Páginas

segunda-feira, 21 de abril de 2014

História do Futebol de Botão


A história do futebol de botão, atualmente conhecido como futebol de mesa, possui várias versões que procuram explicar a sua origem. Entretanto, a única certeza que temos é trata-se de um esporte genuinamente brasileiro, oriundo da década de 1920. Ataulfo Alves, em 1957, com os 48 anos, compôs a música “Meus tempos de criança” onde em um de seus versos há a seguinte expressão “Jogo de botões sobre a calçada”, o que nos leva a crer que esta modalidade realmente data da época citada.

Os primeiros botões que eram utilizados para a prática eram do material celotex. O nome deste material deu a origem ao nome da primeira regra de futebol de mesa. A regra foi escrita pelo carioca, que residia em São Paulo, Geraldo D’Courte junto a Getúlio Reis de Faria, o qual tivemos o prazer de conviver. Entretanto, em cada casa, bairro ou estado tinham regras próprias. Para muitos é neste tocante que está a beleza e magia do futebol de mesa; o que ajudou a atrair mais praticantes e, conseqüentemente, aumentou a difusão pelo esporte no Brasil.

O fato de haver várias regras atrapalhou o processo de reconhecimento da modalidade que, somente ocorreu em 1988, pelo Prof. Manoel Tubino quando presidia o extinto Conselho Nacional de Desportos (C.N.D). Os segmentos/categorias reconhecidos foram disco 1 toque, bola 3 toques e bola 12 toques.

Hoje temos 5 modalidades na Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (C.B.F.M). Além das citadas, há duas regras em fase experimental, caminhando para o seu reconhecimento. São a dadinho 9x3 e pastilha 8x2.

Como em qualquer outra modalidade esportiva amadora, o futebol de mesa esbarra em dificuldades organizacionais. Porém, o que mais observamos, ao longo desses anos, é que o futebol de mesa é uma pratica individual e, com isso, torna-se um esporte de egos.

Se você é um atleta federado ou um mero adepto, o que fica claro para nós da Oficina do Botão é que trata-se de esporte quase secular, uma tradição que passada por gerações e praticada, hoje, em várias regiões no Brasil, por amantes do mundo fascinante do futebol.

Vida longa ao futebol de mesa!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário