"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014


Volta às Aulas (1º ao 5º ano)

Atividades para integrar, estabelecer regras de convivência, ressaltar o valor da amizade, valorizar a cooperação, o respeito e a ética no cotidiano escolar

Objetivos:
§ Promover a integração e adaptação dos alunos
§ Estabelecer regras que deverão ser seguidas ao longo do ano letivo
§ Resgatar valores importantes como respeito e solidariedade
§ Abordar a ética no cotidiano escolar
§ Reforçar a importância da cooperação e da amizade
Faixa Etária: 1º ao 5º ano

Os primeiro dia de aula tem um significado especial para educadores, alunos e pais. Não é apenas mais um ano letivo que se inicia, mas a oportunidade de rever os amigos, conhecer novos colegas, compartilhar experiências, resgatar valores e estabelecer regras de boa convivência. Acolher bem é essencial para conquistar a confiança dos pequenos. Cada atividade deve ser planejada com antecedência e visar não só a integração, mas a adaptação e o resgate de valores. "Prepare o ambiente com materiais pedagógicos, organize uma roda para que todos possam se olhar e sugira brincadeiras de socialização. Ressalte o valor do reencontro por meio de histórias que abordem a amizade", recomenda Maria Beatriz Ortiz Solera, coordenadora pedagógica e educacional. Enquanto o pessoal se "enturma", o professor pode mencionar a importância do respeito e da cooperação. "Não é aconselhável impor as regras, o melhor é explicá-las. Seja claro e objetivo para que todos entendam, lembrem e cumpram ao longo do ano", alerta Débora. 
Primeiro dia de aulaEssas atividades foram preparadas pelo Colégio Augusto Laranja e visam reforçar a integração:
Vamos brincar de massinha? (1º e 2º ano)

1. Divida os alunos em duplas e distribua massas de modelar.  
2. Peça que criem objetos que serão usados ao longo do ano. Exemplo: lápis, caneta, caderno.3Promova a apresentação dos trabalhos e a troca de ideias.

Troca de presentes (1º ao 3º ano)
1. Distribua papel, lápis de cor e canetinhas aos alunos.2. Solicite que façam um desenho para retratar a importância da amizade.3Explique que cada desenho se transformará em um presente para o colega que acabou de conhecer.4. Promova a troca de desenhos e aborde a importância de fazer novas amizades.

Pintura coletiva (4º e 5º ano)

1. Providencie tintas atóxicas, pincéis, rolinhos e papel de parede branco.  
2. Reserve um espaço na sala ou no pátio para aplicar o papel de parede.3.Sugira a pintura coletiva do painel de acordo com um tema. Exemplo: O que esperam de 2011?
Reforçando a amizade
Confira as atividades do Colégio Novo Alicerce para reforçar a amizade:
Dinâmica do pirulito (3º e 4º ano)
 
1. Providencie pirulitos em número suficiente para os alunos.2. Peça que segurem o doce com a mão direita e mantenham o braço esticado.3Sinalize para que abram o pirulito, mas alerte que não será permitido mover o braço direito.4.Após diversas tentativas, mostre que só é possível abrir com a ajuda do colega e que ele também terá que fazer o mesmo para ajudar o outro.

 
Dica esperta!
Essa atividade poderá ser retomada ao longo do ano letivo, de forma que os alunos possam verificar se alcançaram seus sonhos para 2011.
Autorretrato (4º e 5º ano)
 
1. Distribua para cada aluno uma bexiga e peça que encham.2. Em seguida, entregue canetinhas coloridas e solicite que cada um desenhe o seu rosto na bexiga.3Após concluir o desenho, os alunos deverão jogar a bexiga para cima.4. Dê um sinal para que cada aluno pegue no ar a bexiga de um colega.5. Faça uma roda e solicite que cada aluno adivinhe de quem é o autorretrato.6. Caso não acerte, o aluno que desenhou deverá se apresentar, falar seu nome e dar um abraço no colega.7. Dê continuidade até que todos se apresentem.
Convivência
Acompanhe as atividades do Colégio Escrevivendo para diferenciar a ordem e o caos, valorizar a cooperação e compartilhar sonhos.
Árvore dos sonhos (1º ao 5º ano)
 
1. Em um papel pardo ou cartolina represente uma árvore. Você poderá afixála em um painel em sala de aula ou no pátio.2. Na parte superior da árvore, escreva uma pergunta. Exemplo: Como você gostaria que fosse 2011?3Distribua um papel com o molde de uma folha de árvore.4. Peça para que escrevam o que esperam de melhor para o ano letivo. Exemplos: amizades sinceras, boas notas etc.5. As crianças deverão afixar suas folhas com os desejos na árvore.

