Páginas

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

TEXTO REFLEXIVO PARA REUNIÃO DE PROFESSORES

AS C0CADAS
                                                                                                                                                                                                                                                                                                      CORA CORALINA

Eu devia ter nesse tempo dez anos. Era menina prestimosa e trabalhadeira à moda do tempo. Tinha ajudado a fazer aquela cocada. Tinha areado o tacho de cobre e ralado o coco. Acompanhei rente à fornalha todo o serviço, desde a escumação da calda até a apuração do ponto. Vi quando foi batida e estendida na tábua, vi quando foi cortada em losangos. Saiu uma cocada morena, de ponto brando atravessada de paus de canela cheirosa. O coco era gordo, carnudo e leitoso, o doce ficou excelente. Minha prima me deu duas cocadas e guardou tudo mais numa terrina grande, funda e de tampa pesada. Botou no alto da prateleira. Duas cocadas só... Eu esperava quatro e comeria de uma assentada oito, dez, mesmo. Dias seguidos namorei aquela terrina, inacessível. De noite, sonhava com as cocadas. De dia as cocadas dançavam pequenas piruetas na minha frente. Sempre eu estava por ali perto, ajudando nas quitandas, esperando, aguando e de olho na terrina. Batia os ovos, segurava gamela, untava as formas, arrumava nas assadeiras, entregava na boca do forno e socava cascas no pesado almofariz de bronze. Estávamos nessa lida e minha prima precisou de uma vasilha para bater um pão-de-ló. Tudo ocupado. Entrou na copa e desceu a terrina, botou em cima da mesa, deslembrada do seu conteúdo. Levantou a tampa e só fez: Hiiii... Apanhou um papel pardo sujo, estendeu no chão, no canto da varanda e despejou de uma vez a terrina. As cocadas moreninhas, de ponto brando, atravessadas aqui e ali de paus de canela e feitas de coco leitoso e carnudo guardadas ainda mornas e esquecidas, tinham se recoberto de uma penugem cinzenta, macia e aveludada de bolor. Aí minha prima chamou o cachorro: Trovador... Trovador... e veio o Trovador, um perdigueiro de meu tio, lerdo, preguiçoso, nutrido, abanando a cauda. Farejou os doces sem interesse e passou a lamber, assim de lado, com o maior pouco caso.

Eu olhando com uma vontade louca de avançar nas cocadas. Até hoje, quando me lembro disso, sinto dentro de mim uma revolta – má e dolorida - de não ter enfrentado decidida, resoluta, malcriada e cínica, aqueles adultos negligentes e partilhados das cocadas bolorentas com o cachorro.

domingo, 14 de setembro de 2014

ATIVIDADE SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - LEITURA E INTERPRETAÇÃO- EJA

ATIVIDADE DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA - ALUNOS DA EJA

LEIA O TEXTO ABAIXO COM ATENÇÃO:

O QUE É VIOLÊNCIA DOMÉSTICA?
É um abuso físico ou psicológico de um membro de um núcleo familiar em relação a outro, com o objetivo de manter poder ou controle. Esse abuso pode acontecer por meio de ações ou de omissões. A maioria das vítimas desse crime são mulheres.
MUITAS MULHERES SOFREM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO BRASIL?
Estima-se que 2 milhões, a cada ano sofram. Elas vêm de todas as camadas sociais e possuem várias profissões e níveis de escolaridade.
EXISTE UMA LEI QUE PROTEJA A MULHER QUE SOFRE ESSE TIPO DE VIOLÊNCIA?
Sim, é a Lei Maria da Penha, em vigor desde 2006. Ela vale apenas para casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.
QUEM É A MARIA DA PENHA?
É uma biofarmacêutica cearense, mãe de três filhas e avó. Ela foi agredida várias vezes pelo marido e,enquanto dormia levou um tiro disparado por ele e ficou paraplégica. Hoje ela trabalha pela causa.
O QUE A LEI MARIA DA PENHA TROUXE DE NOVO?

O principal foi fazer a violência doméstica contra a mulher deixar de ser considerada um crime de menor poder ofensivo, punido com multa ou cestas básicas. Agora a pena é de 1 a 3 anos. Além disso o juiz pode obrigar o agressor a participar de programas de reeducação ou recuperação essa lei também criou novas formas de proteção á mulher ameaçada.

