Atividade de Arte
Arte em papel
Vastí Goes Mendonça
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Sugerimos para a decoração de cartões, livros, capas de cadernos, camisas, bolos, luminárias, copos e potes, desde que se utilize um impermeabilizante. Material: • Tesoura. • Papéis do tamanho desejado e de diversas cores, desde que tenham a mesma medida para ambos os lados e permitam várias dobras, sempre em forma de triângulo, e cortes desejados sem sacrifício. Procedimentos: 1 - Dobre a folha retangular de maneira que se obtenha um quadrado perfeito. Para isso, basta levantar uma de suas pontas até que alcance a base superior do papel. Fonte: Construir Notícias |
TERÇA-FEIRA, 6 DE AGOSTO DE 2013
DIA DOS PAIS: PORTA LÁPIS
Uma ótima sugestão de presente para o Dia dos Pais, um porta lápis feito com pote reciclado.
Materiais
- pote de vidro
- massa de biscuit nas cores branca, azul, marrom e vermelha
- conchas
- Juta
- pistola de cola quente
- Papel azul ou branco
Como fazer
Comece a fazer o barco na cor marrom, com um círculo, corte ao meio, pois é preciso fazer um barco de cada lado do vidro com vemos na figura A. Faça também o mastro do barco.
Agora com o vermelho, crie um triângulo grande, alongado. Coloque ao lado do mastro. Em seguida, misture um pouco do seu biscuit vermelho com o branco para obter um tom mais claro. Observe a figura B.
Adicione outra vela semelhante ao primeiro, somente com o biscuit branco, e não tão curvada. Em seguida, enrole as peças finas do biscuit vermelho colocando em toda a vela branca. Quando você terminar de colocar as faixas, pressione a vela para o pote do outro lado do mastro. Coloque também um longo e fino pedaço de biscuit marrom claro(misturando o marrom com branco) e coloque-o ao longo da borda superior do barco. Ver foto C.
Em seguida, faça as ondas. Comece a formar uma bola de biscuit azul. Transformando-a em uma gota. Alise e forme uma onda. Veja as fotos D e E.
Agora coloque essa onda no frasco, com início em frente do barco. Certifique-se de tirar o excesso de biscuit em torno do fundo do frasco para ajudar a onda ficar rente. Em seguida, role um longo e fino pedaço de biscuit azul e coloque-o ao longo do lado interno da onda para ficar com dois tons. Vá colocando ondas ao redor de todo o frasco. Veja as fotos F e G.
Foto H mostra como ficam as ondas terminadas. Na foto I você pode ver as ondas em torno do fundo, pois isso ajuda o biscuit a fixar melhor no pote. Corte para que fique simétrico.
Agora, envolva a parte superior do pote com a juta. Use a cola quente. Veja foto J.
Para terminar, cole as conchas uniformemente ao redor do topo do pote. As conchas também servem para esconder eventuais manchas visíveis de cola. Veja a foto K.
Este último passo é opcional, mas dá ao porta-lápis um olhar mais completo. Pegue um pedaço de papel branco ou azul claro e corte uma tira do tamanho do frasco. Depois, você pode desenhar ou colar algumas nuvens ou pássaros se desejar, e colocá-lo dentro do frasco como um fundo. Isso vai deixá-lo mais bonito.
Adaptação do texto: Geane Gleise
Créditos: http://www.holiday-crafts-and-creations.com
SEXTA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2013
SUGESTÕES DE AULAS DE ARTES
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras (Brasil escola).
TEXTURA
Pontilhismo
BISCUIT
Esculturas de Argila
Pintura texturizada
Arte abstrata
ARTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Linguagens Artísticas
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SEXTA-FEIRA, 3 DE FEVEREIRO DE 2012
Aula de Artes: Tarsila do Amaral
Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de setembro de 1886.
Biografia
Na adolescência, Tarsila estudou no Colégio Sion, localizado na cidade de São Paulo, porém, completou os estudos numa escola de Barcelona (Espanha).
Desde jovem, Tarsila demonstrou muito interesse pelas artes plásticas. Aos 16 anos, pintou seu primeiro quadro, intitulado Sagrado Coração de Jesus.
Em 1906, casou-se pela primeira vez com André Teixeira Pinto e com ele teve sua única filha, Dulce. Após se separar, começa a estudar escultura.
Somente aos 31 anos começou a aprender as técnicas de pintura com Pedro Alexandrino Borges (pintor, professor e decorador).
Em 1920, foi estudar na Academia Julian (escola particular de artes plásticas) na cidade de Paris. Em 1922, participou do Salão Oficial dos Artistas da França, utilizando em suas obras as técnicas do cubismo.
Retornou para o Brasil em 1922, formando o "Grupo dos Cinco", junto com Anita Malfatti, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. Este grupo foi o mais importante da Semana de Arte Moderna de 1922.
Em 1923, retornou para a Europa e teve contatos com vários artistas e escritores ligados ao movimento modernista europeu. Entre as décadas de 1920 e 1930, pintou suas obras de maior importância e que fizeram grande sucesso no mundo das artes. Entre as obras desta fase, podemos citar as mais conhecidas: Abaporu (1928) e Operários (1933).
No final da década de 1920, Tarsila criou os movimentos Pau-Brasil e Antropofágico. Entre as propostas desta fase, Tarsila defendia que os artistas brasileiros deveriam conhecer bem a arte européia, porém deveriam criar uma estética brasileira, apenas inspirada nos movimentos europeus.
No ano de 1926, Tarsila casou-se com Oswald de Andrade, separando-se em 1930.
Entre os anos de 1936 e 1952, Tarsila trabalhou como colunista nos Diários Associados (grupo de mídia que envolvia jornais, rádios, revistas).
Tarsila do Amaral faleceu na cidade de São Paulo em 17 de janeiro de 1973. A grandiosidade e importância de seu conjunto artístico a tornou uma das grandes figuras artísticas brasileiras de todos os tempos.
Características de suas obras
- Uso de cores vivas
- Influência do cubismo (uso de formas geométricas)
- Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil
- Estética fora do padrão (influência do surrealismo na fase antropofágica)
Biografia
Na adolescência, Tarsila estudou no Colégio Sion, localizado na cidade de São Paulo, porém, completou os estudos numa escola de Barcelona (Espanha).
Desde jovem, Tarsila demonstrou muito interesse pelas artes plásticas. Aos 16 anos, pintou seu primeiro quadro, intitulado Sagrado Coração de Jesus.
Em 1906, casou-se pela primeira vez com André Teixeira Pinto e com ele teve sua única filha, Dulce. Após se separar, começa a estudar escultura.
Somente aos 31 anos começou a aprender as técnicas de pintura com Pedro Alexandrino Borges (pintor, professor e decorador).
Em 1920, foi estudar na Academia Julian (escola particular de artes plásticas) na cidade de Paris. Em 1922, participou do Salão Oficial dos Artistas da França, utilizando em suas obras as técnicas do cubismo.
Retornou para o Brasil em 1922, formando o "Grupo dos Cinco", junto com Anita Malfatti, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. Este grupo foi o mais importante da Semana de Arte Moderna de 1922.
Em 1923, retornou para a Europa e teve contatos com vários artistas e escritores ligados ao movimento modernista europeu. Entre as décadas de 1920 e 1930, pintou suas obras de maior importância e que fizeram grande sucesso no mundo das artes. Entre as obras desta fase, podemos citar as mais conhecidas: Abaporu (1928) e Operários (1933).
No final da década de 1920, Tarsila criou os movimentos Pau-Brasil e Antropofágico. Entre as propostas desta fase, Tarsila defendia que os artistas brasileiros deveriam conhecer bem a arte européia, porém deveriam criar uma estética brasileira, apenas inspirada nos movimentos europeus.
No ano de 1926, Tarsila casou-se com Oswald de Andrade, separando-se em 1930.
Entre os anos de 1936 e 1952, Tarsila trabalhou como colunista nos Diários Associados (grupo de mídia que envolvia jornais, rádios, revistas).
Tarsila do Amaral faleceu na cidade de São Paulo em 17 de janeiro de 1973. A grandiosidade e importância de seu conjunto artístico a tornou uma das grandes figuras artísticas brasileiras de todos os tempos.
Características de suas obras
- Uso de cores vivas
- Influência do cubismo (uso de formas geométricas)
- Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil
- Estética fora do padrão (influência do surrealismo na fase antropofágica)
Principais obras de Tarsila do Amaral
- Auto-retrato (1923)
- Retrato de Oswald de Andrade (1923)
- Estudo (Nú) (1923)
- São Paulo – Gazo (1924)
- Antropofagia (1929)
- A Cuca (1924)
- Pátio com Coração de Jesus (1921)
- Chapéu Azul (1922)
- Auto-retrato (1924)
- O Pescador (1925)
- Manteau Rouge (1923)
- A Negra (1923)
- São Paulo (1924)
- Morro da Favela (1924)
- A Família (1925)
- Vendedor de Frutas (1925)
- Paisagem com Touro (1925)
- Religião Brasileira (1927)
- O Lago (1928)
- Coração de Jesus (1926)
- O Ovo ou Urutu (1928)
- A Lua (1928)
- Abaporu (1928)
- Cartão Postal (1928)
- Operários (1933)
Atividades