Páginas

domingo, 5 de março de 2017


Público alvo: Alunos na alfabetização

Objetivo: Trabalhar a identidade de cada aluno, valorizando a importância de reconhecer as letras que formam seu nome.
Conteúdo: Nome próprio - letras do alfabeto

Justificativa:
No momento em que a escola compreende o diagnóstico inicial das crianças quanto a  defasagem dos alunos em escrever o nome próprio, surge a necessidade de contemplar essas habilidades básicas para o processo de aprendizagem, visando um direcionamento sistemático das aulas para a aquisição do nome e consequentemente das letras do alfabeto.

Blocos a serem contemplados:

  • Acolhida - Varal de tarjetas com nomes
  • Latinha com fichas do nome próprio
  • Carrinho do alfabeto
  • Tapete da identidade
  • Atividades impressas
  • Hora da história

Vamos entender a ACOLHIDA - Varal de tarjetas com nomes

O professor deverá organizar um varal fixo na sala e as tarjetas com os nomes de cada aluno. Como acolhida todos os dias, os alunos são convidados a se dirigirem até o varal e procurar sua tarjeta, nesse caso o professor escolherá a ação que deseja fazer todos os dias. 
Ex. 
  • Procurar sua tarjeta e escrever seu nome no caderno
  • Procurar a tarjeta e falar a letra inicial do nome
  • Procurar a tarjeta de um coleguinha e entregá-lo
  • Procurar a tarjeta e contar o total de palavras

Vamos entender a FICHA DO NOME PRÓPRIO

O professor fará fichas com os nomes dos alunos e colocará dentro de uma latinha decorada, depois organiza a turminha no círculo e coloca a latinha no centro. Ao som de qualquer canção infantil vai passando a latinha entre as mãos das crianças, ao comando de PARE!  o aluno retira uma ficha e tenta identificar de quem é....a professora pode ajudar nessa hora dando as características da criança. Quando encontrar o dono da ficha o coleguinha levanta abraça o amiguinho e entrega a fichinha.


Vamos entender o CARRINHO DO ALFABETO

O professor colocará dentro de um carrinho de brinquedo o alfabeto móvel. E convida a turminha para brincar. Vai passando o carrinho entre as crianças e todos cantam a canção...MOTORISTA, OLHA A PISTA. Quando a música parar, o aluno retira uma letra, fala qual é e identifica se existe alguém na sala que o nome comece com aquela letra, caso não tenha, poderão falar nomes de animais, objetos. etc.

Vamos entender o TAPETE DO ALFABETO

O professor espalha na sala um tapete bem especial e colorido de preferência, sobre ele coloca nomes próprios, nomes de animais, nomes de objetos etc.
Convida os alunos a fazerem uma lista para cada coisa do tapete. 
  • Lista de animais
  • Lista de nomes próprios
  • Lista de objetos
Em seguida o professor começa um debate explicando que todas as coisas tem nome. E que cada uma tem sua importância. Fala também que para escrever os nomes usamos as letras. Aproveita o momento para ler o texto TODO MUNDO TEM UM NOME . Em seguida, pede para as crianças escreverem as listas no caderno.

Vamos entender as ATIVIDADES IMPRESSAS

    As atividades impressas, servirão de complemento das ações executadas poderá ser com informações sobre a família, atividades com a certidão de nascimento, atividades de colagens do alfabeto e nomes etc.

    Vamos entender a HORA DA HISTÓRIA


    Na hora da história o professor tem a liberdade de escolher a maneira mais lúdica de apresentar o conto. Lembrando que os textos devem ser relacionados aos assuntos e objetivos do plano de aula. Podendo usar fantoches, adereços, avental, tapete, data show etc.

    Plano elaborado: Pelo blog: www.ensinandocomcarinho.com.br (Professora Valéria Tavares)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário