"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 28 de julho de 2013

Dinâmica: "Para quem você tira o chapéu"



Objetivo: Estimular a autoestima
Materiais: um chapéu e um espelho
O espelho deve estar colado no fundo do chapéu.
Procedimento: O animador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu
para a pessoa que ver e o porquê, sem dizer o nome da pessoa. Pode ser feito em qualquer
tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o
próximo participante. Fizemos com um grupo de idosos e alguns chegaram a se emocionar
depois de dizer suas qualidades. Espero que gostem!

DINÂMICA ''Recital das Almas Gêmeas"



Objetivo: É uma atividade muito divertida, que tem como objetivo a descontração e a aproximação
entre os membros do grupo.
Material: papel e caneta
Procedimento: Divide-se a turma em duas equipes. Em papeis serão escritas mensagens
que se completam (perguntas e respostas ou parte 1 e parte 2). Cada participante deverá
pegar um papel, ou mais conforme a quantidade de papeis e participantes, sem deixar que
seus colegas vejam o que está escrito. A mensagem será ex: 1 - 'eu sou um jardim sem
flor', 2- ' eu sou a flor do teu jardim'. A segunda parte complementa a primeira. É importante
que as mensagem sejam criativas e engraçadas. É preciso demarcar quais são as primeiras
partes, para que sejam recitadas primeiramente, sendo completadas pela sua respectiva
segunda parte.

Dinâmica: " da Historinha"



Objetivo: Treinar a memorização e atenção.
Procedimento: Todos devem estar posicionados em círculo de forma que todos possam se
ver.
O organizador da dinâmica deve ter em mãos um objeto pequeno e direcionando a todos
deve começar a história dizendo: Isto é um ..... (Ex. cavalo). Em seguida deve passar o objeto
à pessoa ao seu lado que deverá acrescentar mais uma palavra a história sempre repetindo
tudo o que já foi dito. (Ex. Isto é um cavalo de vestido...), e assim sucessivamente até
que alguém erre a ordem da história pagando assim uma prenda aescolha do grupo.
Cria-se cada história engraçada... É bem divertido, aproveitem.

Dinâmica: "O feitiço virou contra o feiticeiro"



Objetivo: não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si
Material: papel e caneta
Procedimento: forma-se um círculo, todos sentados, cada um escreve uma tarefa que gostaria
que seu companheiro da direita realizasse, sem deixá-lo ver. Após todos terem escrito,
o feitiço vira contra o feiticeiro, que irá realizar a tarefa é a própria pessoa que escreveu.
"não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si"
Respeito ao próximo.

Dinâmica: "Urso de pelúcia"



Objetivo: mostrar que o outro é importante pra nossa vida
Material: um urso de pelúcia
Procedimento:
Forme um círculo com todos e passe o urso de mão em mão, quem estiver com o urso
deverá falar o que tem vontade de fazer com ele. No final que todos falarem deve-se pedir
para que façam o mesmo que fizeram com o urso com a pessoa do lado.
31. Dinâmica: "DNA/Herança Genética"
Objetivo: Descobrir os traços de personalidade herdados da família
Material: 1 Folha A4 para cada participante, Canetas hidrocor, lápis de cor ou giz de cera,
Música ambiente.
Procedimento: Deve ser acima de 15 participantes . Tempo: 25 min.
O coordenador reflete com o grupo as características genéticas que herdamos de nossos
parentes mais próximos. Às vezes um comportamento ou atitude revela uma característica
do avô, do pai, da tia... Este exercício irá promover no grupo uma apresentação grupal a
partir das qualidades da árvore genealógica de cada um.
Entregue uma folha A4 para cada participante. Dobre-a em 4 partes e nomeie as partes com
sendo A, B, C e D. Coloque música ambiente.
Na parte A o participante deverá desenhar livremente como ele enxerga os avós maternos
(colorindo bem o desenho) e ao lado de cada um vai anotar uma qualidade e uma falha que
percebe em cada um dos avós maternos.
Na parte B o participante deverá desenhar livremente como ele enxerga os avós paternos
(colorindo bem o desenho) e ao lado de cada um também vai anotar uma qualidade e uma
falha que percebe em cada um deles.
Na parte C o participante deverá desenhar Pai e Mãe e seguir o exercício anotando a principal
qualidade que nota nos pais e também a principal falha.
Na parte D ele deverá desenhar um auto-retrato (como ele se vê)e observando as qualidades
e falhas da família, deverá anotar que características herdou e de quem herdou. Escrever
também na folha o nome e a idade.
Após o término dos desenhos, o coordenador orienta o grupo a sentarem-se em trio e comentar
sobre suas heranças.
Análise
A análise deste jogo se dá pela valorização que damos à genética, à nossa história de vida
pessoal baseada nos valores e comportamentos familiares. Da percepção que temos do espaço
social chamado Família.
Que personagem da família foi mais fácil desenhar?
Dentre as qualidades que você herdou, qual foi mais confortável anotar? Por que?
Que característica você nota em seus familiares e você ainda não possui? Deseja possuir?
Que sentimentos este exercício trouxe à tona?
Que herança é mais fácil herdar? Características ou valores financeiros?

Dinâmica: "Auxílio mútuo"



Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida
Material: Pirulito para cada participante.
Procedimento:
Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos:
todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode
ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda
fica livre. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido,
segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda.
O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem
sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha
a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a
pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar
o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o
pirulito que lhe foi oferecido. Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar
abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo e de
é ajudando ao aoutro que seremos ajudados.

Dinâmica: " das diferenças "



Material: Pedaço de papel em branco, caneta
Procedimento:
O condutor da dinâmica distribui folhas de papel sulfite em branco e canetas para o grupo.
O condutor da dinâmica pede que ao dar um sinal todos desenhem o que ele pedir sem
tirar a caneta do papel. Ele pede que iniciem, dando o sinal. Pede que desenhem um rosto
com olhos e nariz. Em seguida, pede que desenhem uma boca cheia de dentes. continuem o
desenho fazendo um pescoço e um tronco. É importante ressaltar sempre que não se pode
tirar o lápis ou caneta do papel. Pede que todos parem de desenhar. Todos mostram seus
desenhos. O condutor da dinâmica ressalta que não há nenhum desenho igual ao outro,
portanto, todos percebem a mesma situação de diversas maneiras, que somos multifacetados,
porém com visões de mundo diferentes, por este motivo devemos respeitar o ponto de
vista do outro.

Dinâmica: "Cabra cega no curral"



Objetivo: Proposta da atividade: e fazer com que o grupo se conheça de modo divertido,
principalmente os alunos vindos de outras escolas.
Material: Pedaço de papel em branco, caneta, saco plastico, pano preto para cobrir os olhos
e cadeiras.
Procedimento:
ORGANIZAÇÃO: Escreva tarefas para serem realizadas pelos alunos; recorte-ás e as coloque
dentro de um saco plástico para serem sorteadas; faça um círculo com as cadeiras e
coloque os alunos nas mesmas; escolha o primeiro participante e coloque o pano sobre os
seus olhos; coloque-o dentro do círculo e movimente-o de modo que perca a direção inicial;
o aluno deverá ir para qualquer direção de modo que encoste em outra que estará sentada,
esta não deverá sair do lugar. O participante que for tocado, deverá se apresentar e sortear
uma tarefa a ser realizada por ele mesmo; o participante que já foi tocado não poderá repetir,
de modo o que todos participem.

Dinâmica: “dos problemas”



Material: Bexiga, tira de papel
Procedimento:
Formação em círculo, uma bexiga vazia para cada participante, com um tira de papel dentro
(que terá uma palavra para o final da dinâmica)
O o facilitador dirá para o grupo que aquelas bexigas são os problemas que enfretamos no
nosso dia-a-dia(de acordo com a vivência de cada um), desinteresse, intrigas, fofocas,
competições, inimizade, etc.
Cada um deverá encher a sua bexiga e brincar com ela jogando-a para cima com as diversas
partes do corpo, depois com os outros participantes sem deixar a mesma cair.
Aos poucos o facilitador pedirá para alguns dos participantes deixarem sua bexiga no ar e
sentarem, os restantes continuam no jogo. Quando o facilitador perceber que quem ficou no
centro não está dando conta de segurar todos os problemas peça para que todos voltem ao
círculo e então ele pergunta:
1) a quem ficou no centro, o que sentiu quando percebeu que estava ficando sobrecarregado;
2) a quem saiu, o que ele sentiu.
Depois destas colocações, o facilitador dará os ingredientes para todos os problemas, para
mostrar que não é tão dificil resolvermos problemas quando estamos juntos.
Ele perdirá aos participantres que estorem as bexigas e peguem o seu papel com o seu
ingrediente, um a um deverão ler e fazer um comentário para o grupo, o que aquela palavra
significa para ele.
Dicas de palavras ou melhores ingredientes:- amizade, solidariedade, confiança, cooperação,
apoio, aprendizado, humildade, tolerância, paciência, diálogo, alegria, prazer, tranquilidade,
troca, crítica, motivação, aceitação, etc...
(as palavras devem ser feitas de acordo com o seu objetivo.
Eu tratabalhei esta dinâmica com dois grupos bem diferentes, um foi um grupo de funcionários
de uma empresa de óculos de Franca, e a outro de professoras do ensino infantil préescolar.
O resultado foi maravilhoso !

Dinâmica: “Convivendo com Máscaras”



Objetivo: Proporcionar o exercício da auto e heteropercepção.
Material: Cartolina colorida, tintas, colas, tesouras, papéis diversos e coloridos, palitos de
churrasco, CD com a música quem é você (Chico Buarque)
Procedimento:
1. Com a música de fundo cada participante é convidado a construir uma máscara com os
materiais disponíveis na sala, que fale dele no momento atual.
2. A partir da sua máscara confeccionada, afixá-la no palito de churrasco para que cada um
se apresente falando de si através da mascara.
3. Organizar em subgrupos para que cada participante escolha: A máscara com que mais se
identifica; A máscara com que não se identifica; A máscara que gostaria de usar.
4. Após concluir a atividade em subgrupo, todos deverão colocar suas máscaras e fazer um
mini teatro improvisado.
5. Formar um círculo para que cada participante escolha um dos integrantes do grupo para
lhe dizer o que vê atraz de sua máscara...
6. Abrir para discussões no grupo.
7. Fechamento da vivência.
Esta dinâmica foi baseada na teoria de Vygotsky, visando o processo criativo, através da
representação, para a formação da subjetividade e intersubjetividade do indivíduo. Aplicada
ao público a partir de 9 anos

Dinâmica: Dinâmica do Amor



Objetivo: Moral: Devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos.
Procedimento:
Para início de ano Ler o texto ou contar a história do "Coração partido" - Certo homem
estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma
ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o
mais bonito pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: "Como seu coração é o mais
bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então explicou que por isso mesmo seu coração
era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que
o amaram. Fianlmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha
a experiência do velho." Após contar o texto distribuir um recorte de coração (chamex dobrado
ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes
deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a colagem
e apresentar ao grupo. Depois cada um vai receber um coração menor e será instruido
que dentro dele deverá escrever o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração
esteja cheio.. O meu coração está cheio de... No final o instrutor deverá conduzir o
grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a outro. Fazer a troca de cartões com
uma música apropriada, tipo: Coração de Estudante, Canção da América ou outra.

Dinâmica: do 1, 2, 3



Objetivo: Quebra-gelo
Procedimento:
1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de
um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil.
2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números
devem ser pronunciados normalmente.
3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na
barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar.
4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que dêm uma "reboladinha".
A situação fica bem divertida. Grato. Ricardo José Rodrigues

Dinâmica do Aprendizado



Verificação se aprendeu o conteúdo explicado na sala de aula ou dentro de um módulo
Material: Quadro Negro, Giz, Perguntas da matéria elaboradas pelo facilitador, uma fita cassete,
uma bola ou um objeto.
Procedimento:
A técnica busca verificar se a turma aprendeu o conteúdo explicado na sala de aula ou
dentro de um módulo.
O facilitador começa fazendo um joguinho da velha, dois membros serão escolhidos com
a música e passando a bola de mão em mão nos dois grupos. Cada grupo elegerá um nome
dentro do tema. Ao terminar a música, os dois membros vão ao centro e tiram par ou ímpar,
o vencedor escolhe X ou O (bolinha) e inicia a brincadeira. O facilitador passa a pergunta
ao grupo que perdeu. O Grupo escolhe um dos membros para falar, esta escolha é por
sorteio dentro do grupo. Cada membro do grupo vem para frente e vai responder a pergunta.
Se um deles não souber responder, ele pode pedir ajuda a um dos membros do seu grupo
mas agora quem escolhe é o membro que vai dar a resposta é o membro opositor. Não
tem sorteios. Se o grupo empatar, cada um pode arriscar pontos em um jogo da forca onde
será dado uma única vez a dica da palavra. Cada um grupo pode escolher o membro e definir
os pontos que arrisca. Se acertar, é o campeão. Se errar, é um risco. É claro que o tema
é definido anteriormente em sala de aula mas não é dito a razão de ser lido o tema. Se ambos
ainda empatarem, escolhem dois membros de cada grupo que vão fazer a dança das
cadeiras somente ficará na cadeira aquele que responder a pergunta que agora será falso
ou verdadeiro. Mesmo que sobre um, ele terá que arriscar pontos ou passar para outro
membro então o outro grupo opositor vai escolher o membro que vai responder.
Na verdade, esta dinâmica mostra que nada na vida é fácil e tudo decorre de decisões e
riscos tanto dos líderes quanto da liderança e que toda decisão vai agir sobre toda a ação do
grupo. É uma reflexão sobre o que fazemos individualmente mas que age sobre o grupo que
vivemos e fazemos parte. A reunião de pessoas para um mesmo objetivo deve ser direcionada
para uma vitória do todo. Então temos uma mensagem QUE SEJA UM! Assim é nossa
missão na Terra a gente trabalha pela felicidade do Mundo porque somos parte desta humanidade.
O facilitador começa a fazer perguntas para os grupos sobre os momentos em que as
perguntas foram feitas e sobre as tomadas de decisão, depois coloca a mensagem que o
Grupo deve trabalhar como um todo e que nesta dinâmica todos venceram porque aprenderam
sobre o valor da tomada de decisões e que puderam traçar metas para atingir um objetivo.
Isto é que se deve fazer em sala de aula, todos em conjunto, uns ajudando aos outros.

Dinâmica: Sorriso Milionário



Material: bolinhas de papel amassado
Procedimento:
Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida. Cada
bolinha vale R$1.000,00. O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de
papel, essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira. Dado o sinal
os alunos deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente,
olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir. Quem sorrir
primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu. Vence quem terminar a brincadeira
com mais "dinheiro", que será o milionário.

Dinâmica: Medo de Desafios



Material: caixa, chocolate e aparelho de som (rádio ou CD).
Procedimento:
Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o
chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pede-se a turma que faça um círculo. O coordenador
segura a caixa e explica o seguinte pra turma: _Estão vendo esta caixa? Dentro
dela existe uma ordem a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele
que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja...
ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa
(é importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser
uma tarefa extremamente dificil ou vergonhosa).
Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro.
Quando a múica for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo
para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a
tarefa...é importante que o coordenador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se
não tiver coragem... Depois de muito suspense quando finalmente o jovem abre a caixa encontra
a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente com ninguém).
Objetivos:
O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de situações que
possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em Deus podemos superar
todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador,
o final pode ser uma feliz notícia.

Dinâmica - A História da “Máquina Registrada”


Dinâmica - A História da “Máquina Registrada”

Exercício de Decisão Grupal
Objetivos:
1. Demonstrar como a busca do consenso melhora a decisão.
2. Explorar o impacto que as suposições têm sobre a decisão.
Tamanho do grupo: Subgrupos formados com cinco a sete membros; sendo possível, orientar
vários subgrupos, simultaneamente.
Tempo exigido: quarenta minutos, aproximadamente.
Material utilizado:
- Uma cópia da história da “Máquina Registradora”, para cada membro participante e para
cada grupo.
- Lápis ou caneta.
Procedimento:
1. O animador distribui uma cópia da história da “Máquina Registradora” para cada membro
participante que durante sete a dez minutos, deverá ler e assinar as declarações consideradas
verdadeiras, falsas ou desconhecidas.
2. A seguir, serão formados subgrupos de cinco a sete membros, recebendo cada subgrupo
uma cópia da história da “Máquina Registradora”, para um trabalho de consenso de grupo,
durante doze a quinze minutos, registrando novamente as declarações consideradas verdadeiras,
falsas ou desconhecidas.
3. O animador, a seguir, anuncia as respostas corretas. (a declaração número 3 é falsa, e a
do número 6 é verdadeira, e todas as demais são desconhecidas).
4. Em continuação, haverá um breve comentário acerca da experiência vivida, focalizandose
sobretudo o impacto que as suposições causam sobre a decisão e os valores do grupo.
Exercício da “Máquina Registradora”
A HISTÓRIA: Um negociante acaba de acender as luzes de uma loja de calçados, quando
surge um homem pedindo dinheiro. O proprietário abre uma máquina registradora. O conteúdo
da máquina registradora é retirado e o homem corre. Um membro da polícia é imediatamente
avisado.
Declaração acerca da história: Verdadeiro – Falso - Desconhecido
1. Um homem apareceu assim que o proprietário acendeu as luzes de sua loja de calçados
........... V F ?
2. O ladrão foi um homem......... V F ?
3. O homem não pediu dinheiro.......... V F ?
4. O homem que abriu a máquina registradora era o proprietário.................V F ?
5. O proprietário da loja de calçados retirou o conteúdo da máquina registradora e fugiu
........V F ?
6. Alguém abriu uma máquina registradora......... V F ?
7. Depois que o homem que pediu o dinheiro apanhou o conteúdo da máquina registradora,
fugiu....... V F ?
8. Embora houvesse dinheiro na máquina registradora, a história não diz a quantidade............
V F ?
9. O ladrão pediu dinheiro ao proprietário .................. V F ?
10. A história registra uma série de acontecimentos que envolveu três pessoas: o proprietário,
um homem que pediu dinheiro é um membro da polícia ............ V F ?
11. Os seguintes acontecimentos da história são verdadeiros: alguém pediu dinheiro – uma
máquina registradora foi aberta – seu dinheiro foi retirado ...... V F ?

Dinâmica do " Pegadinha do Animal"



Entrega-se a cada participante um papel com o nome de um animal, sem ver o do outro.
Em seguida todos ficam em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador,
a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas
da direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir que ele se abaixe.
Obs: todos os animais são iguais, e quando o coordenador chama o nome do animal todos
vão cair de "bumbum" no chão, causando uma grande risada geral.
Objetivo: "quebra gelo" descontração geral.

Dinâmica do " Qualidade"



Cada um anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma
pessoa. Em seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da
roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a
pessoa que tem esta qualidade, justificando.
Autor: Desconhecido

Dinâmica da"Verdade ou Consequência? "



Em círculo os participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao centro.
Ao sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o bico da garrafa apontar é
perguntado: _Verdade ou Consequência? Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo
da garrafa apontou deve perguntar algo e ele obrigatoriamente deve responder a verdade.
Se ele responder consequência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa) estipulada
pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu gira a garrafa.
Autor: Desconhecido

Dinâmica do "Substantivo"



Em círculo os participantes devem estar de posse de um pedaço de papel e caneta. Cada
um deve escrever um substantivo ou adjetivo ou qualquer estipulado pelo Coordenador, sem
permitir que os outros vejam. Em seguida deve-se passar o papel para a pessoa da direita
para que este represente em forma de mímicas. Podendo representar uma palavra mais fácil,
dividí-la e ajuntar com outra para explicar a real palavra escrita pelo participante, mas é
proibido soltar qualquer tipo de som.
Autor: Desconhecido





































DOMINGO, 13 DE JUNHO DE 2010

O DONO DA BOLA - Ruth Rocha





















QUESTIONÁRIO SOBRE O LIVRO
ESCOLA___________________________DATA___/____/2010
ALUNO_____________________________________________
PROFESSOR:_______________________TURMA____________
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - TEXTO DE REFERÊNCIA: “O DONO DA BOLA”, DE RUTH ROCHA

1.QUAL O TÍTULO DO LIVRO?

2.QUEM É A AUTORA DO LIVRO?

3.O LIVRO TEM UM PERSONAGEM PRINCIPAL. QUAL ERA O SEU NOME?

4.ESSE PERSONAGEM PRIMEIRO ERA CHAMADO PELO PRÓPRIO NOME. DEPOIS PASSOU A SER CONHECIDO POR UM APELIDO. QUE APELIDO ERA ESSE?

5.POR QUE O CARLOS ALBERTO ERA ENJOADO?

6.CITE O NOME DE TRÊS BRINQUEDOS QUE CALOCA TINHA:

7.POR QUE CALOCA NÃO TINHA AMIGOS?

8.POR QUE FUTEBOL O CALOCA TINHA QUE JOGAR COM O GRUPO?

9.O TIME ESTAVA FORMADO, PORQUE TINHAM MUITOS AMIGOS. MAS FALTAVA UMA COISA. O QUE O TIME NÃO TINHA?

10.TODA VEZ QUE IAM JOGAR COM O CALOCA ACONTECIA A MESMA COISA. O QUE O CALOCA DIZIA ASSIM QUE O JUIZ MARCAVA UMA FALTA?

11.O TIME PRECISAVA TREINAR PARA O CAMPEONATO DO BAIRRO. E PIOR: USANDO A BOLA DO CALOCA! MAS O QUE O CALOCA FAZIA ASSIM QUE NÃO FAZIAM ALGUMA DE SUAS VONTADES?

12.QUEM ERA CATAPIMBA E O QUE ELE RESOLVEU FAZER?

13.QUAL ERA O MOTIVO DA REUNIÃO?

14.E O QUE OS MENINOS DECIDIRAM FAZER PARA MELHORAR O PROBLEMA COM O CARLOS ALBERTO?
15.ENTÃO, COMO OS MENINOS RESOLVERAM IGNORAR O CARLOS ALBERTO, ELE FOI PARA OUTRO TIME. COMO SE CHAMAVA ESSE TIME?

16.MAS, NA PRIMEIRA VEZ QUE CARLOS ALBERTO DECIDIU CARREGAR A BOLA NO MEIO DO JOGO, COMO SEMPRE FAZIA, SE DEU MUITO MAL... EXPLIQUE O QUE ACONTECEU!

17.ENTÃO, O CARLOS ALBERTO DECIDIU UMA COISA. ELE PASSOU A JOGAR COMO?

18.MAS ISSO DUROU QUANTOS DIAS?

19.ENTÃO, CARLOS ALBERTO VOLTOU E NOVAMENTE OFERECEU A BOLA EMPRESTADA, SE DEIXASSEM JOGAR. MAS DESTA VEZ, OS MENINOS FIZERAM UMA PROPOSTA. QUAL FOI?

20.É CLARO QUE ELE, DE INÍCIO, NÃO ACEITOU A PROPOSTA. MAS DEPOIS, ELE FOI CANSANDO DE FICAR SEMPRE SOZINHO... ENTÃO, NA SEGUNDA, ELE LEVOU O ___________ PARA VER OS ________________ DA CASA DELE. NA TERÇA, CHAMOU PRA BRINCAR DE __________________.

21.NA QUARTA-FEIRA, CARLOS ALBERTO APARECEU NO TREINO E DISSE ALGO AO TIME. O QUE FOI?

22.ENTÃO, COMO CARLOS ALBERTO TINHA APRENDIDO A LIÇÃO, O TIME DOS MENINOS VENCEU OU PERDEU? COMO SE CHAMAVA O TIME?

23.ENTÃO, CARLOS ALBERTO PASSOU A TER AMIGOS, PORQUE APRENDEU QUE PRECISAVA RESPEITAR SEUS COLEGAS E NÃO APENAS QUERER QUE FIZESSEM TODAS AS SUAS VONTADES, ELE APRENDEU A TRABALHAR EM EQUIPE. E VOCÊ, GOSTA DE TRABALHAR EM EQUIPE, SABE TRABALHAR E JOGAR EM GRUPO? ESCREVA PONTOS NEGATIVOS E POSITIVOS DE ALGUM TRABALHO OU JOGO REALIZADO EM GRUPO:

24. ESCREVA O DIÁRIO DE CALOCA, E DIGA COMO ELE SE SENTIA DURANTE TODA A HISTÓRIA, DESDE QUE GANHOU A BOLA ATÉ O DIA EM QUE DEU A BOLA AO TIME:

25.E VOCÊ, GOSTA DE DAR PRESENTES, DE AJUDAR, DE TER AMIGOS? JÁ DEU ALGUM PRESENTE AOS SEUS AMIGOS?

26.VOCÊ TEM MUITOS AMIGOS? ESCOLHA UM AMIGO DE SUA CLASSE E ESCREVA UM BILHETE PARA ELE.

27.ESCREVA O NOME DE PELO MENOS CINCO AMIGOS QUE CONSIDERA MUITO CHEGADOS.

28.VOCÊ PARTICIPA DE ALGUM TIME OU JOGO? PODE SER DE FUTEBOL OU OUTRO ESPORTE, EXPLIQUE SUA PARTICIPAÇÃO E COMO VOCÊ SE COMPORTA DURANTE OS JOGOS E TREINOS. SE VOCÊ NÃO PARTICIPA, ESCREVA SE GOSTARIA DE PARTICIPAR E COMO VOCÊ SE COMPORTARIA:

FONTE:
ESPAÇO EDUCAR - http://espacoeducar-liza.blogspot.com

DOMINGO, 6 DE JUNHO DE 2010

O Lobo e o Cordeiro (Monteiro Lobato)



Estava o cordeiro a beber água num córrego, quando apareceu um lobo esfaimado, de horrendo aspecto.
─ Que desaforo é esse de turvar a água que venho beber? ─ disse o monstro, arreganhando os dentes. ─ Espere que vou castigar tamanha má-criação!...
O cordeirinho, trêmulo de medo, respondeu com inocência:
─ Como posso turvar a água que o senhor vai beber se ela corre do senhor para mim?
Era verdade aquilo e o lobo atrapalhou-se com a resposta, mas não deu o rabo a torcer.
─ Além disso ─ inventou ele ─ sei que você andou falando mal de mim no ano passado.
─ Como poderia falar mal do senhor o ano passado, se nasci este ano?
Novamente confundido pela voz da inocência, o lobo insistiu:
─ Se não foi você foi seu irmão mais velho, o que dá no mesmo.
─ Como poderia ser seu irmão mais velho, se sou filho único?
O lobo, furioso, vendo que com razões claras não venceria o pobrezinho, veio com razão de lobo faminto:
─ Pois se não foi seu irmão, foi seu pai ou seu avô!
E ─ nhoque ─ sangrou-o no pescoço.

* # * # * #Contra a força não há argumentos.# * # * # *


- Após a leitura da fábula, responda as questões abaixo:

1. Qual a real intenção do lobo?

2. Como reage o cordeirinho diante das calúnias do lobo?

3. Quais as armas do lobo para se sair vitorioso?

4. Interprete a moral da fábula e escreva pelo menos duas outras frases que poderiam substituí-la.

5. Se, de acordo com o ponto de vista do lobo, o forte sempre vence pois o mundo é dos espertos, como seria a história contada do ponto de vista do cordeiro??

6. Reescreva a história , criando um outro ponto de vista. Como o cordeiro poderia ganhar do lobo? Elabore então uma situação , um diálogo e a linha moral do final, pensando na perspectiva do cordeiro.



FONTE: http://desmontandotexto.blogspot.com

AMOR É FOGO QUE ARDE SEM SE VER



Numa prova de entrada para a Universidade...

Questão :

Interpretar o seguinte trecho de poema de Camões:

"Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói e não se sente,
é um contentamento descontente,
dor que desatina sem doer".

Uma aluna deu a sua interpretação:

"Ah! Camões, se vivesses hoje em dia,
tomarias uns antipiréticos,
uns quantos analgésicos
e Prozac para a depressão.

Comprarias um computador,
consultarias a Internet
e descobririas que essas dores que sentias,

esses calores que te abrasavam,
essas mudanças de humor repentinas,
esses desatinos sem nexo,
não eram feridas de amor,
mas somente falta de sexo!"

Teve nota máxima.
Foi a primeira vez,
depois de mais de 500 anos,
que alguém entendeu qual era a ideia do Camões...


FONTE:
Atividade com Poema
ATIVIDADE 1

* LEIA O POEMA ABAIXO E DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS:

VOCÊ JÁ VIU?


VOCÊ JÁ VIU... UM PINGUIM DE CACHECOL,
TOMANDO BANHO DE SOL?
VOCÊ JÁ VIU... UM FILHOTE DE CAMELO,
PATINANDO PELO GELO?
VOCÊ JÁ VIU... UMA MACACA VESTIDA,
COM UM VESTIDO DE CHITA?
VOCÊ JÁ VIU... UM CANÁRIO BELGA,
VOANDO DE ASA DELTA?
VOCÊ JÁ VIU... UM JÓQUEI PEQUENININHO,
MONTANDO UM CAVALO MARINHO?
VOCÊ JÁ VIU... UMA BANDA DE MARRECOS,
TOCANDO RECO-RECO?
VOCÊ JÁ VIU... UM GATO ANGORÁ,
SURFANDO NAS ONDAS DO MAR?
VOCÊ JÁ VIU... UMA VACA HOLANDESA,
NASCIDA EM FORTALEZA?
VOCÊ JÁ VIU... UMA ZEBRA DE CORRIDA,
SENDO A GRANDE FAVORITA?
VOCÊ JÁ VIU... UM PATO USANDO, NA LAGOA,
UM PÉ DE PATO NUMA BOA?
VOCÊ JÁ VIU... UM BICHO-PREGUIÇA,
CORRENDO MAIS QUE CARRO DE POLÍCIA?
VOCÊ JÁ VIU... UMA HIENA DECLARAR
QUE CHOROU A NOITE INTEIRA SEM PARAR?
VOCÊ JÁ VIU... UM PASTOR ALEMÃO
LATINDO EM INGLÊS PARA O LADRÃO?
VOCÊ JÁ VIU... UM TAMANDUÁ BANDEIRA,
HASTEADO FEITO BANDEIRA BRASILEIRA?
POIS AGORA VOCÊ JÁ VIU...
NESTE LIVRO INFANTIL!
ALEXANDRE AZEVEDO


1- DE QUANTOS ANIMAIS O POEMA FALA?
2- ESCREVA O NOME DE CADA UM DELES.
3- QUANTOS VERSOS TÊM O POEMA?
4- POR QUE VOCÊ ACHA QUE O TÍTULO DO POEMA É “VOCÊ JÁ VIU?”
5- REESCREVA OS VERSOS QUE VOCÊ MAIS GOSTOU E ILUSTRE -OS.
6- PENSE EM UMA SITUAÇÃO ENGRAÇADA COM ALGUM BICHO E ESCREVA UM VERSINHO, COMO NO POEMA:

VOCÊ JÁ VIU... ______________________

___________________________________?

ATIVIDADE 2

* COMPLETE O POEMA, CONSULTANDO O BANCO DE PALAVRAS:


NAS RUAS DA CIDADE

LÁ NA RUA 21,
O PIPOQUEIRO SOLTA UM _________________.
LÁ NA RUA 22,
O PORTUGUÊS DIZ ________________________.
LÁ NA RUA 23,
JOÃO NAMORA A BELA ____________________.
LÁ NA RUA 24,
A ANINHA TIROU _________________________.
LÁ NA RUA 25,
CAIU UM BARRACO DE ____________________.
LÁ NA RUA 26,
O SORVETEIRO QUER _____________________.
LÁ NA RUA 27,
PEDRO CHAMA A PRIMA ___________________.
LÁ NA RUA 28,
A VERINHA VENDE ________________________.
LÁ NA RUA 29,
A MOLECADA SÓ SE ______________________.
LÁ NA RUA 30,
PARO, POIS A RIMA JÁ NUM _______________________.

ELIAS JOSÉ


BETE - ZINCO - FREGUÊS - PINTA - PUM - RETRATO - MOVE - POIS-POIS - INÊS - BISCOITO

FONTE:
http://alfabetizacaoecia.blogspot.com
As regras de ouro do e-mail


Anterior à internet, o correio eletrônico continua sendo uma das formas de comunicação mais eficazes

Mais antigo do que a própria internet, o e-mail é uma das ferramentas mais importantes da comunicação virtual, e seu surgimento foi importante para que a rede mundial de computadores fosse aperfeiçoada e desenvolvida. A primeira troca de mensagens eletrônicas foi em 1965 e possibilitava a comunicação entre várias pessoas ao mesmo tempo.

A velocidade dessas mensagens pode ser um prato cheio para desatenções por parte de redatores, resultando em erros muitas vezes constrangedores. Para que isso não ocorra, o texto de um e-mail deve ser simples, exigindo cuidados com sua releitura e acertos no tom da mensagem.

No trabalho, onde a comunicação pode custar dinheiro ou mesmo o sucesso profissional, um e-mail deve ser redigido com toda a atenção para não dar margem a mal-entendidos. Deve priorizar três pontos: simplicidade, clareza e objetividade.

O vocabulário deve pertencer à linguagem usual, sem expressões rebuscadas que possam complicar a mensagem;

Simplicidade não pode ser sinônimo de descuido. É preciso estar atento à repetição de termos sem necessidade, abreviações obscuras ou construções truncadas;

Para um texto conciso e claro, basta relê-lo e cortar termos desnecessários,evitando dizer em muitas palavras o que se poderia dizer em poucas;

Ter em mente o receptor de sua mensagem e tentar adequar o tom, com o cuidado de reler no final o texto

Cuidado com palavras mal colocadas e destinatários errados. Uma simples mensagem destinada à pessoa errada por engano pode causar ;grandes estragos.



A "netiqueta"


Como se comportar corretamente no mundo virtual

Maiúsculas: textos em maiúsculas (CAPS LOCK ativado), na maioria dos casos, dão a entender que você está gritando. Se quiser destacar algo, sublinhe ou coloque entre aspas. Se o programa utilizado na comunicação permitir, use o itálico ou o negrito, mas sempre de forma moderada para não poluir o texto.


Erros de grafia: em conversas informais é normal que a norma culta da língua seja posta de lado. O que não quer dizer que se possa escrever de qualquer jeito. Atenção para os erros que podem mudar o significado do que se quis dizer, como usar "mais" em vez de "mas", "e" em vez de "é", "de" em vez de "dê" e assim por diante.


Pontuação: por mais informal que seja, o interlocutor pode não conseguir acompanhar o fluxo de pensamento do redator. Daí a necessidade de pausas. Por isso atenção à pontuação e à divisão de parágrafos.


Respostas: ao enviar respostas em fóruns, listas de discussão ou debates em redes sociais como o Facebook, por exemplo, procure ser claro sobre o que está falando ou a que está se referindo. Copie e cole um trecho da questão, dê nome ao que você pretende responder e evite deixar sua réplica solta sem referências às mensagens prévias nas quais você se baseou.


Público x privado: questão cara em tempos de redes sociais, o cuidado com o que se publica é essencial para evitar mal-entendidos e situações constrangedoras. Como o meio virtual permite respostas muito rápidas e publicações instantâneas, pense antes de tornar públicos seus pensamentos. Por isso pense, escreva, leia o que escreveu e só depois publique na internet. Lembre-se que suas opiniões ficarão registradas e podem ser facilmente associadas ao seu nome numa busca rápida. Evite também publicar informações que possam lhe causar problemas, como críticas ao seu chefe ou seu endereço.

Use o Twitter a seu favor


Extraia o máximo de sua comunicação com o mínimo de caracteres

O Brasil é o segundo país com o maior número de usuários do Twitter, rede social criada em 2006 que permite ao internauta escrever mensagens de no máximo 140 caracteres. O serviço também permite que você "siga" outros perfis, cujas informações podem ser visualizadas em tempo real. A onda do Twitter chegou rapidamente ao mundo corporativo, que aos poucos começa a usá-lo de forma mais eficaz. A seguir, algumas sugestões que podem ser úteis para quem quer fazer bom uso da ferramenta.


Regularidade: muitos perfis no Twitter ficam inativos por tempo demais, não cumprindo assim a função a que se propõem. Portanto escreva, leia, siga, enfim, faça-o funcionar.

Pessoal x profissional: cuidar de um Twitter corporativo exige que você "pense" como a empresa ou o produto. Por isso nunca emita opiniões pessoais sobre temas polêmicos.

Interação: embora o Facebook seja mais propício à interação com outros usuá­rios, o Twitter também permite formas de interação com outros perfis. O ideal é que não se faça desse espaço uma espécie de sala de bate papo. Deixe as conversas longas e de caráter mais pessoal para o e-mail ou Facebook. Ouça opiniões, retuíte-as, responda e não fuja de questões delicadas, mantendo sempre a responsabilidade sobre o que está dizendo.

Não saia seguindo todo mundo: de nada adianta seguir 10 mil pessoas esperando ser seguido de volta. O que irá atrair seguidores do seu perfil certamente é o conteúdo do que você publica. Além disso, seguir muitas pessoas sobrecarregará sua timeline, impedindo que você absorva todas as informações.

"Unfollow": se acaso algum perfil estiver inundando-o de informações inúteis ou ofensivas, não hesite em parar de segui-lo (unfollow). Mas não é preciso alardear.

Honestidade: não tome como suas as ideias que você leu em outros perfis. Procure citar a fonte de seus tuítes.



Glossário do Twitter
Seguidores: da palavra follower, são os usuários que "seguem" (monitoram) um perfil.

RTs: abreviação de "retuítes", trata-se da citação do que alguém já tuitou antes. A pessoa citada logo é notificada de que foi mencionada e quem a mencionou.

Hashtags: palavras com o símbolo # à frente designam o tema tuitado. Se o usuário clicar nesse termo será levado a uma página que reúne todas as mensagens que possuírem a mesma hashtag. Por exemplo, #diadalinguaportuguesa.

Trending topics: literalmente "tópicos que são tendência". É o ranking de palavras e hashtags mais tuitadas, seja no Brasil ou em outros países.

Fonte:
Revista - Lingua Portuguesa - Ano 5 - Nº64 - Fev. 2011
Bloco de Conteúdo:Língua Portuguesa

Conteúdo: Produção de Textos

Objetivos: Identificar o domínio de cada aluno em relação aos padrões da linguagem escrita.

Conteúdos específicos: - Produção de texto; - Fábulas.(Ou qualquer outro)

Anos: Do 4º ao 6º ano

Desenvolvimento
1ª etapa
Converse com a turma sobre a atividade que você vai propor, explicando que ela será importante para o planejamento das próximas aulas e vai ajudar todos a escrever com mais segurança. A tarefa é reproduzir por escrito uma fábula (de conhecimento da turma) que será lida por você em sala.

2ª etapa
Depois da leitura, converse sobre o enredo para que as crianças se familiarizem ao máximo com a história. Você pode solicitar que contem a fábula oralmente para ter a certeza de que
todos têm condições de reproduzi-la por escrito. Por fim, peça que os alunos a escrevam por conta própria.

Avaliação
O diagnóstico é feito ao analisar os textos de acordo com uma lista de problemas e dificuldades previamente estabelecida, que considere tanto padrões de escrita como características do gênero escolhido. No caso das fábulas, uma sugestão possível é a seguinte:

Padrões de escrita
- Apresenta muitas dificuldades para representar sílabas cuja estrutura seja diferente de consoante-vogal.
- Apresenta erros por interferência da fala na escrita em fim de palavras.
- Apresenta erros por interferência da fala na escrita no radical.
- Troca letras ("c"/"ç", "c"/"qu", "r"/ "rr", "s"/"ss", "g"/"gu", "m"/"n") por desconhecer as regularidades contextuais do sistema ortográfico.
- Troca letras ("c"/"ç"/"s"/"ss"/"x", "s"/"z", "x"/"ch", "g"/"j") por desconhecer as múltiplas representações do mesmo som.
- Realiza trocas de consoantes surdas (produzidas sem vibração das cordas vocais, como "p" e "t") e sonoras (com vibração das cordas, como "b" e "d").
- Revela problemas na representação da nasalização ("ã"/"an").
- Não domina as regras básicas de concordância nominal e verbal da língua.
- Não segmenta o texto em frases usando letras maiúsculas e ponto (final, interrogação, exclamação).
- Não emprega a vírgula em frases.
- Não segmenta o texto em parágrafos.
- Não dispõe o texto (margens, parágrafos, títulos, cabeçalhos) de acordo com as convenções.

Características do gênero
- Modifica o conflito principal da história.
- Não evidencia a relação entre os personagens.
- Não constrói o clímax.
- Transforma o desfecho da história.
- Não constrói o texto de modo a retomar ideias anteriores para dar unidade de sentido (coesão referencial).
- Não usa marcadores temporais.
Depois de verificar quantas vezes os problemas listados aparecem no texto de cada criança, registre o total de vezes que esse problema aparece na classe. Com base nesse diagnóstico, liste os problemas principais que precisam ser trabalhados com a classe toda, tratando-os como conteúdos prioritários para o semestre. Para enfrentar as dificuldades individuais, uma opção é trabalhar com agrupamentos que reúnam alunos com diferentes níveis de conhecimento para que eles possam interagir e avançar juntos.


FONTE: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/diagnostico-inicial-427729.shtml