Você é professor, ou está professor?
Por Lidia Maria Kroth
Até que ponto estará o professor realmente consciente do seu papel, dos seus direitos, deveres, responsabilidades e atividades inerentes à função?
A consciência de si, e da realidade concreta que o cerca, o conhecimento de seu papel frente a esta realidade, vão dar validade e significação à história do homem. No entanto, o homem nasce dentro de um mundo já interpretado e criado. Este fato propicia uma certa alienação e despreocupação com a análise e reflexão deste mundo.
Segundo Heloisa Lück (1982), “o homem se torna acrítico, mais receptor que transmissor, mais paciente que agente. É necessário interferir neste contexto. Sendo assim, cabe à educação estimular e promover a formação da consciência, ou seja, estabelecimento de identidade pessoal do homem e compreensão de seu relacionamento com o mundo. Este processo não pode ser considerado acabado e sim entendido como dinâmico e um constante “dever ser”. Deve despojar-se de preconceitos e subjetividade. “
A autora cita alguns elementos que interferem na formação da consciência:
- intencionalidade – predisposição do individuo de compreender, interpretar e explicar os fatos;
- capacidade perceptiva – quanto mais adequada e objetiva for a capacidade de percepção, maior será a correspondência da consciência com o fato real;
- operações mentais – determinam a superioridade, flexibilidade e nível de conscientização;
- historicidade e temporalidade – estabelecem o espírito da consciência e do ato consciente;
- julgamento moral – os valores formam parte primordial da consciência que a pessoa elabora de si e do seu mundo.
Mosquera (1978) afirma que “a vida autentica inicia quando nos negamos a permanecer na alienação e na desumanização e caminhamos rumo a uma vida consciente, autêntica e mais humana. O processo educativo deve ter como função primordial à formação da consciência do indivíduo, entendida como conscientização do homem enquanto homem e não orientado por uma ideologia política. Não se trata de doutrinação, mas sim ensinar a pensar e não, o que pensar. Deve possibilitar ao homem aumento de sua capacidade e liberdade de escolha.”
Conforme as citações acima, o homem tendo uma maior consciência de si torna-se um ser crítico, atuante e transformador do mundo que o cerca sendo importante a observação de tudo o que esta ao ser redor.
O sentimento de identidade do homem inicia quando ele concebe o mundo exterior como coisa separada e independente dele, quando começa a tomar consciência de si mesmo, como sujeito de suas ações, quando é capaz de dizer, EU SOU.
Na medida em que houver maior coerência entre os valores pessoais e expectativas sociais, a identidade profissional é mais consciente. Neste sentido, quanto mais clara e precisa a definição das metas da profissão, mais objetivo e definido será o desempenho deste profissional.
O posicionamento do professor deve incluir uma ética profissional, debatendo questões práticas, capazes de suscitar-lhe operações de pensamento que o desafiam e levam à reflexão e à pesquisa em busca de uma autêntica identidade apoiada em valores significativos.
Diversas experiências auxiliam no levantamento desta hipótese e acredita-se que o espaço existe, basta que os profissionais se disponham realmente. Cabe enfatizar que o desempenho do papel do educador faz com que sua proposta seja, efetivamente, na educação.
Em toda a ação do professor é necessária uma reflexão contínua sobre a realidade que o cerca, possibilitando-lhe um posicionamento profissional mais adequado. Ter sempre presente em suas atividades os princípios que servem de suporte ao processo de orientação, levando-o a uma ação mais consistente e coerente.
Se a escola é uma instituição que tem por finalidade ensinar bem à totalidade dos alunos que a procuram, têm por função fundamental mobilizar os diferentes saberes dos mesmos.
Partindo da condição comum de educadores, cada um desempenha tarefas específicas, capacitado pela habilitação específica, cujo sentido é dado pelos fins comuns.
A investigação sobre a realidade vivencial do aluno e sua percepção desta realidade deve ser o ponto de partida e o fio condutor do processo pedagógico.
O professor através da investigação sobre a realidade, percebe que no processo de ensino-aprendizagem estão em jogo inúmeras relações, compreende que as relações na escola não são um fim em si mesmas, mas meio para que o aluno aprenda e amplie o seu conhecimento sobre “relações de ajuda”, passando a trabalhar as diferentes relações, que podem influir para que o aluno aprenda.
