Páginas

segunda-feira, 13 de março de 2017

Plano de Aula: Educação Infantil - Grandezas e Medidas


Grandezas e Medidas

Objetivos:

-Explorar a noção de grandeza através da comparação entre: pequeno/grande; alto/baixo.

-Associar as grandezas e medidas ao seu cotidiano.

-Caracterizar a importância das medidas e grandezas na sua vida.

-Proporcionar atividades como misturar, bater, enrolar, abrir embalagens, etc. desenvolve a coordenação motora.

 

Duração:

   Atividade sobre grandeza: 15 minutos.

    Atividade sobre medida: 20 minutos para o preparo e 10 minutos para finalização.

 

Desenvolvimento:

1° Atividade: O Tamanho do Barbante.

1° Momento: O professor medirá cada aluno com o barbante. Ele pegará 3 barbantes por criança e os colocará separados na quadra. Desse modo, estarão formados 3 grupos de barbantes.

2° Momento: Servira de exemplo, o professor o organizará do maior para o menor com os alunos. Logo depois, dividirá a turma em 2 e cada grupo ficará com barbantes com do tamanho de cada aluno.

3° MomentoO grupo que reproduzir mais rápido a ordem dos barbantes que foi montada anteriormente vencerá.

Recursos UtilizadosUm rolo de barbante.

Espaço: Quadra

 

2°Atividade: Atividade culinária (receita de brigadeiro).

 

1°Momento: Distribuir os alunos para que todos tenham a melhor visualização e possam participar, pela mesa.

2°Momento: Apresentar cada ingrediente e a partir disto, explicando os diferentes modos das unidades de medida, citando a quantidade dos ingredientes como: litro, colher, xícara e etc.

3°Momento: Com a participação dos alunos, começar o preparo com alunos sempre explorando a importância deste conhecimento para sua vida cotidiana.

4°Momento: Logo após o cozimento do brigadeiro e a espera pelo esfriamento do alimento, dividir entre as pequenas poções para que possam enrolar e colocar na forma possibilitando a participação de todos.

5°Momento: Servir aos alunos o brigadeiro feito pelos mesmos.

 

Recursos Utilizados: Material da receita culinária de brigadeiro.

                                         Utensílios de cozinha para o preparo.

                                          Luvas e tocas para higienização.

 

Avaliação:

Observar e identificar a assimilação das atividades propostas. Através do nível de entendimento dos alunos observar se conseguirão compreender a utilização do tema em seu cotidiano e se conseguiram acompanhar as atividades.Se houve participação por todos os alunos em todas as atividades desenvolvidas.

 

Alfabetização: Jogos II


JOGO DAS SÍLABAS

http://vmulher5.vila.to/interacao/9925998/jogos-para-alfabetizacao-324806-1.jpg

IDADE: 5 À 7 ANOS

OBJETIVO: Oportunizar aos alunos pensar na organização das sílabas e na formação das palavras.

ESTRATÉGIA: Sentar no chão com os alunos, mostrar a figura, solicitar que a criança fale o nome da

figura, familiarizando assim a quantidade de sílabas que compõe a palavra.

Pode ser usado de várias formas, é só usar a criatividade.

 JOGO DAS SÍLABAS

http://vmulher5.vila.to/interacao/9925998/jogos-para-alfabetizacao-324806-2.jpg

 

Material necessário: - tampinhas de garrafas pet; - sílabas diversas ( no caso fiz as que eu usaria para formar uma lista de palavras ).

Como proceder na confecção:

- Use a medida da tampinha para fazer os círculos em folha sulfite;

- Use canetinhas hidrocor para escrever as sílabas que serão utilizadas;

- Cole as mesmas sobre as tampinhas;

- Confeccione potinhos de garrafa pet,ou caixinhas para se colocar as sílabas quando for trabalhar com os grupos de alunos.

Preparando para jogar:

- Distribua as crianças em grupos atentando-se para a hipótese de escrita de cada qual;

- Distribua as caixinhas com as sílabas;

- Distribua uma folha para que façam o registro das palavras que irão formar;

- Permita que as mesmas explorem o jogo;

- Explique seus objetivos e o que farão;

Como jogar:

- Após distribuir as tampinhas as crianças formarão as palavras que você intencionalmente ou não, tenha criado e listarão.

 IDENTIFICAR A SÍLABA INICIAL E FINAL DA PALAVRA.

http://vmulher5.vila.to/interacao/9925998/jogos-para-alfabetizacao-324806-3.jpg

http://vmulher5.vila.to/interacao/9925998/jogos-para-alfabetizacao-324806-4.jpg

http://vmulher5.vila.to/interacao/9925998/jogos-para-alfabetizacao-324806-5.jpg


Objetivo: Desenvolver a percepção da linguagem escrita; promover a associação da palavra com a figura e dos grafemas com os fonemas.


 JOGO FORMA PALAVRAS

http://vmulher5.vila.to/interacao/9925998/jogos-para-alfabetizacao-324806-6.jpg

http://vmulher5.vila.to/interacao/9925998/jogos-para-alfabetizacao-324806-7.jpg

 Faixa etária: 5 a 8 anos

Um jogo com objetivo de desenvolver a linguagem verbal e oral da criança, introduzindo-a ao convívio social. Possui 3 maneiras de jogar:

Associação de letras - As cartelas são distribuídas entre as crianças e as letras espalhadas sobre a mesa com a face para cima. As crianças vão escolhendo as letras que servem para suas cartelas e completando-as. Ganha a criança que completar sua cartela primeiro.

Jogando com a sorte - As cartelas são distribuídas entre as crianças e as letras espalhadas sobre a mesa com a face para baixo. Cada criança vira uma das letras. Se esta letra corresponder a uma das palavras de sua cartela, requisita-se para si, mas se essa letra não lhe servir, passe sua vez ao próximo.

Formando Palavras - Pode-se brincar somente com as letras formando várias palavras, dando assim, total liberdade para quem estiver brincando. Para 2 a 6 jogadores.

                                    

  FIGURA PALAVRA


 OBJETIVO: Fazer a associação entre imagem e escrita.          

http://vmulher5.vila.to/interacao/9925998/jogos-para-alfabetizacao-324806-8.jpg


LOTO DAS PALAVRAS


Cartelas contendo palavras, figuras em papel adesivo plastificado colado em E.V.A ou pale 60Kg.

Objetivo: Ao sortear uma figura, a criança deverá reconhecer em sua cartela a palavra correspondente.

Idade: a partir de 7 anos.

http://vmulher5.vila.to/interacao/9925998/jogos-para-alfabetizacao-324806-9.jpg


LINCE DAS FICHAS

Atenção, agilidade e diversão. Assim é o Lince das fichas, um jogo de observação visual onde o mais rápido vence. A criança deverá achar no tabuleiro as figuras que recebeu e associar ao seu nome antes que seus adversários achem a deles. Tudo isso numa gostosa brincadeira com as fichas do material Lendo Você Fica Sabendo.

http://vmulher5.vila.to/interacao/9925998/jogos-para-alfabetizacao-324806-10.jpg

http://vmulher5.vila.to/interacao/9925998/jogos-para-alfabetizacao-324806-11.jpg


VEJA O MODELO DE OUTROS JOGOS.

MONTANDO PALAVRAS

http://vmulher5.vila.to/interacao/9925998/jogos-para-alfabetizacao-324806-12.jpg

QUEBRA - CABEÇA

http://vmulher5.vila.to/interacao/9925998/jogos-para-alfabetizacao-324806-13.jpg

O QUE É ?

http://vmulher5.vila.to/interacao/9925998/jogos-para-alfabetizacao-324806-14.jpg

O QUE ESTÁ FALTANDO?

http://vmulher5.vila.to/interacao/9925998/jogos-para-alfabetizacao-324806-15.jpg

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário