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terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Material Construído na SRM - caixa da imaginação

Material construído na SRM para trabalhar a linguagem oral, organização do pensamento e linguagem escrita com todos os alunos do AEE. Caixa da imaginação: Caixa com areia e miniaturas. Como se usa - ao lado da caixa de areia há uma caixa com miniaturas, o aluno escolhe os bichinhos de acordo com sua preferência e aos poucos vai construindo sua história, enquanto vai montando a história, vai descrevendo suas escolhas, quando termina a a montagem relata oralmente o cenário, os personagens e a história que fez. Se já souber escreve a história e se não o professor será seu escriba e quando terminar ele lê a história para o aluno e mostra-lhe o texto construído por ele. 
Tela para desenho ou escrita para os alunos com dificuldade visual- DV, Cegos ou com baixa visão. Foi construída com uma tela de nailon fina, papelão, E.V.A para cobrir o papelão atrás e as bordas dando o acabamento da tela. Sua utilidade: coloca-se o papel ofício bem fixado e se escreve com lápis cera com força. o desenho ficará em alto relevo, onde o aluno perceberá o que desenhou com o tato.
linhas em alto relevo para percepção tátil. Feito com cartolina guache e cordão grosso.
Maquetes para se trabalhar a percepção tátil de diferentes moradias (casa e prédio).
Ficha de leitura de alfabetização-braile.

Materiais confeccionados na SRM para o AEE e para a sala regular

Esses materiais foram construídos com o objetivo de possibilitar ao aluno um melhor desenvolvimento em funções específicas de acordo com suas necessidades e possibilidades.
Prancha de cores onde trabalho a comunicação com os alunos PC- paralisia cerebral que não se comunicam oralmente. Ex: o vermelho significa não, o verde sim.


ER O PLANO INDIVIDUAL DO ALUNO DO AEE

PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO O Plano de Atendimento Educacional Especializado – AEE, realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais, consiste de ações desenvolvidas para atender as necessidades do aluno. A partir de ações específicas é possível possibilitar que o aluno possa ter acesso ao ambiente e a conhecimentos escolares de forma a garantir com autonomia a inserção, a permanência e a participação na escola. Nome do aluno(a): Idade: Horário de aula: Ano de escolaridade: Necessidade Especial (TGD, deficiência, altas habilidades e/ou superdotação): Necessidades apresentadas pelo aluno (Pontuar as necessidades apresentadas pelo aluno, que impedem seu acesso, participação e aprendizagem) 1. Objetivos do plano (os objetivos devem ser de aprendizagem, ou seja, o que o aluno precisa alcançar ao final do atendimento, nos possibilitando avaliar o seu desenvolvimento).  2. Organização do atendimento: Período de atendimento: de (mês) ... a (mês) ... Frequência (número de vezes por semana para atendimento ao aluno): Tempo de atendimento (em horas ou minutos): Composição do atendimento: ( ) individual ( ) coletivo Local:   3. Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno (Propor atividades que possibilitem atingir os objetivos propostos). 4. Seleção de materiais a serem produzidos para atender as necessidades do aluno.   5. Adequações de materiais (listar os materiais que necessitam de adequações para atender às necessidades do aluno (exemplo: engrossadores de lápis, papel com pautas espaçadas e outros). 6. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais e/ou encaminhamentos para acompanhamento (terapeuta ocupacional para criar uma tesoura adaptada, costureira para fazer uma calça com enchimento para trabalhar com a criança, acompanhamento psicológico, fonoaudiológico, oftalmológico e outros). (Dizer o que se espera destes parceiros) 7. Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno: (o que será trabalhado colaborativamente com estes profissionais _ Professor de sala de aula comum, Professor da Educação Física, Colegas de turma, Diretor escolar, Equipe pedagógica, Outros?) 8. Avaliação dos resultados a. Indicação de formas de registro ( O plano deverá ser avaliado durante toda a sua execução. O registro da avaliação do plano deverá ser feito em um caderno ou ficha de acompanhamento, onde serão descritos pelo professor(a) da SRM o desenvolvimento das atividades, uso de recursos e desempenho dos alunos frente as intervenções do AEE em sala de aula comum e na sala de recursos multifuncionais. b. Resultados obtidos diante dos objetivos propostos no Plano de AEE (No registro, deverão constar os resultados obtidos a partir dos objetivos propostos no Plano de AEE, bem como as mudanças observadas em relação ao aluno no contexto escolar: repercussões das ações do AEE no desempenho escolar do aluno; aspectos que não evidenciaram avanços). c. Reestruturação do Plano Listar os pontos de reestruturação do Plano de AEE, caso os objetivos do Plano não tenham sido atingidos. Pesquisar e implementar outras estratégias, atividades, recursos. Estabelecer novas parcerias. Outros.

RESPOSTA À MARIA JOSÉ - SOBRE RELATÓRIO INDIVIDUAL DO AEE

Olá Maria José, respondendo a sua pergunta a respeito dos relatórios do AEE, eu sigo basicamente uma sequência que passarei para você. É claro que ela deverá se adequar as suas necessidades e de seu aluno. Você poderá acrescentar ou eliminar o que não concordar, ou o que não considerar relevante. Sigo mais ou menos esses passos para fazer meus relatórios. I - DADOS GERAIS - Cabeça-lho (nome da secretaria, nome da escola, SRM, AEE, nome do professor, o título do documento - Relatório do aluno...... II – INTERVENÇÕES REALIZADAS PELO AEE NO PROCESSO INCLUSIVO - Situar ações desenvolvidas pelo AEE que envolveram a escola, a família e profissionais (da escola e de outras instituições) que atuam com os alunos público-alvo da educação especial. III – INTERVENÇÕES REALIZADAS NO AEE DIANTE DAS NECESSIDADES DE CADA ALUNO - Nome do aluno; - Tipo de NEE apresentada (com ou sem laudo) e faixa etária; - Atendimentos Especializados/Instituições que frequenta; - Turno de aula do aluno; - Turno do AEE; - Organização do atendimento - potencialidades apresentadas pelo aluno; - dificuldades observadas em sala de aula regular; - dificuldades observadas na escola; - constatações a partir da avaliação diagnóstica realizada no AEE; - objetivos propostos; - atividades desenvolvidas; - recursos utilizados; - recursos construídos - parcerias firmadas; - interlocução com os professores do aluno; - respostas apresentadas pelo aluno diante dos objetivos propostos no AEE; - respostas apresentadas pelo aluno na sala de aula comum; - objetivos a serem retomados em 2015; - aluno permanecerá no AEE em 2015 (justificar); - aluno será liberado do AEE em 2015 (justificar).

ARA O AEE

Muitos são os pedidos para eu postar planos de aula para o AEE - Atendimento Educacional Especializado. Contudo, nas páginas deste blog você encontrará sugestões para o plano anual do AEE e para o plano de aula. Agora, farei um pequeno esboço com o intuito de atender as solicitações. Em primeiro lugar você precisa conhecer seu aluno para depois fazer um plano de aula para ele. Procure descobrir suas preferências, dificuldades, necessidades e possibilidades de realizar aquilo que irá planejar. E tenha em mente que se não der certo, este plano precisará ser refeito quantas vezes for necessário. MODELO: NOME DO ALUNO: Ângelo Augusto (nome fictício). DEFICIÊNCIA: autista. DIFICULDADE OU NECESSIDADE A SER TRABALHADA: comunicação oral. OBJETIVO DA AULA: ajudar o aluno no desenvolvimento da linguagem oral. ESTRATÉGIAS QUE SERÃO UTILIZADAS: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA DO LIVRO INTERATIVO, COM O USO DE FANTOCHE OU .......; UTILIZAÇÃO DA CAIXA DE AREIA COM AS MINIATURAS (O ALUNO ESCOLHERÁ AS MINIATURAS QUE DESEJAR E O PROFESSOR O AJUDARÁ A CONTAR A SUA HISTÓRIA COLOCANDO AS PERSONAGENS NA CAIXA DE AREIA, PARA MONTAR A HISTÓRIA, OU CD DE MÚSICAS INFANTIS E/OU OUTROS. O PROFESSOR DEVERÁ INCENTIVAR O ALUNO A RESPONDER PERGUNTAS SOBRE A HISTÓRIA, A CANTAR UMA MÚSICA ESPECÍFICA DO CD QUE OUVIRAM JUNTOS. PODERÁ TAMBÉM, PEDIR AO ALUNO QUE DESCREVA UMA DAS MINIATURAS QUE ESCOLHEU, COMO POR EXEMPLO, A COR, O TAMANHO..., SE ELE NÃO SOUBER O PROFESSOR APROVEITARÁ ESSA OCASIÃO PARA EXPLORAR ESSES ASPECTOS E OUTROS MAIS. TEMPO DISPONÍVEL: 50 MINUTOS. REGISTRO: No final do atendimento escrever os pontos positivos e negativos, ou seja, os avanços e dificuldades apresentadas pelo aluno durante o atendimento. Resumidamente, com objetividade. ESTRATÉGIAS QUE PODEREI UTILIZAR PARA MELHORAR ESSE ASPECTO NOS PRÓXIMOS ENCONTROS. PROFESSOR: ESSE É UM PEQUENO EXEMPLO DE COMO PODERÁ FAZER UM PLANO DE AULA DO AEE, COM CERTEZA VOCÊ PODERÁ FAZER UM BEM MAIS ELABORADO E COMPLETO DE ACORDO COM SUAS NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO SOBRE O SEU ALUNO.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

AEE - ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS PARA CADA ALUNO

 Essas atividades foram realizadas nos atendimentos da SRM durante os 50 minutos de aula que disponibilizamos para cada aluno. Essas fotos são apenas uma amostra do nosso trabalho. E um incentivo para que cada professor procure adaptar as atividades de acordo com o interesse e necessidades de cada um.

Jogos e Afins

ADIÇÃO E MULTIPLICAÇÃO NO AEE,  É FÁCIL!

Operando com Varetas
Multiplicação e adição com varetas. Usei este método e foi um sucesso!
Arte: Vladimir Patrocínio
Multiplicação e Adição
Regras do jogo: encaixar os palitos de acordo com os fatos (3x4) (3+4). O resultado da multiplicação é igual à quantidade de cruzamentos dentro da caixa. O resultado da soma é igual a quantidade das pontas dos palitos fora da caixa.
FORCA
Utilizando alguns recursos bem simples como: caixa de texto, inserir formas e figuras, montamos esse jogo da forca para que os alunos atendidos trabalhem, preferencialmente, em duplas. São aproximadamente 20 palavras  a serem montadas por eles de forma lúdica e prazerosa.

Um jogo e muitas opções de trabalho
Visitando o Blog  Lá na minha escola "http://lanaminhaescola.blogspot.com.br" , resolvemos aproveitar a ideia de um jogo e adaptá-lo para trabalhar com nossos alunos atendidos no AEE. Deu muito certo. Várias foram as atividades feitas até hoje, como nos exemplos abaixo. Os alunos adoraram.
Com uso de dois dados numéricos e um dado com  os sinais de soma e subtração, cada aluno com  tampinhas  com cor escolhida por eles, jogam os dados e realizam a operação matemática e colocam na árvore as tampinhas que simbolizam os frutos. Ganha o jogo que tiver mais tampinhas ou frutos na árvore. Outra opção é usar apenas um dado e conforme o numeral o aluno conta as tampinhas e coloca-as na árvore.

Mesma ideia, porém com sorteio de continhas que os alunos tem que resolver e achar o resultado na árvore e colocar , conforme a cor sorteada anteriormente um tampo simbolizando frutos coloridos. Ganha o jogo que acertar mais continhas.


Outra ideia para uso da árvore, é usá-la como jogo da memória, no caso aqui fizemos o jogo de memória com o tema Páscoa 




PORTAL DE AJUDAS TÉCNICAS
Com várias idéias de adaptações de jogos para o trabalho com o aluno com deficiência

Clique no link abaixo e confira:



A importância do jogo para o desenvolvimento humano, segundo Humberto Maturana(trecho de entrevista concedida aos Professores Mércia Helena Sacramento e Adriano J. H. Vieira, durante o seminário comemorativo dos 10 anos do Mestrado em Educação da Universidade Católica de Brasília)



... O jogo é uma atividade que se realiza no prazer de ser feito, com a atenção posta no prazer de fazer a coisa, pelo fazer mesmo, não na conseqüência. A importância disso é que o jogo permite a colaboração. Permite a seriedade do fazer pelo próprio fazer, pelo respeito àquilo que se está fazendo, pelo prazer de fazê-lo e não pelas conseqüências que poderá ter. A criança, ao jogar, aprende um modo de viver cuja atenção não está nas conseqüências, mas está na responsabilidade do que faz. Claro que vão ter conseqüências, mas o central não são as conseqüências, mas aquilo que a criança está fazendo ao jogar. Se alguém aprende isso pode colaborar, pode estudar, pode fazer qualquer coisa com satisfação e com prazer. Por que o central não será o resultado, uma nota, não é o que vai ganhar com aquilo, mas o processo mesmo de fazer. Isso dá liberdade de ação. Não quero dizer que alguém não pode fazer nada pelo resultado, sim, pode fazer, mas vai fazer com a seriedade de respeitar o processo, não vai fixar-se nos resultados...

Veja a entrevista na íntegra

http://www.humanitates.ucb.br/2/entrevista.htm

Sugestão de jogo para trabalho com alunos na fase inicial da escolarização:


Jogo das silabas:


Meta: ter o maior número de cartas possíveis


Jogadores: de 2 em diante 


Componentes: 30 fichas ou mais com diversos tipos de figuras, ou de uma categoria como por exemplo: frutas, animais, objetos de higiene pessoal, entre outras.

Como confeccionar: usando papel cartão (mais resistente que a folha de cartolina) corta-se 30 retângulos ou mais, de 5cm por 8,5cm aproximadamente, e colar figuras que podem ser achadas em revistas. Caso seja possível encapar com contact.Regras: Coloca-se todas as fichas viradas com a figura para baixo, em cima da mesa. Cada jogador pega uma ficha e, de acordo com a ordem estabelecida com o grupo, o jogador fala o nome relacionado com a mesma e diz quantas sílabas tem a palavra. Exemplo: Falar pausadamente a palavra CO E LHO, podendo utilizar os dedos ao mesmo tempo que fala a palavra. Caso haja empate entre dois jogadores ou mais, os mesmos virarão outra carta até que um deles tire a palavra que tenha mais sílabas.



JOGOS E AFINS

Jogos e afins confeccionados por mim para trabalho com alunos com deficiência em Sala Multifuncional.

QUEBRA CABEÇA ALFABETO





LETRAS MÓVEIS

DADOS PARA MATEMÁTICA







CALENDÁRIO

DIFERENTES TAMANHOS DE LETRAS







JOGOS DAS CORES

UMA COR NÃO PODE ENCONTRAR COM A MESMA



JOGO DA VELHA

DOMINÓ MATEMÁTICO

MEMÓRIA ANIMAIS


TARJETAS COM NOME DO ALUNO, DA ESCOLA, NÚMEROS ATÉ 20 E ALFABETO


FEITA COM CAIXA DE CREME DENTAL


QUEBRA CABEÇA GATO
MEMÓRIA DE ASSOCIAÇÃO LIVRO LIDO E PERSONAGEM PRINCIPAL
MEMÓRIA FRUTA

MEMÓRIA DE TRÊS

JOGO DO BANCO


MONTA TUDO



 NINTENDO WII

Este vídeo trata, entre outras coisas, do uso do "Nintendo Wii" na reabilitação de crianças com deficiência.É mais um exemplo de que o jogo, o brincar, é essencial no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências do indivíduo.



Quer saber mais sobre jogos de video games:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nintendo_Wii 

www.kashiwakura.pro.br/kashiwa.pdf


O PAPEL DO JOGO NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS 


Clique aqui para ler o texto
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=018


JOGOS CORES 




Fácil de confeccionar e jogar. Para trabalhar cores, podendo variar utilizando dados com cores e/ou quantidade, dinamizando ainda mais o jogo ou como jogo da memória.


4 CORES



Jogo simples de jogar e confeccionar. Com 4 lápis coloridos, cores diferentes, o aluno pinta os espaços de modo que a cor não coincida nem do lado,nem na diagonal. Exige atenção, concentração e estratégia.


JOGOS PARA PC - JOGO DE LIGAÇÃO 



Software Holos – Apae de Bauru
A utilização do sistema Holos propicia à pessoa com deficiência estratégias para seu desenvolvimento global e sua aprendizagem, o conhecimento de seus direitos e a aquisição de habilidades básicas e de gestão, bem como de valores éticos e de cidadania.


JOGO CARA CARA 



Jogo Cara a Cara
Clássico jogo infantil para dois participantes, cujo o objetivo é desvendar o personagem do adversário. Cada jogador seleciona um dos personagens e outro faz perguntas sobre as características.
Conteúdo: 2 tabuleiros; 48 molduras, 1 folha com rostos, 1 folha com 24 cartas e manual de instruções.


JOGO DO BANCO 




O primeiro jogador lança os três dados e, usando os números neles obtidos, soma dois resultado e subtrai o terceiro à sua escolha.
Ex: (6+4-3=7)
Pega então as fichas correspondentes do “banco” e guarda-as para si.
Final da partida: vence quem fizer 100 pontos primeiro
Pode-se atribuir aos cartões coloridos números que melhor atenderem às necessidades do aluno.


JOGO HORA DO RUSH 



Jogo Hora do Rush

Coordenação viso motora/ coordenação fina : os movimentos são guiados pela visão, envolvendo orientação espaço temporal


FECHE A CAIXA - ADAPTAÇÃO PARA TRABALHO COM CORES



Utilizando o tabuleiro do jogo feche a caixa, recortamos papel cartão colorido e colamos nas "caixas" e com um dado de cores podemos jogar de várias formas:
Jogando o dado de cores, dependendo da cor que cair solicitar ao aluno que abaixe a "caixa" ou as "caixas" correspondentes.
Jogando o dado de cores, dependendo da cor que cair, associar ao número abaixo, somando-o.
E assim por diante
...




























 FECHA CAIXA



Jogo muito apreciado por todos alunos que atendemos. Tem inúmeras adaptações que podem ser feitas, como por exemplo: jogar com três dados, somando-se dois e subtraindo um.


Jogado por marinheiros da normandia e regiões litorâneas da frança e inglaterra há mais de 200 anos

Constitui-se num tabuleiro com “casas” numeradas de 1 a 9. Lança-se dois dados e segundo o resultado dos mesmos, “fecha-se” as “casas” que somem o mesmo resultado dos dados. Segue-se assim até que fique impossível fechar-se mais casas. Finda a jogada, somam-se as casas abertas e passa-se a vez ao adversário. Quem atingir primeiro os 45 pontos, perde.