"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

  1. (Habilidade – reconhecer a decomposição de números naturais em sua forma polinomial.)

    Natália anotou o número abaixo em seu caderno de anotações.3 043
    Uma outra forma de escrever esse número é
    1.   3000 + 40 + 3
    2.   300 + 40 + 3
    3.   30 + 40 + 3
    4.   30 + 4 + 3
  2. (Habilidade – transformar unidades de medida, em particular estabelecer a relação entre metros e quilômetros.)

    A prefeitura de “Luar” está asfaltando algumas ruas da cidade. Nesse mês, foram asfaltados 12 000 m.
    Quantos quilômetros foram asfaltados?
    1.   12
    2.   120
    3.   1200
    4.   12000
  3. (Habilidade – realizar a leitura de gráficos de setores.)

    Uma rede de supermercados resolveu fazer uma pesquisa para saber qual horário as pessoas mais gostavam de ir ao supermercado.Foram entrevistadas 2000 pessoas e o resultado está no gráfico abaixo.
    FIGUR10.jpg

    Durante qual horário a maioria das pessoas entrevistadas preferem ir ao supermercado?
    1.   8h às 12h
    2.   12h às 16h
    3.   16h às 20h
    4.   20h às 23h
    5.   23h às 24h
  4. (Habilidade – resolver problema envolvendo adição ou subtração, estabelecendo relação entre diferentes unidades monetárias.)

    Ao pagar um par de sapatos, que custava R$ 54,00, Mariana pediu para sua mãe R$ 28,00 para completar com o que ela tinha na bolsa.
    Quanto Mariana tinha na bolsa?
    1.   R$ 36,00
    2.   R$ 34,00
    3.   R$ 28,00
    4.   R$ 26,00
  5. (Habilidade – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem.)

    Um microcomputador que custa R$ 600,00 está sendo vendido na loja “INFOMARCA”, com um desconto de 25%.
    Qual é o valor desse desconto?

    1.   R$ 150,00
    2.   R$ 250,00
    3.   R$ 450,00
    4.   R$ 750,00
  6. (Habilidade – relacionar duas medidas de tempo, em especial, hora e minuto.)

    O banco Economia funciona diariamente 24 horas.
    Pedro fez os cálculos e descobriu que este banco funciona
    1.   144 minutos por dia.
    2.   240 minutos por dia
    3.   1 240 minutos por dia.
    4.   1 440 minutos por dia.
  7. (Habilidade – identificar uma figura, dentre um conjunto de figuras geométricas planas.)

    Observe, abaixo, as figuras geométricas que uma professora desenhou no quadro.
    FIGUr14.jpg

    Túlio indicou a figura que representa um losango.
    Qual dessas figuras ele indicou?
    1.   1
    2.   2
    3.   3
    4.   4
  8. (Habilidade – Resolver problema com números naturais envolvendo o significado de divisão.)

    Por qual número deve-se multiplicar 32 para se obter 3 360?
    1.   15
    2.   105
    3.   150
    4.   1 005
  9. (Habilidade – identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.)

    Marcos foi ao médico fazer exames de rotina. Assim que seu médico o viu, pediu que ele subisse na balança para se pesar.
    A seta, na reta numérica abaixo, mostra onde está o ponteiro da balança.

    FIGUR17.jpg

    Quantos quilos o ponteiro indica?
    1.   63 kg
    2.   63,5 kg
    3.   64 kg
    4.   64,5 kg
  10. (Habilidade – resolver um problema de multiplicação envolvendo números naturais, e contemplando a ideia de adição repetida.)

    Marcelo faz o controle dos materiais da escola “Aprender”. Até o final do mês de abril, ele recebeu 120 pacotes de papel reciclado, com 500 folhas cada um.
    No final do mês de abril, essa escola havia recebido
    1.   620 folhas de papel.
    2.   6 000 folhas de papel
    3.   60 000 folhas de papel.
    4.   600 000 folhas de papel
  11. (Habilidade – Reconhecer e utilizar características do Sistema de Numeração Decimal, principalmente, com relação ao valor posicional.)

    Ricardo precisa escrever um algarismo formado por quatro números diferentes.
    Qual é o maior número que ele pode escrever com os algarismos 1, 2, 3 e 4 sem repeti-los?
    1.   4 123
    2.   4 231
    3.   4 312
    4.   4 321
  12. (Habilidade – estabelecer trocas entre cédulas e moedas em função de seus valores.)

    Carlos faz economia juntando moedas. Quando juntou 20 moedas de 50 centavos e 20 moedas de 1 real, Carlos trocou-as por 3 notas.
    Essas notas são
    1.   3 notas de 5 reais
    2.   3 notas de 10 reais
    3.   3 notas de 20 reais.
    4.   nota de 20 reais e 2 notas de 10 reais.
  13. (Habilidade – Resolver problemas simples envolvendo a operação de adição, usando dados apresentados em tabelas.)

    Observe a tabela, abaixo, que mostra o consumo de batatas no mês de setembro.
    FIGUR18.jpg

    Quantos quilos de batata foram consumidos no mês de setembro?
    1.   114
    2.   217
    3.   314
    4.   409
  14. (Habilidade – reconhecer a planificação de um cubo a partir da percepção espacial.)

    Para participar de um jogo, Leandro vai fazer um dado de papel igual a este.
    Dad.jpg

    Para isso precisa escolher um dos moldes abaixo
    FIGUR8.jpg

    Qual desses moldes ele deve escolher para fazer o dado?
    1.   O molde 1.
    2.   O molde 2.
    3.   O molde 3.
    4.   O molde 4.
  15. (Habilidade – identificar características (atributos) relacionadas aos sólidos geométricos e aos quadriláteros.

    Numa aula sobre a civilização egípcia, o professor de História pede a seus estudantes que construam a miniatura de uma pirâmide egípcia. Os estudantes apresentaram 4 tipos de miniatura, representadas abaixo.
    FIGUR9.jpg

    Qual das figuras acima corresponde à miniatura solicitada?
    1.   1
    2.   2
    3.   3
    4.   4
  16. (Habilidade – identificar quantos triângulos aparecem em uma figura composta por cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo.)

    O Tangram é formado por sete peças. Com ele, podemos criar figuras como mostra o desenho abaixo.
    TANGRAN1.png

    Nessa figura, aparecem quantas peças de três lados?
    1.   4
    2.   5
    3.   6
    4.   7
  17. (Habilidade – reconhecer e utilizar características do Sistema de Numeração Decimal, tais como agrupamento e troca na base 10 e o princípio do valor posicional.)

    Ricardo somou cinco dezenas ao número 4 250.
    O resultado que ele encontrou foi

    1.   4 255
    2.   4 300
    3.   4 750
    4.   4 755
  18. (Habilidade – resolver problema envolvendo multiplicação, associada à idéia de soma de parcelas iguais.)

    A banda de música Arrasta Pé fez um show beneficente na cidade de Jatobá. De cada ingresso vendido, 3 reais foram doados para uma faculdade que faz pesquisas contra o câncer. Foram ao show 3 982 pessoas.
    O total doado para pesquisas contra o câncer foi de
    1.   3 982 reais.
    2.   9 746 reais.
    3.   11 916 reais.
    4.   11 946 reais.
  19. (Habilidade – ler informações em tabelas de dupla entrada e interpretar dados em gráficos de colunas ou barras por meio da leitura de valores no eixo vertical.

    Veja o resultado da eleição para escolha do pássaro-mascote da turma do 3º ano da escola “Sucesso”.
    GRAFICO1.jpg
    1.   8 VOTOS
    2.   10 VOTOS
    3.   12 VOTOS
    4.   14 VOTOS
  20. (Habilidade – resolver um problema de estrutura aditiva.)

    Um avião tem capacidade para transportar 140 passageiros, mas em determinado vôo apenas 87 passageiros embarcaram.
    Nesse vôo, quantos passageiros a mais seriam necessários para lotar o avião?
    1.   227 passageiros
    2.   147 passageiros
    3.   63 passageiros
    4.   53 passageiros.
  1. SIMULADO DA PROVA BRASIL


    (Habilidade – reconhecer uma figura plana (triângulo, quadrilátero e pentágono) de acordo com o número de lados.

    A porta de entrada de minha casa aparece no desenho abaixo. Observe.

    figur34.jpg

    No meu desenho, todas as formas representadas são
    1.   retângulos
    2.   trapézios
    3.   losangos
    4.   triãngulos
  2. (Habilidade – Resolver problema de soma e subtração com números decimais envolvendo o Sistema
    Monetário Brasileiro.)

    Joãozinho foi ao parque com R$ 20,00 e comprou 8 ingressos a R$ 1,50 cada. Quanto Joãozinho recebeu de troco?
    1.   R$ 10,50
    2.   R$ 12,00
    3.   R$ 18,50
    4.   R$ 8,00
  3. (Habilidade – Identificar a localização de números naturais na reta numérica.)

    Veja a reta numérica abaixo.

    figur25.jpg

    Nessa reta, o ponto P corresponde ao número
    1.   10
    2.   20
    3.   14
    4.   24
  4. (Habilidade – ler e interpretar informações e dados apresentados em tabelas.

    Ana é secretária de um médico. Ela registrou na agenda dele alguns atendimentos do dia, na parte da manhã. Veja o que ela fez.

    figur27.jpg

    Quanto tempo dura uma consulta desse médico?
    1.   30 minutos
    2.   45 minutos
    3.   15 minutos
    4.   60 minutos
  5. (Habilidade – Interpretar o gráfico de coluna por meio da leitura de valores do eixo vertical.)

    O gráfico, a seguir, mostra a quantidade de carros vendidos em uma loja nos meses de maio, junho, julho e agosto.

    FIGUR21.jpg

    De acordo com o gráfico, observa-se que
    1.   julho foi o mês no qual se venderam menos carros
    2.   em junho vendeu-se a mesma quantidade de carros que em agosto.
    3.   em maio venderam-se menos carros do que em agosto
    4.   agosto foi o mês no qual se venderam mais carros.
  6. (Habilidade – resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da divisão

    Para a festa de aniversário de Júlia, sua mãe comprou 225 balas e colocou 9 balas em cada pacote. Quantos pacotes ela montou?
    1.   23
    2.   25
    3.   28
    4.   26
  7. (Habilidade – resolver situações-problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas

    Marina usou um elástico para representar uma figura no quadro de preguinhos que a professora levou para a sala de aula. Veja o que ela fez.

    figur32.jpg

    Observando que a medida entre dois preguinhos é de 1cm, qual é o perímetro da figura que Marina representou?
    1.   18cm
    2.   22cm
    3.   20cm
    4.   16cm
  8. (Habilidade – estabelecer relações entre horas e minutos.

    Um vôo sai de Porto Alegre com destino a Recife, fazendo três escalas no caminho. Na primeira escala, ele atrasa 30 minutos; na segunda, atrasa 40 minutos, e na terceira, mais 20 minutos.

    Com quanto tempo de atraso esse vôo chega a Recife?
    1.   1 hora e 40 minutos.
    2.   1 hora e 30 minutos.
    3.   1 hora e 50 minutos.
    4.   1 hora e 20 minutos.
  9. (Habilidade – resolver problemas envolvendo a divisão com ideia de medida.

    Augusto está estudando para fazer a prova de Matemática de um concurso. Ele vai resolver um total de 216 exercícios e se organizou para fazer 18 exercícios por dia.

    Em quantos dias conseguirá resolver todos os exercícios?
    1.   12 dias
    2.   10 dias
    3.   13 dias
    4.   18 dias
  10. (Habilidade – reconhece e utiliza características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamento e trocas na base 10 e o princípio valor posicional.

    Carla ganhou de presente de aniversário o Jogo da Vida. Depois de jogar uma partida, ela somou suas notas e descobriu que tinha 6.050 reais. Como nesse jogo há somente notas de 100, de 10 reais e de 1 real, Carla ganhou
    1.   6 x 100 reais e 5 x 1 real.
    2.   60 x 100 reais e 5 x 10 reais.
    3.   6 x 100 reais e 5 x 10 reais
    4.   60 x 100 reais e 50 x 10 reais
  11. (Habilidade – Resolver problema envolvendo relações entre unidades de medidas padronizadas (km/ m).)

    Pedro andou 6 quilômetros para ir de sua casa até a lagoa. Quantos metros ele andou?
    1.   60
    2.   6 000
    3.   6
    4.   600
  12. (Habilidade – reconhecer uma figura plana (triângulo, quadrilátero, e pentágono) de acordo com o número de lados.

    Renata estava brincando com formas geométricas e montou um boneco.

    Observe.

    figur39.jpg

    Qual é o nome da figura sombreada no boneco de Renata?
    1.   Pentágono
    2.   Losango
    3.   Retângulo
    4.   Trapézio
  13. (Habilidade – identificar a localização / movimentação de objetos em mapas, croquis e outras representações gráficas.

    Isabela faz parte de um coral e vai fazer uma apresentação na igreja de seu bairro. Veja, no mapa abaixo, onde ela está.

    figur28.jpg

    O caminho mais curto para Isabela chegar à igreja é
    1.   indo pela Rua Madalena Ferreira, subindo a Rua Bom Jesus e entrando na Rua Lafaiete da Mata.
    2.   passando pela Rua Madalena Ferreira e subindo a Rua Professor Hilário.
    3.   indo pela Rua Notre Dame, seguindo pela Rua Lafaiete da Mata e descendo a Rua Bom Jesus.
    4.   pegando o caminho entre as praças e seguindo pela Rua Padre Odorico
  14. (Habilidade – resolver situações-problema utilizando unidades de medida padronizadas como Km;m;cm;mm, bem como as conversões entre l e ml e as conversões entre tonelada, kg e g.

    Para fazer uma receita, Regina precisa de 1 kg de carne. Ao tirar o pacote de carne da geladeira, vê que ele tem apenas 625 gramas. De quantos gramas de carne ela ainda precisa para fazer a receita?
    1.   375 gramas
    2.   325 gramas
    3.   425 gramas
    4.   485 gramas
  15. (Habilidade – resolver situações-problema com números racionais expressos na forma decimal, envolvendo diferentes significados da subtração.

    Ontem, o termômetro marcou 32,4 graus centígrados. Hoje, a temperatura diminuiu 2,8 graus centígrados. Quantos graus centígrados o termômetro está marcando hoje?
    1.   30,6
    2.   30,4
    3.   29,6
    4.   16,4
  16. (Habilidade – Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados da adição e
    subtração.)

    Daniele tinha 584 cartões telefônicos em sua coleção. Hoje, sua prima Juliana deu-lhe 64 cartões, mas ela perdeu 12 deles.
    Quantos cartões Daniele tem em sua coleção agora?
    1.   520
    2.   648
    3.   508
    4.   636
  17. (Habilidade – resolver situações-problema utilizando unidades de medida padronizadas como Km;m;cm;mm.)

    Rita comprou três pedaços de fitas coloridas. Uma fita mede 1,48m, outra mede 1,09m e o terceira, 0,80m. Quantos metros de fita ela comprou?
    1.   1,89 cm
    2.   3,37 cm
    3.   2,57 cm
    4.   2,28 cm
  18. (Habilidade – estabelecer relações entre unidades de medida de tempo (hora, minuto) na resolução de situações-problema.

    Para ir de Porto Alegre a Curitiba, um avião leva uma hora e meia.

    Essa viagem dura
    1.   60 minutos
    2.   15 minutos
    3.   30 minutos
    4.   90 minutos
  19. (Habilidade – resolver problemas com números naturais, envolvendo divisão com significado de repartir.

    As escolas “Morada da Luz” e “Saber Mais” têm, juntas, 4 982 alunos. As duas escolas têm o mesmo número de alunos.

    Quantos alunos há na escola Morada da Luz?
    1.   2 491 alunos
    2.   2 490 alunos
    3.   9 964 alunos
    4.   2 441 alunos
  20. (Habilidade – resolver situações-problema com números naturais, nesse caso envolvendo subtração com significado de comparação.

    Está acontecendo uma gincana na escola de Rosinha. No final de cada dia, os pontos obtidos pelas equipes participantes são somados. No final do primeiro dia, a Equipe Azul estava ganhando e tinha 308 pontos e a Equipe Verde tinha 279. No dia seguinte, quantos pontos a Equipe Verde precisa fazer a mais do que a Equipe Azul, que está ganhando, para conseguir empatar com ela?
    1.   21
    2.   587
    3.   29
    4.   17

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

dia dos pais
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Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.


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A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).


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