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quinta-feira, 4 de abril de 2013


                          N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIR GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N
CÍCERO DANTAS-BA

Docente:  Valdéria Ribeiro Santos Matos
Diretor(a): Josefa Suely Gonçalves
Coordenação pedagógica: Prof. Felipe Carvalho Castro
Série:  5º ano      Turma:   B            Turno: Vespertino   
Disciplina:   Língua Portuguesa      Unidade: I

PLANEJAMENTO GERAL DE ENSINO
(Período: 06/02à 30/11/2012)
Coordenação pedagógica


1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e escuta), da linguagem escrita (leitura e produção escrita de textos), considerando a análise e reflexão sobre a língua e linguagem no processo ensino-aprendizagem.

2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

 Alfabeto  som e letra, encontro vocálico, dígrafos, encontro consonantal,classificação quanto ao número de sílabas, sílaba tônica, substantivos próprio e comum,pontuação,tipos de frases.
Textos: Zé  diferente ,Da cabeça aos pés, O vendedor de ovos, O incrível  bicho-homem,  Janela discreta ,Experiências.

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

-Leitura silenciosa, crítica, argumentativa, em duplas, em grupos, , de textos informativos de livros, cartazes, pesquisas, ficha de leitura oral, leitura cantada de frases (em voz baixa, média e alta), com pontuação. Jogral, análise dos textos;
-Entrega de crachás com nome completo dos alunos;
- Discussões orais dos textos, compreensão dos textos lidos, interpretação oral e escrita, leitura e interpretação das entrelinhas do texto, argumentação, entendimento e extrapolação dos textos e identificando os tipos de frases;
- Uso do dicionário, retirar do texto as palavras como: substantivos  próprios e comuns;
-Exposição de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc;
- Cartazes com regras de ortografia, ditados de palavras, pesquisa nos textos das palavras estudadas, exercícios de fixação, gincana no quadro, batata quente;
 -Fazer a correção dos textos criados no quadro coletivamente e no caderno;
 Uso do dicionário para pesquisar palavras com letras: g ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ ce, ci, se, si, ca, que, qui, m antes de p e b, s, ss, ç.
Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz;
 Recortes de jornais e revistas;
 Debates;
Brincadeiras;
CDs áudio;
 CD ROM;
 Aparelho de som;
 Vídeo;
 Músicas;
 Letras de músicas
;

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

- Compreende a imagem com ferramenta na comunicação e identifica desenhos, letras e números como recursos instrucionais.
-Pesquisar curiosidades despertando o interesse pela investigação empregando os encontros vocálicos e consonantais.
-Organiza idéias, fatos principais num texto para produzir um resumo.
- Produz textos coerentes, utilizando as formas ortográficas e gramaticais.
- Semântica: recurso usado para garantir clareza.
- Reconhece infográficos, suas mensagens e suas funções.
-Pesquisar curiosidades despertando o interesse pela investigação empregando os encontros vocálicos e consonantais.
- Reconhece textos informativos, cria textos informativos usando os elementos necessários corretamente nos tipos de frases.
- Reconhece a importância dos elementos de coesão para a organização e clareza (sentido) do texto e identifica-se em textos diversos.
- Diferencia, textos com imagens e infográficos.
- Reconhece os elementos utilizados na gramática;quanto ao números de sílabas , sílabas tônicas,substantivos próprio e comuns;
- Compreende a importância da utilização do dicionário e identifica as palavras e seu significado corretamente.
- Emprega corretamente os sinais de pontuação descritos na unidade.
- Acentua corretamente palavras paroxítona, proparoxítona, oxítona e  hiato.
- Produz resumos de textos diversos coerentes.
- Expõe suas idéias de modo argumentativo e claro.
-Compreender o conceito de sons e letras a sonaridade e a grafia de palavras com  g ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ ce, ci, se, si, ca, que, qui, m antes de p e b, s, ss, ç.


II  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Contribuir para que o aluno sinta-se um leitor de sentidos do mundo, através da leitura e produção da linguagem verbal, visual e corporal; produzir textos com coerência e coesão, preocupando-se com a escrita alfabética e ortográfica.



