1. Caderno de Boas Práticas dos Professores das Escolas de Tempo Integral Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais-2010
2. As próximas páginas apresentam boas práticas com enfoque pedagógico apontadas e implementadas por professores que alcançaram bons resultados na aprendizagem dos alunos O conteúdo deste trabalho foi produzido a partir de relatos em que as atuais práticas dos professores foram debatidas, detalhadas e exemplificadas Este Caderno não pretende ser uma "receita pronta e engessada", mas, sim, um instrumento para guiar o professor na condução de um trabalho organizado e voltado para ampliar a aprendizagem dos alunos É importante ressaltar que este Caderno estará sempre aberto à complementação, a partir da experiência e contribuição de professores que obtenham sucesso por meio de outras práticas Introdução
3. Este Caderno apresenta Boas Práticas do Professor Alfabetizador do Tempo Integral distribuídas em 5 eixos fundamentais Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento. Resolvendo Situações Problema. Desenvolvendo o Conhecimento e a Sensibilidade através da Arte. Aprendendo por meio de Jogos e Recreação. Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene.
4. Como consultar o caderno BOA PRÁTICA 1.1 - Planejar o ensino da Língua Portuguesa coerente com a metodologia do PROETI. AÇÕES CONCRETAS - Estruturar o ensino da Língua Portuguesa, em consonância com os interesses e necessidades dos alunos, de forma inovadora; - Analisar a matriz curricular a ser desenvolvida no PROETI tendo como parâmetro o Projeto Pedagógico da Escola; -Trabalhar com textos de diferentes gêneros de forma lúdica e diversificada; 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento Ações concretas: Exemplos de como esta prática foi implementada em outras escolas que obtiveram excelentes resultados Boa Prática sugerida para a obtenção da excelência do ensino Eixo
5. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento 1.1 - Planejar o ensino da Língua Portuguesa coerente com o Projeto Pedagógico e com a metodologia e diretrizes do PROETI. - Estruturar o ensino da Língua Portuguesa, em consonância com os interesses e necessidades dos alunos, de forma inovadora; - Analisar a matriz curricular a ser desenvolvida no PROETI tendo como parâmetro o Projeto Pedagógico da Escola; -Trabalhar com textos de diferentes gêneros de forma lúdica e diversificada; - Realizar planejamento coletivo entre os professores do turno regular e do PROETI; - Desenvolver oficinas de leitura e escrita em que a participação do aluno seja ativa; - Realizar oficinas de música, histórias, contos, gêneros textuais, teatro, entre outras, promovendo a interdisciplinaridade; - Utilizar a biblioteca de forma organizada e sistematizada por meio do desenvolvimento de projetos de leitura, observando-se o interesse e a necessidade dos alunos; - Desenvolver atividades diversificadas como: palavras cruzadas, caça-palavras, soletrando, ditados, jogos da memória, bingo de letras e números, material dourado, lego, dominó de palavras e de números, entre outros; - Construir ambiente alfabetizador em sala de aula, como também, no pátio, biblioteca e sala de vídeo. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento
6. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento 1.2 Desenvolver o ensino da Língua Portuguesa voltado para a função social da língua - Desenvolver atividades que contemplem a produção de textos como cartas, bilhetes, e-mail, Orkut, fazendo uso dos materiais e equipamentos necessários; - Trabalhar com os diversos gêneros textuais: notícias, anúncios, bula de remédios, poesias, trovas, receitas, placas de trânsitos, folders, bilhetes, entre outros, destacando sua função social, aplicando as informações e dados extraídos dos textos em estudo, na construção de gráficos e tabelas. - Proporcionar atividades que contemplem as variações lingüísticas, dramatização de textos, produção de diálogos envolvendo interlocutores e situações de comunicação variadas entre outras; - Selecionar e organizar material diversificado de leitura que esteja de acordo com a fase de desenvolvimento e interesse dos alunos e planejar oficinas para a utilização do mesmo; - Promover trabalho, por meio de dramatizações, para que os alunos possam perceber a diferença entre a linguagem padrão e a linguagem coloquial; - Realizar atividades que proporcionem o reconhecimento das funções da escrita em nossa sociedade; - Possibilitar análise e outras atividades pedagógicas utilizando-se de documentos variados, tais como: contas de água, luz, telefone, certidão de nascimento, cartão de vacina, receita médica, entre outros, comparando dados e informações, produzindo relatórios, gráficos, tabelas; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
7. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento - Promover e organizar excursões dentro e fora da escola, com vistas ao reconhecimento pelos alunos das varias formas e veículos de comunicação (outdoor, escritos em muros, placas e outros) e das produções escritas veiculadas em nossa sociedade; - Expor, em sala de aula, varal de bilhetes, convites, panfletos, reportagens, alfabeto, cartazes, encartes, jornal, reportagens, enfim, todo portador de texto que circula em nosso dia a dia, organizado em varal, mural, cantinho de texto; - Incentivar a produções de cartas, bilhetes, convites, em situação real; - Trabalhar com dinâmicas de grupo. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS 1.3 - Estruturar o trabalho de Língua Portuguesa em torno dos Eixos e capacidades a serem consolidados pelos alunos. - Usar diferentes recursos, estratégias e metodologias com vistas a facilitar, propiciar a aprendizagem; - Realizar avaliações diagnósticas durante todo o processo de ensino e aprendizagem, coordenadas pelo Especialista da escola: No início do ano, deverá ser realizada com o objetivo de conhecer o aluno e sua situação de aprendizagem, elaborar o planejamento e realizar as atividades de intervenção pedagógica. Ao final de cada bimestre, nova avaliação diagnóstica deverá ser realizada com o objetivo de replanejar o trabalho de ensino e aprendizagem e fortalecer as ações de intervenção pedagógica para os alunos que dela necessitarem; - Desenvolver Projetos de Leitura e Escrita;
8. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento - Elaborar planejamento que contemple atividades diversificadas, inovadoras e que estejam em consonância com os eixos contidos nos Cadernos da Secretaria/CEALE; - Promover atividades como: confecções de livros escritos pelos alunos, correio escolar entre os alunos, produções de textos individuais e coletivos de diversos gêneros, reconto de histórias, criação de clube de leitura, textos fatiados, teatro e criação de jornal pelos alunos; - Elaborar uma rotina de trabalho semanal que contemple, diariamente, momentos da oralidade, atividades de ensino com produção coletiva e individual, rodas de leitura, jogos, brincadeiras, momentos de oralidade entre outras; - Proporcionar situações prazerosas de leitura e escrita em um ambiente de alegria e afeto; - Planejar e desenvolver trabalhos pedagógicos por meio de pesquisas temáticas individuais ou em grupos; - Despertar no aluno o gosto e interesse pela leitura e pela escrita, para sua formação enquanto sujeito crítico e ativo, aprendendo a aprender, ser, fazer e conviver. AÇÕES CONCRETAS
9. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento 1.4- Fazer roteiros/planos de aula, com seqüência lógica de atividades, enriquecendo o trabalho realizado pelos alunos da turma regular. - Promover ações que integrem o trabalho dos professores do PROETI com os do turno regular, com vistas a estabelecer intercâmbio que fortaleça o desenvolvimento de ações pedagógicas, por meio de metodologias e estratégias diversificadas e lúdicas na construção do conhecimento significativo pelos alunos; - Promover reuniões pedagógicas com a participação dos professores do turno regular e professores do Tempo Integral, para estudo, discussão e planejamento de ações integradas; - Confeccionar murais das atividades realizadas pelos alunos e expor nos corredores ou pátio da escola; - Organizar calendário de datas comemorativas e realizar auditórios, sessões cívicas com os alunos da escola rememorando fatos históricos e acontecimentos significativos da vida, da comunidade; - Planejar aulas fazendo uso de recursos tecnológicos, como calculadora, computador, vídeo, diversificando o material didático; - Utilizar fontes diversificadas como CBC, guia do Alfabetizador, Cadernos da Secretaria/CEALE, Livros do PNLD, Bancos de Dados, boletins do PROALFA/PROEB e Prova Brasil para elaboração de roteiros ou planos de aulas; - Promover estudos monitorados com atendimento individual quando se fizer necessário. - Elaborar plano de aula diário, baseado na rotina semanal, utilizando metodologias e estratégias variadas; - Propiciar momentos de contação de história, reconto de textos ou histórias, reescrita e leitura compartilhada.
BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
10. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento 1.5 - Usar metodologias e práticas pedagógicas inovadoras, interessantes na sala de aula, para desenvolver a aprendizagem dos alunos. - Desenvolver atividades de artesanatos, jogos e dramatizações; - Realizar oficinas de gêneros textuais diversificados e lúdicos; - Propiciar a realização de projetos interdisciplinares; - Promover o desenvolvimento de dinâmicas variadas de leitura, como texto fatiado, pausa protocolada; - Desenvolver oficinas de dobraduras, recortes e colagem com objetivo de desenvolver a criatividade, atenção e concentração; - Trabalhar reconto de histórias, filmes, livros, entre outros; - Oferecer situações em que os alunos possam fazer questionamentos e inferências; - Incentivar produção de textos coletivos orais e escritos a partir de gravuras, cenas mudas e outras; - Desenvolver dinâmicas que trabalhem a autoestima do educando; - Estudo de textos que ressaltem a importância da ética,dos valores, do respeito mútuo e do companheirismo; - Promover grupo de estudo para análise de obras literárias; - Desenvolver aulas com músicas, cantos, palavras cruzadas, jogos de leitura e análise de situações-problemas; - Criar noticiários do dia, a pesquisa terá como fonte a internet, jornais, revistas e a observação do que acontece no entorno do aluno e da escola e deverá ser afixado no mural da escola; - Desenvolver projetos utilizando o Laboratório de Informática, biblioteca, Laboratório de Ciências; - Criar um Blog que será produzido pelos alunos do PROETI. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
11. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento 1.6 – Favorecer o caráter interdisciplinar, possibilitando o trabalho coletivo, a superação da fragmentação das disciplinas e dos conteúdos escolares convencionais. - Elaborar Projetos Interdisciplinares envolvendo os temas transversais com vistas a ampliar os conhecimentos dos alunos sobre diferentes temáticas; - Desenvolver Projetos de leitura envolvendo todas as áreas do conhecimento, com filmes, vídeos, histórias em quadrinhos e músicas; - Promover Feira Cultural envolvendo de todas as disciplinas, com a participação da comunidade escolar; - Desenvolver projetos e oficinas tendo como foco a pluralidade cultural; - Realizar atividades de leitura e análise de rótulos, folhetos de supermercados, jogos, entre outros, objetivando comparar preços, verificar composição do produto, validade, quantidade; - Promover visitas a outros espaços de aprendizagens: biblioteca pública, aterros sanitários, parque ecológico, memorial, museu, teatro, cinema, entre outros, para discussão, análise conclusiva, produção de relatórios e tomadas de atitudes; - Trabalhar oficinas diversificadas que envolvam os alunos de forma individual e coletiva; - Oportunizar por meio da música, teatro, do cinema, da pintura, da escultura, atividades que envolvam todos os conteúdos das áreas do conhecimento; - Utilizar temas geradores atuais que possibilitem a realização de trabalhos interdisciplinares. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
12. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento 1.7 - Utilizar estratégias e materiais didático-pedagógicos adequados e variados. - Propiciar situações problema utilizando -se folhetos diversos que circulam na sociedade, instigando o aluno a construir seu próprio conhecimento; - Usar com freqüência jogos pedagógicos para o desenvolvimento das capacidades; - Utilizar recursos tecnológicos: DVD, computador, calculadora, aparelho de som, entre outros; - Promover atividades a serem realizadas nas salas de informática e biblioteca; - Diversificar as atividades por meio da utilização de materiais como: jogo da memória, ping-pong, totó, dominó, xadrez, dama, fantoche, placas de trânsito, material dourado, tábua numérica, ábaco, colagens, recortes, painéis e cartazes; - Desenvolver oficinas que possibilitem aos alunos construir materiais didáticos como: quebra-cabeça, baralhos, dominós, dados, material dourado, pista de corrida, entre outros; - Promover atividades em que os alunos possam explorar os diversos espaços físicos da escola; - Trabalhar com vídeos educativos e atividades artísticas; - Realizar rodas de conversas com temas diversificados e de acordo com os interesses e necessidades dos alunos; - Promover excursões em aterros sanitários, museus, igrejas, nascentes de rios, entre outros; - Promover Feira de Cultura aberta à comunidade escolar. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
13. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento 1.8 - Planejar as atividades para conhecimento e valorização do contexto social dos alunos. - Conhecer a realidade sociocultural dos educandos, por meio de questionários, entrevistas, visitas à comunidade, contato com a família; - Envolver a família em eventos escolares de forma sistematizada e contínua; - Inserir no Projeto Pedagógico da Escola, ações que promovam a integração da família na escola; - Incentivar a valorização da cultura regional por meio de pesquisas e eventos a serem realizados na escola, com a participação dos alunos e suas respectivas famílias; - Promover excursões que permitam conhecer a comunidade onde a escola está inserida; - Propiciar atividades que valorizem a cultura local e suas especificidades; - Promover intercâmbio entre a comunidade local e a comunidade circunvizinha; - Promover gincana da família; - Realizar palestras para a família. Pesquisar com os alunos os textos que circulam na comunidade onde a escola se situa, para estudo e análise; - Desenvolver dinâmicas que fortaleçam o conhecimento de si mesmo, a busca do eu, como” Quem sou eu?” BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
14. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento 1.9 - Promover um ambiente pedagógico na sala de aula, com oportunidades de aprendizagem para a vivencia real da cidadania. - Trabalhar ética e cidadania por meio de jogos, brincadeiras, elaboração e desenvolvimento de projetos sociais; - Utilizar de temas sociais, estratégias e recursos pedagógicos para uma melhor vivência do exercício da cidadania; - Propiciar atividades diversificadas como: momentos de leitura, júri simulado, olimpíada da matemática, auditório, debate, discussão sobre temas sociais, ecológicos, políticos; - Promover atividades que contemplem trabalhos em grupos e monitorias; - Proporcionar um ambiente alfabetizador com diferentes gêneros textuais: cantinho da leitura, poesias, receitas, contos, cartas, bilhetes, parlendas, rótulos, jogos, entre outros; - Desenvolver atividades que propiciem a vivência de ações práticas que possam modificar o entorno social dos alunos na escola, na família e na comunidade; - Organizar oficinas de pinturas, desenhos e artesanatos variados; - Buscar parceria com a família que saiba desenvolver trabalhos manuais e se disponibilize em ensinar para os alunos na escola; - Diversificar a posição das carteiras, trabalhando em círculo ou em grupo, objetivando favorecer o diálogo e a socialização dos trabalhos a serem realizados; - Promover concurso de cartazes a serem confeccionados pelos alunos, a partir de temas em estudo; - Realizar debates sobre direitos e deveres do cidadão; - Elaborar normas de convivência de forma coletiva; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
15. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento - Estimular o trabalho em grupo para facilitar o convívio social e o respeito às diferenças individuais; - Realizar produções de jornais, bilhetes, convites e circulá-los na escola. AÇÕES CONCRETAS 1.10 - Identificar os alunos com maior defasagem de aprendizagem e proceder a intervenção pedagógica. - Propiciar atendimento individualizado aos alunos que apresentam baixo rendimento constatado na avaliação diagnóstica; - Trabalhar em grupos com monitoramento do professor; - Elaborar ficha de acompanhamento do rendimento dos alunos; - Propor dinâmicas atrativas que resgatem a autoestima dos alunos que apresentam baixo rendimento; - Propiciar atividades que promovam a participação efetiva dos alunos de forma criativa, crítica e prazerosa; - Realizar trabalhos em grupos com temas diversificados; - Promover encontros, com professores do turno regular para elaboração e execução sistemática de plano de intervenção e monitoramento da evolução da aprendizagem dos alunos. - Desenvolver práticas pedagógicas voltadas para a construção da autonomia e criatividade dos alunos; - Criar e alimentar um ambiente alfabetizador nas salas de aulas com a participação dos alunos; - Oportunizar aos alunos excursão a biblioteca municipal, para conhecer obras literárias que a escola não contempla. BOAS PRÁTICAS
16. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento 1.11 - Usar diferentes espaços na escola e na comunidade para desenvolver atividades pedagógicas com os alunos. - Estudar e analisar a planta da cidade ou bairro onde a escola se situa, para localização de pontos estratégicos como praças, ruas, bibliotecas, prefeitura, museus, casas comerciais, escola, e outros; - Visitar todos os espaços da escola e alguns espaços da comunidade como: biblioteca municipal, quadra poliesportiva, central de informática municipal, parque, museu, supermercados, COPASA, bancos, entre outros com vistas a conhecer o entorno da escola e demais espaços econômico-culturais e desenvolver projetos conforme interesse dos alunos; - Promover excursões a parques ecológicos, nascentes de rios, hidrelétricas, entre outros; - Desenvolver estudos sobre o meio ambiente por meio de trabalhos teóricos e práticos; - Promover visitas aos órgãos públicos e ONGS, fábricas, casas comerciais; - Elaborar projeto interdisciplinar que tenha como tema detonador o conhecimento da escola e da comunidade em que a escola está inserida. - Desenvolver Projeto Horta na escola; - Promover leitura ao ar livre, como também outras atividades; - Realizar excursões com os alunos a praças, bibliotecas, aterros sanitários e igrejas, objetivando fazer relatórios orais e escritos do que foi observado durante a realização da excursão e montar projetos que permitam inferir na realidade; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
17. 1 - Consolidando a Alfabetização e Ampliando o Letramento - Elaborar cardápio de merenda, utilizando o espaço da cantina e refeitório; - Realizar Feira de Cultura no pátio da escola, aberta à comunidade; - Promover campeonatos esportivos com a participação da família; - Utilizar praça próxima à escola e desenvolver projetos interdisciplinares como: Leitura na Praça, Música ao ar livre e Dançando nas Cantigas de Roda; - Utilizar espaço da escola par a exibição de vídeos educativos, dentro do projeto desenvolvido. - Promover trabalhos que resgatem a autoestima dos alunos; - Desenvolver cotidianamente atividades inovadoras e lúdicas que gerem participação ativa dos alunos; - Utilizar materiais concretos e atrativos que possibilitem despertar o interesse dos alunos em aprender; - Construir um mural de freqüência junto com os alunos e ao final do mês, fazer análise, produzindo tabelas e gráficos; - Buscar parceria com a família, para minimizar a ausência dos alunos; - Conversar com os alunos sobre a importância do Projeto Escola de Tempo Integral e a necessidade da freqüência às aulas; - Realizar excursões a pontos turísticos da cidade, oportunidade cultural “in loco”; - Produzir peças teatrais e representá-las para todos os alunos da escola e para a comunidade escolar. AÇÕES CONCRETAS BOA PRÁTICA 1.12 - Zelar pela frequência dos alunos às atividades para que não haja evasão no Projeto Escola de Tempo Integral.
18. 2 – Resolvendo Situações Problema 2.1- Focar o trabalho com Matemática em situações-problema, contextualizada. - Promover estudos dos conteúdos da matemática, utilizando-se da música, jogos e materiais concretos como: material dourado, ábaco, tangran, dominó, bingo, dentre outros; - Propiciar situações do cotidiano que possibilitem desenvolver o pensamento, raciocínio, interpretação, por meio de seleção de estratégias diversificadas e prazerosas que estimulem a aprendizagem dos alunos; - Elaborar situações - problema relacionados à vivência dos alunos, em contextos do uso social da matemática; - Promover atividades com rótulos, propagandas, prospectos de compra e venda, jogos, desafios matemáticos, entre outros, para trabalhar os conteúdos matemáticos; - Realizar jogos matemáticos diversificados e lúdicos que estimulem o aprendizado das quatro operações; - Promover gincana sobre fatos fundamentais e ortografia dos números; - Confeccionar junto aos alunos jogos e brincadeiras que irão fazer parte do ambiente alfabetizador da sala de aula; - Criar tabelas e gráficos por meio de estudo e análise de contas de água, luz e telefone; - Realizar gincanas, olimpíadas, jogos, desafios para a consolidação de capacidades matemáticas, - Utilizar a informática como instrumento para a aprendizagem matemática. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
19. 2 – Resolvendo Situações Problema 2.2- Planejar as atividades Matemáticas a partir da exploração do espaço físico e social dos alunos, enriquecendo as atividades desenvolvidas pelos mesmos na turma regular. - Construir junto com os alunos o mapa da escola, estabelecendo legenda, símbolos, distâncias, medidas; - Desenvolver atividades com gráficos e tabelas; - Confeccionar de maquete da sala de aula, reproduzindo o espaço físico com carteiras, cadeiras, mesas, armários, janelas, portas, entre outros; - Elaborar atividades que explorem o espaço físico e social dos alunos: Campanha de vacinação, estatística do número de pessoas que contraíram o vírus da gripe suína e dengue na escola e na comunidade em que a escola está inserida, a partir dos dados construir tabelas, gráficos; - Promover atividades com receitas culinárias para trabalhar grandeza e medida; - Desenvolver atividades nos arredores da escola com o objetivo de observar e registrar as figuras geométricas, símbolos e sinais de trânsito encontrados no local; - Trabalhar com anúncios sobre venda e compra de imóveis e eletrodomésticos, estabelecendo comparação de preços a vista e a prazo; - Trabalhar com jogos, valorizando os combinados; - Explorar o espaço físico da escola por meio de visitas as dependências, medição de espaços, cálculo de área e perímetro - Traçar mapa do percurso da casa do aluno até a escola; - Explorar o espaço físico e social do educando, visando ampliar seu conhecimento e melhorar sua realidade social; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
20. 2 – Resolvendo Situações Problema - Confeccionar talões de cheque, cédulas, moedas, cartões de crédito/débito, cartões de banco para realização de atividades concretas de comércio, manuseio de caixas eletrônicos de forma consciente; - Desenvolver atividade extraclasse, usando a estrutura da escola para a realização de situações- problema; - Trabalhar números e medidos por meio de materiais concretos e variados, confeccionados pelos alunos; - Realizar olimpíadas da matemática; - Desenhar planta baixa de sua escola, casa, pátio e quadra da escola. - Trabalhar com dobradura e mosaicos;-Utilizar os diversos materiais pedagógicos existentes na escola como: material dourado, figuras geométricas, lego, quebra cabeça, dominó, entre outros; - Desenvolver os conceitos matemáticos por meio de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras; - Utilizar material concreto para o desenvolvimento do raciocínio, utilizando materiais como: ábaco, material dourado, cubo de frações, jogos de memória de adição, subtração, multiplicação e divisão, bingos, xadrez, damas, dominó; - Realizar atividades com jogos envolvendo sistema numérico; - Analisar contas de água, luz e telefone; AÇÕES CONCRETAS BOA PRÁTICA 2.3- Utilizar materiais e procedimentos didático-metodológicos que possam facilitar a aprendizagem dos alunos.
21. 2 – Resolvendo Situações Problema - Desenvolver atividades que contemplem os blocos de conteúdos: espaço e forma, grandeza e medidas, números e operações e tratamento de informação promovam a participação do aluno na confecção de matérias a serem utilizados durante o processo de aprendizagem; - Construir e analisar gráficos e tabelas a partir de textos jornalísticos, científico, entre outros; - Promover o ensino de frações por meio de dobraduras, participação de frutas, bolos, chocolate e outros; - Trabalhar as quatro operações por meio de estratégias diversificadas como: jogos, brincadeiras, cálculo mental e estimativa, tendo em vista a resolução de situações-problema; - Confeccionar jogo da velha para trabalhar as quatro operações, outros conceitos matemáticos; - Realizar atividades de planificação e recomposição de figuras geométricas; - Levar os alunos para a biblioteca, quadra, horta, para o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos com atividades práticas; AÇÕES CONCRETAS
22. 2 – Resolvendo Situações Problema 2.4- Trabalhar de forma interdisciplinar e transdisciplinar. - Desenvolver projetos envolvendo as demais disciplinas, objetivando a percepção do aluno, quanto à importância da matemática nos demais contextos sociais; - Trazer para a sala de aula atividades que permitam ao aluno observar, pensar, refletir e criar; - Construir gráficos e tabelas com os alunos utilizando os resultados dos jogos vivenciados no campeonato de futebol realizado pela escola; - Utilizar o laboratório de informática para o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar entre a matemática e as demais disciplinas do currículo; - Trabalhar o sistema de medida explorando o corpo; - Proporcionar atividades que envolvam outras áreas do conhecimento; - Construir junto com os alunos o mapa da escola; - Desenvolver atividades com gráficos e tabelas com textos das diversas áreas curriculares; - Confeccionar maquete da sala de aula reproduzindo o espaço físico e social; - Elaborar atividades que explorem o espaço físico e social dos alunos como: campanha de vacinação, estatística do número de pessoas que contraíram o vírus da gripe suína e dengue, na escola e comunidade em que a escola está inserida; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
23. 2 – Resolvendo Situações Problema - Promover atividades com receitas com vistas a trabalhar peso, medidas, horários e valor nutritivo dos ingredientes; - Trabalhar com anúncios sobre venda e compra de imóveis em áreas rurais e urbanas; - Trabalhar com jogos, valorizando os combinados; - Explorar o espaço físico da escola por meio de visita as dependências da escola; - Traçar mapa do percurso da casa do aluno até a escola; - Explorar o espaço físico e social do educando, visando ampliar seu conhecimento e melhorar sua realidade social. - Desenvolver atividades com materiais concretos e lúdicos com vistas a sanar as dificuldades dos alunos apresentadas na avaliação diagnóstica; - Diversificar a metodologia e estratégias para que os alunos sintam motivados a aprenderem; - Promover atividades que estimulem o raciocínio; - Realizar oficinas que possibilitem a participação dos alunos na elaboração dos materiais necessários para sua aprendizagem; - Propiciar a realização de grupos de estudos com os professores do Ensino Regular e PROETI e Especialista para analisar os resultados obtidos nas avaliações diagnósticas e planejar a intervenção pedagógica sistemática para atender as necessidades de aprendizagem dos alunos; AÇÕES CONCRETAS BOA PRÁTICA 2.5- Desenvolver as capacidades que são pré-requisitos para os outros conteúdos matemáticos, com base nas avaliações diagnóstica.
24. 2 – Resolvendo Situações Problema - Desenvolver atividades diferenciadas para atender as necessidades de aprendizagem dos alunos; - Oferecer diferentes recursos estratégicos e metodológicos que possibilitem todos os alunos desenvolverem as habilidades de leitura e escrita que não foram consolidadas conforme avaliação diagnóstica; - Realizar atividades de diferentes níveis, graduando as dificuldades, com vistas a atender as necessidades dos educandos de forma diversificada e lúdica; - Promover atividades de leitura e interpretação em que os alunos trabalhem com dados extraídos de gráficos e tabelas, na busca da solução para o problema matemático apresentado; - Desenvolver projetos interdisciplinares de leitura e escrita com vistas a sanar as dificuldades apresentadas nos resultados da avaliação diagnóstica; - Promover desafios matemáticos; - Incentivar a participação dos alunos em desafios de leitura e escrita dos numerais; - Organizar Feira da Matemática; - Confeccionar jogos com a participação dos alunos. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
25. 2 – Resolvendo Situações Problema 2.6- Saber utilizar fontes de informação e recursos tecnológicos para desenvolver as capacidades matemáticas. - Utilizar a informática para a realização de atividades que estimulem o raciocínio lógico e a importância de pesquisar; - Trabalhar leitura e interpretação de gráficos em jornais, revistas, livros e outros; - Desenvolver atividades que incentivem a utilização de fontes de informações e recursos tecnológicos na construção das capacidades matemáticas como: construção de gráficos e tabelas; - Propor desafios com a utilização de diferentes fontes de informações: TV, cartazes, rótulos, códigos de barra, propagandas, manual de instrução, receitas, bulas e outros; - Promover o uso da informática e outras tecnologias para o desenvolvimento do raciocínio lógico como: softwares de jogos e desafios, calculadora, entre outros; - Utilizar diversos recursos tecnológicos para coletar informações que possibilitem a construção de habilidades matemáticas; - Incentivar o uso consciente da internet como fonte de pesquisa; - Analisar tabelas e gráficos de campeonatos de futebol; - Construir planilha de custo com situações do dia a dia; - Trabalhar com vídeos educativos; - Incentivar os alunos a participarem de aulas de informática oferecidas pela escola; - Orientar pesquisas a serem realizadas na sala de informática; - Promover concurso de redação sobre a importância dos recursos tecnológicos; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
26. 2 – Resolvendo Situações Problema 2.7- Desenvolver a capacidade de análise crítica, selecionando procedimento e verificando sua adequação. - Desenvolver a capacidade de análise crítica fazendo uso de metodologias e estratégias que levem os alunos a refletir, questionar e fazer inferências em temáticas atuais e de acordo com os interesses dos mesmos; - Usar diferentes recursos, estratégias e metodologias, com vistas à realização de trabalho diferenciado, proporcionando aos alunos a construção de uma aprendizagem significativa; - Promover atividades que estimulem o raciocínio por meio de jogos e desafios matemáticos; - Formular problemas relacionados à realidade dos educando, estimulando, assim, o desenvolvimento da habilidade de interpretação e compreensão; - Utilizar jogos e brincadeiras que estimulem a participação dos educandos; - Promover debate e júri simulado; - Propiciar momentos de pesquisa, utilizando o laboratório de informática da escola; - Realizar trabalho de campo e socializá-lo com todos os alunos da escola; - Visitar com os alunos outros ambientes para observar sua estrutura física, público a ser atendido e seu funcionamento; - Trabalhar o raciocínio com jogos e desafios matemáticos; - Utilizar o material dourado para discussão e trabalho em grupo; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
27. 2 – Resolvendo Situações Problema - Levar os alunos a outros ambientes escolares e apresentar situações que os façam refletir criticamente; - Utilizar embalagens para análise da composição do produto, de suas validades e códigos de barra, preço; - Usar folhetos paras a comparar quantidade e qualidade dos produtos apresentados. AÇÕES CONCRETAS
28. 2 – Resolvendo Situações Problema 2.8- Desenvolver os conceitos matemáticos por meio de atividades lúdicas. - Promover o uso de jogos como boliche, bingo, baralho pedagógico, dominó, jogo da memória, quebra cabeça e dama, para estimular a aprendizagem dos alunos de forma lúdica; - Trabalhar com projetos e jogos que desenvolvam o raciocínio lógico matemático dos alunos e a formação de conceitos; - Desenvolver com os alunos oficinas com o objetivo de confeccionar jogos matemáticos, com material reciclado; - Incentivar o raciocínio lógico matemático utilizando-se de jogos existentes na escola e confeccionados pelos alunos; - Brincar no pátio utilizando as cantigas de rodas, amarelinhas, pega -pega, entre outros; - Organizar campeonato de xadrez e batalha naval; - Desenvolver as ideias da adição, subtração, divisão e multiplicação por meio de jogos e brincadeiras; - Transformar a sala de aula em oficinas de jogos matemáticos que promovam o desenvolvimento de conceitos matemáticos; - Promover situações prazerosas com atividades lúdicas estimulando o raciocínio; - Oferecer estratégias diferenciadas de se aprender matemática com a participação ativa dos alunos por meio da realização de gincana ; - Realizar Olimpíadas da Matemática; - Propiciar rodinhas de conversas sobre a importância da aprendizagem dos conceitos matemáticos. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
29. 2 – Resolvendo Situações Problema 2.9- Despertar nos alunos o desejo de aprender matemática. - Proporcionar aos alunos a história da matemática e sua importância na vida das pessoas; - Promover debate e júri simulado sobre a importância da matemática em nosso dia a dia; - Propiciar momentos de pesquisa sobre temas matemáticos, utilizando o laboratório de informática da escola; - Realizar trabalho de campo e socializá-lo com os alunos da sala; - Levar os alunos a visitar outros ambientes e a observar sua estrutura física, público atendido e seu funcionamento; - Trabalhar o raciocínio com jogos e desafios matemáticos; - Utilizar o material dourado para discussão e trabalho em grupo; - Levar os alunos a outros ambientes escolares e apresentar situações que os façam refletir criticamente sobre as questões pontuadas ; - Proporcionar ao aluno situações- problema para levantamento de dados, produção de tabelas e gráficos e análise dos resultados; - Promover o uso de jogos como boliche, bingo, baralho pedagógico, dominó, jogo da memória, quebra cabeça e dama, com vistas a estimular a observação, reflexão e criatividade. - Criar espaço de oficina em sala de aula com a participação dos alunos para confecção de jogos e brinquedos relativos aos conteúdos matemáticos; - Confeccionar um mural da matemática; - Realizar feira da matemática aberta à comunidade. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
30. 2 – Resolvendo Situações Problema 2.10- Trazer para a sala de aula atividades que permitam ao aluno observar, pensar, refletir e criar. - Produzir tabela para o campeonato de futebol a ser realizado na escola; - Trabalhar com projetos, pesquisas e jogos que desenvolvam o raciocínio lógico- matemático dos alunos; - Brincar no pátio utilizando as cantigas de rodas, amarelinhas, cordas, gincana da matemática, entre outros; - Promover jogos envolvendo a adição, subtração, divisão e multiplicação; - Transformar a sala de aula em oficinas de jogos matemáticos; - Promover situações prazerosas com atividades lúdicas estimulando o raciocínio; - Utilizar o jogo de xadrez para se trabalhar o raciocínio e concentração; - Confeccionar com os alunos jogos e brincadeiras; - Promover desafio sobre situação- matemáticas; - Realizar oficinas de cálculos orais; - Realizar Olimpíada da Matemática. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
31. 2 – Resolvendo Situações Problema 2.11- Conhecer a história da matemática,sua importância para a humanidade. - Trabalhar com textos sobre a história da matemática; - Recontar a história da matemática e discorrer sobre a importância da mesma em seu cotidiano; - Conhecer a importância dos números representados no CPF, identidade, título e outros; - Contar de forma criativa a história dos números e como eles são importantes na vida do ser humano; - Dramatizar a história da matemática; - Usar bonecos com carinhas de números; - Trabalhar a biografia dos grandes matemáticos para o conhecimento de sua contribuição em nossas vidas; - Fazer uso de cartazes com nomes de alunos, data de aniversários, lista telefônica, receitas culinárias, datas comemorativas, rótulos e embalagens. - Trabalhar sequência lógica e jogos matemáticos; - Trabalhar com os alunos linha de tempo sobre a história da matemática; - Propor trabalhos com DVDs do Programa TV ESCOLA que discorrem sobre a história da matemática e seus diversos conteúdos; - Realizar análise de filmes relacionados aos conteúdos matemáticos; - Utilizar materiais reciclados na construção de jogos e brincadeiras para a resolução de problemas. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
