"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Atividade AEE Animais Letra Inicial com Cards e Pregadores


Esta é uma excelente atividade para os pequenos especiais que pode ser adaptada para diversos temas.

Pode ser montada, inclusive com as fotos das crianças para identificação da primeira letra do nome.
Outras sugestões de montagem
  • Peças do vestuário 
  • Partes da casa
  • Personagens de história
  • Figuras de brinquedos


Atividade AEE Animais Letra Inicial com Cards e Pregadores
Produzido por  Ideia Criativa Educação Infantil Imagens de My Cute Graphics

Claro, que se serve bem aos especiais serve bem à todas as crianças que costumam se divertir muito com jogos de pregadores.

Sugestão de utilização:

  1. Virar todas as cartas na mesa
  2. Deixar a criança escolha uma carta
  3. Estimulá-la a encontrar o pregador com a letra correta
  4. Prosseguir até que todas as cartas estejam com seu pregador
Se a atividade for feita em grupo as crianças podem ajudar umas as outras na identificação da letra.
Outra forma de brincar é esconder as cartas, deixar que as crianças encontrem juntas e brinquem de forma espontânea.
Montamos cards com animais para trabalhar letra inicial de seus nomes.

Temos cards com:
Sapo, porco,elefante e dinossauro
Atividade AEE Animais Letra Inicial com Cards e Pregadores
Produzido por  Ideia Criativa Educação Infantil Imagens de My Cute Graphics
Mais cards com cavalo, gato, vaca e tartaruga
Atividade AEE Animais Letra Inicial com Cards e Pregadores
Produzido por  Ideia Criativa Educação Infantil Imagens de My Cute Graphics
E, por fim, cards com abelha, hipopótamo, urso e jacaré
Atividade AEE Animais Letra Inicial com Cards e Pregadores
Produzido por  Ideia Criativa Educação Infantil Imagens de My Cute Graphics
As letras para recorte servem 4 jogos diferentes.
Atividade AEE Animais Letra Inicial com Cards e Pregadores
Produzido por  Ideia Criativa Educação Infantil 
Para montar seu jogo 


Você só vai precisar de:
  • Ofício
  • Papelão
  • Cola
  • Pregadores


  1. Imprima seus cards
  2. Recorte e cole no papelão
  3. Plastique com duplex ou fita adesiva
  4. Recorte as letras e cole cada uma em um pregador
Espero que tenham gostado da sugestão.
Veja mais ideias com pregadores

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Atividade Numerais Recorte e Colagem Pareamento


Olá!

Esta é uma atividade que pode se tornar um arquivo permanente se você imprimir e plastificar.
Pode ser feito recorte e colagem ou apenas pareamento dos numerais. Você escolhe o que melhor se aplica à sua turma e aproveita.
Imprima em cartolina recorte a tabela e deixe que as crianças recortem as figuras e colem ou façam pareamento.
As crianças especiais adoram este tipo de atividade.
Atividade Numerais Recorte Colagem Pareamento
Atividade produzida por  Ideia Criativa Educação Infantil Imagens de My Cute Graphics
Vamos ver mais jogos?




LEMBRANDO QUE :
Este post é original do site Ideia Criativa Atividades Educação Infantil.
Estas imagens não podem ser , hospedadas, reproduzidas ou armazenadas em qualquer outro site ou grupos (incluindo blog, Facebook, Dropbox,4shared etc)
Você pode:
*Utilizar na sua sala de aula e/ou com seus filhos em casa
*Divulgar passando o endereço do site www.ideiacriativa.org  e dos blogs.
Ofereço atividades e materiais  grátis para auxiliar na jornada pedagógica de meus leitores.
*Suas frequentes visitas ao meu site é o que o mantém aberto e em pleno funcionamento.
Nos ajude a manter as luzes acesas.
 Agradecemos a compreensão!

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Cadernos sobre Autismo para baixar grátis

Olá!
Esta é uma super dica me passada pela querida Elisangela Mello ( Já disse que amo, né?).
Bem, trata-se de cadernos sobre autismo para baixar em pdf do site Pandorga Autismo

  1. Aspectos neurobiológicos do autismo
  2. Direito, cidadania e pessoas com deficiência
  3. Os direitos das pessoas com deficiência– ênfase em autismo:uma tabela de direitos, textos legais e casos de jurisprudência
  4. Uma pequena história do autismo
  5. Cartilha Direitos das pessoas co autismo
São volumes disponibilizados para download pela Associação Mantenedora Pandorga Autismo onde você encontra também informações sobre a instituição, cursos, atendimento, etc...
Corre lá e baixa... São excelentes leituras!
Elisangela vive me passando super dicas e materiais.
Veja um pouco do trabalho da Elis...

Bebês com Síndrome de Down como estimulá-los?

Olá
Li recententemente sobre um casal que processou um hospital por "nascimento injusto", dizendo que eles abortariam o bebê caso soubessem que ele tinha Síndrome de Down, pois consideravam uma criança Down um frado pesado demais para ser suportado. 
Ao longo do post no blog  Schreiben Von Schreibe vi também este lindo bebê, filho da autora do blog que fala como podemos aprender a mudar nossas vidas e a forma repugnante que pensamos convivendo com os portadores da Síndrome de Down ( trissomia do cromossomo 21) . Estes seres humanos especiais que trazem consigo o chamado CROMOSSOMO DO AMOR. Eu leria o post inteiro, se fosse você. Ele tem muito a ensinar sobre uma coisa que tem faltado a muitos seres humanos que é justamente a humanidade, a consciência da importância do outro, seja ele um feto ou um ser humano completamente formado.

Mas vamos ao post de hoje que tem por título:
Bebês com Síndrome de Down como estimulá-los?
Pois bem, esta é mais uma super dica de material que você pode baixar gratuitamente e aprender mais e mais a fim de lidar melhor com seu bebê ou aluno Down.

A coleção desenvolvida pelo Movimento Down em parceria com especialistas para que mães e pais possam colaborar no desenvolvimento de seus filhos com exercícios simples do dia a dia. - FONTE: MOVIMENTO DOWN.

São três volumes para download para aprender a estimular bebês down por idade:

de 0 a 3 meses 
de 3 a 6 meses 
 de 6 a 9 meses 
de 9 a 12 meses 

No site Movimento Down você encontra estes e outros conteúdos para download, bem como:
Artigos,Gravidez e parto,cuidados médicos e  exames de rotina, etc...

Atividade Copa do Mundo - Libras

Proposta para os pequeninos.
Vamos descobrir o nome do mascote da Copa?
Ah, mas tem que decifrar o código ... Você conhece este tipo de linguagem?
Gostaria de aprender?

Atividade Qual é a Sombra Copa das Confederações 2013

Atividade Vogais Discriminação Maiúscula Mínúscula Temática Festas Juninas

Atividade muito interessante para utilizar com crianças especiais.
  • A proposta é trabalhar a discriminação de letra maiúscula e minúscula utilizando Flash Cards com a temática festas juninas.
A criança fará o emparelhamento das letras.
  • Deixamos as vogais cursivas a disposição caso o professor deseje trabalhar a discriminação entre cursiva e bastão.
  • Imprima em papel linho,papel cartão, cartolina ou mesmo em  ofício, cuidando para colar em papelão em seguida bem como plastificar o material para ter maior durabilidade.
A figura utilizada neste Flash Card esta no blog Alfabetizando com Monica e Turma da Ivana Kaiper e foi colorida pela professora Michele Nunes.

Atividade Vogais Discriminação Maiúscula Mínúscula Temática Festas JuninasAtividade Vogais Discriminação Maiúscula Mínúscula Temática Festas Juninas


Os 5 Parâmetros da LIBRAS- Linguagem Brasileira de Sinais

Olá!

A Linguagem Brasileira de sinais é uma língua que apresenta estrutura e sintaxe próprias. Sua  estrutura da  é constituída a partir de parâmetros que se combinam, principalmente com base na simultaneidade.

Entenda melhor...

De acordo com o artigo LIBRAS em contexto FENEIS:
Os 5 Parâmetros da LIBRAS- Linguagem Brasileira de Sinais

Os sinais são formados a partir da combinação 
do movimento 
das mãos com um determinado formato em um 
determinado lugar, podendo 
este lugar ser uma parte do 
corpo ou um espaço em frente ao corpo. 
Estas articulações 
das mãos, que podem ser comparadas aos fonemas
 e às vezes aos morfemas, são chamados de parâmetros,
 portanto, nas línguas de sinais podem ser encontrados os
 seguintes parâmetros:
 configuração das mãos, ponto de articulação, 
movimento, orientação/direcionalidade,
 expressão facial e/ou corporal.


Os parâmetros são, conforme Brito (1995):

Configuração das mãos (CM): são as diversas formas que uma ou as duas mãos tomam na realização do sinal. Comparando-se as configurações utilizadas em LIBRAS e em ASL (American Sign Language), percebe-se que há um grande número de similaridades e algumas diferenças. Por essa divergência entre as duas línguas pode-se notar que cada língua possui seu sistema de configurações e que estas não se restringem apenas às nomeadas no alfabeto manual (cf. anexo 4);

Movimento (M): é um parâmetro tão complexo que pode envolver uma grande quantidade de formas e direções, desde os movimentos internos da mão, os movimentos do pulso, movimentos direcionais no espaço e até conjuntos de movimentos no mesmo sinal;

Ponto de Articulação (PA): é o espaço em frente ao corpo ou uma região do próprio corpo, onde os sinais são articulados. Os sinais articulados no espaço são de dois tipos: os que se articulam no espaço neutro diante do corpo e os que se aproximam de uma determinada região do corpo, como, por exemplo, a cabeça, a cintura e os ombros. 
E segundo Quadros (2004) ainda temos:
Orientação da Mão (OR): a orientação da palma da mão não foi considerada como um parâmetro distinto no trabalho inicial de Stokoe. Por definição, orientação é a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do sinal. Ferreira Brito (1995, p. 41), na língua de sinais brasileira, e Marentette (1995, p. 204), na ASL, enumeram seis tipos de orientações da palma da mão na língua de sinais brasileira: para cima, para baixo, para o corpo, para a frente, para a direita ou para a esquerda.

Expressões não-manuais (ENM): as expressões não-manuais (movimentos da face, dos olhos, da cabeça ou do trono) prestam-se a dois papéis nas línguas de sinais: marcação de construções sintáticas e diferenciação de itens lexicais.

No blog da  Marina Domingos ( Professora e intérprete de LIBRAS) você encontra texto com ilustrações sobre os Parâmetros da Libras.

REFERÊNCIAS:

FELIPE, Tanya A. Libras em Contexto : Curso Básico : Livro do Estudante / Tanya A.
Felipe. 8ª. edição- Rio de Janeiro : WalPrint Gráfica e Editora,2007.
BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramática de línguas de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro: UFRJ, Departamento de Lingüística e Filologia, 1995.

Projeto e Atividades Inclusão Vila Sésamo- Super Dica



Momento super dica Ideia Criativa.
No Site da Vila Sésamo você encontra o  Projeto INCLUIR BRINCANDO que é MARAVILHOSO com um material super rico para trabalhar a inclusão de crianças com necessidades especiais .
Projeto e Atividades Inclusão Vila Sésamo- Super Dica

O Projeto  tem  Coleção Incluir Brincando   com material para download envolvendo.

Atividade Libras Pareamento Material Concreto

Olá!

Vejam só que ideia legal para trabalhar com os numerais e as vogais em Libras.
Você vai precisar para montar seu material  pareamento de cartela com letras e numerais em libras que você pode pegar aqui mesmo no site logo abaixo em tamanho perfeitinho, palitos de picolé (podem ser comuns mesmo. Eu usei os que consegui da Kibon que achei bem fofinhos) , cola, cartolina e uma serrinha.
Atividade Libras Pareamento Material Concreto

  1. Com a serrinha simples divida os palitos de picolé ao meio. ( cuide para deixar os pares juntos para hora da montagem.
  2. Imprima os numerais, cole ( eu usei cola de isopor) na cartolina e em seguida no palito de picolé. 

E está pronto seu material

Utilizar é bem simples.
Você pode dispor na mesa e pedir que as crianças façam pareamento 
Após a fixação você pode colocar uma parte na mesa e outra numa caixa. Ao sinal a criança correrá até a caixa e trará a outra metade do palito
Outra forma de trabalho é explorando as vogais como na figura abaixo.

Atividade Libras Pareamento Material Concreto
 E mais adiante trabalhar o conceito número e quantidade
Atividade Libras Pareamento Material Concreto
Olha as fichas para imprimir abaixo. Deixamos o modelinho do material na página para facilitar na hora da montagem.
Atividade Libras Pareamento Material Concreto
Espero que tenham gostado da ideia.
Beijokinhas
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Livro Brincar para Todos Download Grátis Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial

Livro Brincar para Todos Download Grátis Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial
Olá

Esta eu nem vou chamar Super Dica, pois na verdade é HIPER. Trata-se de um material  da Secretaria de Educação Especial(MEC)  que me foi apresentado pela professora sempre querida Elisângela Melo. Aquela mesma do Espaço do Educador
Livro Brincar para Todos Download Grátis Ministério da Educação Secretaria de Educação EspecialUm livro completo de 156 páginas com ideias de brinquedos que podem ser utilizados na Educação Especial com  texto explicativo de como fazer , como brincar e objetivos de cada brincadeira
O livro é chamado BRINCAR PARA TODOS. Título sugestivo, não?
Você vai adorar cada uma das ideias e certamente aproveitará em sua sala de aula ou em casa com seu filhote excepcionalmente lindo.

BAIXE AGORA SEU LIVRO BRINCAR  PARA TODOS EM PDF

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Atividade Educação Infantil Fita Autismo

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo pensamos em montar junto com as crianças o símbolo, Fita quebra cabeça , que " representa o mistério e a complexidade do autismo".
As peças do quebra cabeças foram representadas pelas mãozinhas das crianças.
A atividade é bastante produtiva e você só vai precisar de:
Atividade Educação Infantil Fita Autismo
  • 1 Tira de TNT - Eu escolhi azul por ser a cor definida para para oAutismo, mas você pode usar branco se quiser dar maior destaque
  • Tinta guache ou acrílica de variadas cores
  • Pincéis
Como você pode ver é bem simples.

  1. Coloque a tira de TNT no chão,
  2.  Pinte as mãos das crianças , cada uma de uma cor e deixe que eles façam o carimbo por toda a fita
  3. No fim dobre, monte a fita e cole na parede com cola quente.
Fique a vontade para explorar o tema com as crianças em roda de conversa.

