"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 28 de julho de 2013

QUARTA-FEIRA, 30 DE MAIO DE 2012

PROJETO"MEIO AMBIENTE" - EDUCAÇÃO INFANTIL


PERÍODO: 2 SEMANAS

LINGUAGEM
- Bingo, caça palavras, cruzadinha
- Ditado vivo
- Lista de coisas da natureza
- Jogo da memória (animal e nome ou animal e primeira letra)
- Poesias, parlendas, músicas, vídeos
- Mural ecológico (com frases sobre o meio ambiente, figuras)
- Criação de placas para preservação do ambiente escolar
- Acróstico (NATUREZA) – Frases da natureza
- ABC da natureza
- Trabalhar a letra N
- Produção de texto coletivo
- Sugestões de filmes
* Bee movie    * Walle            * Bambi          *

MATEMÁTICA
- Jogo dos 7 erros
- As cores da natureza
- Número de elementos da natureza
- Dobraduras (forma geométrica)
- Classificação de materiais da natureza (pedras, gravetos, folhas)

NATUREZA E SOCIEDADE
- O que tem na natureza?
- Quais os sons da natureza?
- O que tem vida na natureza? (seres vivos) E o que não tem vida na natureza? (seres não vivos)
- Como devemos cuidar do meio ambiente?
- O que destrói o meio ambiente?
- O que é desmatamento? O que é poluição?
- Cartaz (O que vai para o lixo – com sucata, rótulos
- Materiais reciclados (confecção de brinquedos com sucata)
- Separação do lixo
- Dinâmica do Lixo
- Dinâmica “Arvore dos Sonhos”
- Conscientizar as crianças sobre as ações do homem que destrói o meio ambiente
- Germinação/ Plantas medicinais/ Partes da planta/ Necessidades da planta
- Eleição do Mascote da turma (projeto Valores)
- Boneco cabeludo
- Germinação com feijão

ARTE
- maquete (praia, floresta)                                          
 - Carimbos com legumes, com folhas
- Recorte e colagem (seres vivos e não vivos – natureza)
 - Confecção de máscaras de animais
- dobradura animais e plantas                                                  -
- Arte com as mãos (arvore, flor, bichinhos, sol)
- Desenho livre
- Confecção de brinquedos com sucata

MÚSICA
- As árvores balançam
- Quem fez?
- Como pode um peixe vivo
- Obrigado Senhor
- Mu, mu, mu que foi? Menino foi Deus que fez o boi...
- Meu Deus é bom pra mim.
- As flores já não crescem mais...
- Herdeiros do Futuro (toquinho)
- Depende de nós (Ivan Lins)
- Planeta azul (Chitãozinho e Xororó)
 
MOVIMENTO
- Som dos animais                                         -
- Chamada dos bichos
- Relaxamento – A sementinha
- Cuidado com o lobo
- História da serpente
- Meus pintinhos venham cá
- Mímicas (imitar animais)



SUGESTÃO DE DIVISÃO DE TEMAS
28 e 29/05 – O que é meio ambiente? O que tem no meio ambiente? Passeio em volta da escola, desenho, cartaz coletivo, lista, sondagem
30 e 31/05 – O que destrói o meio ambiente? (desmatamento, poluição,    lixo, etc.)
01/06 – O lixo destrói a natureza. (reciclagem, coleta seletiva, etc.)
04/06 – Os animais fazem parte da natureza (preservação, cuidados, necessidades, animais em extinção)
05 e 06/06 – As plantas também fazem parte da natureza (germinação, partes da planta, cuidados, necessidades)

SUGESTÕES DE MÚSICAS E POESIAS

Herdeiros do Futuro
Toquinho
A vida é uma grande
Amiga da gente
Nos dá tudo de graça
Pra viver
Sol e céu, luz e ar
Rios e fontes, terra e mar...

Somos os herdeiros do futuro
E pra esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...

Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...

Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...

Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...

Planeta Azul

A vida e a natureza sempre à mercê da poluição
Se invertem as estações do ano
Faz calor no inverno e frio no verão
Os peixes morrendo nos rios
Estão se extinguindo espécies animais
E tudo que se planta, morre
O tempo retribui o mal que a gente faz
Onde a chuva caía quase todo dia
Já não chove nada
O sol abrasador rachando o leito dos rios secos
Sem um pingo d'água.
Quanto ao futuro inseguro
Será assim de Norte a Sul
A Terra nua semelhante à Lua
O que será desse planeta azul?
O que será desse planeta azul?
O rio que desse as encostas já quase sem vida
Parece que chora um triste lamento das águas
Ao ver devastada , a fauna e a flora
É tempo de pensar no verde
Regar a semente que ainda não nasceu
Deixar em paz a Amazônia, preservar a vida
Estar de bem com Deus.

 

Depende de Nós

Ivan Lins

Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor
Depende de nós
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar
Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs
Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá
Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs
Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá
Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor
********************************************
As flores já não crescem mais
Até o alecrim murchou.
O lambari morreu
O sapo se mandou,
Porque o ribeirão secou.
********************************************
Quem fez as lindas estrelas? (3x)
Quem fez as lindas estrelas?
Foi nosso Deus.
Quem fez o mar azul? (3x)
Quem fez o mar azul?
Foi nosso Deus.
Quem fez você e eu? (3x)
Quem fez você e eu?
Foi nosso Deus.
*************************************************
As arvores balançam, balançam, balançam
As arvores balançam com a brisa.
Os passarinhos voam, que voam, que voam
Os passarinhos voam, que voam com a brisa.
Os coelhinhos pulam, que pulam, que pulam
Os coelhinhos pulam, que pulam com a brisa.
 POESIAS
Paraíso
José Paulo Paes
Se esta rua fosse minha,
eu mandava ladrilhar,
não para automóveis matar gente,
mas para criança brincar.

Se esta mata fosse minha,
eu não deixava derrubar.
Se cortarem todas as árvores,
onde é que os pássaros vão morar?
Se este rio fosse meu,
eu não deixava poluir.
Joguem esgotos noutra parte,
que os peixes moram aqui.

Se este mundo fosse meu,
Eu fazia tantas mudanças
Que ele seria um paraíso
De bichos, plantas e crianças.
José Paulo Paes

Cuidando da natureza
(Leila Maria Grillo)

Vamos cuidar
Da mãe Natureza
Preservando a vida
Do nosso Planeta.

Não desperdicem água
Para não faltar
Separe todo lixo
Para reciclar.

Não destruam as matas
Árvores e flores
Que enfeitam o mundo
Com as suas cores.

Não poluam o ar
Isso não é legal
Na certa vai causar
O aquecimento global.

Vamos trabalhar
Nessa tarefa urgente
Para preservar
O nosso meio ambiente.


Aquarela bela
O azul não resistiu
Quando viu o papel fez o céu,
O branco por sua vez foi atrás
E fez nuvens de paz.
Ploft! Voou o amarelo
E fez esses raios de sol tão belos!
O rosa foi rapidinho e, com sua cor
Fez surgir uma linda flor!
O marrom foi atrás e blim!!!
Fez a terra do jardim...
O verde gostou da brincadeira
E, fez a folha da goiabeira...
O vermelho não deixou por menos e bum!!!
Fez meu coração bater. Tum!! Tum!!

Patrulha Ecológica
Maria Dinorah

Ei, Coronel,
Cabeça de papel!
Deixa de moleza
E cuida da natureza!
Quem derrubou a mata?
Quem os peixes mata?
Quem polui o mar?
E envenena o ar?
Um, dois, três, quatro!
Salva peixe,
salva bicho,
Salva gente,
Salva mato!
Cinco, seis, sete e oito!
Depois da vigília
Café com biscoito.

CLASSIFICADOS POÉTICOS


                Procura-se algum lugar no planeta
                onde a vida seja sempre uma festa
                onde o homem não mate
                nem bicho nem homem
                e deixe em paz
                as árvores da floresta.

                Procura-se um lugar no planeta
                onde a vida seja sempre uma dança
                e mesmo as pessoas mais graves
                tenha no rosto um olhar de criança.

                                ROSEANA MURRAY



 Espero que gostem, pois este tema é muito rico e estimulante.
Projeto elaborado por Morgana Simões Portugal
Se copiarem e divulgarem em outros sites ou blogs dêem os devidos créditos.









TERÇA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2012

PROJETO CORPO HUMANO



Linguagem Oral e Escrita
- Conversa informal
Para que serve o corpo?
Qual parte você mais gosta?
O que tem nosso corpo que tem dois?
- Histórias
- Poesias, parlendas, trava-línguas
- Obra de arte
- Atividades com alfabeto móvel (montar o nome das partes do corpo)

Matemática
- Número de partes do corpo
- Par e ímpar
- Esquerda e direita
- Peso, comprimento, medições com pés, com palmos...
- Cores, mistura de cores, formas geométricas (visão)

Artes Visuais
- Carimbo das mãos ou dos pés
- Montagem cômica
- Termine o desenho
- Pintura com relevo ( colocar embaixo da folha um boneco de papel cartão)
- Montar uma pessoa com formas geométricas
- Cartaz corpo Humano e etiquetas
Desenho cego
- Desenho coletivo
- Quebra cabeça do corpo humano
- Boneco articulado
- Contorno das mãos
- Boneco de jornal

Natureza e Sociedade
- Partes do corpo
- Órgãos dos sentidos
- O que devemos fazer para cuidar do nosso corpo?
- Cuidados com o corpo
- Expressões faciais
- O que prejudica o corpo
- O que é bom para o corpo
Observação no espelho 
Somos todos diferentes / respeito as diferenças-

Músicas
1- Música dos sentidos (melodia Terezinha de Jesus)
Meus olhinhos são pra ver
Meu nariz para cheirar
Minha boca para comer
Meus ouvidos para escutar
Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Pro amigo eu abraçar.
2- Fui no mercado comprar...
3- Cabeça, ombro joelho e pé...
4- Eu danço rock...
5- Por dentro, fora, alto e baixo
6- Palminhas, palminhas...
7- Pipoca
8- Joaozinho trabalha com um martelo...
9- Boneco duro
10- Boneco de lata

Movimento
- Brincadeiras com os órgãos dos sentidos
Visão – mostrar figuras e falar o que estão vendo, trabalhar cores, formas, tamanhos, brincadeira o que mudou em você, quem é o mestre
Audição – Descobrir o que é pelo som, ouvir os sons do ambiente, da natureza, relaxamento, descrever os sons altos, baixos, bons, ruins... Gravar as crianças cantando e depois colocar para eles escutarem, atividades com músicas, com palmas,
Olfato – Distinguir diferentes cheiros  com os olhos vendados, descrever cheiros que agradam e desagradam, a importância do olfato para os animais
Paladar – Provar diferentes tipos de alimentos com os olhos vendados, gostos que agradam e que desagradam, descrever gostos doces, salgados, azedos, amargos...
Tato – Sentir diferentes texturas, descobrir o que é pelo tato, descobrir a forma geométrica pelo tato, descrever coisas que são moles, duras, quentes, frias, ásperas, lisas...
- Dança da cadeira
- Estátua
- Modelagem
- Espelho
- João bobo
- Marionete
- Desenhar a criança no papel cenário ou no chão com giz
- Cobra cega
- Chefinho mandou ou Simão disse
- Calçar sapatos
- Dinâmica de desembaralhar
- Dinâmica “Eu sou .... e você quem é?
- Ginástica
- Jogos de percursos

Espero que gostem. Não deixem de comentar. bjs.


Utilização da Dobradura na Escola


Utilização da Dobradura na Escola
Artigo de Ivanise Meyer
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O origami (dobradura) é um excelente recurso pedagógico com muitas utilizações na escola.
Origami (do japonês: 折り紙, de oru, "dobrar", e kami, "papel") é a arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando representações de seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem utilizar tesoura e cola.
Através das dobraduras as crianças aprendem conceitos geométricos, a seguir uma sequência de ordens (sequência temporal); uma dobradura pode ser tema de uma música ou poesia; as crianças podem criar e enriquecer seus trabalhos de Artes.
Costumo contar uma história, ou ler uma poesia, ou cantar uma música que sirva como "fonte de inspiração" para a dobradura. Levo imagens (em livros, revistas, etc) sobre o tema da dobradura, pois precisamos nutrir a imaginação.
Várias professoras me perguntam como inserir a dobradura em suas aulas.
Trago o exemplo da poesia "As borboletas" de Vinicius de Moraes.
Após a leitura, levo imagens de borboletas de todas as cores,
observamos os detalhes: asas, patas, antenas...
Mostro uma borboleta de papel e convido as crianças a dobrarem suas borboletas seguindo uma sequência de dobras. Pode-se utilizar o papel glacê (colorido) ou papel branco pintado pela criança (com lápis de cera).
Brincamos com as borboletas de papel ouvindo uma música suave (instrumental).
Depois, para guardar esse momento, cada criança faz um desenho com lápis de cera de um lugar (cenário). A criança cola a borboleta e colocamos esses trabalhos no mural ao lado da poesia.
Outra sugestão é fazer um painel (ou cartaz) com todas as borboletas da turma.
Podemos trazer imagens sobre a metamorfose, para as crianças perceberem que a borboleta já foi uma lagarta...
Neste exemplo, você pode perceber como uma dobradura simples pode se tornar significativa, divertida, trazendo sensações além das táteis e visuais.
O vocabulário que utilizamos ao descrever as dobraduras, traz vários conceitos geométricos que passam a fazer parte do dia a dia das crianças.
Imagine se eu chegasse à sala e dissesse às crianças:
- Hoje vamos fazer essa borboleta aqui. Peguem seus quadrados...
Completamente diferente, não é?!
No seu planejamento, o educador estabelecerá na sequência didática um "antes" e um "depois" da dobradura que a torne significativa para as crianças.
É importante, para que as crianças avancem na arte do origami, que as propostas sejam frequentes, para que possam compreender o vocabulário, as sequências e as formas básicas. Suas produções podem ter variadas finalidades: objetos para brincar, fantoches, dedoches, enfeites, móbiles, composição de cenas, etc. Podemos organizar uma exposição para valorizar as dobraduras realizadas pelas crianças.
Boas dobras!


Coelho (fantoche)

Coelho
(fantoche)
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Fizemos esse coelho hoje.
As crianças gostaram porque ele vira um fantoche
(encaixando a mão na abertura debaixo do coelho).

Materiais:
2 quadrados (papel A4)
cola branca
gravata (papel crepom ou cartolina recortada)
caneta hidrocor (desenhos)
algodão (rabinho do coelho, colado atrás)

Passo a passo:
Dobre os quadrados ao meio (na diagonal)
 formando 2 triângulos.
Posicione os triângulos dessa forma:


Passe um triângulo por cima do outro,
cerca de 7,5 cm
passando cola para fixar:

Passe um "fio" de cola nas laterais da frente e de trás
para não ficar abrindo.
Dobre as pontas para dentro,
fazendo a frente do coelho,
cerca de 2 cm de cada lateral:

Passe cola para fixar essa parte da frente.
Cole o gravata.
Ficará um espaço embaixo
por onde a criança poderá encaixar sua mão.
Na parte de trás, colei um rabinho feito com
uma bolinha de algodão.
Fazer a decoração com apliques
ou desenhando:

Meus alunos desenharam e
os coelhos ficaram lindos!!!

Poemas de Carlos Drummond de Andrade

Poemas de
Carlos Drummond de Andrade
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A Palavra Mágica
~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Certa palavra dorme na sombra
de um livro raro.
Como desencantá-la?
É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.

Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo,
procure sempre.

Procuro sempre, e minha procura
ficará sendo
minha palavra.

♥♥♥

Lagoa
~~~~~~~~~
Eu não vi o mar.
Não sei se o mar é bonito,
não sei se ele é bravo.
O mar não me importa.

Eu vi a lagoa.
A lagoa, sim.
A lagoa é grande
e calma também.

Na chuva de cores
da tarde que explode
a lagoa brilha
a lagoa se pinta
de todas as cores.
Eu não vi o mar.
Eu vi a lagoa...

♥♥♥

Canção Amiga
~~~~~~~~~~~~~~~~
Eu preparo uma canção
em que minha mãe se reconheça,
todas as mães se reconheçam,
e que fale como dois olhos.

Caminho por uma rua
que passa em muitos países.
Se não me vêem, eu vejo
e saúdo velhos amigos.

Eu distribuo um segredo
como quem ama ou sorri.
No jeito mais natural
dois carinhos se procuram.

Minha vida, nossas vidas
formam um só diamante.
Aprendi novas palavras
e tornei outras mais belas.

Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças.

♥♥♥

Infância
~~~~~~~~~~
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.

Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!

Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.

E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.

♥♥♥
Brincar na rua
~~~~~~~~~~~~~~~
Tarde?
O dia dura menos que um dia.
O corpo ainda não parou de brincar
e já estão chamando da janela:
É tarde.

Ouço sempre este som: é tarde, tarde.
A noite chega de manhã?
Só existe a noite e seu sereno?

O mundo não é mais, depois das cinco?
É tarde.
A sombra me proíbe.
Amanhã, mesma coisa.
Sempre tarde antes de ser tarde.

♥♥♥

O Doce
~~~~~~~~~~
A boca aberta para o doce
já prelibando a gostosura,
e o doce cai no chão de areia, droga!

Olhar em redor. Os outros viram.
Logo aquele doce cobiçado
a semana inteira, e pago do seu bolso!
Irá deixá-lo ali, só porque os outros
estão presentes, vigilantes?

A mão se inclina, pega o doce, limpa-o
de toda areia e mácula do chão.
"Se fosse em casa eu não pegava não,
mas aqui no colégio, que faz mal?"