"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Dinâmicas "Primeiro dia de aula"


O início do ano letivo está aí. E com ele, novas perspectivas e esperança de que tudo será melhor. Em vista disso, quanto mais for agradável o ambiente, a amizade e acima de tudo, o respeito, mais os alunos se sentirão motivados a participar das aulas.

Abaixo, algumas sugestões de dinâmicas para o "Primeiro dia de aula".

1 - Direitos e deveres

Já nos primeiros dias, estabelecer os famosos combinados pode evitar problemas e garantir um bom relacionamento ao longo do ano. Comece discutindo com a garotada o que espera do ano que se inicia e qual a melhor maneira de trabalhar em grupo para alcançar esses objetivos. Formule com todos (e escreva no quadro) a continuação das seguintes frases: “Temos direito a…” e “Somos todos responsáveis por…”. Lembre-se de que a declaração de direitos e deveres deve ser inspirada nas normas gerais da escola – que os alunos precisam conhecer – e ser focada no que deve ser feito, e não no que é proibido. A etapa seguinte é descobrir o que as outras turmas da escola combinaram. A troca de informação, além de enriquecer os tratados feitos por eles, promove a integração com colegas de outras classes. Ao terminar, peça a cada um que copie os tratados e cole na agenda. Assim, o texto estará sempre à mão. Além disso, os estudantes podem produzir dois grandes cartazes em cartolina para pendurar na parede da classe.
Recomendado para: 1ª à 8ª séries

2 - (Texto para uma discussão amistosa no Ensino Médio)

Bill Gates foi convidado para uma conferência em uma escola secundária. Ele falou por 5 minutos, foi aplaudido por mais de 10 sem parar, agradeceu e foi embora em seu helicóptero.

Em seu discurso, falou sobre como a “política educacional de vida fácil para as crianças” tem criado uma geração sem conceito da realidade, e como esta política tem levado as pessoas a falharem em suas vidas posteriores à escola. Acabou por dar alguns conselhos…

1)A vida não é fácil, acostume-se com isso.

2)O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.

3)Você não vai ganhar $ 30.000 por mês assim que sair da universidade. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição, antes que você mesmo tenha conseguido comprar e manter o seu próprio carro e telefone.

4)Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.
5)Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está aquém da sua posição social. Seus avós têm um nome diferente para isso: eles chamam isso de oportunidade.

6)Se você fracassar, a culpa não é dos seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles e faça certo da próxima vez.
7)Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos”.
8)Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.
9)Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas, você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece em absolutamente NADA com o que acontece na vida real. Se pisar na bola, está despedido, RUA !!! Portanto, faça certo da primeira vez.
10)A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outras pessoas o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
11)Televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que Abrir mão do barzinho e da boate e ir trabalhar!
12) Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam serem uns babacas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles.

3 - (com balas ou jujubas)

Distribuir balas coloridas ou jujubas aos alunos (pode ser 2 ou 3 para cada um. Pedir que as deixem em cima da carteira. Após, especificar as cores (que você pode especificar de acordo com o que quiser saber a respeito de seus alunos). Por exemplo, numa classe não muito numerosa – 15 alunos, por exemplo – e na faixa de 10 a 14 anos, fazer mais ou menos o seguinte:
* verde – escola (o aluno se apresenta e fala onde estuda, que curso faz, que matérias gosta ou não gosta, etc)
* azul – família e casa (ele se apresenta e fala de sua família, onde mora, se tem bicho de estimação, onde seu pai e sua mãe trabalham, se ele se dá bem com os irmãos ou não, etc)
* vermelho – lazer (ele fala tudo o que gosta de fazer quando não está estudando.

Chamar um aluno por vez. Ele escolherá a cor da bala, falará sobre o assunto solicitado e ficará com a(s) bala(s) para ele.

Depois que cada um falar, você pode perguntar ao grupo se quer perguntar mais alguma coisa relacionada ao que o colega estava falando. Sugestão: Se o aluno diz que tem um irmão, perguntar se é mais velho ou mais novo, se se dão bem, etc. Se diz que tem cachorro, perguntar o nome, se sabe fazer gracinhas, se tem manias, etc.
Se a turma for de alunos maiores, você pode mudar os critérios, acrescentar outros como: Vida amorosa, vida profissional, livros, etc… Fica a seu critério.
http://questaodeclasse.wordpress.com

4 - SEGUINDO O CHEFE

Objetivo:

Fazer um desenho em grupo onde cada participante esteja em uma situação especial.

Propósito:

Trabalhar a cooperação, a comunicação, planejamento, raciocínio lógico, confiança e a empatia.

Recursos:

Papel, canetas, vendas.

Número de Participantes:

Grupos de 5 pessoas

Duração:

A tarefa de desenhar o barco deve ser cumprida em cinco minutos.

