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segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Plano de Aula – Quadrinhos do Chico Bento–Avanço nas hipótese e Erros Ortográficos – 3º Ano e Educação Inclusiva


cb1- Motivação: Texto ilustrado (quadrinho do Chico Bento)
DSC05787
· O professor faz uma breve história sobre o personagem(autor dos quadrinhos… 
· Solicita aos alunos que façam leitura/interpretação oral;
· Leitura oral coletiva;
· Vocabulário (palavras desconhecidas);
· Leitura pelo professor;
· Interpretação oral (professor faz perguntas e os alunos respondem de acordo com o texto lido).
2- Objetivos
- Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
- Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito, onde e como.
- Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a escrita do texto.
- Usar o conhecimento sobre o valor sonoro das letras.
3- Conteúdo
Construção da escrita e leitura(avanço nas hipóteses da psicogenética da escrita). Correção de erros ortográficos.
Ano – 3º Ano
4- Cronograma
Três aulas de 30 minutos em dias alternados aos de atividades de escrita, durante todo o ano.
5- Material
Texto ilustrado – quadrinho, imagens do Chico Bento, da Mônica e do Cascão e um relógio analógico. rrrr

6- Desenvolvimento
1 - Distribuir uma cópia para cada aluno e leitura silenciosa pelos alunos. (leitura das imagens pelos pré-silábicos: interpretação). Leitura pelo professor com os alunos de forma que todos tenham conhecimento do pequeno texto.
2- Iniciar o texto juntos (assinalando onde começa) e proponha que todos leiam juntos, acompanhando o que está escrito com o dedo para que possam relacionar o falado ao escrito.
3 – Dividir a turma em grupos com todos os níveis da psicogênese, em cada grupo que trabalharão as atividades em conjunto.
7 - Variação
Uma variação da atividade é entregar o texto recortado por quadrinhos e pedir que sejam ordenadas: começo, meio e fim, e depois trabalhar os conteúdos específicos (palavras frases, produção de texto) quando a maioria da turma já está ortográfico..
8- Flexibilização para alunos com necessidades especiais:cb2 enquanto os alunos desenvolvem atividades de leitura os ANEEs vão colorir uma imagem do Chico Bento. E em seguida procurar no alfabeto móvel as letras e construir o nome CHICO BENTO – quando os outros alunos estiverem desenvolvendo atividades diferenciadas o professor vai trabalhar a fonologia das letras do nome, contar sílabas e trabalhar a escrita na folha da atividade (adequando esta atividade s o aluno for pré-silábico ou silábico…)
8 – Conteúdos Específicos – Construção da Escrita e Leitura e Correção de Erros Ortográficos
Metodologia
Após a exploração do texto pela interpretação, (tipo de texto, identificação dos personagens, linguagem usada, ideia principal, lembrar como se interpreta as horas no relógio analógico) o professor deve começar com palavras retiradas do texto, (tendo em vista a construção de palavras para pré-silábicos e silábicos), em fichas previamente preparadas usando a técnica da “preguiçinha”, confeccionada com imagens do Chico Bento.DSC05793
1- Ao puxar a palavra: letra inicial (som da letra);DSC05790
2- Puxa a próxima letra, ou próximas, para formar a sílaba (sílaba é o pedacinho da palavra: para falar (pronunciar) abrimos e fechamos a boca). Som de cada letra.DSC05789
3- Após todas as sílabas a palavra toda tem quantas letras? Quantas sílabas, quantas vezes precisamos abrir a boca e fechar para pronunciar?
4- Aproveitar as palavras escolhidas e trabalhar a letra H.
Usar duas novas folhas com as palavras que tem a letra H:
Onde está a letra H (início)
hh
HORA - HOMEM – HOJE - a letra H NÃO tem som
Agora vejam outras palavras do texto do Chico Bento que tem a letra H, onde ela está? (próxima a outras letras, consoantes, que adquiri um som).
CHICO - CAMPINHO – MINHA
5- Atividade escrita em grupos, com alunos pré-silábico, silábico e ortográfico. Cada grupo recebe uma palavra, das que foram trabalhadas com a preguicenta: palavras de estrutura mais simples para os pré-silábicos e silábicos.
· Em folhas específicas para pré-silábicos e silábicos: formam a palavra em quadradinhos para cada letra e depois transcrever na linha com letra caixa alta ou cursiva. Em seguida ilustração.
· Para os alfabéticos e ortográficos: entregar frases com as palavras separadas para serem ordenadas e transcritas na linha. Estimular que escrevam novas frases e pequenos textos, com ilustração.

2ª Aula – Trabalhar com os erros ortográficos.
Como o “dialeto caipira” não é considerado formas erradas de falar ou escrever pode, o quadrinho do Chico Bento pode ser usado para trabalhar a escrita convencional, lembrando que a gente se acostuma a escrever da maneira que falamos, mas que existe a maneira correta, como exemplo: tumate para tomate, bulacha para bolacha...
E através do texto do Chico Bento, individualmente, transcrever o mesmo texto como se não fosse o Chico Bento e a Rosinha, mas o Cascão e a Mônica.
cascao
Para essa atividade a professora pode colocar na lousa o hhhhhtexto original do Chico Bento e da Rosinha (atividade para os ortográficos), e depois os dois textos, o original e o reescrito com as falas do Cascão e da Mônica.ch
· Em um segundo momento a professora passa alertando sobre alguma palavra que não esteja correta.
· E os textos poder ser na correção final através do texto pronto na lousa.
· Estimular os alunos a produzirem seus próprios textos para um quadrinho.
Enquanto os ortográficos fazem esse trabalho os silábicos e pré-silábicos podem receber diversos gibis da turma da Mônica, para serem manuseados e incentivados a produzir uma historinha de quadrinhos através de imagens, com ou sem escrita.
Avaliação
Registrar as observações sobre a participação dos alunos: quais foram as descobertas na escrita das palavras. Anote também quais foram as suas intervenções mais importantes para a orientação da turma. Essas observações são fundamentais para o planejamento das atividades que virão a seguir.
Veja na próxima postagens: atividades de produção de texto(quando os alunos são estimulados à produzir os quadrinhos – diálogos), matemática – escrita dos números , e como interpretar as horas no relógio analógico.
Por: Júlia Virginia de Moura – Pedagoga

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