Super Dica Contação de História Jacaré com dor de dente
Olá colegas!
Esta é uma super dica de contação de história sobre higiene bucal que achei espetacular, lá no blog Histórias para contar da professora Adriana Mendes da Fonseca
A história começa assim:
Joca era um jacaré que se achava muito esperto.
Mas, desconfio que Joca não era tão esperto assim.
Certo dia, Joca acordou com uma terrível dor de dente.
Jacaré com dor de dente?
É pra você ver, até jacaré tem dor de dente.
A dor era terrível. Joca rolava pra lá e pra cá.
Se tentava comer:
_ aiaiaiaiaiaiaiai!
_ Dói demais
Se tenta beber:
_ uiuiuiuiuiuiuiui!
_ Como dói.
Joca estava desesperado, não sabia mais o que fazer, e até começou a chorar.
Jacaré também chora?
É pra você ver, até jacaré chora quando sente muita dor.
Foi aí que eu apareci.
Eu, o Dente!
Mas dente fala?
É pra você ver, o que a gente não faz para ajudar um amigo.
Mas voltando para a história, pulei da boca do Joca e lhe dei um sermão:
_Tá com dor de dente?
_Bem feito!
Mas pra ver a história inteira e os recursos que a professora utilizou você precisa acessar o blog dela tá?
Veja e comente:
HISTÓRIAS PARA CONTAR- O JACARÉ COM DOR DE DENTE
Veja ATIVIDADE FADA DO DENTE
Sugestões para Elaboração de Relatório Individual Educação Infantil
Estas são sugestões enviadas pela professora Fernanda Guedes para auxiliar na elaboração do relatório individual do aluno.
Elas servem para nortear e facilitar seu trabalho em mais este momento importante de avaliação do aluno
Relatório Individual
Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos:
- O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades.
- O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor.
- O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.
- O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor,não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.
Concentração e atenção às explicações em sala de aula:
- O aluno é participativo.
- O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha.
- O aluno participa somente quando é solicitado.
- O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.
- O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.
Quanto à correção:
- O aluno não consegue corrigir os erros (clipes) sozinho, necessita que o professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, pois se distrai com muita facilidade.
- O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros (clipes) sem auxílio do professor, sejam eles no caderno ou na apostila.
- O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual.
- O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.
Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas:
- Relaciona-se bem com todos os colegas.
- Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar.
- Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.
- Gosta de realizar trabalhos em grupo.
- Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.
Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula:
- O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.
- O aluno é excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.
- O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.
- O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
- O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para copiar.
- O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).
- O aluno não precisa fazer caligrafia.
Quanto à disciplina:
- O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila.
- O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar.
- O aluno conversa , porém acata às regras da sala.Uma chamada de atenção é suficiente.
- O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.
Quanto ao reforço:
- O aluno não necessita de reforço paralelo.
- O aluno necessita de reforço e comparece a todos.
- O aluno necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno.
- O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água, distrai-se com facilidade, conversa, brinca).
Quanto ao material usado em sala e lição de casa:
- O aluno realiza a lição de casa com capricho.
- O aluno realiza a lição de casa sem capricho.
- O aluno não realiza a lição de casa.
- O aluno traz todos os materiais necessários.
- O aluno esquece o material escolar.
Quanto à Leitura:
- O aluno lê com fluência e entonação adequados.
- O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.
- O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.
- O aluno não lê.
Quanto ao uso de óculos:
- O aluno não usa óculos.
- O aluno usa óculos normalmente.
- O aluno mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora tem que solicitar constantemente que o mesmo faça uso correto.
Em relação à assiduidade do aluno:
- falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado.
- o aluno não falta, exceto se for extritamente necessário.
- o aluno não deverá faltar, está com excesso de faltas.
- o aluno não consegue colocar o conteúdo de sala de aula em ordem devido as número de faltas.
Em relação a seus materiais:
- organiza com ajuda das professoras e inspetora.
- organiza com total independência.
- não consegue se organizar.
- esquece frequentemente materiais na sala.
- perde frequentemente materiais na sala.
Em relação aos responsáveis:
- - “necessitam” de atenção especiais.
- - são participativos.
- - são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho.
- - geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam das atividades.
- - não são participativos e pouco comparecem às atividades.
Livrinho dos Números Abelhinhas Download Grátis Ideia Criativa
Este é mais um material Ideia Criativa pronto para baixar e imprimir grátis.
O arquivo tem 7 páginas incluindo atividades meio ofício com pontilhado abelhinhas, identificação de número em quadro e pintura da quantidade correspondente.Exploramos os números de 1 a 10.
Esperamos que vocês gostem do material e compartilhem os posts com seus colegas respeitando os termos de uso presentes na segunda página do arquivo e logo abaixo no post.As visitas mantém nosso espaço aberto, sem elas não podemos oferecer suporte diário como costumamos fazer em nossos diversos sites.
BAIXE AGORA SEU LIVRINHO LIVRINHO DOS NÚMEROS ABELHINHAS
Antes de baixar o material certifique-se de que concorda com os termos de uso.
Este material é fornecido a você pelo grupo IDEIA CRIATIVA para seu uso pessoal ou em sala de aula .VOCÊ NÃO PODE:
Todos os downloads são protegidos por direitos autorais . Não deve ser distribuído , transferido,compartilhado ou vendido a terceiros.
Você não deve copiar, reproduzir, alterar ,modificar, criar trabalhos derivados ou exibir publicamente qualquer conteúdo dos meus downloads( exceto para o seu próprio uso pessoal e não - comercial).
• Hospedar nenhum dos meus arquivos em sites ou grupos do Google,Facebook e outrosVeja outros livrinhos:
• Alterar ou vender qualquer dos meus arquivos .
Ao baixar o material você não está obtendo os direitos para usar a imagem em outros trabalhos
Se você tiver alguma dúvida não hesite em me enviar e-mail diretamente
Atividades Diversas Turma Ursinho Pooh Cores Conceito Letra Inicial e qual é a sombra
Olá pessoal!
Montamos algumas atividades simples que podem ser utilizadas em salas de educação infantil com o personagem Ursinho Pooh.
Há inúmeros vídeos com a turminha do Pooh carregando lições valiosas sobre amizade, amor, solidariedade, etc...
O Pooh é um personagem doce e adorável, não raro amado pelas crianças
Neste primeiro modelo para trabalhar a cor amarela sugerimos colagem de bolinhas de crepom, mas caso você não tenha pode utilizar pedacinho de EVA ou mesmo pintura com guache e pincel, etc...esponja,
Não é fofa, esta imagem?
Montamos algumas atividades simples que podem ser utilizadas em salas de educação infantil com o personagem Ursinho Pooh.
Há inúmeros vídeos com a turminha do Pooh carregando lições valiosas sobre amizade, amor, solidariedade, etc...
O Pooh é um personagem doce e adorável, não raro amado pelas crianças
Neste primeiro modelo para trabalhar a cor amarela sugerimos colagem de bolinhas de crepom, mas caso você não tenha pode utilizar pedacinho de EVA ou mesmo pintura com guache e pincel, etc...esponja,
Neste segundo modelo a criança completará com a letra inicial, pintará
Pooh e seu amigo tigrão, contará e registrará o número de personagens
No terceiro modelo optamos por trabalhar os conceitos MAIOR/MENOR...Não é fofa, esta imagem?
Por fim temos um qual é a sombra super fofinho que vai fazer a alegria das crianças.
Veja mais atividades com a Turma do PoohAtividade Dorotéia a Centopeia Fazendo Arte com Régua
Olha só que ideia legal para trabalhar em turmas de Educação Infantil.
Há inúmeros livros que falam sobre centopeias e esta é uma ideia bem interessante para trabalhar com a temática de forma divertida.
Retirei a ideia de um PDF da editora Salamandra com sugestões para trabalhar com a Coleção Batutinhas da qual faz parte o livro Dorotéia,a centopeia que utilizamos para montar um livrinho bem legal para você imprimir e utilizar em sua sala de aula.
Como vocês podem ver é uma ideia bem simples em que você só vai precisar de uma régua,uma folha de ofício e cola.Basta disponibilizar os materiais e deixar que as crianças criem livremente os pezinhos e inclusive a cabeça.
Eu utilizei a cabeça impressa, por não ter criatividade como de nossas crianças, mas tenho plena certeza que serão feitas lindas cabecinhas, pezinhos e sapatinhos
Veja outras ideias para trabalhar com a coleção batutinhas da editora Salamandra
Veja mais ideias para trabalhar a temática Centopeia:
Livrinho Glossário História Ursinho Marrom
Quem conhece a história, O Ursinho Marrom?
É uma história de Jane Flory , traduzida e adaptada por Magdala Bisboa Bacha, muito interessante para utilizar como recurso a fim de mostrar a importância de aprender a ler.
Sinopse:
Na floresta, todos os filhotes de animais iam
à escola.Só um ficava em casa: O ursinho Marrom.
-Aprender a ler , para quê?dizia Marrom.Eu
posso muito bem encontrar mel sem saber ler.
Eu vou é me divertir.
História de : Jane Flory Traduzido e adaptado por: Magdala Bisboa Bacha
Montamos um livreto glossário com palavras do livro.
Em cada página uma figura e o espaço para escrever o nome da figura, em uma espécie de auto ditado.
Pode ser utilizado em turmas de Educação Infantil ou 1° Ano.
Na primeira página temos a sugestão de pintura com bucha para o ursinho marrom, que você pode utilizar em outras ocasiões para trabalhar outras temáticas de ursinhos.As crianças irão cortar as páginas em formato de urso e em seguida as páginas serão grampeadas.
BAIXE AGORA O LIVRINHO GLOSSÁRIO URSINHO MARROM
Antes de baixar o material certifique-se de que concorda com os termos de uso.
Este material é fornecido a você pelo grupo IDEIA CRIATIVA para seu uso pessoal ou em sala de aula .
Todos os downloads são protegidos por direitos autorais . Não deve ser distribuído , transferido,compartilhado ou vendido a terceiros.
Você não deve copiar, reproduzir, alterar ,modificar, criar trabalhos derivados ,ou exibir publicamente qualquer conteúdo dos meus downloads( exceto para o seu próprio uso pessoal e não - comercial).
VOCÊ NÃO PODE:
• Hospedar nenhum dos meus arquivos em sites ou grupos do Google,Facebook e outrosVeja outros livrinhos:
• Alterar ou vender qualquer dos meus arquivos .
Clipart / imagem ursinho : Sob licença de contact@whimsyclips.com do site
www.whimsyclips.com
Ao baixar o material você não está obtendo os direitos para usar a imagem em outros trabalhos
Se você tiver alguma dúvida não hesite em me enviar e-mail diretamente
Projeto Arraial Encantado Temática Festa Junina com contos de fada
Projeto Arraial
Encantado
Temática: Festa Junina com contos de
fada
Justificativa: Estamos no mês de junho e
começam as comemorações das Festas Juninas. Pedir prendas, entregar convites,
cantar músicas e danças típicas, fazer atividades e enfeitar a escola... Chega
o dia da festa e pronto! O que fica disso para as crianças? Qual o significado
dos festejos juninos?
A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas
atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico, pois se constitui
uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens como a
dos contos de fada, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros! A
escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este
projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante todo o mês de junho
com músicas, recolhimento de prendas, leituras e preparativos em geral.
Objetivos: Incentivar nos alunos o gosto
pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração,
socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades
diversificadas, brincadeiras, apresentações características destes festejos que
fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social
e cultural. Perceber a
importância do trabalho em equipe e a união do mesmo, estimular a criatividade
e a coordenação motora.
Desenvolvimento
1 – Quadra – Atividades: música com bexigas e bandeiras, brincadeiras recreativas e cantigas de roda.
2 – Refeitório 2 – Brincadeira do boliche
3 – Refeitório 1 – Jogos e pintura
4 – Sala do 3º ano – Brincadeira boca do palhaço
5 – Espaço externo 4º ano – Brincadeira Argola
6 – Sala ambiente – Karaokê e músicas com vídeo dança
7 – Sala de aula – Atividades diversas elaborada pelas professoras ( sugestões mímica, jogo de perguntas, forca, usar a temática: festa junina com contos de fada.)
Obs: Cada professora deverá ficar em sua sala e organizar as mesmas da maneira que
desejar. Sair da sala para o rodízio no horário determinado. O lanche vai
acontecer na sala de aula, todas as turmas no mesmo horário. Seguir
corretamente o horário do rodízio. As prendas são de responsabilidade de cada
professora fazer a entrega e orientá-los para não abrir e valorizar a participação
e não o ganhar, a quantidade será a mesma para todos. Cada sala vai receber uma
sacolinha com os nomes dos alunos, caso precise fazer sorteio.
3º
ano – ficar na sala da biblioteca.
5º
ano – ficar na sala de informática.
Salas com temática de contos: (organizar com os alunos um grito de guerra com o tema do conto).
A – Infantil 1 – Profª Debora – Chapeuzinho Vermelho
B – Infantil 2 – Profª Andreia – Os três porquinhos
C – 1º Ano – Profª Simone - Pinóquio
D – 2º Ano – Profª Elisabete - A Bela e a Fera
E – 3º Ano – Profª Yone – O gato de Botas
F – 4º Ano – Profª Solange – Aladim
G – 5º Ano – Profª Yone/ Ivani - Os músicos de Bremen
Rodízio: Professora fica atenta ao seu
horário, olhar sua letra conforme a turma.
|