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segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Sugestões de Aulas Interventivas para Alunos Pré-Silábicos em Turmas de 3º Ano

DSC06890Intervenção pedagógica para alunos pré-silábicos e silábicos em turmas de 3º Ano  - para esta intervenção é importante a presença de alunos nos três níveis da psicogênese: pré-silábicos 1 e 2 e alfabéticos em transição.
Plano de Aula
Nível de ensino: 3º Ano – Séries Iniciais - Ensino Fundamental
Componente curricular: Linguagem oral e escrita – Construção da Escrita/Leitura – Avanço na hipótese da psicogênese: pré-silábico 2 para silábico e silábico para alfabético .
Dados da aula  - Objetivos:
- A função da escrita e da leitura: uma forma de relatar tudo que acontece, desde o nome das pessoas, coisas, objetos, acontecimentos do dia a dia...
- Reconhecer ou pelo menos familiarizar-se com a escrita do próprio nome;
- Reconhecer sensações que auxiliem na linguagem escrita;
- Identificar letras do próprio nome, de outras pessoas ou personagens de história, telenovelas, desenhos animados;
-Aproximar-se da linguagem escrita por meio da palavra: letras e seus sons (fonemas e grafemas).
- Desenvolvimento do pensamento silábico na verbalização e escrita.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
DSC06904O tema para estas aulas interventivas: a telenovela infantil “Carrossel” (pode ser adaptado à preferência de toda a turma)
DSC06734· Cantar com os alunos através de áudio a música preferida da trilha sonora da novela infantil: Carrossel.
DSC06756· Estimulação do tema através de imagens relacionadas ao mesmo.
· Provocar a manifestação de pensamentos, sentimentos e preferências que a telenovela desperta na turma, registrando na lousa, palavras-chave.
DSC06898· Construção de um texto coletivo com as narrações e impressões provocadas sobre o tema: Carrossel. Leitura coletiva do texto.
DSC06915· Construir um banco de palavras mais importantes retiradas do texto.
Estratégias e recursos da aula
Atividade número 1:
*- Enredo da Novela Carrossel:
Helena Fernandes é uma professora jovem e bonita e afetuosa de uma turma de 3º ano da Escola Mundial, e logo conquista todos os alunos com seu carinho. Os alunos são bem diferentes: têm diferentes personalidades.
Fora da escola, as crianças formam um clube liderado por Daniel chamado"Patrulha Salvadora" onde se reúnem numa casa abandonada, neste grupo, eles ajudam outras crianças que não estudam na Escola Mundial.
A trama se passa na Escola Mundial
Atividade número 2:
Levar para os alunos em grupos (agrupamento com alunos no nível pré-silábicos 2 e silábicos) – imagens sobre a novela (escola, a turma, o personagem preferido, o cachorro.).
DSC06891Cada grupo vai falar sobre a imagem que recebeu e organizar com os alunos as ideias e estruturar um texto coletivo. Leitura/pseudoleitura. Solicitar que os alunos marquem as palavras mais importantes do texto.
Atividade número 3:
Após a leitura do texto solicitar aos alunos quais palavrinhas contidas no texto eles gostariam que fossem separadas para aprenderem á fazer o “jogo das boquinhas” que é uma brincadeira que a professora Helena faz com seus alunos quando não estão gravando a novela.
DSC06910Estas quatro atividades fazem parte da primeira aula (se a participação dos alunos se prolongar, deixar a atividade 3 para a próxima aula).
2ª Aula
Atividade 1
DSC06943Cantar novamente com os alunos a música escolhida por eles. Levar uma atividade escrita para trabalhar o “Jogo das boquinhas”, os alunos vão ser estimulados a construir o pensamentosilábico, nesta atividadeCom as palavras retiradas no texto coletivo que já foram trabalhadas na “preguicinha”: as letras, sons e quantidades de letra de cada palavra que formam as sílabas (quantas vezes abro e fecho a boquinha) . Após a exploração de cada palavra os grupos vão colorir uma estrelinha para cada vez que abrimos a boca para pronunciar a palavra, sem dizer a palavra sílaba, mas contar quantas letrinhas que há em cada pedacinho. No final da folha há um espaço em branco, em que será solicitado aos alunos que escrevem o pré-nome e contem quantas vezes vão abrir e fechar a boca para falar o nome e pintar as estrelinhas correspondentes. A professora acompanha a atividade fazendo na lousa.DSC06855
Atividade 2
Escolher uma quadrinha da música escolhida e cantada. Com o texto em fonte maior exposto na lousa, distribuir uma folha para cada aluno com o texto impresso. Propor um desafio aos grupos: os grupos que acertarem todas as atividades que vai solicitar ganharão um prêmio no final.
Trabalhando com a quadrinha da música:
Cada grupo deverá responder as solicitações, todos devem participar (o grupo cujos componentes participarem menos perderão pontos).
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Caça-palavras (usando uma quadrinha da música)
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Trabalhar as palavras encontradas: com o pensamento silábico – quantidades de letras – formar as silabas com o alfabeto móvel e registrar numa folha impressa.
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O grupo ou grupos que ganharem o desafio recebem o prêmio.
Atividade número 5:
Construir com as crianças o registro do pré-nome: “É importante escrever o próprio nome, pois ele identifica sua tarefa, diferencia você das demais crianças, torna você único e especial”.
Na atividade da construção do pensamento silábico fica um espaço para construção do pré-nome:DSC06933


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Avaliação
Para avaliar é importante levantar alguns questionamentos e utilizar as possíveis respostas para a construção de um relatório sobre esse trabalho. A criança familiarizou-se com a escrita do próprio nome? Houve compreensão e participação da criança com necessidades educacionais especiais? Tentaram realizar a escrita das palavras ou pré-nomes com ou sem ajuda? As demais crianças avançaram em sua interação com a linguagem escrita?
Realizar novamente o teste da psicogênese e verificar as mudanças nas hipóteses que vai demonstrar quais alunos avançaram e quais os alunos que necessitam mais atividades relacionadas com a construção da escrita.
Resultado da Psicogênese:
Dos doze alunos que participaram desta intervenção com 4 aulas interventivas:
-  houve  2  alunos estiveram infrequentes;
- 1 aluno demonstrou dificuldades de aprendizagem e não avançou nas hipótese psicogenética.
- 2 alunos pré-silábicos   avançaram para a  construção  do pensamento silábico;
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-2 alunos pré-silábicos 2  com a construção do pensamento  silábico  avançaram para silábicos.
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-3 alunos silábicos avançaram para silábicos/alfabéticos
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- 2 alunos da hipótese alfabética avançaram para  alfabetizados (ortográfico).
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A continuidade deste trabalho fará com estes alunos continuem avançando na construção da escrita. Podem não conseguir vencer os conteúdos do 3º Ano mas os avanços demonstram a aprendizagem. Essas intervenções foram feitas no processo de investigação de alunos com dificuldades de aprendizagem, quando apenas 1 (um) aluno demonstrou dificuldades acentuadas de aprendizagem.
Por: Júlia Virginia de Moura – Pedagoga
SEAA – Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem

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