"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 6 de maio de 2013


Texto para ser trabalhado em 

Reunião entre Pais e Professores


Girassóis e Miosótis
O girassol é flor raçuda,que enfrenta até a mais violenta intempérie e acaba sobrevivendo. Ela quer luz e espaço e em busca desses objetivos, seu corpo se contor se o dia inteiro. O girassol aprendeu a viver com o sole por isso é forte. Já o miosótis é plantinha linda,mas que exige muito mais cuidado. Gosta mais de estufa. O girassol se vira... e como se vira! O miosótis quando se vira, vira errado. Precisa de atenção redobrada. Há filhos girassóis e filhos miosótis. Os primeiros resistem a qualquer crise: descobrem um jeito de viver bem, sem ajuda. As mães chegam a reclamar da independência desses meninos e meninas, tal a sua capacidade de enfrentar problemas e sair-se bem.Por outro lado, há filhos e filhas miosótis, que sempre precisam de atenção. Todo cuidado é pouco diante deles. Reagem desmesuradamente, melindram-se, são mais egoístas que os demais, ou às vezes, mais generosos e ao mesmo tempo tímidos, caladões, encurralados. Eles estão sempre precisando de cuidados. O papel dos Pais é o mesmo do jardineiro que sabe das necessidades de cada flor, incentiva ou poda na hora certa. De qualquer modo fique atento. Não abandone demais os seus girassóis porque eles também precisam de carinho...e não proteja demais os seus miosótis. As rédeas permanecem com vocês... mas também a tesoura e o regador. Não negue, mas não dêem tudo que querem: a falta e o excesso de cuidados matam a planta...

Como motivar seus alunos a produzir textos



☺ Relatos do dia-a-dia;
☺ Notícias da comunidade;
☺ Notícias de jornais e revistas;
☺ Acontecimentos importantes;
☺ Gravuras;
☺ Textos principiados;
☺ Textos em rodinhas;
☺ Textos coletivos;
☺ Textos em dupla;
☺ Livros lidos;
☺ Revistas em quadrinhos;
☺ Debates;
☺ Cartas, bilhetes, avisos;
☺ Relatórios;
☺ Músicas;
☺ Poesias;
☺ Trabalho com sucatas, desenhos, pinturas, origamis, maquetes
1ª Questão

Leitura Interpretativa

O gato vaidoso

Moravam na mesma casa dois gatos iguaizinhos no pelo, mas desiguais na sorte. Um, mimado pela dona, dormia em almofadões.
Outro, no borralho. Um passava a leite e comia no colo. O outro por feliz se dava com as espinhas de peixe do lixo.
Certa vez cruzaram-se no telhado e o bichano de luxo arrepiou-se todo, dizendo:
___Passa de largo, vagabundo! Não vês que és pobre e eu sou rico? Que és gato de cozinha e eu sou gato de salão? Respeita-me, pois, e passa de largo...
___ Alto lá, senhor orgulhoso! Lembra-te que somos irmãos, criados no mesmo ninho.
___Sou nobre! Sou mais que tu!
___Em quê? Não mias como eu?
___ Mio.
___Não tens rabo como eu?
___Tenho.
___Não caças ratos como eu?
___ Caço.
___ Não comes rato como eu?
___Como.
___Logo, não passas de um simples gato igual a mim. Abaixa, pois, a crista desse orgulho idiota e lembra-te que mais nobreza do que eu não tens ___ o que tens é apenas um bocado mais de sorte ...

2ª Questão:

1) De acordo com texto assinale a alternativa correta:

a) Os gatos eram desiguais :

( ) no pelo ( ) na sorte ( ) na linhagem

b) O gato vaidoso era muito :

( ) orgulhoso ( ) humilde ( ) amigo

c) O gato orgulhoso se alimentava de:

( ) espinhas de peixe ( ) restos de lixo ( ) leite

3ª Questão

Destaque do texto o trecho em o gato vaidoso desdenha do outro gato.

_________________________________________________

_________________________________________________

4ª Questão:

Escreva (V) para verdadeiro e (F) para falso :

( ) Os gatos têm o mesmo pelo, são iguaizinhos, porque são irmãos.

( ) apesar de viverem em condições diferentes, os gatos tinham as mesmas atitudes, como por
exemplo caças ratos.

( ) Os gatos se encontraram no telhado da casa.

( ) Um gato tinha mais nobreza do que o outro apesar de serem iguais.

5ª Questão

Na sua opinião, a atitude do gato vaidoso está correta? Justifique.

______________________________________________________

______________________________________________________

6ª Questão

" O gato vaidoso passava a leite."

Destaque do trecho, as duas palavras com ditongo.

________________________________________________________

7ª Questão

Destaque as palavras com dígrafos :

" Certa vez cruzaram-se no telhado e o bichano de luxo arrepiou-se todo..."

( ______________) (_______________) (_______________)

8ª Questão

"Alto lá, senhor orgulhoso! Lembra-te que somos irmãos, criados no mesmo ninho."

As palavras acima destacada, de acordo com a classificação quanto ao número de sílabas, são todas:

( )monossílabas ( ) dissílabas ( ) trissílabas

9ª Questão
"
___Passa de largo, vagabundo! Não vês que és pobre e eu sou rico? Que és gato de cozinha e eu sou gato de salão? Respeita-me, pois, e passa de largo..."

Quanto a posição da sílaba tonica, as palavras destacada são:

( ) oxítonas ( ) proparoxítonas ( ) paroxítona

10ª Questão

Retire do texto uma frase:

exclamativa ________________________________

interrogativa _______________________________

11ª Questão

"O gato Chamego vivia confortavelmente, enquanto o gato Chimango, vivia solitário pelos telhados da vida."

Retire da frase dois substantivos próprios e dois substantivos comuns.

Substantivos próprios
Substantivos comuns

12ª Questão

Complete as frases com o femino das palavras entre parênteses.

a) A ___________________mordeu o carteiro. ( cão)

b) Aquela ________________ estava na festa. (homem)

c) A _________________ está no zoológico. (leão)

13ª Questão

Complete com x ou ch

capa.........o ...............icote

abaca......i pei.............e

en......uto ..............apéu

en...........ada ...............erife

14ª Questão

Complete com u ou l :

ane............. ca..........le

azu........... o...........vido

a..........mento aço........gue

15ª Questão

Complete com h onde for necessário

............orrível
............ambúrguer
...........orário
...........abilidade
..........umilhado
.........olhar