"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 5 de maio de 2013



TEATRO DIA DAS MÃES – 



Amor, respeito e 
consideração, no dia a dia, o melhor presente para as mães 
Cenário: uma sala e uma cozinha. 
Personagens: mãe, filha 1 e filha 2. 
Objetivo: Mostrar ao filhos que não é só nos dia das mães que a mãe tem que ser 
amada. 


Narrador: É muito fácil em uma data como esta, os filhos falarem palavras 
doces, de carinho para nossas queridas mães. Esta que um dia nos colocou no 
mundo, esperou por 9 meses, com paciência, com muito amor, e nos ajuda sempre,
esta sempre ao nosso lado. Mas, o que realmente importa a cada uma das mães, 
não é apenas uma programação bonita, nosso carinho, presentes neste dia, mas 
sim, em casa, vivermos o que estamos falando neste programa especial, dedicado 
com muito amor a você que é mãe. 

Por favor, façam o maior silêncio possível, para entendermos o que sua mãe 
espera de você e o que ela esta sendo realmente para você, no seu dia-a-dia. 
(A mãe esta em cena, preparando o almoço, pois suas filhas estão para chegar) 
Mãe: Nossa! Já esta quase na hora das meninas chegarem. 
Daniela: Oi mãe! Ai que fome. O que tem de gostoso? 

Mãe: Olha eu fiz isso, não tinha mistura e o seu pai não deixou dinheiro. 
(Daniela faz careta, sem que a mãe perceba e senta-se para comer, logo após 
chega a Fernanda) 

Fernanda: Mãe, você sabe que eu não 
gosto disso. Não tem nada? Que saco! Chego em casa com fome e olha o que tem. 
(fala brava). 
Narrador: Mal sabiam as filhas a angústia que sua mãe estava por saber que 
aquela refeição preparada com amor, não agradaria suas filhas, pois cada mãe 
sabe o que cada filho gosta, do jeito que gosta. 
(As filhas antes de voltar ao trabalho, assistem um pouco de televisão, dando 
uma leve bagunçada na casa). 

Fernanda: Mãe, tchau, esta na minha hora. 
Daniela: Espera eu, vou com você, terei de entrar mais cedo hoje, tchau mãe. 
Mãe: Nossa, vou ter que ir ao mercado comprar algumas coisas. 
Narrador: A mãe então sai para fazer comprar para a casa, e demora um 
pouquinho, porque todos aqui sabem o que é ir em um mercado, não é?! 
(A mãe chega em casa com algumas sacolas, olha para a casa bagunçada e diz): 
Mãe: Que bagunça! Deixa eu começar, né?! 
(Chegam as filhas do serviço) 

Daniela: Ai que canseira, trabalhei até. (ela liga a televisão, enquanto entra 
a Fernanda). 
Fernanda: Já começou a novela? 
Daniela: Já, começou agora. 
(As duas sentam na sala) 

Narrador: Enquanto sua mãe esta na cozinha limpando, pois teve um dia muito 
corrido e devido a isso a casa ainda não estava limpa. 
Mãe: Vem me ajudar. Têm um monte de coisas para fazer, tive que sair hoje, vêm 
me ajudar. 
Fernanda: Ah mãe, estou assistindo, estou cansada, espera um pouco. 
Daniela: A casa esta do mesmo jeito da hora do almoço mãe, ninguém fez nada e 
agora você fica enchendo, depois nós vamos. 

Narrador: A mãe mais uma vez foi humilhada por suas filhas e chora ao 
travesseiro calada. 
Filhas estas que dizem que a ama, que 
ela é tudo, mas no dia a dia são isso que acabaram de ver, e não percebem a 
tristeza que causam a sua mãe. 

E você? Que tipo de filho esta sendo? Talvez não seja este o seu problema, mas 
qual é o seu problema? Você esta sendo aquilo que Deus e sua mãe espera de 
você? 
Quanto tempo vai esperar para amar de verdade a sua mãe? Quando perde-la? Pois 
sabemos que nada neste mundo é para sempre e eterno. Vamos fazer então ama-las
enquanto há vida, pois o amanhã pode ser tarde demais.





PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA – 2ª série


categoria: português




EE. ANTONIO DE PÁDUA PASCHOAL DE GODOY
PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA – 2ª série
ANO LETIVO DE 2009

OBJETIVOS GERAIS:

O ensino da Língua Portuguesa nas quatro primeiras séries da escolaridade deve garantir que, no decorrer do Ciclo I, os alunos se tornem capazes de:
• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.


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EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

Os alunos, ao final do 2º série do ciclo I, deverão ser capazes de:

• Participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;
• Apreciar textos literários;
• Recontar historias conhecidas, recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;
• Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita; 
• Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;
• Reescrever, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;
• Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;
• Revisar textos coletivamente com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.


CONTEUDOS




PRIMEIRO BIMESTRE:


EM RELAÇÃO À LEITURA E ESCRITA

Leitura diária do alfabeto exposto na sala de aula;
Escrita do alfabeto;
Ordem alfabética;
Leitura diária dos nomes dos alunos da sala expostos em cartaz;
Associação das letras aos próprios nomes e dos colegas;
Leitura e escrita de listas (nomes de meninos e meninas)(crachás) (frutas) (alimentos);
Leitura pelo aluno:marchinhas,quadrinhas e curiosidades;
Ditado interativo:usos do R e do RR;
Releitura e focalização:usos do R e do RR,Q e G;
Leitura pelo aluno:listas de colegas,listas de meninos e meninas;
Escrita pelo aluno:parlenda,marchinhas ,quadrinhas e curiosidades;
Leitura pelo aluno:adivinhas,cruzadinhas com bancos de palavras,caça-palavras.