 
Dica esperta!
A árvore pode ganhar uma versão de mapa e envolver mais turmas. Basta afixar no pátio e sugerir a construção de bonequinhos, que ficarão localizados em diferentes pontos do mapa, formando uma grande corrente.
Da ordem ao caos (4º e 5º ano)
 
1. Combine com a turma que, quando você bater palmas, todos deverão parar imediatamente as atividades solicitadas.2. Peça que cantem ao mesmo tempo uma música para o companheiro ao lado.3Bata palmas e sugira nova atividade: que todos cantem ao mesmo tempo uma música para o grupo.4. Bata palmas novamente e escolha um aluno para cantar para a classe.5. Mostre para as crianças as diferenças entre a ordem e o caos. Enquanto todos cantavam ao mesmo tempo, ninguém se entendia e a situação gerou desconforto. Já quando apenas um aluno cantou e os demais pararam para escutar, a ordem foi estabelecida.
















Dica esperta!
Levante outras situações nas quais a ordem é essencial e estabeleça com os alunos as regras de convivência. Explique que quando desrespeitamos o próximo deixamos a organização de lado e estamos perto do caos.
Respeito ao próximo
Essa atividade é feita no Colégio Novo Alicerce e sugere que professores e alunos construam juntos um contrato pedagógico para estabelecer regras de convivência.

Contrato pedagógico
 
1. Reúna a turma e questione sobre boa convivência, respeito, expectativas para o ano letivo etc.2. Estimule a reflexão e a troca de ideias. A partir das respostas, construa um contrato, que será revisto e reestruturado semanalmente ou sempre que houver necessidade.
A suprema arte do professor é despertar a alegria na expressão criativa do conhecimento, dar liberdade para que cada estudante desenvolva sua forma de pensar e entender o mundo, assim criamos pensadores, cientistas e artistas que expressarão em seus trabalhos aquilo que aprenderam com seus mestres.(Albert Einstein)
Como os pais e educadores podem utilizar as técnicas de coaching para motivar alunos na sala de aula e melhorar o processo da aprendizagem.

Inspiração motivadora

"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão." (Paulo Freire, educador)

Aprendizes

"Aprender é descobrir aquilo que já sabemos. Fazer é demonstrar que você sabe disso. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tão bem quanto você. Vocês são todos aprendizes, fazedores e professores."(Richard Bach)

Boa ação

"Um professor que pode despertar um sentimento de uma boa ação individual, para um bom poema único, realiza mais do que aquele que enche a nossa memória com filas e filas de objetos naturais, classificados com nome e forma." (Johann Wolfgang von Goethe)

Contadores de histórias

"Os fluxos de pensamento em termos de histórias, histórias sobre eventos, histórias sobre pessoas, e as histórias sobre as intenções e realizações. Os melhores professores são os melhores contadores de histórias. Aprendemos na forma de histórias." (Frank Smith)

Inspiração na educação

"Um professor que tenta ensinar sem inspirar o aluno com o desejo de aprender está martelando em ferro frio." (Horace Mann)

Sentimentos

"Podem esquecer o que você disse, mas eles nunca esquecerão como você as fez sentir." (Carol Buchner)

Frases de motivação para Professores, pensamentos para professores e educadores

O professor, o educador, é um profissional que as vezes não recebe o devido valor, a eles entregamos nossos filhos para que recebam o conhecimento científico, exato e humanitário, sendo assim, esse profissional encontra-se no topo das carreiras mais importantes pois cabe a ele, seja um professor de ensino fundamental, médio ou superior, formar os cidadãos que construirão o futuro de nossa nação. Esse especial com mensagens para professores e educadores é nossa homenagem a esse profissional que respeitamos e queremos muito bem. O site Esoterikha.com possui muito material para auxiliar educadores em sala de aula, frases de incentivo para professores, dinâmicas e muito mais. Seja bem vindo!
"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." (Paulo Freire)

A semente

"Se uma semente de uma alface não cresce, não culpe o alface. Em vez disso, a culpa recai sobre nós por não ter alimentado a semente corretamente." (Provérbio budista)

Perguntas e respostas

"O bom ensino é mais uma doação de perguntas que um direito de dar respostas certas." (Josef Albers)

A verdade

"Toda a verdade tem quatro cantos: como um professor que lhe da um canto, e é para você encontrar os outros três." (Confúcio, frases para professores do ensino médio)

O limiar da mente

"O professor que é realmente inteligente não o convido a entrar na casa da sabedoria, mas elevá-lo ao limiar da sua mente." (Kahlil Gibran)

