"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 16 de junho de 2013

Grifs de Aniversário com fundo transparente

                      


                         

           

         

              

              
          


                     

                 


  
          

Gifs Dolls sexys

                

                              

               

                              

                 

     


          

     
                                     
                                 

                       

                

                  
                         
                               

                                                  

                             

        



                              

                   

             

                          

                                     
                 

                        

          

                        

                          

                      

            

                   

MATEMÁTICA COM MATERIAL RECICLÁVEL
A educação pode ser mais viável se transpuser os muros da escola e tiver a finalidade de repensar a ação integral do ser humano, como ser dotado de inúmeras possibilidades. É fazer o aluno acreditar em seu potencial, descobrir que o conhecimento pode ser realizado em experiências diferenciadas, com sensações diversas. Através do fazer lúdico, a “brincadeira” se torna o elo fundamental na construção do conhecimento do cotidiano escolar, em especial nas escolas públicas, devido à realidade difícil de muitos alunos, que são obrigados a encarar desde cedo os problemas da vida. O ato de brincar resgata nas crianças a possibilidade do devaneio, do sonho e da alegria e a conscientização de si, da natureza e dos outros.
Os brinquedos foram desenvolvidos com material reciclado, dando oportunidade para que fossem abordados vários assuntos correlatos, como a reciclagem, a sustentabilidade e o tempo de decomposição dos materiais no meio ambiente, além de conteúdos interdisciplinares, como a fixação do conceito de bidimensionalidade e 

Lembrancinha do dia do Soldado





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Fantoches de caixa de leite em EVA

Fantoche da historia "Cachinhos Dourados"





Fonte: Revista do Professor Sassá www.edminuano.com.br

En el blog “reciclando en la escuela” encontré una actividad para reconocer números mediante un juego bastante simple, pero llamativo. Se trata de pegar las bases de los tapones de los tetra bick de leche, zumo,…  en una tablilla y escribir o pegar sobre los tapones números o lo que se os ocurra. A partir de esta maravillosa idea he creado varios juegos para trabajar las matemáticas, inglés y música. Dejo la explicación de cómo hacerlo, los ejercicios preparados y las plantillas para poder generar más.
CONSTRUCCIÓN:
Si quieres que la tabla tenga las dimensiones de una hoja A4 al objeto de imprimir actividades para realizar por los alumnos/as, tal y como en las fotografías, las dimensiones deben ser 29 cm x 10 cm.
Necesitas: tablé o cartón duro de dichas dimensiones, 10 tapones de blick de leche, zumo, sopas,… por tabla, cola de contacto en gel y si quieres decorarla para que no se vea la tabla de madera, cartulina del color que quieras.
SUGERENCIAS:
Las posibilidades de esta máquina de tampones es múltiple, puedes jugar al bingo (ver el elaborado por Marta de “reciclando en la escuela) escribiendo o pegando los números del 0 al 100 en los tapones, hasta trabajar música, inglés o cálculo, para lo cual he preparado unas plantillas para imprimir y usar.
La tira de actividades puede contener la actividad que quieras a modo de pregunta a resolver con los tapones y se recomienda plastificar para una mayor duración y fijar en la tabla mediante un par de pinzas o clic. Además de las propuestas más adelante dejamos la plantilla vacía para crear más.
PLANT. PREGUNTAS   PLANT. TAPONES
Las plantillas que he creado para trabajar en distíntas áreas las puedes descargar desde este artículo

TANGRAN - Matemática Lúdica 



Muitos conhecem o Tangran, um quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Seu nome original é: Tch i Tch iao Pan, significa as sete tábuas da argúcia. Ao contrário de outros quebra-cabeças ele é formado por apenas sete peças com formas geométricas resultantes da decomposição de um quadrado, são elas:
 

  •   2 triângulos grandes;
  •  2 triângulos pequenos;                           
  •  1 triângulo médio;
  •  1 quadrado;
  •  1 paralelogramo     
Com estas peças é possível criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas entre outras.

Iniciei a aula com a apresentação deste jogo-material pedagógico contando uma lenda sobre o Tangran, assim:Um jovem chinês despedia-se de seu mestre, pois iniciaria uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
- Com esse espelho você registrará tudo o que vir durante a viagem,
para mostrar-me na volta.
O discípulo surpreso, indagou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças.
Então o mestre disse:
- Agora você poderá, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.



 Com o uso do Tangran o professor pode trabalhar:
  •    identificação, 
  •    comparação,
  •    descrição,
  •    classificação,
  •    desenho de formas geométricas planas,
  •    visualização e representação de figuras planas, 
  •    exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras,
  •    compreensão das propriedades das figuras geométricas planas,
  •    representação e resolução de problemas usando modelos geométricos
  •    noções de áreas
  •    frações


Esse trabalho permite o desenvolvimento de algumas habilidades – IMPORTANTES PARA A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS EM OUTRAS ÁREAS –  tais como:

  


            


  • VISUALIZAÇÃO / DIFERENCIAÇÃO
  • PERCEPÇÃO ESPACIAL,
  • ANÁLISE / SÍNTESE
  • DESENHO,
  • RELAÇÃO ESPACIAL  
  •  ESCRITA E
  • CONSTRUÇÃO


Por último, é necessário conscientizar que este quebra-cabeça tem sido utilizado como material didático nas aulas de Artes e precisa estar cada vez mais presente nas aulas de Matemática. O trabalho com o Tangran deve iniciar visando a exploração das peças e a identificação das suas formas.
  
 O desafio:
1- Pedir para formar 2 grupos de 3 em cada equipe.
2- Cada equipe recebeu um TANGRAn e um painel com as figuras a serem montadas.
3- No tempo determindo cada equipe reconheceria as peças e montavam o Tangran reconhecido só uma vez por eles.
 4-Agora a equipe monta a figura determinada no Painel.
 5-Os painéis são trocados pelas equipes e reinicia o desafio 4.
 6-Agora a figura fica a critério do grupo e basta criatividade e els tiveram muita.
 7- Aprender de maneira lúdica e prazerosa.Foi Fácil.....
Logo depois, se passa à sobreposição e construção de figuras dadas a partir de uma silhueta, nesse caso, cabe ao aluno reconhecer e interpretar o que se pede, analisar as possibilidades e tentar a construção. Durante todo esse processo, a criança precisa analisar as propriedades das peças do Tangran e da figura que se quer construir, se detendo ora no todo de cada figura, ora nas partes.
   A filosofia do Tangran é de que um todo é divisível em partes, as quais podem ser reorganizadas num outro todo, como a própria concepção de Malba Tahansobre a matemática. As regras do principal jogo proposto no trabalho com Tangran consistem em usar as sete peças em qualquer montagem de reprodução de figuras, apresentadas em silhueta, utilizando as sete peças, colocando-as lado a lado sem sobreposição. 
 
                                  MONTAGEM LIVRE
O Tangran, como jogo ou como arte, possui um forte apelo lúdico e oferece àquele que brinca um envolvente desafio. Cada vez mais presente nas aulas de Matemática, as formas geométricas que o compõem, permitem que os professores vejam neste material a possibilidade de inúmeras explorações.Fernanda Mélo
 
Bibliografia:
Kaleff, Ana Maria; Monteiro Rei, Dulce; Garcia, Simone dos Santos. Quebra-cabeças Geométricos e formas planas. Editora da Universidade Federal Fluminense – Niterói/RJ,  2002.
        Toledo, Marília e Mauro. Didática da Matemática: como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.