"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 15 de junho de 2013


Verdades da Profissão de Professor!



Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível.
 Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. 
Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. 
Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos.
 Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. 
Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Paulo Freire

Momento Reflexão!


Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. 
E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. 
É saber falar de si mesmo. 
É ter coragem para ouvir um “não”. 
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

(Dez leis para ser feliz, Editora Sextante, 2003)

Augusto Cury

Imagens de Festa Junina para utilizar em Provas














Atividades de São João!




Ótimas sugestões de atividades! Eu recomendo fazer uma visita nesse Blog.
Vale a pena conferir!


Oração do Pai



Senhor! 

Eu te agradeço pela dádiva de ser pai. 
Agradeço-Te por ver meu filho, a cada dia, aprendendo algo novo. 
É tão lindo vê-lo chegar da escola. Olhos entusiasmados mochila nas costas. 
É tão lindo contemplar o seu sorriso maroto. E saber que posso ser um instrumento para o seu crescimento. 

Senhor! 
Eu te peço que nunca permitas que eu negligencie minha missão de pai. Tu sabes de todas as minhas atribuições. O difícil mister de sustentar a família. O árduo trabalho que exige tempo, cuidado, preocupação. Tu sabes do cansaço que tenho quando chego em casa. É difícil deixar os problemas no trabalho. Os medos, a insegurança. E eu sou sozinho nesses pensamentos que me tomam. Não quero deixar preocupada minha família. E isso, ás vezes, torna-me fechado em meu mundo. 

Senhor! 
Quero tanto ser um bom pai. Quero tanto me multiplicar para participar de toda a história do meu filho. Das lições que devem ser estudadas aos campeonatos esportivos. Das orações em família aos passeios, mesmo que sejam apenas passeios em parques ou praças, mas juntos. A simplicidade vale tanto! Vale tudo! Eu quero educar meu filho na simplicidade. Sei que não é difícil. A cada noite que deito ao seu lado na cama e conto uma história, percebo a beleza de ser pai. A cada manhã em que o acordo, dando-lhe um beijo gostoso que sela o desejo de um lindo dia, percebo a beleza de ser pai. A cada abraço de gratidão por uma torcida amiga. A cada aperto por um choro que nasce da dor, percebo a beleza de ser pai. E se não fossem esses e tantos outros singelos gestos, eu sei que pai eu não seria. 

Senhor! 
Que eu saiba dizer sim e dizer não. Que eu não tenha a presunção de ser um super-herói. Que eu me permita ser frágil e partilhar com o meu filho minha fraqueza. E que essa autenticidade nos ajude a construir uma família sem máscaras. Que o meu filho se sinta feliz em casa, que tenha a liberdade de perguntar e de falar. Que se sinta à vontade para sorrir e para chorar. Que tenha o direito de ser autêntico. 

Senhor! 

Peço-Te ainda o dom da paciência. Sei que a violência não educa ninguém, mas sei também que preciso perseverar no intento amoroso de tocar a alma do meu filho e, por meio de exemplos e palavras, ajuda-lo a ser melhor. Exemplos falam tanto, falam tão alto. Exemplos ficam para sempre. E é esse o legado que gostaria de deixar. Sei que o dinheiro, que hoje aquinhoar, amanhã poderá não mais existir. Sei que os presentes materiais serão perdidos, ou estragados, ou abandonados em algum lugar. Sei que o que fica, o que é essencial, é a lembrança de quem nunca desistiu de ensinar o que é certo. Sei de tudo isso, mas Te peço, Senhor, que eu nuca me esqueça do que hoje sei. 

Cuida do meu filho. Cuida do Teu filho. Cuida do presente que me deste, e que é Teu. Que, a cada dia, ele se encha de graça e de luz. E que, também ele, tenha a humildade de nunca deixar de fazer sua oração. 

Amém! 

Gabriel Chalita

domingo, 3 de março de 2013

Lembrancinhas para Páscoa!

"Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". 
João 1:29










Idéias do Blog: Gospel Infantil 
http://gospelinfantil.blogspot.com.br/

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Matemática- Quando ensinar?

Interpretação de enunciados
 
Cada problema que você propõe para a turma tem um grau de complexidade que deve considerado no seu planejamento 

Nos primeiros anos, é essencial que o professor dê condições para que cada aluno amplie sua compreensão sobre o que os problemas pedem e consiga escolher o procedimento mais eficiente para a resolução. Uma atividade cujo objetivo é trabalhar a interpretação de enunciados não pode ser focada no tipo de operação, mas nas relações entre os números: se passam por alguma transformação negativa ou positiva, se são combinações de medidas, se é pedida uma comparação ou se combinam transformações sucessivas. E a discussão sobre essas relações e as operações nelas envolvidas é o que pode fazer com que a turma, com o tempo, consiga interpretar o que pede cada desafio. Trata-se de um trabalho progressivo e contínuo ao longo das séries iniciais. "A construção desses conhecimentos pelas crianças demora vários anos", aponta Claudia Broitman, professora de Didática da Matemática na Universidade Nacional de La Plata. 

A divisão em categorias de problemas propostas pelo psicólogo francês Gérard Vergnaud, descritos no item3.2 Interpretações de enunciados, é uma ferramenta interessante para organizar as sequências didáticas e os planos de aula. Claudia ressalta que essa classificação não precisa ser comunicada às crianças. "é um instrumento de trabalho entre os professores para selecionar, comparar, analisar e propor diferentes problemas". Uma sugestão é começar a trabalhar um tipo de problema com números menores, depois, aplicar a regularidade com maiores. As crianças também podem apresentar dificuldades quando a incógnita não está no fim do problema. Nesse caso, é interessante colocar a incógnita no estado final da situação para depois trabalhar o mesmo problema a deslocando ao estado ao inicial. 
Fonte: Revista Nova Escola
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Matemática - O que ensinar?

Interpretação de enunciados
O professor deve considerar a complexidade dos problemas propostos para que a turma consiga compreender o que é pedido 
Crianças interpretam enunciados de problemas. Foto: Suzete Sandin
É preciso propor situações que permitam aos alunos refletir sobre o que cada problema pede
Entender o que uma situação-problema pede faz parte de uma alfabetização matemática necessária para toda a escolaridade básica. Sabendo como interpretar os desafios propostos, os alunos podem escolher os procedimentos mais eficientes e descobrir as operações necessárias para resolvê-los. 

Antes de pedir que as crianças solucionem um problema, é preciso refletir sobre as características que podem deixá-lo mais ou menos complexos e trabalhar com esse grau de dificuldade paulatinamente. "Não é apenas a escolha dos números que influi na complexidade de um problema," explica Priscila Monteiro, consultora pedagógica da Fundação Victor Civita. "Além de grandes ou pequenos, você deve considerar se os números envolvidos facilitam os cálculos, como redondos (10, 50, 100...), onde está a incógnita da questão, a ordem na qual as informações são apresentadas e se o contexto do problema é conhecido pela turma, entre outros pontos que mudam a dificuldade de um problema". 

Quando esse trabalho com os enunciados não é bem-feito pelo educador, a garotada pode não conseguir relacionar o que está escrito em palavras com as operações matemáticas envolvidas na resolução. Sempre que for propor um problema com enunciado é preciso conversar com a turma sobre o que está sendo pedido. Falar sobre a atividade, debater os números e as palavras usadas é bem diferente de dar pistas sobre o cálculo a ser usado. Se o seu objetivo é que a turma utilize procedimentos próprios, não informar ou dar dicas são condições didáticas necessárias. 

E é preciso ficar alerta: debater o que está escrito em um enunciado não se trata de ensinar as palavras-chave que indicam qual operação usar, como aliar ganhar à adição e perder à subtração. Essa prática pode desvincular as operações das suas diversas possibilidades de uso, gerar interpretações errôneas e ainda viciar os alunos em termos específicos que muitas vezes não estarão presentes nos enunciados. 

Tipos de problema do Campo Aditivo 

Ao propor um problema para a turma, você também precisa levar em consideração quais os significados em jogo. A Teoria dos Campos Conceituais, desenvolvida pelo psicólogo francês Gérard Vergnaud, da qual a ideia de campo aditivo faz parte, estabelece os tipos de relações entre os números que podem aparecer nos problemas para as turmas do 1º ao 3º ano. No item 1. O que é adição e subtração, você encontra mais detalhes sobre esses conceitos. Com o foco no tipo de proposta, é possível organizar melhor as práticas em sala de aula. Dessa forma, as crianças percebem que diferentes situações podem ser resolvidas pelo uso de uma mesma operação, assim como diferentes operações podem ser trabalhadas com a mesma questão, dependendo de onde está a incógnita. Acompanhe a seguir alguns exemplos de problemas: 
EXEMPLOOBSERVAÇÃOVARIAÇÕES
Transformação positiva de um estado inicial
Marina tinha 20 figurinhas e ganhou 15 num jogo. Quantas figurinhas ela tem agora?
ACRESCENTAR• Marina tinha algumas figurinhas, ganhou 15 num jogo e ficou com 35. Quantas figurinhas ela tinha?

• Marina tinha 20 figurinhas. Ganhou algumas e ficou com 35. Quantas figurinhas ela ganhou?
Transformação negativa de um estado inicial
Pedro tinha 37 bolinhas, mas perdeu 12. Quantas bolinhas ele tem agora?
TIRAR• Pedro tinha várias bolinhas, perdeu 12 e agora tem 25. 
Quantas bolinhas ele tinha antes?

• Na semana passada, Pedro tinha 37 bolinhas. Hoje tem 25. O que aconteceu no decorrer da semana?
Combinação de medidas
Numa classe, há 15 meninos e 13 meninas. Quantas crianças há ao todo?
JUNTAR• Em uma classe de 28 alunos, há alguns meninos e 13 meninas. Quantos são os meninos?

• Em uma classe de 28 alunos, 15 são meninos. Quantas são as meninas?
Comparação
Paulo tem 13 carrinhos e Carlos tem 7 a mais que ele. Quantos carrinhos tem Carlos?
COMPARAR• Paulo tem 13 carrinhos e Carlos, 20. Quantos carrinhos a mais Paulo precisa para ter o mesmo que Carlos?

• Carlos tem 20 carrinhos. Paulo tem 7 a menos que ele. Quantos carrinhos tem Paulo?
Composição de transformações
No início do jogo, Flávia tinha 42 pontos. Ela ganhou 10 pontos e, em seguida, mais 25. O que aconteceu com seus pontos no fim?
ACRESCENTAR/
ACRESCENTAR

TIRAR/TIRAR

ACRESCENTAR/
TIRAR
• No início do jogo, Flávia tinha 42 pontos. Ela perdeu 10 pontos e, em seguida, perdeu mais 25. O que aconteceu com seus pontos no fim?

• No início do jogo, Flávia tinha 42 pontos. Ela ganhou 10 pontos e, em seguida, perdeu 25. O que aconteceu com seus pontos no fim?
Ilustrações: Carlo Giovanni 

Expectativas de aprendizagem 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem que ao final do 3º ano os alunos devem: 

• Resolver situações-problema e construir, a partir delas, os significados das operações fundamentais, buscando reconhecer que uma mesma operação está relacionada a problemas diferentes e um mesmo problema pode ser resolvido pelo uso de diferentes operações. 

• Análise, interpretação, resolução e formulação de situações-problema, compreendendo alguns dos significados das operações, em especial da adição e da subtração. 

As Orientações Curriculares do Município de São Paulo trazem as propostas divididas pelos anos. 

Para o 1º ano: 

• Indicar o número que será obtido se duas coleções de objetos forem reunidas (situações-problema de "compor/juntar"). 

• Indicar o número que será obtido se forem acrescentados objetos a uma coleção dada. 

• Indicar o número que será obtido se forem retirados objetos de uma coleção dada. 

• Indicar o número de objetos que é preciso acrescentar a uma coleção, para que ela tenha tantos elementos quantos os de outra coleção dada (situações-problema de "transformar/acrescentar"). 

Para o 2º ano: 

• Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo alguns dos significados da adição. 

• Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo alguns dos significados da subtração. 

Para o 3º ano: 

• Analisar, interpretar e resolver situações-problema, envolvendo a adição.

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Ortografia de maneira lúdica

Trabalhar ortografia pode se tornar uma diversão na sala de aula, aproveitando o sucesso do soletrando, adaptei  o meu varal ortográfico para usa-lo.

VARAL ORTOGRÁFICO.

Solicito que cada aluno pesquise determinado número de palavras da ortografia em estudo, recorte cole no caderno, separe em sílabas, forme frases entre outras atividades que mudo para não tornar rotina, na sala, cada aluno  escolhe duas palavras das que trouxeram de casa, pesquisa o significado no dicionário ( se palavra de significado desconhecido) e as transcrevem para uma folha ofício, em seguida sorteio um aluno para dar início ao soletrando, ( o 1º aluno a ditar a palavra será o último a soletrar) o 1º aluno sorteado escolhe uma palavras das que transcreveu  e dita para o 2º aluno  soletrar, enquanto o aluno soletra o professor  registra no quadro negro o que o aluno soletrou, após confere com o aluno que ditou se está correto, em caso de erro o que ditou a palavra faz a correção. Assim sucessivamente até que todos tenham sorteado, cada aluno dita uma palavra para um colega e soletra uma palavra  ditada por colegas diferentes escolhidos por sorteio. Após esta etapa as palavras transcritas na folha ofício são  afixadas no varal da sala, onde ficam expostas durante o tempo de estudo da ortografia.

FOTOS DE ALGUNS TRABALHOS QUE VOCÊ VAI APRENDER A FAZER:

Em casa produzimos muito lixo todos os dias. E esse e um problema serio para o nosso planeta, nao é mesmo? Pois você sabia que pode diminuir um pouco do que joga fora fazendo arte? E o melhor, pode fazer tudo isso de maneira fácil e super divertida. Aprenda aqui a fazer alguns artesanatos reciclados super legais, que podem ser feitos com as crianças, idosos e todo tipo de pessoa, facilmente e quase sem nenhum custo. 

Leia as informações a seguir até o fim para saber exatamente como funciona esse curso. Não demora nem 5 minutos e você vai se surpreender.
  • vasos

    Você sabe como reutilizar garrafas pet?

    Existem várias maneiras de você fazer arte com garrafas pet. Pode-se utilizá-las para fazer objetos de decoração, como os vasinhos ao lado (que você aprende passo a passo no curso de reciclagem). Pode fazer também objetos úteis no dia a dia, como porta lápis, sofá, puff, porta trecos. Outra maneira é fazendo lembrancinhas de aniversário e festa. Ou seja, há um mundo de ideias!
  • bolsas

    Já imaginou fazer coisas legais com caixas de leite?

    Dê uma olhada na carteira ao lado. Com que material você acha que ela foi feita? Se eu disser que foi feita com caixas de leite, você acreditaria? Pois pode acreditar, ela foi feita com embalagem tetra pak! Viu como você pode dar um destino melhor para o que tem em casa? Comece hoje mesmo!
  • bolsas

    E fazer uma decoração diferente na casa?

    É ótimo ter um ambiente aconchegante em casa, para fazer todas as suas tarefas da melhor maneira. E que tal inovar na decoração e usar objetos reciclados? Tudo muito descolado e moderno. Veja um exemplo ótimo ao lao de decoração usando garrafas pet. É um muro com várias garafas penduradas, servindo como vaso de plantas. Lindo e criativo!
  • bolsas

    Você está dando o melhor destino para o seu lixo doméstico?

    Depois de ver algumas possibilidades interessantes para reciclar, é hora de pensar se você está realmente dando o melhor destino para o seu lixo doméstico. Pense bem e veja que você pode usá-lo de outra maneira, mais inteligente e sustentável.