Ambições

"Mantenha-se afastado de pessoas que tentam depreciar suas ambições. Pessoas pequenas sempre fazem isso, mas os grandes fazem você realmente sentir que você também pode se tornar grande." (Mark Twain)

O bom professor

"Um bom professor deve ser capaz de se colocar no lugar daqueles que acham difícil a aprendizagem." (Eliphas Levi)

Admiração

"Ser uma criança é manter vivo seu senso inato de admiração, ela tem a companhia de pelo menos um adulto que possa compartilhá-lo, redescobrindo com ela a alegria, a emoção, mistério do mundo em que vivemos." (Rachel Carson)

Envolva-me

"Diga-me e eu esquecerei. Ensina-me e eu me lembro .Envolva-me e eu aprendo." (Benjamin Franklin)

O sábio

"Uma pessoa comum maravilha-se com as coisas incomuns; um sábio, maravilha-se com o que é corriqueiro." (Confúcio)

Criatividade na educação

"A criatividade consiste em ver o que todo mundo vê e pensar o que ninguém pensou." (Albert Szent Giorgi)

A fonte do bem

"Escava dentro de ti. É lá que está a fonte do bem, e esta pode jorrar continuamente, se escavares sempre." (Marco Aurélio Antonino)

Bondade

"Nem todos os homens podem ser importantes, mas todos podem ser bons." (Confúcio)

Momento certo

"Não faça com que a pressa de colher estrague o seu momento de plantar." (Geir Campos)

A força

"A força não provém da capacidade física, mas sim de uma vontade indomável." (Fernando Pessoa, poeta portugues)

Reciprocidade

"A vantagem é recíproca, pois os homens, enquanto ensinam, aprendem." (Sêneca, frase para colocar na sala dos professores)

Frases para Professores incentivarem alunos na sala de aula

A função do professor vai muito além de ensinar, o educador deve incentivar o aluno, elevar sua autoestima, motivá-lo sempre que cumpriu suas tarefas, algumas poucas palavras bastam para plantar uma semente de esperança no coração de uma criança.
Um educador, melhor do que ninguém conhece a realidade de sua classe, de seus alunos, alguns destes são brilhantes mesmo com as dificuldades do dia-a-dia e com as limitações que a sociedade ou a família impõe, no entanto, cabe ao professor levar a esses alunos a esperança através de incentivos de palavras e gestos. O carinho não precisa ser físico, as palavras tem a capacidade de acalentar a alma.
Abaixo algumas frases para professores incentivar alunos durante a aula, esses são apenas pequenos exemplos, cabe ao mestre encontrar a melhor maneira e as melhores palavras para motivar seus alunos.
"Quando o aluno faz uma pergunta: Execelente pergunta - nome do aluno - fico feliz que você tenha tocado neste assunto."
"Nome do aluno... você é inteligente, eu sabia que ia conseguir."
"Estou acompanhando seu progresso, acredito em seu potencial como aluno."
"Viu como a leitura é importante, você não teve nenhum erro."
"Façam dos livros um grande amigo, ele sempre estará ao seu lado quando precisar."
"Nome do aluno... sua criatividade me surpreende, parabéns, continue assim."
"Que caderno organizado, meus parabéns."
"Sua mente é muito criativa, explore esse dom."
"Fico feliz de ter você como meu aluno."
Algumas poucas palavras podem ter um grande significado em uma mente jovem, aberta para a aprendizagem.
Sobre o autor: Ivan Bottion é empresário, publicitário e empreendedor. Possui formação Máster Practitioner em PNL e é um dos principais colaboradores do site Esoterikha.com na produção de conteúdo sobre desenvolvimento pessoal e profissional. Também assina muitos de seus textos com o pseudônimo de Luis Alves, tendo assim a liberdade de se expressar sobre os mais diversos assuntos disponíveis neste site.Seguir: Google + | Facebook | Twitter

Boas Vindas aos Professores

mensagem de boas vindas para professores
"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção.(Paulo Freire, mensagem de boas vindas para professores)
Esses mesmos princípios se aplicam em instituições de ensino, promover atividades de boas vindas para alunos no início do ano letivo é uma maneira de integrar a escola com os alunos, com os professores e funcionários. Em nossos cursos e treinamentos encorajamos diretores e coordenadores academicos que estimulem atividades que promovam o contato físico saudável e amigável de forma que possa gerar um ambiente de amizade e colaboração.
Por mais que tudo isso pareça obvio na prática as coisas não são bem assim, muitas instituições começam o ano letivo como se fosse mais um dia de aula, como se os alunos tivessem vindo na sexta-feira e voltado na segunda-feira, isso quebra uma etapa do ritual do aprendizado, é necessário que os alunos entendam que uma nova etapa começou, um novo ano, novos desafios se apresentam. Confira logo abaixo uma mensagem para reunir os alunos, professores e funcionários para começar o ano letivo.

Boas Vindas aos Alunos

mensagem de boas vindas para alunos
"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo antes considerado impossível se torna realidade.(Albert Einstein, mensagem de boas vindas para alunos)

Boas Vindas para Início das aulas - Amor pela educação

mensagens de boas vindas para alunos, professores e funcionários de escola
PREZADOS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS... Em todos os povos do mundo, em todas as épocas da humanidade, o que se espera de uma nova geração é que ela aprenda os ensinamentos dos mais velhos e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos. Os pais esperam dos seus filhos que os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam. Os professores se orgulham dos alunos que os seguem.
Conhecimento não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Admitimos a idéia de que devemos partir de algo, mas para que haja conhecimento esse algo deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser re-elaborado. Podemos fazer isso em conjunto, com outros indivíduos, mas cada um, individualmente, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e de ação.
Juntos queremos, nesse novo ano letivo fortalecermos nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso. E nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.
É com esse espírito e amor pela educação, que damos as boas vindas e um bom retorno a todos: alunos, pais, professores e demais funcionários para que com vibração e alegria iniciemos nossas atividades.
Esperamos que todos nós possamos nos apropriar dos saberes que nos serão colocados nesta ano. Esperamos também que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse, que transforme. Damos as boas vindas e desejamos um ano letivo de comprometimento e ressignificação de valores sociais e educacionais aos alunos e seus pais, a professores e funcionários desta grande família chamada... (colocar nome da instituição)



r.
frases para professores e educadores
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." (frases para motivar professores e educadores com a sabedoria de Albert Einstein)
"Um professor pode encontrar a eternidade, pois nunca poderemos determinar onde pára a sua influência sobre os alunos que um dia serão homens, gênios, inventores, sementes que germinaram pelas mãos de seus mestres." (Henry B. Adams, mensagens dia do professor)
frases de motivação para professores e educadores
"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. Ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.(Paulo Freire)
"Uma vez que a criança aprenda a aprender, nada pode estreitar sua mente. A essência do ensino é fazer da aprendizagem contagiosa para que contagie outros." (Marva Collins, frases para educadores)

Texto de boas vindas para o Início das Aulas - Se a escola fosse uma orquestra

Esse é um texto para o início das aulas, um texto de boas vindas para osalunos, professores e funcionários da escola, uma analogia entre a escola e uma orquestra, sobre a importância da sintonia entre o corpo docente, alunos e funcionários.
O ato de dar as boas-vindas aos alunos além de ser uma gentileza é uma maneira dos professores  e funcionários da escola se aproximarem, se integrarem com aqueles que dão o sentido ao trabalho realizado nas escolas, os alunos. Dar boas vindas a funcionários, professores e alunos é uma maneira de dizer que todos fazem parte de uma grande família que volta a sua rotina diária de aprendizado e colaboração. Texto de reflexão para o começo das aulas.
Textos de boas vindas
"A essência da gentileza está nos pequenos detalhes, como quando damos as boas-vindas às pessoas que vêem até nós, às vezes um simples sorriso ou aperto de mãos pode transformar vidas. Descubra as maravilhas que existem no simples gesto de cumprimentar uma pessoa.(Luis Alves)

Se a escola fosse uma orquestra - Texto de Boas-vindas para o início do ano letivo

Se a escola fosse uma orquestra, seria possível ouvir-se a sinfonia da compreensão humana?
Como haver sinfonia se cada músico está com seu instrumento em um tom? Onde está o autor da sinfonia? Ou será que a orquestra é que não quer tocá-la?
A orquestra está desafinada.
E o maestro? Deve ser responsabilizado pelo insucesso?
E os ouvintes, por que não gritam?
Estão mudos?
Não; não sabem gritar.
Gritam , às vezes, buscando em outro músico o fracasso advindo do tom desafinado que emitem.
E você? Também é músico nesta orquestra?
A escola nunca será orquestra, se cada músico não se afinar. Os músicos devem interpretar a partitura da compreensão humana, para atender a cada ouvinte na sua individualidade.
Não basta simplesmente tocar.
A harmonia entre os músicos e os ouvintes é a compreensão, o respeito, a doação, o "assumir", é a responsabilidade, o envolvimento com o trabalho.
Reaja diante da música. Se um tom soa-lhe desafinado, pare!
O ponto de espera é calmo e longo; com sua ajuda virá outra música.
Com certeza será o início de uma verdadeira orquestra onde todos possam entoar a música da Paz, da Harmonia, da Colaboração, do Respeito Mútuo.
(autor desconhecido
Conteúdos programáticos Jardim II

1º Bimestre

Aspecto Cognitivo:

• Conhecimento Físico
• tamanho,
• forma,
• Espessura,
• Comprimento,
• Cor: primária
• Percepção Auditiva
• sons: vocais / não vocais;
• Construção do número:
• Numeral 1;
• Conjunto unitário;
• Numeral 2;
• Numeral 3;
• Numeral 4;
• Numeral 5

Aspecto Social

• Interação com os pares;
• Construçaõ de regras e valores
• Conhecimento Social
• Eu;
• Família,
• Casa;
• Cômodos da casa;
• Escola,
• Leitura incidental;
• Recreação e jogos;
• Escrita

Aspecto Perceptivo-motor

• Coordenação voluntária dos grandes músculos;
• Coordenação motora grossa.
• Coordenação voluntária dos pequenos músculos.
• Descriminação viso-motora;
• Esquema corporal;
• Recorte, colagem, pintura;
• Ligadura de pontos;
• Movimentos no ar

Aspecto Afetivo

• Expressão musical;
• Expressão plástica;
• Curiosidade;
• Motivaçâo

2º Bimestre

• Aspecto Cognitivo
• Conhecimento físico:
• posição;
• altura;
• massa,
• quantidade;
• linhas,
• conjuntos;
• distância;
• cor secundária;
• Perepção Auditiva
• Sons vocais/ sons não vocais;
• Sons e sílabas
• Construção do número
• Numeral 6;
• Numeral 7;
• Numeral 8;
• Conjunto vazio;
• Correspondência
• Relação
• Conhecimento Físico sobre a água
• A água;
• A natureza;
• Seres vivos;
• Seres não-vivos

Aspecto Social

• Interação com os pares;
• Interação com os adultos;
• Construção de regras e valores;
• Autonomia;
• Meios de transportes;
• O trânsito;
• Enriquecimento do vocabulário;
• Recreação;
• Pensamento lógico;
• Escrita


Aspecto Perceptivo-motor

• Coordenação motora grossa;
• Discriminação motora- fina;
• Esquema corporal;
• Recorte, colagem e pintura;
• Ligadura de pontos;
• Percepção espaço-motora

Aspecto Afetivo

• Expressão musical;
• Expressão plástica;
• Expressão corporal;
• Curiosidade;
• Motivação


3º Bimestre

• Aspecto Cognitivo:
• Numeral 10;
• Numeral 11;
• Numeral 12;
• Numeral 13;
• Numeral 14;
• Numeral 15
• Idéia auditiva;
• Sons de palavras
• Sons e sílabas;
• Dia e noite;
• O tempo;
• As plantas



Aspecto Social

• Autonomia;
• Meios de Comunicação;
• Enriquecimento do vocabulário;
• Poesia,
• Leitura incidental
• Recreação
• Pensamento lógico;
• Escrita

Aspecto Perceptivo - motor

• Coordenação motora grossa;
• Descriminação viso-motora
• Coordenação motora fina;
• Esquema corporal;
• Abotorar, desabotoar, acolchetar, afivelar, amarrar;
• Recorte, colagem, dobradura, pintura;
• Ligadura de pontos;
• Movimentos no ar;
• Percepção espaço-motora

Aspecto Afetivo

• Expressão musical;
• Expressão plástica;
• Expressão corporal;
• Curiosidade;
• Motivação

4º bimestre

Aspecto cognitivo

• Numeral 16;
• Numeral 17;
• Numeral 18;
• Numeral 19;
• Numeral 20;
• Sons vocais / não vocais;
• Sons de palavras;
• Sons e sílabas;
• Animais;
• O corpo humano;
• Os sentidos;
• Hábitos de higiene;
• Fração;
• Idéia aditiva;
• Idéia subtrativa

Aspecto Social

• Autonomia,
• Comunidade;
• Entrevista;
• Poesia;
• Leitura incidental;
• Recreação;
• Pensamento lógico;
• Escrita



Aspecto perceptivo-motor

• Discriminação viso-motora;
• Coordenação motor fina;
• Esquema corporal;
• Abotoar, desabotoar e amarrar;
• Recorte, colagem, dobradura, pintura;
• Ligadura de pontos;
• Movimentos no ar;
• Percepção espaço motora

Aspecto afetivo

• Expressão musical;
• Expressão plástica;
• Expressão corporal;
• Curiosidade;
• Moti