"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 2 de junho de 2013

 Música: O inverno chegou: 

letra e atividades!

  ATENÇÃO ESTA MÚSICA É POPULAR E DE LIVRE DISTRIBUIÇÃO,. FREE!


    Lindinha demais a musiquinha "O inverno chegou". Abaixo, você tem a música de inverno cantada ou instrumental, para ensaiar a turma! Eles irão amar, com certeza!


Cantada aqui.

Instrumental aqui.


Texto (letra da música O inverno Chegou) 

Clique nas atividades abaixo para ampliar.
 
Ou baixe a atividade no tamanho original, clicando aqui.

Atividade de Inverno: Texto enigmático







Sugestões:
  • Cantar a música com os alunos;
  • Falar sobre diferenças entre o inverno no Brasil e o inverno em outros países;
  • Recorte e colagem de figuras mostrando estas diferenças, montgem de mural;
  • Reescrita da letra da música, aproveitando a melodia, cantar com a turma ou deixar que cantem individualmente suas letras;
  • Reescrever a música num texto coletivo no quadro;

HARMONIA DAS CORES
  • GRADAÇÃO DAS CORES
Gradação é a mistura gradativa entre as cores, formando novas cores a partir das primárias, as secundárias, o branco e o preto. Essa mistura gradativa é conhecida como “degradê”. A mistura gradativa das cores forma novas cores pela variação de intensidade e tonalidade. 
  • MATIZ
Matiz é a cor em sua máxima intensidade; é a própria cor. É também a variação de tonalidade obtida pela mistura de duas cores em sua máxima intensidade, sem mistura de pigmentos pretos ou brancos, formando novas cores. No círculo cromático e na estrela das cores podemos ver todas as matizes entre as cores primárias e secundárias que sejam vizinhas (cores análogas). É na mistura da matiz de uma cor primária com uma secundária que aparecem as cores terciárias, mesmo que as duas cores não sejam vizinhas no círculo cromático. 
  • ISOCROMIA
Isocromia é a harmonia obtida em uma composição usando-se cores diferentes, mas que implicam uma na outra. Por exemplo: uma pintura que tem o magenta como cor predominante e o uso de uma de suas MATIZES. 
  • CORES ANÁLOGAS
A mistura gradativa entre as cores do círculo cromático é um matiz gradativo, um “degradê” que forma uma escala entre duas cores. Essa variação também é conhecida como matiz e, quando é feita entre uma cor primária e uma secundária que sejam vizinhas no círculo cromático, forma uma escala de cores análogas. Analogia significa semelhança. As cores análogas são semelhantes em sua composição. 
  • MONOCROMIA
Uma pintura que emprega vários tons de uma mesma cor recebe o nome de monocromia: a arte feita com uma única cor, com variação de tonalidades. É a harmonia obtida através da adição gradativa de branco ou preto a uma única cor primária, secundária ou terciária. 


MONO + CROMIA = UMA COR

Observe como se faz uma escala monocromática a partir de uma cor escolhida (primária ou secundária ):

ESCALA MONOCROMÁTICA é a gradação de valor e intensidade de uma mesma cor. Misturadas com o preto tornam-se mais escuras (ESCALA DE VALOR) e com o branco ficam mais claras ( ESCALA DE INTENSIDADE ). As coisas, na realidade, nunca são de uma só matiz ou tonalidade de cor. Existe grande variedade de matizes e tons dentro de uma mesma cor.
As cores recebem influência da luz, da intensidade, dos reflexos e também da nossa própria retina. 
  • POLICROMIA
É a arte feita com várias cores. É o emprego de várias cores no mesmo trabalho. 


POLI + CROMIA = MUITAS CORES

Em artes gráficas, a policromia é obtida através da combinação das três cores primárias (amarelo; cian; magenta) mais o preto para realçar os contrastes. As ilustrações aparecem com cores bonitas. Tonalidades e matizes dão uma agradável sensação a quem olha. Mas, para imprimir, as cores foram separadas. Não resta dúvida de que, para se obter um resultado harmônico da combinação de cores, é necessário um certo critério, bom-senso e um mínimo de conhecimento do uso dos materiais de pintura mas a experiência pessoal é ainda mais decisiva e é o que alimenta a revolução constante da arte.
As técnicas de pintura se desenvolveram, se industrializaram e a tecnologia criou os pigmentos sintéticos. Cores “artificiais”, feitas em laboratório, mas tão intensas e belas como as cores naturais que tentam imitar. Muitas tintas industrializadas ainda são feitas com pigmentos naturais, mas já existem pigmentos sintéticos de todas as cores. Os corantes também são pigmentos. Você já percebeu quantos corantes consumimos em nossas refeições? É por que a cor dos alimentos também é um atrativo para aguçar o paladar: a gente também come “com os olhos”.
  • CORES QUENTES
As cores quentes tendem para o amarelo, e suas matizes com os alaranjados e avermelhados. As cores quentes estimulam a circulação do observador, causando um ligeiro aumento na temperatura do corpo. o amarelo é uma cor alegre, é a cor do verão; o vermelho é o sangue, é vida. 
  • CORES FRIAS
As cores frias tendem para o azul, e as matizes entre o verde, azul e violeta. Ao contrário das cores quentes, diminuem a circulação do observador, causando uma ligeira queda na temperatura do corpo. O azul é a calma, a harmonia, a paz, mas também a tristeza e melancolia. 
  • CORES COMPLEMENTARES
“A cor do complemento de onda dominante que o matiz absorve é a sua complementar”. É a cor “negativa”” de qualquer cor, como os negativos de fotografia. É a que forma o verdadeiro contraste. Quando uma cor é colocada lado a lado com sua complementar, elas se intensificam pelo contraste simultâneo. No círculo cromático a cor complementar é a que está “diametralmente oposta”, isto é, traçando um diâmetro é a que está do lado oposto. Quando você quiser chamar a atenção, use uma roupa que tenha estampa com cores complementares. Do mesmo modo, como o positivo e o negativo, o branco e o preto também são complementares. Os opostos se completam.



  • O que é um Círculo Cromático?
Representação das cores através de um círculo onde são dispostas as variações do espectro visível pelo olho humano. Representa também as relações entre cores primárias, secundárias e terciárias, de acordo com as teorias da cor.



O que é a estrela das cores?

"cada cor é um universo em si "
Johannes Itten (1888-1967) nasceu na Suíça. Em 1909 começou a estudar arte na Escola Superior de Belas Artes em Genebra. Itten foi um dos primeiros a receber o convite para dar aulas na Bauhaus. Criou um curso com o nome de Vorkus, cujo objetivo, era libertar o poder criativo e individual do aluno. Iniciava suas aulas com exercícios de ginástica e respiratórios para descontrair e relaxar os estudantes. Em 1926, fundou sua própria escola em Berlim, seus alunos eram arquitetos, fotógrafos e pintores. Lecionou também na Krefeld Escola de Design Têxtil até 1938, quando mudou-se para a Holanda.


Johannes é o autor do disco de cores, que ainda hoje permite descobrir combinações harmoniosas,
os sete contrastes da cor.




Texto sobre a harmonia das cores:





Atividade sobre policromia:




Atividade sobre Isocromia:
Fontes: Educar USP, Traços de Cor, GivernyArtes, Arte no cotidiano escolar vol 3

                  Projeto: Trabalhando com música
       “Aquarela” - Toquinho




Atividade: - Representar a música “Aquarela” em quadros com a técnica de recorte e colagem.
Objetivos:


- Desenvolver o gosto pela linguagem poética e pelo belo.


- Cantar a música “Aquarela”.


- Produzir instrumentos musicais com materiais recicláveis e fazer o acompanhamento rítmico da música, enquanto cantam. Tem Muitas sugestões de instrumentos feitos com sucata clicando aqui.


- Representar a música “Aquarela” através de quadrinhos feitos com a técnica de recorte e colagem, utilizando diferentes materiais plásticos.




Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo,
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo...
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva,
E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva...
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel,
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu...
Vai voando contornando a imensa curva Norte e Sul,
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul,
Pinto um barco a vela, branco navegando, é tanto céu e mar num beijo azul...
Entre as nuvens, vem surgindo um lindo avião rosa e grená,
Tudo em volta colorindo com suas luzes a piscar...
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo,
Se a gente quiser ele vai pousar...
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida,
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida...
De uma América a outra eu consigo passar num segundo,
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo...
Um menino caminha e caminhando chega no muro,
E ali logo em frente, a esperar pela gente o futuro está...
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar,
Não tem tempo, nem piedade nem tem hora de chegar...
Sem pedir licença muda a nossa vida e depois convida a rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá,
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar...
Vamos todos numa linda passarela, 
De uma aquarela que um dia enfim descolorirá...
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo (Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (Que descolorirá!)
Giro um simples compasso, num círculo eu faço o mundo (Que descolorirá!)...


“Aquarela” – criação com EVA
Materiais: Papel color set (várias cores), papel laminado prateado, cartolina branca cortada no tamanho A4, EVA de todas as cores, Giz de cera triangular, Cola de EVA, Crystal cola (várias cores), tesoura e Marcador permanente preto e vermelho.

Modo de fazer:
  1. Separe a música em partes.
  2. Desenhe as cenas que a música sugere.
  3. Transfira para o EVA (parte de trás). Recorte.
  4. Cole as partes com a Cola para EVA, sobrepondo onde houver necessidade.
  5. Faça texturas com a Crystal cola.
  6. Faça o fundo de cada quadro pintando com giz de cera triangular sobre a cartolina branca tamanho A4 e cole os elementos sobre eles.
  7. Escreva a letra da música em partes e intercale os trabalhos (quadros).
Conteúdos trabalhados: 
- Música e poesia.
- Canto e acompanhamento musical.
- Instrumentos musicais e sons por eles produzidos. 
- Cores, formas, proporção, textura, harmonia, etc.
Técnicas trabalhadas:
- Recorte e colagem com textura.
- Montagem e organização – texto + trabalhos artísticos.
Encaminhamento do trabalho:
  1. Início – Apresente a letra da música para as crianças. Peça que leiam e falem qual a mensagem que a poesia traz.
    - Coloque a música para tocar e pergunte aos alunos o que eles acharam da poesia depois de ouvi-la em música.
  2. Divida a música (poesia) em várias partes.
    - Separe a classe em grupos (tantos grupos quanto o número de separações da poesia).
    - Sorteie qual grupo deverá representar a parte x, y ou z.
    - Peça às crianças que representem a parte da música (poesia) através do recorte e colagem com EVA.
    - Peça que façam texturas com a Crystal cola
  3. Escreva cada parte em tamanho grande e monte uma exposição. Cada texto com sua produção artística em EVA.
Observação: Para ter mais ideias leia os livros “Comemorando e Aprendendo” I, II , III e IV de autoria de Ivete Raffa pela Editora Giracor.


Aquarela
Toquinho 
Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo,




















A AUTORA

IVETE RAFFA
- Graduada em Desenho e Plástica pela UNESP de Bauru - SP
- Graduada em Pedagogia pela UNAERP de Ribeirão Preto - SP
- Professora de Artes na rede pública do Estado de São Paulo
- Consultora pedagógica e co-autora do Manual para Educadores - Tintas Acrilex
- Consultora pedagógica das Tintas Especiais Acrilex e Papéis Novaprint
- Autora dos livros “Fazendo Arte com os Mestres I, II, III” ”Reciclando com Arte - Bichinhos de Jardim” - Ed. Escolar
- Co-autora dos Manuais para Educação I e II - Tintas Especiais Acrilex
- Autora da coleção “Comemorando e Aprendendo I, II, III e IV” - Editora Giracor