O Desafio da Inclusão do Aluno com Necessidade Diversificada



Contribuições de escola, alunos e sociedade


Gi Barbosa Carvalho 

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da
 UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para 
a disciplina [Produção Textual Interdisciplinar Individual].
Orientadores: Prof.ª Lilian Salete, 
Daniele Fioravante / Carlos Eduardo de 
Souza Gonçalves,Vilze Vidotte 
Costa, Fábio Luiz da Silva.
Introdução:
     O presente trabalho tem por intuito apontar as dificuldades e as diferentes formas de ação que podem contribuir com o processo de inclusão de alunos portadores de deficiência em escolas regulares como é proposto na LDB 9394/96 e ECA, bem como tratar a questão da diversidade no âmbito escolar.
     O não cumprimento do que estipulado está na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no que diz respeito à igualdade, pluralismo, respeito à liberdade, tolerância, valorização do profissional de educação e gestão democrática acarreta inúmeras dificuldades ligadas às questões da ação docente frente à diversidade humana Sabemos que para que esse problema seja amenizado é preciso que haja um esforço conjunto entre sociedade, governo, e comunidade escolar a fim de viabilizar projetos inclusivos que possam favorecer o cumprimento da LDB estimulando o trabalho coletivo para que a escola seja um espaço de troca de experiência em um processo contínuo de aceitação, respeito mútuo e igualdade, e para que isso se torne realidade é preciso do trabalho conjunto uma vez que:
"De nada valem as idéias sem homens que possam pô-las em prática." [Karl Marx].
Partindo do pressuposto acima se procurará compreender algumas questões que dificultam o cumprimento da Lei e por isso mesmo tornam o trabalho escolarem relação à diversidade lento e ineficaz.
Para isso nos utilizaremos das informações retiradas de entrevista para tecer algumas considerações a cerca do tema proposto.
Desenvolvimento:
        Na Escola XXXXXXXXXXXXXXXXX na cidade de Itabira a pedagoga XXXXXX disse considerar seu papel enquanto profissional de suma importância na efetivação da inclusão uma vez que entre suas competências está auxiliar os professores na realização de pesquisas de metodologias que atendam as dificuldades do aluno, para que consigam trabalhar com igualdade visando o aprendizado dos mesmos; todavia diz ser imprescindível o apoio da família uma vez que cabe à ela compreender que a educação é direito assegurado por lei e procurar andar junto com a escola para garantir que trabalhe com seu filho de forma inclusiva e não discriminatória.
     A organização do trabalho pedagógico contribui significativamente para o aprendizado e envolvimento do aluno e a Secretaria da Educação ao disponibilizar professores de Braile, Libras e To, auxilia a equipe escolar, embora parte dos professores não demonstre interesse,  o que torna o processo mais lento e dificultoso, pois não basta a escola desejar colocar em prática o processo de inclusão, é necessário que os professores estejam mobilizados no intuito de efetivá-lo.
Por isso é que, na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. (FREIRE, 1996)
      Foi citado o caso de três alunos portadores de necessidades especiais, onde dois deles obtiveram avanços enormes por conta do trabalho coletivo, todavia com o terceiro os avanços são lentos uma vez que lhe faltou apoio do professor nos anos anteriores.
     A cerca de preconceitos, foi citado o caso de um dos alunos que fala omitindo sílabas, e sofre preconceito dos colegas. A escola tendo consciência que comportamentos assim devem ser desestimulados trabalha constantemente o respeito às diferenças, o que ameniza, mas não extirpa o problema.  Assim o deficiente se sente excluído e isola-se apresentando dificuldades de aprendizado. Isso seria diferente se a família ao ser   notificada atendesse aos pedidos de encaminhamento do aluno a fonoaudióloga, (o que não acontece), dificultando o trabalho da equipe escolar. Segundo ela, a falta de apoio da família atrapalha mais que a própria deficiência.
     Uma pesquisa do Ministério do Desenvolvimento Social com 190 mil famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada, por terem em casa criança ou jovem com deficiência, física ou intelectual, mostrou que a maioria (53%) das famílias cujas crianças não estavam na escola apontou como razão o fato de considerar que os filhos não tinham condições de aprender. (ZAMBONNI, Silva, 2010)
      As dificuldades também aparecem na fala da professora XXXXXXXXX  da Escola XXXXXXXXX em Fortaleza; a maior delas auxiliar o aluno portador de necessidades especiais no processo de aprendizagem para que se sinta parte do universo escolar, dentro de suas limitações, procurando tratá-lo com igualdade auxiliando assim em seu processo de aprendizagem e socialização. Diz ser necessário para que isso se torne real que aja, amizade e confiança para que possam ajudar-se mutuamente, assim poderá detectar seu grau de dificuldade de aprendizado e avaliá-lo levando em consideração sua bagagem de vida e aproveitando seus conhecimentos prévios.
Se analisarmos com atenção, tudo o que o que se diz da avaliação do aluno com deficiência, na verdade serve para avaliar qualquer aluno, porque a principal exigência da inclusão escolar é que a escola seja de qualidade – para todos! E uma escola de qualidade é aquela que sabe tirar partido das diferenças oportunizando aos alunos a convivência com seus pares... (SARTORETTO, Mara Lúcia, 2010)
     Ao dar-se prosseguimento as entrevistas a aluna XXXXXXXX do Centro XXXXXXXXXX localizado na Rua XXXXXX  na cidade de Tucano diz conhecer casos de colegas que sofrem Bullying e exclusão por conta de alguns vícios de linguagem adquiridos no espaço social e familiar, cor, opção sexual, religião e é incisiva ao dizer que em havendo respeito às diferenças a incidência de Bullying seria bem menor não apenas dentro da escola, mas em todo meio social.
     Considera ainda primordial para que o aluno consiga ter êxito em seus estudos prestar atenção nas aulas e separar horários de lazer, e de estudo.
     Compreendemos que existem múltiplos fatores que interferem no aprendizado do aluno de forma positiva e outros tantos que podem ter efeito contrário. Para Smith & Strick (p.31, 2001) um ambiente estimulante e encorajador em casa produz estudantes adaptáveis e muito dispostos a aprender, mesmo entre crianças cuja saúde ou inteligência foi comprometida de alguma maneira.
Conclusão:
Dentro das concepções colhidas por cada um dos agentes envolvidos no processo de inclusão resta dizer que o processo de inclusão está sendo efetivado dentro de suas limitações.
         No Brasil, o número de crianças com deficiências que estudam em escolas regulares aumentou em mais de 500%, passando de 43 mil para 306 mil nos últimos dez anos, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). O Ministério defende que a integração com outras crianças ajuda a desenvolver o aluno com deficiência e ainda promove a diversidade nas escolas. “Não há nenhuma restrição para que todos os alunos estejam na mesma escola”, diz a secretária de Educação Especial do MEC, Cláudia Dutra. No entanto, aproximadamente 348 mil crianças e jovens com deficiência ainda estão em escolas especiais. ( ZAMBONNI, Silva, 2010)
Partindo dos dados expostos e das falas colhidas resta-nos concluir que:
Torna-se difícil o processo de inclusão, por questões culturais, falta de apoio familiar, de treinamento adequado dos profissionais de educação, e da cultura da desigualdade cultivada desde os primórdios das civilizações e estimulada nos períodos de Ditadura Militar.
Certo é que muitos têm obtido êxito nesse processo dentro de uma gestão escolar democrática, pois o trabalho conjunto entre sociedade e escola se torna primordial para que o processo de inclusão dos alunos portadores de deficiência na escola regular venha ter êxito.
BIBLIOGRAFIA
BRASIL, Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, Brasília, DF, 13 de jul.1990, Disponível em:
.Acesso em: 10 out. 2011.
BRASIL, Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília, DF, 20 de dez. 1996, Disponível em: <http://cei.edunet.sp.gov.br/subpages/pedagogicos/arquivos/legisla.htm>.Acesso em: 10 out. 2011.
COSTA, Vilze Vidotte.  O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos. São Paulo: Pearson Education, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
SMITH & STRICK. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z . São Paulo: Artes Médicas, 2001.
SARTORETTO, Mara Lúcia. Como Avaliar o Aluno com Deficiência? 2010. Disponível em < http://assistiva.com.br/Como_avaliar_o_aluno_com_defici%C3%AAncia.pdf>
SILVA, Samira Fayez Kfouri da; RAMPAZZO, Sandra Regina dos Reis; PIASSA, Zuleika Aparecida Claro A ação Docente e a Divesidade Humana. São Paulo: Pearson Education, 2011.
STRECKER, Heidi. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson Education, 2011.
TRISTÃO, Daniela Pedrosa Fioravante. Psicologia da Educação II. São Paulo: Pearson Education, 2011.
ZAMBONI, Silvia. Pais Barram Filhos Deficientes Em Escolas Comuns. São Paulo: 2010. Disponível em:< http://www1.folha.uol.com.br/saber/783513-pais-barram-filhos-deficientes-em-escolas-comuns-aponta-pesquisa.shtml> Acesso em: 10 out. 2011

Atividade Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Não podemos deixar de abordar o tema Autismo dentro das escolas no próximo dia 2 de Abril , e mais, não podemos deixar de continuamente buscar a conscientização dos alunos ,comunidade escolar e toda sociedade  sobre este tema.
Esta atividade é apenas uma forma de trabalhar o tema com os pequeninos de um forma leve e divertida.
Antes de aplicar a atividade é interessante ver com eles o Vídeo da Turma da Mônica que mostra o André, personagem autista utilizado nesta atividade.
Atividade Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Atividade com Flash Cards Numerais Abelhas

Olá!

Acabei de montar estes flash cards e adorei o resultado.
Muito interessante para trabalhar com crianças especiais ( e todas são) a escrita dos numerais.
Utilizamos como recurso o alfabeto móvel de bandeja de frios que ensinei a fazer aqui mesmo no site.
Atividade com Flash Cards Numerais Abelhas
Sugerimos que utilize as bandejas mais finas caso deseje recortar com mais facilidade, contudo a bandeja mais grossa tem um efeito melhor.


Flash Cards Letras do Alfabeto Libras

Olá!

Segue um modelinho de Flash Cards letras do alfabeto LIBRAS que pode ter diversas utilidades em sala de aula. O professor pode:

Flash Cards Letras do Alfabeto Libras
  • Fazer jogo da memória apenas com as partes do alfabeto em libras, ou apenas das figuras (cortando ao meio)
  • Fazer jogo do MICO. Para isso basta retirar uma carta
  • Fazer pareamento letra figura ou letra objeto (miniaturas)
  • Fazer leituras e fixar a aprendizagem do uso das letras em libras, etc...

Flash Cards Letras do Alfabeto Libras

Flash Cards Letras do Alfabeto Libras

Flash Cards Letras do Alfabeto Libras

Flash Cards Letras do Alfabeto Libras

Flash Cards Letras do Alfabeto Libras

Flash Cards Letras do Alfabeto Libras

Flash Cards Letras do Alfabeto Libras


Flash Cards Letras do Alfabeto Libras

Mini Dicionário Brasileiro de Libras

Mais uma Super Dica de Inclusão.
Esta me foi enviada por Elisangela de Melo Gerez Souza- Professora de Apoio e Acompanhamento a Inclusão    CEFAI/DRE-MP
Sobre o material...
"O mini dicionário ilustrado de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, elaborado em 2008 pelo CAS (Centro de Formação de Profissionais da Educação e de Atendimento às  Pessoas surdas) e que atualmente está sob a coordenação do SAT – Serviço de Ajudas Técnicas da FADERS que está vinculada a Secretaria da Justiça e dos Direitos  Humanos do Rio Grande do Sul. "
Mini Dicionário Brasileiro de Libras
Sobre a autoria do material 
"Participaram da confecção deste material os instrutores de LIBRAS do SAT
Janaína Pereira Cláudio, Luciano da Silva Abreu, Patrícia da Silva Rodrigues, Renata
Heinzelmann Bosse , Simone Machado Fontoura e a ex- coordenadora do CAS Rejane
Carpin." 
O material está disponível no site da FADERS para download gratuito.



Software para alfabetização de jovens e adultos com deficiência intelectual

Sabe aquela super dica que sempre deixa você feliz?
Pois é... o grupo Ideia Criativa tem mais uma espetacular.
Trata-se de um software para alfabetização ... Eu testei e adorei!
Ele se chama PROGRAMA PARTICIPAR
O Programa Participar é de propriedade intelectual da Fundação Universidade de Brasília.
É bom deixar claro que
 ...é proibida sua comercialização, bem como o uso em atividades com exploração comercial. (A menos que haja autorização expressa pela Universidade de Brasília).
Portanto, você não pode baixar e sair armazenando em sites. Pode baixá-lo para uso com sua turma, na sua escola, ou na sua casa com seu filho após preenchimento de formulário
Logo que preenche o formulário no site do PROJETO PARTICIPAR o link para download é liberado
e você pode executar o programa e utilizar.
Mil vezes é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O não só para o trabalho com crianças especiais, mas com os pequeninos da Educação Infantil a fim de aprenderem as letras do alfabeto.

Jardim de Tulipas- Atividade Letras do Alfabeto

Olá professor(a)

Este é o jardim que montei para fazer associação entre dois tipos de letra.
Jardim de Tulipas- Atividade Letras do Alfabeto
Como vocês podem ver, em cada folha temos uma letra cursiva( pode ser bastão ou imprensa) e em cada tulipa uma letra maiúscula.
Jardim de Tulipas- Atividade Letras do AlfabetoO professor poderá montar apenas o espaço com a grama e os caules, ou apenas a grama ( vai depender da intencionalidade) e direcionar a atividade.
Eu pensei em colocar as tulipas em uma caixa e chamar cada criança por vez pedindo que retire uma delas, fale o nome da letra em voz alta para os colegas e em seguida procure o espaço onde ela deve ser fixada fazendo associação entre um e outro tipo de letra.
Abaixo eu deixo o molde da tulipa
Este é um excelente trabalho a se fazer com crianças especiais ou na estimulação de crianças ainda na Educação Infantil
molde tulipa para imprimir grátis

Atividade Número e Quantidade Fuleco Copa do Mundo

Olá colegas!

Este é mais um recurso espetacular para trabalhar com crianças especiais autistas.
Temos o mascote da Copa do Mundo 2014 nos flash cards junto com os numerais, e bolinhas de chocolate.
A criança irá colocando abaixo de cada flash card a quantidade de bolinhas mostrada.
As bolinhas são bem baratinhas. Comprei aqui perto de casa por 10 centavos cada,mas você pode utilizar bolinhas em miniatura, bolinhas de gude, etc...
Atividade Número e Quantidade Fuleco Copa do Mundo

Dinâmica de Convivência Papel Amassado

 

Dinâmica de Convivência Papel AmassadoEsta é uma dinâmica que costumo fazer sempre que começo em uma nova turma.
É simples de fazer e as crianças conseguem compreender direitinho a proposta.


  • Comece distribuindo folhas de papel em branco.   ( divida uma folha de ofício em quatro e dê uma folha para cada aluno).
  • Peça que observem a folha e falem sobre ela.
  • Em seguida peça que amassem a folha tanto quanto puderem ( apenas procurem não rasgá-la)
  • Depois que todos estiverem com as bolinhas de papel na mão peça que tentem deixar a folha tal qual foi entregue para eles.
Neste momento as crianças vão começar a questionar sobre o que fazer para que a folha torne a ser como estava.
Cabe ao professor fazer questionamentos como por exemplo:
  • E se a gente estirar bem no chão? 
  • E se passarmos a ferro?
  •  Existe alguma forma de a folha voltar a ser como era antes?
Diante da negativa das crianças o professor poderá falar sobre amizade, gentileza.... Explicar que as pessoas são como folhas... Você pode magoá-las e elas podem ficar tristes assim (amassadinhas por dentro) e você pode até pedir desculpas, mas quase sempre fica um amassadinho na amizade, no coração.E é sempre bom que a gente não machuque as pessoas.
Meus alunos sempre diziam uns para os outros em um momento de conflito:
OLHA, NÃO MACHUQUE A AMIZADE.
Espero que seja uma boa dinâmica de convivência para sua volta às aulas


Dinâmica do Urso de Pelúcia


Dinâmica do Urso de Pelúcia 
Objetivo: mostrar que o outro é importante pra nossa vida
Material: um urso de pelúcia
Procedimento:
Forme um círculo com todos e passe o urso de mão em mão, quem estiver com o urso deverá falar o que tem vontade de fazer com ele. No final que todos falarem deve-se pedir para que façam o mesmo que fizeram com o urso com a pessoa do lado.

Dinâmica da Rosa

Dinâmica da Rosa

Objetivo: Despertar a atitude em preservar o que temos.
Materiais: Uma flor (rosa) natural
Procedimento: Fazer um círculo, e cada integrante retira um pedacinho da flor, ao final sobrará apenas o talo da flor. O monitor da dinâmica questiona o que aconteceu? Será que podemos consertar o que fizemos? Essa dinâmica pode ser trabalhada com os pequeninos, a fim de preservar os materiais dentro da sala de aula, ou preservar o próprio meio ambiente.

Excelente dinâmica para ensinar os pequeninos a cuidar de seu material escolar.

Dinâmica de Grupo para Volta ás Aulas


Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.

Conteúdo de arquivos antigos necessita FONTE... caso alguém saiba quem desenvolveu ajude-nos informando para que possam ser dados os devidos créditos. 

Dinâmica de Grupo - Volta ás Aulas



Esta dinâmica pode ser empregada de duas maneiras, como interação do grupo com objetivos de apontar falhas, exaltar qualidades, melhorando a socialização de um determinado grupo.
Material: papel cartão, canetas hidrocor e fita crepe.
Desenvolvimento: Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe.
Cada participante deve ficar com uma caneta hidrocor. Ao sinal, os participantes devem escrever no cartão de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica (em forma de uma palavra apenas), exemplos:
1) Qualidade que você destaca nesta pessoa;
2) Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa;
3) Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir nesta dinâmica.

Conteúdo de arquivos antigos necessita FONTE... caso alguém saiba quem desenvolveu ajude-nos informando para que possam ser dados os devidos créditos.

Dinâmicas de Grupo



Dinâmica: "não estamos sozinhos"


Objetivo: Melhorar a confiança nos outros.

Material: Ambientes diferentes e vendas para todos os participantes.

Procedimento: É necessário ajuda para essa dinâmica.

Vendar os olhos de cada participante, e conduzí-los até seus lugares sem dizer nada. Se possível descalços. Colocar em seu lugar e tirar as vendas dos olhos.

Cada pessoa entra sendo conduzida, sem ver que outros estão vedando. Se possível, colocar obstáculos, algo que pisem sintam a diferença do chão.

Depois que todos estiverem em seus lugares o bate-papo é confiança, não estamos sozinhos, sempre tem alguém a nos ajudar a executar tarefas, basta confiar.



Dinâmica: "falando dos outros pelas costas"

Objetivo: mostrar as pessoas que é muito mais fácil (e errado) falar as coisas pelas costas, do que admitir sua concepção.

Material: pedaços de papel, caneta e fita adesiva.

Procedimento: o orientador cola um pedaço de papel nas costas de cada participante, então, pede para que eles saiam andando pela sala e escrevam uma palavra nas costas de seus colegas, para assim, definir cada um.

Ao termino, o orientado diz 'viu como vocês ficam falando dos outros pelas costas?', somente para a maior descontração. Então se pede para que cada um retire o papel de suas costas, leia suas qualidades ou defeitos escritos (ver como as pessoas lhe enxergam) e guarde consigo para lembrar de continuar com as características boa e tente melhorar as ruins.
 
 
Dinâmica: " do Corpo Humano (aulas de ciências)"


Objetivo: interação e trabalho em grupo

Material: folha sulfite, lápis de cor, fita crepe.

Procedimento: Para essa atividade a classe deverá se agrupar em seis equipes. Cada equipe receberá de seu professor uma folha sulfite e lápis de cor. As equipes deverão desenhar em apenas 10 minutos uma das partes do corpo humano indicadas a seguir: 1º grupo: cabeça e pescoço; 2º grupo : tronco; 3º grupo: braço direito; 4º grupo: braço esquerdo; 5º grupo: perna direita; 6º grupo: perna esquerda. Finalizada a tarefa, um representante de cada grupo deverá se levantar e colar com fita crepe num painel as partes desenhadas compondo o corpo humano num todo. Em debate coletivo argumentem sobre o resultado do trabalho que as equipes elaboram individualmente. Pensem em estratégias que facilitem o trabalho coletivo. Se a classe for numerosa faça mais equipes. É muito divertido 


DINÂMICA DOS AUTÓGRAFOS


Cada educando recebe uma folha de papel em que deverá ao sinal de comando do educador, conseguir o maior número de autógrafos de seus colegas, no tempo de 1 (um) minuto. Não vale autógrafo repetido. Após esse minuto, o educador solicita que os educandos identifiquem os fatores que dificultam a realização do objetivo do jogo (conseguir os autógrafos dos colegas). Depois desse debate, inicia o segundo tempo, dando mais 1 (um) minuto para que os educandos coletem os autógrafos, mas antes de iniciar o segundo tempo, solicita que todos parem para pensar juntos. No final, questiona sobre os fatores que facilitam o jogo. A comparação dos fatores, os que dificultam e os que facilitam, mostrará que o grupo iniciou a tarefa em conflito e depois, utilizando a cooperação, conseguiu realizar a tarefa.

MATERIAL COLETADO DA NET SE FOR DE SUA AUTORIA FAVOR INFORMAR PRA QUE VENHAMOS A DAR OS DEVIDOS CRÉDITOS.

 

DINÂMICA VOLTA ÀS AULAS - Dinâmica de Primavera

DINÂMICA VOLTA ÀS AULAS -  Dinâmica de PrimaveraDINÂMICA VOLTA ÀS AULAS -  Dinâmica de Primavera
UMA DINÂMICA É SEMPRE BOA PEDIDA.
COMO ESTAMOS AUXILIANDO NA FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS CRÍTICOS, PENSANTES, E HUMANOS EU PENSEI NISSO:
O PROFESSOR DEVE CONFECCIONAR  UMA FLOR( APENAS O TALO E O BOTÃO) E FIXAR NA PAREDE, NO QUADRO DE GIZ OU MESMO NO MURAL.
AS PÉTALAS DA FLOR PODEM SER FEITAS PELOS ALUNOS OU  PROFESSOR MESMO TRARÁ PRONTA PARA QUE SE ENCAIXE NO TAMANHO.
DEVE SER CONFECIONADA EM   CARTOLINA BRANCA PARA QUE O ALUNO PINTE NA COR QUE PREFERIR E ESCREVA NELA O SEU NOME .
FEITO ISSO A PROFESSORA ARGUMENTARÁ QUE  A SALA DE AULA É UMA GRANDE FLOR SEM PÉTALAS E PERGUNTARÁ AOS ALUNOS MOSTRANDO-LHE A FLOR EXPOSTA:
 -  COMO ESTÁ ESTA FLOR ? ELA É UMA FLOR LINDA? NÃO? POR QUÊ?
 -  O QUE ESTÁ FALTANDO PARA QUE ELA SEJA REALMENTE UMA FLOR LINDA E PERFUMADA?
CLARO QUE ELES IRÃO ARGUMENTAR QUE ELA NÃO SE PARECE AINDA COM UMA FLOR, NÃO ESTÁ BONITA, E LHE FALTAM AS PÉTALAS.
- VAMOS ENTÃO RESOLVER O PROBLEMA COLOCANDO AS PÉTALAS NA FLOR! AH... ESTA PÉTALA É VOCÊ ...  E ESTE  BOTÃO É A SALA DE AULA.
O PROFESSOR ENTÃO AJUDARÁ CADA UM A FIXAR SUA PÉTALAS NO BOTÃO DA FLOR MOSTRANDO QUE AGORA COMPLETA A FLOR ESTÁ LINDA, COLORIDA E PERFUMADA.( O PROFESSOR PODE LEVAR UM VIDRINHO DE PERFUME PARA BORRIFAR NA FLOR NO MOMENTO DE FALAR DE SEU PERFUME)
- A SALA DE AULA NÃO É NADA SEM VOCÊS. É VAZIA, FEIA E SEM GRAÇA. MAS QUANDO VOCÊS CHEGAM TRAZ COR, ALEGRIA, BELEZA  E DEIXAM A PRÓ MUUUUUUUITO FELIZ...
....................................................................................................................................................
OLHANDO POR OUTRO PRISMA O PROFESSOR PODE ABORDAR A QUESTÃO DA UNIÃO ENTRE A TURMA MOSTRANDO QUE UMA PÉTALA SOZINHA NÃO DEIXA AINDA A FLOR BONITA E QUE QUANTO MAIOR É O NÚMERO DE PÉTALAS MAIS PERFEITA ELA VAI FICANDO.
UMA FLOR APENAS COM UM BOTÃO E UM TALO NÃO É NADA BONITA, MAS A MEDIDA QUE AS PÉTALAS VÃO SE JUNTANDO ELA VAI  FICANDO LINDÍSSIMA..
O PROFESSOR PODE FRIZAR COM ISSO QUE SOZINHOS NÃO PODEMOS FAZER MUITA COISA, MAS JUNTOS PODEMOS COLORIR E PERFUMAR O MUNDO COMO UMA FLOR.
                                                                                                                                     GI BARBOSA

BOTÃO EU?

QUE TAL BRINCAR QUE É UM LINDO BOTÃO?
APÓS A DINÂMICA O PROFESSOR PODE SUGERIR QUE AS CRIANÇAS TROQUEM DE PAPEL E AGORA SEJAM O BOTÃO QUE VIVE RODEADO DE PÉTALAS LINDAS.
PODE LEVAR A FLOR IMPRESSA OU PEDIR PRA QUE ELES MESMOS DESENHEM.
PODE AINDA TIRAR FOTOSEM UM DIA E NO DIA POSTERIOR ENTREGAR A CADA UM UMA FLOR COM SEU ROSTINHO MOSTRANDO PRA ELES COMO SÃO LINDOS!

Dinâmica dos Problemas

Como diria o Cascão:
- Oh. problemas, problemas!
kkkkkkkkkkkk
     
Material: Bexiga, tira de papel



Procedimento:

Formação em círculo, uma bexiga vazia para cada participante, com um tira de papel dentro (que terá uma palavra para o final da dinâmica)
O facilitador dirá para o grupo que aquelas bexigas são os problemas que enfrentamos no nosso dia-a-dia(de acordo com a vivência de cada um), desinteresse, intrigas, fofocas, competições, inimizade, etc.
Cada um deverá encher a sua bexiga e brincar com ela jogando-a para cima com as diversas partes do corpo, depois com os outros participantes sem deixar a mesma cair.
Aos poucos o facilitador pedirá para alguns dos participantes deixarem sua bexiga no ar e sentarem, os restantes continuam no jogo. Quando o facilitador perceber que quem ficou no centro não está dando conta de segurar todos os problemas peça para que todos voltem ao círculo e então ele pergunta:
1) a quem ficou no centro, o que sentiu quando percebeu que estava ficando sobrecarregado;
2) a quem saiu, o que ele sentiu.
Depois destas colocações, o facilitador dará os ingredientes para todos os problemas, para mostrar que não é tão difícil resolvermos problemas quando estamos juntos.
Ele pedirá aos participantes que estourem as bexigas e peguem o seu papel com o seu ingrediente, um a um deverão ler e fazer um comentário para o grupo, o que aquela palavra significa para ele.

Dicas de palavras ou melhores ingredientes:- amizade, solidariedade, confiança, cooperação, apoio, aprendizado, humildade, tolerância, paciência, diálogo, alegria, prazer, tranquilidade, troca, crítica, motivação, aceitação, etc...

(as palavras devem ser feitas de acordo com o seu objetivo.
FONTE:www.cdof.com.br
Material: bolinhas de papel amassado


Procedimento:

Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida. Cada bolinha vale R$1.000,00. O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel, essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira. Dado o sinal os alunos deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir. Quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu. Vence quem terminar a brincadeira com mais "dinheiro", que será o milionário.
Renata Galerani Evangelista - Lençóis Paulista
FONTE:www.cdof.com.br
 Amo Ler Seu Comentário!!!

Painel o Pato Pateta Vinicius de Moraes

Painel o Pato Pateta Vinicius de Moraes
Este é o registro do momento da confecção do painel ilustrado do PATO PATETA.
As crianças fizeram a colagem de suas produções artísticas.
Confeccionamos anteriormente um pato com formas geométricas ...
Veja neste link com o confeccionar o Pato http://www.ideiacriativa.org/2013/09/pato-pateta-de-formas-geometricas.html


Atividade Número e Quantidade Vinicius de Moraes A Corujinha

Nesta proposta de atividade vamos trabalhar número e quantidade.
Antes de aplicá-la fale um pouco sobre a coruja e seus hábitos, se possível construa corujinhas de rolo de papel higiênico ou utilize outros materiais ... Pode pedir que as crianças desenhem e deem nome às suas corujinhas.
A atividade impressa fica como um apoio para o eixo de matemática.
Boa aula
Atividade Número e Quantidade Vinicius de Moraes A Corujinha

Atividade Tracejado Leão para Colorir


Vamos cantar a música LEÃO do Vinicius de Moraes, fazer roda de conversa sobre o tema.
Estudar as características, habitat e tipo de alimentação do leão, para depois aplicar a atividade de treino do pontilhado.
Atividade Tracejado Leão para Colorir

Plano de Aula Atividade Sensorial Fazendo Arte Borboleta



Elaboração: Gi Barbosa Carvalho

Eixos trabalhados: Artes e Linguagem Oral e Escrita

Tema: As Borboletas - Artes Visuais - O FAZER ARTÍSTICO

Cronograma: Aproximadamente 4 horas.