2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

-Substantivo Coletivo primitivo ,derivado, simples e composto;
-Gênero do substantivo
-Número do substantivo
-Grau do Substantivo
-Artigo:definidos e indefinidos;
- Sinônimo e antônimo homônimo; Uso do dicionário
 -Uso do   l e u, trás ,traz - som de z   e ch;x;ao/m ce e ci; ç e sons do x. do h; nh;
-Textos:As mil faces de Maria Lisa 
-Picasso
-A casinha invisível, Cheque
-Anuncio de Zoonal
Pequenos gestos, grandes transformação
O segredo do casco da tartaruga
Sutileza da vida

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

-Leitura silenciosa, crítica, argumentativa, em duplas, em grupos, gincana de leitura, leitura de jornais, revistas, dos textos criados pelos alunos, de textos informativos de livros, cartazes, pesquisas, ficha de leitura oral, leitura cantada de frases (em voz baixa, média e alta), com pontuação. Jogral, análise dos textos.
 Discussões orais dos textos, compreensão dos textos lidos, interpretação oral e escrita, leitura e interpretação das entrelinhas do texto, argumentação, entendimento e extrapolação dos textos.
- Uso do dicionário, retirar do texto as palavras como: substantivos, verbos...
-Produção de textos coletivo e individual
- Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
-Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
 -Gramática contextualizada
Exposição de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc.
- Cartazes com regras de ortografia, ditados de palavras, pesquisa nos textos das palavras estudadas, exercícios de fixação, gincana no quadro, batata quente. Fazer a correção dos textos criados no quadro coletivamente e no caderno.
ü Recursos
- Livros didáticos e paradidáticos.
- Meios de comunicação audiovisuais.
-Revistas, jornais, folhetos e propagandas.
-Biblioteca
-Sala de informática
- Fichas de leitura
-Recorte de jornais e revistas
 -Nomeação dos objetos da sala
 -Construção de novas palavras
 -Folhas mimeografadas, impressas.
 

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

-Ler e interpretar textos de forma individual e coletiva, oralmente e silenciosamente
-Perceber a importância da escrita e sua função na sociedade
-Produzir pequenos textos coletivo e individual
Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua realidade.
 -Expressar-se oralmente e por escrito
- Identificar o
gênero do substantivo, número do substantivo  e o grau do substantivo;
-Empregar
substantivos: coletivo primitivo ,derivado, simples e composto  de forma correta;.
-Utilizar corretamente o gênero do substantivo;
-Empregar
  os artigo:definidos e indefinidos;                            
-Identificar e utilizar corretamente o sinônimo e antônimo ,homônimo dos substantivos;
-Sistematizar a grafia
 do   l e u, trás ,traz - som de z   e ch;x;ao/m ce e ci; ç e sons do x. do h; nh ,nas palavras propostas;



III  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Conduzir a criança ao conhecimento da linguagem e na escrita, nas suas diversas possibilidades e situações  e preparar o educando para a realidade que ele vai enfrentar no seu dia-a-dia, conseguindo: ler e interpretar todas as informações ouvidas e faladas


2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

-Adjetivos;
-Grau  do adjetivo;
-Pronomes pessoais: retos, oblíquos, e tratamento;
-Pronomes possessivos, demonstrativos e indefinidos;
-Preposição, combinação, crase;
-Numeral
-Por que, porque, por quê e porquê j/g; e/i; c/g;ans ,ens,ins ,ons ,uns,  consoantes mudas;
Textos: Giovanna
Salada cultural;
Vó caiu na piscina;
Apenas um mal-entendido ;
O drible da vaca.

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Livro didático
• Conversa informal
• Quadro e giz
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Musicas
• Jogos
• Exposição de objetos
• Produção de texto
• Colagem recortes
• Apresentações


4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

-Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras;
 -Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender os textos  e pensar de modo consciente a sua realidade.
- Reconhecer o som inicial e final das palavras  com
j/g; e/i; c/g;ans ,ens,ins ,ons ,uns e consoantes mudas.
 -Reconhecer nas palavras os
pronomes pessoais: retos, oblíquos, e tratamento ;
-Usar corretamente os por que, porque, por quê e porquê
- Identificar e empregar os
pronomes possessivos, demonstrativos e indefinidos;
-Produzir pequenos textos coletivo e individual
-Ler, copiar e interpretar pequenos textos envolvendo  
preposição, combinação, crase nas palavras estudadas.
- Realizar diversas formas de leitura, quadro, cartazes, livros  de 
HQ , fichas
-Analisar e refletir sobre o sistema de escrita de palavras com: por que, porque, por quê e porquê ; j/g; e/i; c/g;ans , ens ,ins ,ons ,uns,  consoantes mudas;

VI  Unidade

1-Qual o seu objetivo macro/geral para essa unidade?

Possibilitar ao aluno condições de progredir em relação à linguagem e escrita para resolver situações de seu cotidiano. Ter acesso à cultura como forma de participação para o mundo letrado e aprimorar suas habilidades lingüísticas básicas e gramaticais: falar, escutar, ler e escrever.




2-Com quais conteúdos você pretende trabalhar para alcançar seus objetivos?

-Verbo
-Conjunção
-Advérbio e locução adverbial
-Produção de textos
-Ditado interativo,uso do lh/li,
-Leitura dirigida e análise de obras infantis
-Leitura e escrita de
-Verbos e tempos verbais.
-Verbos da 1ª, 2ª e 3ª conjugação.
-Uso dos verbos que designam ação, estado e fenômeno da natureza.
- Conjugação dos verbos regulares e auxiliares;.