O desenvolvimento de uma concepção crítica de educação comprometida com a realidade social e com sua transformação não prescinde do planejamento. Planejar envolve, em sua base, compreender a realidade em todos os seus desdobramentos, tanto de tempo, quanto de espaço.
É importante, ter em mente, que de nada valem as boas idéias, se não vierem a revestir ações que as ponham em prática.
Publicado em 04/09/2007
Lidia Maria Kroth - Pedagoga Orientadora EducacionalEscola Estadual de Ensino Fundamental Paraíba - POA - RS; Orientadora Educacional Escola Estadual de Ensino Fundamental Tancredo Neves POA - RS;Professora de 2 série do Ensino Fundamental.
Fonte:http://www.psicopedagogia.com.br
Conversa entre bebês
Acho que não tem texto mais apropriado para eu retomar meus posts. Uma forma engraçada de ver como bebês "percebem" os contos e cantos que apresentamos no cotidiano..."Conversa entre bebês".
CONVERSA ENTRE BEBÊS
- E aí, mano?
- Beleza, cara?
- Ah, mais ou menos. Ando meio chateado com algumas coisas.
- Quer conversar sobre isso?
- É a minha mãe. Sei lá, ela anda falando umas coisas estranhas, me botando um terror, sabe?
- Como assim?
- Por exemplo: há alguns dias, antes de dormir, ela veio com um papo doido. Mandou eu dormir logo senão uma tal de Cuca virIa me pegar. Mas eu nem sei quem é essa Cuca. O que eu fiz para essa menina querer me pegar? Você me conhece desde que eu nasci, já me viu mexer com alguém?
- Nunca.
- Pois é. Mas o pior veio depois. O papo doido continuou. Minha mãe disse que, quando a tal da Cuca viesse, eu ia estar sozinho, porque meu pai iria para a roça, e ela iria passear. Mas o que meu pai foi fazer na roça? E mais: como minha mãe foi passear se eu estava vendo-a ali na minha frente? Será que eu sou adotado, cara?
- Sabe a sua vizinha, ali da casa amarela? Minha mãe disse que ela tem uma hortinha no fundo do quintal. Planta vários legumes. Será que sua mãe não quis dizer que seu pai deu um pulo por lá?
- Hummmm, pode ser. Mas o que será que ele foi fazer lá? Vixe! Será que meu pai tem um caso com a vizinha?
- Como assim?
- Poxa, ela deixou bem claro que a minha mãe tinha ido passear. Então ela não é minha mãe. E, se meu pai foi à casa da vizinha, vai ver que os dois estão de caso. Ele passou lá, pegou-a e os dois foram passear. É isso, cara. Eu sou filho da vizinha! Só pode!
- Calma, maninho. Você está nervoso e não pode tirar conclusões precipitadas.
- Sei lá. Por um lado, pode até ser melhor assim, viu? Fiquei sabendo de umas coisas estranhas sobre a minha mãe.
- Tipo o quê?
- Ela me contou um dia desses que pegou um pau e atirou em um gato. Assim, do nada. Pura maldade, meu! Vê se isso é coisa que se faça com o bichano!
- Caramba! Por que ela fez isso?
- Para matar o gato. Pura maldade mesmo. Mas parece que o gato não morreu.
- Ainda bem. Poxa, sua mãe é perturbada, cara.
- E, sabe a dona Francisca ali da esquina?
- A dona Chica? Sei, sim.
- Parece que ela tava junto na hora e não fez nada. Só ficou lá, paradona, admirada, vendo o gato berrar de dor.
- Putzgrila! Esses adultos às vezes fazem cada coisa que não dá para entender.
- Pois é. Vai ver é até melhor ela não ser minha mãe, né? Ela me contou isso de boa, cantando, sabe? Como se estivesse feliz por ter feito essa selvageria. Um absurdo. E eu percebo também que ela ficou tentando me assustar, fazendo um monte de careta. Eu não achei legal, né? Aí ela começou a falar que ia chamar um boi da cara preta para me levar embora.
- Nossa! Com certeza, ela não é sua mãe. Nunca uma mãe faria isso com um filho.
- Mas é ruim saber que o casamento deles é essa bagunça, né? E que meu pai sai com a vizinha e tal. Apesar de eu achar que ele também leva uns chifres, sabe? Um dia, ela me contou que lá no bosque, no final da rua, mora um cara, que eu imagino que deva ser muito bonitão, porque ela o chama de “Anjo”. Disse que o tal do Anjo roubou o coração dela e que, se fosse dona da rua, mandava colocar ladrilhos em tudo, só para ele poder passar desfilando e esse tipo de coisa.
