"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Dia da Escola






















2 outubro 2013

2

Móbiles das formas geométricas

Olha que ideia boa de montar as formas em sala de aula.
sugestão:
  • Organize um cantinho na sala, e crie o cantinho das formas (durante o período em que estiver trabalhando este conteúdo);
  • Coloque o nome das formas;
  • Use as imagens como móbiles 


Textos para interpretação 1° ano do ensino fundamental

O primeiro ano do ensino fundamental é responsável por ensinar as crianças a dar os primeiros passos no mundo estudantil e aqui o conteúdo sobre texto para interpretação foi elaborado para dar uma ajuda no aprendizado.

Ensinar a ler e escrever não é uma tarefa fácil pensando nisso eu selecionei os mais simples exercícios que possa ser utilizado em sala de aula, uma dica é que utilize essas atividades apenas quando o aluno estiver no 4° bimestre na avaliação final.


Textos para interpretação 1° ano do ensino fundamental
Textos para interpretação 1° ano do ensino fundamental
Textos para interpretação 1° ano do ensino fundamental

Atividades 1° ano com o tema Pipote
Continuação das atividades 1° ano com o tema Pipote

Textos para interpretação 2° ano - Ensino fundamental

Exercícios de interpretação de texto para o 2° ano do ensino fundamental também conhecido como a antiga primeira serie! 

Não é fácil de se achar atividades para o 2° ano do ensino fundamental até mesmo por que o texto tem que ser pequeno e as perguntas fáceis dessa forma a criança irá apresentar um melhor resultado para o professor e para o psicológico do jovem aluno.

Leia o texto e interprete abaixo:
Exercícios sobre o texto à cima

Texto e exercícios sobre interpretação de texto 2° ano
Continuação dos exercícios do tema o cachorro de Alice

Textos para interpretação 2° ano - Ensino fundamental
Textos para interpretação 2° ano - Ensino fundamental

Textos para interpretação 3° ano

Temos um total de quatro textos para interpretação 3° ano, sendo um deles para que os alunos faça uma interpretação da tirinha, Narrar estas cenas e montar uma história.

O primeiro texto se chama Gol descalço ele foi desenvolvido para alunos do 3° ano de uma turma avançada, sendo que, se seus alunos tem dificuldade de aprendizado não aconselho utilizar, agora os demais são para qualquer tipo de turma.


Textos para interpretação 3° anooo


Textos para interpretação 3° ano

Textos para interpretação 3° ano

Textos para interpre

Textos curtos para interpretação 4° ano

Atividades e questões para imprimir e aplicar em sala de aula, textos curtos para interpretação 4° ano do ensino fundamental, sendo ótimos exercícios de fixação que irá ajudar no aprendizado das crianças.

Uma dica é aplicar depois do intervalo e colocar valendo ponto, pois fará com que os alunos esqueça um pouco a brincadeira e a agitação do recreio e foque nos exercícios dessa forma a aula irá fluir bem melhor tanto para os professores quanto para os alunos.

Atividades para o 4° ano do ensino fundamental

Atividades para o 4° ano do ensino fundamental

Atividades para o 4° ano do ensino fundamental

Atividades para o 4° ano do ensino fundamental

Atividades para o 4° ano do ensino fundamental

Textos para interpretação 5° ano

Conteúdo para imprimir sobre, Texto para interpretação 5° ano, que também já foi conhecida como a quarta serie.

O quinto ano do ensino fundamental é um dos anos mais complicados para se trabalhar com a turma por que os alunos estão com mais energia que consegue gastar, além de ter as brincadeiras que ofendem os colegas, pensando nisso selecionei os melhores trabalhos de interpretação de texto para o 5° ano do ensino fundamental que o professor poderá prender e focar a atenção das crianças nesse trabalho em que aconselho coloca-lo valendo ponto 20 pontos.


Textos para interpretação 5° ano
Textos para interpretação 5° ano

Textos para interpretação 5° ano

Textos para interpretação 5° ano

Textos para interpretação 5° ano

Textos para interpretação 5° ano

exto curtos para interpretação de texto

Veja pequenos textos para interpretação de texto, tudo com opção para imprimir sendo o conteúdo desenvolvido para o ensino fundamental do primeiro ano até o quinto ano e são um total de xxx atividades com texto curtos para interpretação de texto.

Professor, o objetivo é que seu aluno seja capaz de interpretar textos curtos de uma história, para tanto, toda a turma precisa conhecer este gênero e nesta aula específica proponho que para a construção das habilidades propostas, as crianças o façam a partir da ilustração de uma história.











Entre pontos, vírgulas e travessões - Trabalhando Pontuação

Entre pontos, vírgulas e travessões

PIADAS E HISTÓRIAS INFANTIS PODEM TORNAR O APRENDIZADO DA PONTUAÇÃO MAIS DIVERTIDO E PRAZEROSO

Objetivos:
 Incentivar o hábito e o prazer pela leitura

 APromover o contato com diferentes gêneros literários
 Criar um ambiente facilitador para a aprendizagem
 Observar como os sinais de pontuação contribuem para a clareza do texto

Thinkstock
Para trabalhar o uso correto dos sinais de pontuação, um caminho interessante é explorar a linguagem oral. E nem é preciso ir muito longe para alcançar bons resultados. Segundo a professora Rafaela Cardoso Beleboni, responsável pela editoração do material didático de íngua portuguesa do Ensino Fundamental da Editora COC, existem metodologias atuais de ensino-aprendizagem que escapam do enfoque tradicional direcionado para a memorização.
"A tendência volta-se para o desenvolvimento da competência leitora e escritora dos mais variados gêneros discursivos presentes no contexto em que o aluno está inserido", comenta. Um desses gêneros é o humorístico curto, com as conhecidas piadas. Esses textos deixam as aulas mais dinâmicas e levam os alunos a formalizar as descobertas sobre as regrinhas de pontuação. As histórias infantis também levam dinamismo para essa aula.

Mas precisam ser bem contadas para deixar claro o uso da pontuação, como nos momentos de pausa, de questionamentos ou admiração dos personagens, na enumeração dos objetos, entre outros elementos. "Após explorar a entonação do texto e, ao mesmo tempo, buscar uma melhor compreensão do tema trabalhado, promovemos uma transposição para a linguagem escrita para registrar os sinais de pontuação", afirma Valéria Cristina Claudino de Bulhões, professora do Ensino Fundamental I do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, RN. Veja a seguir as atividades (imperdíveis!) que foram propostas pelas educadoras.



Gêneros humorísticos curtos (1º a 5º ano) 

As atividades a seguir foram sugeridas pela professora Rafaela. A intenção é tornar as aulas mais dinâmicas com o estudo de gêneros humorísticos curtos. Para tanto, é necessário selecionar textos que contenham diálogos. Veja alguns exemplos abaixo.



Leitura e observação
1. Selecione piadas infantis que contenham diálogos.
2. Divida os alunos em duplas e distribua as piadas.

Exemplo: Papagaio bilíngue

O cliente entrou no pet shop e disse ao vendedor:
- Quero comprar um papagaio diferente.
- Temos um papagaio bilíngue.
Se você levantar a patinha direita, ele fala francês. Se levantar a patinha esquerda, fala inglês.
- E se eu levantar as duas patinhas?
O papagaio respondeu:
- Aí, eu caio!
3. Peça para os alunos identificarem o elemento que produz humor e observarem como os dois-pontos e o travessão contribuem para a clareza dos diálogos.
4. Registre as descobertas dos alunos e reforce a importância da pontuação.





Vamos pontuar?
1. Divida a turma em duplas e entregue piadas sem a pontuação original.
2. Proponha que pontuem devidamente os textos.
3. Promova a correção coletiva e mostre como os sinais de pontuação podem mudar o sentido dos textos.

Exemplos de piada: 
Joãozinho estava observando sua mãe lavar a louça e perguntou ( )
( ) Por que você tem tantos cabelos brancos ( ) mamãe ( )
A mãe respondeu ( )
( ) Cada vez que você faz algo errado ou me deixa triste nasce um cabelo branco ( )
Joãozinho ficou pensando alguns instantes e disse ( )
( ) Mãe ( ) por que todos os cabelos da minha avó estão brancos ( )



Dica! 
Para dificultar a atividade, proponha também um texto sem lacunas, para que a turma identifique o local exato para incluir os sinais de pontuação.




Festival de piadas
1. Com o auxílio da turma, organize um festival de piadas infantis.

2. Divida os alunos em grupos e sugira a produção dos textos.

3. Mostre para as crianças que o elemento humor é importante, mas que a pontuação é fundamental para a compreensão das piadas.

4. Promova a correção coletiva, eleja as melhores piadas do festival e estimule o registro.




Leitura em família (2º a 4º ano)

Esta atividade é aplicada pelo Colégio Nossa Senhora das Neves e visa incentivar o hábito e o prazer pela leitura. Valéria reforça a importância de estabelecer uma ligação entre o conteúdo que o aluno aprende em sala de aula e suas experiências externas. Ela acredita que a maioria dos trabalhos pode e deve ter continuidade em casa.
1. Solicite um exercício para ser feito em casa com a participação dos pais. Ambos terão de entrar em um acordo e escolher a mesma obra para ler.
2. A primeira leitura será feita n Thinkstock pela criança, que deverá ler em voz alta e usar a pontuação e a entonação adequadas.
3. Na sequência, a mesma história será contada pelos pais, para que posteriormente seja estabelecida uma comparação entre as leituras.
4. Após a atividade, pais e filhos deverão conversar sobre os personagens, acontecimentos e o lugar onde se passa a história.
5. Se possível, os pais deverão relacionar os textos lidos com situações do cotidiano.
6. Ao final, os alunos terão que registrar a atividade e justificar suas opiniões.