-Oração: sujeito  e  predicado;
-Objeto direto e indireto;
-Diferença entre a onde / aonde.
Textos: Mais que nunca é preciso;
Por um mundo melhor;
O diário de Zalata;
Tempo de paz.

3-Que atividades e/ou ações disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares você pretende FAZER essa unidade para que se desenvolva com eficácia o aprendizado dos alunos?

-Aula dialogada;
 -Aulasexpositiva;
 -Aulas na biblioteca;
 -Aulas na sala de informática;
-Aulas práticas (visitas a locais históricos culturais);              -Debates;
-Dinâmicas de grupo;
- Discussão;
 -Leituras de vários gêneros textuais;
-Livros Paradidáticos;
-Recortes de jornais e revistas;
 -Trabalhos em grupos;
-Trabalhos individuais;
-Cartazes;

4-O que você espera alcançar especificamente com cada conteúdo?

-Empregar o advérbio e locução adverbial
-Perceber a diferença entre a onde / aonde.
- Compreende as adaptações na concordância verbal quando o texto apresenta-se na voz do narrador.
- Emprega os advérbios em textos de modo coerente e reconhece sua relevância na construção de um texto.
- Utiliza os recursos lingüísticos e ortográficos necessário para adequação de um discurso direto e indireto.
- Reconhece e classifica e emprega advérbios.
- Reconhece e emprega corretamente recursos e elementos para evitar a repetição de palavras em textos.
- Reconhece e utiliza os elementos de coesão.
-Empregar bem/ bom /mal/mau
-Conjugar os verbos regulares e auxiliares;.
-Identifica no texto o sujeito  e  predicado
- Correlacionar textos lidos.
- Reconhecer as características de um objeto direto e indireto;.
- Reconhecer  o uso dos verbos que designam ação, estado e fenômeno da natureza.
-Empregar os  verbos regulares e auxiliares;.
-Ler e escrever os tempos verbais da  1ª, 2ª e 3ª conjugação.
-Sistematizar a grafia de palavras com lh/li;

5-Quais os mecanismos de avaliação que você utilizará para avaliar seus alunos?


Qualitativamente avaliarei _ A avaliação será processual e continua observando se a evolução e a apropriação do conhecimento. Serão utilizados como procedimentos avaliativos os itens abaixo.
- Observação do crescimento individual e coletivo dos alunos;
- Trabalhos individuais e de grupo;
- Síntese de textos;
- Provas escritas;
- Produção de textos;
- Aplicação  dos projetos;
Também será considerado o desenvolvimento de capacidade e atitudes inerentes ao exercício das atividades, como:
- Pontualidade;
- Assiduidade;
- Envolvimento com colegas e disciplina;
- Participação nas aulas;
- Capacidade de análise e síntese;
- Autonomia nos estudos.
-Para casa
Qualitativamente avaliarei... prova escrita.


Total de pontos nesta unidade: 5,0 pontos


6-Quais livros, sites, revistas, etc. você utilizou como referência para a elaboração do seu planejamento?


BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Língua Portuguesa/ Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série Brasília : MEC/SEF, 1997.
- SOUZA, Garcia Cássia . De Olho no Futuro Língua Portuguesa.5º  ano (Livro. Adotado).
- Marcha  Criança  de Tereza Maria F .Língua Portuguesa (Apoio Livro da Escola)
- Assim eu Aprendo . Língua Portuguesa (Apoio Livro da Escola)
- Brincando com as palavras Língua Portuguesa ( exemplar próprio)
- Revista Nova Escola .Língua Portuguesa ( exemplar próprio)
- Revista Guia Prático para professores Ensino Fundamental I e II (exemplar próprio)
- Internet - Google


7-Campo aberto para sinalizar (se houver necessidade) observações importantes como, por exemplo, reorganização do conteúdo, etc.

OBS.: Os critérios de avaliação têm um papel importante, pois explicitam as expectativas de aprendizagem, considerando objetivos e conteúdos propostos para a área e ano.
A organização lógica e interna dos conteúdos, as particularidades de cada momento da escolaridade e as possibilidades de aprendizagem decorrentes de cada etapa do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social em uma determinada situação, na qual os alunos tenham boas condições de desenvolvimento do ponto de vista pessoal e social. Importante assinalar que os critérios de avaliação representam as aprendizagens imprescindíveis ao final de cada etapa e possíveis à maioria dos alunos submetidos às condições de aprendizagem propostas.
Os critérios não expressam todos os conteúdos trabalhados, mas apenas aqueles que são fundamentais para se considerar que um aluno adquiriu as capacidades previstas de modo a poder continuar aprendendo nas etapas subsequentes, sem que seu aproveitamento seja comprometido.

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Professor (a)
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Coordenador(a)

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