Objetivos da aula:
  • Estimular na criança o gosto pelo fazer artístico;
  • Sentir a textura da tinta sobre as mãos e das mãos sobre o papel;
  • Promover o interesse por situações que envolvam a relação com o outro;
  • Reconhecer cores;
  • Desenvolver a linguagem e a expressão oral.


Procedimentos Metodológicos:

Acolhida:

Receber as crianças com música suave.

1° Momento: Ler a poesia AS BORBOLETAS junto com a turma e fazer rodinha de conversa sobre o tema.


Propostas de ações para este momento:

  • Iniciar  a a aula mostrando para a turma a poesia AS BORBOLETAS em papel metro com os espaços adequados para colagem das borboletas que serão produzidas.
  • Ler pausadamente e abrir discussão sobre o poema em rodinha de conversa.
2° Momento:Propor ilustração da poesia e promover sorteio de cores para confecção de borboletas com carimbo das mãos.

Propostas de ações para este momento:
  • Propor a ilustração da poesia e promover sorteio para que cada aluno tenha sua borboleta em uma cor diferente estimulando-os para que desejem ilustrar a poesia com capricho.. 
  • Aproveite o sorteio para trabalhar cores.

Coloque dentro de uma caixinha os nomes das cores que serão trabalhadas em cartõezinhos coloridos, como por exemplo> O NOME AMARELO EM UM CARTÃOZINHO AMARELO, AZUL EM UM CARTÃOZINHO AZUL, etc...
Deste modo cada criança , em sua vez, poderá retirar um cartão com o nome da cor e mostrar aos coleguinhas qual será a cor de sua borboleta
Você pode ainda fazer as borboletas coloridas e as crianças retiram, mostram para o colega e dizem qual é a cor.


Plano de Aula Atividade Sensorial Fazendo Arte Borboleta
3° Momento: Confeccionar borboleta de carimbo de mãos.


Propostas de ações para este momento:
  • Na segunda etapa , as crianças serão separadas em grupo de acordo com a cor retirada, assim a criança que tirou a cor azul fica junto com as outras que também pegaram a mesma cor e assim por diante.
  • Prosseguindo a aula o professor deverá  disponibilizar pedaços de cartolina, pincel, tinta (cor retirada por cada grupo), grampeador e olhinhos móveis em cada mesinha.
  • Comece pintando uma das mãozinhas da criança e mostrando aos coleguinhas como deve ser feito. Caso tenha segurança, deixe que um pinte a mãozinha do outro em sistema de cooperação.
  • A mãozinha pintada deve ser colocada sobre o papel e logo depois pinta-se a outra mãozinha e repete o procedimento.
  • Agora é hora de lavar as mãos.
4° Momento: Lavar as mãos e fazer observações sobre as cores e suas misturas.

Propostas de ações para este momento:

Deixe uma bacia com água e uma toalhinha para que as crianças possam lavar e para que também observem a mudança da água no momento da mistura das cores. 
  • Em seguida cada criança poderá escolher uma cor para pintar o pregador e decorar da maneira que achar melhor. Aqui escolhemos fazer pintinhas vermelhas.
  • Depois de secar, ajude a criança a colar, os pregadores com cola de isopor e depois fixar os olhinhos, fazer a boquinha e as anteninhas que são de EVA .
  • Oriente o recorte da borboleta e espere secar.
5° Momento:Lanche

6° Momento: Colar as Borboletas no papel metro formando um lindo painel.

Propostas de ações para este momento:

  • Ler mais uma vez a poesia, pedindo que cada criança identifique em qual espaço sua borboleta ficará.
  • Colar as borboletas junto com elas utilizando cola de isopor.
  • Expor o painel no pátio ou em sala de aula.
7° Momento: Abrir nova roda de conversa para coleta material para elaboração de texto coletivo sobre a aula.

Propostas de ações para este momento:
  • Pedir que cada criança fale sobre a aula do dia, o que mais gostaram, o que menos gostaram e levar as considerações para montagem de texto coletivo que será exposto em mural na próxima aula

Avaliação: Será feita no decorrer da aula a partir das observações feitas pelo professor e registradas no caderno,fazendo comparações entre os objetivos traçados e como cada criança conseguiu, ou não alcançá-lo.

Referências:



ANEXOS

POESIA VINICIUS DE MORAES AS BORBOLETAS - CARTÕEZINHOS
POESIA VINICIUS DE MORAES AS BORBOLETAS

Atividade Poesia Borboletas Vinicius de Moraes com Elmo da Vila Sésamo


Atividade Poesia Borboletas  Vinicius de Moraes com Elmo da Vila Sésamo

Com esta atividades vamos trabalhar a poesia AS BORBOLETAS DE VINICIUS DE MORAES.
Antes de aplicar a atividade impressa você pode propor um trabalho de artes com cds velhos.
Você pode ver um modelinho de borboleta aqui na nossa página neste link http://www.ideiacriativa.org/2013/07/fazendo-arte-borboleta-de-cd-reciclagem.html,
ou pode decidir trabalhar cores, montar um painel de borboletas coloridas, fazer borboletas com rolos de papel higiênico, dobraduras, etc ... As possibilidades são muitas, basta usar a criatividade.
A atividade abaixo pode ser utilizada como para casa ou atividade em classe.
As crianças poderão, além de realizar as atividades pedidas nos enunciados pintar as cores das borboletas . Ex... pintar de azul o nome borboletas azuis... Circular sempre que encontrarem na poesia o nome borboletas,etc...
Atividade Poesia Borboletas  Vinicius de Moraes com Elmo da Vila Sésamo