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quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

LICHIA - Litchi chinensis Sonn
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Amanhã eu e milhares de professores estarão exercendo o seu ofício nas unidades escolares.
Com certeza devem estar vindo novas propostas de ensino e estratégias de aprendizagem ou não, no município de São Paulo os alunos do ensino fundamental I passarão a ter duas aulas de inglês e a obrigatoriedade do ensino de música, além  do ensino da cultura afro-brasileira. Por enquanto em algumas aulas dois professores estarão atuando em sala parece que gradativamente estaremos exercendo um ensino de período integral, muitos professores não poderão acumular cargos.
De qualquer forma desejo a todos os professores educadores um bom retorno e que tenham alunos mais centrados em querer aprender.

Pensadores da educação e seus estudos -dicas parte 1

  
Relação do que é estudado com os autores de cada metodologia ou obras escritas em educação:
Emília Ferreiro – A desestabilização das escritas silábicas: alternâncias e desordem com pertinências – está relacionada às hipóteses de escritas que uma criança realiza – pré silábico, silábico  sem com valor  sonoro, silábico com valor sonoro, silábico alfabético e alfabético.

Délia Lerner – Como o trabalho compartilhado entre os docentes favorece o aprendizado dos alunos  - está ligada aos projetos didáticos e sequências didáticas que levam o aluno a ler e a escrever.

Patrícia Sadovsky –  A relação entre os sentidos e as operações matemáticas – no caso as situações problemas nos campos aditivos e multiplicativos, como o aluno resolve a situação problema num primeiro momento não convencional e suas trajetória até as operações convencionais.

Charles Hadji – A avaliação e o fracasso escolar – avaliação continuada, avaliação formativa, a avaliação deve levar ao sucesso escolar de uma criança.

Isabel Solé – Estratégias de leitura – várias formas de levar a criança a ler – ler por prazer, ler para aprender, ler para estudar, sequências didáticas  em leitura.
flores
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Avaliação das atividades realizadas durante o ano

 
Você já parou para pensar sobre como foi o seu ano letivo?
Não de seus alunos mas estou falando daquele educador que trabalhou incansavelmente durante um ano para que seus alunos tivessem um crescimento na leitura e na escrita, a alegria do aluno que começou a ler e escrever, o que faz uma excelente produção de texto, pois você se preocupou em levar bons textos para a sala de aula.
Hoje em dia muitos de nossos colegas estão com stress, síndrome do pânico, depressão, pelas ações de alguns alunos.
Na educação todos pensam nos alunos e no seu desempenho e esquecem do ser humano chamado professor ou professora antigamente mestres, que precisam de um olhar especial pois viraram pai, mãe, filho, filha, parente de nossos alunos , pela impossibilidade de alguns pais não assumirem seus papéis.
A escola hoje em dia tornou-se assistencialista um depósito de crianças, cujos protetores preferem deixá-los com terceiros durante o ano todo e no final do ano mandam para a casa de avós ou tios, continuando ausentes na vida de seus filhos.
Avaliação de nossos alunos, não, mas  sim do quanto nós estamos assumindo o papel que não é nosso. Devemos  neste momento cuidar de nós mesmos, se estamos bem todo o nosso redor está bem, a nossa saúde mental em primeiro lugar, esta avaliação é para que o professor ou professora possa refletir sobre sua vida e não levar o mundo em suas costas, pois se a escola não vai bem é culpa do professor, a sociedade culpa, os pais culpam todos omitindo de suas autoridades e jogando no cesto que o professor carrega junto a si mesmo.
Em sua avaliação pense eu fiz o melhor, fui ótimo, em todos os sentidos, sou feliz pelo que faço, como nossos alunos sempre dizem, “professora, você além de dar aula , trabalha do que? Nossos alunos acham que estamos brincando de trabalhar.

Produção de verbetes

  
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Objetivos:
-Relacionar o verbete de enciclopédia infantil à situação comunicativa e ao suporte em que circula originalmente.
- Produzir verbete a partir de informações coletadas em pesquisas prévia, levando em conta o gênero e o seu contexto de produção.
-Revisar e editar o texto focalizando os apspectos educativos na análise e reflexão sobre a lingua e linguagem.
-Identificar com o auxílio do professor, possíveis elementos da organização interna do verbete: título, organizdos e expansão do tema.
-Examinar o uso de recursos gráficos no verbete, negrito, itálico, marcadores e numeração.
_ Compreender a função dos numeração.
- Compreender a função dos numerais na orientação de submissão do tema.
Encaminhamentos:
A atividade deverá ser dada com a ajuda da profesora.
Os alunos realizarão a atividade individual e em duplas.
Conhecer bem o assunto a ser pesquisado.
Modelo de atividade:
Escolha uma espécie de animal
Iniciar o verbete pelo nome do animal em destaque (negrito) como entrada do verbete.
Colocar entre parênteses, a origem do nome do animal se possível o nome científico.
Escrever de modo resumido a principal característica de alimentação desse animal, se é herbívoro, insetívoro, carnívoro, onívoro, se come mais frutas, insetos, peixes ou sobres de outras espécies, se vai em busca de alimentos, à noite ou de dia.
Relacionar outras características do animal, onde vive, se tem predadores, se é selvagem ou doméstico, se é terrestre ou aquático, se voa ou não.
Desenvolver a explicação dos hábitos alimentares da espécie.
Fazer um desenho para ilustrar o verbete.
Atividade realizada a partir do 4ºano do ensino fundamental de 9 anos.
Material de apoio – Caderno de apoio e aprendizagem Língua Portuguesa 4º ano.







Período de recesso escolar – férias

  
Material escolar1
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Período de recesso escolar – férias
Estamos iniciando o período de recesso escolar, os alunos consideram como férias escolares. Até quando nós teremos esse recesso eu não sei, só sei que existe  a possibilidade de não termos essa parada no futuro, nas CEIs. Municipais, os professores continuam trabalhando enquando as EMEIs e EMEFs estão em recesso escolar.
Tecnicamente nossas férias são janeiro, existe a possibilidade de outras redes públicas dividir as férias escolares em 15 dias de dois períodos perfazendo o total de 30 dias. E muitas vezes não são concomitantes entre as redes, às vezes você está de férias em um e no outro cargo continua trabalhando.

Solé, Isabel, Estratégias de leitura parte 3

 
Síntese: Estratégias de leitura solé, Isabel, Porto Alegre, ARTMED, 1998, parte 3
Construindo a compreensão… durante a leitura
Existem muitas competências que precisam ser desenvolvidas com os alunos para que compreendam o texto. Uma delas é a capacidade de elaborar um resumo,que reproduz seu significado global de forma sucinta.
Um  dos procedimentos é a leitura compartilhada, onde o leitor vai assumindo progressivamente a responsabilidade e o controle do seu processo.
A leitura independente, quando os  alunos lêem sozinhos, tanto como ler por prazer, como para realizar alguma tarefa para qual é preciso ler, devemos utilizar as estratégias que estão aprendendo.
Depois da leitura: continuar  compreendendo e aprendendo
O professor demonstra para o aluno a localização, e o que significa a idéia principal do texto. Estabelecendo a idéia principal de um texto, e explicar por que considera que isso  é o mais importante. Elaborar um resumo está ligada a estratégias necessárias para estabelecer o tema de um texto, para gerar ou identificar sua idéia principal e seus detalhes secundários. Formular ou responder perguntas nem sempre é a melhor atividade para a compreensão de um texto, muito menos para uma avaliação.
O ensino e a avaliação de leitura
Avaliação – ensino e aprendizagem da leitura: 1. Aprender a ler significa aprender a encontrar sentido e interesse na leitura; 2. Aprender a ser ativo ante a leitura, ter objetivos para ela, se auto-interrogar sobre o conteúdo e sobre a própria compreensão; 3.Aprender a ler compreensivamente é uma condição necessária para poder aprender a partir dos textos escritos; 4. Aprender a ler requer que ensine a ler; 5. Ensinar a ler exige a observação dos alunos e da própria intervenção, como requisito para estabelecer situações didáticas diferenciadas capazes de se adaptar à diversidade inevitável da sala de aula; 6. Ensinar a ler é uma questão de compartilhar, objetivos, tarefas, significados construídos em torno deles; 7. Promover atividades significativas de leitura, para as quais tenha sentido – e os alunos possam vê-lo – o fato de ler, é uma condição necessária para conseguir o que nos propomos; 8. Refletir, planejar e avaliar a própria prática em torno da leitura constituem requisitos para otimizá-la, para modificá-la quando for necessário e no sentido conveniente; 9. Ensinar a leitura no sentido descrito é um assunto que transcende a cada professor individualmente.

Sequência didática: lixo e reciclagem 1

  
Coleta seletiva
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Sequência didática : lixo e reciclagem 1
A sequência didática do lixo e reciclagem num primeiro momento propõe a discussão temática e estudo sobre a produção e destino do lixo.
Podemos realizar uma coleta diária do lixo em sala de aula, separando os papel de outros materiais, geralmente restos das madeiras apontadas pelo lápis.
Organizar um cartaz do material recolhido no dia.
Observar o que é jogado no chão e no lixo orgânico no horário do recreio ou do café da manhâ, contar o número de alunos que jogam alimentos no lixo.
Formular questões tais como:
Você acha que tudo isso é lixo por que?
É possível produzir menos lixo?
São muitos os alunos que desperdiçam papel ?
Vocês conhecem papel reciclado ? Onde vocês viram?
É importante separar e reciclar o lixo em casa? Justifique.
Para onde vai o lixo que produzimos?
No local onde você mora tem organizações que realizam a coleta seletiva?
Vocês já viram o caminhão de coleta seletiva passar em sua rua, o que eles coletam?
Você conhece as cores das  lixeiras que tem coleta seletiva em sua escola?
De acordo com as caixas quais materiais são coletados?
Depois levar fotos de locais onde pessoas jogam lixo sem qualquer cuidado, e outras fotos em preto e branco de lixos jogados e coletados
Os alunos irão observar as fotos e depois trazer para a realidade do local onde mora.
Atividade ideal para todos os anos do ensino Fundamental I, com comunicação oral, desenhos, leitura e escrita.

Produção de texto

  
Produção de texto
A produção de texto hoje em dia é  importante em sala de aula.
Desde o início da alfabetização da criança no ensino de 9 anos do ensino fundamental, é trabalhado a produção de texto, no início com o reconto onde a professora é a escriba com parlendas , brincadeiras,  cantigas, depois adivinhas, contos infantis, particularmente contos de fadas, poesias infantis com rimas, quadrinhas, canções em geral.
No momento seguinte os contos literários, poesias narrativas, relatórios, pesquisas, entre outros.
A produção de texto envolve etapas tais como: planejar, escrever, revisar e reescrever os textos, além de revisar a ortografia, existe o foco do propósito do texto como instrumento de comunicação.
No início é importante ser a professora portadora de vários gêneros como boa leitora, oportunizando material e acesso a leituras diversificada para os alunos na leitura em voz alta com bons textos, repertoriando os alunos de forma que estes assumam um comportamento leitor.
Este início de estudo de  produção de texto permite trazer textos produzidos pelos alunos e os avanços que os alunos vão  alcançando ao apropriar-se da leitura e da escrita, facilitando a alfabetização  e o letramento.
indicação: sobre produção de texto – Revista Nova Escola – Edição Especial: Produção de Texto – março de 2010

Sala de aula acolhedora e interativa

  
Sala de aula acolhedora e interativa
Como podemos ter uma sala de aula interativa e acolhedora, principalmente em salas de aulas que possui apenas o quadro branco e o armário da professora.
Ao verificar a rotina do dia ou agenda os alunos sabem quais conteúdos serão trabalhados em determinados dias.
No dia anterior a professora avisa o que ocorrerá no dia seguinte , além de realizar alguns combinados com os educandos.
Como fazer uma sala aconchegante e interativa, montar cantinhos interativos, como o cantinho da leitura, o Jornal Mural, o cantinho dos desafios,  os alunos agrupados em duplas ou trios para realizar a atividade solicitadas.
O quadro branco pode ser usado  como parte integrante das atividades. Quando a agenda do dia é colocada e os objetivos / metas do dia. como exemplo, todas as terças-feiras, os alunos terão informática, leitura em voz alta da professora , a leitura do dia é uma poesia,  leitura do aluno em voz alta depois atividade de língua portuguesa ( texto com tarefa), roda de jornal ou jornal mural, onde os alunos escolhem o título, o subtítulo, legenda, LID( 1º parágrafo -resumo, entrevista, atividade de ortografia e gramática, cantinho da matemática.
Tudo explicado e nomeado no início das aulas, atividade matemática e desafios espalhados pelas paredes da sala de aula, só faltando um computador em sala que possui várias tomadas com pontos de internet de conexão de rede banda larga.
A idéia é até o final da aula os alunos devem realizar as tarefas do dia.
Muitos alunos tem optado que cada grupo inicia a atividade a partir de seu interesse, rodiziando em uma das atividades. Quando o aluno termina todas as tarefas pode responder um dos desafios ou até ir no cantinho da leitura realizar a leitura. Quando aparece dúvidas ou os alunos não entende determinados conceitos, a professora atendo o grupo, e sempre as dúvidas de cada grupo são diferentes, e todos os alunos realizam a atividade. Se algum grupo não terminou a atividade do dia é dado a oportunidade de retomar o conteúdo em nichos abertos durante as aulas para realizar o que não foi finalizado.
É apenas uma pequena sugestão que pode tornar a aula interessante para os alunos e professores, funciona bem, são estratégias que levam o aluno apensar, questiomar, pesquisar e até  realizar jogos e brincadeiras aprendendo a ler e escrever, esta sala é de 3º ano de 8 anos ou 4º ano de 9 anos.
Aa horas de aula passam rapidamente, pelo aluno estar concentrodo em sua atividade de aprender.

Sequência didática: Como os alimentos são conservados?

  
Sequência didática: Como os alimentos são conservados?
livro: Orientações curriculares Proposições de Expectativa de Aprendizagem
do Ensino fundamental I – Natureza e sociedade  página 172 a 174 – da Secretaria da Educação do Município de São Paulo ano de 2007.
Material pode ser localizado no Portal da Cidade de São Paulo – Educação – biblioteca pedagógica.
Problematização – Estratégias:
História – Identificar processos de produção, de conservação, de circulação que abastecem a cidade, e os sujjeitos históricos neles envolvidos, considerando suas mudanças e permanências no tempo.
Ciências 1 – Reconhecer técnicas de conservação de alimentos comco: resfriamento e adição de substâncias, sal conservantes, ácidos.
Ciências 2 – Reconhecer sinais de transformações como: bolores, colônias de bactérias e gases, que ocorrem com a deterioração de alimentos ou de suas embalagens quando não são conservados.
Contextualização: levantar conhecimento de conservação de alimentos.
Sensibilização: Leitura sobre a conservação de alimentos no antigo Egito.
Levantamento de hipóteses: quais alimentos utilizam conservantes eos que não usam.
Experimentação: elaborar experimento deixando banana e / ou maçã cortadas em três potes, um em contato direto com o ar, outro em vidro fechado, e um terceiro pote usando limão ou vinagre, que são substâncias químicas. registrar as hipóteses, e observaro resultado após 1 ou 2 horas.
Pesquisa: pesquisar as embalagens, e latas, verificar o prazo de validade.
Pesquisa em diversas fontes, observar e realizar o registro.
Síntese: Comparar hábitos alimentares em diferentes tempos, com questionários, o que mudou ou não mudou, organizar tudo no coletivo e sintetizar.
Apreciar utensílios antigos, imagens, livros de receitas.
Avaliação: apresentação das atividades em comunicação oral com degustação de alguns tipos de alimentos.
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