32. 2 – Resolvendo Situações Problema 2.12 – Desenvolver a habilidade de o aluno ler, analisar e interpretar as informações matemáticas. - Elaborar jogos com materiais reciclados criando suas próprias regras; - Trabalhar com probabilidades, jogo da teia, tangran , triângulo de água, entre outros; - Propiciar atividades que envolvam curiosidades e desafios matemáticos; - Incentivar a participação dos alunos em eventos da matemática na escola e fora dela; - Trabalhar com temas que estão em destaque na mídia e na realidade local que envolvam conhecimentos matemáticos; - Analisar gráficos e tabelas do rendimento dos alunos e da escola, nas avaliações externas; - Identificar na sala de aula as formas geométricas de objetos, espaços, móveis; - Realizar oficinas que proporcionem aos alunos a construção de problemas matemáticos e sua solução, envolvendo situações matemáticas; - Desenvolver atividades de raciocínio utilizando quebra-cabeça, curiosidades e desafios; - Promover Olimpíadas da Matemática; - Confeccionar cartazes, calendários de datas comemorativas e estações do ano junto com os alunos. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
33. 2 – Resolvendo Situações Problema 2.13- Identificar os alunos com maior defasagem de aprendizagem e proceder à intervenção pedagógica. - Aplicar avaliação diagnóstica e propor a utilização de metodologias e estratégias diversificadas com vistas a sanar as defasagens de aprendizagem identificadas; - Proporcionar momentos de aprendizagem com a monitoria dos colegas; - Elaborar e implementar, com o professor do Ensino Regular, Plano de Intervenção Pedagógica, para o atendimento sistemático aos alunos com dificuldades de aprendizagem; - Desenvolver, em sala de aula, atividades em grupos diversificados para atendimento às necessidades de aprendizagem dos alunos; - Reunir-se com a família para acompanhamento dos alunos com dificuldades de aprendizagem; - Promover atividades que contemplem resoluções de problemas matemáticos, utilizando; panfletos de supermercados, rótulos, análise de gráficos, linha de tempo, plantas arquitetônicas, quadro mágico, entre outros; - Promover excursões a supermercados, para análise, do valor dos produtos listados previamente pelos alunos e professor e, posteriormente fazer comparações de preços entre eles; - Realizar trabalho coletivo envolvendo resolução de problemas; - Elaborar gráficos e tabela na conclusão de pesquisas de campo realizadas pelos alunos; - Trabalhar e elaborar mapas e croquis da região onde a escola está localizada; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
34. 2 – Resolvendo Situações Problema - Analisar textos que envolvam situações- problema; - Criar o mercadinho simulado em sala de aula e realizar situações de compra e venda; - Promover atividades de análise de tabelas de campeonatos estadual e nacional de futebol; - Trabalhar com jogos que desenvolvam o raciocínio lógico matemático como: dama e xadrez; - Confeccionar junto com os alunos jogos da memória; - Trabalhar com sucatas e materiais recicláveis na confecção de jogos e brincadeiras, para o desenvolvimento das capacidades ainda não consolidadas. AÇÕES CONCRETAS
35. 3 - Desenvolvendo o conhecimento e a sensibilidade através da Arte 3.1- Educar pela emoção e desenvolver capacidade de pensar através da Arte. - Oferecer oficinas de teatro, música, pintura e artesanato; - Criar coreografias e sequência de movimentos com diferentes ritmos musicais; - Utilizar a música como forma de transmissão de valores; - Realizar dinâmicas e dramatizações; - Analisar obras de arte; - Conhecer os diferentes tipos de arte; - Promover atividades de pintura, dança, teatro, entre outros; - Trabalhar gêneros textuais como poesia, poema, rimas, prosas, versos, entre outros; - Proporcionar atividades artísticas em que o aluno tenha oportunidade de expressar seus sentimentos; - Trabalhar com DVD , filmes, contação de história, fábulas, leituras de imagens e livros literários; - Promover dinâmicas de sensibilização; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
36. 3 - Desenvolvendo o conhecimento e a sensibilidade através da Arte 3.2- Desenvolver o conhecimento da História da Arte - Trabalhar com textos informativos sobre a História da Arte; - Promover pesquisas, no laboratório de informática da escola, sobre os vários tipos de Arte; - Trabalhar com gravuras que permitam ilustrar as várias manifestações artísticas desenvolvidas no município, no Brasil e no mundo; - Visitar museus, bibliotecas escolares, memoriais, praças, igrejas, entre outros; - Apresentação de vídeos, DVDs e livros sobre a história da arte; - Proporcionar pesquisa de campo sobre a vida de artistas regionais; - Promover Feira de Cultura Regional, aberta a comunidade; - Propiciar estudos sobre compositores e cantores famosos e atuais; - Promover Festival de Músicas e Danças Folclóricas; - Confeccionar painéis de acordo com a cultura regional; Desenvolver oficinas de leitura de imagens. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
37. 3 - Desenvolvendo o conhecimento e a sensibilidade através da Arte 3.3 – Estimular nos alunos atitudes e habilidades para que possam criar e agir de modo crítico e responsável diante das expressões artísticas e culturais encontradas ao seu redor. - Promover atividades de desenhos a partir da observação de diversas cenas, pessoas e objetos elencados pelos alunos; - Confeccionar painéis de acordo com a cultura regional, representada pela dança e música; - Traçar uma linha de tempo sobre os diversos gêneros musicais; - Realizar excursões pela cidade e museus, para conhecer o patrimônio artístico e cultural; - Incentivar os alunos a participar de eventos culturais em seu meio social, e a preservar o patrimônio artístico cultural; - Conhecer o patrimônio artístico e os artistas da cidade,criando espaços e oportunidades de contato direto com artistas da cidade; - Visitar oficinas de artesanatos; - Incentivar as produções artesanais; - Incentivar pesquisas na internet, sobre obras artísticas e biografia de artistas para serem socializadas em sala de aula e analisá-las; - Promover oficinas de teatro, música, dança, desenho, entre outras; - Desenvolver atitudes e valores humanos por meio de desenho artístico. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
38. 3 - Desenvolvendo o conhecimento e a sensibilidade através da Arte 3.4 - Descobrir o que há de melhor no aluno para torná-lo consciente de seus valores e para cultivar e desenvolver seus dons artísticos. - Desenvolver atividades diversificadas para conhecimento das habilidades artísticas dos alunos; - Realizar sondagem junto aos alunos com vistas a conhecer as preferências em relação à arte; - Promover concurso de desenhos; - Realizar apresentações artísticas; - Trabalhar com pinturas variadas: tela, tecido, madeira entre outras; - Elaborar projetos com vista a descobrir talentos, na música, dança, teatro e desenho; - Promover concurso de slogan; - Incentivar a participação dos alunos em festivais de música, dança, teatro, desenho entre outros; - Construir charges; - Desenvolver oficinas variadas de arte. - Promover passeios a museus, bibliotecas, teatros, igrejas, entre outros; - Elaborar projetos artísticos junto aos alunos, com ações e atividades a serem vivenciadas dentro e fora da escola; - Utilizar material reciclável e sucatas para confecção de trabalhos artísticos livres; - Confeccionar mural sobre artes atuais que estão causando impacto na sociedade brasileira e internacional. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
39. 3 - Desenvolvendo o conhecimento e a sensibilidade através da Arte 3.5- Desenvolver o potencial intelectual e melhorar a qualidade de vida dos alunos . - Estimular os alunos a irem ao teatro, cinemas, festivais de música e danças, entre outros; - Trabalhar textos e musicas, com análise de seus conteúdos e de suas mensagens; - Desenvolver oficinas de artes plásticas e visuais, articulando percepção, imaginação, memória, sensibilidade e reflexão, valorizando a habilidade de cada aluno; - Realizar passeios com os alunos ao teatro, cinema e patrimônios históricos; - Desenvolver atividades de manuseio de diferentes materiais, percebendo marcas, formas e texturas, explorando o espaço físico e a construção por meio de produtos variados do mini mercado; - Propor literatura de cordel, editando livro com as produções da turma. - Desenvolver dinâmicas que possibilitem ao aluno o autoconhecimento e a elevação da autoestima; - Promover palestra de autoestima; - Desenvolver junto aos alunos oficinas sobre valorização pessoal; - Incentivar os alunos a falarem um pouco de si e seus sonhos; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
40. 3 - Desenvolvendo o conhecimento e a sensibilidade através da Arte 3.6- Dar atenção, cortesia oferecendo um ambiente favorável a construção da autoestima dos alunos, questionando o estresse, o medo e ansiedade. - Promover rodas de conversas onde os alunos possam expressar seus anseios e pretensões; - Estabelecer parceria com psicólogos para realização de palestra sobre autoestima, medo e ansiedade; - Desenvolver projetos voltados para a construção de valores; - Promover dinâmicas grupais que envolvam a Arte e a Cultura. - Desenvolver oficinas objetivando a valorização do ser humano e suas limitações; - Valorizar a diversidade estética e artística, por meio da observação da arte em geral, produzida pelos colegas; - Promover recital de poesias e entrevistas com artistas da região; - Trabalhar textos voltados para a sensibilidade, valores morais e espirituais; - Realizar excursões a museus, igrejas, aterros sanitários, praças entre outros; - Confecção de cartões de mensagens a serem socializados com os colegas; - Propiciar momentos de contação de história, leitura de imagens e pintura como expressão dos sentimentos; - Proporcionar momentos de troca de informações, em que o aluno fale um pouco de si e de sua família. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
41. 3 - Desenvolvendo o conhecimento e a sensibilidade através da Arte 3.7- Valorizar sentimentos afetivos e cultivar a sensibilidade, mediante as expressões de Cultura e Arte encontradas em seu entorno e nos livros específicos. - Estimular a produção de canções, paródias, poemas e acrósticos e posteriormente socializá-la por meio de um festival, organizado pelos alunos; - Proporcionar a realização de trabalho livre pelos alunos, por meio da utilização de recursos variados escolhido pelos mesmos; - Visitar espaços culturais; - Promover aulas e estimular o conhecimento da dança em seus vários ritmos e culturas; - Desenvolver oficinas e projetos de artes cênicas; - Realizar atividades de colagem, dobradura, sucata e pintura e outros trabalhos manuais; - Buscar parcerias com a comunidade escolar para o desenvolvimento de trabalhos artísticos; - Realizar atividades lúdicas e práticas; -Trabalhar com recursos diversificados e interessantes; - Desenvolver dinâmicas para que alunos manifestem seus gostos culturais e artísticos; - Explorar manifestações artísticas como a dança e a música; - Valorizar e estimular o educando a participar de atividades de socialização. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
42. 3 - Desenvolvendo o conhecimento e a sensibilidade através da Arte 3.8- Promover a melhoria do ensino da arte nas turmas do PROETI. - Promover momentos de apreciação de obras de arte, por meio de visitas a museus e igrejas e lojas de artesanato; - Realizar excursões, passeios que possibilitem aos alunos observarem obras de arte em locais fechados e praças públicas; - Analisar obras de artes; - Palestra de profissionais da arte, abordando temas de interesse dos alunos; - Criar espaços na escola para os alunos expressarem livremente por meio da dança , música, pintura, produções literárias, sarau de poesia, desenho e teatro; - Desenvolver oficinas de dobraduras, tangran, fantoches a serem utilizados para contação de histórias; - Trabalhar mesa redonda, debates, roda de conversa sobre a importância da arte; - Dramatizar obras literárias. - Utilizar dinâmicas diferenciadas de leitura que favoreçam as manifestações de opiniões; - Realizar, semanalmente, roda de conversa sobre temáticas escolhidas pelos alunos; - Trabalhar o envolvimento dos alunos por meio da produção de textos coletivos; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
43. 3 - Desenvolvendo o conhecimento e a sensibilidade através da Arte 3.9 - Possibilitar aos alunos a construção de conhecimentos que interajam com sua emoção, através do pensar, do apreciar e do fazer Arte. - Propor atividades que estimulem e valorizem a participação dos alunos em diversas situações vividas em salas de aulas e na sociedade; - Trabalhar de forma interdisciplinar; - Acessar sites sobre a arte de artistas famosos para explorar sua história; - Promover visitas a museus, bibliotecas públicas, memoriais, exposições de fotografias e obras de arte; - Desenvolver projetos interdisciplinares; - Realizar oficinas de arte, utilizando de recursos encontrados na região como argila, flores, sementes entre outros; - Trabalhar com jogos diversificados e confeccionados pelos alunos; - Promover festival de música, organizado com os alunos; - Desenvolver dinâmicas de apresentação e integração; - Realizar rodinha de conversa diariamente; - Trabalhar jogos que permitam o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático como: xadrez, dama, quebra cabeça, entre outros; - Desenvolver atividades artísticas em grupo, explorando a criatividade de cada um; - Promover jogos cooperativos; - Propiciar atividades de dramatização, música, dança, objetivando oportunizar a criatividade e a sociabilidade. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
44. 3 - Desenvolvendo o conhecimento e a sensibilidade através da Arte 3.10 – Proporcionar, sempre, a vivência e a reflexão sobre a arte, que deverão se expandir para diferentes áreas do conhecimento. - Resgatar músicas, danças, brincadeira de queimada, boca de forno, pique esconde, entre outras; - Promover aulas de capoeira; - Estimular os alunos a criar e confeccionar jogos pedagógicos a serem utilizados pelos professores; - Pesquisar brincadeiras populares; - Estabelecer a parceria com família, convidando-a a participar de eventos, contando história, cantando e dançando; - Realizar o dia da família na escola, promovendo jogos, gincanas, campeonatos, entre outros; - Promover trabalhos em equipe; - Realizar festival de Arte; - Realizar feira cultural com a participação de toda comunidade escolar; - Apresentar atividades teatrais com temas que envolvam comédia, vida familiar e sexualidade; - Trabalhar com objetos tridimensionais com vistas a modelar objetos; - Utilizar a arte como forma de expressão; - Confeccionar jogos utilizando materiais recicláveis. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
45. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação 4.1- Desenvolver a inteligência, a criatividade e a sociabilidade. - Desenvolver atividades de recreação e jogos que possibilitem aos alunos a percepção da importância do trabalho em grupo ; - Analisar as diferentes realidades sociais a partir do próprio espaço escolar; - Realizar jogos cooperativos; - Elaborar coletivamente normas de convivência; - Promover jogos de adivinhações com o objetivo de desenvolver a criatividade e o raciocínio dos alunos; - Realizar desafios sobre temáticas atuais como: Copa do mundo, Jogos Escolares, Trânsito, Ecologia; - Trabalhar jogo da memória; - Incentivar os alunos a frequentar cinemas e teatros e desenvolver oficinas de teatro; - Utilizar estratégias diversificadas e desafiadoras na elaboração das atividades a serem desenvolvidas com os alunos; - Promover gincanas, envolvendo alunos e pais ; - Realizar festival de desenho, música, dança, teatro; - Apresentar situações desafiadoras presentes no dia a dia dos alunos; - Criar lube de leitura com os alunos, como desenhar o itinerário da escola; - Propiciar momentos de construção coletiva de regras para jogos que serão vivenciados na escola; - Realizar atividades lúdicas como dança da cadeira, boca de forno, curiosidades e desafios; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
46. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação - Desenvolver dinâmicas de apresentação e integração; - Realizar atividades em grupo explorando a criatividade de cada um, como Show de Calouros; - Promover rodinhas de conversas, diariamente, sobre acontecimento e fatos atuais; - Trabalhar com jogos de dama, xadrez, peteca, totó, vôlei, futebol, entre outros. - Desenvolver o Jogo do Dado. ( p.45 Dinâmicas de Recreação e Jogos – Silvino José Fritzem. AÇÕES CONCRETAS
47. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação 4.2- Criar um espaço de convivência que proporcione aos alunos interações espontâneas e sem preconceitos. - Organizar e realizar com os alunos, oficinas de artes, teatro, música, brinquedos; - Realizar dinâmicas que intensifiquem o convívio e o respeito às diferenças; - Utilizar jogos que promovam a interação; - Trabalhar temas que abordam o preconceito, por meio de atividades leitura, debates e a realização de trabalhos artísticos; - Desenvolver atividades de dança, música e teatro; - Realizar palestras sobre temas que abordem as relações interpessoais, preconceito; - Organizar festival de dança, música, teatro e poesia junto com os alunos; - Trabalhar em grupos diversificados; - Criar momento para discutir e socializar os trabalhos realizados em sala de aula; - Organizar debates variados, em que todos tenham a oportunidade de expressar suas opiniões; - Desenvolver atividades que possibilitem o contato físico entre os alunos; -Usar e valorizar o diálogo na escola ,como instrumento de práticas interativas; - Promover a construção de livro sobre dinâmicas de práticas coletivas vivenciadas pelos alunos; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
48. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação 4.3- Incentivar a valorização dos jogos e da recreação como atividade geradora de desenvolvimento emocional, social e intelectual. - Incentivar os alunos a participarem de Jogos Escolares; - Desenvolver atividades de história em quadrinhos; - Trabalhar com gráficos e tabelas a partir de resultados de jogos realizados pelos alunos; - Promover debate e júri simulado sobre acontecimentos atuais; - Realizar rodinhas de conversa para a realização a compreensão e análise de gravuras; -Trabalhar com dramatizações e brincadeiras envolvendo a expressão corporal; - Promover peças teatrais com a participação dos alunos; - Realizar concursos de música e dança entre os alunos; - Confeccionar fantoches e criar diálogo para encenação de histórias; - Construir jogos com material reciclável; - Desenvolver oficinas de confecção de jogos pedagógicos; - Realizar concurso de desenho, pintura, modelagem e dobraduras;; - Realizar festival de música, desenho e dança; - Promover palestra sobre a importância de se trabalhar o lúdico nas práticas pedagógicas; - Trabalhar com jogos diversificados; -Resgatar brincadeiras antigas de rua; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
49. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação - Desenvolver gincanas esportivas com a participação de todos os alunos; - Desenvolver os jogos: - Os Vencedores (p.53); - Futebol entre garrafas ( P.60 ); (Dinâmicas de Recreação e Jogos – Silvio José Fritzen ). - Desenvolver os jogos: No banco dos réus (p.30), Expressão de Amizade (p.53), Cara a Cara (p66) - Dinâmicas de Recreação e Jogos, Silvio José Fritzen; - Trabalhar com jogos de raciocínio lógico, banco imobiliário, xadrez, dama, quebra-cabeça e outros; - Realizar atividades esportivas variadas; - Elaborar de forma coletiva as normas de convivência a serem vivenciada em sala de aula. - Desenvolver dinâmicas de desafios em grupos, objetivando as boas relações interpessoais na escola; - Realizar gincanas, campeonatos e festivais de dama, peteca, xadrez, música, dança, teatro, entre outros; - Realizar jogos que promovam o desenvolvimento do cooperativismo, solidariedade, ética, entre outros; AÇÕES CONCRETAS BOA PRÁTICA 4.4- Construir hábitos de relações interpessoais.
50. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação - Apresentar situações-problema relacionadas ao dia a dia dos alunos para serem solucionadas em duplas ou grupos; - Desenvolver o hábito de ouvir música de ritmos lentos, orquestrados e suaves para realização de oficinas; - Realizar brincadeira de telefone sem fio, para bate papo entre os colegas; - Promover trabalhos manuais e artísticos em grupo; - Incentivar Comunicação entre os colegas por meio de carta, bilhete, MSN e Orkut; - Assistir a vídeos educativos sobre semelhança e diferença; - Desenvolver com os alunos, ginástica historiada; - Desenvolver pesquisa sobre os valores, ética, respeito; - Realizar dinâmicas de grupos sobre os “valores”; - Desenvolver a pesquisa e o intercâmbio entre os alunos da sala com os de outras turmas. AÇÕES CONCRETAS
51. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação 4.5- Desenvolver o conhecimento mútuo e a participação grupal . - Trabalhar com jogos cooperativos; - Promover dinâmica sobre autoconhecimento e conhecimento do outro; - Realizar dramatizações e brincadeiras com mímicas; - Promover rodas de conversas; - Realizar debates sobre os textos estudados, criando oportunidade para que os alunos possam identificar os fatos e colocar seus pontos de vista; - Desenvolver Projeto: Diálogo na escola; - Realizar entrevista com os professores sobre temáticas estudadas. - Planejar aulas utilizando o computador; - Consultar os Cadernos Pedagógicos do Projeto Escola de Tempo Integral para planejamento das atividades a serem desenvolvidas; - Trabalhar com jogos recreativos, tendo como suporte os cadernos Jogos e Brincadeiras, do PROETI, e estimular a confecção de brinquedos com sucatas; - Desenvolver atividades com bambolê, corda e peteca; - Utilizar o kit esportivo disponibilizado pelo Projeto Escola de Tempo Integral; - Promover palestras sobre Ética e Participação; - Desenvolver o jogo: Perguntas e respostas (p 56 ) Dinâmicas de Recreação e Jogos – Sílvio José Fritzen. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
52. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação 4.6- Construir normas de comportamento éticomoral e de combate à discriminação, junto com os alunos. - Construir regras de convivência com os alunos e aplicá-las em sala de aula; - Realizar rodas de conversa e palestras que abordem o comportamento ético e moral; - Realizar debates e dinâmicas sobre preconceito; - Assistir a filmes, cujos temas envolvam comportamento ético e moral e preconceito; - Trabalhar direitos e deveres do cidadão, no trânsito, no esporte, no dia a dia; - Estudar o Estatuto da Criança e do Adolescente, Direitos e Deveres dos Alunos estabelecidos no Regimento Escolar; - Realizar atividades envolvendo as modalidades esportivas, enfatizando a ocupação de espaços e o respeito às regras; - Promover dinâmicas diversificadas e lúdicas para trabalhar: Comportamento Ético, Moral e Discriminação; - Desenvolver Projetos Interdisciplinares sobre: Ética , Cidadania, Trânsito, Meio Ambiente; - Trabalhar os Temas Transversais; - Promover rodízio dos alunos nas atividades em grupos; - Trabalhar a questão: vencedor x vencido; - Realizar dinâmicas diversificadas que permitam aos alunos a reflexão sobre a importância da não discriminação; - Estudo de letras de músicas que falem sobre a discriminação; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
53. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação - Promover peças de teatro sobre o comportamento ético-moral no combate a discriminação; - Realizar festivais de música e dança, contemplando a pluralidade cultural; - Organizar eventos esportivos; - Realizar visitas com os alunos a orfanatos, asilos e APAE. - Promover estudos sobre o combate às drogas. - Estimular o aprendizado da Língua de Sinais; - Oportunizar a comunicação explorando a linguagem verbal e não-verbal; - Utilizar placas de sinalização dentro da escola; - Analisar os sinais de trânsito no entorno da escola; - Trabalhar brincadeiras como telefone sem fio, mímicas, adivinhações, explorando o corpo; - Realizar peças teatrais; - Desenvolver atividades de música e dança; - Promover com os alunos apresentações de histórias , por meio de diferentes formas de linguagem: poesia, dramatização, mímica, fantoches, modelagem, desenho e pintura; AÇÕES CONCRETAS BOA PRÁTICA 4.7- Desenvolver a comunicação verbal e não-verbal.
54. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação - Utilizar baú de textos com os diversos gêneros textuais; - Promover excursão ao cinema para assistir a filmes com cenas mudas: Charles Chaplin, entre outros; - Trabalhar a placas de sinais de trânsito, e outras placas, ícones e símbolos; - Estimular a transmissão de; recados; - Criar e utilizar a Rádio Recreio; - Desenvolver atividades com histórias em quadrinhos, em que o aluno criará o diálogo de acordo com os personagens; - Trabalhar com parlendas, paródias, campeonato de adivinha, debates, trava-línguas, leitura de imagens e mímicas. - Promover momentos de leitura de textos em tirinha - Desenvolver os jogos: O Semáfaro (p.16), Jogo da Criatividade (p.20), Uma história sem fim (p.24), A Mensagem telefônica (p.31), O Jogo das cadeiras (p. 33), Contar histórias (p.34), Os pombos voam (P.37), do livro Dinâmicas de Recreação e Jogos – Sílvio José Fritzen; - Desenvolver brincadeiras envolvendo a mímica como: Seguindo o Mestre. AÇÕES CONCRETAS
55. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação 4.8- Descobrir habilidades lúdicas e construir jogos e suas regras na aprendizagem de outras disciplinas. - Confeccionar jogos com os alunos que auxiliem na aprendizagem dos conteúdos trabalhados; - Propor brincadeiras e jogos que facilitem a aprendizagem dos alunos em todas as áreas do conhecimento; - Trabalhar com jogos e solicitar que os alunos criem suas próprias regras; - Promover Festival de Jogos e brincadeiras a serem utilizados em uma perspectiva interdisciplinar; - Criar estratégias diferenciadas e lúdicas na consolidação das habilidades da leitura e da escrita em todos os conteúdos; - Elaborar atividades interdisciplinares por meio de oficinas de jogos e brincadeiras; - Realizar com alunos excursões a um jogo de futebol, a um estádio, para assistir a jogo de futebol, com o objetivo de observar as regras do jogo; - Desenvolver projeto interdisciplinar sobre jogos e brincadeiras; - Construir jogos com sucatas e materiais recicláveis, como perna de pau, boliche, pé de lata, telefone sem fio e outros; - Elaborar regras de jogos e brincadeiras de forma coletiva; - Criar normas de comportamento coletivamente; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
56. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação 4.9- Dar evasão ao excesso de energia e aumentar a capacidade mental. - Criar atividades para o desenvolvimento da expressão corporal como: dança ,teatro e esporte; - Promover jogos, brincadeiras e outras atividades que envolvam competição e interação entre os alunos; - Realizar Campeonatos de futebol, vôlei, basquete e handebol; - Promover Olimpíadas da Matemática e de todos os conteúdos; - Incentivar a prática de capoeira e outras danças; -Desenvolver dinâmica de relaxamento com música instrumental; - Trabalhar com jogos de xadrez e dama, objetivando o desenvolvimento da concentração dos alunos nas atividades escolares; - Criar jogos e elaborar regras para a execução do mesmo; - Realizar atividades de cálculos orais; - Promover desafios matemáticos; - Desenvolver atividades físicas; - Realizar dinâmica que desenvolva a expressão corporal; - Sensibilizar os alunos da importância de se praticar exercícios diários; - Promover momento de relaxamento; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
57. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação 4.10- Desenvolver a capacidade de dialogar com pessoas ao seu redor. - Realizar pesquisa de campo, com vistas a entrevistar os moradores mais antigos da comunidade em que a escola está inserida; - Promover a Roda da Novidade, onde os alunos estarão socializando suas experiências; - Propiciar debates sobre temáticas que sejam do interesse dos alunos; - Trabalhar com história em quadrinhos; - Desenvolver momentos de leitura em que os alunos possam relatar histórias de livros lidos; - Fazer entrevista com os profissionais da escola e membros da comunidade sobre temáticas a serem sugeridas pelos alunos; - Trabalhar com jogos em grupo; - Promover dramatizações; - desenvolver atividades que permitam o diálogo; - Criar o diário de bordo da turma; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
58. 4 - Aprendendo por meio de Jogos e Recreação 4.11- Utilizar os materiais disponibilizados pela SEE nas atividades lúdicas com os alunos. - Planejar oficinas utilizando a Matriz Curricular do PROETI, Cadernos da SEE/CEALE, como material de apoio; - Utilizar o Caderno 1 e 2 sobre Jogos e Recreação disponibilizados aos professores de Educação Física do PROETI; - Desenvolver atividades utilizando o Kit de Material Esportivo: mesa de totó, ping-pong, cama elástica e jogo de xadrez, dama, bambolês, colchonetes, bastões, bolas, entre outras, disponibilizado na escola; - Trabalhar com fantoches, material dourado, blocos lógicos, tangran, lego, entre outros; - Planejar atividades de jogos matemáticos na sala de informática, pátio, campo esportivo; - Organizar jogos recreativos, tais como xadrez e dama; - Acessar o Ambiente Virtual do PROETI; - Promover campeonatos de totó, ping-pong, dama e xadrez. A organização ficará por conta dos alunos como também as regras: quem joga , arbitra organiza, decide. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
59. 5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.1- Conhecer o próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis de como um dos aspectos básicos da qualidade de vida. - Solicitar que os alunos façam o desenho do próprio corpo humanos, compará-lo com o do colega, identificando semelhanças, diferenças entre os corpos desenhados, falando dos hábitos saudáveis que cada um costuma praticar para manter o corpo em boa forma ; - Promover debates sobre a valorização do corpo humano; - Trabalhar com os alunos formação de bons hábitos e saúde; - Estimular as crianças a praticarem exercícios físicos; - Promover palestras em parceria com os profissionais da área da saúde e de esporte; - Fazer o mapeamento do corpo humano; - Utilizar o espelho para identificar seu próprio corpo; - Formar grupos de estudos entre os alunos, com a orientação do professor para pesquisar e informar-se sobre sexualidade, valorização do corpo, hábitos de higiene; - Pesquisar e divulgar junto à escola e comunidade hábitos alimentares e de higiene importantes para conservação da saúde; - Trabalhar com os alunos textos informativos, vídeos e promover palestras sobre hábitos saudáveis de vida; -Desenvolver atividades de análise das reações do corpo humano, após a realização de exercícios físicos; - Ler com os alunos a poesia “O meu corpo, Ruth rocha. São Paulo: Melhoramentos. 2000. Após ler o texto, procurar as palavras, que são nomes de partes do corpo, contornando-os. Em seguida, fazer a ilustração do texto lido. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
60. 5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.2- Zelar pelos hábitos de higiene indispensáveis à saúde dos alunos. - Manter as janelas e porta da sala sempre aberta; - Realizar oficinas sobre hábitos alimentares e de higiene; - Convidar especialistas da saúde e esporte para fazerem palestras sobre hábitos de saúde, e higiene e de prevenção; - Realizar oficinas de formação pessoal; - Confeccionar cartazes com os alunos que estimulem a conscientização da importância dos bons hábitos de higiene. - Conversar com os alunos informalmente e com frequência sobre hábitos alimentares e de higiene; - Estabelecer parcerias com dentistas, psicólogos e agentes da saúde, para a realização de campanhas; palestras sobre hábitos de higiene indispensáveis á saúde, com a participação de toda a comunidade escolar; - Trabalhar com textos informativos: Educação e Saúde; - Assistir a vídeos educativos; - Promover dramatizações sobre higiene e saúde; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
61. 5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene - Desenvolver oficinas sobre formação de hábitos de higiene e saúde; - Trabalhar saneamento básico, como também as políticas públicas voltadas para esses serviços; - Realizar exposições de cartazes contendo os diversos hábitos alimentares e sua importância na vida dos seres humanos. - Montar com os alunos um mural de gravura de pessoas realizando atividades que proporcionam saúde; - discutir com os alunos hábitos básicos de higiene, indispensáveis a saúde como: Tomar banho todos os dias, com sabonete; Usar sempre o fio dental; Lavar as mãos antes das refeições, depois de usar o banheiro e quando voltar da rua; Tomar água filtrada; Manter as unhas limpas e cortadas; Dormir cerca de oito horas por dia, em quarto limpo e arejado; Caminhar, fazer exercícios e praticar esportes. AÇÕES CONCRETAS
62. 5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.3- Valorizar a alimentação como fonte de saúde física, bem - estar e energia. - Orientar os alunos quanto às atitudes ao se alimentar: mastigar bem os alimentos, comer devagar, utilizar de forma correta os talheres e pratos, não falar de boca cheia; - Orientar sobre a importância de uma alimentação saudável; - Identificar os alimentos ricos em carboidratos, proteínas e vitaminas; - Analisar o cardápio da merenda escolar e do almoço do PROETI servido na escola, fazendo o levantamento da quantidade e qualidade de gêneros alimentícios consumidos; - Pesquisar o valor nutricional dos alimentos; - Desenvolver oficinas sobre o valor nutricional dos alimentos; - Trabalhar com os alunos a formação de bons hábitos de alimentação por meio da leitura de textos informativos, livros, vídeos educativos, entre outros; - Convidar nutricionista para ministrar palestra sobre a importância de se alimentar bem; - Confeccionar mural com desenhos ou gravuras de alimentos ricos em proteínas e vitaminas; - Promover na escola a realização da Semana Saudável, com práticas esportivas, lanches, refeições especiais e sucos naturais; - Confeccionar com os alunos um personagem que represente a boa saúde física; - Incentivar os alunos a comer verduras no almoço da escola e nas refeições feitas em casa; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
63. 5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene - Realizar pesquisa na comunidade sobre os alimentos de maior consumo na comunidade, origem e os preços dos mesmos, com o objetivo de avaliar o custo de vida; - Incentivar o cultivo da horta escolar e familiar; - Evitar o consumo de guloseimas, na escola e em casa; - conscientizar os alunos da importância de comer frutas e verduras e legumes, comer ovos, feijão, carne, tomar leite. AÇÕES CONCRETAS
64. 5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.4- Valorizar a alimentação servida na escola para os alunos. - Visitar a cantina da escola com os alunos; - Manter os alunos atentos quanto ao cardápio da merenda escolar e do almoço; - Estudar os nutrientes contidos nos alimentos oferecidos na merenda escolar e a importância dos mesmos para a saúde; - Trabalhar com os alunos receitas nutritivas e desenvolver na escola, receitas trazidas de casa pelos alunos; - Orientar sobre a necessidade de uma refeição balanceada; - Construir um Livro de Receitas com os alunos e oferecê-lo às cantineiras da escola e aos pais; - Elaborar cardápio da merenda escolar dos alunos e o valor nutricional do mesmo; - Visitar a cantina da escola e entrevistar as cantineiras da escola sobre o trabalho no preparo da merenda escolar; - Convidar nutricionista para explanar sobre a importância da merenda escolar e após a palestra, confeccionar um cardápio com os alunos; - Propiciar momentos de interação entre cantineiras e alunos; - Orientar sobre a conservação dos alimentos perecíveis e não perecíveis; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
65. 5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.5- Alertar os alunos sobre lixo escolar e doméstico e as consequências desastrosas de seu armazenamento incorreto. - Incentivar e ensinar a importância de fazer a coleta seletiva do lixo escolar e do lixo doméstico para preservar a natureza; - Levar os alunos para observarem a coleta do lixo na escola e pesquisarem o destino do mesmo; - Promover pesquisas sobre o desequilíbrio ambiental, lixo orgânico, lixo inorgânico, saúde, saneamento e criar momentos para a discussão dos dados e resultados da pesquisa; - Trabalhar o tema Ambiente por meio de textos, vídeos e livros; - Desenvolver oficinas de reciclagem; - Visitar usinas de reciclagem do lixo ou aterro sanitário; - Realizar pesquisa de campo com vista a ter conhecimento sobre o destino do lixo da cidade; - Promover Feira de Ciências de forma interdisciplinar, intitulada: “Lugar de Lixo é no Lixo”; - Trabalhar junto aos alunos com pinturas de tambores, para coleta seletiva do lixo da escola; - Propiciar debates sobre o lixo e sua consequência para a sociedade; - Trabalhar a manutenção da limpeza da sala de aula e de todas as dependências da escola; - Exibi r o filme O Rei Leão e discutir sobre a biodiversidade, o desequilíbrio ambiental, e as formas de reversão, estabelecendo o equilíbrio entre os seres humanos. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
66. 5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.6- Transformar a sala de aula em um espaço para ações que despertem o interesse dos alunos, possibilitando a interação entre a escola e sua realidade social. - Estabelecer parceria com a família; - Discutir sobre direitos e deveres do cidadão, realizando projeto interdisciplinar; - Criar momentos de conversas informais em que os alunos possam relatar suas necessidades e anseios; - Trabalhar textos que retratem a realidade dos alunos; - Promover palestras sobre realidade social que ora vivenciamos; - Elaborar texto referente à família: descrição da moradia, dos membros que a compõe e convivência; - Realizar projetos interdisciplinares sobre a escola e seu entorno; - Realizar gincanas sobre direitos e deveres do cidadão; - Trabalhar valores, respeito, colaboração, ética e cidadania. - Conscientizar e elaborar combinados com os alunos para as boas atitudes de convivência: falar baixo, manter a sala limpa, as janelas abertas, as carteiras organizadas e conservadas, usar a lixeira. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
67. 5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.7- Sensibilizar os alunos para agirem de modo responsável na preservação do patrimônio púbico . - Construir, com os alunos, pais, placas, sugerindo a conservação do patrimônio público e fixá-las em locais públicos, na comunidade; - Desenvolver projetos interdisciplinares que visem à limpeza, conservação e os cuidados com as salas de aulas e as demais dependências da escola; - Visitar lugares públicos para identificar suas funções e a importância em preservá-los; - Elaborar combinados para a preservação do patrimônio público, tendo como foco a escola; - Confeccionar maquetes de lugares públicos e realizar exposição das mesmas em feira cultural; - Promover uma enquete com os alunos, para que eles proponham ações de como preservar o patrimônio público; - Realizar concursos de musicais que falem sobre a importância da valorização e da conservação do patrimônio público; - Confeccionar cartazes e faixas a serem fixados sobre a importância de sua preservação e conservação da escola, fixá-los no pátio ou em local visível a todos; - Zelar pela conservação dos jardins e praças da escola e comunidade; - Trazer para discussão em sala de aula notícias de jornais, revistas sobre atos de vandalismo cometidos no patrimônio público. - Pesquisar sobre os bens móveis e imóveis do município. (patrimônio). BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
68. 5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.8- Promover o engajamento dos pais e comunidade escolar nas atividades desenvolvidas com os alunos. - Promover jogos, gincanas e campeonatos com a participação da família; - Promover peças teatrais na escola com a presença de toda a comunidade; - Propiciar abertura da escola nos finais de semana para a realização de atividades esportivas e culturais; - Promover o dia da Família na Escola; - Desenvolver oficinas de artesanato, dança, música, entre outras, com a participação dos pais; - Promover plantões pedagógicos com a participação da família; - Realizar mutirão para pequenos reparos com a participação de pais e comunidade; - Realizar Feira Cultural aberta aos pais e comunidade escolar. - Promover jogo de futebol, entre os pais de alunos, na escola; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
69. 5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.9- Conscientizar os alunos para a importância da limpeza e conservação do ambiente escolar. - Criar combinados com os alunos para conservação da limpeza da escola; - Promover palestra sobre a importância de se conviver em um ambiente limpo; - Desenvolver com os alunos projetos de melhoria da limpeza na escola; - Valorizar os responsáveis pela limpeza da escola; - Propor estudo de textos diversificados sobre importância da limpeza e conservação do ambiente escolar; - Criar com os alunos, ações de conservação da limpeza da escola; - Confeccionar lixeiras, para serem colocadas nas salas de aulas e em alguns locais da escola e cartazes de boas maneiras; - Promover gincanas para a conservação da limpeza da escola; - Desenvolver projetos interdisciplinares sobre conservação do ambiente escolar; - Assistir a vídeos educativos; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
70. 5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.10- Associar o conhecimento científico às práticas sociais dos alunos do PROETI. - Promover Feira de Ciências e exposição de trabalhos realizados em sala de aula, pelos alunos; - Realizar gincanas, campeonatos e festivais com a participação da família; Promover rodas de conversa que possibilitem aos alunos expressarem suas opiniões e idéias sobre assuntos estudados; - Trabalhar com júri simulado, debates sobre temáticas sugeridas pelos alunos; - Desenvolver dinâmicas de interação com os alunos; - Realizar leitura de livros literários abordando temas de interesses dos alunos, realizando debates, encenações; - Incentivar o aluno a produzir sua autobiografia e socializá-la com a turma; - Elaborar um jornal em sala de aula, para os alunos publicarem notícias da sala e da comunidade onde a escola está inserida; - Desenvolver jogos diversificados que promovam a conscientização dos alunos sobre a importância do saber ouvir e o respeito à fala do colega; - Promover trabalhos em grupo visando à maior interação entre os alunos; - Utilizar atividades diversificadas e lúdicas que promovam maior envolvimento dos educandos de forma crítica e participativa. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
71. 5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.11- Valorizar as opiniões dos alunos para que tenham disponibilidade para ouvir idéias e os argumentos do outro, para rever os próprios pontos de vista. - Promover momentos de relatos de experiências; - Apresentar filmes aos alunos e em seguida promover análise dos mesmos, oportunidade em que os alunos expressarão suas opiniões, ouvindo os colegas e consensarão pareceres; - Promover debates sobre temáticas de interesse dos alunos, sobre temas estudados, livros lidos; - Estimular a comunicação entre professor/aluno e aluno/aluno, para que possam se fazer ouvir e ouvir o outro; - Incentivar a livre expressão; - Realizar trabalhos em dupla e em grupo; - Apresentar peças teatrais; - Propiciar atividades que contemplem o diálogo entre os alunos, professores, família; - Promover atividades que promovam a elaboração de regras de jogos e brincadeiras, de combinados, de plano para ações a serem desenvolvidas. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
72. 5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.12- Reforçar o desenvolvimento de estilos interessantes de vida e oferecer opções viáveis e interessantes para a prática de ações que promovam a saúde. - Promover debates sobre educação e saúde; - Criar um jornalzinho: ”Saúde é Tudo” - Desenvolver projetos interdisciplinares sobre Hábitos Saudáveis; - Realizar momentos de palestras a serem ministradas pelos profissionais da saúde; - Promover caminhada ecológica; - Propiciar prática de esportes, danças e outras expressões corporais e artísticas que favoreçam a saúde e o bem estar; - Realizar atividades diversificadas e lúdicas sobre Qualidade e Valorização da Vida; - Incentivar o estudo das letras de músicas que tenham por tema drogas, violência, preconceito; - Organizar rodas de conversas, para os alunos falarem sobre seu meio social; - Propor estudos de casos sobre pessoas viciadas em drogas; - Promover leitura e discussão de textos informativos; - Trabalhar autoestima, conceitos, valores, por meio da promoção de gincanas e outras atividades; - Elaborar projetos sobre valores; - Promover ações que visem à participação da família, possibilitando maior conhecimento dos alunos e seus hábitos, das relações familiares e com a comunidade, troca de experiências, divulgação e formação de valores e atitudes. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
73. 5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.13- Trabalhar e desenvolver ações de cunho pedagógico, de maneira interdisciplinar, de prevenção ao uso de drogas. - Apresentar filmes, documentários e vídeos educativos que favoreçam a formação do sujeito, de valores e atitudes; - Promover gincanas sócio-educativas; - Estimular atividades como rodas de conversas, para os alunos expressarem suas crenças, valores e sonhos; - Desenvolver Projetos Interdisciplinares, objetivando o conhecimento, conscientização e combates as drogas; - Estabelecer parceria com o PROERD. - Promover palestras sobre drogas; - Estudar e analisar documentários de pessoas que já usaram drogas; - Promover Campanha: “Não às Drogas”; - Realizar passeatas de conscientização sobre o uso maléfico das drogas; - Realizar seminários com a participação da policia militar e agentes da saúde, entre outros profissionais, cujo temas sejam as drogas, seus malefícios e sobre as doenças decorrentes de seu uso; - Exposição de cartazes, trabalhos, pesquisas, elaborados nos projetos sobre drogas, seus malefícios e sobre doenças decorrentes de seu uso; - Desenvolver na escola o PEAS. BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
74. 5 - Desenvolvendo Bons Hábitos Sociais e de Higiene 5.14- Ajudar os alunos a construir sua personalidade, pois, ninguém se constrói sozinho. - Trabalhar textos informativos sobre personalidade, cidadania, ética, valores; - Promover debates sobre sexualidade, relações humanas; - Implantar e implementar na escola o Programa de Educação Afetivo Sexual; - Realizar oficinas sobre direitos e deveres, tendo por instrumento a Declarações dos Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente e Regimento escolar; - Promover palestra sobre Ética, cidadania; - Realizar atividades diversificadas sobre solidariedade, companheirismos, amor ao próximo e respeito; - Promover trabalhos em grupo objetivando o desenvolvimento do espírito cooperatividade, da solidariedade e da fraternidade entre os alunos; - Estimular o trabalho em equipe; - Desenvolver brincadeiras e jogos que estimulem o diálogo entre os alunos; - Ampliar as discussões sobre os Temas Transversais em sala de aula; - Fortalecer a parceria entre Escola e Família; - Realizar momentos cívicos; BOA PRÁTICA AÇÕES CONCRETAS
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "
sábado, 15 de junho de 2013
Projeto Supermercado
PLANEJAMENTO PARA TRABALHAR NO MAIS EDUCAÇÃO
Objetivo Geral: Trabalhar matemática e valores monetários e sociais de uma forma lúdica.
Objetivos específicos: • Construir um supermercado, com matérias recicláveis fornecidos pelos próprios alunos e provenientes da região da escola; • Desenvolver raciocínio lógico matemático; • Possibilitar a vivência de situações envolvendo o sistema monetário;
JUSTIFICATIVA: Este trabalho foi elaborado inicialmente para as turmas de 3° e 4°anos do projeto
MAIS EDUCAÇÃO- juntamente com o instituto Bosch. Uma vez queboa parte dos alunos, necessita de motivação diferenciada, trabalhando a auto-estimae a afetividade, dentro da realidade dos alunos e fomentando o exercício da cidadaniae a sustentabilidade através do conceito de consumo consciente.Estratégias: • Pesquisa de preços de produtos utilizando folhetos de supermercados e mercearias inclusive do próprio bairro; • Pesquisa de preços e comparação de valor; • Criar situações de vivência, simulando um supermercado, estimulando a interação entre os alunos, assumindo os diversos papeis envolvidos (consumidor, caixa etc...)
.MATERIAL UTILIZADO • Encartes de supermercados; • Embalagens de produtos de supermercado;
• Cédulas de dinheiro (Brinquedo).
ANEXO
ETAPAS DO PROJETO
Grupo 1 Será o grupo responsável por encher as “prateleiras” do supermercado. Seus integrantes deverão recolher latas de refrigerante, embalagens vazias de vários produtos e tudo o mais que conseguirem.Lembrando-se de que as embalagens vazias devem ser lavadas e depois serem recheadas com jornais, por exemplo. Quanto mais produtos, mais possibilidades de compras para os clientes! O grupo deve procurar diversificar ao máximo os produtos.Grupo 2 Será o grupo responsável por determinar os valores dos produtos e criar etiquetas para eles. A comunicação entre o grupo 1 e o grupo 2 precisa estar bem sintonizada. À medida que o grupo 1 for conseguindo os produtos, deve entregá-los ao grupo 2, a fim de que o trabalho com as etiquetas comece a ser feito. Os integrantes devem pesquisar o preço dos produtos nos supermercados da região onde moram,para que esses valores estejam de acordo com a realidade.Grupo 3 Esse grupo deverá criar cartazes de promoção para o supermercado da turma. Eles devem combinar, com o grupo 2, que produtos serão colocados em oferta.É importante que o preço dos produtos escolhidos esteja realmente mais baixo que o normal. O grupo deve observar como isso geralmente é feito nos supermercados da região em que moram e criar cartazes atraentes. Seria interessante, também, elaborar um cartaz com o nome do supermercado para colocar, por exemplo, na porta da sala.Grupo 4 Formará a equipe de funcionários do supermercado. A tarefa desse grupo éorganizar as mesas que funcionarão como caixas e se preocupar, por exemplo, com olugar onde o dinheiro ficará. Esse grupo precisará ter várias cópias de cédulas e moedas para conseguir atender os clientes. Os integrantes devem combinar, por exemplo, que estratégia será utilizada quando não houver dinheiro disponível para
fornecer o troco necessário. Calculadoras podem ser utilizadas para fazer as operações.Fique Ligado em Matemática | Editora Fapi. Complete o quadro a seguir, registrando algumas decisões importantes para a organização do supermercado da turma. Esses registros devem ser o resultado de uma conversa entre você e seus colegas, auxiliados pelo professor.Organizando o supermercado da turma .Qual será o nome do supermercado?Quanto cada cliente terá para fazer as compras?Quanto em dinheiro cada operador de caixa terá inicialmente para dar o troco?Como será organizada a preparação das notas e das moedas? As notas poderiam ser coladas em um papel mais resistente. As moedas poderiam ser afixadas em tampinhas de refrigerante.Como será a distribuição do dinheiro confeccionado?O que os clientes farão com os produtos que comprarem?Ao final da atividade, qual será o destino desses produtos?Que tal reservarem sacolas para colocar as compras?Dica: Os clientes do supermercado podem, primeiramente, ser os membros dosgrupos 1, 2 e 3. Depois, outras pessoas podem ser convidadas para participar dessa atividade.
20Ao final da atividade de compras no supermercado, reúnam-se em grupos de quatro alunos e registre nos quadros a seguir o que se pede.Educador(a), com os registros feitos, discuta as informações com toda a turma.Registro dos operadores de caixa .O que você achou mais difícil na hora de dar os trocos?Que estratégias você utilizou para ter em seu caixa cédulas e moeda que facilitassem os trocos?Em que momento é interessante utilizar as moedas de R$ 0,25?Em que momentos não é interessante utilizar anota de R$ 2,00?Em que situações você pediu ao cliente uma cédula ou moeda para facilitar o troco?Registro dos clientes .Que produtos você comprou?Quanto você gastou?Enquanto estava fazendo as compras, você fez mentalmente o cálculo do valor total dos seus gastos?Com quais cédulas e/ou moedas você fez o pagamento? Você se preocupou em facilitar o troco?
AVALIAÇÃO
Durante a execução das etapas citadas, foi possível observar o grande interesse dos alunos, que interagiram de forma bastante participativa, contribuindo com ideias e propondo situações inusitadas que retratam muitas vezes as experiências por eles vividas. Também foi bastante nítido o aumento do interesse dos alunos em relação à matemática que pôde ser abordada de forma mais lúdica e atrativa. Esta atividade de monstra que o uso de “ferramentas” que estimulem a participação e a criatividade dos alunos, dentro de suas perspectivas e realidades, favorece o aprendizado e adisciplina.
PLANEJAMENTO PARA TRABALHAR NO MAIS EDUCAÇÃO
Objetivo Geral: Trabalhar matemática e valores monetários e sociais de uma forma lúdica.
Objetivos específicos: • Construir um supermercado, com matérias recicláveis fornecidos pelos próprios alunos e provenientes da região da escola; • Desenvolver raciocínio lógico matemático; • Possibilitar a vivência de situações envolvendo o sistema monetário;
JUSTIFICATIVA: Este trabalho foi elaborado inicialmente para as turmas de 3° e 4°anos do projeto
MAIS EDUCAÇÃO- juntamente com o instituto Bosch. Uma vez queboa parte dos alunos, necessita de motivação diferenciada, trabalhando a auto-estimae a afetividade, dentro da realidade dos alunos e fomentando o exercício da cidadaniae a sustentabilidade através do conceito de consumo consciente.Estratégias: • Pesquisa de preços de produtos utilizando folhetos de supermercados e mercearias inclusive do próprio bairro; • Pesquisa de preços e comparação de valor; • Criar situações de vivência, simulando um supermercado, estimulando a interação entre os alunos, assumindo os diversos papeis envolvidos (consumidor, caixa etc...)
.MATERIAL UTILIZADO • Encartes de supermercados; • Embalagens de produtos de supermercado;
• Cédulas de dinheiro (Brinquedo).
ANEXO
ETAPAS DO PROJETO
Grupo 1 Será o grupo responsável por encher as “prateleiras” do supermercado. Seus integrantes deverão recolher latas de refrigerante, embalagens vazias de vários produtos e tudo o mais que conseguirem.Lembrando-se de que as embalagens vazias devem ser lavadas e depois serem recheadas com jornais, por exemplo. Quanto mais produtos, mais possibilidades de compras para os clientes! O grupo deve procurar diversificar ao máximo os produtos.Grupo 2 Será o grupo responsável por determinar os valores dos produtos e criar etiquetas para eles. A comunicação entre o grupo 1 e o grupo 2 precisa estar bem sintonizada. À medida que o grupo 1 for conseguindo os produtos, deve entregá-los ao grupo 2, a fim de que o trabalho com as etiquetas comece a ser feito. Os integrantes devem pesquisar o preço dos produtos nos supermercados da região onde moram,para que esses valores estejam de acordo com a realidade.Grupo 3 Esse grupo deverá criar cartazes de promoção para o supermercado da turma. Eles devem combinar, com o grupo 2, que produtos serão colocados em oferta.É importante que o preço dos produtos escolhidos esteja realmente mais baixo que o normal. O grupo deve observar como isso geralmente é feito nos supermercados da região em que moram e criar cartazes atraentes. Seria interessante, também, elaborar um cartaz com o nome do supermercado para colocar, por exemplo, na porta da sala.Grupo 4 Formará a equipe de funcionários do supermercado. A tarefa desse grupo éorganizar as mesas que funcionarão como caixas e se preocupar, por exemplo, com olugar onde o dinheiro ficará. Esse grupo precisará ter várias cópias de cédulas e moedas para conseguir atender os clientes. Os integrantes devem combinar, por exemplo, que estratégia será utilizada quando não houver dinheiro disponível para
fornecer o troco necessário. Calculadoras podem ser utilizadas para fazer as operações.Fique Ligado em Matemática | Editora Fapi. Complete o quadro a seguir, registrando algumas decisões importantes para a organização do supermercado da turma. Esses registros devem ser o resultado de uma conversa entre você e seus colegas, auxiliados pelo professor.Organizando o supermercado da turma .Qual será o nome do supermercado?Quanto cada cliente terá para fazer as compras?Quanto em dinheiro cada operador de caixa terá inicialmente para dar o troco?Como será organizada a preparação das notas e das moedas? As notas poderiam ser coladas em um papel mais resistente. As moedas poderiam ser afixadas em tampinhas de refrigerante.Como será a distribuição do dinheiro confeccionado?O que os clientes farão com os produtos que comprarem?Ao final da atividade, qual será o destino desses produtos?Que tal reservarem sacolas para colocar as compras?Dica: Os clientes do supermercado podem, primeiramente, ser os membros dosgrupos 1, 2 e 3. Depois, outras pessoas podem ser convidadas para participar dessa atividade.
20Ao final da atividade de compras no supermercado, reúnam-se em grupos de quatro alunos e registre nos quadros a seguir o que se pede.Educador(a), com os registros feitos, discuta as informações com toda a turma.Registro dos operadores de caixa .O que você achou mais difícil na hora de dar os trocos?Que estratégias você utilizou para ter em seu caixa cédulas e moeda que facilitassem os trocos?Em que momento é interessante utilizar as moedas de R$ 0,25?Em que momentos não é interessante utilizar anota de R$ 2,00?Em que situações você pediu ao cliente uma cédula ou moeda para facilitar o troco?Registro dos clientes .Que produtos você comprou?Quanto você gastou?Enquanto estava fazendo as compras, você fez mentalmente o cálculo do valor total dos seus gastos?Com quais cédulas e/ou moedas você fez o pagamento? Você se preocupou em facilitar o troco?
AVALIAÇÃO
Durante a execução das etapas citadas, foi possível observar o grande interesse dos alunos, que interagiram de forma bastante participativa, contribuindo com ideias e propondo situações inusitadas que retratam muitas vezes as experiências por eles vividas. Também foi bastante nítido o aumento do interesse dos alunos em relação à matemática que pôde ser abordada de forma mais lúdica e atrativa. Esta atividade de monstra que o uso de “ferramentas” que estimulem a participação e a criatividade dos alunos, dentro de suas perspectivas e realidades, favorece o aprendizado e adisciplina.
"Acreditar que a nossa vida não é melhor ou pior do que a de ninguém.
Nunca sentir-se maior ou menor, mas igual.
Fazer o bem sem olhar à quem e não esperar nada em troca, é uma maneira de encontrar a felicidade.
Procurar sorrir sempre, mesmo diante das dificuldades e não se envergonhar das lágrimas, diante da necessidade, é outra maneira de irmos ao encontro dela.
Ser humilde, prestar favores sem recompensas, abrir as mãos e oferecer ajuda, é uma maneira de buscar a felicidade.
Chorar e sofrer, mas lutar e procurar vencer, sem deixar o cansaço te derrotar, nem o desânimo ou o preconceito te dominar, é uma maneira de ganhar a felicidade. Aprender à defender seus ideais e a amar seus semelhantes, à conquistar seus amigos pelo que é e não pelo que queiram que seja, é mais uma maneira de abraçar a felicidade.
Saber ganhar e saber perder, é uma rara conquista, mas você consegue.
Tenha fé, acredite em Deus!!! Viva cada momento de sua vida como se fosse o último.
Faça de sua vida uma conquista de vitórias, uma virtude e aproveite tudo o que ela te der como oportunidade. Mesmo sofrendo, sofra amando. Pois é através do amor que você encontrará as chaves para abrir as portas da felicidade...''
Nunca sentir-se maior ou menor, mas igual.
Fazer o bem sem olhar à quem e não esperar nada em troca, é uma maneira de encontrar a felicidade.
Procurar sorrir sempre, mesmo diante das dificuldades e não se envergonhar das lágrimas, diante da necessidade, é outra maneira de irmos ao encontro dela.
Ser humilde, prestar favores sem recompensas, abrir as mãos e oferecer ajuda, é uma maneira de buscar a felicidade.
Chorar e sofrer, mas lutar e procurar vencer, sem deixar o cansaço te derrotar, nem o desânimo ou o preconceito te dominar, é uma maneira de ganhar a felicidade. Aprender à defender seus ideais e a amar seus semelhantes, à conquistar seus amigos pelo que é e não pelo que queiram que seja, é mais uma maneira de abraçar a felicidade.
Saber ganhar e saber perder, é uma rara conquista, mas você consegue.
Tenha fé, acredite em Deus!!! Viva cada momento de sua vida como se fosse o último.
Faça de sua vida uma conquista de vitórias, uma virtude e aproveite tudo o que ela te der como oportunidade. Mesmo sofrendo, sofra amando. Pois é através do amor que você encontrará as chaves para abrir as portas da felicidade...''
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