Páginas

domingo, 6 de março de 2016


Plano Anual para o 3º ano do ensino fundamental
·       CONTEÚDOS

·         Obs. Os objetivos serão especificados nos planejamentos semanais.

 

·       MATEMÁTICA

·         Os números: o uso dos números, números de 0 a 99, centena, par e ímpar, comparação.

·         Adição com total até 20

·         Adição com total até 99

·         Adição com total até 99 com reagrupamento

·         Subtração com números até 20, subtração com números  até 99, subtração com reagrupamento, envolvendo números até 99.

·         Medidas de tempo: horas e minutos e calendário

·         As idéias de Multiplicação 

·         Multiplicação por: 2, 3, 4, e 5

·         Dobro, triplo e dúzia

·         Multiplicação por : 6, 7, 8, 9, 10 e 0

·         As ideias de divisão

·         Divisões exatas e não exatas

·         Numero racionais:  metade ou meio, terço ou terça parte, quarto ou quarta parte, outras partes do inteiro.

·         Formas geométricas espaciais:  cubo, pirâmide, paralelepípedo, cilindro , esfera e cone.

·         Formas geométricas planas e vistas: quadrado, retângulo, triângulo e círculo

·         Segmento de reta

·         Polígonos

·         Circunferência e círculo

·         Sistema de numeração decimal: números de 0  a  1.000

·         Sistema Monetário:  O Real

·         Adição  com total até 999

·         Adição com total até 999 com reagrupamento

·         Subtração envolvendo números  até 999

·         Subtração com reagrupamento, envolvendo números até 999

·         Medidas de comprimento: o centímetro, o metro

·         Multiplicação envolvendo números até 99

·         Multiplicação com reagrupamentos, envolvendo números até 99

·         Multiplicação  envolvendo números até 999

·         Multiplicação  com reagrupamento, envolvendo números até 999

·         Multiplicação envolvendo números terminados em 0

·         Divisão envolvendo números até 99

·         Divisão envolvendo números até 999

·         Medidas  de massa : comparação de massas entre os objetos

·         Grama e quilograma

·         Tabelas e gráficos: tabelas e gráfico de barras

·         Simetria :  figuras simétricas

·         Localização e deslocamento: localização, caminhos  e coordenadas

·         Medidas de capacidade: comparação  da capacidade dos objetos , o litro

 

·       PORTUGUÊS

·        Ortografia

·         Passagem das letras do alfabeto para a letra cursiva ( maiúscula e minúscula).  Vogais , consoantes e letras estrangeiras.

·          Ordem alfabética

·          Uso da letra maiúscula : nomes dos colegas com a letra cursiva e utilizando a letra maiúscula inicial em nomes próprios. Nomes de familiares. Nomes de lugares ( bairro, cidade, país, banco supermercado, etc.)

·         Escrita do nome e do sobrenome com a letra cursiva

·         Cópia de palavras e pequenos textos, como parlendas e poemas, trabalhando-se a caligrafia.

·         Relação fonema e grafema ( a troca de uma letra já muda a palavra)

·         Relação fonema/ grafema de letras com sons parecidos, como: p/b, d/t, f/v, g/c.

·         Sons nasais: palavras com til  ( ã ,ãs, ão, õe, ões)

·         Palavras com sílabas complexas :  ce, ci, ç, ge, gi ,qua, que, qui, gua, gue, gui,  rr ( som forte), r(som brando), ss( som forte), s( som brando), vogais seguidas de “m” ou  “n” ( an, am, en, em, ETC.). Plural de palavras que terminam com “m” ( am, ans, em , ens). Também são sons nasais. Regra ortográfica:  “m”, antes de  “p” e “b” e a maioria das palavras terminam com  “m”.  Antes de vogais  escrevemos a letra h. Dígrafos: nh, lh, ch, encontros consonantais( br, cr, dr, fr, gr, pr, vr, bl, cl, fl, gl, pl, tl), vogais seguidas de “L” ( AL, El), vogais seguidas de “s” ( as, es) vogais seguidas de “ z”( az ,es). Vogais seguidas de l ou u. Sons do  “X”, palavras que terminam com “o” ou “u”.

·         Palavras com qu e gu,

·         Palavras com g e j,

·         Grafia dos diminutivos,

·         Palavras com s e z,

·          Palavras com c, ç, s e ss.

·         Dígrafos, encontros vocálicos ( ditongo, tritongo e hiato) e encontros consonantais.

·        Gramática

·         Uso  do dicionário

·         Sílaba ( separar e contar) . Classificação quanto ao número de sílabas: monossílaba, dissílaba, trissílaba, polissílaba.

·         Acentuação ( acento agudo e circunflexo)

·         Classificação das palavras quanto a sílaba tônica ( oxítona, paroxítona, proparoxítona)

·         Polissemia ( quando uma mesma palavra apresenta diferentes sentidos)

·         Substantivos comuns e próprios, substantivo coletivo

·         Substantivo masculino e feminino

·         Artigos definidos e indefinidos

·         Substantivos : singular e plural

·         Grau dos substantivos: grafia de diminutivos e aumentativos

·         Palavras derivadas

·         Pronome ( eu , tu, ele, nós , vós eles)

·         Adjetivo

·         Adjetivo pátrio

·         Estrutura frasal ( uso da letra maiúscula, espaço entre as palavras e pontuação)

·     Ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.  Tipos de frases: afirmativa,negativa, interrogativa e exclamativa.

·         Dois pontos e travessão

·         Reticências

·         Vírgula

·         Verbo ( presente, passado e futuro)

 

·        Leitura

·         Leitura, compreensão e interpretação de textos, abordando diversos gêneros textuais e seus suportes , tais como :  poemas e poesias, uso do dicionário, criação de acrósticos, narrativas ( contos populares, fábulas, histórias de contos de fadas e outras histórias de autores interessantes),  convites,cartas, bilhetes, ingressos,  diários, textos jornalísticos, anedotas, entrevistas, receitas, história em quadrinhos, textos expositivos e argumentativos,  instrucionais, crônicas, foto-legenda, trecho de novela e lendas.

 

·        Produções textuais

·         Produção de vários gêneros textuais,  sendo os mesmos do tópico de leitura , como: poemas e poesias, uso do dicionário, criação de acrósticos, narrativas ( contos populares, fábulas, histórias de contos de fadas e outras histórias de autores interessantes),  convites,cartas, bilhetes, ingressos,  diários, textos jornalísticos, anedotas, entrevistas, receitas, história em quadrinhos, textos expositivos e argumentativos,  instrucionais, crônicas, foto-legenda, trecho de novela e lendas.

 

 

Os conteúdos das disciplinas de ciências, história e geografia serão desenvolvidos de forma interdisciplinar entre as mesmas e também com as disciplinas de português e matemática em forma de projetos, porém estes não serão uma grade , tendo conteúdos essencias que muitas vezes não farão parte do projeto, sendo desenvolvidos à parte em uma sequência didática , sendo quando necessário inseridos no tema trabalhado.

 

·         CIÊNCIAS

·         Terra e Universo: estudando o planeta Terra, movimento de rotação, movimento de translação, as estações do ano, luz e sombra, o sistema solar.

 

·         Vento: uma fonte de energia: ar em movimento, formação dos ventos, direção dos ventos, velocidade dos ventos, força do vento.

 

·         Importância do solo: formação do solo, como o solo é estudado, permeabilidade do solo, poluição do solo.

 

·         Água e saúde:  água vai,  água vem, ciclo da  água, o nascimento de um rio, água e saúde.

 

·         Separação dos materiais de uma mistura: materiais que se misturam completamente, materiais que não se misturam completamente, água : dissolvente universal, separando misturas, economia do uso da água.

 

·         Preservação do meio ambiente: saneamento básico, abastecimento e tratamento da água, coleta de lixo, destino do lixo, direito e deveres do cidadão.

 

·         Seres vivos : classificação dos seres vivos, os reinos, nem reino vegetal e nem reino animal, produtos de origem animal e vegetal.

 

·         Reprodução dos seres vivos: o começo de uma nova vida animal, reprodução do ser humano, cuidados com os bebês e os filhotes, o começo de uma nova vida vegetal.

 

·         Corpo humano:  partes do corpo, tipos de humanos, pessoas com deficiências, terceira idade.

 

·         GEOGRAFIA

·         A moradia: a localização da moradia, tipos de moradias, a moradia dos índios Yanomani, o tamanho dos objetos, cuidados com a moradia.

·         A  sala de aula: objetos e organização da sala de aula, representação da sala de aula.

·         A  escola: as diferentes escolas, escola e trabalho, planta da escola, a conservação da escola, o problema do lixo, a escola dos índios

·         As ruas

·         Trajeto de casa a escola, o trânsito, os arredores da escola.

·         O Bairro : bairro que está a escola e o bairro que vivem, os bairros são diferentes, bairro no campo e na cidade, pluralidade cultural no bairro, cidadania e convivência  entre as pessoas ( direitos e deveres) .

·         Representação da  paisagem , fotografias , plantas e maquetes, a maquete dos arredores da escola, localização de lugares, orientação pelos pontos cardeais., utilização dos pontos cardeais.

·         Transformações das paisagens: a paisagem e seus elementos, a paisagem é transformada.

·         A paisagem dos arredores da escola

·         Os espaços  do bairro, espaços de lazer, parques e praças no bairro.

·         Serviços públicos: como funcionam os serviços públicos, quem paga pelos serviços públicos, os serviços públicos no lugar que moro.

·         Problemas  no bairro: o ambiente em perigo, as condições de moradia.

·         O município, a administração do  meu município  ( O município de Niterói).
 
 

 

 

·         HISTÓRIA

·         Minha história pessoal: meu nome, minha autobiografia, minhas predileções, minha certidão de nascimento, minha carteira de identidade, linha do tempo, meu aniversário.

 

 

·         A escola em que estudo, ambientes da escola, a história da escola em que estudo, funcionários da escola, materiais e conservação destes, direitos e deveres na escola, elaboração dos direitos e deveres ( combinados), um dia em minha escola, quadro das minhas aulas, escolas de antigamente.

 

·         A família: composição familiar, as famílias são diferentes, formação da família, meus familiares, árvore genealógica.

 

·         Moradias:

Moradias de ontem e hoje: dois modelos históricos de construção.

 

·         Ruas e bairros: um pedaço da cidade.

 

·          As Cidades:  cidade também tem história ( A cidade de Niterói)
 

·         O trabalho na cidade: profissões antigas e atuais, cartas de reclamação (cidadania)

 

·         A formação das cidades

O desenvolvimento das cidades brasileiras: fortes e fortalezas.

 

·         A primeira vila  e a primeira capital do Brasil

 

·         Meios de transporte por terra: presente e passado

 

·         Meios de transporte pelas águas e pelos ares.

·         Patrimônio imaterial, transporte aéreo, segurança no trânsito.

 

·         A comunicação é universal: a comunicação impressa, outros meios de comunicação

 

·         Trabalho e escravidão: o trabalho no engenho de açúcar, o trabalho nas fábricas, as reivindicações por melhores salários e condições de trabalho., as fábricas de brinquedos, voluntariado.

 

·         Os indígenas:  quem são os indígenas, o dia a dia em uma aldeia indígena, diversidade cultural

 

·         Trabalho e lazer: como o teatro acontece, o circo é um espetáculo muito antigo, o escritor inventor de histórias, teatro de bonecos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário