Planejamento anual 3 ano do Ensino Fundamental
PROFª. CRISTIANE MIRANDA -
LINGUA PORTUGUESA
1 BIMESTRE
IoBJETIVOS
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
- Percebe as funções sociais dos diferentes textos.
- Demonstra compreensão de textos lidos;
- Percebe e interpreta os significados dos verbetes de dicionário.
- Reconta histórias lidas
- Amplia o vocabulário a partir da relação com o contexto social.
- Faz uso da fala e da escrita como tradução do que pensa, sabe e sente.
- Demonstra compreensão de textos lidos;
- Percebe e interpreta os significados dos verbetes de dicionário.
- Reconta histórias lidas
- Amplia o vocabulário a partir da relação com o contexto social.
- Faz uso da fala e da escrita como tradução do que pensa, sabe e sente.
CONTEÚDOS
1 –- Prática de leitura
- Onde está a palavra: na ponta da língua ou no dicionário?
- Gêneros privilegiados: verbetes de dicionário.
- Outros gêneros trabalhados: texto literário (conto) e texto prático (receita)
- Antecipação e inferências a respeito do conteúdo de um texto, com base em informações e conhecimentos prévios
relativos ao suporte textual, no caso o dicionário.
- Onde está a palavra: na ponta da língua ou no dicionário?
- Gêneros privilegiados: verbetes de dicionário.
- Outros gêneros trabalhados: texto literário (conto) e texto prático (receita)
- Antecipação e inferências a respeito do conteúdo de um texto, com base em informações e conhecimentos prévios
relativos ao suporte textual, no caso o dicionário.
OBJETIVOS
- Identifica o alfabeto maiúsculo e minúsculo.
- Automatiza a leitura e a escrita, ainda que com dificuldades ortográficas.
- Identifica e flexiona adequadamente os substantivos.
- Identifica as regras ortográficas e gramaticais.
- Procura o dicionário para pesquisar verbetes, tirar dúvidas sobre a escrita de palavras.
- Automatiza a leitura e a escrita, ainda que com dificuldades ortográficas.
- Identifica e flexiona adequadamente os substantivos.
- Identifica as regras ortográficas e gramaticais.
- Procura o dicionário para pesquisar verbetes, tirar dúvidas sobre a escrita de palavras.
CONTEÚDOS
2 – Prática de análise lingüística
- Tipos de dicionário e seus respectivos verbetes.
- Ordem alfabética.
- Palavras de referência.
- Abreviatura (noções preliminares de substantivos e de gêneros)
- Palavras que não estão no dicionário (noções preliminares de singular e plural e de verbo no
infinitivo).
- Diferentes usos do dicionário (significado de palavras desconhecidas, busca da grafia certa e da pronúncia correta das
palavras, busca de palavras de sentido semelhante para evitar repetição)
- Polissemia
- Tipos de dicionário e seus respectivos verbetes.
- Ordem alfabética.
- Palavras de referência.
- Abreviatura (noções preliminares de substantivos e de gêneros)
- Palavras que não estão no dicionário (noções preliminares de singular e plural e de verbo no
infinitivo).
- Diferentes usos do dicionário (significado de palavras desconhecidas, busca da grafia certa e da pronúncia correta das
palavras, busca de palavras de sentido semelhante para evitar repetição)
- Polissemia
OBJETIVOS
3 – Produz textos de forma livre.
CONTEÚDOS
3 – Prática de produção de texto
- Criação de verbetes.
- Criação de verbetes.
OBJETIVOS
4 – Lê com pronúncia correta os verbetes encontrados no dicionário e compreende o seu significado.
CONTEÚDO
4 – Prática de oralidade
- Pronúncia correta das palavras, com base nas informações contidas no dicionário.
- Pronúncia correta das palavras, com base nas informações contidas no dicionário.
A arte de contar histórias.
1 –CONTEUDOS
Prática de leitura- Gêneros trabalhados: conto, história em quadrinhos e poema.
- Elementos da narrativa: personagem, tempo, espaço, enredo e narrador (noções preliminares)
- Diferenciação entre autor e narrador.
- Marcas lingüísticas que identificam a fala dos personagens.
- Elementos da narrativa: personagem, tempo, espaço, enredo e narrador (noções preliminares)
- Diferenciação entre autor e narrador.
- Marcas lingüísticas que identificam a fala dos personagens.
- Relação entre texto escrito e imagem.
- Apoio em verbete de dicionário para resolução de problema localizado de leitura.
- Linguagem metafórica.
- Linguagem metafórica.
Identifica personagens local onde aconteceu a história e mensagem das obras literárias lidas.
- Compreende o conceito de estrofe, verso e rima.
- Compreende o conceito de estrofe, verso e rima.
2 – Prática de análise lingüística
- Travessão em discurso direto
- Organização de elementos da narrativa (tempo e espaço)
- Características dos personagens.
- Partes do enredo (situação de equilíbrio, conflito e resolução do conflito.
- Tipos de balões em histórias em quadrinhos
- Retomada do conceito de estrofe, verso e rima.
- Outro conhecimentos contemplados: título e letra inicial maiúscula.
- Travessão em discurso direto
- Organização de elementos da narrativa (tempo e espaço)
- Características dos personagens.
- Partes do enredo (situação de equilíbrio, conflito e resolução do conflito.
- Tipos de balões em histórias em quadrinhos
- Retomada do conceito de estrofe, verso e rima.
- Outro conhecimentos contemplados: título e letra inicial maiúscula.
3 – Integra e estimula a formação de identidade de grupo.
- Produz textos coletivos.
- Demonstra compreensão dos textos produzidos.
- Desenvolve o hábito de expressar opiniões.
- Produz textos coletivos.
- Demonstra compreensão dos textos produzidos.
- Desenvolve o hábito de expressar opiniões.
3 – Prática de produção de texto
- Produção coletiva da narrativa ficcional.
- Transformação de história em quadrinhos em conto.
- Produção de relato de experiência pessoal
- Produção coletiva da narrativa ficcional.
- Transformação de história em quadrinhos em conto.
- Produção de relato de experiência pessoal
4 – Elabora textos com parágrafos, depois de determinadas pontuações e em nomes próprios
4 – Prática de oralidade
- Leitura expressiva de conto e poema
- verbalização de opiniões e
experiências pessoais.
-Adequação da linguagem à situação comunicativa.
- Leitura expressiva de conto e poema
- verbalização de opiniões e
experiências pessoais.
-Adequação da linguagem à situação comunicativa.
2º BIMESTRE
OBJETIVOS
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
1 – Reconhece e identifica personagens.
- Escreve cartas, distinguindo os elementos que a compõem.
- Identifica e diferencia fotografias, tirinhas em legendas.
- Lê com ritmo e entonação corretas, obedecendo à pontuação.
- Expressa com clareza a compreensão dos textos lidos.
- Escreve cartas, distinguindo os elementos que a compõem.
- Identifica e diferencia fotografias, tirinhas em legendas.
- Lê com ritmo e entonação corretas, obedecendo à pontuação.
- Expressa com clareza a compreensão dos textos lidos.
OBJETIVOS
1 – Prática de leitura.
- Gênero privilegiado: Carta
-Outros gêneros trabalhados: fotografia e tirinhas. .(acompanhada de legenda) e tirinhas.
- Observação do procedimento de adequação do texto à intencionalidade comunicativa.
1 – Prática de leitura.
- Gênero privilegiado: Carta
-Outros gêneros trabalhados: fotografia e tirinhas. .(acompanhada de legenda) e tirinhas.
- Observação do procedimento de adequação do texto à intencionalidade comunicativa.
2- – Identifica os adjetivos e as locuções adjetivas.
- Reconhece as formas de tratamento.
- Escreve cartas e percebe a necessidade do preenchimento criterioso de
dados no envelope;
- Percebe o uso de onomatopéias em textos para marcar efeitos sonoros.
- Identifica onomatopéias em textos de humor, no caso, tirinhas.
- Elabora carta distinguindo os elementos.
- Reconhece as formas de tratamento.
- Escreve cartas e percebe a necessidade do preenchimento criterioso de
dados no envelope;
- Percebe o uso de onomatopéias em textos para marcar efeitos sonoros.
- Identifica onomatopéias em textos de humor, no caso, tirinhas.
- Elabora carta distinguindo os elementos.
2 – Prática de análise lingüística.
- Caracterização por meio de adjetivos e locuções adjetivas (sem nomenclatura).
- Escolha lexical como recurso lingüístico (sinônimos e antônimos)
- Formas de tratamento
- Efeitos de sentido produzido pelas formas de tratamento escolhidas.
- Identificação das partes que compõem uma carta.
- Observação da forma de preenchimento de um envelope.
- Uso de onomatopéias.
- Caracterização por meio de adjetivos e locuções adjetivas (sem nomenclatura).
- Escolha lexical como recurso lingüístico (sinônimos e antônimos)
- Formas de tratamento
- Efeitos de sentido produzido pelas formas de tratamento escolhidas.
- Identificação das partes que compõem uma carta.
- Observação da forma de preenchimento de um envelope.
- Uso de onomatopéias.
3- Elabora carta distinguindo os elementos.
- Identifica personagens, local onde aconteceu a história e mensagem das obras lidas.
- Identifica onomatopéias em textos de humor, no caso, tirinhas.
- Identifica personagens, local onde aconteceu a história e mensagem das obras lidas.
- Identifica onomatopéias em textos de humor, no caso, tirinhas.
3 – Prática de produção de texto.
- Criação de um personagem (desenho e descrição).
- Elaboração de uma carta.
- Reescrita de uma tirinha por meio de frases e parágrafos.
- Criação de um personagem (desenho e descrição).
- Elaboração de uma carta.
- Reescrita de uma tirinha por meio de frases e parágrafos.
4- – Expressa oralmente a compreensão de assuntos discutidos em sala.
4 – Prática de oralidade
- Exposição de idéias e opiniões sobre os temas estudados.
- Análise dos efeitos sonoros produzidos pelo uso de onomatopéias (sons)
- Exposição de idéias e opiniões sobre os temas estudados.
- Análise dos efeitos sonoros produzidos pelo uso de onomatopéias (sons)
– Por que alguns assuntos viram notícias?
1 – Lê e interpreta notícias diversas.
- Identifica as partes que compõem o texto (título, parágrafos, início, meio e fim).
- Reconhece em jornais, revistas e outros portadores de texto notícias com temas variados.
- Identifica as partes que compõem o texto (título, parágrafos, início, meio e fim).
- Reconhece em jornais, revistas e outros portadores de texto notícias com temas variados.
1 – Prática de leitura.
- Gênero trabalhado: Notícia
-Compreensão do fato como matéria-prima da notícia.
- Gênero trabalhado: Notícia
-Compreensão do fato como matéria-prima da notícia.
2- Reconhece a importância do título para uma notícia.
- Compreende o porquê de um fato virar notícia e como esse fato é noticiado.
- Observa a função dos numerais nos textos lidos.
- Compreende o porquê de um fato virar notícia e como esse fato é noticiado.
- Observa a função dos numerais nos textos lidos.
2 – Prática de análise lingüística
- Noções preliminares sobre a estrutura da notícia.
- Função e característica dos títulos.
- Recursos usados na notícia: escolhas lexicais, comparação, ilustração, elementos de coesão (substituição lexical, pronominal e elipse)
- Uso das aspas para remeter ao sentido das palavras.
- Função dois numerais em textos informativos.
- Noções preliminares sobre a estrutura da notícia.
- Função e característica dos títulos.
- Recursos usados na notícia: escolhas lexicais, comparação, ilustração, elementos de coesão (substituição lexical, pronominal e elipse)
- Uso das aspas para remeter ao sentido das palavras.
- Função dois numerais em textos informativos.
3 – Reescreve os principais acontecimentos de uma notícia.
3 – Práticas de produção texto
- Registro das idéias principais de um texto informativo (resumo)
- Resumo e registro de notícias (produção coletiva)
- Registro das idéias principais de um texto informativo (resumo)
- Resumo e registro de notícias (produção coletiva)
4 – Narra acontecimentos de forma clara.
- Reconta uma notícia a partir da compreensão particular do texto lido em voz alta.
- Reconta uma notícia a partir da compreensão particular do texto lido em voz alta.
4 – Prática de oralidade
- Leitura de notícias
- Leitura de notícias
3º BIMESTRE
OBJETIVOS
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
-Textos da cultura popular
1 – Reconhece um conto popular.
- Lê de forma independente textos (conto popular) cujo conteúdo lhe é
familiar.
- Identifica as partes de um texto (título, parágrafo, meio e fim)
- Conhece diversos contos populares, através de leituras e pesquisas.
- Reescreve histórias lidas.
- Lê com ritmo e entonação corretos obedecendo à pontuação.
- Lê de forma independente textos (conto popular) cujo conteúdo lhe é
familiar.
- Identifica as partes de um texto (título, parágrafo, meio e fim)
- Conhece diversos contos populares, através de leituras e pesquisas.
- Reescreve histórias lidas.
- Lê com ritmo e entonação corretos obedecendo à pontuação.
CONTEÚDOS
1 – Prática de leitura.
- Gênero trabalhado: Conto popular
- Estudo e ampliação vocabular
- Elementos da narrativa, como ênfase no espaço (como elemento estruturador do conflito).
- Reconhecimento do ponto de vista e parcialidade do narrador.
- Gênero trabalhado: Conto popular
- Estudo e ampliação vocabular
- Elementos da narrativa, como ênfase no espaço (como elemento estruturador do conflito).
- Reconhecimento do ponto de vista e parcialidade do narrador.
2- Reconhece as partes do enredo (início, conflito e desfecho)
- Reconhece os adjetivos nos textos lidos.
- Emprega corretamente os adjetivos.
- Identifica a fala de personagens através das aspas usadas.
- Reconhece os adjetivos nos textos lidos.
- Emprega corretamente os adjetivos.
- Identifica a fala de personagens através das aspas usadas.
2 – Prática de análise lingüística.
- Retomadas partes do enredo. (Início, conflito e desfecho).
- Noções sobre parágrafo.
- Características dos personagens (uso de adjetivos).
- Expressões de sentido figurado.
- Uso das aspas para marcar o pensamento e indica a fala de personagens do conto.
- Retomadas partes do enredo. (Início, conflito e desfecho).
- Noções sobre parágrafo.
- Características dos personagens (uso de adjetivos).
- Expressões de sentido figurado.
- Uso das aspas para marcar o pensamento e indica a fala de personagens do conto.
3- Utiliza recursos próprios do texto escrito, maiúscula inicial, ponto final, parágrafo e título.
- Utiliza a reescrita dos textos sem perder de vista as idéias originais do autor.
- Produz textos de forma livre.
- Utiliza a reescrita dos textos sem perder de vista as idéias originais do autor.
- Produz textos de forma livre.
3 – Prática de produção de texto.
- Organização em parágrafos de um conto popular.
- Reescrita de uma história recontada por alguém da família. (Reconto)
- Organização em parágrafos de um conto popular.
- Reescrita de uma história recontada por alguém da família. (Reconto)
4- Trabalha com o seu vocabulário linguístico.
- Expressa com clareza sua opinião.
- Expressa com clareza sua opinião.
4 – Prática de oralidade
- Leitura expressiva de contos.
- Reprodução oral de histórias ouvidas.
- Verbalizações de experiências pessoais e opiniões.
- Leitura expressiva de contos.
- Reprodução oral de histórias ouvidas.
- Verbalizações de experiências pessoais e opiniões.
Caminhando e cantando
1- Valoriza e respeita as diferenças
- Reconhece a canção escrita e seus principais elementos.
- Percebe a diferença entre autor, narrador e personagem.
- Compreende e interpreta um texto, identificando as personagens e a sequência de fatos.
- Reconhece a canção escrita e seus principais elementos.
- Percebe a diferença entre autor, narrador e personagem.
- Compreende e interpreta um texto, identificando as personagens e a sequência de fatos.
1 – Prática de leitura.
- Gêneros trabalhados: canção, escrita em linguagem coloquial, Cantiga e Música.
- Diferenciação entre autor, narrador e personagem.
- Noções de enredo; de tempo, de espaço da narrativa.
-Reconhecimento do refrão (ou estribilho).
- Gêneros trabalhados: canção, escrita em linguagem coloquial, Cantiga e Música.
- Diferenciação entre autor, narrador e personagem.
- Noções de enredo; de tempo, de espaço da narrativa.
-Reconhecimento do refrão (ou estribilho).
2 – Reconhece o conceito e função dos adjetivos.
- Identifica e classifica os advérbios de tempo e lugar.
- Automatiza a leitura e a escrita de palavras com dificuldades ortográficas.
- Identifica e classifica os advérbios de tempo e lugar.
- Automatiza a leitura e a escrita de palavras com dificuldades ortográficas.
2 – Prática de análise linguísticas
- Retomada do conceito de estrofe e verso, sistematizados na série anterior.
- Uso e função do adjetivo para caracterizar o substantivo “vida”
- Uso de advérbios e locuções adverbiais de tempo e lugar.
- Uso de palavras e expressões para evitar a repetição.
- Palavras terminadas com a letra Z.
- Diferenciação por comparação entre letra e música.
- Divisão silábica (regras e traslineação)
- Retomada do conceito de estrofe e verso, sistematizados na série anterior.
- Uso e função do adjetivo para caracterizar o substantivo “vida”
- Uso de advérbios e locuções adverbiais de tempo e lugar.
- Uso de palavras e expressões para evitar a repetição.
- Palavras terminadas com a letra Z.
- Diferenciação por comparação entre letra e música.
- Divisão silábica (regras e traslineação)
3- Constrói narrativas com diálogos e descrição.
- Escreve textos com pontuação e acentuação adequada
- Escreve textos com pontuação e acentuação adequada
3 – Prática de produção de texto
- Entrevista com um músico ou professor(a) de música.
- Relato escrito de experiências vividas (entrevista e apresentação de uma nova música).
- Entrevista com um músico ou professor(a) de música.
- Relato escrito de experiências vividas (entrevista e apresentação de uma nova música).
4- Participa de diversas situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões dos colegas, respeitando os diversos modos de falar.
4 – Prática de oralidade
- Leitura de cantiga
- Verbalização das diferentes formas de expressão oral.
- Leitura de cantiga
- Verbalização das diferentes formas de expressão oral.
Meio-Dia, panela no fogo, barriga vazia…
1 – Prática de leitura
- Gênero trabalhado:
- Receita culinária.
2 – Prática de análise linguística.
- Retomada da estrutura de uma receita
- Uso e significado das preposições sobre e sob.
- Uso de adjetivos, de locuções adjetivas e de adjuntos adnominais (sem nomenclatura)
- Uso dos advérbios e locuções adverbiais de tempo e de lugar (sem nomenclatura)
- Importância da sequência lógica em textos instrucionais.
3 – Prática de produção de produção de texto.
- Confecção de um livro de receitas regionais.
4 – Prática de oralidade
- Verbalização de opiniões e comentários.
- Gênero trabalhado:
- Receita culinária.
2 – Prática de análise linguística.
- Retomada da estrutura de uma receita
- Uso e significado das preposições sobre e sob.
- Uso de adjetivos, de locuções adjetivas e de adjuntos adnominais (sem nomenclatura)
- Uso dos advérbios e locuções adverbiais de tempo e de lugar (sem nomenclatura)
- Importância da sequência lógica em textos instrucionais.
3 – Prática de produção de produção de texto.
- Confecção de um livro de receitas regionais.
4 – Prática de oralidade
- Verbalização de opiniões e comentários.
4 BIMESTRE
OBJETIVOS
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Relacionando: Imagens e palavras.
1- Reconhece principais obras de artes de autores estudados e pesquisados.
- Reconhece um texto não-verbal.
- Faz a leitura de imagens.
- Identifica os elementos de uma entrevista
- Diferencia um biografia de auto-biografia a partir da leitura.
- Identifica as características pertinentes ao estilo de Van Gogh e Cândido Portinari.
- Faz uso da fala e da escrita como tradução do que pensa, sabe e sente.
- Reconhece um texto não-verbal.
- Faz a leitura de imagens.
- Identifica os elementos de uma entrevista
- Diferencia um biografia de auto-biografia a partir da leitura.
- Identifica as características pertinentes ao estilo de Van Gogh e Cândido Portinari.
- Faz uso da fala e da escrita como tradução do que pensa, sabe e sente.
1 – CONTEÚDOS
- Gêneros privilegiados: obras de arte (texto não-verbal) e ficha catalográfica (referência da obra).
- Outros gêneros trabalhados:
- Entrevistas, história em quadrinhos e biografia.
- Análise de textos não-verbais
- Personagens em textos não-verbais.
- Espaço em texto não verbal.
- Reconhecimento das características que correspondem ao estilo de Van Gogh e Cândido Portinari.
- Reconhecimento da intertextualidade em obras de arte (releituras de Mauricio de Sousa).
- Efeitos e sensações produzidos pelo uso de linhas e cores em obras de artes.
- Gêneros privilegiados: obras de arte (texto não-verbal) e ficha catalográfica (referência da obra).
- Outros gêneros trabalhados:
- Entrevistas, história em quadrinhos e biografia.
- Análise de textos não-verbais
- Personagens em textos não-verbais.
- Espaço em texto não verbal.
- Reconhecimento das características que correspondem ao estilo de Van Gogh e Cândido Portinari.
- Reconhecimento da intertextualidade em obras de arte (releituras de Mauricio de Sousa).
- Efeitos e sensações produzidos pelo uso de linhas e cores em obras de artes.
2- Reconhece os elementos que caracteriza uma entrevista.
- Percebe a função das aspas no trecho de uma entrevista.
- Distingue os recursos usados para caracterizar a fala do entrevistador e do entrevistado.
- Redige sua auto-biografia com linguagem coerente.
- Percebe a função das aspas no trecho de uma entrevista.
- Distingue os recursos usados para caracterizar a fala do entrevistador e do entrevistado.
- Redige sua auto-biografia com linguagem coerente.
2 – Prática de Análise linguísticas.
- Caracterização de sentimentos por meio de substantivo abstrato, sem uso de nomenclatura.
- Reconhecimento das partes que compõem uma entrevista.
- Uso de aspas em trecho introdutório de uma entrevista.
- Identificação dos recursos usados em entrevistador das respostas do entrevistado.
- Busca de informações localizadas no texto.
- Descrição do tipo de emoção ou estado de ânimo do personagem de quadrinhos.
- Tipos de balões.
- Relação entre os recursos usados no texto não-verbal e os recursos usados nos textos escritos.
- Identificação dos dados de referência em uma obra de arte.
- Diferenciação, por comparação das características de diferentes textos biográficos.
- Uso de tópicos (subtítulos) em texto biográfico.
- Regras de acentuação (palavras proparoxítonas) (sem uso da nomenclatura).
- Caracterização de sentimentos por meio de substantivo abstrato, sem uso de nomenclatura.
- Reconhecimento das partes que compõem uma entrevista.
- Uso de aspas em trecho introdutório de uma entrevista.
- Identificação dos recursos usados em entrevistador das respostas do entrevistado.
- Busca de informações localizadas no texto.
- Descrição do tipo de emoção ou estado de ânimo do personagem de quadrinhos.
- Tipos de balões.
- Relação entre os recursos usados no texto não-verbal e os recursos usados nos textos escritos.
- Identificação dos dados de referência em uma obra de arte.
- Diferenciação, por comparação das características de diferentes textos biográficos.
- Uso de tópicos (subtítulos) em texto biográfico.
- Regras de acentuação (palavras proparoxítonas) (sem uso da nomenclatura).
3- Produz história em quadrinhos obedecendo a as orientações padrão para esse tipo de texto.
- Produz ficha catalográfica buscando e registrando os elementos principais das obras de arte estudadas.
- Elabora cartaz informativo expondo em síntese os temas estudados;
- Produz ficha catalográfica buscando e registrando os elementos principais das obras de arte estudadas.
- Elabora cartaz informativo expondo em síntese os temas estudados;
3 – Prática de produção de
texto.
- Criação de um personagem de história em quadrinhos com base nas características dos alunos.
- Produção de uma história em quadrinhos (sugerido em OM)
- Transformação de uma história em quadrinhos em narrativa em prosa, usando apenas palavras (sugerido em OM).
- Produção de uma pintura e de sua ficha catalográfica (referência da “obra” e texto descritivo e/ou explicativo que a
acompanha).
- Elaboração de cartazes e de convites para a divulgação de uma exposição de pinturas da turma.
texto.
- Criação de um personagem de história em quadrinhos com base nas características dos alunos.
- Produção de uma história em quadrinhos (sugerido em OM)
- Transformação de uma história em quadrinhos em narrativa em prosa, usando apenas palavras (sugerido em OM).
- Produção de uma pintura e de sua ficha catalográfica (referência da “obra” e texto descritivo e/ou explicativo que a
acompanha).
- Elaboração de cartazes e de convites para a divulgação de uma exposição de pinturas da turma.
- Produção de um texto biográfico.
- Organização de um livro, com base nos textos biográficos produzidos pelos alunos (sugerido em OM)
- Organização de um livro, com base nos textos biográficos produzidos pelos alunos (sugerido em OM)
4- Expressa com clareza sua opinião.
- Trabalha com seu vocabulário lingüístico.
-Percebe a fluência e a mudança de entonação das histórias em quadrinhos em função do tipo de balão.
- Trabalha com seu vocabulário lingüístico.
-Percebe a fluência e a mudança de entonação das histórias em quadrinhos em função do tipo de balão.
4 – Prática de oralidade.
- Verbalização de comentários e opiniões.
- Representação oral das falas de personagens de história em quadrinhos, de acordo com o tipo de balão.
- Adequação da linguagem, com base na situação comunicativa.
- Verbalização de comentários e opiniões.
- Representação oral das falas de personagens de história em quadrinhos, de acordo com o tipo de balão.
- Adequação da linguagem, com base na situação comunicativa.
MATEMÁTICA
1 BIMESTRE
OBJETIVOS
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Contar, agrupar e calcular
1– Reconhece o número natural em suas diferentes funções.
- Reconhece a importância dos números.
- Identifica situações onde os números são utilizados.
- Conhece o valor posicional dos algarismos.
- Realiza contagens com facilidade.
- Registra a adição e subtração de números naturais utilizando a simbologia matemática usual.
- “0″ estima quantidades
- Resolve problemas matemáticos.
- Identifica a operação que resolve o problema de estrutura aditiva e sutrativa.
- Registra quantias
- Reconhece a importância dos números.
- Identifica situações onde os números são utilizados.
- Conhece o valor posicional dos algarismos.
- Realiza contagens com facilidade.
- Registra a adição e subtração de números naturais utilizando a simbologia matemática usual.
- “0″ estima quantidades
- Resolve problemas matemáticos.
- Identifica a operação que resolve o problema de estrutura aditiva e sutrativa.
- Registra quantias
CONTEÚDOS
1 – Números e operações
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal.
- Leitura interpretação e produção de escritas numéricas.
- Identificação de critérios utilizados na organização de sequências.
- Realização de contagens por agrupamentos.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração, multiplicação e divisão).
- Utilização de estimativa com recursos para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
- Reconhecimento do calendário como forma de registrar e contar o tempo (dias, semanas, meses e ano).
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal.
- Leitura interpretação e produção de escritas numéricas.
- Identificação de critérios utilizados na organização de sequências.
- Realização de contagens por agrupamentos.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração, multiplicação e divisão).
- Utilização de estimativa com recursos para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
- Reconhecimento do calendário como forma de registrar e contar o tempo (dias, semanas, meses e ano).
2- Utiliza e reconhece Horas nos relógios digital e analógico.
- utiliza-se de diferentes instrumentos de medidas (convencionais e não convencionais).
- utiliza-se de diferentes instrumentos de medidas (convencionais e não convencionais).
2 – Grandezas e Medidas
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de tempo. (Medida de tempo (h))
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de tempo. (Medida de tempo (h))
3- Distingue gráficos de tabelas;
- Lê e interpreta dados em gráficos e tabelas para informar-se e resolver problemas em diferentes contextos.
- Registra dados e informações através de estratégias próprias.
- Lê e interpreta dados em gráficos e tabelas para informar-se e resolver problemas em diferentes contextos.
- Registra dados e informações através de estratégias próprias.
3 – Tratamento da informação.
- Leitura e interpretação de dados em tabelas, gráficos e imagens.
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.
- Leitura e interpretação de dados em tabelas, gráficos e imagens.
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.
Compor, contar, medir e calcular
1- Reconhece o sistema de numeração decimal como nosso sistema usual e nele os primeiros agrupamentos de 10 em 10.
- Reconhece, lê e escreve os números naturais menores que 100, identificando as dezenas e unidades.
- Reconhece, lê e escreve os números naturais menores que 100, identificando as dezenas e unidades.
1 – Números e operações
Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal (Dobro)
- Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas.
- Identificação de critérios utilizados na organização de sequências.
- Comparação ordenação e composição de quantidades.
-Contagens por agrupamentos.
- Realização de operações compreendendo seus significados: adição, subtração, multiplicação e divisão.
- Utilização de estimativa como recursos par análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Utilização de calculadora para realização de operações verificar resultados e investigar propriedades.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal (Dobro)
- Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas.
- Identificação de critérios utilizados na organização de sequências.
- Comparação ordenação e composição de quantidades.
-Contagens por agrupamentos.
- Realização de operações compreendendo seus significados: adição, subtração, multiplicação e divisão.
- Utilização de estimativa como recursos par análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Utilização de calculadora para realização de operações verificar resultados e investigar propriedades.
Medir, contar e calcular
1 – Números e operações
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal.
- Leitura e, interpretação e produção de escritas numéricas.
- Identificação de critérios utilizados na organização de sequências.
- Comparação, ordenação e composição de quantidades.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração, multiplicação e divisão).
- Utilização da estimativacomo recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração, multiplicação e divisão).
- Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal.
- Leitura e, interpretação e produção de escritas numéricas.
- Identificação de critérios utilizados na organização de sequências.
- Comparação, ordenação e composição de quantidades.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração, multiplicação e divisão).
- Utilização da estimativacomo recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração, multiplicação e divisão).
- Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
2 BIMESTRE
OBJETIVOS
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
-Analisando números, formas e informações.
1- Reconhece o número em suas diferentes funções: a de quantificar, a de ordenar e a de codificar.
- Registra a adição e subtração de números naturais utilizando a simbologia matemática usual.
- Identifica a sequência dos números.
- Identifica a operação e resolve problemas de estrutura aditiva, subtrativa.
- Registra a adição e subtração de números naturais utilizando a simbologia matemática usual.
- Identifica a sequência dos números.
- Identifica a operação e resolve problemas de estrutura aditiva, subtrativa.
1 – Números e operações :
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de: Número natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal.
- Leitura, interpretação e produção de escrita numérica.
- Identificação de critérios utilizando na organização de sequências.
- Comparação, ordenação e composição de quantidades.
- Realização de contagens pro agrupamentos.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição e subtração).
- Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
- Noções de par e ímpar.
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de: Número natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal.
- Leitura, interpretação e produção de escrita numérica.
- Identificação de critérios utilizando na organização de sequências.
- Comparação, ordenação e composição de quantidades.
- Realização de contagens pro agrupamentos.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição e subtração).
- Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
- Noções de par e ímpar.
2- Constrói e representa formas geométricas.
-Identifica semelhanças e diferenças entre o quadrado e o retângulo.
-Observa formas geométricas presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem.
-Identifica semelhanças e diferenças entre o quadrado e o retângulo.
-Observa formas geométricas presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem.
2 – Espaço e Forma
- Formas geométricas identificadas em objetos do cotidiano.
- Formas geométricas identificadas em objetos do cotidiano.
3- Utiliza as unidades de medida do nosso dinheiro para resolver problemas matemáticos no seu cotidiano.
- Registra quantias.
- Reconhece e usa cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro.
- Registra quantias.
- Reconhece e usa cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro.
3 – Grandezas e medidas.
- Utilização real como unidade do nosso sistema monetário.
- Utilização real como unidade do nosso sistema monetário.
4- Lê e interpreta gráficos e imagens.
- Registra e coleta informações organizando-as em tabelas e/ou gráficos.
- Registra e coleta informações organizando-as em tabelas e/ou gráficos.
4 – Tratamento da informação.
- Leitura e interpretação de dados em tabelas, gráficos e imagens.
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.
- Leitura e interpretação de dados em tabelas, gráficos e imagens.
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.
Investigando padrões numéricos e geométricos
1 – Lê e escreve os números naturais menores que 100 identificando as dezenas e unidades.
- Compreende o significado do número natural a partir de sua utilização no cotidiano.
- Utiliza diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvam contagens e medidas.
- Conta e ordena em escala ascendente e descendente os números.
- Utiliza estimativas para avaliar um resultado desenvolvendo estratégias de controle de cálculos.
- Resolve situações-problemas envolvendo operações especialmente em adição e subtração.
- Compreende o significado do número natural a partir de sua utilização no cotidiano.
- Utiliza diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvam contagens e medidas.
- Conta e ordena em escala ascendente e descendente os números.
- Utiliza estimativas para avaliar um resultado desenvolvendo estratégias de controle de cálculos.
- Resolve situações-problemas envolvendo operações especialmente em adição e subtração.
1 – Números e operações
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal.
- Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas.
- Identificação de critérios utilizados na organização de sequências.
- Comparação, ordenação e composição de quantidades.
- Realização de contagens por agrupamentos.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração e multiplicação).
- Utilização de estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
- Utiliza a calculadora para realizar operações, verificar resultados e investigar propriedades.
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal.
- Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas.
- Identificação de critérios utilizados na organização de sequências.
- Comparação, ordenação e composição de quantidades.
- Realização de contagens por agrupamentos.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração e multiplicação).
- Utilização de estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
- Utiliza a calculadora para realizar operações, verificar resultados e investigar propriedades.
2 – Percebe as formas geométricas trabalhadas na estrutura dos espaços que compõem os ambientes, comparando-as estabelecendo semelhanças e diferenças.
- Reconhece e nomeia algumas figuras planas: círculo, triângulo, quadrado, retângulo.
- Reconhece e nomeia algumas figuras planas: círculo, triângulo, quadrado, retângulo.
2 – Espaço e forma
- Identificação de algumas propriedades das formas geométricas.
- Composição de mosaicos.
- Percepção de semelhanças e diferenças entre formas geométricas e objetos do espaço.
- Identificação de algumas propriedades das formas geométricas.
- Composição de mosaicos.
- Percepção de semelhanças e diferenças entre formas geométricas e objetos do espaço.
3 – Reconhece possíveis trocas entre cédulas e moedas em função de seus valores.
3 – Grandezas e medidas
- Conhecimento, utilização e estabelecimento de relações entre as diferentes representações da unidade de
medida do nosso valor monetário (o real).
- Conhecimento, utilização e estabelecimento de relações entre as diferentes representações da unidade de
medida do nosso valor monetário (o real).
4 – Elabora tabelas simples e gráficos para comunicar a informação obtida.
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.
4 – Tratamento e informação
- Leitura e interpretação de dados em tabelas e imagens.
- Leitura e interpretação de dados em tabelas e imagens.
Medindo, contando e calculando
1- Utiliza instrumentos de medidas conhecidos: fitas métrica, balança, régua, etc.
- Identifica e estabelece relações entre as unidades de tempo.
- Mede comprimentos com as unidades padronizadas (metro/centímetro)
- Identifica o metro e o centímetro como unidades para medir determinados
comprimentos.
- Identifica e estabelece relações entre as unidades de tempo.
- Mede comprimentos com as unidades padronizadas (metro/centímetro)
- Identifica o metro e o centímetro como unidades para medir determinados
comprimentos.
1 – Números e operações
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito denúmero natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal .
- Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas.
- Comparação e composição de quantidades.
- Compreensão de formação de pares.
- Realização de contagens pro agrupamentos.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração e multiplicação).
- Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
2 – Espaço e forma
- Identificação de algumas propriedades das formas geométricas.
- Representação das formas geométricas.
3 – Grandezas e medidas
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de tempo ( h e min).
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de comprimento ( m e cm).
- Utilização de instrumentos arbitrários para medir.
4 – Tratamento da informação
- Leitura e interpretação de dados em tabelas e imagens.
- Construção de formas pessoais para registrar informações coletadas.
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito denúmero natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal .
- Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas.
- Comparação e composição de quantidades.
- Compreensão de formação de pares.
- Realização de contagens pro agrupamentos.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração e multiplicação).
- Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
2 – Espaço e forma
- Identificação de algumas propriedades das formas geométricas.
- Representação das formas geométricas.
3 – Grandezas e medidas
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de tempo ( h e min).
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de comprimento ( m e cm).
- Utilização de instrumentos arbitrários para medir.
4 – Tratamento da informação
- Leitura e interpretação de dados em tabelas e imagens.
- Construção de formas pessoais para registrar informações coletadas.
3 BIMESTRE
OBJETIVOS
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
-Agrupamento para contar, medir e calcular
1-– Reconhece o conceito de número natural a partir da sua utilização no
cotidiano.
- Utiliza diferentes estratégias para identificar números em situações que
envolvem contagens.
- Lê e escreve números com 3 algarismos.
- Determina o número de unidade, de dezenas e centenas de um número.
- Adiciona e subtrai números naturais com agrupamentos.
- Realiza cálculos de adição, subtração e multiplicação por meio de estratégias pessoais e algumas técnicas convencionais.
- Resolve multiplicações com um dos fatores de 1 a 10.
- Estima resultados das operações.
- Utiliza a calculadora.
cotidiano.
- Utiliza diferentes estratégias para identificar números em situações que
envolvem contagens.
- Lê e escreve números com 3 algarismos.
- Determina o número de unidade, de dezenas e centenas de um número.
- Adiciona e subtrai números naturais com agrupamentos.
- Realiza cálculos de adição, subtração e multiplicação por meio de estratégias pessoais e algumas técnicas convencionais.
- Resolve multiplicações com um dos fatores de 1 a 10.
- Estima resultados das operações.
- Utiliza a calculadora.
CONTEÚDOS
1-– Números e operações
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal.
- Leitura interpretação e produção de escritasnuméricas.
- Comparação, ordenação e composição de quantidades.
- Realização de contagens por agrupamentos.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição e subtração e multiplicação).
- Utilização de estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal.
- Leitura interpretação e produção de escritasnuméricas.
- Comparação, ordenação e composição de quantidades.
- Realização de contagens por agrupamentos.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição e subtração e multiplicação).
- Utilização de estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
2- Reconhece e usa cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro.
- Reconhece que 1 hora tem 60 minutos.
- Reconhece que 1 dia tem 24 horas.
- Identifica o litro e o milímetro como as unidades de capacidade mais usadas.
- Reconhece as unidades de medida de capacidade ao cotidiano.
- Reconhece que 1 hora tem 60 minutos.
- Reconhece que 1 dia tem 24 horas.
- Identifica o litro e o milímetro como as unidades de capacidade mais usadas.
- Reconhece as unidades de medida de capacidade ao cotidiano.
- Identificação da divisão em situações onde acontece a repartição de uma quantidade em partes com a mesma quantidade.
- Identifica o quilograma como a unidade de massa mais usada.
- Aplica as medidas de comprimento na resolução de problemas.
- Identifica o quilograma como a unidade de massa mais usada.
- Aplica as medidas de comprimento na resolução de problemas.
2 – Grandezas e medidas
- Conhecimento, utilização e estabelecimento de relações, entre as unidades de medidas de medida de valor (reais e
centavos).
- Conhecimento e utilização das unidades: de medida de tempo (h e min).
- Utilização de instrumentos arbitrários para medir.
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de capacidade (L).
- Conhecimento, utilização e estabelecimento de relações, entre as unidades de medidas de medida de valor (reais e
centavos).
- Conhecimento e utilização das unidades: de medida de tempo (h e min).
- Utilização de instrumentos arbitrários para medir.
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de capacidade (L).
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de massa (G e Kg)
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de comprimento (M)o
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de massa (G e Kg)
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de comprimento (M)o
3 – Constrói formas pessoais de registrar informações coletadas.
3 – Tratamento da informação
- Leitura e interpretação de dados em tabelas, gráficos e imagens.
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.
- Leitura e interpretação de dados em tabelas, gráficos e imagens.
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.
4 BIMESTRE
Adicionando ou multiplicando para contar
OBJETIVOS
1– Desenvolve o raciocínio multiplicativo do ponto de vista da adição do produto cartesiano (combinatório)
- Identifica e realiza operações com múltiplos do dobro concebendo como metade de uma quantidade.
- Compõem e decompõem números.
- Reparte equitativamente uma quantidade de elementos de cada grupo e determinado número de grupos.
- Identifica e realiza operações com múltiplos do dobro concebendo como metade de uma quantidade.
- Compõem e decompõem números.
- Reparte equitativamente uma quantidade de elementos de cada grupo e determinado número de grupos.
CONTEÚDOS
1 – Números e Operações
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão daorganização do Sistema de Numeração Decimal (dobro e proporcionalidade).
- Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas.
- Identificação de critérios utilizados na organiza de sequências.
- Comparação, ordenação e composição de quantidades.
- Realização de contagens por agrupamentos.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração, multiplicação e divisão).
- Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
2 – Grandezas e medidas
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de capacidade (L)
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão daorganização do Sistema de Numeração Decimal (dobro e proporcionalidade).
- Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas.
- Identificação de critérios utilizados na organiza de sequências.
- Comparação, ordenação e composição de quantidades.
- Realização de contagens por agrupamentos.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração, multiplicação e divisão).
- Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
2 – Grandezas e medidas
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de capacidade (L)
Cálculos, contagens e forma
- Percebe que a padronização de unidades de medida favorece a comunicação das pessoas.
1 – Números e operações
- – Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal (dúzia)
- Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas.
- Identificação de critérios utilizados na organização de sequências.
- Comparação e composição de quantidades.
- Realização de contagens por agrupamentos.
- – Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal (dúzia)
- Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas.
- Identificação de critérios utilizados na organização de sequências.
- Comparação e composição de quantidades.
- Realização de contagens por agrupamentos.
2- Representa formas geométricas.
-Percebe as formas geométricas trabalhadas na estrutura dos espaços que compõem os ambientes, comparando-as estabelecendo semelhanças e diferenças.
- Reconhece e nomeia algumas das figuras planas: círculo, retângulo, triângulo, quadrado.
-Percebe as formas geométricas trabalhadas na estrutura dos espaços que compõem os ambientes, comparando-as estabelecendo semelhanças e diferenças.
- Reconhece e nomeia algumas das figuras planas: círculo, retângulo, triângulo, quadrado.
2 – Espaço e forma
- Identificação de algumas propriedades das geométricas
- Representação de forma geométricas.
- Composição de mosaicos
- Identificação e realização de atividades envolvendo simetria de figuras.
- Percebe que a padronização de unidades de medida favorece a comunicação das pessoas.
- Identificação de algumas propriedades das geométricas
- Representação de forma geométricas.
- Composição de mosaicos
- Identificação e realização de atividades envolvendo simetria de figuras.
- Percebe que a padronização de unidades de medida favorece a comunicação das pessoas.
3- Identifica o quilômetro como unidade usada par medir grandes comprimentos.
- Relaciona o quilometro com o metro, com centímetro.
- Relaciona o quilometro com o metro, com centímetro.
3 – Grandezas e medidas
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de valor.
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de valor.
4- Lê e interpreta gráficos e tabelas.
- Registra dados e informações através de estratégias pessoais.
- Registra dados e informações através de estratégias pessoais.
4 – Tratamento da Informação:
- Leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos.
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.
- Leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos.
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.
5- Reconhece os números naturais.
- Compara e ordena números
- Lê, escreve compara, ordena, compõem e decompõem números naturais maiores que 1000.
- Determina a quantidade de unidades, dezenas, de centenas e de unidades de milhar de um número natural.
- Adiciona números com um 1 ou 2 reservas.
- Subtrai números com 1 ou 2 reservas
- Estima o resultado das operações e sempre que possível, resolve as operações com cálculo mental.
- Compara e ordena números
- Lê, escreve compara, ordena, compõem e decompõem números naturais maiores que 1000.
- Determina a quantidade de unidades, dezenas, de centenas e de unidades de milhar de um número natural.
- Adiciona números com um 1 ou 2 reservas.
- Subtrai números com 1 ou 2 reservas
- Estima o resultado das operações e sempre que possível, resolve as operações com cálculo mental.
5- Números e operações:
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal.
- Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração, multiplicação e divisão).
- Utilização da calculadora para realizar operações, verificar resultados e investigar propriedades.
- Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
2.2 – Espaço e forma
- Identificação de algumas propriedades das formas geométricas.
- Representação de formas geométricas.
- Montagem de sólidos geométricos.
- Percepção de semelhanças e diferenças entre formas geométricas e objetos do espaço.
2.3 – Grandezas e Medidas
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de valor.
- Conhecimento das unidades de medida de comprimento (M e KM) tratamento da informação.
- Leitura e interpretação de dados em tabelas.
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.
3 – Analisando sólidos, registrando informações e calculando.
3.1 – Números e operações
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão da organização do sistema de numeração decimal.
- Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas.
- Comparação, ordenação e composição de quantidades.
- Realização de contagens pro agrupamentos.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração, multiplicação e divisão).
- Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
3.2 – Espaço e Forma
- Identificação de algumas propriedades das formas geométricas.
- Representação de formas geométricas.
- Montagem de sólidos geométricos.
- Percepção de semelhanças e diferenças e entre formas geométricas e objetos do espaço.
3.3 – Grandezas e Medidas.
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de valor.
- Conhecimento das unidades de medida de valor.
- Conhecimento das unidades de medida de tempo (h e min).
3.2 – Tratamento da informação.
- Leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos.
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão da organização do Sistema de Numeração Decimal.
- Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração, multiplicação e divisão).
- Utilização da calculadora para realizar operações, verificar resultados e investigar propriedades.
- Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
2.2 – Espaço e forma
- Identificação de algumas propriedades das formas geométricas.
- Representação de formas geométricas.
- Montagem de sólidos geométricos.
- Percepção de semelhanças e diferenças entre formas geométricas e objetos do espaço.
2.3 – Grandezas e Medidas
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de valor.
- Conhecimento das unidades de medida de comprimento (M e KM) tratamento da informação.
- Leitura e interpretação de dados em tabelas.
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.
3 – Analisando sólidos, registrando informações e calculando.
3.1 – Números e operações
- Reconhecimento dos números no contexto diário.
- Construção do conceito de número natural.
- Compreensão da organização do sistema de numeração decimal.
- Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas.
- Comparação, ordenação e composição de quantidades.
- Realização de contagens pro agrupamentos.
- Realização de operações compreendendo seus significados (adição, subtração, multiplicação e divisão).
- Utilização da estimativa como recurso para análise e previsão de resultados.
- Realização de cálculos mentais.
- Desenvolvimento e utilização de procedimentos matemáticos para resolver problemas.
3.2 – Espaço e Forma
- Identificação de algumas propriedades das formas geométricas.
- Representação de formas geométricas.
- Montagem de sólidos geométricos.
- Percepção de semelhanças e diferenças e entre formas geométricas e objetos do espaço.
3.3 – Grandezas e Medidas.
- Conhecimento e utilização das unidades de medida de valor.
- Conhecimento das unidades de medida de valor.
- Conhecimento das unidades de medida de tempo (h e min).
3.2 – Tratamento da informação.
- Leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos.
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.
CIÊNCIAS
OBJETIVOS
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
- Observa e identifica os recursos naturais do local onde vive.
- Diferencia animais vivos de não-vivos em um ecossistema.
- Diferencia animais vivos de não-vivos em um ecossistema.
- Percebe os diferentes tipos de ambientes.
- Reflete sobre a natureza sendo transformada pelo homem ao longo do tempo.
- Estabelece relações entre condições de alimentação, higiene pessoal e ambiental e a preservação da saúde humana.
- Percebe o modo de vida de animais.
- Diferencia o ambiente e o modo de vida dos animais selvagens e os animais no zoológico.
- Compreende as condições e a diversidade de vida no planeta Terra, em diferentes espaços.
- Percebe os diferentes tipos de ambiente e as adaptações.
- Reflete sobre a presença de elementos naturais e da ação do homem em relação a natureza.
- Reflete sobre a natureza sendo transformada pelo homem ao longo do tempo.
- Estabelece relações entre condições de alimentação, higiene pessoal e ambiental e a preservação da saúde humana.
- Percebe o modo de vida de animais.
- Diferencia o ambiente e o modo de vida dos animais selvagens e os animais no zoológico.
- Compreende as condições e a diversidade de vida no planeta Terra, em diferentes espaços.
- Percebe os diferentes tipos de ambiente e as adaptações.
- Reflete sobre a presença de elementos naturais e da ação do homem em relação a natureza.
CONTEÚDOS
1 – A vida na cidade
1.1 – A vida na terra.
1.1 – A vida na terra.
- Adaptação dos animais ao ambiente urbano.
2 – Saúde e qualidade de vida.
- Animais nocivos à saúde humana, que aparecem na cidade devido ao acúmulo de lixo.
- Habitação humana como meio de proteção contra frio e chuva e indicador de qualidade de vida.
3 – Ação transformada do ser humano.
- Importância de um zoológico na cidade.
- Materiais que o ser humano utiliza para fazer suas construções.
2 – Saúde e qualidade de vida.
- Animais nocivos à saúde humana, que aparecem na cidade devido ao acúmulo de lixo.
- Habitação humana como meio de proteção contra frio e chuva e indicador de qualidade de vida.
3 – Ação transformada do ser humano.
- Importância de um zoológico na cidade.
- Materiais que o ser humano utiliza para fazer suas construções.
Terra: Planeta de muitos lugares.
1 – A vida na Terra
– Diferentes ambientes do planeta Terra: (desertos, regiões geladas, florestas e mares).
- Adaptação dos seres vivos aos diferentes ambientes da terra.
2 – Ação transformadora do ser humano.
- Forma como o ser humano age no ambiente: (desmatamento de florestas, lixo e extinção de espécies animais e vegetais).
1 – A vida na Terra
– Diferentes ambientes do planeta Terra: (desertos, regiões geladas, florestas e mares).
- Adaptação dos seres vivos aos diferentes ambientes da terra.
2 – Ação transformadora do ser humano.
- Forma como o ser humano age no ambiente: (desmatamento de florestas, lixo e extinção de espécies animais e vegetais).
2 BIMESTRE
OBJETIVOS
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
Uns dependem dos outros
1- Percebe a importância da fotossíntese para a vida.
- Reconhece o Sol como parte integrante do processo de fotossínteses.
- Identifica e classifica os animais herbívoros, carnívoros e onívoros de acordo com suas características.
- Compreende que o ambiente natural e cultural influência os hábitos de alimentação.
- Estabelece relações entre condições de alimentação (nutrição)
- Reconhece a importância de uma boa alimentação para o benefício da saúde.
- Reconhece a necessidade de alimentos energéticos para a manutenção humana.
- Percebe a importância da participação individual e coletiva no cuidado com o ambiente.
- Compreende a necessidade de lutar por um meio ambiente mais equilibrado.
- Percebe a interdependência nas cadeias alimentares.
- Reconhece o Sol como parte integrante do processo de fotossínteses.
- Identifica e classifica os animais herbívoros, carnívoros e onívoros de acordo com suas características.
- Compreende que o ambiente natural e cultural influência os hábitos de alimentação.
- Estabelece relações entre condições de alimentação (nutrição)
- Reconhece a importância de uma boa alimentação para o benefício da saúde.
- Reconhece a necessidade de alimentos energéticos para a manutenção humana.
- Percebe a importância da participação individual e coletiva no cuidado com o ambiente.
- Compreende a necessidade de lutar por um meio ambiente mais equilibrado.
- Percebe a interdependência nas cadeias alimentares.
CONTEÚDOS
1 – A vida na terra
- Animais carnívoros, herbívoros e onívoros.
- O sol como fonte primária de energia para a vida na terra e o processo de fotossíntese.
- Relação de interdependência entre animais nas plantas nas cadeias alimentares.
2 – Saúde e qualidade de vida
- Alimentação humana: fonte de alimentos energéticos.
- Importância de uma alimentação saudável para a manutenção da saúde.
3 – Ação transformada do ser humano.
- Animais carnívoros, herbívoros e onívoros.
- O sol como fonte primária de energia para a vida na terra e o processo de fotossíntese.
- Relação de interdependência entre animais nas plantas nas cadeias alimentares.
2 – Saúde e qualidade de vida
- Alimentação humana: fonte de alimentos energéticos.
- Importância de uma alimentação saudável para a manutenção da saúde.
3 – Ação transformada do ser humano.
- Maneira como o ser humano interfere no ambiente, provocando desequilíbrios nas cadeias alimentares: Uso de
agrotóxicos, desmatamento e comércio ilegal de animais silvestres.
agrotóxicos, desmatamento e comércio ilegal de animais silvestres.
3 BIMESTRE
IOBJETIVOS
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
CONTEÚDOS
Somos assim
- Identifica as transformações do corpo.
- Percebe as características básicas de cada fase da vida humana.
- Reconhece os conceitos de reprodução e ciclo de vida às transformações que ocorrem em sua própria e na natureza.
- Compreende e valoriza as experiências das pessoas mais idosas.
- Reconhece a necessidade e importância da vacinação.
- Percebe a diferença entre os animais ovíparos e vivíparos.
- Identifica as transformações dos animais e seu desenvolvimento.
- Percebe que a reprodução é um fenômeno próprio de todos os seres vivos.
- Reconhece as características gerais das plantas.
- Identifica as partes da flor.
- Reconhece a importância das plantas para os outros seres vivos.
- Percebe as características básicas de cada fase da vida humana.
- Reconhece os conceitos de reprodução e ciclo de vida às transformações que ocorrem em sua própria e na natureza.
- Compreende e valoriza as experiências das pessoas mais idosas.
- Reconhece a necessidade e importância da vacinação.
- Percebe a diferença entre os animais ovíparos e vivíparos.
- Identifica as transformações dos animais e seu desenvolvimento.
- Percebe que a reprodução é um fenômeno próprio de todos os seres vivos.
- Reconhece as características gerais das plantas.
- Identifica as partes da flor.
- Reconhece a importância das plantas para os outros seres vivos.
1 – A vida na Terra
- Comparação das características do corpo dos seres humanos em diferentes fases da vida:
- Infância, adolescência, vida adulta e velhice.
- Transformações que ocorrem no corpo humano nas diferentes fases da vida.
2 – Saúde e qualidade de vida.
- Importância da vacinação como forma de prevenção de doenças.
3 – Ação transformadora do ser humano.
- Questões culturais relacionadas as diferentes fases da vida do ser humano.
– Como nascem os filhotes?
1 – A vida na Terra
- Animais ovíparos e vivíparos.
- Desenvolvimento direto e indireto.
- Características do processo de metamorfose.
- Semelhanças e diferenças entre os animais.
- Desenvolvimento dos animais.
– Como nascem as plantas?
- Características gerais das plantas.
- Germinação das sementes.
- Partes de uma flor
- Condições necessárias ao desenvolvimento de uma planta e à germinação das sementes.
- Comparação das características do corpo dos seres humanos em diferentes fases da vida:
- Infância, adolescência, vida adulta e velhice.
- Transformações que ocorrem no corpo humano nas diferentes fases da vida.
2 – Saúde e qualidade de vida.
- Importância da vacinação como forma de prevenção de doenças.
3 – Ação transformadora do ser humano.
- Questões culturais relacionadas as diferentes fases da vida do ser humano.
– Como nascem os filhotes?
1 – A vida na Terra
- Animais ovíparos e vivíparos.
- Desenvolvimento direto e indireto.
- Características do processo de metamorfose.
- Semelhanças e diferenças entre os animais.
- Desenvolvimento dos animais.
– Como nascem as plantas?
- Características gerais das plantas.
- Germinação das sementes.
- Partes de uma flor
- Condições necessárias ao desenvolvimento de uma planta e à germinação das sementes.
4 BIMESTRE
OBJETIVOS
1- Identifica alguns critérios de classificação dos seres vivos.
- Identifica outros grupos de seres vivos.
- Reconhece que os fungos e bactérias não podem ser considerados como animais ou plantas.
- Reconhece a importância deles para o ambiente e o seu papel de decompositores de matéria orgânica.
- Identifica a forma como o ser humano utiliza esses seres vivos para desenvolver tecnologias que ajudam na sua própria sobrevivência e como esses seres afetam a saúde humana.
- Reconhece os cinco reinos e suas características.
- Identifica outros grupos de seres vivos.
- Reconhece que os fungos e bactérias não podem ser considerados como animais ou plantas.
- Reconhece a importância deles para o ambiente e o seu papel de decompositores de matéria orgânica.
- Identifica a forma como o ser humano utiliza esses seres vivos para desenvolver tecnologias que ajudam na sua própria sobrevivência e como esses seres afetam a saúde humana.
- Reconhece os cinco reinos e suas características.
CONTEÚDOS
1 – Conhecendo outros seres vivos.
1.1 – A vida na Terra:
1.1 – A vida na Terra:
- A diversidade de vida dos fungos.
- Ação dos fungos como seres decompositores da matéria orgânica na natureza.
- A diversidade de vida das bactérias.
1.2 – Saúde e qualidade de vida.
- Doenças causadas por fungos e bactérias.
- A importância dos fungos e bactérias na fabricação de produtos necessários a vida humana.
1.3 – Ação transformadora do ser humano.
- Uso de tecnologias para estudar os seres microscópicos, como fungos e bactérias.
- Utilização de fungos e de bactérias na fabricação de produtos necessários para a vida humana.
- Classificação biológica dos seres vivos.
- A cidade enquanto espaço da memória.
2 – Classificação dos seres vivos.
- Características gerais dos seres vivos que pertencem aos reinos.
- Bactérias
- Protistas
- Fungos
- Animais vertebrados e invertebrados.
- Plantas com flores e sem flores.
- Ação dos fungos como seres decompositores da matéria orgânica na natureza.
- A diversidade de vida das bactérias.
1.2 – Saúde e qualidade de vida.
- Doenças causadas por fungos e bactérias.
- A importância dos fungos e bactérias na fabricação de produtos necessários a vida humana.
1.3 – Ação transformadora do ser humano.
- Uso de tecnologias para estudar os seres microscópicos, como fungos e bactérias.
- Utilização de fungos e de bactérias na fabricação de produtos necessários para a vida humana.
- Classificação biológica dos seres vivos.
- A cidade enquanto espaço da memória.
2 – Classificação dos seres vivos.
- Características gerais dos seres vivos que pertencem aos reinos.
- Bactérias
- Protistas
- Fungos
- Animais vertebrados e invertebrados.
- Plantas com flores e sem flores.
História
1 BIMESTRE
A minha e as outras escolas
1-- Percebe que a escola é um novo momento social na sua vida.
- Diferencia o convívio social ao ingressar na escola.
- Percebe e reflete sobre a educação no estatuto da Criança e do adolescente.
- Valoriza a escola, percebendo a sua importância.
- Reconhece a escola como parte integrante de sua formação.
- Realiza comparações entre escolas de ontem e hoje de diferentes épocas e lugares.
- Compreende as características das escolas antigamente.
- Diferencia os tipos de escola de ontem e hoje.
- Desenvolve o hábito de coletar informações e documentos históricos.
- Desenvolve noções de cidadania com direitos e deveres.
- Diferencia o convívio social ao ingressar na escola.
- Percebe e reflete sobre a educação no estatuto da Criança e do adolescente.
- Valoriza a escola, percebendo a sua importância.
- Reconhece a escola como parte integrante de sua formação.
- Realiza comparações entre escolas de ontem e hoje de diferentes épocas e lugares.
- Compreende as características das escolas antigamente.
- Diferencia os tipos de escola de ontem e hoje.
- Desenvolve o hábito de coletar informações e documentos históricos.
- Desenvolve noções de cidadania com direitos e deveres.
1.1 – Cotidiano (eixo sociocultural)
- A importância da escola para as crianças na atualidade.
- A educação no Estatuto da Criança e do Adolescente.
- Algumas diferenças entre as escolas no Brasil atual.
- A importância da escola para as crianças na atualidade.
- A educação no Estatuto da Criança e do Adolescente.
- Algumas diferenças entre as escolas no Brasil atual.
1.2 Cotidiano (Eixo local)
– A escola e o tempo
2.1 – Cotidiano (eixo sociocultural)
- Diferenças e semelhanças das escolas atuais.
- Algumas características das escolas no passado.
2.2 – Cotidiano (eixo local)
- Diferenças e semelhanças entre as escolas dos familiares dos alunos.
2.1 – Cotidiano (eixo sociocultural)
- Diferenças e semelhanças das escolas atuais.
- Algumas características das escolas no passado.
2.2 – Cotidiano (eixo local)
- Diferenças e semelhanças entre as escolas dos familiares dos alunos.
3 – Não só a escola, mas também o livro o caderno e o lápis têm sua história.
3.1 – Cotidiano (eixo sociocultural).
- Diferentes formas de ensino no passado.
- Formas de punição escolar no passado.
- Diferentes materiais escolares da atualidade e dos outros tempos no Brasil.
- A evolução de tecnologias textuais.
3.2 – Cotidiano (eixo local).
- Os materiais escolares do aluno.
3.1 – Cotidiano (eixo sociocultural).
- Diferentes formas de ensino no passado.
- Formas de punição escolar no passado.
- Diferentes materiais escolares da atualidade e dos outros tempos no Brasil.
- A evolução de tecnologias textuais.
3.2 – Cotidiano (eixo local).
- Os materiais escolares do aluno.
Cultura Afro
1- Reconhece a contribuição da diversidade dos grupos humanos na construção da sociedade brasileira.
- Conhece os fatos históricos relacionados aos africanos.
- Concebe a localização correta da África e sua formação histórica.
- Conhece os fatos históricos relacionados aos africanos.
- Concebe a localização correta da África e sua formação histórica.
1- História da África
- Localização
- Língua
- Cultura
- Folclore
- Paisagem
- Localização
- Língua
- Cultura
- Folclore
- Paisagem
2- Cultura Indígena
1- Conhece e valoriza as influências dos povos nativos para o Brasil
- Identificar e conhecer os alimentos da cultura indígena.
- Identificar e conhecer os alimentos da cultura indígena.
1- Distribuição Indígena no mundo
- O índio no Brasil
- O índio e sua cultura
- O índio no Brasil
- O índio e sua cultura
Cooperativismo
1- Reconhece o conceito de cooperativismo.
- Percebe os diversos tipos de cooperativas.
- Percebe os diversos tipos de cooperativas.
1- História do cooperativismo
- Surgimento do cooperativismo no Brasil.
- Surgimento do cooperativismo no Brasil.
2 BIMESTRE
História de famílias brasileiras
1- Identifica aspectos: sujeitos, obras, acontecimentos do passado no presente.
- Percebe a importância do convívio com a família.
- Reconhece a si mesmo com um sujeito construtor de história.
- Reconhece a família como parte integrante da formação do indivíduo.
- Valoriza as diferentes configurações familiares.
- Respeita o modo de vida familiar das indígenas e órfãos.
- Percebe a importância do convívio com a família.
- Reconhece a si mesmo com um sujeito construtor de história.
- Reconhece a família como parte integrante da formação do indivíduo.
- Valoriza as diferentes configurações familiares.
- Respeita o modo de vida familiar das indígenas e órfãos.
1 – Eixo sócio cultural
- A importância da família para o desenvolvimento da criança.
- As diferentes formas de organização familiar dos dias atuais.
- Formas de organizar as famílias no passado.
- Transformações que ocorrem No conceito de família no decorrer do tempo.
- Papel dos gêneros na organização familiar.
- Outros modelos de organização familiar indígenas e orfanatos.
2 – Eixo local
- A organização familiar do aluno.
- A importância da família para o desenvolvimento da criança.
- As diferentes formas de organização familiar dos dias atuais.
- Formas de organizar as famílias no passado.
- Transformações que ocorrem No conceito de família no decorrer do tempo.
- Papel dos gêneros na organização familiar.
- Outros modelos de organização familiar indígenas e orfanatos.
2 – Eixo local
- A organização familiar do aluno.
2- Identifica e reflete sobre as condições sofridas pelos africanos ao longo da
história brasileira.
história brasileira.
2 – Cultura Afro
- Luta dos negros (chegada ao Brasil, castigos, fugas, resistência, líderes negros, movimentos abolicionista,palmares, abolição da escravatura).
- Luta dos negros (chegada ao Brasil, castigos, fugas, resistência, líderes negros, movimentos abolicionista,palmares, abolição da escravatura).
3- Percebe que apesar da violência e distribuição sofridas o índio e sua cultura contribui positivamente e refletem até hoje na história do Brasil.
3 – Cultura Indígena
- Resistência indígena, revoltas, processo de aculturação, escravidão, tribos, indígenas ontem e hoje.
- Resistência indígena, revoltas, processo de aculturação, escravidão, tribos, indígenas ontem e hoje.
4- Reconhece e cria símbolos de cooperativa.
- Identifica a forma de organização de uma cooperativa e as respectiva normas.
- Identifica a forma de organização de uma cooperativa e as respectiva normas.
4 – Cooperativismo
- Simbologia do cooperativismo
- Normas (organização)
- Simbologia do cooperativismo
- Normas (organização)
3º BIMESTRE
Uma história do trabalho
1- Percebe as formas de trabalho no passado.
- Compreende as relações sociais de trabalho existentes de outros tempos e espaços no seu dia-a-dia.
- Valoriza todos os profissionais, percebendo que todas as profissões tem importância social.
- Reconhece a importância de uma Carteira de Trabalho para o indivíduo.
- Reflete, com o grande número de crianças que estão fora da escola por diversos fatores.
- Expressa opiniões reflexivas sobre os conteúdos propostos.
- Compreende as relações sociais de trabalho existentes de outros tempos e espaços no seu dia-a-dia.
- Valoriza todos os profissionais, percebendo que todas as profissões tem importância social.
- Reconhece a importância de uma Carteira de Trabalho para o indivíduo.
- Reflete, com o grande número de crianças que estão fora da escola por diversos fatores.
- Expressa opiniões reflexivas sobre os conteúdos propostos.
1.1 – Eixo sociocultural
- O trabalho escravo nas primeiras fábricas.
- O trabalho infantil no passado e no passado e no presente.
- A importância da carteira de trabalho.
1.2 – Eixo local
- Importância da colaboração do aluno em seu âmbito familiar.
- O trabalho na região do aluno.
- O trabalho escravo nas primeiras fábricas.
- O trabalho infantil no passado e no passado e no presente.
- A importância da carteira de trabalho.
1.2 – Eixo local
- Importância da colaboração do aluno em seu âmbito familiar.
- O trabalho na região do aluno.
2- Cultura Afro
O negro na formação da sociedade brasileira (cultura, influências, miscigenação). – Compreender as diversas produções da cultura africana como representações sociais que emergem no cotidiano.
O negro na formação da sociedade brasileira (cultura, influências, miscigenação). – Compreender as diversas produções da cultura africana como representações sociais que emergem no cotidiano.
3 – Reconhecimento e valorização em relações as influências culturais dos povos indígenas.
3- Cultura Indígena
O índio na sociedade brasileira, miscigenação.
- Influência na cultura atual
O índio na sociedade brasileira, miscigenação.
- Influência na cultura atual
4 – Reconhece os diversos tipos de cooperativas.
- Valoriza as ações de uma cooperativa educacional.
- Valoriza as ações de uma cooperativa educacional.
4- Cooperativismo
- Tipos de cooperativa
- Cooperativa educacional
- Tipos de cooperativa
- Cooperativa educacional
4º BIMESTRE
1 – Reconhece o conceito de cidade.
- Compreende como as cidades se transformam com o passar do tempo.
- Compara as cidades em diferentes épocas.
- Valoriza os diferentes modelo de vida das diferentes cidades.
- Diferencia os tipos de moradias nas cidades.
- Reconhece as características da cidade onde mora.
- Conhece a história da cidade que ela ocupa.
- Compreende como as cidades se transformam com o passar do tempo.
- Compara as cidades em diferentes épocas.
- Valoriza os diferentes modelo de vida das diferentes cidades.
- Diferencia os tipos de moradias nas cidades.
- Reconhece as características da cidade onde mora.
- Conhece a história da cidade que ela ocupa.
1 – Conhecendo histórias das cidades.
1.1 – Cotidiano (eixo sociocultural)
- Conceito de cidade.
- Diferentes cidades na atualidade.
- Formação das primeiras cidades brasileiras.
- O modo de viver nas primeiras cidades brasileiras.
- O cortiço e a favela.
- A cidade enquanto espaço da memória.
1.2 – Cotidiano (eixo local)
- Características da cidade onde o aluno mora.
- Os espaços da memória na cidade do aluno.
1.1 – Cotidiano (eixo sociocultural)
- Conceito de cidade.
- Diferentes cidades na atualidade.
- Formação das primeiras cidades brasileiras.
- O modo de viver nas primeiras cidades brasileiras.
- O cortiço e a favela.
- A cidade enquanto espaço da memória.
1.2 – Cotidiano (eixo local)
- Características da cidade onde o aluno mora.
- Os espaços da memória na cidade do aluno.
Geografia
1 BIMESTRE
Representando e localizando diferentes espaços
1- Explora informações cartográficas.
- Reconhece as diferentes formas de representação do espaço.
- Identifica as informações transmitidas pelos mapas.
- Percebe os elementos contidos no mapa.
- Compreende o significado da legenda.
- Compreende e lê mapas, tendo como instrumento as legendas e a orientação (pontos cardeais e colaterais).
- Reconhece as diferentes formas de representação do espaço.
- Identifica as informações transmitidas pelos mapas.
- Percebe os elementos contidos no mapa.
- Compreende o significado da legenda.
- Compreende e lê mapas, tendo como instrumento as legendas e a orientação (pontos cardeais e colaterais).
1 – Espaço e representação.
- Identificação das diversas maneiras de representar o espaço.
2 – Sociedade
- Compreensão da utilização de mapas.
- Percepção e reconhecimento de pontos de referência.
3 – Natureza
- Reconhecimento do Sol como ponto de referência.
- Identificação das direções cardeais.
4 – Trabalho
- Reconhecimento da utilização da confecção de mapas no decorrer do tempo.
- Identificação das diversas maneiras de representar o espaço.
2 – Sociedade
- Compreensão da utilização de mapas.
- Percepção e reconhecimento de pontos de referência.
3 – Natureza
- Reconhecimento do Sol como ponto de referência.
- Identificação das direções cardeais.
4 – Trabalho
- Reconhecimento da utilização da confecção de mapas no decorrer do tempo.
2 BIMESTRE
Leitura do Espaço urbano
1- Interpreta a linguagem cartográfica.
- Realiza leituras iniciais de mapas.
- Identifica o bairro onde mora e os que estão localizados nos arredores.
- Identifica e classifica os diferentes de cada bairro. (comercial, residencial) a partir das suas características.
- Reconhece os diferentes espaços e as diferenças sociais.
- Reconhece a importância das prestações de serviços públicos.
- Valoriza a importância das prestações de serviços públicos.
- Reconhece que a melhoria nas condições de vida depende da própria sociedade.
- Respeita e valoriza o patrimônio cultural e ambiental da sociedade.
- Realiza leituras iniciais de mapas.
- Identifica o bairro onde mora e os que estão localizados nos arredores.
- Identifica e classifica os diferentes de cada bairro. (comercial, residencial) a partir das suas características.
- Reconhece os diferentes espaços e as diferenças sociais.
- Reconhece a importância das prestações de serviços públicos.
- Valoriza a importância das prestações de serviços públicos.
- Reconhece que a melhoria nas condições de vida depende da própria sociedade.
- Respeita e valoriza o patrimônio cultural e ambiental da sociedade.
- O bairro
1 – Espaço e representação
- Reconhecimento da representação gráfica do bairro.
- Identificação daorganização espacial de Brasília
2 – Sociedade
- Identificação das diferentes funções dos bairros.
3 – Natureza
- Entendimento da transformação da paisagem do bairro no decorrer do tempo.
- Identificação de problemas ambientais da ocupação humana.
- Compreensão da necessidade de preservação.
- Reconhecimento e desenvolvimento de atitudes preservacionistas.
1 – Espaço e representação
- Reconhecimento da representação gráfica do bairro.
- Identificação daorganização espacial de Brasília
2 – Sociedade
- Identificação das diferentes funções dos bairros.
3 – Natureza
- Entendimento da transformação da paisagem do bairro no decorrer do tempo.
- Identificação de problemas ambientais da ocupação humana.
- Compreensão da necessidade de preservação.
- Reconhecimento e desenvolvimento de atitudes preservacionistas.
4 – Trabalho
-Identificação da presevacionista e da prestação de serviços nos bairros.
- Entendimento de cobrança de impostos.
- Reconhecimento dos modos de organização social: associação de moradores e condomínios.
- Reconhecimento de lugares de cultura e de lazer.
- Entendimento de cobrança de impostos.
- Reconhecimento dos modos de organização social: associação de moradores e condomínios.
- Reconhecimento de lugares de cultura e de lazer.
3 BIMESTRE
– A leitura de mapas e de paisagens nos bairros
- Reconhece os conceitos.
- Percebe os elementos de um mapa.
- Entende as informações transmitidas pelos mapas.
- Representa por meio de mapas a região em que mora.
- Distingue na paisagem os elementos construídas pelo homem.
- Realiza leituras iniciais de mapas.
- Reflete sobre a presença de elementos naturais e da ação do homem em relação à natureza.
- Caracteriza a paisagem local (relevo, vegetação e clima)
- Percebe na paisagem as transformações ocorridas ao longo dos tempos.
- Percebe os elementos de um mapa.
- Entende as informações transmitidas pelos mapas.
- Representa por meio de mapas a região em que mora.
- Distingue na paisagem os elementos construídas pelo homem.
- Realiza leituras iniciais de mapas.
- Reflete sobre a presença de elementos naturais e da ação do homem em relação à natureza.
- Caracteriza a paisagem local (relevo, vegetação e clima)
- Percebe na paisagem as transformações ocorridas ao longo dos tempos.
1 – Espaço e representação.
- Identificação de elementos do mapa: legendas, noções de escalas, títulos, limites, orientação em diferentes espaços, inclusão e domínios espaciais.
2 – Sociedade
- A influência dos elementos naturais na organização social.
- A interferência da organização social no ambiente.
3 – Natureza
- Reconhecimento dos elementos da natureza no bairro: relevo, clima, vegetação e rios
4 – Trabalho
- Entendimento da comunicação e da circulação de pessoas nos espaços dos bairros.
- Reconhecimento das técnicas como fator de aceleração de mudanças na paisagem dos bairros.
- Identificação de elementos do mapa: legendas, noções de escalas, títulos, limites, orientação em diferentes espaços, inclusão e domínios espaciais.
2 – Sociedade
- A influência dos elementos naturais na organização social.
- A interferência da organização social no ambiente.
3 – Natureza
- Reconhecimento dos elementos da natureza no bairro: relevo, clima, vegetação e rios
4 – Trabalho
- Entendimento da comunicação e da circulação de pessoas nos espaços dos bairros.
- Reconhecimento das técnicas como fator de aceleração de mudanças na paisagem dos bairros.
4º BIMESTRE
1- Identifica as diferentes paisagens (rural e urbana)
- Reconhece o modo de vida tanto da população urbana da rural.
- Percebe a interdependência entre as áreas rurais e as urbanas.
- Percebe os diferentes tipos de trabalho.
- Percebe os diferentes tipos de moradia.
- Percebem que as profissões mudam no decorrer do tempo.
- Reflete e discute sobre os problemas sociais.
- Percebe como sujeito ativo na transformação do ambiente e passa agir positivamente.
- Reconhece o modo de vida tanto da população urbana da rural.
- Percebe a interdependência entre as áreas rurais e as urbanas.
- Percebe os diferentes tipos de trabalho.
- Percebe os diferentes tipos de moradia.
- Percebem que as profissões mudam no decorrer do tempo.
- Reflete e discute sobre os problemas sociais.
- Percebe como sujeito ativo na transformação do ambiente e passa agir positivamente.
1 – Conhecendo as diferentes paisagens rural e urbana.
1.1 – Espaço e representação.
- Identificação e representação do espaço rural e urbano.
1.2 – Sociedade
- Diferenciação entre população rural e urbana.
- Modo de vida da população rural e urbana.
- Tipos de edificações das áreas rurais e urbanas.
1.3 – Natureza
- Estabelecimento de relações entre a natureza e a sociedade rural e urbana.
- Identificação de problemas ambientais e atitudes de preservação e conservação ambiental das áreas rurais e
urbanas.
1.4 – Trabalho
- reconhecimento dos diferentes trabalhos no decorrer do tempo nas áreas rural e urbana.
1.1 – Espaço e representação.
- Identificação e representação do espaço rural e urbano.
1.2 – Sociedade
- Diferenciação entre população rural e urbana.
- Modo de vida da população rural e urbana.
- Tipos de edificações das áreas rurais e urbanas.
1.3 – Natureza
- Estabelecimento de relações entre a natureza e a sociedade rural e urbana.
- Identificação de problemas ambientais e atitudes de preservação e conservação ambiental das áreas rurais e
urbanas.
1.4 – Trabalho
- reconhecimento dos diferentes trabalhos no decorrer do tempo nas áreas rural e urbana.
ARTE
1 BIMESTRE
1 – Paisagens
1 – Pinta Paisagens
2 – Simplificação de formas
2 – Simplifica formas da natureza
3 – Combinando cores frias
3 – Elabora combinações harmoniosas de cores frias.
4 – Pintura I
2 – Simplificação de formas
2 – Simplifica formas da natureza
3 – Combinando cores frias
3 – Elabora combinações harmoniosas de cores frias.
4 – Pintura I
4 – Pinta paisagens marinhas
2 BIMESTRE
1 – Pintando paisagens II
1 – Pinta paisagens com pôr do sol.
2 – Simplificando formas
2 – Simplificando formas
2 – Simplifica formas da natureza.
3 – Combinando cores quentes
- Pintando um pôr do sol
3 – Elabora combinações harmoniosas de cores quentes.
3 – Combinando cores quentes
- Pintando um pôr do sol
3 – Elabora combinações harmoniosas de cores quentes.
3 BIMESTRE
1 – Pintando paisagens III
1 – Pinta paisagens de florestas
2 – Simplificando formas da natureza
2 – Simplifica formas da natureza
3 – Criando harmonia com cores opostas ou complementares.
3 – Elabora harmonia de cores complementares ouy opostas.
2 – Simplificando formas da natureza
2 – Simplifica formas da natureza
3 – Criando harmonia com cores opostas ou complementares.
3 – Elabora harmonia de cores complementares ouy opostas.
4 BIMESTRE
1 – Paisagens IV 1 – Pinta paisagens urbanas
2 – Simplificando formas da natureza
2 – Simplifica formas da natureza
3 – Harmonia cromática: cores neutras.
3 – Faz combinações de cores neutras.
2 – Simplificando formas da natureza
2 – Simplifica formas da natureza
3 – Harmonia cromática: cores neutras.
3 – Faz combinações de cores neutras.