LEIA O TEXTO E RESPONDA:

1.Quais são as maiores vítimas da violência doméstica?

2.Qual lei existente protege a mulher da violência doméstica?

3. Como surgiu essa lei? Porque?

4. Qual sua opinião sobre a violência doméstica, em suma, sobre a violência contra a mulher?

5. Você conhece algum caso ocorrido de violência doméstica? Relate ou invente algum!


ATIVIDADE PARA ALUNOS DA EJA- NOTÍCIA DE JORNAL

Nome_________________________________________data______________

ATIVIDADE DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

TEXTO: NOTÍCIA DE JORNAL


20/11/2013
Bilhete mensal para ônibus, metrô e trem custará R$ 230  Folha de S.Paulo
A Prefeitura de São Paulo e o governo do Estado estabeleceram em R$ 230 o preço do Bilhete Único Mensal integrado, que permitirá ao usuário fazer quantas viagens quiser durante um mês em ônibus municipais, no metrô e nos trens da CPTM, incluindo as integrações.
Além da modalidade integrada, o bilhete mensal terá outras duas opções: apenas para ônibus ou apenas para o transporte sobre trilhos.
Cada uma custará R$ 140.
Os bilhetes começarão a funcionar no próximo dia 30.
O anúncio será feito amanhã pelo prefeito Fernando Haddad (PT) e pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

INTERPRETAÇÃO DA NOTÍCIA

1.          Qual o assunto principal da notícia?

2.          Qual a data da notícia e qual jornal a fez?

3.          Quais vantagens os usuários terão?

4.          Quanto custará e quando iniciará a venda?

5.          Em sua opinião, os usuários serão beneficiados ou não? Por quê?

6.          Quando será feito o anúncio e por quem?


TEXTO: APRENDENDO A NOS ALIMENTAR - LEITURA E INTERPRETACÃO

LEIA O TEXTO ABAIXO  E  RESPONDA:

                APRENDENDO A NOS ALIMENTAR


            NUM BAR, EXISTEM DIVERSOS PRATOS RÁPIDOS, TODOS COM O MESMO PREÇO, PARA SEREM ESCOLHIDOS PELOS CLIENTES NA HORA DO ALMOÇO.


PRATO 1
       PRATO   2
    PRATO    3
       PRATO   4

ARROZ
FEIJÃO
BIFE
OVO FRITO


MACARRÃO COM MOLHO
ALMONDEGAS (BOLINHOS DE CARNE)

FRANGO COM MOLHO
ARROZ
MAIONESE

FILÉ DE FRANGO
BATATA COZIDA
SALADA COM ALFACE, TOMATE, PEPINO E CENOURA, TEMPERADA.
            OS PRATOS ESTÃO REPRESENTADOS ABAIXO. QUAL DEVERIA SER ESCOLHIDO POR UMA PESSOA ADULTA, COM ATIVIDADE MODERADA, QUE BUSCASSE A REFEIÇÃO MAIS COMPLETA PARA SATISFAZER AS NECESSIDADES DO SEU CORPO?
RESPONDA
1.      QUAL PRATO VOCÊ ESCOLHERIA?
____________________________________________________________________
2.      O QUE LEVOU VOCÊ A ESCOLHER ESSE PRATO? POR QUÊ?
_____________________________________________________________________________________________________________________________
3.      ALÉM DE UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA O QUE DEVEMOS FAZER PARA TER UMA VIDA SAUDÁVEL:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

TEXTO: QUEM TRABALHA TEM DIREITOS - LEITURA E INTERPRETAÇÃO


NOME_____________________________________DATA____________

ATIVIDADE DO PROJETO JANELA PARA O MUNDO – 
CULTURA E MUNDO DO TRABALHO

TEXTO: QUEM TRABALHA TEM DIREITOS! 

LURDES É EMPREGADA DOMÉSTICA. ELA É REGISTRADA, ISTO É, TEM CARTEIRA DE TRABALHO ASSINADA. POR ISSO, O SALÁRIO DELA NUNCA É MENOR DO QUE O MÍNIMO. ALÉM DISSO, TEM GARANTIDO UM DIA DE DESCANSO POR SEMANA, TRINTA DIAS DE FÉRIAS POR ANO E DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO AO FINAL DE CADA ANO.
QUANDO A FILHA DELA NASCEU, LURDES FICOU DE LICENÇA EM CASA, CUIDANDO DA MENINA E RECEBENDO SALÁRIO. NESSA ÉPOCA, ELA RECEBEU DA PREVIDÊNCIA SOCIAL UM AUXÍLIO-NATALIDADE, QUE AJUDOU NAS DESPESAS COM O NENÊ.
NO FIM DESTE ANO, ELA VAI APROVEITAR AS FÉRIAS PARA VISITAR A FAMÍLIA NA BAHIA. PARA ISSO, ELA GUARDOU UM POUCO DO DÉCIMO TERCEIRO DO ANO PASSADO, QUE VAI JUNTAR COM O DESTE ANO, PARA PAGAR A VIAGEM.
RESPONDA
1.       VOCÊ SABE ONDE SE TIRA A CARTEIRA DE TRABALHO? ONDE?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.       VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS GARANTIDOS POR LEI QUE O TRABALHADOR TEM DIREITO?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.       QUAL SUA PROFISSÃO?
____________________________________________________________
4.       VOCÊ POSSUI CARTEIRA ASSINADA?
___________________________________________________________
5.       FAÇA UMA LISTA DE PROFISSÕES (CARTEIRA ASSINADA)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

TEXTO: A MELODIA DO LIXO - LEITURA E INTERPRETAÇÃO

NOME_______________________________________DATA__________

ATIVIDADE DO PROJETO JANELA PARA O MUNDO -

  MEIO AMBIENTE

TEXTO: A   MELODIA DO LIXO


O GRUPO CICLO NATURAL, FORMADO EM 2001, FABRICA INSTRUMENTOS MUSICAIS REAPROVEITANDO SUCATA. DESSE MODO, TUBOS DE PVC, CABOS DE VASSOURA, LATAS E ATÉ CASCAS DE NOZES SÃO REAPROVEITADOS, EM UMA SOLUÇÃO ARTÍSTICA PARA O PROBLEMA DO ACÚMULO DE LIXO.
OS INSTRUMENTOS PRODUZIDO PELO GRUPO CICLO NATURAL SÃO UTILIZADOS EM SUAS APRESENTAÇÕES, OFICINAS E PALESTRAS.
RESPONDA:
1.     VOCÊ FAZ A SEPARAÇÃO DO LIXO EM SUA CASA?
________________________________________________________
2.     QUE TIPO DE MATERIAL É MAIS UTILIZADO EM SUA CASA E QUE MAIS ACUMULA?
________________________________________________________
3.     VOCÊ REUTILIZA MATERIAIS QUE IRIAM PARA O LIXO? QUAIS E COMO REUTILIZA?
__________________________________________________________
4.     ESCREVA NOMES DE MATERIAIS QUE VÃO PARA O LIXO E PODERIAM SER REUTILIZADOS OU RECICLADOS:

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

TEXTO PARA REUNIÃO DE PAIS

ANTES QUE ELES CRESÇAM
Affonso Romano de Sant’Anna


    Há um período em que os pais vão ficando órfãos de seus próprios filhos.
É que as crianças crescem independentes de nós, como árvores tagarelas e pássaros estabanados.
Crescem sem pedir licença à vida.
Crescem com uma estridência alegre e, às vezes com alardeada arrogância.
Mas não crescem todos os dias, de igual maneira, crescem de repente.
Um dia sentam-se perto de você no terraço e dizem uma frase com tal maneira que você sente que não pode mais trocar as fraldas daquela criatura.
Onde é que andou crescendo aquela danadinha que você não percebeu?
Cadê a pazinha de brincar na areia, as festinhas de aniversário com palhaços e o primeiro uniforme do maternal?
A criança está crescendo num ritual de obediência orgânica e desobediência civil. E você está agora ali, na porta da discoteca, esperando que ela não apenas cresça, mas apareça…
Ali estão muitos pais ao volante, esperando que eles saiam esfuziantes e cabelos longos, soltos.
Entre hambúrgueres e refrigerantes nas esquinas, lá estão nossos filhos com uniforme de sua geração.
Esses são os filhos que conseguimos gerar e amar, apesar dos golpes dos ventos, das colheitas, das notícias, e da ditadura das horas.
E eles crescem meio amestrados, observando e aprendendo com nossos acertos e erros.
Principalmente com os erros que esperamos que não se repitam.
Há um período em que os pais vão ficando um pouco órfãos dos filhos.
Não mais os pegaremos nas portas das discotecas e das festas.
Passou o tempo do ballet, do inglês, da natação e do judô.
Saíram do banco de trás e passaram para o volante de suas próprias vidas. Deveríamos ter ido mais à cama deles ao anoitecer para ouvirmos sua alma respirando conversas e confidências entre os lençóis da infância, e os adolescentes cobertores daquele quarto cheio de adesivos, posters, agendas coloridas e discos ensurdecedores.
Não os levamos suficientemente ao HOPY HARE, ao shopping, não lhes demos suficientes hamburgueres e refrigerantes, não lhes compramos todos os sorvetes e roupas que gostaríamos de ter comprado.
Eles cresceram sem que esgotássemos neles todo o nosso afeto.
No princípio iam à casa de praia entre embrulhos, bolachas, engarrafamentos, natais, páscoas, piscinas e amiguinhos.
Sim havia as brigas dentro do carro, a disputa pela janela, os pedidos de chicletes e cantorias sem fim.
Depois chegou o tempo em que viajar com os pais começou a ser um esforço, um sofrimento, pois era impossível deixar a turma e os primeiros namorados.
Os pais ficaram exilados dos filhos. Tinham a solidão que sempre desejaram, mas, de repente, morriam de saudades daquelas “pestes”.
Chega o momento em que só nos resta ficar de longe torcendo e rezando muito para que eles acertem nas escolhas em busca da felicidade.
E que a conquistem do modo mais completo possível.
O jeito é esperar: qualquer hora podem nos dar netos.
O neto é a hora do carinho ocioso e estocado, não exercido nos próprios filhos e que não pode morrer conosco.
Por isso os avós são tão desmesurados e distribuem tão incontrolável carinho.
Os netos são a última oportunidade de reeditar o nosso afeto.
Por isso é necessário fazer alguma coisa a mais, antes que eles cresçam.

TEXTO PARA REUNIÃO DE PAIS

AS CRIANÇAS APRENDEM O QUE VIVEM



Se as crianças vivem em meio a críticas, aprenderão a condenar.
Se as crianças vivem em meio à hostilidade, aprenderão a brigar.
Se as crianças vivem sendo ridicularizadas, irão se tornar tímidas.
Se as crianças vivem com vergonha, aprenderão o sentimento de culpa.
Se as crianças vivem onde há incentivo, aprenderão a confiança.
Se as crianças vivem onde ocorre a tolerância, aprenderão a paciência.
Se as crianças vivem onde há elogios, aprenderão a apreciação.
Se as crianças vivem onde há aceitação, aprenderão a amar.
Se as crianças vivem onde há aprovação, aprenderão a gostar de si mesmos
.Se as crianças vivem onde há honestidade, aprenderão a veracidade.
Se as crianças vivem com segurança, aprenderão a crer em si mesmas e naqueles que as rodeiam.
Se as crianças vivem em um ambiente de amizade, aprenderão que o mundo é um lugar bom para se viver.


(Dorothy Law Nolte)


E você? O que está ensinando a seu filho?  Vamos refletir?
 

