Páginas

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

 
Español: Gráfico de barras con datos de nuevas...
Español: Gráfico de barras con datos de nuevas altas y portabilidades conseguidas por las 4 compañías de telefonía movil que tienen licencia para operar en España mas los operadores de movil virtuales. (Photo credit: Wikipedia)
No tratamento da informação são explorados tabelas e gráficos. O gráfico expressa a infromaão por meiode linhas ou de áreas coloridas e as tabelas apresentam dados numéricos  e informações escritas, distribuídas em linhas e colunas que se relacionam entre si. O uso desses recursos depende dos tipos de informações. As tabelas, contêm, em geral, valores exatos. Os gráficos não favorecem a identificação de valores exatos porque utilizam escalas, valores aproximados, e possibilitam analisar as relações entre dados.
As atividades desenvolvidas desse tema propõem a leitura e interpretação de dados em tabelas de dupla entrada.
Exemplo de atividade:
Na banca de frutas tem 20 dúzias de laranja, 10 dúzias de caqui, 3 dúzias de abacaxi, 15 dúzias de maçã, 9 dúzias de banana. Construa uma tabela e o gráfico  .Podemos colocar frutas e quantidade e construir um gráfico simples de barras cada fruta uma barra em dúzias ou unidades.
Já na tabela de dupla entrada por exemplo, meninos e meninas nomes mento e idade, podemos entrar na tabela pelo nome da criança ou pela idade dos alunos.
Material de apoio: Caderno de Apoio e aprendizagem  de Matemática – livro do professor 5º ano do ensino fundamental I SMESP.

Situações- problema campo multiplicativo – sugestão

  
Os problemas sugeridos envolvem o campo multiplicativo e multiplicação comparativa: dobro, triplo, quadruplo, metade, terça parte, etc.
Objetivo: Analisar, interpretar, formular e resolver situações- problema compreendendo diferentes significados das operações envolvendo números naturais.
Fazendo e vendendo caixas
Vamos resolver alguns problemas que envolvem as caixas de Mariana. Registre o cálculo e os resultados.
a). Mariana fez o dobro de caixas dendidas numa feira de artesanato. Se ela vendeu 56 caixas, quantas caixas ela fez? (resultado 112)
b). Este mês, Mariana fez três vezes o número de caixas que vendeu. Se ela fez 96 caixas, quantas ela vendeu?(resultado 32)
c). Mariana vendeu metade das caixas que fez no mês passado. Se ela fez 58 caixas quantas caixas ela vendeu?(resultado 29)
d). Mariana fez a metade do número de caixas de uma encomenda. Se lea fez 26 caixas, quantas caixas foram encomendadas?(resultado 52)
Material de apoio Caderno de apoio e aprendizagem livro do professor 4º/5ºano do ensino fundamental I SMESP

Espaço e forma -sugestão de atividades

  

alternate
O eixo espaço e forma, ensina a localização espacial e o reconhecimento de formas geométricas tridimensionais existentes em nosso dia a dia, e levar o aluno a reconhecer de forma global e sistematizadas de suas características.
a). Iniciar o trabalho com atividade de descrição e de representação, partindo do mesmo espaço, o quarteirão da escola, o local de onde o aluno moral como referencial.
b).Desenvolver a capacidade de deslocar-se mentalmente e pensar  um determinado espaço na forma de vários pontos de vista.
c) Representação gráfica e descrição, tanto orais como desenhos,  esquemas e escritas. A representação é um modelo que possibilita tomar decisoes e antecipar ações.
d). Ao solucionarem problemas que envolvam espaços e formas, para localizar objetos em determinados espaços, os alunos podem dominar vocabulários específicos, quadrado, circular, esfera, triângulo entre outros.
e).A seguir introduzir o trabalho com formas geométricas tridimensionais, poliedros e corpos redondos.usando objetos e até arquiteturas da cidade.
f). As formas tridimensionais envolvem  três dimensões – comprimento, altura e largura, com formas ocas ou sólidas. Os alunos podem esboçar as formas geométricas desenhando e planificado, construindo a partir de uma certa quantidade de quadrados pode se formar um sólido geométrico como exemplo o cubo..
g).A partir dos esboços de formas geométricas explorar vértices,faces, arestas de prismas e pirâmides e as relações entre os números desses elementos e o polígono da base, planificando prismas e cubos.
Atividade desenvolvida em matemática
Material de apoio- livros didáticos de matemática, cadernos de geometria para crianças, cadernos de apoio e aprendizagens

Números decimais – uso da calculadora

  
English: Foraminifera "Star sand" Ha...
Image via Wikipedia
Objetivo -Permitir que o aluno através do uso da calculadora conheça o cálculo de números decimais.
Utilizar o Sistema Monetário Brasileiro, como listas de compras e realizar o cálculo das operações matemáticas ( adição, subtração, multiplicação, divisão) e o cálculo de frações.
Atividade: Confeccionar uma lista de supermercado, os alunos pesquisarão junto aos pais os valores de cada produto, às vezes somando ou subtraindo valores, quantidades de produtos iguais verificando na divisão o valor unitário
multiplicando os produtos que foram comprados em dobrou ou dividindo quando comprados pela metade.
Os alunos também podração comparar os valores quebrados dos centavos onde muitas vezes não esiste o troco pois é calculado em centavos ( 1 centavo).
Atividade para o 4º/5º ano do ensino fundamental I.

Números racionais: sugestão de atividades para o 4º/5º ano

  
Software sin medidaOs números racionais no contexto diário: os alunos irão observar em textos e manchetes de jornais como esses números aparecem e como podem interpretá-los como 3,6 % de um determinado grupo não gosta de chocolate, podemos verificar quantos são os que gostam de chocolate.
Dividindo figuras: estabelecer a relação entre a parte e o todo e razão.
Usando a calculadora, os alunos serão convidados a refleter sobre as regularidades dos números racionais, verificando que as regras de organização dos números naturais não valem para os decimais, quer seja na forma decinal ou fracional.
Comparar os números racionais – análise de uma situação problema que envolvem valores de vendas e compras a partir deles tormar decisões considerando as vantagens que se teria em cada situação.
Jogos das representações decimais: colocar em jogo os conhecimentos contruídos como os racionais para poder compará-los.
Material de apoio Guia de Panejamento e Orientações didáticas para o professos do 4º/5º ano do ensino fundamental I.

Rotina semanal de matemática 5º ano Sugestão

  
Català: números
Image via Wikipedia
Cada atividade deverá ser trabalhado uma vez por semana em sala de aula:
Cálculo e operação no campo aditivo e multiplicativo – Cálculo convencional e situações problema. Duas vezes na semana.
Números naturais – tratamento da informação – números naturais, racionais, decimais inter relacionados.
Grandezas e medidas – medidas de comprimento, de peso, medidas líquidas, sistema monetário brasileiro.
Espaço e forma e números racionais. – Formas geométricas e sólidos, área e perímetro de polígonos.

Mancala – jogo africano

  
O mancala é um tipo de jogo que as crianças podem jogar realizaando pequenos cálculos.
Material: dois potes ´plásticos e uma caixa de papelão rasa dividida em doze parte, pode utilizar pedrinhas ou sementes.
Modo de jogar: Colocar seis sementes ou pedras em cada parte da caixa e o jogador vai se posicionar em cada lado para iniciar a semeadura e a colheita.
Quem começar a partida deve escolher um nicho e tirar os grãos que estão dentro e  distribuí-los,um a um pelos nichos seguintes, sempre da esquerda para a direita.
Ao passa por um dos potes plásticos posicionado na frente de cada jogador, deve deixar uma semente, se o pote estiver do seu lado da caixa., caso contrário deve seguir para o próximo nicho.
Quando o primeiro jogador terminar de distribuir todasas suas sementes, ele passa a vez para o outro jogador.
O outro jogador repete o mesmo processo. Sempre que um deles conseguir colocar a última semente em um nicho vazio ele ganha todos os grãos que estiverem do lado oposto.
O jogo termina quando um dos jogadores estiver com todas as sementes em um único nicho.
Material de apoio Guia de Orientação etnico-racioal da SMESP
The way through the woods
Image by Steve-h via Flickr

