Páginas

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

MARIANE ELLEN DA SILVA, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
 
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira
Estrutura Curricular
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINOCOMPONENTE CURRICULARTEMA
Ensino Fundamental InicialAlfabetizaçãoFormas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental InicialCiências NaturaisAmbiente
Ensino Fundamental InicialAlfabetizaçãoProcessos de leitura
Ensino Fundamental InicialAlfabetizaçãoConcepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental InicialAlfabetizaçãoOrientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental InicialAlfabetizaçãoPapel da interação entre alunos
Ensino Fundamental InicialMeio AmbienteSociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •          Conhecer as características das formigas;
  •          Descobrir a importância das formigas para o meio ambiente;
  •          Confeccionar trabalhos artísticos e artesanais sobre o tema formigas;
  •          Assistir filme sobre o tema, interpretando-o;
  •          Fazer dobraduras;
  •          Ouvir histórias infantis sobre formigas.
  •          Perceber o modo de organização das formigas;
  •          Construir um formigueiro;
  •          Explorar a linguagem da fábula;
  •          Trabalhar com texto de instrução;
  •          Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – Cinco (5) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.  Os alunos também precisam ter desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do laptop Classmate como:  navegar com o programa Mozilla Firefox e utilizar  os programas: Tux Paint, KolouPaint e Webcam.
Estratégias e recursos da aula

uca todos

1ª Atividade:


Professor, as formigas são conhecidas pelas sociedades complexas nas quais a maioria delas vivem, por isso, são consideradas insetos sociais. São muitas vezes mencionadas como símbolo de paciência, perseverança e esforço, porque muitas espécies parecem exercer atividade incansável, como por exemplo, armazenam grande volume de comida.
A partir dessas informações proponha a contação de uma fábula que se chama “A cigarra e a formiga”. Essa história também está disponível no sítio: http://www.clickriomafra.com.br/canais/crianca/fab_cigarra.gif
Se preferir, solicite que os alunos acessem a internet a partir do programa Mozila Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet) do laptop Classmate e digitem o sítio acima, para acompanharem a leitura.

   

Logo após a contação, converse com os alunos sobre o que eles acharam da história. As fábulas sempre trazem uma lição de moral, nosso papel enquanto professores mediadores não é aplicar essas lições, mas trabalhar com elas formulando algumas questões que podem auxiliar na compreensão das mesmas.

  • O que acharam do  final da história?
  • Concordam?  
  • Por quê?
  • Se vocês fossem dar um final diferente qual seria? Por quê?

Solicite que os alunos façam um desenho em uma folha branca de papel representando a história e em seguida proponha uma dobradura de uma folha de árvore para os alunos anexarem ao desenho, acessando o sítio abaixo:

 Professor, se preferir solicite que os alunos façam um desenho representando a história utilizando o programa Tux Paint do laptop. Para acessar, oriente os alunos a seguirem esses passos: (Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
A pintura digital oferece vários recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros, para os alunos desenvolverem a criatividade.

tux painta
Fonte: Acervo da autora


 Em seguida, exponha-os no mural da sala de aula.

  •  Outra opção seria apresentar  filmes para a turma, que abordam as temáticas: companherismo e  trabalho. Logo em seguida, estimule-os a fazerem desenhos e as dobraduras representando os filmes. 

  • Vida de Inseto 1 e 2;
vida  de inseto

  •        Lucas, um intruso no formigueiro.

lucas



2ª Atividade:


Professor, nesse momento, proponha um trabalho sobre as características das formigas.
Explique que como são insetos, seu corpo é dividido em 3 partes: cabeça, tórax e abdome, possuem 1 par de antenas, 3 pares de pernas ligadas ao tórax, mandíbula e olhos.  
atividades
Proponha a seguinte atividade no caderno de Ciências:

  •        Entregue uma folha de papel para cada aluno fazer a montagem do corpo da formiga. Ele deverá recortar e colar.   
Fonte: Acervo da autora

3ª atividade:


 Professor, outra etapa importante para a compreensão das formigas é o ciclo de vida delas. Para uma formiga chegar à forma adulta, passa pelos seguintes estágios sucessivos: ovo, larva, pupa, adulto. Explique para a turma cada uma delas:

  •         OVO – Os ovos são pequenos e geralmente alongados.  

  •          LARVA – Depois da eclosão dos ovos, a próxima fase de desenvolvimento é a larva. Nas formigas existem 4 fases de larva. Elas possuem cabeça e peças bucais que as tornam capazes de se alimentar.     

  •         PUPA – Depois de alimentada, a larva sofre mudança e passa à fase de pupa. Nesta fase se inicia a caracterização da forma adulta (com as patas, antenas e órgãos), encerrada dentro de um casulo. A pupa permanece imóvel e não se alimenta.   

  •        ADULTO - Depois de algumas modificações o adulto emerge da pupa e já vai trabalhar.    


A seguir, proponha a seguinte atividade:

1 - Observe os desenhos abaixo e os relacione-os às respectivas etapas de desenvolvimento da formiga:

Fonte: Acervo da autora




Em seguida, explique que as formigas são divididas em 3 tipos:

  •         Formigas rainhas - Possuem asas e são responsáveis pela reprodução. Após o voo nupcial elas perdem as asas antes de colocar os ovos na terra.  

  •         Formigas machos - Possuem asas e vivem algumas semanas com o intuito de acasalar. Após o acasalamento (voo nupcial) elas morrem.   

  •        Formigas fêmeas estéreis - São as formigas operárias, que se dividem em obreiras e soldados. As obreiras cuidam dos ovos, das larvas, das pupas, cortam folhas, cuidam da alimentação e as soldados vigiam o formigueiro e quando a rainha sai do formigueiro elas escoltam a rainha.  

Convide os alunos que conhecem algum tipo das formigas referidas acima, para falarem  o que sabem sobre as mesmas.

Fonte: Acervo da autora

 Para diferenciar os tipos de formiga, peça para os alunos desenharem no programa KolourPaint. Oriente os alunos a clicarem com o mouse em: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramentas de Pinturas).
Exponha os desenhos no mural da sala de aula ou cole no caderno.

4ª Atividade:


Professor, as formigas podem viver por toda parte, nas ruas, nos jardins, aparelhos eletrônicos, azulejos e nos formigueiros. Existem formigueiros nas árvores, nos troncos e na terra, neste são formados túneis ou galerias que são buracos onde as formigas se movimentam debaixo da terra. O formigueiro é totalmente organizado: tem a galeria dos ovos e larvas, das pupas, da rainha e até do lixo.  
Providencie uma imagem de um formigueiro e apresente para a turma ou se preferir, utilize o laptop Classmate com os alunos, acessando a internet a partir do programa Mozilla Firefox (Área de Trabalho >  Navegador de Internet ). Em seguida, digite o endereço:





Professor, existe um material , no qual os alunos poderão obter várias informações sobre as formigas. Leve os alunos ao Laboratório de Informática  ou oriente-os para utilizarem o laptop Classmate  e acessarem na internet no programa Mozilla Firefox  (Área de Trabalho > Navegador de Internet ) os sítios a seguir:

O Brasil é o bicho: Saiba mais sobre as formigas

o brasil é o bicho for

O Mundo Secreto das Formigas - Parte 1,2,3,4 e 5


http://www.youtube.com/watch?v=nxj3aYZqscA&feature=related
 http://www.youtube.com/watch?v=JKVZvNOun40&feature=related 
http://www.youtube.com/watch?v=PW0bdaJe4DM&feature=related 
http://www.youtube.com/watch?v=cu3E5yO2Wq0&feature=related 
http://www.youtube.com/watch?v=DZqFvx5FZfc&feature=related

Professor, providencie uma folha de papel branco para os alunos construírem um formigueiro a partir de todos os conhecimentos adquiridos sobre as formigas. Relembre-os que os formigueiros são diferentes entre si, dessa forma, existem formigueiros mais complexos (com muitas galerias) e formigueiros simples.

Professor, solicite que os alunos registrem a atividade no caderno de Ciências e pergunte se gostaram de realizar esse trabalho e peça para justificarem a resposta.

5ª Atividade:


Professor,  construa um formigueiro com os alunos. Para tanto, precisa seguir algumas orientações e instruções para dar tudo certo. Diga aos alunos da turma que vão trabalhar com texto instrucional para aprenderem a construir o formigueiro.

 Veja:

 Precisamos de:  

  •         Um vidro médio sem tampa;
  •         Um rolo de papel higiênico;
  •         Terra;
  •         Tecido e barbante.

Para construir o formigueiro siga essas instruções:  

1-     Coloque o tubo de papelão dentro do vidro. A ponta do tubo não pode ficar de fora.
2-     Coloque a terra em volta do tubo, até encher o vidro.
3-     Use um papel ou folha para atrair as formigas. Depois coloque-as dentro do vidro.
4-     Amarre o tecido na boca do vidro com um pedaço de barbante.
5-     Cubra o vidro com um saco por um dia e uma noite.
6-     As formigas deverão construir os primeiros túneis.
7-     Coloque pedacinhos de verduras ou frutas uma vez por semana.
8-     Não se esqueça de colocar umas gotinhas de água.


Alunas do 2º ano "A" da Escola de Educação Básica da UFU construindo o formigueiro.
Fonte: Acervo da autora


Aluna do 2º ano "A" da Escola de Educação Básica da UFU com o seu formigueiro.
Fonte: Acervo da autora

Professor, como registro e arquivo, os alunos poderão fotografar esse momento ou filmar, uma vez que, o laptop Classmate os acompanha em diferentes espaços, por exemplo, em casa. É uma forma de lembrança e registro da vivência realizada por eles.
Para fotografar utilize a Câmera do laptop ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos: na hora de jogar a argola, na hora em que estiver falando as palavras, dentre outros.

VIDEO UCA

Se preferir, registre em forma de vídeo(Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o botão vermelho.
Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

ATENÇÃO: o laptop deverá ficar em um lugar seguro e sem sujeira, pois não pode ter contato com a terra, uma vez que poderá estragar. Nesse sentido, é preciso ter um pouco de prudência ao registrar esse momento.


PC UCA
Recursos Complementares
Avaliação
 Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá destacar por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades da turma com relação ao entendimento sobre a anatomia dos insetos e o uso dos programas de laptop. Verifique se os objetivos estabelecidos foram alcançados e principalmente, se os alunos entenderam as características das formigas, o ciclo de desenvolvimento, os tipos de formigas e se compreenderam a estrutura do formigueiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário