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segunda-feira, 21 de abril de 2014

Plano de Ação: A violência na Escola

 

 

Situação Problema: A violência que envolve o ambiente escolar

Apresentação:

O problema que nossas escolas enfrentam atualmente são as ondas de violência que envolve o ambiente escolar e tem afetado o rendimento dos educando. As possíveis causas são: falta de afetividade, hiperatividade, condutas anti-sociais dissimuladas e encobertas, abandono, ambiente familiar deteriorado, uso de enterpocentes, práticas autoritárias repressoras e agressivas no interior da própria Escola,regulamentos opressivos da mesma e currículos de avaliação inadequados com a realidade do meio em que estão inseridos os educando,conseqüentemente trazendo assim desentendimentos entre colegas e professores, tornando assim o ambiente escolar hostil e inseguro.
A escola vivencia atualmente um grande desafio: como agir diante de
um quadro de violência cada vez mais presente em seu interior?
O que professores, diretores, pedagogos, funcionários, pais, devem
fazer para enfrentar as questões que se apresentam cotidianamente e com
muito mais freqüência do que se imaginava acontecer?
É certo que os professores não se sentem preparados para encarar tais
desafios. Afinal, muito pouco se conhece sobre esses enfrentamentos. Melhor
dizendo, muito pouco também se tem discutido sobre os mesmos, pois sempre
pareceu que a violência era algo que acontecia apenas fora dos muros da
escola.
Agora, porém, é chegado o momento em que não se pode mais fechar
os olhos para não ver os conflitos. Estes precisam ser encarados, estudados,
analisados e entendidos, para que possam ser enfrentados.
Esse Plano de Ação propõe exatamente a isso:
• Fornecer subsídios para uma reflexão sobre as questões ligadas
à violência escolar, ao mesmo tempo em que propõe um Plano de
Ação para o seu enfrentamento (intervenção) e que possibilite,
principalmente, a sua prevenção.
Dessa forma, espera-se que os professores, juntamente com os
pedagogos e diretores, ao utilizarem este material sejam capazes de:
• Discutir as questões ligadas à violência no contexto escolar,
compreendendo suas várias facetas.  
• Promover na sua escola, uma mobilização para tomada de
consciência sobre as questões relacionadas à violência no âmbito
escolar.
• Traçar um diagnóstico do perfil da violência em sua escola.
• Estabelecer estratégias, possíveis de serem aplicadas, visando o
enfrentamento, a minimização e a prevenção dos conflitos.
• Colocar em prática um plano de ação para intervenção e
prevenção da violência na escola.

Justificativa

Segundo dados estatísticos recentes a violência na escola tem afetado as cinco regiões do País, sendo que a média nacional atinge o índice preocupante de 56 %. Na região Sudeste, o índice é de 54% das escolas. Podendo se observar agressividade verbal, por meio de palavras e física, envolvendo o ataque físico entre colegas e professores.

Objetivo Geral

Investigar o problema da violência na Escola, as causas e as alternativas para mudar a situação atual.

Objetivos Específicos

Investigar e refletir em conjunto as causas da violência;

Proporcionar um ambiente de ensino aprendizagem socializador e que desenvolva a afetividade entre educandos e professores;

Promover atividades que priorizem o dialogo, a paz, o amor, a auto-estima,valorização da vida;

Propor intervenções pedagógicas que cultivem valores e tragam a família para a escola;

Promover mecanismos propositivos como dialogo e participações onde possam desenvolver relações psicossociais e humanas das crianças;

Proporcionar atividades que construam a paz e a cidadania, buscando modificar o ambiente e interagir com os alunos;

Propor regras justas e flexíveis, educando sem dominar
Resultados esperados

Que os objetivos sejam alcançados, a paz volte a Escola, melhorando assim o rendimento escolar dos educandos e a relação professor e aluno, onde a autoridade não é renunciada mas conquistada pela afetividade e competência profissional.

Abrangência

Este plano de ação é destinado aos professores e alunos de todos os níveis escolares.

 

 




Vivenciando e praticando

Diretores,
pedagogos e
professores
Para pensar
Qual a maneira mais eficaz de abordar a
questão da violência com os alunos, de
forma a que eles possam compreender o real
significado desse problema sem relegá-lo
apenas a uma questão sensacionalista, de
mídia ou de “moda”?  



Atividade 1 Reunir os alunos, em cada período, em
pequenos grupos, duas a três turmas por vez,
para comentar da violência nas escolas, não
especificando a sua escola, mas todas, no geral.
Mostrar, com auxílio de equipamento multimídia,
fotos da sua escola: se estiver em ordem, sem
pichações, depredações, sem carteiras riscadas,
principalmente com corretivo líquido, para que se
perceba como a escola é bem cuidada e precisa
da atitude responsável de todos para continuar
assim; por outro lado, se a escola estiver
danificada, deve-se questionar o papel de cada
um para que a situação chegasse a esse ponto.
Atividade 2 Reunir os pais para que também eles participem e
colaborem dessa proposta; os pais deverão se
conscientizar de quem a sua participação será
muito difícil para a escola buscar soluções para o
problema.
Atividade 3 Passar um filme, preferencialmente com o uso do
multimídia e uma caixa amplificada, para que
possa ser apreciado devidamente por todos,
mostrando situações de violência escolar. Após
sua projeção, deverá ser feita a discussão sobre
os pontos fortes do mesmo e, principalmente, o
que mais chamou a atenção. Sugerimos o filme
“BANG BANG VOCÊ MORREU”.
Atividade 4 Promover uma Gincana de Conscientização,
composta por várias tarefas como: confecção de
cartazes sobre o tema; elaboração de redações;
paródia musical onde sobre a letra de uma música
de sucesso faz-se a adaptação com o tema em
questão e os alunos devem apresentar cantando e
tocando (eles gostam muito desse tipo de
atividade!); dramatização de cinco a dez minutos
no máximo e outras tarefas, de acordo com a
imaginação e criatividade do grupo envolvido.  


Atividade 5 Realizar, com o apoio dos órgãos de segurança
locais (polícia militar, corpo de bombeiros), um
pedágio de conscientização, onde se entregarão
pequenos lembretes falando da violência não
apenas dentro dos muros escolares.
Atividade 6
Organizar uma exposição na escola, com os
materiais confeccionados na gincana e em
demais momentos em que o tema foi abordado.



Alguns cuidados deverão ser tomados durante
essa mobilização, mas o principal deles é:
• Evitar atitudes violentas como gritar,
xingar, brigar, ofender, falar palavrões,
empurrar, etc.
• Na gincana, pode-se penalizar com
perda de pontos, caso essas situações
se apresentem, isso já estabelecido no
regulamento.
• As pessoas que estiverem liderando os
grupos devem procurar com que todos
os elementos do grupo participem,
evitando que uns se sobressaiam e
outros fiquem exclusos.
Registrar todas essas atividades com fotos,
depoimentos, relatórios, etc.
Iniciar a construção de um portfólio sobre esse
projeto. Para isso, definir em conjunto, como o
mesmo será realizado. Uma sugestão é que a cada
etapa, um grupo de professores seja responsável
pelo mesmo.  

BIBLIOGRAFIA



LATERMAN, Ilana. Violência e incivilidade na escola: nem vítimas nem
culpados. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2000.
FANTE, Cleo. Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a
paz. Campina – SP: Verus, 2005.
GONÇALVES, Maria Augusta S. Violência na escola, práticas educativas e
formação do professor. IN: Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, 635-658,
set./dez. 2005

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