Páginas

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

EXTA-FEIRA, NOVEMBRO 09, 2012

As duas amigas >Diversidade> Estímulos literários>09/11/12




Rosane Svartman

Uma história sobre amizade e sobre como lidar com as diferenças.
 Ilustrações interagem com o texto e com o leitor, convidando-o a entrar na história: são cores, formas e texturas encantadoras. 
O livro conta a história de Maria, melhor amiga de Alice, e Alice, melhor amiga de Maria.
Maria e Alice são duas meninas muito diferentes, mas que têm muita coisa em comum.
Andam sempre juntas. Brincam e se divertem, compartilham segredos, dividem aventuras.
Entre muitas brincadeiras, as duas têm a brincadeira preferida: jogar saquinho.
Maria e Alice não ficam um dia sem se verem.
Até que, conforme cresciam, começaram a ter interesses diferentes, atividades diferentes, novos amigos. Com isso acabaram se afastando.
Como a vida é cheia de encontros, desencontros e reencontros, o mesmo tempo que as afastou, acaba reaproximando as amigas de infância.
Uma história linda e emocionante que mostra o valor das grandes amizades e da importância de manter os velhos amigos.
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/2012/03/melhores-amigas.html
Livro aqui

AMIZADE E SOLIDARIEDADE


Construir o conceito de amizade e solidariedade;
Desenvolver competências sociais;
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.
Estratégias e recursos da aula

1° MOMENTO – Discutindo o que as crianças entendem por amizade e solidariedade
Iniciamos essa aula reunindo as crianças em uma roda, o professor deverá questionar o grupo sobre o que acham que é amizade e solidariedade.
De acordo com o que as crianças vão apontando o professor irá registrando no quadro ou em um cartaz.
É importante que esses questionamentos sejam guardados para que ao final do estudo sejam confrontados com o que foi aprendido.


2° MOMENTO – Ouvindo a música: É tão lindo
Entregamos para cada criança a letra da música: É tão lindo


É Tão Lindo
A Turma do Balão Mágico
Composição: Al Kasha/Joel Hirschhorn/Edgard Poças


Se tem bigodes de foca Nariz de tamanduá
-Parece meio estranho, heim!
-Rum! Também um bico de pato
E um jeitão de sabiá...
Mas se é amigo
Não precisa mudar
É tão lindo
Deixa assim como está
E eu adoro, adoro
Difícil é a gente explicar
Que é tão lindo...
Se tem bigodes de foca
Nariz de tamanduá
-E orelhas de camelo, né tio?
-É!
Mas se é amigo de fato
A gente deixa como ele está...
É tão lindo!
Não precisa mudar
É tão lindo!
É tão bom se gostar
E eu adoro!
É claro!
Bom mesmo é a gente encontrar
Um bom amigo...
São os sonhos verdadeiros
Quando existe amor
Somos grandes companheiros
Os três mosqueteiros
Como eu vi no filme...
É tão lindo!
Não precisa mudar
É tão lindo!
Deixa assim como está
E eu adoro e agora
Eu quero poder lhe falar
Dessa amizade que nasceu
Você e eu!
Nós e você!
Vocês e eu!
E é tão lindo!...
-Tio!
-Heim!
-É legal ter um amigo, né?
-É maravilhoso
Mesmo que ele tenha Bigodes de foca
E até um nariz de tamanduá
-E orelhas de camelo tio, lembra?
-Orelhas de camelo?
-É tio!
-É mesmo, orelhas de camelo!
Mas é um amigo, não é?
-É!
-Então não se deve mudar!
Escolhemos essa letra pois fala das relações entre as pessoas além de destacar a importância de se respeitar as diferenças, que para você ser amigo de alguém não precisa mudar.


3º MOMENTO – Refletindo as nossas atitudes
Nesse momento o professor reune o grupo de crianças e apresenta algumas situações do cotidiano das mesmas, tais como:
Uma criança que modifica alguma atitude em função da exigencia de outra para assim ser sua amiga;
Se criança A é amiga de B então não pode ser amiga de criança C;
Criança A escuta sua amiga Criança B que apresentou-se bastante triste;
Criança A e B se dispuseram a ficar no momento o parque com criança C sentados no solário pois a criança C estava impossibilitada de ir brincar pois tinha machucado a perna.
Essas são apenas algumas situações possíveis de ser apresentadas, de acordo com a realidade de cada escola poderá ser modificada.
Depois de cada apresentação o professor traz a discussão para o grande grupo fazendo com que todos reflitam sobre as atitudes apresentadas.


4º MOMENTO –Correio da amizade
Depois de evoluir bem as discussões o professor apresenta para o grupo o correio da amizade.
 O professor traz uma caixinha coberta e deixa na sala.
Essa atividade poderá ser realizada de duas maneiras.
1- O professor poderá realizar um sorteio com os nomes das crianças(estilo amigo secreto ou amigo aculto) e sugerir que as crianças enviem mensagens para o amigo que a criança sorteou.
2- O professor deixa livre para que as crianças escrevam mensagens para quem elas queiram.


