Material Construído na SRM - caixa da imaginação
Material construído na SRM para trabalhar a linguagem oral, organização do pensamento e linguagem escrita com todos os alunos do AEE. Caixa da imaginação: Caixa com areia e miniaturas. Como se usa - ao lado da caixa de areia há uma caixa com miniaturas, o aluno escolhe os bichinhos de acordo com sua preferência e aos poucos vai construindo sua história, enquanto vai montando a história, vai descrevendo suas escolhas, quando termina a a montagem relata oralmente o cenário, os personagens e a história que fez. Se já souber escreve a história e se não o professor será seu escriba e quando terminar ele lê a história para o aluno e mostra-lhe o texto construído por ele.
Tela para desenho ou escrita para os alunos com dificuldade visual- DV, Cegos ou com baixa visão. Foi construída com uma tela de nailon fina, papelão, E.V.A para cobrir o papelão atrás e as bordas dando o acabamento da tela. Sua utilidade: coloca-se o papel ofício bem fixado e se escreve com lápis cera com força. o desenho ficará em alto relevo, onde o aluno perceberá o que desenhou com o tato.
linhas em alto relevo para percepção tátil. Feito com cartolina guache e cordão grosso.
Maquetes para se trabalhar a percepção tátil de diferentes moradias (casa e prédio).
Ficha de leitura de alfabetização-braile.
Materiais confeccionados na SRM para o AEE e para a sala regular
Esses materiais foram construídos com o objetivo de possibilitar ao aluno um melhor desenvolvimento em funções específicas de acordo com suas necessidades e possibilidades.
Prancha de cores onde trabalho a comunicação com os alunos PC- paralisia cerebral que não se comunicam oralmente. Ex: o vermelho significa não, o verde sim.
ER O PLANO INDIVIDUAL DO ALUNO DO AEE
PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO O Plano de Atendimento Educacional Especializado – AEE, realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais, consiste de ações desenvolvidas para atender as necessidades do aluno. A partir de ações específicas é possível possibilitar que o aluno possa ter acesso ao ambiente e a conhecimentos escolares de forma a garantir com autonomia a inserção, a permanência e a participação na escola. Nome do aluno(a): Idade: Horário de aula: Ano de escolaridade: Necessidade Especial (TGD, deficiência, altas habilidades e/ou superdotação): Necessidades apresentadas pelo aluno (Pontuar as necessidades apresentadas pelo aluno, que impedem seu acesso, participação e aprendizagem) 1. Objetivos do plano (os objetivos devem ser de aprendizagem, ou seja, o que o aluno precisa alcançar ao final do atendimento, nos possibilitando avaliar o seu desenvolvimento). 2. Organização do atendimento: Período de atendimento: de (mês) ... a (mês) ... Frequência (número de vezes por semana para atendimento ao aluno): Tempo de atendimento (em horas ou minutos): Composição do atendimento: ( ) individual ( ) coletivo Local: 3. Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno (Propor atividades que possibilitem atingir os objetivos propostos). 4. Seleção de materiais a serem produzidos para atender as necessidades do aluno. 5. Adequações de materiais (listar os materiais que necessitam de adequações para atender às necessidades do aluno (exemplo: engrossadores de lápis, papel com pautas espaçadas e outros). 6. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais e/ou encaminhamentos para acompanhamento (terapeuta ocupacional para criar uma tesoura adaptada, costureira para fazer uma calça com enchimento para trabalhar com a criança, acompanhamento psicológico, fonoaudiológico, oftalmológico e outros). (Dizer o que se espera destes parceiros) 7. Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno: (o que será trabalhado colaborativamente com estes profissionais _ Professor de sala de aula comum, Professor da Educação Física, Colegas de turma, Diretor escolar, Equipe pedagógica, Outros?) 8. Avaliação dos resultados a. Indicação de formas de registro ( O plano deverá ser avaliado durante toda a sua execução. O registro da avaliação do plano deverá ser feito em um caderno ou ficha de acompanhamento, onde serão descritos pelo professor(a) da SRM o desenvolvimento das atividades, uso de recursos e desempenho dos alunos frente as intervenções do AEE em sala de aula comum e na sala de recursos multifuncionais. b. Resultados obtidos diante dos objetivos propostos no Plano de AEE (No registro, deverão constar os resultados obtidos a partir dos objetivos propostos no Plano de AEE, bem como as mudanças observadas em relação ao aluno no contexto escolar: repercussões das ações do AEE no desempenho escolar do aluno; aspectos que não evidenciaram avanços). c. Reestruturação do Plano Listar os pontos de reestruturação do Plano de AEE, caso os objetivos do Plano não tenham sido atingidos. Pesquisar e implementar outras estratégias, atividades, recursos. Estabelecer novas parcerias. Outros.
RESPOSTA À MARIA JOSÉ - SOBRE RELATÓRIO INDIVIDUAL DO AEE
Olá Maria José, respondendo a sua pergunta a respeito dos relatórios do AEE, eu sigo basicamente uma sequência que passarei para você. É claro que ela deverá se adequar as suas necessidades e de seu aluno. Você poderá acrescentar ou eliminar o que não concordar, ou o que não considerar relevante. Sigo mais ou menos esses passos para fazer meus relatórios. I - DADOS GERAIS - Cabeça-lho (nome da secretaria, nome da escola, SRM, AEE, nome do professor, o título do documento - Relatório do aluno...... II – INTERVENÇÕES REALIZADAS PELO AEE NO PROCESSO INCLUSIVO - Situar ações desenvolvidas pelo AEE que envolveram a escola, a família e profissionais (da escola e de outras instituições) que atuam com os alunos público-alvo da educação especial. III – INTERVENÇÕES REALIZADAS NO AEE DIANTE DAS NECESSIDADES DE CADA ALUNO - Nome do aluno; - Tipo de NEE apresentada (com ou sem laudo) e faixa etária; - Atendimentos Especializados/Instituições que frequenta; - Turno de aula do aluno; - Turno do AEE; - Organização do atendimento - potencialidades apresentadas pelo aluno; - dificuldades observadas em sala de aula regular; - dificuldades observadas na escola; - constatações a partir da avaliação diagnóstica realizada no AEE; - objetivos propostos; - atividades desenvolvidas; - recursos utilizados; - recursos construídos - parcerias firmadas; - interlocução com os professores do aluno; - respostas apresentadas pelo aluno diante dos objetivos propostos no AEE; - respostas apresentadas pelo aluno na sala de aula comum; - objetivos a serem retomados em 2015; - aluno permanecerá no AEE em 2015 (justificar); - aluno será liberado do AEE em 2015 (justificar).
ARA O AEE
Muitos são os pedidos para eu postar planos de aula para o AEE - Atendimento Educacional Especializado. Contudo, nas páginas deste blog você encontrará sugestões para o plano anual do AEE e para o plano de aula. Agora, farei um pequeno esboço com o intuito de atender as solicitações. Em primeiro lugar você precisa conhecer seu aluno para depois fazer um plano de aula para ele. Procure descobrir suas preferências, dificuldades, necessidades e possibilidades de realizar aquilo que irá planejar. E tenha em mente que se não der certo, este plano precisará ser refeito quantas vezes for necessário. MODELO: NOME DO ALUNO: Ângelo Augusto (nome fictício). DEFICIÊNCIA: autista. DIFICULDADE OU NECESSIDADE A SER TRABALHADA: comunicação oral. OBJETIVO DA AULA: ajudar o aluno no desenvolvimento da linguagem oral. ESTRATÉGIAS QUE SERÃO UTILIZADAS: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA DO LIVRO INTERATIVO, COM O USO DE FANTOCHE OU .......; UTILIZAÇÃO DA CAIXA DE AREIA COM AS MINIATURAS (O ALUNO ESCOLHERÁ AS MINIATURAS QUE DESEJAR E O PROFESSOR O AJUDARÁ A CONTAR A SUA HISTÓRIA COLOCANDO AS PERSONAGENS NA CAIXA DE AREIA, PARA MONTAR A HISTÓRIA, OU CD DE MÚSICAS INFANTIS E/OU OUTROS. O PROFESSOR DEVERÁ INCENTIVAR O ALUNO A RESPONDER PERGUNTAS SOBRE A HISTÓRIA, A CANTAR UMA MÚSICA ESPECÍFICA DO CD QUE OUVIRAM JUNTOS. PODERÁ TAMBÉM, PEDIR AO ALUNO QUE DESCREVA UMA DAS MINIATURAS QUE ESCOLHEU, COMO POR EXEMPLO, A COR, O TAMANHO..., SE ELE NÃO SOUBER O PROFESSOR APROVEITARÁ ESSA OCASIÃO PARA EXPLORAR ESSES ASPECTOS E OUTROS MAIS. TEMPO DISPONÍVEL: 50 MINUTOS. REGISTRO: No final do atendimento escrever os pontos positivos e negativos, ou seja, os avanços e dificuldades apresentadas pelo aluno durante o atendimento. Resumidamente, com objetividade. ESTRATÉGIAS QUE PODEREI UTILIZAR PARA MELHORAR ESSE ASPECTO NOS PRÓXIMOS ENCONTROS. PROFESSOR: ESSE É UM PEQUENO EXEMPLO DE COMO PODERÁ FAZER UM PLANO DE AULA DO AEE, COM CERTEZA VOCÊ PODERÁ FAZER UM BEM MAIS ELABORADO E COMPLETO DE ACORDO COM SUAS NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO SOBRE O SEU ALUNO.
quinta-feira, 16 de julho de 2015
AEE - ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS PARA CADA ALUNO
Essas atividades foram realizadas nos atendimentos da SRM durante os 50 minutos de aula que disponibilizamos para cada aluno. Essas fotos são apenas uma amostra do nosso trabalho. E um incentivo para que cada professor procure adaptar as atividades de acordo com o interesse e necessidades de cada um.