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terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Projeto borboleta



Objetivo Geral: 
Despertar na criança o gosto pela leitura, estimulando o hábito de ler.
Objetivos específicos:
Compreender o processo de metamorfose que ocorre nas borboletas;  
 Assimilar a numeração de base dez;  
 Estimular a busca por novas descobertas; 
 Reconhecer diferenças entre as cores, formas, tamanhos, através de gravuras de borboletas;
Pré leitura
Com as crianças reunidas em círculo, numa roda de conversa, iniciar a aula questionando-as sobre o que é uma borboleta, como ela nasce, onde ela nasce, etc...

Ouvir atentamente cada resposta e colocá-las diante da turma, para que esta confirme ou discuta a resposta dada pelos colegas;

Após esta discussão inicial, mostrar às crianças um livro de pesquisa, para que também tenham acesso a este tipo de “leitura explicativa”, relatando a metamorfose da borboleta através de gravuras;

Fazer com que as crianças, através de livros e revistas, achem e recortem borboletas de diversos tipos, cores e tamanhos, dispondo estas imagens no meio da roda de conversa para que todos tenham uma visão geral das figuras recortadas;

Permitir que as crianças tenham acesso ao livro de pesquisa, podendo manuseá-lo, analisá-lo com os demais colegas, trocando assim, conhecimentos em ter si.
A partir do conhecimento de cada aluno e com base no trabalho efetuado durante a roda de conversa, questionar as crianças sobre algumas músicas que falem de borboletas, cantando, de início com elas, a mais conhecida pela maioria, dramatizando-a:

“BORBOLETINHA, TÁ NA COZINHA,
FAZENDO CHOCOLATE,
PARA A MADRINHA
POTI, POTI,
PERNA DE PAU,
OLHO DE VIDRO,
E NARIZ DE PICA PAU”
Leitura:
Ainda em círculo, mostrar aos alunos o livro escolhido para a leitura do dia, baseado no assunto tratado na roda de conversa. Apresentar o livro “Eram dez lagartas”, comentado: o nome do livro, nome do autor (es),  nome do ilustrador, editora;
Realizar a leitura do livro, mostrando as gravuras do mesmo para as crianças acompanharem a história.
Pós leitura
Primeiramente questionar as crianças sobre do que se trata o livro, quais são os personagens que aparecem neste livro;
Questionar sobre a quantidade de lagartas que existiam no início do livro e quantas ficaram no final da história;
Com base no livro de pesquisas que as crianças visualizaram na roda de conversa e a partir das respostas dadas na questão anterior, questionar sobra o que aconteceu com as demais lagartas que foram ficando pelo caminho em cada página do livro;
Sair com as crianças para o pátio da escola ou até mesmo nos arredores, para que achem borboletas e, juntamente com a professora, fotografe-as, ou apenas admirem seu vôo, cores, tamanhos, sempre ressaltando a importância de deixá-las livres, na natureza, sem machucá-las durante a busca;                                                                      


 Utilizando as gravuras recortadas anteriormente pelas crianças e até mesmo as fotos impressas tiradas com elas, caso tenham conseguido, entregar a cada uma, a borboleta para que desenhem, nas mesinhas, como acham que era a lagarta desta borboleta em mãos, recebendo uma folha para que, de um lado desenhe a lagarta, seu casulo e por último cole a borboleta já “transformada”.
Cantar novamente com as crianças a musica da Borboletinha, dramatizando-a outra vez e escrevendo-a numa folha de papel bobina, dando espaço entre os versos da mesma, para que, em seguida, solicite às crianças para que, embaixo de cada verso, faça o desenho do que este representa, assinando em seguida, no final da música, seu nome, demonstrando sua participação no painel;
Comentar com as crianças que existem diferentes cores, formatos de borboletas e que, sabendo disso, um poeta, chamado Vinícius de Moraes, entre tantos outros que fazem lindas poesias, inventou um poema muito bonito para as borboletas;
Apresentar o poema para as crianças:
As Borboletas

Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então . . .
Oh, que escuridão!
                                                          (Vinícius de Moraes)

Após a leitura, solicitar às crianças para que em duplas, montem seu poema, mas utilizando-se de desenhos e cores para cada palavra em que se possa fazer isso. No título, usar “AS” e colar uma borboleta no lugar da palavra; no lugar da palavra “azuis”, colar uma borboleta azul...E assim por diante até o final do poema, onde se pode substituir a palavra.

Fazer a exposição do trabalho das crianças; 


Através do site      http://www.biologo.com.br/videos/borboleta.html , fazer com que as crianças assistam o pequeno vídeo que mostra as borboletas, entregando antes um pequeno texto informativo, para que procurem nele a palavra BORBOLETA.   


Em grupos, montar um livrinho, a partir do livro apresentado anteriormente (“Eram dez lagartas”), entregando à turma folhas de sulfite, lápis, canetinhas, colas coloridas, etc... Diversos materiais para que cada grupo possa elaborar um livro, valendo-se da criatividade de cada um, podendo ser através de desenhos, colagens, etc... Cada grupo vai desenhar a quantidade de lagartas que desejar e criar a sequência de acontecimentos para cada página da sua história.


http://matematicar321.blogspot.com.br/2012/10/projeto-borboletas.html

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