Descrição:

Dividir a turma em grupos de cinco pessoas, colocando-as sentados no chão. Cada grupo terá como tarefa desenhar um barco utilizando uma folha de papel e canetas coloridas. Cada participante fará uma ação de cada vez, passando em seguida o desenho para o outro participante e assim por diante passando por todos um traço de cada vez até que o desenho esteja concluído ou tempo encerrado. Exemplo: o primeiro participante faz um traço, para e a próxima ação é de outro participante.
Os participantes terão também de obedecer as seguintes características individuais:
Participante 1 - é cego e só tem o braço direito;
Participante 2 - é cego e só tem o braço esquerdo;
Participante 3 - é cego e surdo;
Participante 4 - é cego e mudo;
Participante 5 - não tem os braços;
Portanto, para desenvolverem esses papéis, o focalizador pede que os grupos escolham quem será 1,2,3,4 e 5 entregando vendas par os olhos e tiras de pano para amarrar os braços que não deverão utilizar.
Quando os grupos estiverem prontos, começar a contar o tempo, deixando que os grupos façam a atividade sem interrupção. Neste momento o facilitador fica em silêncio, apenas observando o trabalho. Caso alguém solicite ajuda ou informações, reforce as instruções já ditas sem dar outras orientações. Caso algum participante faça perguntas do tipos está certo? Pode fazer assim? Deixe o grupo decidir. Não interfira. Estas situações poderão ser retomadas no momento de debate, para análise e como ilustração para outros comentários.
Após o jogo, o facilitador deve realizar o CAV (Ciclo de Aprendizagem Vivencial), abordando as dificuldades encontradas os desafios superados e as formas de cooperação colocadas em prática.

Dicas:

Pode-se jogar em dois tempos. Primeiro deixar que eles sintam o jogo que a princípio parece fácil e depois normalmente percebendo as dificuldades. Após os 5 minutos, alguns podem não ter terminado a tarefa e muitos poderiam certamente tê-la realizado com melhor qualidade. Por isso deixe que os grupos discutam como poderiam melhorar sua performance e depois peça que joguem novamente para colocarem em prática as alternativas poderão encontradas.
Após todo o processo abra uma discussão geral onde todos os grupos poderão expor dificuldades e soluções, impressões etc.
Jogo enviado por:
Ana Paula Peron
Contato: apperon@directnet.com.br

5 - Brincadeira das bexigas

(Para animar os alunos e também para transmitir a eles a importância do trabalho em grupo)

Leve um rádio ou qualquer outro aparelho no qual possa tocar música, escolha uma que eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno e peça a eles que cada um encha a sua.
Quando todos já tiverem enchido, explique que terão que ficar jogando as bexigas para cima como se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma a que não caiam no chão e que irá fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da brincadeira. Os alunos que ficarem não podem deixar as bexigas caírem, os alunos vão saindo mas as bexigas que eles estavam jogando continuam no jogo.
No início será fácil mas à medida que você for acenando aos alunos para saírem os outros vão tendo cada vez mais trabalho para equilibrar as bexigas, cada vez em número maior que o de alunos. Termine a brincadeira quando tiver apenas um aluno sozinho tentando manter todas as bexigas no ar.
Pergunte a eles o que acharam da brincadeira, se foi fácil ou difícil. Eles certamente lhe dirão que no início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo foi ficando cada vez mais difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que você quer (se algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em grupo também é assim, quanto mais elementos do grupo ficarem de fora na hora da execução, mais trabalho e menos chance de sucesso terão os elementos que estiverem executando o mesmo.
Fonte: http://coelhodacartola.blogspot.com

6 - De Havana Veio um Barco Carregado De...

Faixa etária: Educação Infantil, Fundamental e Secundário

O professor pensa em uma família de animais, pessoas, comidas ou objetos. E diz aos seus alunos:" De Havana veio um barco carregado de... animais de quatro patas."
os alunos deverão ir dizendo, um por um, animais de quatro patas."
Se algum aluno não souber dizer nenhum, perde a vez ou é eliminado do jogo, como queira.
O nível de dificuldade pode variar dependendo da família. Por exemplo: no INFANTIL bastaria dizer:"de Havana veio um barco carregado de... animais.", no PRIMARIO: "de Havana veio um barco carregado de... verduras", e no SECUNDÃRIO:"De Havana veio um barco carregado de …personagens históricos."
ABEC/ http://vivianepatrice.blogspot.com

7 - Quem sou eu - dinâmica para primeiro dia de aula

Uma boa dinâmica para a primeira aula é o jogo "Quem sou eu". Para preparar é fácil e você vai conseguir com que todos aprendam os nomes um dos outros e será uma ótima oportunidade para você também aprender. Nas classes de inglês será uma boa oportunidade de revisar vocabulário básico, o verbo 'to be' e as pessoas do singular (I, you, he, she) se feito em inglês. O mesmo acontece em espanhol, mas você pode simplesmente fazer o jogo em português se não dá aula de inglês ou espanhol.

Faça quadrados de cartolina com figuras das palavras que vai usar no jogo, coisas básicas e que tenham aprendido no ano anterior se for professor de inglês ou espanhol, ou qualquer objeto se for fazer o jogo em português. Deve fazer os quadrados de cartolina ou qualquer outro papel grosso no mesmo número de alunos + 1, que você usará.

Coloque-os em círculo (de preferência), distribua os cartões para os alunos, pedindo que não mostrem ainda uns aos outros. Comece mostrando o seu e diga, em português, inglês ou espanhol, conforme o caso:

- Eu sou Fulano e sou um(a) - diga o nome da figura que está no seu cartão. Uma bola, por exemplo.

Aponte um aluno aleatoriamente, que dirá para você na língua do jogo:

- Você é Fulano e é uma bola, eu sou Beltrano e sou uma bicicleta.

Ele deve então apontar outro aluno, que olhará para você e dirá:

- (apontando o aluno anterior) Ele é Beltrano e é uma bicicleta, você é Fulano e é uma bola, eu sou Sicrano e sou um livro.

Cada aluno apontado deve dizer tudo que os outros disseram, apontando cada aluno e finalizando sempre com 'você é Beltrano e é uma bola, eu sou .... e sou um(a) ...

Você pode colocar figuras que vão ficar engraçadas ditas pelos alunos, e eles vão se divertir enquanto vão memorizando os nomes uns dos outros. Na verdade essa dinâmica é uma boa ajuda para que você também aprenda os nomes deles, o que é desejável em um professor, que no mínimo saiba o nome de seus alunos.
http://coelhodacartola.blogspot.com

8 - Acróstico – Dinâmica Da Apresentação

Escrever no quatro as próprias características como em um acróstico, por exemplo:

Mineira- sou mineira, gosto de macarrão
Amorosa – sou amorosa, tenho muito amigos, etc.
Respeito – gosto de muito respeito em sala de aula
Carinho – sou carinhosa, gosto de fazer caridade
Irada – as vezes quando me irritam, fico irritada
Legal – na época das provas os alunos dizem que sou legal
Enérgica – sou enérgica em sala de aula
Natureza – amo a natureza
Escola – uma das coisas que mais gosto e estar na escola.
Depois que escrever no quadro,dizer: Vocês não me perguntaram nada…. Então vou perguntar(se eles perguntarem você despista)

* Qual o meu nome?
Eles falam, mas a sra não disse, e eu digo…..esta escrito no quadro….
Depois eu peço que cada um faça um acróstico do seu próprio nome, para se apresentarem….
Eles adoram….
http://www.ritaalonso.com.br/?p=23218

*

inta-feira, 5 de janeiro de 2012

Plano anula Educação Infantil


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL  Jardim I



CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO ANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL

PORTUGUÊS


BIMESTRE

  • APRESENTAÇÃO
    DO NOME (CHAMADA, LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA, CONVERSAS INFORMAIS,
    ROTINAS, HORA DAS NOVIDADES, HORA DA HISTÓRIA, BRINCADEIRAS, ETC)
  • REGISTROS
    DOS DESENHOS

COORDENAÇÕES:
RETAS


BIMESTRE

 
  • APRESENTAÇÃO
    DO NOME
  • CHAMADA
    (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • CONVERSAS
    INFORMAIS
  • ROTINAS
  • HORA
    DAS NOVIDADES
  • HORA
    DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO
  • ORGANIZAÇÃO
    DO PENSAMENTOLÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM POUCOS DETALHES
  • BRINCADEIRAS
    ENVOLVENDO DUAS AÇÕES
  • REGISTROS
    DOS DESENHOS
  • IDENTTIFICAÇÃO
    DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • LANÇAMENTO
    DA LETRA A
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA
    DA LETRA NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • LANÇAMENTO
    DA LETRA E
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA E (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA
    DA LETRA E NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA)

COORDENAÇÕES:
RETAS

OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).


BIMESTRE

  • APRESENTAÇÃO
    DO NOME
  • CHAMADA
    (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • CONVERSAS
    INFORMAIS
  • ROTINAS
  • HORA
    DAS NOVIDADES
  • HORA
    DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS
  • ORGANIZAÇÃO
    DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM DETALHES
  • ASSOCIAÇÃO
    DE IDÉIAS
  • BRINCADEIRAS
    ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES
  • REGISTROS
    DOS DESENHOS
  • IDENTTIFICAÇÃO
    DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • RECORDANDO:
    LETRA e E
  • LANÇAMENTO
    I
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA I (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA
    DA LETRA NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • LANÇAMENTO
    DA LETRA O
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA O (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA
    DA LETRA O NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA)

COORDENAÇÕES:
RETAS E CURVAS


BIMESTRE

  • APRESENTAÇÃO
    DO NOME
  • CHAMADA
    (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • CONVERSAS
    INFORMAIS
  • ROTINAS
  • HORA
    DAS NOVIDADES
  • HORA
    DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS
  • ORGANIZAÇÃO
    DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM VÁRIOS
    DETALHES
  • ASSOCIAÇÃO
    DE IDÉIAS
  • BRINCADEIRAS
    ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES
  • REGISTROS
    DOS DESENHOS
  • IDENTTIFICAÇÃO
    DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • RECORDANDO:
    LETRA A, E, I e O
  • LANÇAMENTO
    U
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA U (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA
    DA LETRA NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA NAS PALAVRAS E TEXTOS (VISUALE
    AUDITIVA)

COORDENAÇÕES:
CURVAS

OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO
PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)

COMPETÊNCIAS
EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

  • USO
    DA LINGUAGEM ORAL NAS CONVERSAS, BRINCADEIRAS, COMUNICAÇÃO E
    EXPRESSÃO DE IDÉIAS, OPINIÕES, SENTIMENTOS, DESEJOS, ETC NAS
    DIFERENTES SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO PRESENTES NO COTIDIANO
  • USO
    DO TEXTO NAS DIVERSAS MODALIDADES DE LINGUAGEM
  • RECONHECIMENTO
    DO PRÓPRIO NOME E ESTABELECIMENTO DA RELAÇÃO DESTE, COM CONJUNTO
    DE NOMES DO GRUPO AO QUAL ESTÁ INSERIDO
  • PERCEPÇÃO
    DA RELAÇÃO ENTRE O FALADO E O ESCRITO
  • MANUSEIO
    DE VARIADOS MATERIAIS IMPRESSOS (LIVROS,REVISTAS, JORNAIS, ETC)
  • LEITURA
    COMO PRAZER DE LER

HABILIDADES
EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

  • AMPLIAÇÃO
    DO VOCABULÁRIO VIA RELATO E DESCRIÇÃO DE PESSOAS, OBJETOS,
    PARLENDAS, HISTÓRIAS, POEMAS, MÚSICAS, ETC
  • UTILIZAÇÃO
    DA LEITURA E OU DA ESCRITA NAS DIFERENTES MODALIDADES DE LINGUAGEM
    COM PRODUÇÕES TEXTUAIS (ORAIS, ESCRITOS, VISUAIS) COMO
    DRAMATIZAÇÃO, LIVROS, CONVITES, RECEITAS, ETC
  • RECONHECIMENTO
    E ESCRITA DO PRÓPRIO NOME E DOS COLEGAS, JUNTAMENTE COM PALAVRAS
    CONTEXTUALIZADAS
  • ESCRITA
    UTILIZANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO DA LÍNGUA MATERNA
  • EXPLORAÇÃO
    DA LITERATURA INFANTIL COMO FONTE DE IDENTIFICAÇÃO SIMBÓLICA DE
    PRAZER E ENTRETENIMENTO


MATEMÁTICA


BIMESTRE

  • CORES
    PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)
  • TAMANHO
    (GRANDE⁄PEQUENO)
  • SEMELHANÇA
    (IGUAL⁄DIFERENTE)
  • POSIÇÃO
    (EM PÉ⁄SENTADO)
  • AGRUPAMENTOS:
    CRITÉRIOS (COR E TAMANHO)
  • CONTAGEM
    DE NUMERAL ATÉ 5
  • LANÇAMENTO
    NUMERAL 1
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DO NUMERAL VISUALMENTE
  • PESQUISA
    DA QUANTIDADE E DO NUMERAL
  • FORMA
    GEOMÉTRICA CIRCULAR
  • FIGURA
    GEOMÉTRICA CIRCULAR


BIMESTRE

  • RECORDANDO
    CORES PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)
  • LANÇAMENTO
    DE CORES SECUNDÁRIAS (LARANJA E VERDE)
  • RECORDANDO
    NOÇÕES ANTERIORES
  • TAMANHO
    (ALTO⁄BAIXO)
  • POSIÇÃO
    (ABERTO⁄FECHADO e DE FRENTE⁄DE COSTAS)
  • RECORDANDO
    AGRUPAMENTOS
  • CONTAGEM
    ORAL DE NUMERAL ATÉ 10
  • RECORDANDO
    NUMERAL 1
  • LANÇAMENTO
    NUMERAL 2
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DO NUMERAL VISUALMENTE
  • PESQUISA
    DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 2
  • RECORDANDO
    FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
  • FORMA
    GEOMÉTRICA QUADRANGULAR
  • FIGURA
    GEOMÉTRICA QUADRANGULAR

OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS ,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).


 

BIMESTRE

  • RECORDANDO
    CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS
  • LANÇAMENTO
    DA COR SECUNDÁRIA (ROXO) E DA NEUTRA (PRETO)
  • RECORDANDO
    NOÇÕES ANTERIORES
  • POSIÇÃO
    (EM CIMA⁄EM BAIXO e DENTRO⁄FORA)
  • DISTÂNCIA
    (PERTO⁄LONGE)
  • RECORDANDO
    AGRUPAMENTOS
  • CONTAGEM
    ORAL DE NUMERAL ATÉ 15
  • RECORDANDO
    NUMERAL 1 e 2
  • LANÇAMENTO
    NUMERAL 3 e 4
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 3 e 4 VISUALMENTE
  • PESQUISA
    DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 3 e 4
  • RECORDANDO
    FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
  • FORMA
    GEOMÉTRICA TRIANGULAR
  • FIGURA
    GEOMÉTRICA TRIANGULAR


BIMESTRE

  • RECORDANDO
    CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E NEUTRAS
  • LANÇAMENTO
    DA COR NEUTRA (BRANCO)
  • RECORDANDO
    NOÇÕES ANTERIORES
  • POSIÇÃO
    (EM FRENTE⁄ATRÁS)
  • QUANTIDADE
    (MUITO⁄POUCO e CHEIO⁄VAZIO)
  • MASSA
    (LEVE⁄PESADO)
  • TAMANHO
    (MAIOR⁄MENOR)
  • RECORDANDO
    AGRUPAMENTOS
  • CONTAGEM
    ORAL DE NUMERAL ATÉ… (ACRESCENTAR NUMERAIS DEPENDENDO DO
    DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO DO ALUNO EM QUESTIONAR
    SEU CONHECIMENTO)
  • RECORDANDO
    NUMERAL 1, 2, 3 e 4
  • LANÇAMENTO
    NUMERAL 5
  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DO NUMERAL VISUALMENTE
  • PESQUISA
    DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 5
  • RECORDANDO
    FORMAS E FIGURAS ANTERIORES

OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO
PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)

  • TAMBÉM
    DEVEREMOS CONFECCIONAR ENFEITES NATALINOS E ENSAIAR PARA A FESTA DE
    ENCERRAMENTO

COMPETÊNCIAS
EM MATEMÁTICA

  • UTILIZAÇÃO
    DE CONTAGEM ESCRITA NAS BRINCADEIRAS E NO MEIO SOCIAL AO QUAL ESTÁ
    INSERIDO
  • RECONHECIMENTO
    DE QUANTIDADES USANDO LINGUAGEM ORAL, NOTAÇÃO NUMÉRICA E OU
    REGISTROS NÃO CONVENCIONAIS
  • PERCEPÇÃO⁄RECONHECIMENTO
    DE NÚMEROS NOS DIFERENTES CONTEXTOS
  • PERCEPÇÃO
    DA IMPORTÂNCIA DO NÚMERO⁄NUMERAL NO COTIDIANO
  • UTILIZAÇÃO
    DE NOÇÕES SIMPLES DE CÁLCULOMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
  • EXPLORAÇÃO
    E IDENTIFICAÇÃO DE FORMAS GEOMÉTRICAS COMO FORMA, CONTORNO,
    LADOS, ETC
  • EXPLORAÇÃO
    DE DIVERSOS PROCEDIMENTOS NA COMPARAÇÃO DE GRANDEZAS
  • ESTABELECIMENTO
    DE NOÇÕES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO, PESO, VOLUME E TEMPO
    UTILIZANDO UNIDADES CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS
  • INTERAÇÕES
    EM SITUAÇÕES QUE ESTIMULEM ASSOCIAÇÕES, INVERSÕES, COMPARAÇÕES
    NAS CONSTRUÇÃO DAS DIVERSAS NOÇÕES DE CONSERVAÇÃO
  • PERCEPÇÇAO
    DAS RELAÇÕES ESPACIAIS ENTRE O PRÓPRIO CORPO, OBJETOS E OS
    OSBJETOS ENTRE SI EM SITUAÇÕES LIGADAS AO MOVIMENTO
  • UTILIZAÇÃO
    DE CRITÉRIOS PRÓPRIOS DE AGRUPAMENTO DE ACORDO COM SEMELHANÇAS E
    OU DIFERENÇAS PERCEBIDAS
  • CONSTRUÇÃO
    DA NOÇÃO DE TEMPO ATRAVÉS DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ATIVIDADES
    PROPOSTAS

HABILIDADES EM MATEMÁTICA

  • AGRUPAR
    E CONTAGEM DE ELEMENTOS DE DIFERENTES FORMAS COM O USO DE DEDOS,
    PALITOS, TAMPINHAS, ETC UTILIZANDO ORALMENTE OS NUMERAIS
  • RECONHECIMENTO
    DOS DIFERENTES USOS DOS MATERIAIS NO CONTEXTO DO COTIDIANO
  • IDENTIFICAÇÇAO
    DO NUMERAL (ALGARISMO) NA ESCRITA DA QUANTIDADE
  • REALIZAÇÕES
    CONCRETAS VIA MANUSEIO DE MATERIAIS, DRAMATIZAÇÃO, JOGOS,
    BRINCADEIRAS, LEITURA DE HISTÓRIAS, ETC COM VINCULAÇÃO DE AÇÕES
    MATEMÁTICAS E SEUS RESULTADOS
  • EXPLORAÇÃO
    DE DIFERENTES MATERIAIS, ELEMENTOS DA NATUREZA, BRINQUEDOS, SUCATA,
    OBJETOS ESCOLARES, ETC NA DESCOBERTA DAS FORMAS DE CADA UM
  • UTILIZAÇÃO
    DO CORPO OU OBJETOS COMO INSTRUMENTOS DE MEDIDAS CONVENCIONAIS E NÃO
    CONVENCIONAIS
  • COMPARAÇÃO
    EM SITUAÇÕES DIRIGIDAS E ESPONTÂNEAS DE DIFERENTES PESOS,
    VOLUMES, COMPRIMENTOS E SUBSTÂNCIAS
  • EXPLORAÇÃO
    DAS NOÇÕES ESPACIAIS EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO E OS OBJETOS
    ENTRE SI
  • IDENTIFICAÇÃO
    NAS ATIVIDADES PROPOSTAS (BRINCADEIRAS, SITUAÇÇOES PROBLEMAS,
    RECREAÇÃO, JOGOS, ETC) DOS ESPAÇOS, LIMITES, FORMAS FECHADAS E
    ABERTAS, ETC EM ATIVIDADES LÚDICAS
  • PERCEPÇÃO
    DAS RELAÇOES DE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE DIFERENTES
    MATERIAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM
  • PERCEPÇÃO
    DA RELATIVIDADE DE ATRIBUTOS (MAIOR, MENOR, LEVE, PESADO, ETC)
  • PRECEPÇÃO
    DE QUE A ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR SI E COLEGAS ACONTECE NUM
    DETERMINADO TEMPO E DURAÇÃO
  • ENTENDIMENTO
    DA EXISTÊNCIA DE UM TEMPO PRÓPRIO VIVIDO (LENTO, RÁPIDO)
  • PERCEPÇÃO
    DOS DIFERENTES REGISTROS DE TEMPO EM USO NA SALA DE AULA
    (CALENDÁRIOS, RELÓGIOS, ROTINAS, DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ETC)
  • IDENTIFICAÇÃO
    DA PRÓPRIA IDADE E DOS COLEGAS
  • VIVENCIAR⁄CONSTRUIR
    CONCEITOS ATRAVÉS DE SITUAÇÕES REAIS DE APRENDIZAGEM

ESTUDOS
SOCIAIS E CIÊNCIAS


BIMESTRE

  • ADAPTAÇÃO
    E INSERÇÃO DA CRIANÇA AO MEIO ESCOLAR (ESCOLA)
  • ESTABELECER
    RELAÇÕES DE SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DE REGRAS DE CONVIVÊNCIA
    (DIREITOS E DEVERES)
  • CONHECIMENTO
    DE SI PRÓPRIO E DO OUTRO (EU⁄AUTO – ESTIMA⁄ RESOLUÇÃO DE
    PROBLEMAS⁄IDENTIDADE E AUTONOMIA)
  • MEU
    CORPO (HIGIENE)
  • MEU
    CORPO (SENTIDOS)
  • ESCOLA
    (PERCEPÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO ESCOLAR – DEPENDÊNCIAS E
    FUNCIONÁRIOS)
  • RUA⁄BAIRRO
    (RECONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA EM
    COMUNIDADE, DE COMO É FORMADO E O QUE TEM)
  • DATAS
    FESTIVAS: CARNAVAL, ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE RIO DAS OSTRAS, DIA DA
    MULHER, DIA DO CIRCO, DIA DA ESCOLA, DIA DO LIVRO, DIA DO ÍNDIO


BIMESTRE

  • FAMÍLIA:
    MAIO (ÁRVORE GENEALÓGICA MONTADA INDIVIDUALMENTE COM CADAALUNO)
  • CASA:
    MAIO (DEPENDÊNCIAS DA CASA, MAPEANDO UMA RESIDÊNCIA, CUIDADOS E
    DEVERES DECADA UM)
  • MÃE:
    SEMANA DAS MÃES (IMPORTÂNCIA DA FIGURA MATERNA)
  • PROFISSÕES
    (LIGADAS AS MULHERES)
  • ALIMENTAÇÃO
    SALDÁVEL: JUNHO E JULHO (FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS)
  • DATAS
    FESTIVAS: DIA DAS MÃES, MEIO ABIENTE E FESTEJOS JUNINOS⁄JULINOS



BIMESTRE

  • PAI:
    SEMANA PATERNAL (IMPORTÂNCIA DA FIGURA PATERNA)
  • PROFISSÕES
    ( LIGADAS AO HOMEM)
  • FOLCLORE
    (RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR VIA LENDAS,
    CANTIGAS, PARLENDAS, BRINCADEIRAS, COMIDAS, ETC)
  • PLANTAS:
    SETEMBRO (PERCEPÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA NO CUIDADO
    COM O MEIO AMBIENTE RELACIONANDO-O COM AS DIFERENTES UTILIDADES DAS
    PLANTAS E SEU USO PELO HOMEM)
  • DATAS
    FESTIVAS: PAI, FOLCLORE, SOLDADO, INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, ÁRVORE
    E PRIMAVERA


BIMESTRE

  • ANIMAIS
    (DOMÉTICOS, SELVAGENS E NOCIVOS)
  • CRIANÇA
    (IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA, DIREITOS E DEVERES)
  • MEIOS
    DE COMUNICAÇÃO (VISUAIS, AUDITIVOS E OS UTILIZADOS COM A ESCRITA)
  • MEIOS
    DE TRANSPORTES (TERRESTRES, AÉREOS E MARÍTIMOS)
  • BANDEIRA
    NACIONAL (O QUE REPRESENTA A NOSSA BANDEIRA?)
  • NATAL
    (O QUE REPRESENTA O NATAL?)
  • DATAS
    FESTIVAS: ANIMAIS, DIA DA CRIANÇA, DIA DO MESTRE, DIA DA BANDEIRA,
    FESTA DE ENCERRAMENTO E NATAL

COMPETÊNCIASESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS

  • RECONHECIMENTO
    E REPRESENTAÇÃO DO PRÓPRIO CORPO COMO INSTRUMENTO DE
    AUTO-EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
  • CONSCIENTIZAÇÃO
    DE HÁBITOS DE AUTO CUIDADO, VALORIZANDO A HIGIENE, CONFORTO,
    SEGURANÇA, ETC
  • RELACIONAMENTO
    DO PRÓPRIO CORPO ATRAVÉS DAS DIVERSAS PERCEPÇÕES (SENSORIAIS,
    PSICOMOTORAS E AFETIVAS)
  • ESTABELECIMENTOS
    DE RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES
    AMBIENTES
  • RELAÇÃO
    ENTRE ACONTECIMENTOS DO CICLO DA VIDA E NATUREZA
  • CONSCIENTIZAÇÃO
    DAS RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES
    AMBIENTES
  • PERCEPÇÃO
    DAS MUDANÇAS DO CLIMA
  • PERCEPÇÃO DE AMBIENTES (ECOSSISTEMAS) E DOS SERES QUE
    NELE VIVEM
  • CONSCIENTIZAÇAO
    DO REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS DE SUCATA COMO FORMA DE DIMINUIR A
    POLUIÇÃO AMBIENTAL
  • CONSCIENTIZAÇÃO
    DO USO DA ÁGUA E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
  • PERCEPÇÃO
    DAS CARACTERÍSTICAS DO MEIO SOCIAL AO QUAL SE INSERE (HÁBITOS,
    BRINCADEIRAS, LINGUAGEM, JOGOS, ETC)
  • RECONHECIMENTO
    DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA
  • PERCEPÇÃO
    DO ESPAÇO DA ESCOLA COMO ESPAÇO COLETIVO DE CONVIVÊNCIA
  • IDENTIFICAÇAO
    E PERCEPÇÃO DA VIDA E CULTURA EM SOCIEDADE E FAMÍLIA

HABILIDADES
ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS

  • PERCEPÇÃO
    E IDENTIFICAÇÃO DO CORPO EM PARTES E SUAS FUNÇÕES DIVERSAS
  • CONSCIENTIZAÇÃO
    DE MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA SAÚDE VIA CUIDADOS COM O PRÓPRIO
    CORPO E COM O CORPO DO OUTRO
  • OBSERVAÇÃO
    E EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE SENSAÇÕES OBTIDAS COM CORES,
    TEXTURAS, SONS, SABORES E CHEIROS
  • PERCEPÇÃO
    DE ACONTECIMENTOS DE ORIENTAÇÃO TEMPORAL COMO DIA, NOITE, FASES DA
    VIDA, ETC
  • REGISTRAR
    ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO ATRAVÉS DE LINHA DE TEMPO
  • PERCEPÇÃO
    DAS RELAÇÕES ENTRE SERES VIVOS E AMBIENTE
  • CONSCIENTIZAÇAO
    DA PRESERVAÇÃO DOS AMBIENTES E DE SERES QUE NELA HABITAM
  • PARTICIPAÇÃO
    EM DIFERENTES ATIVIDADES ENVOLVENDO OBSERVAÇÃO E PESQUISA
  • RECONHECIMENTO
    DE PAPÉIS DESEMPENHADOS PELA FAMÍLIA E COMUNIDADE
  • RESPEITO
    PELOS OBJETOS PESSOAIS, DOS COLEGAS E DA ESCOLA
  • CUMPRIMENTO
    DE REGRAS ESTABELECIDAS COLETIVAMENTE
  • PERCEPÇÃO
    DA MANEIRA COMO A INFORMAÇÃO É RECEBIDA (AUDITIVA, VISUAL E
    AUDIOVISUAL)
  • OBSERVAR
    E COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS E VEGETAIS DIRETA OU
    INDIRETAMENTE
  • REPRESENTAÇÃO
    DE ANIMAIS E VEGETAIS ATRAVÉS DE DESENHOS, DRAMATIZAÇÕES,
    PINTURA, MODELAGEM, ETC
  • CONSCIENTIZAÇÃO
    SOBRE A IMPORTÂNCIA, PRESERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA ÁGUA E AR NO
    AMBIENTE


HABILIDADES
QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • PERCEPÇÃO
    GUSTATIVA: DISTINÇÃO DE DIFERENTES SABORES E GOSTOS (DOCE,
    SALGADO, AZEDO, QUENTE E FRIO)
  • PERCEPÇÃO
    TÁTIL: RECONHECIMENTO ATRAVÉS DO TATO DE TEXTURASLISAS, ÁSPERAS,
    MACIAS, DURAS E MOLES
  • PRECEPÇÃO
    VISUAL: DISTINÇÃO VIAVISÃO DO TODO E DAS PARTES
  • PRECEPÇÃO
    AUDITIVA: PERCEPÇÃO DOS DIFERENCIADOS TIPOS DE SONS EXISTENTES
    (VOZ HUMANA, ONOMATOPÉIAS, INSTRUMENTOS MUSICAIS, ETC)
  • PRECEPÇÃO
    OLFATIVA: DISTINÇÃO E ASSOCIAÇÃO ATRAVÉS DO OLFATO DOS DIVERSOS
    CHEIROS E ODORES
  • ESQUEMA
    CORPORAL: CONSCIENTIZAÇÃO DAS PARTES DO CORPO E SEUS DETALHES COMO
    DEDOS, COTOVELOS, BARRIGA, OLHOS, ETC
  • LATERALIDADE:
    PERCEPÇÃO DO LADO DIREITO E ESQUERDO DO PRÓPRIO CORPO
  • POSIÇÃO
    ESPACIAL: ENTENDIMENTO DAS POSIÇÕES (SENTADO, EM PÉ, DEITADO,
    ANDANDO, PARADO, CORRENDO)
  • RELAÇÃO
    ESPACIAL: CONSCIÊNCIA DAS RELAÇÕES DO SUJEITO COM O ESPAÇO A SUA
    VOLTA (DE LADO,DE FRENTE, DE COSTAS, EM CIMA, EM BAIXO, ETC)
  • MEMÓRIA
    VISUAL: REPRODUÇÃO DE IMAGENS OBSERVADAS
  • MEMÓRIA
    AUDITIVA: REPRODUÇÃO DE SONS
  • SEQUÊNCIA
    LÓGICA: ORDENAÇÃO DE FATOS, NOÇÃO DE ANTES E DEPOIS
  • ORIENTAÇAO
    TEMPORAL: NOÇÕES DE DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ESTAÇÕES
  • ORGANIZAÇÃO
    DO PENSAMENTO: DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÕES COGNITIVAS E INTELECTUAL
    DO ALUNO
  • ASSOCIAÇÃO
    DE IDÉIAS: ASSOCIAR FATOS E ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO
  • RACIOCÍNIO
    LÓGICO; AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE
    DE QUESTIONAMENTO, ENTENDIMENTO E ESTÍMULO AO SENSO CRÍTICO
  • COORDENAÇÃO
    MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS DO CORPO E DOMÍNIO DESSAS
    FUNÇÕES
  • COORDENAÇÃO
    VISO-MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS OCULARES JUNTAMENTE COM OS
    MOTORES
  • COORDENAÇÃO
    MOTORA FINA: COORDENAÇÃO DOS DEDOS DA MÃO, MOVIMENTOS DE PINÇA
  • CORES:
    PERCEPÇÃO E RECONHECIMENTO DAS CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E
    NEUTRAS PARA POSTERIORMENTE, ORIGINAR OUTRAS CORES


AMBIENTE
ALFABETIZADOR

CALENDÁRIO
MENSAL
JOGOS
BRINQUEDOS
ADIVINHAÇÕES
CALENDÁRIO
DO
TEMPO
EMBALAGENS USADAS
QUEBRA-CABEÇAS
ENCARTE DE SUPERMERCADOS
POESIAS
EMBALAGENS
COM
RÓTULOS
TAMPAS DE REFRIGERANTES
FOLHAS EM BRANCO
TEXTOS
PARLENDAS
PALITOS DE PICOLÉ
CANETINHAS
LETRAS DE MÚSICAS
RECEITAS
MURAL DE RECADOS
LÁPIS DE COR
LIVROS
DE
HISTÓRIAS
BULAS DE REMÉDIO
MURAL DE ANIVERSARIANTES
GIZ DE CERA
REVISTAS
GIBIS
RECEITAS
LIVROS DIDÁTICOS VELHOS
JORNAIS
LIVROS DE LITERATURA
CHAMADINHA
OUTRO