- Nossa, que casamento bagunçado esse. Seria melhor separar logo.
- É, só sei que estou cansado desses papos doidos dela, sabe? Às vezes, ela fala algumas coisas sem sentido algum. Ontem, por exemplo, veio me falar que a vizinha cria perereca em gaiola, cara. Vê se pode?! Só tem louco nessa rua.
- Vixe, cara. Mas a vizinha não é a sua mãe?
- Putz, é mesmo! Estou ferrado de qualquer jeito...
José Carlos Barbuio
Escritor e Advogado
Na elaboração dos objetivos, sejam gerais, ou específicos, as escolhas adequadas do verbo é de crucial importância.Ele é o ponto chave para exprimir a intenção de um educador.
Na formulação de objetivos específicos devemos evitar o emprego de verbos que se prestem a muitas interpretações.
Apresentamos, a seguir, uma lista de verbos para objetivos gerais e específicos, nos domínios: psicomotor, afetivo, cognitivo e social.
VOCABULÁRIOS ÚTEIS PARA EXPRESSAR OBJETIVO
Acentuar
|
Contar
| ||
Adicionar
|
Contribuir
|
Generalizar
|
Rebater
|
Agrupar
|
Converter
|
Grafar
|
Receber
|
Analisar
|
Cooperar
|
Grifar
|
Reconhecer
|
Andar
|
Correr
|
Identificar
|
Recortar
|
Anotar
|
Costurar
|
Ilustrar
|
Redigir
|
Aplicar
|
Criticar
|
Indicar
|
Reduzir
|
Apresentar
|
Declamar
|
Interpretar
|
Registrar
|
Arbitrar
|
Decompor
|
Interpretar
|
Relacionar
|
Argumentar
|
Deduzir
|
Inventar
|
Relatar
|
Armar
|
Definir
|
Juntar
|
Repartir
|
Arremessar
|
Demonstrar
|
Justificar
| |
Assinalar
|
Descobrir
|
Lançar
|
Reproduzir
|
Atirar
|
Descrever
|
Ler
|
Resolver
|
Atribuir
|
Desenhar
|
Listar
|
Responder
|
Calcular
|
Destacar
|
Localizar
|
Responder
|
Cantar
|
Determinar
|
Manipular
|
Resumir
|
Caracterizar
|
Discriminar
|
Marchar
|
Reunir
|
Circundar
|
Discutir
|
Medir
|
Riscar
|
Citar
|
Dividir
|
Modelar
|
Saltar
|
Classificar
|
Dramatizar
|
Montar
|
Saltitar
|
Colaborar
|
Elaborar
|
Multiplicar
|
Separar
|
Colar
|
Encenar
|
Narrar
|
Simplificar
|
Coletar
|
Enlaçar
|
Nomear
|
Sintetizar
|
Colorir
|
Enumerar
|
Operar
|
Solucionar
|
Combinar
|
Esboçar
|
Organizar
|
Sublinhar
|
Comentar
|
Escrever
|
Participar
|
Subtrair
|
Comparar
|
Especificar
|
Pegar
|
Sumariar
|
Competir
|
Esquematizar
|
Pintar
|
Tabular
|
Completar
|
Estabelecer
|
Planejar
|
Tocar
|
Compor
|
Pontuar
|
Tocar
| |
Compor
|
Executar
|
Preparar
|
Traçar
|
Comunicar-Se
|
Pronunciar
|
Traduzir
| |
Concluir
|
Exemplificar
|
Propor
|
Transformar
|
Confeccionar
|
Expressar
|
Provar
|
Transformar
|
Construir
|
Extrair
|
Pular
|
Usar
|
Construir
|
Falar
|
Racionalizar
|
Verbalizar
|
Construir
|
Flexionar
|
Reagrupar
|
Verificar
|
VERBOS QUE PRESTAM A MUITAS INTERPRETAÇÕES.
Abrandar
|
Aproveitar
|
Desfrutar
|
Memorizar
|
Absorver
|
Capacitar
|
Entender
|
Pensar
|
Acrescentar
|
Carrear
|
Evidenciar
|
Perceber
|
Adaptar
|
Compreender
|
Facilitar
|
Praticar bem
|
Adquirir
|
Conhecer
|
Familiarizar-se
|
Saber
|
Aperfeiçoar
|
Conscientizar-se
|
Fixar
|
Sociabilizar
|
Apreciar
|
Cooperar
|
Jogar bem
|
Ter idéia de
|
Aprender melhor
|
Depreender
|
Melhorar
|
Ter inclinação para
|
Aprimorar
|
Desenvolver
|
VERBOS QUE PRESTAM A POUCAS INTERPRETAÇÕES:
Abaixar-Se
|
Definir
|
Ilustrar
|
Puxar
|
Abrir
|
Deitar-Se
|
Imitar
|
Quadrupedear
|
Acabar
|
Demonstrar
|
Imitar
|
Qualificar
|
Acampar
|
Derrubar
|
Impulsionar
|
Questionar
|
Acompanhar
|
Derrubar
|
Impulsionar
|
Quicar
|
Adicionar
|
Descrever
|
Inclinar
|
Rastejar
|
Adicionar
|
Descrever
|
Inclinar
|
Reagrupar
|
Agachar-se
|
Deslizar
|
Inclinar-se
| |
Agarrar
|
Deslizar
|
Inclinar-se
|
Recitar
|
Agarrar
|
Deslocar-se
|
Indicar
|
Reconhecer
|
Agarrar-se
|
Deslocar-se
|
Iniciar
|
Redigir
|
Ajoelhar
|
Desobrigar-se
|
Inspirar
|
Reformular
|
Ajoelhar
|
Diferenciar
|
Integrar
|
Relacionar
|
Ajudar
|
Dirigir
|
Intercalar
|
Relaxar
|
Alternar
|
Discutir
|
Interpretar
|
Remar
|
Analisar
|
Distinguir
|
Investigar
|
Repetir
|
Anotar
|
Dividir
|
Ir
|
Resolver
|
Apalpar
|
Dizer
|
Jogar
|
Responder
|
Aplicar
|
Dobrar
|
Julgar
|
Rever
|
Apoiar
|
Dramatizar
|
Juntar
|
Revezar
|
Apontar
|
Driblar
|
Justificar
| |
Apresentar-se
|
Elevar-se
|
Lançar
|
Rolar
|
Argüir
|
Empregar
|
Lançar-se
|
Sacar
|
Arquear-se
|
Empurrar
|
Ler
|
Saltar
|
Arrastar-se
|
Encestar
|
Liderar
|
Seguir
|
Arrolar
|
Encolher
|
Listar
| |
Atar
|
Encolher-se
|
Localizar
|
Selecionar
|
Aumentar
|
Engatar
|
Manipular
|
Separar
|
Automatizar
|
Engatinhar
|
Marcar
|
Seriar
|
Autorizar
|
Enumerar
|
Marchar
|
Serpentear
|
Balançar
|
Equilibrar-se
|
Medir
|
Sintetizar
|
Bater
|
Escorregar
|
Mergulhar
|
Soletrar
|
Bloquear
|
Escrever
|
Modificar
|
Solucionar
|
Boiar
|
Escutar
|
Mover
|
Subdividir
|
Bola
|
Esgueirar-se
|
Movimentar-se
|
Subir
|
Cabecear
|
Especificar
|
Mudar
|
Sublinhar
|
Cair
|
Esquematizar
|
Multiplicar
|
Submeter
|
Cantar
|
Estender
|
Nadar
|
Subtrair
|
Chutar
|
Esticar
|
Nivelar
|
Sugerir
|
Citar
|
Esticar-se
|
Nomear
|
Suportar
|
Classificar
|
Examinar
|
Numerar
|
Suspender-se
|
Colar
|
Executar
|
Obedecer
|
Sustentar
|
Colocar
|
Expirar
|
Observar
|
Tirar
|
Colorir
|
Explanar
|
Obter
|
Tocar
|
Combinar
|
Explicar
|
Olhar
|
Tomar
|
Compara
|
Explorar
|
Ordenar
|
Trabalhar
|
Compartilhar
|
Expor
|
Organizar
|
Tracionar
|
Competir
|
Expor
|
Ouvir
|
Traduzir
|
Completar
|
Expressar
|
Parar
|
Transformar
|
Compor
|
Falar
|
Passear
|
Transpor
|
Computar
|
Fazer
|
Pedalar
|
Trazer
|
Concluir
|
Fechar
|
Percorrer
|
Trepar
|
Conduzir Uma
|
Flexionar
|
Pesar
|
Unir
|
Construir
|
Flutuar
|
Pesquisar
|
Unir
|
Contar
|
Formar
|
Pintar
|
Usar
|
Contrastar
|
Frear
|
Planejar
|
Usar
|
Converter
|
Galopar
|
Pôr
|
Utilizar
|
Correr
|
Ganhar
|
Predizer
|
Utilizar
|
Cortar
|
Generalizar
|
Prender
|
Valsar
|
Criar
|
Girar
|
Preparar
|
Valsar
|
Curvar
|
Golpear
|
Prestar
|
Verificar
|
Dar
|
Grifar
|
Produzir
|
Ziguezaguear
|
Defender
|
Guardar
|
Pular
| |
Identificar
|
Puxar
|
VERBOS ADEQUADOS PARA OBJETIVOS IMEDIATOS QUE TENDEM A INDICAR DETERMINADOS DOMÍNIOS:
DOMINIO PSICOMOTOR
|
DOMINIO COGNITIVO
|
DOMINIO SOCIAL
|
DOMINIO AFETIVO
|
Automatizar
|
Analisar
|
Aceitar
|
Agir com
|
Colocar
|
Apontar
|
Ajudar
|
Desempenhar com
|
Correr
|
Aplicar
|
Aplaudir
| |
Cortar
|
Avaliar
|
Compartilhar
|
Demonstrar
|
Demonstrar
|
Citar
|
Competir
| |
Deslocar-se
|
Combinar
|
Comunicar-se
| |
Desempenhar
|
Comparar
|
Cooperar
| |
Dramatizar
|
Classificar
|
Contribuir
| |
Driblar
|
Criar
|
Convidar
| |
Equilibrar-se
|
Distinguir
|
Discutir
| |
Explorar
|
Definir
|
Elogiar
| |
Jogar
|
Dizer
|
Escolher
| |
Quicar
|
Explicar
|
Interagir
| |
Realizar
|
Explorar
|
Permitir
| |
Percorrer
|
Enumerar
|
Participar
| |
Saltar
|
Indicar
|
Saudar
| |
Selecionar
| |||
Ordenar
| |||
Revisar
| |||
Identificar
| |||
Compor
|
CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAIS
0 01. GERAIS - COGNITIVOS:
Administrar
|
Aprimorar
|
Delegar
|
Fazer
|
Recitar
|
Afirmar
|
Avaliar
|
Demonstrar
|
Formular
|
Resolver
|
Analisar
|
Calcular
|
Distinguir
|
Identificar
|
Saber
|
Aprender
|
Compreender
|
Entender
|
Integrar
|
Transferir
|
Aplicar
|
Constar
|
Enumerar
|
Interpretar
| |
Apreciar
|
Construir
|
Escrever
|
Propor
|
02. GERAIS - AFETIVOS
Aceitar
|
Cooperar
|
Gostar
|
Oferecer
|
Acompanhar
|
Demonstrar
|
Manter
|
Participar
|
Apreciar
|
Elaborar
|
Mostrar
|
Reconhecer
|
Completar
|
Escutar
|
Obedecer
|
Ter
|
03. GERAIS - PSICOMOTORES
Coser
|
Desenhar
|
Executar
|
Operar
|
Criar
|
Escrever
|
Montar
|
Reparar
|
Demonstrar
|
VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS GERAIS:
1. DOMÍNIO COGNITIVO:
Analisar
|
Avaliar
|
Construir
|
Identificar
|
Resolver
|
Aprender
|
Compreender
|
Entender
|
Interpretar
|
Sintetizar
|
Aplicar
|
Conhecer
|
Formular
|
Propor
|
Transferir
|
2. DOMINIO AFETIVO:
Aceitar
|
Apreciar
|
Demonstrar
|
Gostar
|
Valorizar
|
Conscientizar
|
3. DOMINIO SOCIAL:
Aceitar
|
Cooperar
|
Demonstrar
|
Gostar
|
Participar
|
4. DOMINIO PSICOMOTOR:
Adquirir
|
Aperfeiçoar
|
Desenvolver
|
Demonstrar
|
OUTROS VERBOS PRÓPRIOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS GERAIS
Acreditar
|
Colaborar
|
Crer
|
Entender
|
Adquirir
|
Compreender
|
Desenvolver
|
Julgar
|
Aperfeiçoar
|
Conhecer
|
Disputar
|
Saber
|
Aprender melhor
|
Cooperar
|
CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS
01. ESPECÍFICOS – COGNITIVOS:
Aplicar
|
Converter
|
Esboçar
|
Justificar
|
Relacionar
|
Autorizar
|
Criar
|
Escrever
|
Listar
|
Relatar
|
Avaliar
|
Criticar
|
Especificar
|
Manipular
|
Reproduzir
|
Calcular
|
Defender
|
Exemplificar
|
Modificar
|
Resolver
|
Categorizar
|
Definir
|
Explicar
|
Mostrar
|
Resumir
|
Citar
|
Demonstrar
|
Expressar-se
|
Obter
|
Reorganizar
|
Classificar
|
Descrever
|
Generalizar
|
Operar
|
Rever
|
Combinar
|
Diferenciar
|
Identificar
|
Organizar
|
Selecionar
|
Compilar
|
Discriminar
|
Ilustrar
|
Preparar
|
Separar
|
Comparar
|
Distinguir
|
Indicar
|
Prover
|
Se capaz
|
Compor
|
Dizer
|
Inferir
|
Produzir
|
Subdividir
|
Concluir
|
Enumerar
|
Interferir
|
Reconstruir
|
Sublimar
|
Confirmar
|
Enunciar
|
Interpretar
|
Redigir
|
Sumarizar
|
Contrastar
|
Escolher
|
Inventar
|
Reescrever
|
Utilizar
|
02. ESPECIFICOS – AFETIVOS
Aderir
|
Dar
|
Felicitar
|
Mostrar
|
Repartir
|
Ajudar
|
Defender
|
Formar
|
Nomear
|
Replicar
|
Alistar
|
Descrever
|
Generalizar
|
Ordenar
|
Resolver
|
Alterar
|
Diferenciar
|
Identificar
|
Organizar
|
Responder
|
Apresentar
|
Discriminar
|
Iniciar
|
Perguntar
|
Rever
|
Arranjar
|
Discutir
|
Influenciar
|
Praticar
|
Salientar
|
Assistir
|
Dizer
|
Integrar
|
Preparar
|
Seguir
|
Atuar
|
Enumerar
|
Justificar
|
Propor
|
Selecionar
|
Combinar
|
Escolher
|
Ler
|
Qualificar
|
Sintetizar
|
Comparar
|
Escrever
|
Localizar
|
Realizar
|
Trabalhar
|
Completar
|
Executar
|
Manter
|
Recitar
|
Usar
|
Conformar-se
|
Estudar
|
Militar
|
Relacionar
|
Verificar
|
Convidar
|
Explicar
|
Modificar
|
Relatar
|
03. ESPECIFICOS - PSICOMOTORES
Afiar
|
Criar
|
Fixar
|
Martelar
|
Redigir
|
Aquecer
|
Desligar
|
Furar
|
Misturar
|
Seguir
|
Calibrar
|
Edificar
|
Juntar
|
Ouvir
|
Segurar
|
Colocar
|
Emendar
|
Ligar
|
Pesar
|
Serrar
|
Compor
|
Enroscar
|
Limpar
|
Prender
|
Usar
|
Consertar
|
Expressar-se
|
Manipular
|
Pintar
|
Utilizar
|
Construir
|
VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS ESPECIFICOS
COMPORTAMENTAIS E IMEDIATOS
1.Domínio Cognitivo:
Aplicar
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Confirmar
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Enumerar
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Inferir
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Reescrever
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Avaliar
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Contrastar
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Enunciar
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Interpretar
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Relacionar
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Calcular
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Converter
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Escrever
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Inventar
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Relatar
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Categorizar
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Criar
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Especificar
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Justificar
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Reproduzir
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Citar
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Criticar
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Exemplificar
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Listar
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Resolver
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Classificar
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Defender
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Explicar
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Modificar
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Resumir
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Combinar
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Definir
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Expressar
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Organizar
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Reorganizar
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Compilar
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Descrever
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Generalizar
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Preparar
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Selecionar
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Comparar
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Diferenciar
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Identificador
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Produzir
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Separar
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Compor
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Discriminar
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Ilustrar
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Reconstruir
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Subdividir
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concluir
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distinguir
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Indicar
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Redigir
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Utilizar
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2. Domínio Afetivo:
Assumir
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Alterar
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Escolher
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Manter
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Organizar
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Atuar
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Conformar-se
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Formar
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Modificar
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Responder
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apresentar
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Defender
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Reconhecer
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mostrar
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Seguir
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demonstrar
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Prestar atenção
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Trabalhar
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3. Domínio Social:
Aderir
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Convidar
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Formar
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Mostrar
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Seguir
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Ajudar
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Dar
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Influenciar
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Relacionar-se
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Aplaudir
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Escolher
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Integrar
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Repartir
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Trabalhar
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Assumir
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felicitar
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manter
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responder
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atuar
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4.Domínio Psicomotor:
Colocar
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Executar
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Juntar
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Prender
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Realizar
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Demonstrar
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Fixar
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Ligar
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Segurar
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Usar
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efetuar
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iniciar
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manipular
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trabalhar
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utilizar
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VERBOS PRÓPRIOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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Contribuir
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Especificar
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Manipular
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OUTROS VERBOS DE AÇÃO:
Abrir
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Descrever
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Ir
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Puxar
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Acabar
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Desenhar
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Jogar
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Questionar
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Achar
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Dirigir
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Juntar
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Reagrupar
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Adicionar
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Discriminar
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Justificar
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Recitar
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Ajudar
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Dividir
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Ler
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Reconhecer
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Anotar
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Dizer
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Liderar
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Recordar
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Apoiar
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Dizer
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Listar
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Repetir
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Apontar
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Empregar
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Marcar
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Resolver
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Apontar
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Empurrar
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Marchar
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Reunir
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Arguir
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Envolver
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Medir
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Saltar
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Arrolar
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Escolher
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Medir
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Seguir
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Aumentar
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Escrever
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Modificar
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Selecionar
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Bater
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Escutar
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Mudar
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Soletrar
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Calcular
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Especificar
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Multiplicar
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Somar
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Chutar
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Esquematizar
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Nivelar
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Suar
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Colar
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Estabelecer
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Nomear
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Sublinhar
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Colocar
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Etc
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Observar
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Submeter
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Combinar
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Evidenciar
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Obter
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Subtrair
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Compartilhar
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Examinar
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Ordenar
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Suportar
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Completar
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Examinar
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Parar
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Tirar
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Compor
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Expor
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Pesar
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Tocar
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Computar
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Fazer
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Pintar
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Tomar
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Construir
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Fixar
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Planejar
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Traduzir
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Construir
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Ganhar
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Por
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Transformar
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Contar
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Guardar
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Preencher
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Trazer
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Criar
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Ilustrar
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Preparar
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Dar
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Indicar
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Prestar
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Definir
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Indicar
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Produzir
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Demonstrar
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Investigar
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Provar
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VERBOS QUE NÃO DEVEM: ser usados na formulação de objetivos, por não serem verbos de ação, por conseguinte, impróprios:
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Verbos inadequados para objetivos imediatos, por serem muito abrangentes ou vagos:
Adquirir
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Apreciar
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Desenvolver
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Saber
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Aprender
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Conhecer
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Entender
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Sociabilizar
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Aperfeiçoar
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Compreender
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Melhorar
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Valorizar
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FORMULAÇÃO OPERACIONAL DOS OBJETIVOS
1º) Começar com um verbo de ação que descreva uma atividade ou um comportamento específico do educando
Exemplo: Confeccionar
2º) Após o verbo de ação, representar o conteúdo referente ao assunto em estudo.
Exemplo:
Confeccionar uma caixa de madeira
3º) Terminar com o rendimento-padrão em termos de avaliação.
Exemplo: Confeccionar uma caixa de madeira durante a aula de artes
OBJETIVOS IMEDIATOS
Na elaboração dos objetivos, antes transcrevê-los pense sempre na frase. Os alunos deverão ser capazes de....................................................................................................
Procedendo desta forma, não correrão o risco de colocarem o seu comportamento e sim o do aluno.
EXEMPLOS DE OBJETIVOS GERAIS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
· Desenvolver o controle da respiração para uma boa resistência cardio-respiratória.
· Adquirir o hábito da prática da atividade física.
· Desenvolver as qualidades físicas por meio da prática de habilidades motoras fundamentais, em atividades de iniciação aos desportos.
· Contribuir para a aquisição e formação de hábitos higiênicos.
· Aceitar as solicitações do professor e cumpri-las com espontaneidade.
· Propor atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas uns com os outros.
· Resolver problemas de ordem corporal em diferentes contextos
EXEMPLOS DE OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSI CA
· Realizar as atividades propostas rapidamente sempre atento nos diferentes comandos do professor;
· Identificar as cores conforme o comando do professor;
· Agir com rapidez para recuperar a bolinha correspondente a sua cor durante os exercícios.
· Dramatizar com o jornal, variados movimentos corporais e ações do dia conforme o comando do professor;
· Criar diversas formas e tipos de dobradura com o jornal explorando a coordenação motora fina e grossa
· Equilibrar-se em diferentes apoios, planos e sustentações, tendo como base a linha da quadra poliesportiva;
· Demonstrar através dos comandos do professor as variadas maneiras na situação de equilíbrio
· Deslocar-se em diversos sentidos obedecendo as regras e os obstáculos desenhados no chão;
· Participar atentamente das atividades de agilidade durante os jogos propostos.
· Memorizar um maior número de objetos sobre a mesa e depois discriminá-los;
· Executar através de palmas e imitações os exercícios propostos exigindo a atenção das mesmas.
· Ouvir e marcar corretamente os nomes ditados pelo professor;
· Escrever nomes em cada quadro delimitado no jogo do bingo;
· Identificar as peças do dominó para completar o jogo
· Ouvir e realizar as orientações do professor conforme a regra proposta na atividade;
· Identificar o local mais próximo para a execução da atividade;
· Participar dos jogos propostos respeitando as regras.
· Manusear os arcos em diversas formas em diferentes planos na atividade proposta;
· Executar os exercícios de competição com os arcos coordenando os movimentos explicitados durante a aula.
· Desenhar e recortar livremente seguindo as instruções do professor para a montagem do quebra-cabeça;
· Ordenar e encaixar no local adequado as peças do quebra-cabeça;
· Identificar as peças do dominó para completar o jogo
· Relacionar através dos desenhos no chão os diferentes tipos de limites e fronteiras já explicitados pelo professor regente;
· Deslocar-se para os limites propostos conforme o comando do professor.
· Confeccionar as petecas seguindo a seqüência de montagem conforme a explicação do professor;
· Executar um simples movimento de rebater a peteca fazendo um trajeto pelo ar e caindo no chão;
· Combinar movimentos rebatendo a peteca várias vezes realizando assim um simples jogo
· Equilibrar os saquinhos de areia em várias partes do corpo nas atividades explicitadas pela professora durante a aula;
· Respeitar a ordem das colunas e os colegas enquanto as atividades estiverem sendo realizadas;
· Distinguir os diferentes tipos de equilíbrio (externo e interno) conforme explicado pelo professor no decorrer do exercício.
· Dobrar o jornal de várias maneiras finalizando num “barco” e, por conseguinte uma “camiseta”;
· Cantar uma música de acordo com a figura mostrada com o jornal pelo professor;
· Identificar as peças do dominó para completar o jogo.
· Realizar os exercícios com os pregadores, palito de fósforo e sorvete, obedecendo principalmente as regras propostas pelo professor;
· Manter o espírito de competitividade sem que haja intrigas durante as atividades propostas
· Deslocar-se pela quadra com a bola, de forma espalhada sem aglomeração;
· Executar as atividades com a bola atendendo os comandos propostos pelo professor durante a aula.
· Executar o circuito de maneira satisfatória passando por todas as estações;
· Prestar atenção no sinal do professor para a mudança das estações no decorrer do circuito.
· Saltar a corda realizando os diferentes tipos de saltos (apoios);
· Combinar os diferentes tipos de saltos com o ritmo da corda;
· Diferenciar tipos de saltos explicitados durante a aula.
· Identificar as respectivas partes do corpo colando no local indicado;
· Criar movimentos identificando a parte do corpo citada pelo professor no decorrer da explicitação.
· Pular o elástico diversificando os diversos tipos de saltos em diferentes apoios no decorrer das atividades;
· Deslocar-se pela quadra saltando os diversos tipos de apoio conforme o comando do professor;
· Distinguir os tipos de saltos durante a realização dos exercícios.
· Respirar compassadamente observando a respiração do professor e seus comandos;
· Distinguir as fases da respiração (inspirar e expirar) conforme a seqüência dos exercícios
Fonte: Material elaborado através dos textos dos professores da UEL: Josy Ferraz Ramon e Edina Marinez Armacolo e dos professores da UNIPAR: Nelson Luis Posseti e Leda Rossi Gonçalves. Disciplina de Didática - Professora Lucyelena Amaral Picelli - Curso de Educação Física