"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

OFICINA DE JOGOS - PORTUGUÊS (2)


JOGO: EU AFIRMO
Organização da classe
- Os alunos deverão ser organizados em grupos de dois ou três participantes.  
Capacidades a serem trabalhadas
- Fazer revisão de conceitos gramaticais
- Levar os alunos a desenvolver estratégias de busca e coordenação de variáveis (classe gramatical, ortografia, tonicidade)
- Fazer revisão das descobertas ortográficas realizadas ao longo do ano.
 Material
- Três marcadores
- Um tabuleiro
- Um quadro de palavras
- Folha para anotar a pontuação
 Desenvolvimento
- Os participantes sorteiam entre si a ordem dos jogadores durante o jogo
- Colocam seus marcadores no tabuleiro, no local da largada
- O tabuleiro deve ficar disposto no centro
- O primeiro jogador escolhe uma palavra do Quadro de Palavras e preenche a lacuna, se preencher corretamente, ganha dois pontos. Se errar, não ganha os pontos, mas participa do jogo com essa mesma palavra.
- O mesmo jogador joga o dado e anda o número de casas sorteado, se o último movimento desse jogador terminar em uma casa com uma afirmativa correta sobre a palavra escolhida, ele ganha os pontos indicados naquela casa.
Ex.: se a palavra for invisível, e no dado saiu o número quatro, o jogador deve planejar seus movimentos de modo que o quarto passo caia na casa “É adjetivo, ou na casa “É paroxítona”, ou na casa “Varia em Número”, ou ainda “É polissílaba”, etc.
- Quando o jogador consegue cair em uma afirmativa correta, ele ganha os pontos indicados na casa e não pode mais voltar a ela com a mesma palavra.
- Os pontos devem ser anotados em uma folha avulsa.
- Ele passa a vez ao outro jogador, que vai proceder da mesma forma.
- Quando um dos jogadores consegue chegar a três afirmativas corretas, a rodada se encerra. Os participantes escolhem novas palavras, completam a lacuna, voltam seus marcadores para a Largada e inicia uma nova rodada.
- Vence quem conseguir fazer mais pontos ao final de três rodadas.
 Regras
- O peão só pode se movimentar no sentido vertical ou horizontal, para frente ou para trás. Não vale voltar o marcador para a casa de onde ele saiu nem andar na diagonal.
- Caso um dos jogadores pare em uma afirmativa incorreta sobre a palavra escolhida, perderá 2 pontos.
- Caso o numero do dado não permita que o jogador chegue a uma casa desejada, ele poderá esperar “melhor sorte” em uma casa em branco (desde que o numero sorteado permita), permanecendo nela até conseguir um número adequado. – Uma mesma casa pode ser ocupada por mais de um jogador ao mesmo tempo.
- As palavras escolhidas no quadro de palavras são eliminadas.  
 







  















Ideia compartilhada do blog http://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/

OFICINA DE JOGOS - PORTUGUÊS (1)


JOGO DA COESÃO E COERÊNCIA
 Organização da classe
- Posicionar a turma em circulo 
 Capacidades a serem trabalhadas
- Assimilar que uma frase nasce da junção de diferentes palavras 
- Desenvolver a coerência e a coesão, trabalhando com o conceito de frase. 
 Material
- Quatro cubos com seis palavras cada (para cada cubo seis embalagens tetra pak de leite)
- Fita adesiva larga
- Fita adesiva colorida
- Palavras impressas (cubo 1- artigos e pronomes, cubo 2 – substantivos, cubo 3 – verbo de ligação, cubo 4 – adjetivos).  
Desenvolvimento
- Posicionar a turma em círculo  
-Escolher em cada momento quatro alunos para jogarem os dados simultaneamente
- Ler com eles as palavras sorteadas
- Questioná-los sobre como ordená-las para formar uma frase
- Permitir que variem os vocábulos em gênero, número e grau
- Após a estruturação de cada frase, outro grupo deverá jogar os cubos novamente, o que deve acontecer respeitando-se o nível de envolvimento e a necessidade da turma.
- Combinar com os alunos o número de frases das que foram estruturadas durante a atividade e que vão registrar em seus cadernos, cada aluno escolherá a frase de sua preferência. 
Ótima ideia retirada do blog http://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/

Jogo do Alfabeto

Olá colegas,
encontrei este jogo no Blog da Sintian, e achei interessante dividir aqui com vocês. As imagens do jogo tive que montar novamente pois não consegui extrair do Blog dela.

OBJETIVO: Reconhecer as letras do alfabeto e identificar a letra inicial das palavras.

1°) Recortar as palavras e colar sobre as figuras, no espaço em branco de cada ficha;

2°) Recortar as fichas e em pequenos grupos propor algumas brincadeiras:

>> Ordenar as letras (de A a Z e de Z a A).

>> Juntar dois conjuntos de fichas e fazer um jogo de memória, encontrando a mesma imagem.

>> Fazer uma memória tendo que achar a letra ‘vizinha’. Por exemplo: A – B, C – D, E – F, etc...

3°) Registrar as palavras trabalhadas, destacando a letra inicial, o número de letras,...

4°) Fazer um registro coletivo, descrevendo com frases simples o que fizeram na aula. Pode-se registrar as regras de algum dos jogos.

Poderá também gostar de:


PERSONAGENS FOLCLÓRICAS: linguagem oral e escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer, através de gravuras e textos diversos, diferentes personagens do folclore brasileiro.
- Produzir um texto, em duplas, a partir do desenho de uma personagem do folclore brasileiro.
- Apresentar, com desenvoltura, a produção para a turma.
- Tecer comentários sobre os textos produzidos na sala de aula, demonstrando atitude crítica frente ao tema.
- Elaborar e confeccionar um mural para expor os trabalhos produzidos na sala de aula.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que os alunos conheçam alguns personagens do folclore brasileiro.
Estratégias e recursos da aula
 
1. Pedir aos alunos que tragam de casa gravuras e/ou pequenos textos relacionados às lendas do folclore brasileiro.
2. Realizar, junto com os alunos, a seleção do material pesquisado.
EXEMPLOS:
* Texto sobre o Saci-Pererê e gravuras relacionadas ao título Saci-Pererê.
* Texto sobre Curupira e gravuras relacionadas ao título Curupira.
3. Dividir a turma em duplas e entregar a cada grupo os textos e gravuras selecionados com uma mesma personagem.
EXEMPLOS:
* Textos sobre Curupira e gravuras para dupla 1.
* Textos sobre Iara e gravuras para dupla 2.
* Textos sobre Lobisomem e gravuras para dupla 3.
 
1. Cada dupla deverá ler os textos que lhes couber, observando todas as informações sobre as personagens.
2. Após a leitura, a professora deverá recolher os textos dos grupos.
3. A partir de uma gravura de uma personagem do folclore brasileiro, cada dupla produzirá um texto.
Professor: Antes das duplas produzirem o texto, seria interessante produzir um texto coletivo modelar.
A produção do texto, em duplas, versará sobre o dia em que as crianças se encontram frente a frente com a personagem folclórica selecionada.
EXEMPLO: Nosso encontro com o Curupira
 
Fonte: abckids.com.br 
a) Imagine que vocês foram acampar numa floresta e se perderam.
b) Cansados e famintos, andaram sem parar até que encontraram o Curupira.
c) Em troca de algum favor, o Curupira mostrará o caminho de volta.
* Que favor é esse?
* Vocês aceitarão a troca?
* Enfrentarão muitos perigos?
* Ficarão amigos do Curupira?
* Como a história terminará?
PROFESSOR: As produções deverão ser recolhidas para serem corrigidas. Após a correção, as produções deverão ser devolvidas para que os alunos façam a reescrita.
4. Após a reescrita, os alunos apresentarão as suas produções para a professora e para os colegas.
 
* As apresentações poderão ser filmadas ou/e fotografadas.
* Poderá ser improvisado um pequeno palco para as apresentações. O palco poderá ser enfeitado com personagens do folclore brasileiro nas aulas de Artes.
* Os pais e os demais professores, alunos e funcionários poderão ser convidados a assistir à apresentação.
 
5. Num segundo momento, os alunos deverão sentar em círculo e tecer comentários sobre os textos produzidos. Durante os comentários, deverão demonstrar atitudes críticas frente ao tema folclore, dando sugestões.
6. Em seguida, os alunos deverão confeccionar um mural com as produções.
 
PROFESSOR:
* O painel poderá ser confeccionado na aula de Artes com papel dobradura.
* Os textos poderão ser dramatizados.

 Avaliação
Durante e ao final da realização das atividades propostas o professor deverá avaliar se os alunos:
- Conheceram, através de gravuras e textos diversos, diferentes personagens do folclore brasileiro.
- Produziram um texto, em duplas, a partir do desenho de uma personagem do folclore brasileiro.
- Apresentaram, com desenvoltura, a produção para a turma.
- Teceram comentários sobre os textos produzidos na sala de aula, demonstrando atitude crítica frente ao tema.
- Elaboraram e confeccionaram um mural para expor os trabalhos produzidos na sala de aula.


02 de Abril - Dia Internacional do Livro Infantil


Olá amigas!
Aqui estou eu com mais novidades!
Trabalhinhos e poemas sobre o
Dia Internacional do Livro Infantil.

O dia 2 de abril é festejado em mais de sessenta países, em razão do nascimento,em1805, do poeta e novelista Hans Christian Andersen, na Dinamarca.
Cabe a ele o honroso título de "criador da literatura infantil internacional".
Ao acrescentar o elemento lúdico às suas histórias, como bichos e objetos falantes, ele mudou o rumo da literatura infantil.Hans escreveu mais de 156 contos.Embora fosse de origem pobre, isso não constituiu uma barreira para que se tornasse o mais conhecido escritor dinamarquês, com livros que até hoje encantam as crianças do mundo inteiro.
Sua vida literária começou com sua primeira poesia: O Menino Moribundo.
Depois sua obra se estendeu aos clássicos infantis, consagrados em todo o mundo, como:
-A vendedora de fósforos-A pequena sereia-A roupa nova do rei-O patinho feio-O saldadinho de chumbo
-O rouxinol.
A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), com a função de educar moralmente as crianças.
Geralmente, as histórias desses livros são inspiradas nas lendas e tradições do folclore dos povos, como os clássicos da literatura mundial, mas há também livros apenas ilustrados, sem texto.Esses livros podem ter, ainda, caráter didático ou apenas lúdico. Cada escritor deixou sua marca na literatura infantil. Esopo ficou célebre na Grécia em razão de suas fábulas: -A cigarra e a formiga-A tartaruga e a lebre-A raposa e as uvas etcJean de La Fontaine, autor francês, reescreveu as fábulas de Esopo e o lobo e o cordeiro, o leão e o rato etc. O francês Charles Perrault também escreveu contos inesquecíveis: -O gato de botas-A Bela Adormecida-O Pequeno PolegarOs contos dos irmãos alemães Jacob e Wilhelm Grimm fascinam o mundo infantil até hoje.Os mais famosos são: -Branca de Neve e os sete anões-Chapeuzinho Vermelho-João e Maria-Rapunzel-Os três Porquinhos.
Há escritores brasileiros que contribuíram muito para a literatura infantil, como Monteiro Lobato e Vicente Guimarães.
O primeiro, nascido em 1882, criou a famosa boneca Emília e contou suas aventuras nas obras Reinações de Narizinho, Viagem ao céu, O saci, Caçadas de Pedrinho, Serões de dona Benta, O pica-pau amarelo etc. cheias da riqueza de nossas lendas e do nosso folclore. Pela importância de sua obra, o Brasil adotou a data de seu nascimento - 18 de abril - para festejar nacionalmente o livro infantil
O segundo autor era tio de Guimarães Rosa; adotou a linha "cristã e otimista", confirmando no Brasil inteiro o apreço e carinho por sua obra. É dele o livro Vovô Felício, que identifica seu propósito de tratar cada criança como "seu próprio netinho".
Existem não menos famosos escritores brasileiros como: Maria Clara Machado, cujos textos são lidos e encenados nos palcos dos teatros pelas crianças - o mais conhecido, sem dúvida, é Pluft, o fantasminha -, Maria José DupréFrancisco Marins, os poetas Manuel Bandeira,Henriqueta LisboaCecília Meireles e Vinícius de MoraesOrígenes LessaTatiana Belinky,Lygia Bojunga Nunes (Angélica, A bolsa amarela, O sofá estampado), Ziraldo (O menino maluquinho, Rolim), Ruth Rocha (Marcelo, marmelo, martelo, Faca sem ponta- galinha sem pé) Ana Maria Machado (O tesouro da raposa, Mico Maneco), Sylvia Orthof (Maria-vai-com-as-outras, Pomba Colomba), Pedro Bandeira (A droga da obediência, O fantástico mundo de feiurinha),Maria Mazzetti entre outros.










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PERSONAGENS FOLCLÓRICAS: linguagem oral e escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer, através de gravuras e textos diversos, diferentes personagens do folclore brasileiro.
- Produzir um texto, em duplas, a partir do desenho de uma personagem do folclore brasileiro.
- Apresentar, com desenvoltura, a produção para a turma.
- Tecer comentários sobre os textos produzidos na sala de aula, demonstrando atitude crítica frente ao tema.
- Elaborar e confeccionar um mural para expor os trabalhos produzidos na sala de aula.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que os alunos conheçam alguns personagens do folclore brasileiro.
Estratégias e recursos da aula
 
1. Pedir aos alunos que tragam de casa gravuras e/ou pequenos textos relacionados às lendas do folclore brasileiro.
2. Realizar, junto com os alunos, a seleção do material pesquisado.
EXEMPLOS:
* Texto sobre o Saci-Pererê e gravuras relacionadas ao título Saci-Pererê.
* Texto sobre Curupira e gravuras relacionadas ao título Curupira.
3. Dividir a turma em duplas e entregar a cada grupo os textos e gravuras selecionados com uma mesma personagem.
EXEMPLOS:
* Textos sobre Curupira e gravuras para dupla 1.
* Textos sobre Iara e gravuras para dupla 2.
* Textos sobre Lobisomem e gravuras para dupla 3.
 
1. Cada dupla deverá ler os textos que lhes couber, observando todas as informações sobre as personagens.
2. Após a leitura, a professora deverá recolher os textos dos grupos.
3. A partir de uma gravura de uma personagem do folclore brasileiro, cada dupla produzirá um texto.
Professor: Antes das duplas produzirem o texto, seria interessante produzir um texto coletivo modelar.
A produção do texto, em duplas, versará sobre o dia em que as crianças se encontram frente a frente com a personagem folclórica selecionada.
EXEMPLO: Nosso encontro com o Curupira
 
Fonte: abckids.com.br 
a) Imagine que vocês foram acampar numa floresta e se perderam.
b) Cansados e famintos, andaram sem parar até que encontraram o Curupira.
c) Em troca de algum favor, o Curupira mostrará o caminho de volta.
* Que favor é esse?
* Vocês aceitarão a troca?
* Enfrentarão muitos perigos?
* Ficarão amigos do Curupira?
* Como a história terminará?
PROFESSOR: As produções deverão ser recolhidas para serem corrigidas. Após a correção, as produções deverão ser devolvidas para que os alunos façam a reescrita.
4. Após a reescrita, os alunos apresentarão as suas produções para a professora e para os colegas.
 
* As apresentações poderão ser filmadas ou/e fotografadas.
* Poderá ser improvisado um pequeno palco para as apresentações. O palco poderá ser enfeitado com personagens do folclore brasileiro nas aulas de Artes.
* Os pais e os demais professores, alunos e funcionários poderão ser convidados a assistir à apresentação.
 
5. Num segundo momento, os alunos deverão sentar em círculo e tecer comentários sobre os textos produzidos. Durante os comentários, deverão demonstrar atitudes críticas frente ao tema folclore, dando sugestões.
6. Em seguida, os alunos deverão confeccionar um mural com as produções.
 
PROFESSOR:
* O painel poderá ser confeccionado na aula de Artes com papel dobradura.
* Os textos poderão ser dramatizados.

 Avaliação
Durante e ao final da realização das atividades propostas o professor deverá avaliar se os alunos:
- Conheceram, através de gravuras e textos diversos, diferentes personagens do folclore brasileiro.
- Produziram um texto, em duplas, a partir do desenho de uma personagem do folclore brasileiro.
- Apresentaram, com desenvoltura, a produção para a turma.
- Teceram comentários sobre os textos produzidos na sala de aula, demonstrando atitude crítica frente ao tema.
- Elaboraram e confeccionaram um mural para expor os trabalhos produzidos na sala de aula.

OFICINA: Livro de Pano

É muito importante para a formação da criança, ouvir histórias. Escutá-las é o início da formação de um leitor, e onde começa o caminho de grandes descobertas.Ver e ouvir histórias não é apenas um lazer, um passatempo; é, também, um recurso valioso e agradável para a predisposição à aprendizagem e para sua complementação.








Com esta oficina, os alunos poderão criar as suas próprias histórias e os seus próprios livros de pano. Nota 1000!



PROJETO REUNINDO HISTÓRIAS



ERA UMA VEZ UMA LINDA HISTÓRIA...ASSIM VAI COMEÇAR, E TODOS VOCÊS, NESTE MUNDO ENCANTADO IRÃO SONHAR...
É SÓ ESCUTAR COM ATENÇÃO E VIAJAR NAS ASAS DA IMAGINAÇÃO, QUE A ALEGRIA VAI ADENTRAR EM SEU CORAÇÃO!

PROJETO

REUNINDO HISTÓRIAS

JUSTIFICATIVA:
Ler histórias para as crianças é suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, e encontrar muitas idéias para solucionar questões – como os personagens fizeram... – é estimular para desenhar, para musicar, para teatralizar, para brincar... Ouvir e ler histórias é também desenvolver todo o potencial crítico da criança. É poder pensar, duvidar, se perguntar, questionar... Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. O bom escritor é antes um bom leitor. Só se aprende ler, lendo e só se aprende a escrever, escrevendo. Quanto mais textos as crianças lerem, melhor será a sua escrita. É papel do professor ensinar o aluno a aprender mais sobre os sons da língua, ou melhor, revelar-lhe como a língua se organiza no âmbito da fala ou da escrita. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças.
Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivencias significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio da linguagem simbólica dos contos de fadas, a criança constrói uma ponte de significação do mundo exterior para o seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo o seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.

OBJETIVO GERAL
Tornar a leitura um ato prazeroso;
Conhecer diversas histórias infantis;
Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo;
Desenvolver habilidades sociais;
Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
Enriquecer e ampliar o vocabulário;
Intervir, posicionar, julgar e modificar subvenções sociais;
Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
Criar atitudes desejáveis;
Permitir a livre expressão;
Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades; Sistematizar situações/¬problema, a partir das histórias, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos; Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas do mundo real; Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar; Valorizar o conto de fadas como parte da tradição dos povos; Aprender valores; Desenvolver o senso crítico e a criatividade; Levar o aluno a refletir sobre os conteúdos aprendidos.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Identificar os personagens dos contos de fadas; Identificar os contos de fadas pela linguagem típica dos mesmos; Identificar as marcas temporais presentes nos contos; Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens; Expressar¬ se por meio de reescritas de histórias, desenhos, pinturas, colagens, etc.; Desenvolver a linguagem oral; Dramatizar histórias, por meio de expressões orais e músicas; Descrever cenários e personagens.
METODOLOGIA
Elaboração conjunta (conversar com a classe sobre o conto trabalhado); Aluno como sujeito da aprendizagem (assimilação do conhecimento por meio das atividades); Método investigativo (resolução de tarefas); Observação.
• Criar situações de fantasia e encantamento; • Transportar a imaginação para o reino do maravilhoso; • Trabalhar as emoções que as histórias transmitem; • Conhecer elementos mágicos: fadas, magos, duendes, anões, gigantes, bruxas, etc. • Conto das histórias com a participação das crianças; • Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens; • Apreciação da leitura feita pela professora; • Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias; • Criatividade; • Vocabulário; • Narração; • Movimentos espontâneos e programados; • Postura e encenação; • Colocação de voz.
RECURSOS
Vídeo e leitura de contos de fadas. Atividades diversas: pinturas, recortes, colagens, liga-pontos, jogo dos sete erros, receitas, labirintos, caça-palavras, cruzadinhas, lista dos personagens, bilhetes, etc.
AVALIAÇÃO
Observação e instrumentos de registros.
Melhora do nível de compreensão.
Aumentou o repertório sobre o assunto.
Trouxe abertura para outras linguagens.
O processo de avaliação, é visto como uma prática valiosa, reconhecidamente educativa, utilizada com o propósito de compreender o processo de aprendizagem que o aluno está percorrendo.

O conhecimento alcançado em relação ao presente Projeto favoreceu compreender os fatos da grande importância da atuação de uma aprendizagem significativa, no relacionamento aluno-professor embasado pela afetividade.
Foi preocupação, durante o processo do Projeto, envolver todos os participantes num ambiente dinâmico, agradável, de confiança, respeito mútuo; a fim de que se sentissem a vontade em colocar para fora as suas dúvidas, constituindo um processo de reflexão e colaboração. Para tanto, fez-se uso sempre que possível, de dinâmicas estimuladoras e participativas, aliadas a fundamentação teórica.
A construção do conhecimento se deveu às atividades até então desenvolvidas com a oralidade, a leitura e a escrita, que reciprocamente se entrelaçaram para que se atingisse o objetivo: leitura e escrita.
Compreende-se que uma aprendizagem significativa acontece quando os fatores afetivos estão presentes na relação professor-aluno. A afetividade influencia no desempenho e rendimento dos alunos.
Acima de tudo, procurei ser uma mediadora do conhecimento, buscando na prática educativa uma aprendizagem significativa.

Prof.ª Lisângela Maria Bonato

Ideia que compartilhei do blogger http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com/2011/03/projeto-reunindo-historias.html


PROJETO VIAJANDO NA SACOLA MÁGICA DA LEITURA



PROJETO 
VIAJANDO NA SACOLA MÁGICA DA LEITURA

APRESENTAÇÃO

Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens artística, literária e histórica, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.
Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos levarão para casa uma sacola contendo alguns livros de estórias infantis e um caderno de registro, onde terão que registrar e recontar a estória lida; usando escrita, colagem, desenhos e tudo que a imaginação mandar.
Depois, cada aluno apresentará sua criação aos colegas.

JUSTIFICATIVA

As estórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de estórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as estórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu.
Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola. 

PÚBLICO-ALVO

Todos os alunos do ensino fundamental. 

OBJETIVOS

• Proporcionar situações de leitura compartilhada. 
• Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
• Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de estórias.
• Familiarizá-los com estórias e ampliar seus repertórios.
• Participação em situação de conto e leitura de estórias. 
• Escuta atenta e interessada de estórias.
• Observação e manuseio de livros.
• Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.

METODOLOGIA BÁSICA

Haverá uma sacola com diferentes livros de estórias e um caderno de registros. Os alunos, que serão sorteados, levarão a sacola para casa, por três dias. O aluno deverá ler um ou mais livros da sacola e depois fazer um registro no caderno, que poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir.
Depois, na sala de aula, o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que leu e o seu registro.
Também poderá ser apresentado na forma teatral, se o aluno quiser.

CONTEÚDO DOS TRABALHADOS

• Português – literatura através da leitura e do registro que ele terá que fazer.
• Produção textual – o aluno poderá produzir outros textos usando o que foi lido, em forma de poesia, narrativa e teatro.

CRONOGRAMA

• Durante todo o ano letivo 

AVALIAÇÃO

Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno, no dia-a-dia.

Ótima ideia que compartilhei do blogger http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com.