PROJETO DIDATICO(ANIMAIS DO MAR)

Golfinhos, Tartaruga Marinha, Cavalo Marinho:
Leitura pelo professor;
Produção oral com destina escrito;
Leitura em duplas;
Registro de informação;
Preenchimento de ficha técnica;
Apresentação das informações aprendidas;
Escrita de um texto;
Releitura de texto;
Revisão coletiva-linguagem;
Revisão coletiva –ortografia e separação de texto;
Revisão dos próprios textos;
Passar a limpo os próprios textos;
Ilustrações para os animais.



SEGUNDO BIMESTRE:

EM RELAÇÃO À LEITURA E ESCRITA:

Leitura pelo aluno: regras do jogo, poemas, piadas, textos científicos; listas de personagens,alimentos dos animais marinhos,listas dos animais marinhos,parlendas,adivinhas cruzadinhas com banco de palavras.
Utilização do dicionário, para escrita e correção de palavra.


Leitura e escrita de listas (nomes de meninos e meninas) (frutas) (alimentos);
Leitura e escrita de outras listas do mesmo campo semântico;
Leitura e escrita de textos informativos, revisando-o coletivamente,
Ler e passar a limpo os textos escritos de próprio punho,após revisão coletiva

Leitura compartilhada;
Análise e reflexão sobre o sistema de escrita;
Atividades em que os alunos tenham necessidade de utilizar a ordem alfabética em algumas de suas aplicações sociais, como no uso de agenda telefônica, dicionário, enciclopédias, glossários, guias e na organização da lista dos nomes dos alunos da sala;
Produzir diversos tipos de textos : informativos e receitas, bilhetes, já utilizando a linguagem que se escreve;
Produção oral com destino escrito;
Gramática contextualizada.(Ditado interativo,uso do M e N,releitura com focalização no M e N, encontrar os erros em um texto).


TERCEIRO BIMESTRE:

EM RELAÇÃO À LEITURA E ESCRITA:

Escrita de uma estrofe,ordenar versos,escrita de títulos ,localizar títulos,leitura de uma canção ,organizar títulos de músicas;
Ditados interativos,elaboração de cartazes,escrita de canção,releitura com focalização,revisão de textos,análise de textos com livros .

PROJETO DIDÁTICO: (ASTRONOMIA: o sistema solar, seus planetas e outros mistérios do céu).



Apresentação do tema;
Elaboração de perguntas;
Seleção de fontes de informações;
Leitura compartilhada I e II;
Estudo coletivo;
Leitura para localizar informações;
Estudo de grupo I e II;
Avaliação do percurso.

QUARTO BIMESTRE:

EM RELAÇÃO À LEITURA E ESCRITA

Poemas e contos;
Leitura compartilhada I E II;
Leitura para localizar informações;
Leitura em voz alta de textos literários, jornalísticos e sobre curiosidades pela professora;
Produzir textos de próprio punho; sobre um assunto estudado.
Rodas de conversa em que os alunos possam escutar e narrar fatos conhecidos ou relatar experiências e acontecimentos do cotidiano, expressando suas sensações, sentimentos e necessidades;
Conversas em torno de textos que ajudem os alunos a compreender e distinguir características da linguagem oral e da linguagem escrita

Leitura de textos de divulgação científica compartilhada ou não;
Leitura de textos instrucionais, compartilhada ou não;
Leitura e interpretação de HQ

PROJETO DIDÁTICO: (ASTRONOMIA: o sistema solar, seus planetas e outros mistérios do céu).


Apresentação do tema;
Elaboração de perguntas;
Seleção de fontes de informações;
Leitura compartilhada I e II;
Estudo coletivo;
Leitura para localizar informações;
Estudo de grupo I e II;
Avaliação do percurso.

RECUPERAÇÃO CONTINUA

Leitura de acordo com o que já sabem sobre as letras e a escrita segundo suas hipóteses;
Atividades seqüenciadas, que favoreçam a análise e reflexão sobre o sistema de escrita, segundo suas hipóteses.



METODOLOGIA / ESTRATÉGIAS:

• Desenvolvimento de uma metodologia de ensino aberta à participação dos alunos para a utilização da leitura diária da lista de seus nomes e várias atividades realizadas com os mesmos: bingo, recorte e montagem do seu próprio nome e de seus amigos, como instrumento pedagógico;
• Leitura formal que dizem respeito aos aspectos de composição dos nomes: ordenação, uso da letra maiúscula inicial em nomes próprios contagem do número de letras, trabalho diário com a chamada dos alunos;
• Trabalho com fichas contendo os nomes e cartaz de prega;
• Leitura interpretativa que possibilitam a articulação dos elementos expressivos: emoções, idéias, sentimentos e material com as letras do alfabeto;
• Desenhos ilustrativos;
• Material do PLE;
• Trabalho em dupla, grupo e ou coletivo, conforme orientações didáticas do PLE;
• Trabalho de Reescrita e interpretação dos diversos gêneros textuais utilizados: quadrinhas populares, músicas com textos pré-conhecidos ou memorizados, parlendas, trava-línguas, fábulas, contos de fada, propaganda, receitas, gibis e seus balões com recursos gráficos (de fala e pensamento) etc...
• Exercícios diversos relacionados aos temas enfocados diariamente que contribuam para desenvolver a mecânica da repetição letra-som, (preenchimento de lacunas) escrita de trechos que faltavam nos textos utilizados, comparação de letras de imprensa maiúscula e minúscula com letra cursiva.
• Segmentação de textos trabalhados, uso do alfabeto móvel (PLE)
• Atividades que proporcionem a troca da primeira e da última letra como análise e reflexão do sistema de escrita;
• Leitura e confecção de palavras, frases e pequenos textos, relacionados e significativos.
• Leitura de ditados populares, conhecidos, parlendas, quadrinhas, músicas, com segmentação dos mesmos em tiras, palavras e complementação dos finais que se apresentavam desordenados,
• Trabalho de intervenção, sempre que forem observadas em sondagens, previamente dadas, essas necessidades, para auxiliar no avanço do processo ensino aprendizagem;
• Caça-palavras;
• Cruzadinhas;
• Revista Ciência hoje
• Jornais e panfletos de supermercado.

MATERIAS / RECURSOS:

• Letras móveis, alfabeto, materiais de o PROGRAMA LER E ESCREVER, jogos diversos (memória, dominó, forca, cruzadinhas etc..), textos infantis, jornalísticos, revistas, história em quadrinhos, teatro, vídeos, exposição de cartazes, para leitura diária, atividades significativas impressas em sulfite, cartolina e papel cartão, tiras de sulfite impressos para recorte e colagem de sons e fonemas, cartazes em papel pardo dos vários tipos de textos trabalhados para funcionarem como material de apoio pedagógico, etc...Materiais de uso em sala de aula como lápis de cor, tesoura, cola, giz de cera, etc...

AVALIAÇÃO:

• A avaliação contínua e diária sobre a atividade proposta, em seu avanço sobre a expressão da linguagem plástica, corporal, oral e escrita.
• Sondagem (níveis conceituais) em média duas vezes por bimestre ou quando se fizer necessário, para que seja norteador do planejamento.
• Auto-avaliação, sobre as atividades propostas, com percepção própria de suas qualidades e seu progresso.
• Atividades escritas como produção textos, os que permitem visualizar avanços e as necessidades que se referem à aquisição do sistema de escrita de cada criança.



PLANEJAMENTO ANUAL MATEMATICA 2 ª SÉRIE




OBJETIVOS GERAIS:

O ensino de Matemática nas quatro primeiras séries da escolaridade deve garantir que, no decorrer do CICLO I,os alunos se tornem capazes de:
• Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.
• Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.
• Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.
• Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.
• Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas.
• Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.
• Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprender com eles.


EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

• Ler,escrever,comparar e ordenar números pela compreensão das característica dos sistema de numeração;
• Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.

OPERAÇÕES:

• Interpretar e resolver situações problemas,envolvendo adição e subtração;
• Utilizar a decomposição das escritas numéricas para a realização de cálculos mental e exato das adições;
• Calcular a soma de números naturais utilizando técnica convencional ou não;
• Utilizar estimativa para avaliar a adequação do resultado de uma adição;
• Utilizar a decomposição das escritas numéricas para realização do calculo mental e exato das subtrações;
• Calcular a subtração entre dois números naturais utilizando técnicas convencional ou não;
• Utilizar estimativas para avaliar a adequação do resultado de uma subtração;
• Interpretar e resolver situações problemas, compreendendo os significados da multiplicação utilizando estratégias pessoas;
• Calcular resultados de multiplicação por meio de estratégias pessoais;
• Construir fatos básicos da multiplicação (por dois, por três,por quatro,por cinco) a partir de situações –problemas para constituição de um repertorio a ser utilizado no calculo;
• Interpretar e resolver situações problemas, compreendendo os significados da divisão e utilizando estratégias pessoas.


ESPAÇO E FORMA:

• Representar a localização de um objeto ou pessoa no espaço pela analise de maquetes, esboços e croquis;
• Representar a movimentação de um objeto ou pessoa no espaço por meio de esboços e croquis que mostrem trajetos;
• Diferenciar figuras tridimensionais das figuras bidimensionais;
• Perceber semelhanças e diferenças entre cubos e quadrados, paralelepípedos e retângulos;
• Perceber semelhanças e diferenças entre pirâmides e triângulos, esferas e círculos.


GRANDEZAS E MEDIDAS

• Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e realizar possíveis trocas entre cédulas e moedas em função de seus valores;
• Estabelecer relação entre unidades de tempo –dia, semana, mês, bimestre, semestre e ano e fazer leitura de horas ;
• Produzir escritas que representem o resultado de uma medição,comunicando o resultado por meio de seus elementos constitutivos.



TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO



• Ler e interpretar tabelas simples ;

• Ler e compreender gráficos de colunas.



• CONTEÚDOS


NUMEROS NATURAIS

1ª BIMESTRE

• Para conhecer os colegas da turma quanto a: idade, peso, altura, preferências e habilidades;
• Os números que conheço;
• Quadro numérico;
• Os números de nossas casas; (leitura e escrita do número)
• Ditado maluco; (uso da calculadora, sucessor e antecessor, maior e menor)
• Brincadeira com posição dos algarismos;
• Bingo diferente;
• Bingo do contrario;
• Jogo especial de dados;
• Baralho com números;
• Cada um resolve do seu jeito;
• Uma só operação para vários problemas;
• Os vizinhos;
• Labirinto de números;
• A fabrica de brinquedos;
• O calendário; (em todos os bimestres).
• Fazendo cálculos.


2ªBIMESTRE 

• As cédulas do real;(todos os bimestres)
• O que posso comprar?
• Pagamento de compras;
• Problemas embolados;
• Elaborando problemas matemáticos;
• E se a tecla estragar?
• Descubra os erros;
• Quantos pontos podemos fazer?
• Fazendo cálculos (corrigir operações)
• Quadro numérico;
• Qual o maior numero?
• Brincando com a roleta;
• Números na roleta;
• Procurando números;
• Utilização do dinheiro como recurso para estudar os números;
• Trocando moedas e compras com as notas do real;

CALCULOS NO CAMPO ADITIVO

• Uso de resolução de problemas para desenvolver a capacidade de calculo;
• Onde estão os números?
• Problemas incompletos.

TERCEIRO BIMESTRE

Tratar a informação ao resolver problemas:

• Organizando os problemas;
• Inventando problemas;
• Estimulando o cálculo,partindo das brincadeiras;
• Cálculos com calculadora;
• Fazendo cálculos usando diagramas;
• Marcando números;
• Jogo “toma lá, dá cá”;
• Fazer cálculos e calcular rapidinho;
• Calcular e corrigir operações;

CALCULOS NO CAMPO MULTIPLICATIVO

Uso da resolução de problemas para desenvolver a capacidade de calculo;
• Cada um resolve do seu jeito
• Uma só operação para vários problemas

• Elaborando problemas;
• Buscar e regularidades para ampliar a capacidade de calculo como(o jogo de caixa de fósforos,construção de tábuas de multiplicação.descubra o segredo);
• Pião de cores;
• Multiplicação divertida;
• Como ler as horas;
• Marcando as horas;
• Calculando o tempo.

QUARTO BIMESTRE

GEOMETRIA:espaço e forma

Localização e deslocamento no espaço
• Como faço para chegar?
• Como chegar aos diferentes espaços da escola?
• Analisando os mapas;
• Deslocamentos e trajetos;
• O mapa do zoológico;
• O mapa do tesouro;
• Adivinha o que é!
• Marcas dos objetos;
• Estruturas de corpos geométricos.


METODOLOGIA / ESTRATÉGIAS: 

• Permitir aos alunos que criem seus registros, através dos próprios recursos, que podem ser, desde desenhos, até o processo operatório convencional que será aprimorado, com a troca entre seus pares e com a mediação do professor;
• Vivenciando a construção do conhecimento resolvendo problemas, enfrentando desafios, procurando diferentes soluções e meios de avaliação de hipóteses, levantando novas questões e possibilidades o aluno chegará aos objetivos propostos;
• Associando as atividades à realidade do aluno, ou colocando os dentro da situação-problema, ele se desenvolverá mais logicamente;


MATERIAIS / RECURSOS:


• Recorte / colagem;
• Jornais e revistas;
• Material dourado;
• Gráficos e cartazes;
• Blocos lógicos;
• Brincadeiras infantis;
• Atividades do AM;
• Nunca é dez;
• Jogos e atividades gerais;
• Palitos de sorvete; 
• Ábaco.


AVALIAÇÃO:

• Através de observação continua do desenvolvimento dos alunos individualmente e em grupo;
• Atividades escritas correspondentes com as dinâmicas realizadas durante o bimestre;
• Observação e registro das soluções de situações-problema, vivenciadas pelos alunos individualmente e com grupo;
• Sondagens de números e campos aditivo e multiplicativo.



________ Professora Isabel Maciano de Sousa 


Ribeirão Pires, 13 de fevereiro de 2009.

__________________________________
Professora: Zilda Florença da Cruz 

__________________________________ 
Professora: Maria Cecília Lino


_______________________________ _____________________________
Coordenadora Pedagógica Diretora
Maria Olímpia Violato Elaine Cristina Bondezzan Cardoso


Jogo da MEMÓRIA - jogos para crianças



Material (Para grupo de 4 alunos):
· 1 baralho formado por 36 cartas, com 4 figuras diferentes e as quantidades de cada figura variam de 1 a 9, dispostas de diferentes maneiras).
Objetivo:
· Reconhecimento e comparação de quantidades.
Desenvolvimento:
jogo da memoria
Distribuído um jogo para cada equipe, arrumam-se as cartas em filas, inicialmente viradas para cima, a fim de que as crianças olhem e memorizem a posição delas. A seguir, fecham-se todas as cartas. Cada criança, na sua vez, vira duas cartas, tentando fazer par com as mesmas quantidades. Aquela que conseguir fazer o par, fica com as cartas e tem o direito de jogar de novo. Quando erra, ela devolve as cartas no lugar e dá a sua vez para o próximo jogador.
Variação:
O baralho é formado por 36 cartas, sendo 18 retirado do baralho padrão (2 grupos de 1 a 9) e outras 18 com 2 grupos de numerais de 1 a 9.Dinâmicas de Grupo Infantis - Leia Mais aqui


Dinamica de grupo
Dinâmicas de Grupo


DINÂMICA DO NOME

Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo, após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.
 



DINÂMICA DO "ESCRAVOS DE JÓ"


Esta dinâmica vem de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade tem o objetivo de "quebra gelo" podendo ser observado a atenção e concentração dos participantes.
Em círculo, cada participante fica com um toquinho (ou qualquer objeto rígido).
Primeiro o Coordenador deve ter certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser :

Os escravos de jó jogavam cachangá;
os escravos de jó jogavam cachangá;
Tira, põe, deixa o zé pereira ficar;
Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá (Refrão que repete duas vezes) 

1º MODO NORMAL:

Os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);
os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);
Tira (LEVANTA O TOQUINHO), põe (PÕE NA SUA FRENTE NA MESA), deixa o zé pereira ficar (APONTA PARA O TOQUINHO NA FRENTE E BALANÇA O DEDO);
Guerreiros com guerreiros fazem zigue (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA), zigue (VOLTA SEU TOQUINHO DA DIREITA PARA O COLEGA DA ESQUERDA), zá (VOLTA SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA) (Refrão que repete duas vezes).
2º MODO:
Faz a mesma seqüência acima só para a esquerda
3º MODO:
Faz a mesma seqüência acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória.

4º MODO:
Faz a mesma seqüência acima em pé executando com um pé.
5º MODO:
Faz a mesma seqüência acima com dois toquinhos, um para cada lado. 







DINÂMICA DA "ESCULTURA"


Esta dinâmica estimula a expressão corporal e criatividade.
2 x 2 ou 3 x 3, os grupos devem fazer a seguinte tarefa :
Um participante trabalha com escultor enquanto os outros ficam estátua (parados). O escultor deve usar a criatividade de acordo com o objetivo esperado pelo Coordenador, ou seja, pode buscar :
-estátua mais engraçada
-estátua mais criativa
-estátua mais assustadora
-estátua mais bonita, etc.
Quando o escultor acabar (estipulado o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser julgado juntamente com os outros grupos. Pode haver premiação ou apenas palmas.
 

DINÂMICA DA "SENSIBILIDADE"




Dois círculos com números iguais de participantes, um dentro e outro fora. O grupo de dentro vira para fora e o de fora vira para dentro. Todos devem dar as mãos, sentí-las, tocá-las bem, estudá-las. Depois, todos do grupo interno devem fechar os olhos e caminhar dentro do círculo externo. Ao sinal, o Coordenador pede que façam novo círculo voltado para fora, dentro do respectivo círculo. Ainda com os olhos fechados, (proibido abrí-los), vão tocando de mão em mão para descobrir quem lhe deu a mão anteriormente. O Grupo de fora é quem deve movimentar-se. Caso ele encontre sua mão correta deve dizer _Esta! Se for verdade, a dupla sai e se for mentira, volta a fechar os olhos e tenta novamente.

Obs: Essa dinâmica pode ser feita com outras partes do corpo, ex: Pés, orelha, olhos, joelhos, etc. Tem o objetivo de melhorar a sensibilidade, concentração e socialização do grupo.
 

DINÂMICA DO “MESTRE"


Em círculo os participantes devem escolher uma pessoa para ser o adivinhador. Este deve sair do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre para encabeçar os movimentos/ mímicas. Tudo que o mestre fizer ou disser, todos devem imitar. O adivinhador tem duas chances para saber quem é o mestre. Se errar volta e se acertar o mestre vai em seu lugar.
Esta dinâmica busca a criatividade, socialização, desinibição e a coordenação.

DINÂMICA DO "ROLO DE BARBANTE"


Em círculo os participantes devem se assentar. O Coordenador deve adquirir anteriormente um rolo grande de barbante. E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para alguém (o coordenador estipula antes ex: que gosta mais, que gostaria de conhecer mais, que admira, que gostaria de lhe dizer algo, que tem determinada qualidade, etc.) que ele queira e justificar o porquê! A pessoa agarra o rolo, segura o barbante e joga para a próxima. Ao final torna-se uma "teia" grande.

Essa dinâmica pode ser feita com diversos objetivos e pode ser utilizada também em festas e eventos como o Natal e festas de fim de ano. Ex: cada pessoa que enviar o barbante falar um agradecimento e desejar feliz festas. Pode ser utilizado também o mesmo formato da 
Dinâmica do Presente

DINÂMICA DO "SUBSTANTIVO"


Em círculo os participantes devem estar de posse de um pedaço de papel e caneta. Cada um deve escrever um substantivo ou adjetivo ou qualquer estipulado pelo Coordenador, sem permitir que os outros vejam. Em seguida deve-se passar o papel para a pessoa da direita para que este represente em forma de mímicas. Podendo representar uma palavra mais fácil, dividí-la e ajuntar com outra para explicar a real palavra escrita pelo participante, mas é proibido soltar qualquer tipo de som.


Dinâmica da 

“Verdade ou Conseqüência?”


Em círculo os participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao centro. Ao sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o bico da garrafa apontar é perguntado: _Verdade ou Conseqüência? Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo da garrafa apontou deve perguntar algo e ele obrigatoriamente devem responder a verdade. Se ele responder conseqüência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa) estipulada pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu gira a garrafa.


Dinâmica do "Qualidade"


Cada um anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma pessoa. Em seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a pessoa que tem esta qualidade, justificando. 
 


Dinâmica do "Pegadinha do Animal"


Entrega-se a cada participante um papel com o nome de um animal, sem ver o do outro. Em seguida todos ficam em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador, a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas da direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir que ele se abaixe.
Obs: todos os animais são iguais, e quando o coordenador chama o nome do animal todos vão cair de "bumbum" no chão, causando uma grande risada geral. 
Objetivo: "quebra gelo" descontração geral. 
 

Amar ao Próximo.
 
Duração: 30 min.Material: papel, lapis. 
Divida a turma em grupos ou times opostos.
Sugira preparar uma gincana ou concurso, em que cada grupo vai pensar em 5 perguntas e 1 tarefa para o outro grupo executar. 

Deixe cerca de 15 minutos, para que cada grupo prepare as perguntas e tarefas para o outro grupo.
Após este tempo, veja se todos terminaram e diga que na verdade, as tarefas e perguntas serão executadas pelo mesmo grupo que as preparou.
Observe as reações. Peça que formem um círculo e proponha que conversem sobre:
Se você soubesse que o seu próprio grupo responderia às perguntas, as teria feito mais fáceis?
E a tarefa? Vocês dedicaram tempo a escolher a mais difícil de realizar?
Como isso se parece ou difere do mandamento de Jesus? "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo".
Como nos comportamos no nosso dia a dia? Queremos que os outros executem as tarefas difíceis ou procuramos ajudá-los?
Encerre com uma oração. 

Se houver tempo, cumpram as tarefas sugeridas, não numa forma competitiva, mas todos os grupos se ajudando.

Dinâmica de Grupo: " Recital das Almas Gêmeas"



Objetivo: É uma atividade muito divertida, que tem como objetivo a descontração e a aproximação entre os membros do grupo.
Material: papel e caneta
Procedimento: Divide-se a turma em duas equipes. Em papeis serão escritas mensagens que se completam (perguntas e respostas ou parte 1 e parte 2). Cada participante deverá pegar um papel, ou mais conforme a quantidade de papeis e participantes, sem deixar que seus colegas vejam o que está escrito. A mensagem será ex: 1 - 'eu sou um jardim sem flor', 2- ' eu sou a flor do teu jardim'. A segunda parte complementa a primeira. É importante que as mensagem sejam criativas e engraçadas. É preciso demarcar quais são as primeiras partes, para que sejam recitadas primeiramente, sendo completadas pela sua respectiva segunda parte.

Dinâmica de Grupo: " da HistorinhaObjetivo: Treinar a memorização e atenção. 

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Procedimento: Todos devem estar posicionados em círculo de forma que todos possam se ver.
O organizador da dinâmica deve ter em mãos um objeto pequeno e direcionando a todos deve começar a história dizendo: Isto é um ..... (Ex. cavalo). Em seguida deve passar o objeto à pessoa ao seu lado que deverá acrescentar mais uma palavra a história sempre repetindo tudo o que já foi dito. (Ex. Isto é um cavalo de vestido...), e assim sucessivamente até que alguém erre a ordem da história pagando assim uma prenda a escolha do grupo.
Cria-se cada história engraçada... É bem divertido, aproveitem

Dinâmica de Grupo: "DNA/Herança Genética"



Objetivo: Descobrir os traços de personalidade herdados da família
Material: 1 Folha A4 para cada participante, Canetas hidrocor, lápis de cor ou giz de cera, Música ambiente.
Procedimento: Deve ser acima de 15 participantes . Tempo: 25 min.
O coordenador reflete com o grupo as características genéticas que herdamos de nossos parentes mais próximos. Às vezes um comportamento ou atitude revela uma característica do avô, do pai, da tia... Este exercício irá promover no grupo uma apresentação grupal a partir das qualidades da árvore genealógica de cada um.
Entregue uma folha A4 para cada participante. Dobre-a em 4 partes e nomeie as partes com sendo A, B, C e D. Coloque música ambiente.
Na parte A o participante deverá desenhar livremente como ele enxerga os avós maternos (colorindo bem o desenho) e ao lado de cada um vai anotar uma qualidade e uma falha que percebe em cada um dos avós maternos.
Na parte B o participante deverá desenhar livremente como ele enxerga os avós paternos (colorindo bem o desenho) e ao lado de cada um também vai anotar uma qualidade e uma falha que percebe em cada um deles.
Na parte C o participante deverá desenhar Pai e Mãe e seguir o exercício anotando a principal qualidade que nota nos pais e também a principal falha.
Na parte D ele deverá desenhar um auto-retrato (como ele se vê)e observando as qualidades e falhas da família, deverá anotar que características herdou e de quem herdou. Escrever também na folha o nome e a idade.
Após o término dos desenhos, o coordenador orienta o grupo a sentarem-se em trio e comentar sobre suas heranças.


Análise
A análise deste jogo se dá pela valorização que damos à genética, à nossa história de vida pessoal baseada nos valores e comportamentos familiares. Da percepção que temos do espaço social chamado Família.
Que personagem da família foi mais fácil desenhar?
Dentre as qualidades que você herdou, qual foi mais confortável anotar? Por que?
Que característica você nota em seus familiares e você ainda não possui? Deseja possuir?
Que sentimentos este exercício trouxe à tona?
Que herança é mais fácil herdar? Características ou valores financeiros?

Dinâmica: "Urso de pelúcia"



Objetivo: mostrar que o outro é importante pra nossa vida
Material: um urso de pelúcia
Procedimento:
Forme um círculo com todos e passe o urso de mão em mão, quem estiver com o urso deverá falar o que tem vontade de fazer com ele. No final que todos falarem deve-se pedir para que façam o mesmo que fizeram com o urso com a pessoa do lado.


Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida
Material: Pirulito para cada participante.
Procedimento:
Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda. O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido. Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo e de é ajudando ao aoutro que


Objetivo: Moral: Devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos.
Procedimento:
Para início de ano Ler o texto ou contar a história do "Coração partido" - Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: "Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram. Fianlmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho." Após contar o texto distribuir um recorte de coração (chamex dobrado ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a colagem e apresentar ao grupo. Depois cada um vai receber um coração menor e será instruido que dentro dele deverá escrever o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração esteja cheio.. O meu coração está cheio de... No final o instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a outro. Fazer a troca de cartões com uma música apropriada, tipo: Coração de Estudante, Canção da América ou outra.

Objetivo: Quebra-gelo
Procedimento:
1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil.
2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente.
3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar.
4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que dêm uma "reboladinha".
A situação fica bem divertida. Grato. Ricardo José Rodrigues


Material: Quadro Negro, Giz, Perguntas da matéria elaboradas pelo facilitador, uma fita cassete, uma bola ou um objeto.
Procedimento:
A técnica busca verificar se a turma aprendeu o conteúdo explicado na sala de aula ou dentro de um módulo.
O facilitador começa fazendo um joguinho da velha, dois membros serão escolhidos com a música e passando a bola de mão em mão nos dois grupos. Cada grupo elegerá um nome dentro do tema. Ao terminar a música, os dois membros vão ao centro e tiram par ou ímpar, o vencedor escolhe X ou O (bolinha) e inicia a brincadeira. O facilitador passa a pergunta ao grupo que perdeu. O Grupo escolhe um dos membros para falar, esta escolha é por sorteio dentro do grupo. Cada membro do grupo vem para frente e vai responder a pergunta. Se um deles não souber responder, ele pode pedir ajuda a um dos membros do seu grupo mas agora quem escolhe é o membro que vai dar a resposta é o membro opositor. Não tem sorteios. Se o grupo empatar, cada um pode arriscar pontos em um jogo da forca onde será dado uma única vez a dica da palavra. Cada um grupo pode escolher o membro e definir os pontos que arrisca. Se acertar, é o campeão. Se errar, é um risco. É claro que o tema é definido anteriormente em sala de aula mas não é dito a razão de ser lido o tema. Se ambos ainda empatarem, escolhem dois membros de cada grupo que vão fazer a dança das cadeiras somente ficará na cadeira aquele que responder a pergunta que agora será falso ou verdadeiro. Mesmo que sobre um, ele terá que arriscar pontos ou passar para outro membro então o outro grupo opositor vai escolher o membro que vai responder.
Na verdade, esta dinâmica mostra que nada na vida é fácil e tudo decorre de decisões e riscos tanto dos líderes quanto da liderança e que toda decisão vai agir sobre toda a ação do grupo. É uma reflexão sobre o que fazemos individualmente mas que age sobre o grupo que vivemos e fazemos parte. A reunião de pessoas para um mesmo objetivo deve ser direcionada para uma vitória do todo. Então temos uma mensagem QUE SEJA UM! Assim é nossa missão na Terra a gente trabalha pela felicidade do Mundo porque somos parte desta humanidade.
O facilitador começa a fazer perguntas para os grupos sobre os momentos em que as perguntas foram feitas e sobre as tomadas de decisão, depois coloca a mensagem que o Grupo deve trabalhar como um todo e que nesta dinâmica todos venceram porque aprenderam sobre o valor da tomada de decisões e que puderam traçar metas para atingir um objetivo. Isto é que se deve fazer em sala de aula, todos em conjunto, uns ajudando aos outros.
Contribuição enviada pelo usuário: TORQUATO - Téc. Adm. - Ex-catequista - CRUZEIRO -

Material: bolinhas de papel amassado
Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida. Cada bolinha vale R$1.000,00. O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel, essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira. Dado o sinal os alunos deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir. Quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu. Vence quem terminar a brincadeira com mais "dinheiro", que será o milionário.


http://lacosazuis.blogs.sapo.pt/arquivo/mae09.jpg
Dois círculos com números iguais de participantes, um dentro e outro fora. O grupo de dentro vira para fora e o de fora vira para dentro. Todos devem dar as mãos, sentí-las, tocá-las bem, estudá-las. Depois, todos do grupo interno devem fechar os olhos e caminhar dentro do círculo externo. Ao sinal, o Coordenador pede que façam novo círculo voltado para fora, dentro do respectivo círculo. Ainda com os olhos fechados, proibido abrí-los, vão tocando de mão em mão para descobrir quem lhe deu a mão anteriormente. O Grupo de fora é quem deve movimentar-se. Caso ele encontre sua mão correta deve dizer _Esta ! Se for verdade, a dupla sai e se for mentira, volta a fechar os olhos e tenta novamente.

Obs: Essa dinâmica pode ser feita com outras partes do corpo, ex: Pés, orelha, olhos, joelhos, etc. Tem o objetivo de melhorar a sensibilidade, concentração e socialização do grupo.

Um participante trabalha com escultor enquanto os outro (s) ficam estátua (parados). O escultor deve usar a criatividade de acordo com o objetivo esperado pelo Coordenador, ou seja, pode buscar:

-estátua mais engraçada
-estátua mais criativa
-estátua mais assustadora
-estátua mais bonita, etc.
Quando o escultor acabar (estipulado o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser julgado juntamente com os outros grupos. Pode haver premiação ou apenas palmas.



Esta dinâmica vem de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade tem o objetivo de "quebra gelo" podendo ser observado a atenção e concentração dos participantes.

Em círculo, cada participante fica com um toquinho (ou qualquer objeto rígido).
Primeiro o Coordenador deve ter certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser:

Os escravos de jó jogavam cachangá;
os escravos de jó jogavam cachangá;
Tira, põe, deixa o zé pereira ficar;
Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá (Refrão que repete duas vezes)

1º MODO NORMAL:

Os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);
os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);
Tira (LEVANTA O TOQUINHO), põe (PÕE NA SUA FRENTE NA MESA), deixa o zé pereira ficar (APONTA PARA O TOQUINHO NA FRENTE E BALANÇA O DEDO);
Guerreiros com guerreiros fazem zigue (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA), zigue (VOLTA SEU TOQUINHO DA DIREITA PARA O COLEGA DA ESQUERDA), zá (VOLTA SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA) (Refrão que repete duas vezes).

2º MODO:
Faz a mesma sequência acima só para a esquerda

3º MODO:
Faz a mesma sequência acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória.
Faz a mesma sequência acima em pé executando com um pé.

5º MODO:
Faz a mesma sequência acima com 2 toquinhos, um para cada lado



http://www.lyndha.com/mantras/gayatri.jpg
Objetivos : Automotivação, percepção do poder pessoal, atenção sobre si e o outro, sensibilidade, criatividade
Participantes : 20
Recursos :
Tempo : 60min
Instruções :
Em pé, formando um círculo, um participante coloca-se no centro mantendo os olhos fechados.
Procurar manter sua percepção atenta aos sentimentos que o exercício provoca.
Cada integrante do círculo pronuncia o nome do “central” de diversas formas, utilizando diferentes acentuações, tonalidades e ritmos.
Quando o ouvinte sentir que é suficiente deve fazer um sinal com a mão.
Substituir os “centrais” até o último participante.
Abrir o grupo questionando: sentimentos e sensações em ambos os papéis, constatações, percepções, descobertas analogias com o cotidiano.


COMO USAR O SOCIOGRAMA?


Esta dinâmica é, geralmente, desenvolvida a fim de se descobrir os líderes positivos e negativos de um determinado grupo, pessoas afins, pessoas em que cada um confia. É muito utilizada por equipes esportivas e outros grupos.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEikp4Xgj7VIKQrPlfQZkn8RYW7zJ6gqjMYfM4t-ja9fmzhq_mUdht_B0a7OdRARkI_V4CATinZTVxDC7o3iI1pXYVSYz39H0PykYSm-BiiY_0Zm4sADRzYY8cZd6iIGQTqbNwPH3W9LBGE/s400/figura+sociograma.jpg

Material: papel, lápis ou caneta.

Desenvolvimento: Distribui-se um pedaço de papel e caneta para cada componente do grupo. Cada um deve responder as seguintes perguntas com um tempo de no máximo 20-60 segundos, cronometrados pelo Coordenador da dinâmica. Exemplo de Perguntas:

Perguntas para o sociograma
1) Se você fosse para uma ilha deserta e tivesse que estar lá por muito tempo, quem você levaria dentro desse grupo?
2) Se você fosse montar uma festa e tivesse que escolher uma (ou quantas desejarem) pessoa desse grupo quem você escolheria?
3) Se você fosse sorteado em um concurso para uma grande viagem e só pudesse levar três pessoas dentro desse grupo, quem você levaria?
4) Se você fosse montar um time e tivesse que eliminar (tantas pessoas) quem você eliminaria deste grupo?

O QUE OBSERVAR NO RESULTADO DO SOCIOGRAMA?

As perguntas podem ser elaboradas com o fim específico, mas lembrando que as perguntas não devem ser diretas para o fim proposto, mas em situações comparativas.
De posse dos resultados, conta-se os pontos de cada participante e interpretam-se os dados para utilização de estratégias dentro de empresas e equipes esportivas.


Material: Cartolina, espelhos (ou papel alumínio ou folha metalizada que reflita imagem), cola.
Faça um cartão para cada criança, dobrando um pedaço de cartolina e colando dentro o espelho. Do lado de fora escreva: Quem é o 13o discípulo?
Mostre os cartões, sem abrir. Diga às crianças que terão a semana toda para tentar responder à pergunta e que no próximo encontro receberão o cartão com a resposta.
Prepare e distribua uma lista de tarefas a fazer que poderão ajudá-las a encontrar a resposta:
- procurar na Bíblia;
- memorizar o nome dos 12 discípulos de Jesus;
- conversar e entrevistar adultos, pastores, etc..
No encontro seguinte ouvir os relatos e entregar os cartões. Depois que as crianças o abrirem conversar sobre as reações ao ver sua imagem refletida, como e porque cada um é o 13o discípulo, etc..
Escrever o texto de João 15.14 nos cartões.
As crianças podem então preparar um outro cartão para presentear ou preparar convites ou mensagens para distribuir a amigos.



Objetivos 1. Levar todos os integrantes do grupo a participar de uma discussão. 2. Colher opiniões e sugestões de um grupo, e sondar-lhes os interesses 3. Criar uma atmosfera informal e democrática durante um estudo, debate. 4. Dar oportunidade para a troca de idéias dentro de um grupo. 5. Ajudar as pessoas a se libertarem das suas inibições. 6. Obter rapidamente idéias, opiniões e posições dos participantes de um grupo Componentes 1. Coordenador: orientar e encaminhar o trabalho. 2. Secretário: anota no quadro ou papelógrafo, as idéias dos participantes. 3. Público: participantes do grupo. Passos 1. Coordenador expõe de forma clara uma questão, solicitando idéias do grupo. 2. Coordenador divide o grupo de 2 em 2 ou 3 em 3(depende do número de participantes o grupo). 3. Formados os grupos, passam a trabalhar. Cada grupo tem 2, 3 ou 4 minutos para expor suas idéias, sendo um minuto para cada participante. 4. Uma pessoas de cada grupo expõe em plenário, a síntese das idéias do seu grupo. 5. O secretário procura anotar as principais idéias no quadro, ou num papelógrafo. 6. O coordenador faz um comentário geral, esclarece dúvidas. 7. Alguém do grupo pode fazer uma conclusão. Avaliação 1. O que aprendemos? 2. O que descobrimos em relação ao grupo? 3. O que precisamos aprofundar sobre este assunto?QUEM SOU EU?
Quem sou eu? Objetivo Tornar os membros do grupo conhecidos rapidamente, num ambiente relativamente pouco inibidor. Passos 1- Cada um recebe uma folha com o título: "Quem sou eu?" 2- Durante 10 minutos cada um escreve cinco ítens em relação a si mesmo, que facilitem o conhecimento. 3- A folha escrita será fixada na blusa dos participantes. 4- Os componentes do grupo circulam livremente e em silêncio pela sala, ao som de uma música suave, enquanto lêem a respeito do outro e deixa que os outros leiam o que escreveu a respeito de si. 5-Logo após reunir 2 a 3 colegas, com os quais gostariam de conversar para se conhecerem melhor. Nesse momento é possível lançar perguntas que ordinariamente não fariam. Avaliação 1- Para que serviu o exercício? 2- Como nos sentimos?


Objetivos 1. Debater um tema e desenvolvê-lo de forma participativa. 2. Envolver a todos do grupo no debate. 3. Falar sobre o que caa um sabe a respeito de um assunto. 4. Saber expor e ouvir Passos 1. Fazer dois círculos, um de frente para o outro, de pé ou sentado. 2. O círculo de dentro fica parado no lugar inicial e o círculo de fora gira para a esquerda, a cada sinal dado pelo animador ou coordenador do grupo. 3. Cada dupla fala sobre o assunto colocado para reflexão, durante dois minutos, sendo um minuto para cada pessoa. 4. O círculo de fora vai girando até chegar no par inicial. 5. Depois deste trabalho, realiza-se um plenário, onde as pessoas apresentam conclusões, tiram dúvidas, complementam idéias. 6. Complementação do assunto pelo coordenador. Observações 1. O assunto deve ser preparado pelo coordenador com antecedência. 2. Os participantes do grupo devem psquisar e fazer leituras prévias sobre o assunto. Avaliação 1. O que descobrimos sobre o assunto? 2. Como nos sentimos durante a dinâmica? 3. O que foi positivo? 4. Que ensinamentos podemos tirar para o grupo?


Atividade de matemática para séries iniciais


Atividade de matemática de ADIÇÃO

Dê aos alunos 5 palitos, para auxiliar no cálculo.




Atividade de Matemática: Caça-Resultados das operações.



Atividade de Matemática : Cole o peixinho de acordo com o resultado das operações.

Atividade de Matemática e Arte : Pinte de acordo com o resultado.

Atividade de Matemática : Ajude o cachorro encontra a saída resolvendo as operações .

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Atividade para completar a tabuada

Atividade de matematica para aprendizado dos números romanos
Atividade de matemática com operações diversas

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