dos afetos dos filhos, pois estas faltam neles mesmos.
Para isto os pais devem:
- evite dar ordens à distância, ou seja, ficar gritando e dando ordens em um cômodo da casa enquanto a criança está em outro. Quando tiver que impor um limite, chegue perto da criança e olhe nos seus olhos colocando o limite com firmeza e não aos gritos;
- não dê ordens complexas e longas de uma vez. Ao invés disto, solicite as tarefas em etapas, pois é mais fácil para ela entender e cumprir o que foi solicitado. Isto ajuda para que a criança entenda a distinção entre ser rígido e rigoroso;
- não argumente demais quando está chamando a atenção de seu filho. Quando a explanação é muito longa provavelmente ele não vai lembrar de todo o seu discurso no final. Seja claro e objetivo no que você quer dizer;
- evite usar os termos “se comporte bem”, “seja um bom menino”, “me deixe orgulhosa”. Ao invés disto, diga claramente o que espera dela e de suas atitudes;
- não dê as ordens sobre a forma de pergunta. Você vai tomar banho ou não? Seu filho pode dizer que não e a discussão inicia. Ao invés disto diga: Vá tomar banho.
- procure colocar limites com um tom de voz calmo e firme e não com tom de ameaça ou de irritação. Nem sempre o ataque é a melhor saída;
- coloque os limites e exponha as ordens com antecedência. Avise a ela que após acabar o filme que ela está vendo, ela irá fazer os deveres de casa e cobre a sua realização. Ceder de vez em quando não ajuda a colocação de limites.
- se a mandar fazer algo cobre a sua realização. Ficar gritando “eu já te mandei”, “não vou falar de novo” e assim por diante não ajuda em nada. Isto é uma forma de treinar a desobediência.

INCLUSÃO: EXERCÍCIOS AUXILIARES PARA A DISLEXIA – PARTE 2

IMAGEM DE UM MENINO OLHANDO PARA UMA PAREDE TENTANDO ADVINHAR SE A LETRA QUE ELE VÊ É O N OU O Z

EXERCÍCIOS AUXILIARES A DISLEXIA – PARTE 2
PINTE AS FIGURAS QUE COMEÇAM DA MESMA FORMA 2
PINTE AS FIGURAS QUE COMEÇAM DA MESMA FORMA 2

PINTE AS FIGURAS QUE COMEÇAM DA MESMA FORMA
PINTE AS FIGURAS QUE COMEÇAM DA MESMA FORMA

PINTE O QUE TEM A MESMA FUNÇÃO 1
PINTE O QUE TEM A MESMA FUNÇÃO 1

PINTE O QUE TEM A MESMA FUNÇÃO 2
PINTE O QUE TEM A MESMA FUNÇÃO 2

PINTE O QUE TEM A MESMA FUNÇÃO 3
PINTE O QUE TEM A MESMA FUNÇÃO 3

PINTE OS DESENHOS COM A LETRA MARCADA 1
PINTE OS DESENHOS COM A LETRA MARCADA 1

PINTE OS DESENHOS COM A LETRA MARCADA 2
PINTE OS DESENHOS COM A LETRA MARCADA 2

PINTE OS DESENHOS COM A LETRA MARCADA 3
PINTE OS DESENHOS COM A LETRA MARCADA 3

PINTE OS DESENHOS COM A LETRA MARCADA 5
PINTE OS DESENHOS COM A LETRA MARCADA 5

PINTE OS DESENHOS COM A LETRA MARCADA 4
PINTE OS DESENHOS COM A LETRA MARCADA 4

PINTE OS DESENHOS COM A LETRA MARCADA 6
PINTE OS DESENHOS COM A LETRA MARCADA 6

INCLUSÃO: TRANSTORNOS DA ATENÇÃO

IMAGEM DE UM MENINO SEGURANDO MUITAS COISAS AO MESMO TEMPO

TRANSTORNOS DE ATENÇÃO

A atenção é a condição básica para o funcionamento dos processos cognitivos já que envolvem à disposição neurológica do cérebro para a recepção dos estímulos. Ela nos permite escolher e selecionar as estratégias mais adequadas para alcançar o objetivo perseguido.
Para prestar a atenção temos que focalizar, manter uma concentração direta na atividade, ser seletivo e resistir à distração e sustentar e manter a atenção.

ESTRATÉGIAS PARA AS DIFICULDADES DE ATENÇÃO:
Estas crianças tem dificuldades de se estruturar-se internamente e organizar-se. Sendo assim, elas necessitam de uma ambiente ordenado, consistente e previsíveis com normas e limites muito claros.
As aulas devem ser divididas em períodos definidos, as atividades devem ser detalhadas, o horário colocado em lugar visível e relembrado passo a passo, ou seja, o horário para ler, escrever, matemática, recreio, matemática, esporte e artes.
As informações devem ser apresentadas de forma prática  e concreta, tentar cumprir o que foi planejado pois não lidam bem com as mudanças e não tem boa tolerância a frustração e manter um bom contato visual com o aluno pois é base para o trabalho.
Se um aluno tem que ler um texto, não irá concluir uma leitura longa. Sendo assim, a atividade deverá ser dividida em partes como por exemplo:
  • primeiro você vai ler as perguntas que deverá responder;
  • leia com cuidado o texto.
  • realize uma segunda leitura do texto. Leia as partes que você não entendeu.
  • sublinhe as idéias mais importantes que você encontrou.
  • volte a ler a primeira pergunta e veja se você consegue responder. Escreva a resposta.
  • faça o mesmo com as outras perguntas. Se tiver dificuldade para responder me peça ajuda.
  • responda todas as perguntas que poder e me entregue a folha quando acabar.
  • A aula deve ter um fio condutor. Se vamos pulando de um conteúdo para o outro a criança se  perde.
  • As provas não devem ser aplicadas com freqüência e com limite de tempo.
  • As tarefas para casa não devem ser longas e entediantes.
  • Sente a criança em uma área silenciosa, perto de alguém que seja um bom modelo e que possa apoiá-la na aprendizagem;
  • Dê regras e instruções parceladas;
  • Não faça atividades com limite de tempo, permitir um tempo extra para terminar trabalhos;
  • Entregar os trabalhos um de cada vez;
  • Reduzir a quantidade de deveres de casa;
  • Dar instruções orais e escritas, tentar envolver a criança na apresentação dos temas e estabelecer sinais secretos com a criança;
  • Ignorar comportamentos inapropriados menores;
  • Usar o time out;
  • Supervisionar recreios e horários livres;
  • Tentar evitar críticas e sermões;
  • Reforçar comportamentos positivos;
  • Oferecer a ele a possibilidade de movimento;
  • Permitir descansos curtos entre os períodos de atividade;
  • Acostumá-lo a checar e corrigir trabalhos e provas para identificar os erros e permitir que se levantem enquanto trabalham.

INCLUSÃO: TRANSTORNOS DE LATERALIZAÇÃO

IMAGEM DE UM MENINO COM MÃOS DESENHADAS NO CHÃO AZUL E VERMELHA

TRANSTORNOS DE LATERALIZAÇÃO

Os alunos, com transtornos na lateralização, poderão apresentar dificuldades na velocidade e eficácia dos movimentos.

Muitas vezes, no ambiente escolar, a lateralização está relacionada ao reconhecimento e evocação das noções de direita e esquerda. Até os sete anos não é preocupante o fato de o aluno ter dificuldades para identificar a direita e a esquerda.

Os maiores problemas, relacionados a lateralização, estão relacionados aos casos de alunos ambidestros, canhoto contrariado e os que apresentam lateralidade cruzada.

As vezes os alunos tem consciência da lateralização mas não tem da direcionalidade, ou seja, podem se localizar nas noções de direita e esquerda em si, manifestam dificuldades ou não na identificação nos outros, mas não lidam com a direcionalidade no espaço demonstrando dificuldades em realizarem deslocamentos para a direita e esquerda.

No início, a criança deve identificar direita e esquerda no seu próprio corpo para depois fazer a projeção desta referência para o mundo e demais objetos.

A aprendizagem do traço gráfico exige o domínio específico de uma só mão e não das duas ao mesmo tempo. Na garatuja, ela já começa a fazer esta definição a qual ela vai lateralizar, definir e afirmar.

Os transtornos na lateralidade incluem a criança ambidestra, o canhoto contrariado e a lateralidade cruzada. A lateralidade cruzada deve preocupar, principalmente, quando há uma dominância manual e visual inversa, ou seja, dominância visual esquerda e manual direita, ou  vice e versa. Sendo assim, a criança apresentará dificuldades na eficácia e na velocidade dos movimentos.

Até os seis anos a criança deve reconhecer a direita e a esquerda em si mesmo, a partir dos sete anos pode perceber de acordo com o ponto de vista do outro e os deslocamentos por volta dos 10 anos.

As crianças com dificuldades e transtornos na lateralização, poderão ter dificuldades na leitura e escrita onde poderemos constatar dificuldades para captar as diferentes variações nas direções que vai levar inversão na leitura de letras e números, leitura e escrita espelhada, dificuldades nos cálculos e troca de lugar das consoantes nas palavras.

INCLUSÃO: TRANSTORNOS PSICOMOTORES

imagem de cinco crianças brincando com os espaços marcados no chão

TRANSTORNOS PSICOMOTORES

A psicomotricidade trata da construção do corpo nas três dimensões: cognitiva, emocional e motora.
Na dimensão motora se analisa a evolução da tonicidade muscular, as possibilidades de equilíbrio, o controle e dissociação de movimentos, a eficiência motora (velocidade e precisão) e a definição e afirmação da lateralidade;
Na dimensão emocional esta relacionada as emoções que faz o indivíduo de relacionar com o meio e com os outros.
Na dimensão cognitiva, para realizar um movimento, é necessário dominar as relações espaciais, conhecer o corpo por meio das experiências sensório e percepto- motoras, nomear os segmentos corporais, discriminar direita e esquerda e se orientar nas diferentes direções.
Os transtornos, nesta área, causa lentidão de movimentos que levam a déficits na resolução de tarefas cognitivas e espaciais.
ESTRATÉGIAS PARA DÉFICITS PSICOMOTORES:

  • Exercícios com as articulações – devemos trabalhar com os dedos, pulsos, cotovelo, ombros, pescoço, cintura, quadris, joelhos e tornozelos e não só com as grandes partes do corpo;

  • Motricidade fina – modelagem, bordado, alinhavo, perfurações, rasgado, recortes, dobraduras, afivelar, aparafusar, tampar, destampar, fazer e desfazer nós, abotoar, pregar botões, realizar atividades culinárias como ralar, moer, bater, amassar, jogar baralho, quebra-cabeças, preencher figuras, confeccionar materiais com sucata, colagens, jogar bola de gude, desenhar, pintar, recortar e exercícios de grafismo.

INCLUSÃO: TIPOS DE TRANSTORNOS NA PERCEPÇÃO

IMAGEM DE TRÊS CENAS ONDE AS PESSOAS QUE SÃO MAGRAS E SE VEEM GORDAS
TIPOS DE TRANSTORNOS NA PERCEPÇÃO
TRANSTORNOS NA ORIENTAÇÃO ESPACIAL
Os problemas na orientação espacial referem-se a possibilidade de manter a localização constante do próprio corpo tanto em função dos objetos no espaço, como para posicionar estes objetos em função da sua própria localização .
Na escrita ocasiona a confusão entre letras similares e no cálculo pode confundir, tanto na leitura como na escrita, números de grafia similar.
TRANSTORNOS NA ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL:
Os transtornos na estruturação espacial se referem a capacidade de estabelecer uma relação entre os elementos escolhidos.
Estas incapacidades causam dificuldades para classificar, ordenar, seriar e para utilizar medidas de comprimento e de capacidade.
TRANSTORNOS NA ORGANIZAÇÃO ESPACIAL:
Os transtornos na organização espacial referem-se a capacidade de organizar adequadamente elementos no espaço ou tempo, ou ainda, nos dois ao mesmo tempo.
Na sala de aula, pode causar dificuldades na ordenação de letras de uma palavra ou em números.  ASCA – CASA,   SACA – ASCA
325  – 532,  218 – 821
TRANSTORNOS NA PERCEPÇÃO VISUAL:
O aluno demonstra as seguintes características:
1. Perde-se na leitura ou quando copia;
2. Não gosta de olhar livros com imagens;
3. Não nota coisas novas na sala de aula ou o que está a mais ou faltando;
4. Não vê detalhes;
5. Não consegue realizar tarefas de agrupamento;
6. Evita brincadeiras visuais pois perde-se em espaços mais amplos;
7. Busca ajuda para tarefas visuais;
8. Tem dificuldades em distinguir formas, letras ou palavras, inverte letras;
9. Não é atraído por desenhos, livros e filmes;
10. Pode apresentar olhos vermelhos, incômodo ou lacrimejar muito, trabalha devagar, tem vocabulário pobre e copia mal do quadro;
11. Pede a ajuda de outras pessoas para se localizar nas dependências da escola;
12. Dificuldade em distinguir formas de letras (u,n,a,e,p,b,q,d,v);
FALHAS NA CONSTÂNCIA VISUAL E NA MEMÓRIA VISUAL
  • Constância visual – percebe as formas de maneira diferente dependendo de onde ela se encontra;
  • Memória visual – tem dificuldades de reconhecer rapidamente o material visual apresentado, sua capacidade de retenção é pobre.
TRANSTORNOS VISUAIS NA PERCEPÇÃO DA FIGURA-FUNDO
O aluno pode apresentar as seguintes características:
1. Olha direto para o objeto mas não o vê;
2. É lento no processo visual, estuda imagens e palavras por um longo período;
3. Dificuldades com quebra-cabeças;
4. Dificuldades em trabalhar em locais desorganizados;
5. Dificuldade em ler escritos ligeiramente diferentes;
6. Gosta de livros com letras grandes;
7. Perde a linha quando lê e quando copia desenhos segue com o dedo para não se perder, coloca círculos na volta das perguntas;
8. Não encontra as partes em um todo;
9. Não reconhece bem rostos;
10. Perde-se em palavras semelhantes, omite ou coloca em locais errados letras em palavras, reconhece a palavra em uma página e na outra não e comete erros constantes nos cálculos e ao escrever omitindo letras e palavras;
11. Não consegue encontrar os objetos desejados entre outros objetos;
12. Distrai-se com estímulos visuais estranhos;
TRANSTORNOS NA PERCEPÇÃO AUDITIVA:
Os alunos apresentam as seguintes características:
1. Tem dificuldades para distinguir sons (t,d);
2. Volta a cabeça para o professor para ouvir melhor, observa o rosto e o lábio do professor atentamente enquanto conversa;
3. Freqüentemente diz: Hã?;
4. Dificuldades em compreender e seguir ordens e instruções orais  dadas ao grupo;
5. Não presta atenção em histórias lidas em voz alta e discussões;
6. Tem dificuldades em instruções gerais;
7. Prefere olhar imagens a ler;
8. Dificuldades em compreender gravações e em soletrar;
9. Interage mais pelo esporte que pela conversa;
10. Aprende visualmente por isso olha para os outros e imita;
11. Dificuldade em distinguiu (mas, mais);
12.Não tem interesse por livros infantis, distrai-se com vozes, capacidade receptiva pobre e repete orações dirigidas a ele, não gosta de música  e atividades rítmicas.
  • Atenção auditiva – é a capacidade de fixar a atenção num estímulo percebido auditivamente;
  • Discriminação auditiva – é a habilidade para diferenciar a similaridade ou diferença entre os sons que formam a linguagem oral;
  • Discriminação da figura-fundo – diferenciar o essencial e o periférico com a finalidade de focar a atenção num estímulo concreto;
  • Memória auditiva – possibilidade de recordar estímulos auditivos de maneira que são reconhecidos quando são apresentados de novo.

TRANSTORNOS DE DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA:
Os alunos apresentam as seguintes características:
1. Ouve e pronuncia mal as palavras;
2. Não percebe as diferenças entre sons;
3. Tem pouca competência fônica na escrita;
4. Pode apresentar problemas de articulação da linguagem;
5. Não discrimina sons familiares;
6. Diz muito: “pensei que tinha dito isso!”;
7. Perde o fio da leitura rapidamente e tem dificuldade em perceber a diferença das letras.
8. A aprendizagem da fonética é muito difícil para elas pois tem dificuldades para perceber a diferença entre (d,p,b);
TRANSTORNOS DE PERCEPÇÃO AUDITIVA DA FIGURA-FUNDO
Os alunos apresentam as seguintes características:
1. Observa muito o rosto e a boca do professor;
2. Perde a informação se o professor fala em um local diferente da sala;
3. Se está caminhando e se fala baixo, pergunta aos colegas o que o professor disse e pede para copiar as anotações dos outros;
4. Não conseguem entender pessoas que tem algum sotaque;
  1. Falam baixo ou muito rápido;
6. Não presta atenção a matéria verbal e evita conversas com fundo barulhento preferindo conversas individuais;
7. Sempre pergunta o que foi dito na televisão;
8. Pode parecer distraído e volta-se para olhar a cada som novo ou voz da sala de aula;
9. Não presta atenção na matéria dada verbalmente;
10. Evita conversas com fundo barulhento e prefere conversar individualmente;
11. Volta-se para cada som novo ou voz na sala de aula e olha ao seu redor para ver de onde veio o som.
TRANSTORNOS NA MÉMORIA AUDITIVA:
1. Esquece a informação automaticamente depois de ter ouvido;
2. Freqüentemente diz “me esqueci”;
3. Não lembra números telefônicos, endereços e aniversários;
4. Não chama o professor e outros colegas pelo nome;
5. Não processa bem orações longas, interrompe discussões e conversas para não esquecer o que ia dizer;
6. Não recorda problemas matemáticos,
7. Diz muito “essa coisa” para palavras esquecidas;
8. Perde o fio das histórias;
9. Depende dos outros para lembrá-lo das coisas;
10. Vai mal em testes de retenção e não consegue lembrar de mais de três ou quatro dígitos.
FALTA DE MEMÓRIA SEQUENCIAL AUDITIVA:
Os alunos apresentam as seguintes características:
1. Tem que repassar a série completa para lembrar de uma letra ou número;
2. Recorda os números mas esquece da ordem ou da seqüência;
3. Lembra de eventos mas não sabe a seqüência;
4. Tem que dizer o alfabeto completo quando usa o dicionário;
5. Confunde os dias da semana e meses do ano;
6. Não recorda a ordem e a seqüência em tarefas como computação e matemática e confunde a ordem das sílabas ou das palavras.

INCLUSÃO: O QUE FAZER PARA AJUDAR O ALUNO COM DISLEXIA?

caricatura de um menino olhando para um quadro negro onde está escrita a letra b e na sua cabeça aparece escrita a letra d

O QUE FAZER PARA AJUDAR O ALUNO COM DISLEXIA?

Para ajudar o aluno devemos:
  • Fornecer um resumo do programa que será desenvolvido na semana, bem como o conteúdo programático do ano inteiro na primeira semana de aula.
  • Após a explicação do conteúdo do dia, fornecer um resumo da matéria;
  • Incentivar o aluno a elaborar esquemas e resumos;
  • Evitar falar e escrever ao mesmo tempo;
  • Avisar com antecedência quando tiver leitura de livros ou textos;
  • Propor atividades como entrevistas, pesquisas e atividades de laboratório;
  • Não sobrecarregar o aluno e perguntar se ele quer ajuda sem que o grupo perceba;
  • Deixar o aluno refazer trabalhos fora do horário de aula.
ADAPTAÇÕES NA SALA DE AULA:
  • O aluno com dislexia tem dificuldades com lidar com as diferentes formas de grafia. A letra cursiva e a de computador são mais difíceis que a letra de forma.
  • No início da alfabetização, introduza a letra de forma e não misture os diferentes símbolos ao  mesmo tempo. Deixe o aluno aprender a ler primeiro para depois solicitar a decodificação de novas grafias.
  • Muitos disléxicos apresentam disgrafia. Não adianta caderno de caligrafia. O melhor é trabalhar a questão motora e identificar qual o tipo de disgrafia que apresentam. Em casos muito graves, se aconselha a digitação.
  • Os disléxicos tem dificuldades com aulas expositivas. Se o professor usar palavras chaves, no quadro, ele conseguirá organizar o seu pensamento com mais facilidade.
  • Não dê trabalhos e provas com pouco espaço entre as linhas e parágrafos. Ele se perde pela questão espacial. Quando tenta reduzir a letra, para caber no espaço, a escrita piora.
  • A consciência fonológica destes alunos é muito pobre. Deixe em sala de aula cartazes que associem gravuras a sons específicos.
  • A matemática pode ser prejudicada pela defasagem na lateralidade e não pelo desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. A apresentação dos cálculos deve ser modificada.
  • Os alunos possuem melhor rendimento em provas de múltipla escolha, numerar uma coluna de acordo com a outra e de colocar verdadeiro e falso.
  • Não faça provas longas que possuam muita leitura e escrita. Sua lentidão faz com que ele não consiga terminar ou, ao lutar com o tempo, acaba ansioso e não consegue fazer.
  • Deixe o aluno sentado próximo ao professor para que ele possa solicitar ajuda sem que o resto da turma veja.
  • Depois de uma explicação, verifique discretamente se ele entendeu a ordem dada.
  • Sempre leia as provas e as atividades propostas em voz alta. Além disso, não use letra pequena para a realização das tarefas, no mínimo a doze mas de preferência a quatorze.
  • Deixe o aluno gravar a aula se ele quiser.
  • Utilizar materiais como relógio digital, calculadora, gravador, material de cursineire, material dourado, folhas quadriculadas para a confecção de cálculos, máscara para a leitura de texto, letras com várias texturas, cadernos de letras em textura,
  • Incentivar o aluno a confeccionar o próprio material para a alfabetização como desenhar e montar a sua cartilha.
  • Utilizar fotografias e imagens reais.
ORIENTAÇÕES QUE DEVEM SER DADAS AOS PROFESSORES:
1. evite dizer que a criança é lenta, preguiçosa e compará-la aos outros alunos da classe;
2. não forçar a criança a ler em voz alta, na sala de aula, a menos que ela deseje fazer isto;
3. encorajar a criança a repetir o que lhe foi dito para fazer e a transmitir mensagens e recados. Ouvir a sua própria voz ajuda na compreensão e na memória;
4. rever sempre as atividades do aluno junto com ele para que ele aprenda com os seus erros e acertos;
5. tente não dar cópias do quadro com muita frequência. Ao invés disto, de a matéria em uma folha para que ele copie em sua classe.
6. demonstre paciência, compreensão e amizade. Isto ajuda a levantar a autoestima. Elogie sempre os seus acertos;
7. ensine-o a ler palavras longas. No início, ensine ele a ir separando as sílabas com um lápis;
8. dê menos atividades para casa para não sobrecarregar o aluno. Quantidade não é sinônimo de qualidade;
9. não risque de vermelho o seus erros. Ao invés disto, coloque bilhetes como “você se esforçou mas estude mais”, “da uma olhadinha de novo. Temos coisas para arrumar”;
10. não dê as suas notas em voz alta pois, quando estas estiverem baixas, isto humilha o aluno perante o grupo;
11. não force ele a modificar a sua escrita com cadernos de caligrafia e com repetição de palavras. A modulação da caligrafia é um processo longo;
12. dê um tempo maior para ele realizar as avaliações escritas;
13. use sempre uma linguagem simples e clara nas avaliações tanto orais como escritas;
14. uma língua estrangeira é muito difícil para eles. Procure fazer as suas avaliações em termos de trabalhos e pesquisas;
15. fale abertamente com ele sobre as suas dificuldades e que você vai ajudá-lo a superar mas, o principal agente desta mudança é ele mesmo;
16. encoraje ele a encontrar coisas em que ele se saia bem e estimule o aluno a realizar estas atividades;
17. ajude-o a ser organizado;
18. encoraje ele a ter atividades extraclasse como esportes, música, fotografia e desenho;
Vale lembrar que a dislexia é uma condição vitalícia. Mesmo assim, os sintomas que estão presentes em um ponto do desenvolvimento, podem não estar necessariamente evidentes em outro.
Existem disléxicos que se tornam leitores fluentes, embora com uma ortografia deficiente. Em outros casos, as dificuldades com a consciência fonológica persistem, bem como a capacidade de soletração e nomeação rápida.
Existe um caráter hereditário na ocorrência da dislexia. Geneticistas acreditam que, se o pai é disléxico, há 50% de chance da criança ser disléxica e cerca de 40% se a mãe dor afetada.
O que é herdado não é a deficiência na leitura mas os aspectos relacionados ao processamento da linguagem.

INCLUSÃO: TRANSTORNOS NA PERCEPÇÃO

IMAGEM DE UMA MULHER MORENA DE BLUSA BRANCA E CAMISA DE BRIM TAPANDO OS DOIS OUVIDOS

TRANSTORNOS NA PERCEPÇÃO

As informações vindas do ambiente, e processadas pelo nosso cérebro, são recebidas pelos nossos sentidos. Sendo assim, a percepção é uma das áreas mais importantes para a aprendizagem de um indivíduo.
Desta forma, é necessário que o aluno, além da percepção e discriminação gustativa, olfativa e tátil, desenvolva as seguintes capacidades:

HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA A PERCEPÇÃO E DISCRIMINAÇÃO VISUAL:
  • A discriminação visual – capacidade de reconhecer e identificar objetos pela sua forma, cor, tamanho, semelhanças e diferenças;

  • A diferenciação da figura fundo –  capacidade de diferenciar o que é essencial para focar a atenção no estímulo correto aprendendo a selecionar adequadamente os estímulos e a separar os aspectos relevantes dos irrelevantes para a execução de uma atividade;

  • A constância visual – capacidade de perceber as propriedades de um objeto e a sua forma constante;

  • A memória visual –  capacidade de recordar os símbolos visuais;

  • A atenção visual – capacidade de fixar a atenção em um estímulo e permanecer concentrada por um período mais prolongado de tempo;

  • A coordenação viso motora – capacidade de coordenar os movimentos do corpo gerando movimentos harmônicos;

HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA A PERCEPÇÃO E DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA:
  • Atenção auditiva, ou seja, capacidade  de fixar a atenção em um estímulo auditivo;

  • Discriminação auditiva, ou seja, a habilidade de discriminar sons que formam a linguagem oral;

  • Discriminação da figura fundo, ou seja, diferenciar o essencial do periférico;

  • Memória auditiva, ou seja, possibilidade de recordar os estímulos auditivos.
A aprendizagem perceptiva é uma habilidade para adquirir uma nova informação do ambiente. Os alunos com estas dificuldades tem problemas para interpretar e obter significado dos estímulos do ambiente. Para isto devemos trabalhar a:
  • Mobilidade ocular – percorrer o caminho da bola se fixando nela, realizar na lousa círculos e espirais para que ela siga o movimento com o olhar, usar a lanterna, olhar os dedos a cerca de 30 cm do seu rosto, picar bola de borracha acompanhando esta.
  • Ele deve ter a capacidade de movimentar os dois olhos de forma coordenada, ou seja, de seguir o objeto que se desloca com os dois olhos coordenadamente;

  • Direcionalidade – é a destreza onde a pessoa realiza os movimentos dos olhos da esquerda para a direita;

  • Leitura de imagens – realizar a leitura de cores, de figuras, de gravuras, ditado de desenho, união de pontos na horizontal com 8 cm de distância entre eles, união de pontos na vertical, exercícios de grafismo;

  • Percepção de formas – diferenciação de figuras, letras, números e palavras, blocos lógicos,  classificação conforme critérios, construção de desenhos, buscar objetos sobrepostos, localizar formas específicas em gravuras, completar formas unindo pontos, localizar formas iguais e diferentes entre outras, identificar palavras com mais ou menos letras, cartões figuras-palavras, análise da caixa de objetos, pintar letras com a cor indicada, atividades onde o elemento não pertence a categoria, elementos em direções diferentes, pintar por código, completar figuras igual ao modelo;

  • Percepção auditiva – adivinhações, rimas e sons.

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