TEXTO PARA REUNIÃO DE PAIS

O PRINCIPAL NA VIDA…


Conta a lenda que certa mulher pobre com uma criança no colo, passando diante de uma caverna escutou uma  voz misteriosa que lá dentro dizia: entre e apanhe tudo que você desejar, mas não se esqueça do principal. Lembre-se, porem, de uma coisa: depois que você sair a porta se fechara para sempre, portanto aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal…  
 A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pôs a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no seu avental. A voz misteriosa falou novamente.  
“Você só tem oito minutos.”  
Esgotados os oito minutos, a mulher carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou… Lembrou-se, então que a criança ficara lá e a porta estava fechada para sempre!!!
O mesmo acontece, às vezes, conosco.
Temos uns oitenta anos para viver neste mundo e somos advertidos: “Não se esqueça do Principal!…
E o principal são os valores:
Espirituais,
A oração,
A vigilância,
A família,
Os amigos,
a vida!…
Mas a ganância, a riqueza, os prazeres materiais os fascinam tanto que o principal vai ficando sempre de lado…
Assim, esgotamos o nosso tempo aqui e deixamos de lado o essencial:
“os tesouros da alma!”
Que jamais nos esqueçamos:
A vida, neste mundo, passa rápido e a morte chega de inesperado. E quando a porta desta vida se fechar para nós de nada valerão as lamentações. Portanto, que jamais esqueçamos do principal!
Se Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?

TEXTO PARA REUNIÃO DE PAIS

Girassóis e Miosótis



O girassol é flor raçuda,
que enfrenta até a mais violenta intempérie
e acaba sobrevivendo.
Ela quer luz e espaço e em busca desses
objetivos, seu corpo se contorse o dia inteiro.
O girassol aprendeu a viver com o sol
e por isso é forte.

Já o miosótis é plantinha linda,
mas que exige muito mais cuidado.
Gosta mais de estufa.
O girassol se vira… e como se vira!
O miosótis quando se vira, vira errado.
Precisa de atenção redobrada.
Há filhos girassóis e filhos miosótis.
Os primeiros resistem a qualquer crise:
descobrem um jeito de viver bem, sem ajuda.
As mães chegam a reclamar da independência
desses meninos e meninas, tal a sua capacidade
de enfrentar problemas e sair-se bem.

Por outro lado, há filhos e filhas miosótis,
que sempre precisam de atenção.
Todo cuidado é pouco diante deles.
Reagem desmesuradamente, melindram-se,
são mais egoístas que os demais, ou às vezes,
mais generosos e ao mesmo tempo tímidos,
caladões, encurralados.
Eles estão sempre precisando de cuidados.

O papel dos Pais é o mesmo do jardineiro
que sabe das necessidades de cada flor,
incentiva ou poda na hora certa.

De qualquer modo fique atento.

Não abandone demais os seus girassóis
porque eles também precisam de carinho…
e não proteja demais os seus miosótis.

As rédeas permanecem com vocês…
mas também a tesoura e o regador.

Não negue, mas não dêem tudo que querem:
a falta e o excesso de cuidados matam a planta…



 * Autoria de José Fernandes de Oliveira
“ Pe. Zezinho”
 

TEXTO PARA REUNIÃO DE PAIS

O NÓ DO AFETO
 Eloi Zanetti


Era um reunião numa escola. A diretora incentivava os pais a apoiarem as crianças, falando da necessidade da presença deles junto aos filhos. Mesmo sabendo que a maioria dos pais e mães trabalhava fora, ela tinha convicção da necessidade de acharem tempo para seus filhos.
Foi então que um pai, com seu jeito simples, explicou que saía tão cedo de casa, que seu filho ainda dormia e que, quando voltava, o pequeno, cansado, já adormecera. Explicou que não podia deixar de trabalhar tanto assim, pois estava cada vez mais difícil sustentar a família. E contou como isso o deixava angustiado, por praticamente só conviver com o filho nos fins de semana.

O pai, então, falou como tentava redimir-se, indo beijar a criança todas as noites, quando chegava em casa. Contou que a cada beijo, ele dava um pequeno nó no lençol, para que seu filho soubesse que ele estivera ali. Quando acordava, o menino sabia que seu pai o amava e lá estivera. E era o nó o meio de se ligarem um ao outro.
Aquela história emocionou a diretora da escola que, surpresa, verificou ser aquele menino um dos melhores e mais ajustados alunos da classe. E a fez refletir sobre as infinitas maneiras que pais e filhos têm de se comunicarem, de se fazerem presentes nas vidas uns dos outros. O pai encontrou sua forma simples, mas eficiente, de se fazer presente e, o mais importante, de que seu filho acreditasse na sua presença.
Para que a comunicação se instale, é preciso que os filhos ‘ouçam’ o coração dos pais ou responsáveis, pois os sentimentos falam mais alto do que as palavras. É por essa razão que um beijo, um abraço, um carinho, revestidos de puro afeto, curam até dor de cabeça, arranhão, ciúme do irmão, medo do escuro, etc.
Uma criança pode não entender certas palavras, mas sabe registrar e gravar um gesto de amor, mesmo que este seja um simples nó.
E você? Tem dado um nó no lençol do seu filho?

TEXTO REFLEXIVO SOBRE EDUCAÇÃO - RUBENS ALVES

As boas coisas da vida


Uma revista mais ou menos frívola pediu a várias pessoas para dizer as “dez coisas que fazem a vida valer a pena”. Sem pensar demasiado, fez esta pequena lista:


- Esbarrar às vezes com certas comidas da infância, por exemplo: aipim cozido, ainda quente, com melado de cana que vem numa garrafa cuja rolha é um sabugo de milho. O sabugo dará um certo gosto ao melado? Dá: gosto de infância, de tarde na fazenda.

- Tomar um banho excelente num bom hotel, vestir uma roupa confortável e sair pela primeira vez pelas ruas de uma cidade estranha, achando que ali vão acontecer coisas surpreendentes e lindas. E acontecerem.

- Quando você vai andando por um lugar e há um bate-bola, sentir que a bola vem para o seu lado e, de repente, dar um chute perfeito – e ser aplaudido pelos servente de pedreiro.

- Ler pela primeira vez um poema realmente bom. Ou um pedaço de prosa, daqueles que dão inveja na gente e vontade de reler.

- Aquele momento em que você sente que de um velho amor ficou uma grande amizade – ou que uma grande amizade está virando, de repente, amor.

- Sentir que você deixou de gostar de uma mulher que, afinal, para você, era apenas aflição de espírito e frustração da carne – a mulher que não te deu e não te dá, essa amaldiçoada.

- Viajar, partir…

- Voltar.

- Quando se vive na Europa, voltar para Paris, quando se vive no Brasil, voltar para o Rio.

- Pensar que, por pior que estejam as coisas, há sempre uma solução, a morte – o assim chamado descanso eterno.

Rubem Braga
http://pensador.uol.com.br/textos_sobre_educacao_rubem_alves/

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

RECEITA : RABANADAS ASSADAS

                    RABANADAS ASSADAS


Essa receita  é mais saudável por ser assada.


Ingredientes

  • Fatias de pãezinhos amanhecidos
  • 1 lata de leite condensado
  • A mesma medida de leite
  • 3 ovos

Modo de preparo

  1. Unte o fundo de uma assadeira e reserve.
  2. Corte os pãezinhos em rodelas de mais ou menos 2 centímetros. Passe margarina nos pãezinhos, mas só na parte que vai ficar pra cima.
  3. Na assadeira reservada, arrume os pãezinhos um ao lado do outro.
  4. Bata no liquidificador o leite condensado, o leite e os ovos e coloque devagar essa mistura em cima dos pãezinhos.
  5. Asse até o creme ficar firme e dourado.
  6. Polvilhe a rabanada ainda quente com açúcar e canela.










BOM APETITE!

FELIZ NATAL!!

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

NOTÍCIA DE JORNAL - LEITURA DE TEXTO E INTERPRETAÇÃO ORAL E ESCRITA

Nome_______________________________________________data_______

ATIVIDADE DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

TEXTO: NOTÍCIA DE JORNAL

20/11/2013
Bilhete mensal para ônibus, metrô e trem custará R$ 230
Folha de S.Paulo
A Prefeitura de São Paulo e o governo do Estado estabeleceram em R$ 230 o preço do Bilhete Único Mensal integrado, que permitirá ao usuário fazer quantas viagens quiser durante um mês em ônibus municipais, no metrô e nos trens da CPTM, incluindo as integrações.
Além da modalidade integrada, o bilhete mensal terá outras duas opções: apenas para ônibus ou apenas para o transporte sobre trilhos.
Cada uma custará R$ 140.
Os bilhetes começarão a funcionar no próximo dia 30.
O anúncio será feito amanhã pelo prefeito Fernando Haddad (PT) e pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

INTERPRETAÇÃO DA NOTÍCIA

1.          Qual o assunto principal da notícia?

2.          Qual a data da notícia e qual jornal a fez?

3.          Quais vantagens os usuários terão?

4.          Quanto custará e quando iniciará a venda?

5.  Em sua opinião, os usuários serão beneficiados ou não? Por quê?

     6. Quando será feito o anúncio e por quem?

SEMANA DAS CRIANÇAS - OFICINA DE HISTÓRIA E PINTURA DE MÁSCARA DE URSO

LEITURA DA HISTÓRIA:
O RATINHO, O MORANGO VERMELHO MADURO E O GRANDE URSO ESFOMEADO.


MOLDE DA MÁSCARA DO URSO

PINTURA FEITA PELAS CRIANÇAS COM LÁPIS DE COR E GIZ DE CERA...



CRIANCAS COM AS MÁSCARAS!

ELAS ADORARAM!


terça-feira, 10 de setembro de 2013

TEXTO: ECONOMIA SOLIDÁRIA

NOME _____________________________________________DATA______
                                      LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

         ECONOMIA SOLIDÁRIA

         NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, AS MUDANÇAS SOCIOECONÔMICAS OCORRIDAS NO MUNDO LEVARAM AO AUMENTO DA INFORMALIDADE E DO TRABALHO PRECÁRIO. UMA SITUAÇÃO NA QUAL BOA PARTE DOS TRABALHADORES SE SUJEITA A QUALQUER OCUPAÇÃO PARA GARANTIR A SOBREVIVÊNCIA, MESMO QUE SEUS DIREITOS SOCIAIS NÃO SEJAM ATENDIDOS. NO ENTANTO, SURGIRAM OUTRAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO COMO ALTERNATIVA DE GERAÇÃO DE RENDA.
         A ECONOMIA SOLIDÁRIA É UMA DESSAS FORMAS, ALÉM DE SER UM INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL. É UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR, COMPRAR, VENDER E TROCAR O QUE É NECESSÁRIO PARA VIVER, SEM QUE HAJA VANTAGEM PARA UM OU OUTRO LADO DA NEGOCIAÇÃO. AS ATIVIDADES DA ECONOMIA SOLIDÁRIA SE OPÕEM À EXPLORAÇÃO DO TRABALHO E DOS RECURSOS NATURAIS E PROMOVEM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, OU SEJA, O CRESCIMENTO ECONÔMICO EM HARMONIA COM A PROTEÇÃO DA NATUREZA.
         SÃO EXEMPLOS DE EMPREENDIMENTO ECONÔMICO SOLIDÁRIO: COOPERATIVAS, ASSOCIAÇÕES, GRUPOS DE PRODUÇÃO E CLUBES DE TROCAS QUE REALIZAM  ATIVIDADES DE PRODUÇÃO DE BENS, PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, FINANÇAS SOLIDÁRIAS, TROCAS, COMÉRCIO JUSTO E CONSUMO SOLIDÁRIO. ESSAS ORGANIZAÇÕES TÊM ALGUMAS CARACTERÍSTICAS EM COMUM. ENTRE ELAS O FATO DE SEREM EMPREENDIMENTOS COLETIVOS; DE TEREM ATIVIDADES PERMANENTES OU PRINCIPAIS QUE SÃO A RAZÃO DE SER DA ORGANIZAÇÃO; DE SEREM CONSTITUÍDAS POR TRABALHADORES URBANOS OU RURAIS QUE EXERCEM A GESTÃO DAS ATIVIDADES DE MANEIRA COLETIVA E DIVIDEM OS RESULTADOS; E DE PODEREM OU NÃO TER REGISTRO LEGAL (PREVALECENDO A EXISTÊNCIA REAL OU A VIDA REGULAR DA ORGANIZAÇÃO).
         A ECONOMIA SOLIDÁRIA GANHOU FORÇA NO BRASIL COM O APOIO DE INSTITUIÇÕES E ENTIDADES A INICIATIVAS ASSOCIATIVAS COMUNITÁRIAS E COM A CONSTITUIÇÃO DE COOPERATIVAS POPULARES, FEIRAS DE COOPERATIVISMO E REDES DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO. EM 2003, FOI CRIADO O FÓRUM BRASILEIRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA (FBES) E HOJE HÁ FÓRUNS LOCAIS E REGIONAIS PARA DEBATER E PROMOVER O ASSUNTO. A ATIVIDADE GANHOU TAMBÉM O APOIO DE GOVERNOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS, O QUE LEVOU A UM AUMENTO NO NÚMERO DE PROGRAMAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, COMO BANCOS DO POVO, CENTROS POPULARES DE COMERCIALIZAÇÃO E PROJETOS DE CAPACITAÇÃO.







INTERPRETAÇÃO ORAL E ESCRITA
  1  O QUE VOCÊ SABE SOBRE ECONOMIA SOLIDÁRIA?


2 2.   DÊ EXEMPLOS DE EMPREENDIMENTO ECONÔMICO SOLIDÁRIO



  3.O QUE É PRECISO PARA FORMAR UMA COOPERATIVA?



44.  QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA?

TEXTO: DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO

NOME_________________________________________DATA__________

                                      ATIVIDADE ORAL E ESCRITA

                   DIREITOS DO CIDADÃO: DIREITOS E DEVERES

         O QUE SÃO OS DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO?

          ANTES DE QUALQUER COISA, O QUE É SER UM CIDADÃO?

         CIDADÃO É AQUELE QUE SE IDENTIFICA CULTURALMENTE COMO PARTE DE UM TERRITÓRIO, USUFRUI DOS DIREITOS E CUMPRE OS DEVERES ESTABELECIDOS EM LEI.
         OU SEJA, EXERCER A CIDADANIA É TER CONSCIÊNCIA DE SUAS OBRIGAÇÕES E LUTAR PARA QUE O QUE É JUSTO E CORRETO SEJA COLOCADO EM PRÁTICA.
         OS DIREITOS E DEVERES NÃO PODEM ANDAR SEPARADOS. AFINAL, SÓ QUANDO CUMPRIMOS COM NOSSAS OBRIGAÇÕES PERMITIMOS QUE OS OUTROS EXERCITEM SEUS DIREITOS.

VEJA ALGUNS EXEMPLOS DOS DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO:

DEVERES
- VOTAR PARA ESCOLHER NOSSOS GOVERNANTES.
- CUMPRIR AS LEIS.
- RESPEITAR OS DIREITOS SOCIAIS DE OUTRAS PESSOAS.
- EDUCAR E PROTEGER NOSSOS SEMELHANTES.
- PROTEGER A NATUREZA.
- PROTEGER O PATRIMÔNIO PÚBLICO E SOCIAL DO PAÍS.
- COLABORAR COM AS AUTORIDADES.

DIREITOS
- HOMENS E MULHERES SÃO IGUAIS EM DIREITOS E OBRIGAÇÕES.
- SAÚDE, EDUCAÇÃO, MORADIA, SEGURANÇA, LAZER, VESTUÁRIO, ALIMENTAÇÃO E TRANSPORTE SÃO DIREITOS DOS CIDADÃOS.
- NINGUÉM É OBRIGADO A FAZER OU DEIXAR DE FAZER ALGUMA COISA SENÃO EM VIRTUDE DE LEI.
- NINGUÉM DEVE SER SUBMETIDO À TORTURA NEM A TRATAMENTO DESUMANO OU DEGRADANTE.
- A MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO É LIVRE, SENDO VEDADO O ANONIMATO.
- A LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA E DE CRENÇA É INVIOLÁVEL, SENDO ASSEGURADO O LIVRE EXERCÍCIO DOS CULTOS RELIGIOSOS E GARANTIDA, NA FORMA DA LEI, A PROTEÇÃO AOS LOCAIS DE CULTO.
A CONSTITUIÇÃO DE 1988 RESERVA CINCO CAPÍTULOS AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DO CIDADÃO, COM VÁRIAS CATEGORIAS SOBRE OS DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS.
                FONTE: http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/direitos-do-cidadao
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1.O QUE É SER CIDADÃO?


2. COMO VOCÊ EXERCE SEU PAPEL DE CIDADÃO?


3. QUAIS DEVERES VOCÊ JÁ CONHECIA?


4. QUAIS DIREITOS VOCÊ JÁ CONHECIA?


5. VOCÊ EXERCE SUA CIDADANIA? COMO?


6. DESCREVA A IMAGEM A SEGUIR:

Nenhum comentário:

Postar um comentário