5º MOMENTO - Avaliando esses momentos
O professor reune o grupo de crianças, apresenta as questões iniciais, expostas no estudo, e discute com as crianças o que as mesmas aprenderam se perceberam se modificaram as suas atitudes etc.


Recursos Complementares
Indicamos como literatura complementar para esse conjunto de aulas os livros:


Pedro e Tina- Uma Amizade Muito Especial
Autor: Stephen Michael King
e
Seja um bom amigo
Autor(a): Christine Adams


Avaliação
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Participaram da construção dos conceitos de Amizade e Solidariedade;
Modificaram as suas ações com relação, principalmente, ao grupo.




Amizade, afetividade e alfabetização


Produzir uma história em quadrinhos;
■ Expressar sentimentos por meio de músicas;
■ Manifestar afetividade no contato com outras crianças;
■ Produzir um texto em ordem alfabética;
■ Participar de uma brincadeira chamada Correio do Amigo.
Vejam tudo no link abaixo








O valor da amizade!


Nesta aula o aluno poderá compreender o que significa a amizade, e qual a sua importância às pessoas. Além disso, estas aulas podem ser profícuas, ainda, para se trabalhar a escrita, a oralidade, a crítica e a sociabilidade dos alunos.




AMIZADE: UM BEM QUE NÃO TEM PREÇO


Valorizar a importância da amizade para a vida;
- Descobrir que a amizade é uma construção diária e que pode ser cultivada ao longo dos anos;
- Reconhecer a escola com um espaço privilegiado para se fazer amigos;
- Identificar valores presentes nas relações de amizade: verdade, respeito, solidariedade, amor, dentre outros.







Amizade: na música na música e literatura
Adaptações by Krika
Autor: Vilma Aparecida Gomes  
Conhecer textos que tratam do mesmo tema sob diferentes perspectivas;
 Ler e interpretar narrativas que abordam o tema amizade;
Conhecer a música Canção da América
Pesquisar biografia
Recursos
• Música: “Canção da América” – Milton Nascimento
• Leitura do livro:  As duas amigas
Atividade 1
Motivação
Para motivar a leitura do livro Duas amigas, o professor exibe em datashow a música “Canção da América”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, disponível em:
Os alunos ouvem a música mais de uma vez, observando as imagens do vídeo.
Em seguida, o professor distribui a cópia para os alunos cantarem.
Segue a letra da música

Canção da América
Amigo é coisa para se guardar
Abaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver seu amigo partir


Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou


Amigo é coisa pra se guardar
Ao lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam não
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração


Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar


Atividade 2 – em dupla
Laboratório de Informática
Para conhecer a biografia de Milton Nascimento e a origem da letra da música, o professor orienta os alunos para que leiam os links:


Atividade 3 – em dupla
Com base nos textos lidos: letra da música, biografia e sobre a origem da música, o professor pede aos alunos que anotem no caderno:
a) Trechos da vida de Milton que lhes chamaram a atenção.
b) A origem do título Canção da América.
c) Os significados da amizade presentes na letra da música, exemplificando com versos.
Discutir entre eles as seguintes questões:
1º) Há possibilidade de haver grandes amizades entre pessoas de origem sócio-cultural, raças,gostos, opinião, interesses, idade e profissão diferentes?
2º) É possível nos sentirmos amigos de animais? Explique


Atividade 4
Dispor a turma em círculo para socialização e discussão das respostas.
Instigar os alunos debater as questões subjetivas, com o objetivo de permitir que ouçam pontos de vistas diferentes.
Para isso, o professor deve mediar o debate, fazendo inscrição dos nomes daqueles que desejam expressar sua opinião.
Assim, eles aprendem a ouvir o outro e garante a fala do aluno.


Atividade 5
Leitura do  livro
Após a leitura do livro, o professor dispõe a turma em círculo e promove um breve debate sobre as histórias, perguntando se gostaram do livro, o objetivo é permitir que eles conversem e expressem suas impressões a respeito da obra.
Sugestões:
Fazer um perfil da cada menina
Uma menina é branca  e a outra negra. Falar sobre diversidade e sobre o valor da amizade, pois para elas não tinha cor.
Sobre o conflito : Elas fizeram outras amizades, adquiriram outros interesses, que não eram mais comuns.
 Elaborar um breve resumo sobre o final das história, expressando sua opinião.
Debate:
É possível nos identificarmos e nos tornarmos amigos de pessoas muito diferentes de nós?
O professor deve mediar o debate, para que todos expressem sua opinião e saibam ouvir e respeitar a opinião do colega.


Avaliação
Verificar, durante as atividades, se os alunos compreenderam e perceberam diferenças e semelhanças entre a amizade das personagens.
Identificar valores presentes nas relações de amizade: verdade, respeito, solidariedade, amor, dentre outros.


Verificar se ao final dos trabalhos os alunos compreederam que podemos e devemos ter amizades diversas, principalmente porque nosso mundo é povoado por várias raças e etnias diferentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário