Atividades com formas geométricas para educação infantil
O EDUCAR X trás exercícios de geometria são atividades com formas geométricas para educação infantil e vem prontos para baixar e imprimir.
Uma dica: pedir aos alunos levar lápis de cor e canetinha pois terá que utiliza-los para pintar e conhecer as forma geométricas.
Atividades com formas geométricas educação infantil
Uma dica: pedir aos alunos levar lápis de cor e canetinha pois terá que utiliza-los para pintar e conhecer as forma geométricas.
Atividades com formas geométricas educação infantil
Atividades com formas geométricas para educação infantil |
Atividade formas geométricas 3 ano
Atividade formas geométricas 3 ano! Geometria é uma palavra que resulta dos termos gregos "geo" (terra) e "métron" (medir), cujo significado em geral é designar propriedades relacionadas com a posição e forma de objetos no espaço.
A Geometria é a área da Matemática que se dedica a questões relacionadas com forma, tamanho, posição relativa entre figuras ou propriedades do espaço, dividindo-se em várias subáreas, dependendo dos métodos utilizados para estudar os seus problemas.
A Geometria é a área da Matemática que se dedica a questões relacionadas com forma, tamanho, posição relativa entre figuras ou propriedades do espaço, dividindo-se em várias subáreas, dependendo dos métodos utilizados para estudar os seus problemas.
Atividade formas geométricas 3 ano
Atividade formas geométricas 3 ano |
Atividade formas geométricas |
Formas geométricas 3° ano |
atividade formas geométricas pontilhado
30 questões de geometria com assunto sobre atividade formas geométricas pontilhado, são exercícios para o 2° ano que as crianças possa cobrir o pontilhado e aprender sobre as formas geométricas.
Atividade formas geométricas pontilhado
atividade formas geométricas pontilhado |
atividade formas geométricas pontilhado |
atividades pontilhado |
Atividades com formas geométricas para educação infantil
O EDUCAR X trás exercícios de geometria são atividades com formas geométricas para educação infantil e vem prontos para baixar e imprimir.
Uma dica: pedir aos alunos levar lápis de cor e canetinha pois terá que utiliza-los para pintar e conhecer as forma geométricas.
Atividades com formas geométricas educação infantil
Uma dica: pedir aos alunos levar lápis de cor e canetinha pois terá que utiliza-los para pintar e conhecer as forma geométricas.
Atividades com formas geométricas educação infantil
Atividades com formas geométricas para educação infantil |
Atividades de Geometria Plana com gabarito para baixar
São 03 fantásticas atividades de Geometria Plana com gabarito para baixar e imprimir, a primeira lista contem 05 questões de geometria plano com gabarito já a segunda opção de download vem com 06 exercícios completos com gabarito e a terceira e ultima opção vem com 51 questões com gabarito e pronta para imprimir.
Projeto de geometria espacial (Gincana geométrica)
Conheça o Projeto de geometria espacial (Gincana geométrica), nessa pagina você ira conhecer os materiais necessário e o passo a passo, inclusive um vídeo mostrando a gincana em pratica que foi realizada em sala de aula:
Material:
Caixas de embalagens de produtos alimentícios, beleza, remédios, higiene, entre outros, na forma de prisma quadrangular (paralelepípedos);
Régua
Calculadora
Procedimentos:
Os alunos serão divididos em cinco equipes:
Vencerá a gincana a equipe que calcular corretamente o maior número de áreas e volumes de seu kit em um menor intervalo de tempo.
Relato da prática:
Esta aula foi realizada com os alunos da turma 20M do I.E.E. Barão de Tramandaí, no dia 5 de junho do corrente ano, no laboratório de ciências naturais e exatas da escola.
Nesta prática pude diagnosticar algumas dificuldades encontradas pelos alunos em identificar as regiões de um prisma quadrangular. Porém com o manuseio e a visualização de alguns sólidos geométricos e embalagens com este formato, os alunos puderam compreender melhor os conceitos envolvidos no cálculo de áreas e volumes.
Material:
Caixas de embalagens de produtos alimentícios, beleza, remédios, higiene, entre outros, na forma de prisma quadrangular (paralelepípedos);
Régua
Calculadora
Procedimentos:
Os alunos serão divididos em cinco equipes:
Vencerá a gincana a equipe que calcular corretamente o maior número de áreas e volumes de seu kit em um menor intervalo de tempo.
Relato da prática:
Esta aula foi realizada com os alunos da turma 20M do I.E.E. Barão de Tramandaí, no dia 5 de junho do corrente ano, no laboratório de ciências naturais e exatas da escola.
Nesta prática pude diagnosticar algumas dificuldades encontradas pelos alunos em identificar as regiões de um prisma quadrangular. Porém com o manuseio e a visualização de alguns sólidos geométricos e embalagens com este formato, os alunos puderam compreender melhor os conceitos envolvidos no cálculo de áreas e volumes.
Atividades de geometria plana e espacial
Conheça os exercícios geométricos sobre atividades de geometria plana e espacial, são imagens prontas para imprimir e aplicar aos alunos em sala de aula.
Você sabia?
Que a geometria plana estuda as figuras geométricas e suas correlações em duas dimensões (Largura e comprimento) como nos desenhos em qualquer papel. A Geometria espacial utiliza as 3 dimensões, altura, largura e comprimento.
Você sabia?
Que a geometria plana estuda as figuras geométricas e suas correlações em duas dimensões (Largura e comprimento) como nos desenhos em qualquer papel. A Geometria espacial utiliza as 3 dimensões, altura, largura e comprimento.
Atividades de geometria espacial
Atividades geometria espacial 01 |
Continuação da atividade geometria espacial 02 |
Atividades geometria espacial Com gabarito
1) Uma indústria fabrica brindes promocionais em forma de pirâmide. A pirâmide é obtida a partir de quatro cortes em um sólido que tem a forma de um cubo. No esquema, estão indicados o sólido original (cubo) e a pirâmide obtida a partir dele.
Os pontos A, B, C, D e O do cubo e da pirâmide são os mesmos. O ponto O é central na face superior do cubo. Os quatro cortes saem de O em direção às arestas AD, BC, AB e CD nessa ordem. Após os cortes, são descartados quatro sólidos.
Os formatos dos sólidos descartados são
A) todos iguais
B) todos diferentes
C) três iguais e um diferente
D) apenas dois iguais
E) iguais dois a dois
2) A figura seguinte mostra um modelo de sombrinha muito usado em países orientais.
Esta figura é uma representação de uma superfície de revolução chamada de
A) pirâmide
B) semiesfera
C) cilindro
D) tronco de cone
E) cone
3) A figura seguinte representa um salão de um clube onde estão destacados os pontos A e B.
Nesse salão, o ponto em que chega o sinal da TV a cabo fica situado em A. Afim de instalar um telão para a transmissão dos jogos de futebol da Copa do Mundo, esse sinal deverá ser levado até o ponto B por meio de um cabeamento que seguirá na parte interna da parede e do teto.
O menor comprimento que esse cabo deverá ter para ligar os pontos A e B poderá ser obtido por meio da seguinte representação no plano:
Gabarito:
1) E
2) E
3) E
Atividades de geometria plana com gabarito
1) O losango representado na Figura 1 foi formado pela união dos centros das quatro circunferências tangentes, de raios de mesma medida.
Figura 1 |
Dobrando-se o raio de duas das circunferências centradas em vértices opostos do losango e ainda mantendo- -se a configuração das tangências, obtém-se uma situação conforme ilustrada pela Figura 2.
Figura 2 |
O perímetro do losango da Figura 2, quando comparado ao perímetro do losango da Figura 1, teve um aumento de:
A) 300%
B) 200%
C) 150%
D) 100%
E) 50%
2) A figura abaixo representa um triângulo ABC, com AB=5, BE=y, EC=4,CF=x e AF=6−x. O ponto D é incentro do triângulo ABC.
Então o x+y=
A) 19930
B) 766111
C) 4
D) 5113
E) 132
3) Para determinar a distância de um barco até a praia, um navegante utilizou o seguinte procedimento: a partir de um ponto A, mediu o ângulo visual α fazendo mira em um ponto fixo P da praia. Mantendo o barco no mesmo sentido, ele seguiu até um ponto B de modo que fosse possível ver o mesmo ponto P da praia, no entanto sob um ângulo visual 2α. A figura ilustra essa situação:
Trajetória do barco |
Suponha que o navegante tenha medido o ângulo α=30º e, ao chegar ao ponto B, verificou que o barco havia percorrido a distância AB=2000 m. Com base nesses dados e mantendo a mesma trajetória, a menor distância do barco até o ponto fixo P será
A) 1000 m.
B) 10003√ m.
C) 20003√3 m.
D) 2000 m.
E) 20003√ m.
4) O polígono que dá forma a essa calçada é invariante por rotações, em torno de seu centro, de:
A) 45°.
B) 60°.
C) 90°.
D) 120°.
E) 180°.
Gabarito:
1) E
2) B
3) B
4) D