Números nos transporte

  
Objetivo:
Analisar,interpretar,formular e resolver situações problema compreendendo diferentes significados as operações envolvendo números natuais ( campo multiplicativo de proporcionalidade).
Utilizar a decomposição das escritas numéricas e propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição para a realização de cálculos envolvendo multiplicação e a divisão.
Atividade: (modelo)
Na estação de metrô, a caminho da sala São Paulo, Júlia descobriu que em cada vagão podem viajar 140 pessoas. Se o trem tem 6 vagões, quantas pessoas serão transportadas em uma viagem com lotação máxima ?
Para calcular o número de passageiros, ela fez a oepração de duas maneiras diferentes:
6×140=
6x(100+40)=
6x 100=600
6×40= 240
600+240= 840 passageiros
ou     100+40
x 6
___________
600+240
_______
840
Discuta com seu colega de dupla os procedimentos de Júlia e resolva os problemas usando um deles :
a) Um ônibus transporta 46 passageiros. Quantos passageiros ele trnaportará se fizer 5 viagens totalmente lotados ?

b) Um ônibus transportou 184 passageiros. Lvando 46 4m caada viagem.Quantas viagens ele fez?
Atividade adequada a partir do 3º ano do ensino fundamental de 8 anos.
Material de apoio: Caderno de apoio e aprendizagem do 4º ano livro do professor.
Dusky-legged Guan perching on a branch in Hort...
Image via Wikipedia

As frações do real – sistema monetário

  
Objetivo:
Utilizar o sistema monetário brasileiro em situações problemas de fração.
Etapas:
Esta atividade é para fazer com que os alunos estabeleçam as relações fracionárias entre os valores das moedas em relação ao 1 real.
As moedas em circulação no Brasil são: 1 centavo9praticamente não existe, aparece nos preços mas a moeda praticamente não circula), 5 centavos, 10 centavos, 25 centavos, 50 centavos e 1 real.
1. Quantas moedas receberá dona Emília se trocar R$ 1,00 em moedas:
a). 10 centavos – __________
b).1 centavos -_________
c). 50 centavos -_________
d). 25 centavos – ________
2. Utilizando as informações anteriores, responda a que fração de R$ 1,00 correspondem:
a). 10 centavos -1/10 do real
b). 1 centavos :
c). 50 centavos:
d). 25 centavos :
3. Julia distibuiu igualmente 1 real entre 5 crianças.
a). Quantos cada uma recebeu? _______
b). A fração do real corresponde esse valor?________
4. Julia e sua prima Bárbara estava brincando de ” Adivinhe quanto dineiro eu tenho”.  Escreva o que cada um respondeu.
a) Julia disse ” Tenho 1/4 de 1 real, 1/2 de 1 real e 1/8 de 2 real. Quantos tenho?
__________________________________________________________
Atividade para alunos a paartir do 4º ano do ensino de 9 anos.
Material de apoio: Caderno de apoio e aprendizagem Matemática, livro do professor, 4º ano.
40th anniversary of the foundation of the Braz...
Image via Wikipedia

Situação problema- atividade medidas de massa

  
Paisagens santanenses1
Image via Wikipedia
1. Mateus e Felipe trabalham empacotando produtos em diferentes estabelecimentos. Mateus trabalha em uma fábrica de biscoitose precisa empacotar biscoitos de diferentes pesos: 200 g e 500g em caixas que suportam até 20 kg.
Quantos pacotes de
200 g cabem nesta caixa ?________pacotes.
E de 250 g ?________ pacotes.
E quantos pacotes de 500 g ? ________pacotes.
Registrar e resolver esses cálculos no caderno.

2. felipe trabalha empacotando produtos alternativos em cestas básicas. Ele dispõe de caixas que suportam pesos de 10 kg, 20 kg, 30 kg, 50 kg.
Ele precisa colocar na caixa dois pacotes de cada produto abaixo relacionados:
Produtos                                Peso
Arroz                                          5kg
Farinha de trigo                   1 kg
Biscoito                                250 g
Bolo                                       250 g
Feijão                                      1 kg
Gelatina                               85 g
Chocolate em pó            200 g
Macarrão                          500 g

Molho de tomate          200 g
Açúcar                              1 kg
Qual é a caixa que deverá escolher para embalar todos os produtos ?
_____________________________________________________
Registrar no caderno
Modelos de atividades para alunos do 4º ano do ensino de 9 anos.
Material de apoio: Guia de planejamento e orientação didática para professores do 3º ano de 8 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário